Вы находитесь на странице: 1из 2

A10 Nacional

%HermesFileInfo:A-10:20110703:

DOMINGO, 3 DE JULHO DE 2011

O ESTADO DE S. PAULO

Entrevista

Fernando Henrique Cardoso


Plancie. FHC em sua casa, ao lado de retrato de Ruth

O ARCABOUO DA DEMOCRACIA EST MONTADO. A ALMA, NO


Para ex-presidente, Pas precisa de convergncia para avanar e viso dualista de que PT povo e PSDB elite precisa acabar
Malu Delgado Marcelo de Moraes/ TEXTOS Jonne Roriz / FOTOS

oras depois da homenagem que recebeu do PSDB em Braslia na quinta-feira pela celebrao de seus 80 anos, o ex-presidente recebeu o Estado em seu apartamento na capital paulista, em Higienpolis. O cansao no encobria a felicidade evidente. Desabrido, pregou o fim da tenso com o PT importante para a democracia e fez uma anlise sobre a atual conjuntura, com a sensatez de socilogo e a maturidade de ex-presidente. Sobre seu governo, enumera com orgulho os avanos que conquistou e tambm os reconhece na Era Lula. A preocupao, hoje, com a solidez da democracia. O esqueleto est a, diz. Mas ainda temos um longo caminho a percorrer.

lhor voc ter isso que eu tive agora, vivo, do que saber o que vai acontecer no futuro. Pelo menos voc diz: est bem, fui reconhecido. Claro que foi bom para mim. No s para mim. O que bom no Brasil no mantermos uma tenso permanente e desnecessria, que era o que estava acontecendo.
Uma tenso poltica, PT e PSDB?

Fla-flu, . Isso no positivo. Repito: a Dilma teve um papel, porque ela teve um gesto. Voc pode dizer que banal. No banal no. Ela mudou muito a nfase do que se dizia, e tambm no foi alm do necessrio. No foi para dizer que no temos divergncias. Temos, mas podemos conviver de uma maneira civilizada. Isso importante para a democracia. Essa tenso permanente do pessoal que acredita que a mudana, hoje, ainda se d por ruptura. Mas quando a sociedade aberta, a mudana no se d por ruptura, se d por acumulao.
E o sr. acha que o responsvel por is-

Carta

A presidente Dilma Rousseff enviou uma carta ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso parabenizando-o por seus 80 anos e reconhecendo seu papel histrico para o desenvolvimento do Pas. Lula no teve esse gesto.

o PT resolveu que o PSDB era o inimigo. O (Jos)Dirceu queria fazer uma aliana com o PMDB, no conseguiu, e fizeram aquela aliana que deu no mensalo. O mensalo fruto dessa irracionalidade, da impossibilidade de ver que foras que eram mais prximas poderiam se entender em certas questes e que no seria preciso os meios que foram usados. A poltica no Brasil virou escndalo. Para ter vantagem eleitoral o PT tinha que pintar o PSDB como o da elite. Ora, isso uma viso simplista. A diferena entre o PT e o PSDB muito mais poltica. como se tivesse prevalecido em setores importantes do PT a ideia leninista. Ou seja, tem um partido da classe historicamente capaz de mudar a sociedade, esse partido ocupa o Estado, e o Estado muda a sociedade. O PSDB mais contemporneo. A sociedade tem que ter peso equivalente ao do Estado.
Por que o PSDB no se liberta da pecha de elitista?

O sr. lavou a alma nesta homenagem do PSDB aos seus 80 anos com o reconhecimento que faltou em momentos do passado?

so foi o ex-presidente Lula?

(Risos). No s hoje. Olha, hoje o meu partido se desdobrou em gentilezas, reconhecimentos. Foram muitos, do PT, de todos os partidos. Eu disse assim: Parece que eu morri, porque no Brasil s se elogia morto (Risos). Acho que o PSDB sempre me tratou bem, com carinho. O que tem que s vezes, nas campanhas eleitorais, por razes de marquetismo (marketing), um opina uma coisa, outro outra, ento... Nunca acotovelei ningum para aparecer nem para buscar reconhecimento. difcil julgar processos de mudanas que no so atos, sobretudo quando o outro que ganha quer se empenhar em fazer de conta que ele comeou tudo. O que interessa mesmo para o homem pblico ou para o intelectual o julgamento da histria, que feito quando voc est morto. No adianta nada. me-

No s. Acho que foi o esprito de competio do PT num dado momento, que normal. Preparei uma legislao para facilitar a transmisso de poder. Quando eu passei a faixa para o Lula eu tive emoo. As pessoas se esquecem, mas nas grandes greves eu estava l ao lado do Lula. Mais para frente, nas Diretas J, aqui, na Praa Charles Miller, o PT fez uma manifestao, e eu fui representando o PMDB. Eu no fui vaiado porque tive que dizer que o Teotnio Vilela tinha morrido. Daquele momento em diante comea esse tipo de atitude poltica, que tem a ver com a viso passada, de que s um partido vai mudar o Brasil, s uma classe capaz de ter papel na histria, e de que ficam predestinados a governar. Ento quando eu ganhei duas vezes do Lula eu estava atrapalhando o destino histrico do Brasil. Essa a percepo deles. Eu queria quebrar isso. Tnhamos convivido bem na transio. Esperava que dali em diante houvesse uma certa distenso. Mas, logo em seguida,

Histria

Nas greves do ABC Paulista, em 1978, quando Luiz Incio Lula da Silva se tornou uma liderana nacional, Fernando Henrique, ento no MDB, aproximou-se dos sindicalistas na luta contra a ditadura militar no Pas.

curioso, porque uma pecha fcil de se libertar. O PSDB ganha, na verdade, nos Estados em que h mais mercado, e o PT onde o Estado tem que ajudar muito porque o mercado mais dbil. Agora, nos Estados em que h mais mercado, o PSDB ganha tambm nas classes populares. Isso uma imagem que tem que ser destruda. Deriva desta viso dualista que precisa acabar, que um elite, o outro povo. O Lula pertente elite poltica, obviamente. Ento essa uma ideia falsa que o PSDB precisa encontrar mecanismos de destruio disso, enfrentando. Porque voc no desfaz as coisas se ficar com medo. Quando voc olha o salrio mnimo real, aumentou desde o governo Itamar, com o Real, e seguiu no meu, e seguiu no do Lula. cumulativo.
O sr. v mais traos de continusmo que inovao no governo Lula?

O trip econmico est a, mal ou bem. As agncias regulatrias esto a, umas funcionam outras no. Acho que o Lula deu amplitude muito maior aos programas sociais porque ele se beneficiou de uma conjuntura boa, mas no s por isso. Ele representava diretamente esse se-

tor. O Brasil, no que diz respeito ao hardware, avanou muito. As empresas brasileiras so muito boas. A empresa estatal brasileira virou empresa. Deixou de ser repartio pblica. Compete. Agora, falta muito no software. O esqueleto est a. Isso vale para tudo. O arcabouo da democracia est montado; a alma, no. Porque voc no tem ainda aquele sentimento que bsico na democracia de que pelo menos perante a lei ns somos todos iguais, apesar das desigualdades sociais. Aqui a lei no igual para todos. Voc no pode passar a mo na cabea de quem transgrediu. Se h um lado que o Lula podia ter nos poupado esse permanente de, se tem um deslize, ele dizer que no foi grave. No fundo, uma coisa de cultura poltica. Est um pouco fora de moda de falar, mas faltam valores democrticos. Alguns foram introduzidos, como a ideia de que a igualdade econmica importante. Houve dois momentos grandes da queda da pobreza. O primeiro foi o Real, consistente. Agora foi esse boom econmico atual, mais as bolsas (transferncia de renda). No gosto desta ideia de que falta um projeto nacional. autoritrio. Por isso que eu fiquei contente com essa pelo menos aparente mudana de atitude (com o gesto da presidente Dilma). Nas sociedades modernas, voc tem que buscar algumas estratgias de adeso. Convergncia no adeso ao partido. Convergncias sobre alvos comuns. E aqui temos que olhar para a frente. E no ficar simplesmente nos gabando do que j fizemos. Tem que crescer, tem que dar emprego, mas tem que entender o que vem pela frente. Ns no introjetamos efetivamente os desafios produzidos pelo meio ambiente. Se o Brasil quiser ser realmente um Pas de primeiro mundo, educao, tecnologia, disciplina, cultura mais pragmtica de produo. Temo que estejamos nos acomodando a voltarmos a ser uma grande economia produtora de matria prima e minrio. Est faltando uma certa praticidade e uma

PMDB

No governo Lula, o ex-ministro Jos Dirceu tentou articular uma aliana com o PMDB no primeiro mandato, mas no foi possvel. Em 2005, final do primeiro mandato, estourou o escndalo do mensalo.

%HermesFileInfo:A-11:20110703:

O ESTADO DE S. PAULO
determinao de continuidade. Quando a poltica obriga a repartir muito, e a ter o zigue-zague, impede a continuidade da administrao. Tem que evitar o butim do Estado.
O Congresso hoje no tem agenda prpria. Isso preocupa?

DOMINGO, 3 DE JULHO DE 2011

Nacional A11

As grandes decises nacionais no passam mais pelo debate pblico. H uma despolitizao que fruto, por um lado, da prosperidade ento as pessoas no tm que se mover tanto , e por outro lado o fato de que houve uma acomodao sobre os problemas no sentido em que s um opina. Tem que repolitizar. No transformar s em nomeio ou no nomeio. Tenho a impresso de que a presidente Dilma resiste um pouco a esse estilo de poltica.
H riscos inflacionrios sobretudo no processo global que possam afetar o desenvolvimento do Pas?

MRIO COVAS ERA O MEU CANDIDATO, O SUCESSOR NATURAL


O sr. se arrepende de no ter se engajado na campanha do Jos Serra (em 2002) ? O sr. foi neutro. Se arrepende de no ter feito o que o Lula fez para Dilma? O caminho est mais pavimentado e natural para o Acio Neves em 2014?

Sempre h (risco) no processo global com o que os EUA esto fazendo, que inundar o mundo de dlares. Tm efeitos que podem ser inflacionrios. Mas aqui a nossa inflao no vem s de fora para dentro, vem de dentro tambm. A expanso do gasto desordenada nos dois anos do governo Lula obrigou o governo atual a ter uma posio fiscal mais rgida. Com o Real criamos mecanismos de controle. Acho que d para controlar se fizer uma poltica fiscal austera. Agora, se quisermos aumentar a produtividade, as reformas tm que voltar. Temos uma relativa desindustrializao no Brasil.
O sr. se engajou num debate importante sobre a regulamentao da maconha. A poltica brasileira refm dos costumes?

No me arrependo porque acho que o que o Lula fez foi errado. Voc no pode jogar a mquina. O Estado de todos. O presidente representa o Estado. Quando esse presidente entra na jogada e usa recursos do Estado, ele est favorecendo uma parte. E ele no pode fazer isso. O presidente, certas horas, tem que virar magistrado, ainda que seu partido perca. Seu partido tem que crescer por si. claro que eu queria que o Serra ganhasse, mas no acho que deveria ter sido diferente. Vou dizer uma coisa que pouca gente refletiu sobre: o meu sucessor natural, do meu partido, morreu. Era o Mrio Covas. Isso tnhamos j conversado. Na ltima conversa que eu tive com ele sobre esse assunto ele j no podia mais, porque estava doente. Ento no tinha um sucessor natural no partido.
Se decidiu pelo Covas quando?

Est difcil prever isso hoje. Ns temos dois, trs, at quatro pessoas que tm alguma aspirao e mrito para isso, que esto em posies diferentes. No fundo, quem o candidato de um partido quando esse partido no tem dono? aquele, que num dado momento, d impresso opinio pblica de que ele uma pessoa que pode ganhar. Agora temos que cuidar de eleio municipal. Depois, vamos ver quem, neste perodo, se firmou como lder nacional. O Serra j tem ressonncia nacional, mas est fora do jogo de posies institucionais. O Acio ainda no tem ressonncia nacional, mas tem uma posio institucional forte no Congresso. O Geraldo (Alckmin) tambm, ou at o Marconi (Perillo). Qual deles vai, daqui a trs anos, estar batendo com o sentimento do Pas? Quem que sabe? Sofremos do mal da abundncia. No PT s tem um, o Lula.
O sr. a favor das prvias no PSDB? Metr

Se no domesticar, a angstia da morte te paralisa


No tem soluo. A angstia parte da condio humana, constata Fernando Henrique, que aps oito dcadas de existncia exibe a serenidade dos que driblam os conflitos da existncia e convivem com a morte. S na semana passada, lembra ele, dois amigos se foram: o ex-ministro Paulo Renato Souza e Juarez Brando Lopes. Sem falar outras mortes na famlia, a da Ruth. Voc tem que dar sentido vida. Ela no tem sentido em si. E cada um vai ter que dar o seu sentido vida. E vai sofrer para encontrar. E vai ter que funcionar sempre um pouco como os existencialistas pensavam sobre a angstia da morte. Voc tem que, ao mesmo tempo, domesticar essa angstia da morte, porque seno ela te paralisa, diz, encarnando a emoo que se mistura com a racionalidade do socilogo. Fernando Henrique, alis, pura emoo. Disse, na festa do PSDB, um eu amo vocs em alto e bom som. Cada um de ns ter os seus mortos-vivos. Talvez isso arrefea um pouco a angstia. Mas sempre haver angstia, porque voc no tem respostas para muitas coisas. E a receita dessa existncia sem respostas, prega, o convvio humano. Voc no vive sem amizade, sem amor, sem adversidade. Quanto mais voc fica velho e, portanto, mais maduro eu espero, e sem apodrecer voc tem que valorizar mais a felicidade, a amizade, essas coisas, que no comeo da vida so secundrias. Voc continua querendo mudar o mundo, mas sabe que as pessoas contam. E as reflexes so transpostas para a poltica: No que vai dar tudo isso? No sei. Mas no vai ser como no passado. No vai voltar. / M.D.
estado.com.br
Artigo

Em geral a poltica refm dos costumes. Esse debate, a meu ver, tem que ser na sociedade antes de ser na poltica. No hora de fazer esse debate no Congresso. hora de fazer agitao na sociedade. Eu entrei nessa questo pelas minhas preocupaes globais. Eu li um livro, de um amigo meu, o Moiss Nam, chamase Ilcito, onde ele mostra a globalizao do crime na dcada de 90. Tudo virou uma teia mundial e est tendo efeitos devastadores no planeta. Agora, criamos uma Comisso Global de Drogas. Fizemos um relatrio muito importante, porque d recomendaes. No de liberar. dizer: olha, cuidado, vamos tentar separar a maconha e combater o uso. Combater sem jogar na cadeia, combater o criminoso. Tirar do aspecto puramente repressivo e ir para a reduo do dano.
Como presidente foi mais conserva-

Olha, me decidi por ele quando houve a reeleio. O Mrio era muito resistente histria da reeleio. Ele podia ser candidato, ele prprio, como poderia o Serra tambm, o Maluf e o Lula. Mas se opuseram. Eu compreendo isso. O Mrio disse: ento no vou me reeleger aqui. Ele era leal. No atrapalhou a reeleio. Era contra, mas no atrapalhou. Disse que em So Paulo no concorreria. Eu vim a So Paulo. Disse: Mrio, voc me desculpe, vai ter que ser candidato, ou ento vamos perder a reeleio. Agora, tenha certeza de que, na prxima eleio, voc o meu candidato. Isso ningum sabia.
Reeleio Ele aceitou?

Depende de como. Quem vota? Quem est qualificado para? Tem que definir melhor, com antecedncia. tarefa para a direo atual do partido.
Vivemos a falncia do DEM, criao do PSD, e a dificuldade de sobrevivncia da Marina Silva, que com 20 milhes de votos no conseguiu ficar no PV. O sr. diz que o voto no d mais legitimidade sozinho. Como analisa o avano das redes sociais um exemplo a repercusso do metr de Higienpolis e as respostas da classe poltica a isso?

Em maio desteno, a definio sobre a instalao de uma estao do metr no bairro de Higienpolis, com a resistncia de moradores ideia, provocou enorme reao da opinio pblica que nas redes sociais.

Em 1998 foi aprovada a emenda da reeleio, que permitiu a FHC concorrer novamente. Mrio Covas, na ocasio, era contra a proposta e manifestou isso aos correligionrios. Ainda assim, disputou a reeleio em So Paulo.

Ele no aceitou, propriamente. Talvez tivesse ficado meio desconfiado. Mas eu lembro que... o Pimenta da Veiga est vivo... Estou com um medo dessas coisas porque as pessoas vo morrendo e eu estou vivendo demais... Isso atrapalha... No tenho a base de apoio. (Risos) O Mrio foi ao (Palcio)Alvorada e o Pimenta foi com ele. Neste dia que eu disse: Mrio, agora temos que efetivar (a candidatura). Foi nesse dia que ele me disse que no podia.
O sr. se lembra quando foi isso?

dor do que gostaria? Fez revisionismos de seu governo?

Nenhum presidente tem liberdade para implementar o que deseja. J disse inmeras vezes que poderia ter desvalorizado o Real sem que explodisse o mercado. Quando? No sei. Talvez em janeiro de 1997, antes da crise da sia. As pessoas falam: populismo cambial para ter reeleio. Que reeleio? Era medo da volta da inflao. H outras coisas que poderia ter feito. Talvez eu tenha sido demasiado ambicioso em mandar muitas reformas. Talvez eu pudesse ter sido mais comedido. Muitas coisas talvez teria feito de outra maneira. Mas so guas passadas...

Em que ano que ele morreu? Foi 2001, por a. A ficamos sem um sucessor natural. Como tomei a deciso, quando deixei o governo, de me afastar da poltica partidria para ser ex-presidente e no candidato a outras coisas, de alguma maneira eu deixei um espao que abriu oportunidade para muita discusso interna. No se estabeleceu uma hierarquia clara. Ficou sempre tensionada a sucesso. Seria pretencioso da minha parte dizer que se tivesse mais ativo eu imporia. No sei. No meu temperamento e o PSDB no tem dono. Ou voc tem uma liderana natural ou no vai. Eu virei presidente no porque eu quisesse. Foi por causa do Real. Ou era eu ou perdia. O Mrio seria aceito porque tinha a liderana natural.

Diga-se de passagem que eu sou ultra favorvel ao metr de Higienpolis, viu! Hoje, nesse tipo de sociedade, aberta e moderna, a mensagem muito importante. O Obama no tinha probabilidade de ganhar da Hillary na primria. Ganhou na mensagem. Coisa simples: Yes, we can. A Marina um pouco isso. Ela tem uma trajetria e tem uma mensagem. Ser suficiente para isso galvanizar? No sei. Mas isso mostra que realmente hoje se voc for fiado apenas nos mecanismos tradicionais pode no chegar l. A Dilma chegou fiada no carisma do Lula. Essa questo da deslegitimao da representao complicada, porque voc no tem uma democracia sem instituies. E as instituies parece que esto indo para um lado e a opinio vai para outro. A agenda da internet uma, a do Congresso, quando tem, outra, e a do governo outra. A internet explode, mas no constri. Os partidos vo ter que continuar existindo. As instituies vo ter que continuar existindo. Como que voc faz com que elas se acasalem que o problema. Naquele meu artigo que deu tanta polmica, o que eu estava querendo dizer era isso. Olha, tm novas camadas a. So radicais livres, esto soltos, no tm representao. Votam, mas no se sentem representados. Nossa cultura de comando, e a cultura moderna de persuaso. Ento esse caminho ns temos que percorrer ainda.

FHC foi criticado aps publicar o texto O papel da oposio em que diz que o PSDB falar sozinho enquanto o PSDB e seus aliados persistirem em disputar com o PT influncia sobre os movimentos sociais ou o povo

Vdeo. Assista entrevista http://estadao.com.br/e/video-fhc Web. Leia o texto na ntegra http://estadao.com.br/e/entrevista-fhc

Artigo

Fernando Henrique: pensamento e ao


Celebrao de seus 80 anos lembra que sua atuao na poltica significou comeo da abertura de novos caminhos para a sociedade brasileira
celebraodos80anos de Fernando Henrique Cardoso ocorre num bom momento da histria da democracia que ele ajudou a construir como lder partidrio, senador e presidente. Ajudou a constru-la tambm em sua atividade como pesquisador, professor e em sua militncia jornalstica, partes relevantes de uma trajetria brilhante nos cus nem sempre azuis da historia brasileira. No seu caminho estava a democracia, a ditadura e, de novo, a democracia, onde felizmente nos encontramos agora. Na passagem de um perodo a outro, oshomens debem estavamprocurando ansiosamente o melhor caminho. Fernando Henrique foi um deles. Foi e continuasendo umdeles, e dosmais importantes. Quase sempre nos escapa a significao histrica de pessoas muito prximas de ns. Nunca fcil passar da biografia Historia, mas quando se trata de amigos ainda mais difcil. Da que talvez haja que recorrer ao olhar dos que por se acharem um pouco mais distantes possam ver melhor. Nas preliminares da primeira disputa entre Fernando Henrique e Lula, eu me encontrei, por acaso,emumasaladeesperadeaeropor-

FRANCISCO C. WEFFORT

to, com Juan Carlos Portantiero, historiador e socilogo argentino. Juan Carlos sara h poucos anos de uma experincia de colaborao no governo Raul Alfonsinque,comosabemos,noterminou muito bem. E como de praxe entre socilogos, aproveitamos a ocasio para especular sobre a significao histrica do momento em nossos pases. Eu estava numa fase em que via no Brasil mais problemas do que solues. Meu amigo no via muitos detalhes da situao, mas tinha mais esperanas. L, pelas tantas, ainda em pleno debate, mas quando j se apressava para se dirigir a seu voo, ele despediu-se com esta: Dejemonos de cuentos Francisco, una pelea entre Fernando y Lula, eso en America Latina es un lujo. Portantiero viu, com antecedncia, um significado geral naquela pelea que s depois ficou claro para mim. Em 1995, eu tentei em um artigo ressaltar a dimenso maior daquelas eleies que me pareceram o comeo da nossa segunda revoluo democrtica depois de 1930. claro, tudo comeou quando Fernando Henrique dirigiu o Plano Real, ainda no governo Itamar Franco. E a palavra revoluo , certamente, inusitada quando se faz em

meio a instituies existentes e a eleies. Mas a Lei de responsabilidade Fiscal, as privatizaes, a derrubada de umaparteimportante dopatrimonialismo brasileiro, me pareciam indicaes nesse sentido. Naquele momento, porm, parte o Plano Real, por seus efeitos na estabilidade monetria e nos benefcios concedidos a amplas massas da populao, estas iniciativas eram apenas sinais. Sinais que, paradoxalmente, s foram confirmados em sua significao mais geral quando se verificou que a direo aberta por Fernando foi seguida por Lula. A histria brasileira havia tomado, de fato, um novo rumo. Ainda em 1995, numa reunio de intelectuais em Braslia, iniciativa de Luciano Martins, apresentei a mesma ideia numa conversa rpida com Adam Przeworski, da Universidade de Chicago. MasAdamtorceu onariz. Paraele, polons e herdeiro de uma historia de grandes convulses, revoluo, mesmo democrtica, outra coisa. E ele tinha razo se admitirmos que Europa e America Latina so realidades bastante diferentes.Nestas conversas, quem mepassou uma impresso entusistica foi Osvaldo Sunkel, economista chileno, da CEPAL.Comooschilenos emgeral, Os-

valdo tinha, mesmo antes da vitoria deRicardoLagos,umaaguadasensibilidade para os requisitos da transio democrtica. Depois da tragdia do regime de Pinochet, os chilenos aprenderam, como dizem, a hilar fino, nos conceitos e na prtica. Os livros e artigos de Fernando Henrique lhe garantiram um merecido reconhecimento nacional e internacional. Sua vasta obra intelectual vem sendo estudada h anos por sua influencianodesenvolvimentodasociologia e da cincia poltica brasileiras. Mas bem provvel que daqui para diante, sua obra tenha que ser estudada pelos pesquisadores para entendermos melhor o significado da sua presena na Histria. So poucos os casos de uma conjuno to completa entre pensamento e ao. A celebrao dos seus 80 anos nos lembra que sua atuao na poltica significou, de fato, o comeo da abertura de novos caminhos para a sociedade brasileira. E que as novas interpretaes desse novo perodo esto apenas comeando.

CIENTISTA POLTICO, EX-MINISTRO DE FHC

Вам также может понравиться