Вы находитесь на странице: 1из 3

O QUE LIXO ?

A palavra lixo, derivada do termo latim lix, significa cinza. A partir das Revoluo Industrial, sculo XVIII, as fbricas comearam a produzir objetos de consumo em larga escala e a introduzir novas embalagens no mercado, aumentando consideravelmente o volume e a diversidade de resduos gerados nas reas urbanas. O ser humano passou a viver ento a Era dos descartveis, em que a maior parte dos produtos de guaradanapo de papel a computadores so inutilizados e jogados fora com enorme rapidez. Ao mesmo tempo, o crescimento acelerado das metrpoles fez com que as reas disponveis para colocar o lixo se tornassem escassas. A sujeira acumulada no ambiente aumentou a poluio do solo, das guas, e piorou as condies de sade das populaes em todo o mundo, especialmente nas regies menos desenvolvidas. At hoje, no Brasil, a maior parte dos resduos recolhidos nos centros urbanos simplesmente jogada sem qualquer cuidado em depsitos existentes nas periferias das cidades. Nos ltimos anos, nota-se uma tendncia mundial em reaproveitar cada vez mais os produtos jogados no lixo para fabricao de novos objetos, por meio dos processos de reciclagem, o que representa economia de matria-prima e de energia fornecidas pela natureza. Assim, o conceito de lixo tende a ser modificado, podendo ser entendido como coisas que podem ser teis e aproveitveis pelo ser humano. Voc est convidado a participar dessa mudana!

RESDUOS SLIDOS
material resultante das atividades humanas, que pode ser reutilizado ou reciclado , gerando benefcios, protegendo a sade pblica, o meio ambiente, gerando economia de energia e de recursos naturais.

O LIXO PODE SER CLASSIFICADO TAMBM QUANTO A SUA COMPOSIO EM:


Orgnico (MIDO): so os biodegradveis, popis diante sua consistncia e origem, a prpria natureza o consumir. Exemplo: folhas de rvores, resduos da capina, restos de comiga em geral. Inorgnico (SECO): so os que a natureza no consegue absorver. Exemplo: vidro, plstico, metais, cermica, etc.

PROBLEMAS CAUSADOS PELO LIXO


Quando no tem um destino final adequado, o lixo causa srios problemas ao ambiente e s pessoas, como: Poluio visual: o local com lixo fica feio, desvalorizado; Poluio do ar: odor desagradvel. Se realizada a queima h fumaa e fuligem; Acidentes: como o deslizamento de encostas pelo acmulo de lixo e entulhos Poluio da gua: contaminao pela decomposio do lixo, escosmento do chorume em cursos dgua; Entupimento de bueiros e vales causam enchentes pelo impecilho ao escoamento das guas das chuvas; Morte de animais que engolem isopor, plsticos, filtros de cigarro jogados nos mares; Doenas: proliferao de roedores e insetos Poluio do solo: pela lavagem do lixo em decomposio lixiviao contaminando-o com o chorume;

A COLETA SELETIVA E A RECICLAGEM UM BOM NEGCIO PARA TODOS PORQUE:


Melhora a qualidade de vida da populao; Reduz a extrao de recursos naturais no renovveis; Diminui a quantidade de lixo enviada para o aterro, aumentando sua vida til; Reduz o consumo de energia; Contribui com a limpeza da cidade; Diminui a poluio; Sensibiliza os cidados a respeito do destino do lixo; Propicia incentivo s indstrias de reciclagem, gerando novos empregos; Gera mais emprego e renda para os catadores de reciclveis;

REGRA DOS 3Rs


Temos hbitos adquiridos que precisam ser REPENSADOS e MUDADOS para ajudarmos a natureza e a nossa qualidade de vida. Nesta ordem primeiramente tentar REDUZIR a quantidade de lixo que estamos levando para a nossa casa, principalmente na forma de embalagens desnecessrias. Em segundo lugar, procurar REUTILIZAR as embalagens, usando a criatividade. E por ltimo, RECICLAR, ouseja, transformar aquele material usado, velho, em matria-prima para novos produtos.

A vantagem que o processo de reciclagem gasta menos gua e energia do que a fabricao de produtos a partir da matria prima natural, alm de economizar, tambm, os recursos naturais que seriam usados no processo.

A reduo, a reutilizao e a reciclagem do lixo so, na verdade, o incio de um repensar as nossas atitudes. Esse o ponto: reciclar nossas atitudes diante do planeta, diante da vida.

Tempo de decomposio do Lixo:

Destino Final do Lixo:


O destino do lixo (deve ser) diferente, de acordo com cada tipo de resduo que o constitui. Entretanto, o destino mais comu m que se d para qualquer resduo no Brasil so os chamados Lixes. Em aproximadamente 70% das cidades brasileiras os resduos ainda so jogados neste destino final. 13% dos municpios destinam seus resduos a aterros sanitrios e 17% em aterros controlados. Menos de 10% dos municpios brasileiros realizam coleta seletiva e reciclagem. Lixo: so um espao aberto, localizado geralmente na periferia das cidades onde o lixo fica apodrecendo, ou ento queimado. No devem ser confundidos com aterros sanitrios, pois consiste em um mtodo que no leva em considerao critrios sanitrios ou ecolgicos, provocando a contaminao das guas subterrneas e do solo e a poluio do ar com gases txicos. Aterros Sanitrios e Aterros Controlados: so basicamente locais onde os resduos so confinados no solo, livre do contato com o ar e cobertos com uma camada de terra. O terreno impermeabilizado para permitir que os lquidos e os gases resultantes da decomposio que estes resduos sofrem embaixo da terra (principalmente por bactrias) sejam drenados e tratados, para evitar a contaminao do ambiente. Ainda h falta de aterros sanitrios no Brasil. Por outro lado, a maioria dos existentes no foi construda de acordo com os padres tcnicos, comprometendo o solo e os recursos hdricos. Tambm existem os aterros controlados que so basicamente um sistema intermedirio de destinao de resduos entre os lixes e os aterros sanitrios, pois h um controle de

entrada de pessoas e cobertura diria do lixo. Porm, os impactos que causam esto mais para o lado negativo dos lixes do que dos aterros sanitrios, pois a contaminao do solo e dos corpos hdricos no controlada. Incinerao: a queima do lixo em fornos e usinas prprias. Apresenta a vantagem de reduzir bastante o volume de resduos. Alm disso, destri os microrganismos que causam doenas, contidos principalmente no lixo hospitalar e industrial. Depois da queima, resta um material que pode ser encaminhado para aterros sanitrios ou mesmo reciclado. No entanto, certos resduos liberam gases txicos aos serem queimados. Nesses casos, para evitar a poluio do ar, necessrio instalar filtros e equipamentos especiais o que torna o processo mais caro. Estao de Triagem: o local onde se realiza a separao e a preparao dos resduos de embalagens provenientes da recolha seletiva para a reciclagem. A seleo dos resduos, previamente separados nos locais de consumo, garante a qualidade dos materiais enviados para a indstria recicladora, dado que existem alguns que no podem ser aproveitados e que dificultam u impedem totalmente a reciclagem. Na estao de Triagem os resduos so ainda preparados e compactados por tipologias, o que permite no s ocupar um menor espao de armazenamento, como tambm menores custos de transportes para as fabricas que reciclaro cada um dos tipos especficos. Compostagem: o conjunto de tcnicas aplicadas para controlar a decomposio de materiais orgnicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possvel, um material estvel, rico em hmus e nutrientes minerais; com atributos fsicos, qumicos e biolgicos superiores (sob o aspecto agronmico) queles encontrados na(s) matria(s) prima(s).

O Papel dos Catadores Reciclveis: Catador de material reciclvel um trabalhador urbano que recolhe os resduos slidos reciclveis, tais como como papelo, alumnio, vidro e outros.Os catadores executam a primeira etapa do trabalho de reciclagem de materiais. Apesar da importncia dessa atividade para a reduo da gerao de lixo nos aterros sanitrios, contribuindo tambm para a preservao dos recursos naturais, esses trabalhadores so geralmente pouco valorizados. Muitas vezes atuam em condies insalubres, nas ruas ou nos aterros sanitrios e "lixes", por uma renda mdia diria de 27 reais, percorrendo, em mdia, de 20 a 30 quilmetros, transportando uma carga que varia de 150 a 170 Kg.

Вам также может понравиться