Вы находитесь на странице: 1из 1

BIOMATERIAIS: CLASSIFICAO, SELEO E AVALIAO

Gloria de Almeida Soares, EE e COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro

Biomaterial definido como todo material utilizado para substituir - no todo ou em parte - sistemas biolgicos. Assim, podemos ter biomateriais metlicos, cermicos, polimricos (sintticos ou naturais), compsitos ou biorecobrimentos. Dada s especificidades que os biomateriais apresentam, a tendncia que eles sejam considerados, hoje, uma classe especial de materiais.

Como caracterstica imprescindvel, estes materiais devem ser biocompatveis, ou seja, devem atender ao requisito de funcionabilidade para o qual foram projetados, no estimulando ou provocando o mnimo de reaes alrgicas ou inflamatrias. Embora este conceito seja algo no muito preciso, consenso que a funcionabilidade est associada aplicao a que se destina, de tal modo que um material biocompatvel para uma dada funo pode ser inadequado se usado em outras aplicaes.

Com isso, conveniente agrupar os materiais pelo campo de aplicao a que se destinam, ao invs de usar a classificao tradicional em termos de propriedades gerais que eles apresentam. Classicamente as aplicaes so divididas em trs grupos que se destinariam substituio de tecidos moles; substituio de tecidos duros e materiais para sistemas cardiovasculares.

A seleo de um material biocompatvel deve iniciar com a identificao das propriedades requeridas para a aplicao em questo. Como essas propriedades so extremamente sensveis a variaes da estrutura do material em escala micro ou nanomtrica, fundamental que se tenha um entendimento de como se correlaciona a microestutura com as propriedades desejadas. A partir desse conhecimento que a base da Cincia dos Materiais, pode-se pensar em engenheirar um material, que significa escolher ou projet-lo para atender ao comportamento esperado. Tambm pesam na seleo de um material, fatores como tecnologia envolvida na produo da matria prima e do componente, disponibilidade e custo dos insumos, entre outros, que influem no preo final da pea. Entretanto, na rea biomdica, a exemplo do que ocorre em reas que exigem elevada segurana, como a aeronutica e a aeroespacial, o custo individual de uma pea no , ou no deveria ser, o fator primordial na escolha da mesma.

A seleo do material apenas uma das etapas que garantiro ou no o sucesso de uma empreitada. Desde a identificao das necessidades de um paciente at a produo e comercializao de componentes biomdicos, passando pelo projeto, fabricao e testes, um longo caminho deve ser percorrido, dele participando engenheiros (projetistas e de materiais), mdicos/dentistas, bilogos, bioqumicos e at profissionais com formao em desenho industrial e marketing.

caracterizao do material no habilita o seu uso como biocomponente, mas pode e deve ser

utilizada como uma pr-seleo de condies a serem testadas nas etapas seguintes. Os materiais aprovados nesta etapa tero que passar por testes laboratoriais (testes in vitro) e posteriormente por testes in vivo (em animais e testes clnicos). medida que se percorre este caminho, os testes vo se tornando mais caros e complexos, devendo ser restringidos ao menor nmero de condies possveis.

Вам также может понравиться