Вы находитесь на странице: 1из 4

Universidade Aberta do Brasil UAB Universidade de Braslia - UnB Faculdade de Economia, Administrao, Contabilidade e Cincia da Informao e Documentao FACE

CE Programa de Ps-Graduao em Administrao - PPGA Especializao em Gesto Pblica

Polticas Pblicas Questes da Primeira Semana

Edivan do Socorro Fonseca de Miranda 20110002440

Braslia DF Maro/2011

1) O que pode ser considerado uma poltica pblica e o que no pode? Cite exemplos. Para responder devemos entender os conceitos de poltica pblica e deciso poltica e suas diferenas, que segundo Maria das Graas Rua:
necessrio distinguir entre poltica pblica e deciso poltica. Uma poltica pblica geralmente envolve mais do que uma deciso e requer diversas aes estrategicamente selecionadas para implementar as decises tomadas. J uma deciso poltica corresponde a uma escolha dentre um leque de alternativas, conforme a hierarquia das preferncias dos atores envolvidos, expressando uma certa adequao entre os fins pretendidos e os meios disponveis. A sua dimenso pblica dada no pelo tamanho do agregado social sobre o qual incidem, mas pelo seu carter imperativo. Isto significa que uma das suas caractersticas centrais o fato de que so decises e aes revestidas da autoridade soberana do poder pblico (com adaptaes e negritos nosso).

Assim, as polticas pblicas so as aes/decises governamentais revertidas do carter imperativo sobre a sociedade, ou seja, o poder extroverso e de autoridade soberana do poder pblico sobre a coletividade. Assim, embora uma poltica pblica implique deciso poltica, nem toda deciso poltica chega a constituir uma poltica pblica. Podemos citar como exemplos o que no pode ser considerado poltica pblica um emenda constitucional para reeleio presidencial, ou a CPMF, ou, ainda, a criao de um novo estado da federao, a emenda da reforma poltica e outras. Observe que essas situaes apresentadas so decises, mas no so poltica pblica. J a reforma agrria, o Sistema nico de Sade, o financiamento da educao superior (FIES e PROUNI) ou a adoo de mecanismos de transferncia de renda (Programa Bolsa Famlia) so polticas pblicas.

2) No que se refere ao processo de formulao de polticas, identifique, no seu ambiente de trabalho profissional, um exemplo de cooperao, competio e outro conflito. Justifique sua resposta nas situaes identificadas. Primeiramente vamos definir, de acordo com o texto, cada um dos conceitos: Cooperao - capacidade de realizao de aes conjuntas em prol de um benefcio comum. Competio - uma forma de interao social que compreende um amplo nmero de procedimentos de disputa por bens escassos, geralmente conforme regras admitidas pelas partes. Conflito - tambm uma modalidade de interao social envolvendo indivduos, grupos, organizaes e coletividades. O conflito se distingue porque implica choques para o acesso e a distribuio de recursos escassos, geralmente identificados como riqueza, poder e prestgio e todos os seus instrumentos. Como exemplos de cada um dos conceitos vou descrever situaes que vivenciei no perodo em que estive a servio na Marinha de Brasil. L como exemplo de cooperao tnhamos quando um Navio de Guerra saia para uma viagem de treinamento, pois nesse momento todos tinham que agir de forma coordenada, pois precisvamos dos equipamentos eletrnicos como radar, sonar e ecobatmetro funcionado para a navegao, bem como os motores e geradores, ou seja, as mquinas do navio para o deslocamento do mesmo. Alm disso, todos participavam antes dos procedimentos de largar as espias (cabos) que seguravam o navio ao cais, enfim todas as aes conjuntas eram em prol do bem comum, o deslocamento do navio para o mar sem incidentes. J como exemplos de competio tinham os exerccios de treinamento propriamente ditos, pois quando em alto mar o Navio de Guerra procede a simulaes de estar sobre ataque areo, utilizando caas da prpria Marinha do Brasil ou da Fora Area; evacuao sobre ataque submarino; ataque naval de outra

fora inimiga, enfim disputa simulada com os meios disponveis das foras armadas, para o aprimoramento e preparao, visando estar pronto em caso de um conflito blico real, lgico, que todos esses exerccios e treinamentos como no conceito eram feitos, conforme regras admitidas, para que no causassem acidentes. Por fim, como exemplo de conflito na Marinha do Brasil, no posso detalhar muito, pois nunca vivenciei, mas no caso da Marinha seria o deslocamento do navio para uma rea de guerra como ocorreu no caso das Malvinas (Argentina X Inglaterra), ou como na participao da Marinha do Brasil na Primeira e na Segunda Guerra Mundial.

P.S. poderia ter dado exemplo e situaes mais sutis, como dos ambientes administrativo da Marinha do Brasil e do meu atual local de trabalho na AGU, no entanto optei por esses, pois alm de ter passado mais de 10 anos na Marinha servindo em navios, achei que seriam plos mais extremos e de fcil assimilao e comparao para o meu entendimento da Disciplina Polticas Pblicas.

Вам также может понравиться