Вы находитесь на странице: 1из 5

REGIMES JURDICOS MINERRIOS 1- REGIME DE AUTORIZAO DE PESQUISA Analisa-se dois princpios: Separao do Solo-subsolo; Prioridade concedido quele que

que primeiro requer ao DNPM (Departamento Nacional de Produo Minerria), o direito de realizar a pesquisa da rea supostamente composta por jazida. Este dever preencher todas os requisitos legais para poder ser considerado apto a bloquear a rea pretendida (somente pesquisa). Caso encontre, na pesquisa, outro recurso mineral, dever comunicar o DNPM e requer nova autorizao. A autorizao de pesquisa se dar mediante pagamento de taxas, e consequentemente a obteno de um alvar que permitir ao titular executar a pesquisa mineral. O prazo no exceder a 3 anos, prorrogvel por mais 3 anos. 2- REGIME DA CONCESSO MINERRIA A concesso mineral consiste na outorga de um privilgio ao particular sobre um bem patrimonial da Unio. Confere ao concessionrio (geralmente aquele que conquistou o direito de pesquisa) apenas o direito a explorao integral e o aproveitamento dos recursos minerais em carter perptuo. 3- REGIME DE LICENCIAMENTO MINERRIO o aproveitamento mineral destinado a substncias de emprego imediato na construo civil, tais como:

Consideram-se substncias minerais de emprego imediato na construo civil, para fins de aplicao do disposto no Decreto n 3.358, de 2 de fevereiro de 2000: Areia, cascalho e saibro, quando utilizados in natura na construo civil e no preparo de agregado e argamassas; Material slico-argiloso, cascalho e saibro empregados como material de emprstimo; Rochas, quando aparelhadas para paraleleppedos, guias, sarjetas, moires ou lajes para calamento; Rochas, quando britadas para uso imediato na construo civil. Registrar no DNPM licena expedida pela prefeitura do municpio de situao da rea pretendida. Lavra Outorgado o ttulo de licenciamento, a extrao efetiva da substncia mineral ficar condicionada emisso e vigncia da licena ambiental de operao (Artigo 17 da Portaria DG DNPM n 266/08). A responsabilidade tcnica pelos trabalhos de lavra dever ser exercida por profissional legalmente habilitado, comprovada mediante Anotao de responsabilidade tcnica ART (Artigo 18 da Portaria DG DNPM n 266/08). A juzo do DNPM poder ser exigida do titular do Registro de Licena, a qualquer tempo, a apresentao de plano de lavra ou plano de aproveitamento econmico, acompanhado da devida Anotao de responsabilidade tcnica ART (Artigo 19 da Portaria DG DNPM n 266/08). O vencimento da licena de operao implica na suspenso imediata das atividades de lavra pelo titular, exceto na hiptese de prorrogao automtica do prazo da licena ambiental, conforme determinado no 4 do art. 18 da Resoluo CONAMA n 237, de 19 de dezembro de 1997 (Artigo 20 da Portaria DG DNPM n 266/08). Deveres do Titular: So, entre outros, deveres do titular do Registro de Licena: Recolher a CFEM Compensao Financeira pela Explorao dos Recursos Minerais, na base de 2% sobre a receita lquida ( 1 do Artigo 13 do Decreto no 01/91); Pagar ao proprietrio do solo renda pela ocupao do terreno e indenizao pelos danos ocasionados ao imvel, em decorrncia do aproveitamento da jazida, observado, no que couber, o disposto no art. 27 do Cdigo de Minerao;
2

Responder pelos danos causados ao meio ambiente (Artigo 16 do Decreto 98.812/90); Apresentar ao DNPM, at 31 de maro de cada ano, relatrio simplificado das atividades desenvolvidas no ano anterior (Artigo 9 da Lei 6.567/78).

Regime de Licenciamento x Regime de Autorizaes e Concesses: Comparando-se o Regime de Licenciamento com o de Autorizao e Concesso pode-se verificar que no primeiro, na maioria dos casos, a obteno do ttulo tem uma tramitao bem mais rpida que o segundo, j que no exige a realizao de trabalhos de pesquisa e todos os trmites ocorrem localmente. Por outro lado, o Licenciamento depende da vontade das prefeituras e dos proprietrios do solo o que pode complicar o processo. Mudana de Regime: Em todo caso, facultada a transformao do Regime de Autorizao e Concesso para o Regime de Licenciamento e vice-versa (Item 5 da Instruo Normativa DG DNPM no 04/97 e Artigos 38 a 42 da Portaria DG DNPM n 266/08). Na mudana do Regime de Licenciamento para o de Autorizao e Concesso, aps a outorga da Autorizao de Pesquisa, o ttulo de Licenciamento continuar em vigor, respeitando-se sua validade e das renovaes, at a obteno da Portaria de Lavra, quando ser efetuada a baixa na transcrio do Registro de Licena com o arquivamento dos respectivos autos (Artigo 40 da Portaria DG DNPM n 266/08). Cesso e Transferncia de Direitos: O Registro de Licena poder ser objeto de cesso ou transferncia, desde que o cessionrio satisfaa os requisitos legais exigidos. Os atos de cesso e transferncia s tero validade depois de devidamente averbados no DNPM (Portaria DG DNPM 199/06. O Licenciamento fica adstrito rea mxima de 50 Ha. 4- REGIME DE MONOPOLIZAO Art. 177, I e II da Constituio Federal Monoplio regime em que se concede o direito para que com exclusividade, produza e venda petrleo, gs natural e produtos hidrocarbonetos.

As atividades de pesquisa e lavra de jazida de petrleo e seus derivados, envolve: explorao; desenvolvimento; e produo. Constituem monoplio da Unio. De todos os bens aproveitados pelo homem, o petrleo , o produto que realizou a trajetria mais extensa e vertiginosa, cobiada pelo relevante papel que desempenha no mundo moderno. PETRLEO- combinao de substncias compostas de hidrocarbonetos. gerado, nas formaes rochosas subterrneas que migram, por meio de porosidades dessas rochas, obedecendo fora da gravidade. Os reservatrios comerciais podem conter volumes de petrleo gua e gs. Os depositos de petrleo, gs natural e outros hidrocarbonetos existentes no territrio nacional, abrangendo a parte terrestre, o mar territorial a plataforma continental e a zona econmica exclusiva, pertencem Unio e constituem propriedade distinta da do solo, pois so considerados recursos minerais. Mediante contrato de concesso e precedidos de procedimento licitatrios, algumas atividades podero ser exercidas por empresas estatais ou privadas, como atividades de refino, processamento e transporte. Esta flexibilizao constitucional foi criada pela Lei 9.478/97 - Lei do Petrleo, sujeitando as regras da Poltica Energtica Nacional e a Agncia Nacional do Petrleo. (ANP) Unio atravs da PETROBRAS, compete a fiscalizao. Estado dividiu com a iniciativa privada os riscos e resultados inerentes s atividades da Industrializao do Petrleo e Gs Natural. 5- REGIME DE PERMISSO DA LAVRA GARIMPEIRA Aplica-se as substncias minerais garimpveis.

At a dcada de 80 o trabalho individual garimpeira era informal.

A Lei 7.805/89 regulamentou esta atividade, favorecendo organizaes e cooperativas garimpeira, levando em considerao a proteo do meio ambiente. O Regime da Lavra Garimpeira est definida como regime aplicvel ao aproveitamento imediato de jazida mineral. O novo ttulo minerrio depende de prvio licenciamento concedido pelo rgo ambiental competente mediante apresentao do RIMA/EIA. A outorga dada pelo DNPM.

Вам также может понравиться