Вы находитесь на странице: 1из 66

Captulo II O novo regime da aco executiva

Introduo Como j deixmos dito, o principal objectivo deste projecto de investigao centra-se na identificao dos principais problemas e bloqueios da aco executiva e na apresentao de propostas de alterao. Como veremos nos captulos seguintes, levantam-se vrias questes relacionadas com o seu regime legal ou com a interpretao de disposies legais. , assim, fundamental apresentarmos uma breve descrio das linhas gerais do actual regime jurdico do processo executivo, salientando as principais inovaes introduzidas. Uma das linhas estruturantes da reforma da aco executiva consistiu na criao de uma nova figura processual o agente de execuo com funes determinantes no novo modelo de aco executiva, que veio desjudicializar grande parte dos actos do processo executivo. Associada a esta nova figura foi criada a profisso de solicitador de execuo, profissional que, na grande maioria dos processos, assume as funes do agente de execuo. Adiante veremos quais os requisitos de acesso a esta nova profisso, as competncias do solicitador de execuo, incompatibilidades, impedimentos e deveres, bem como o seu regime remuneratrio. Damos conta, ainda, do quadro jurdico definidor da fiscalizao e aco disciplinar a que se encontra sujeito, as suas relaes funcionais com o exequente e os tribunais.

42

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

1.

A entrada em vigor do novo regime e o seu mbito de aplicao Apesar de visto e aprovado em Conselho de Ministros de 20 de

Dezembro de 2002, referendado em 21 de Fevereiro e publicado em Dirio da Repblica em 8 de Maro de 2003, o novo regime da aco executiva com um perodo de vacatio legis de cerca de seis meses, apenas entrou em vigor em 15 de Setembro de 200363. O novo regime jurdico, ao contrrio do que sucedeu com outras alteraes processuais (como, por exemplo, relativamente Lei Tutelar Educativa), aplica-se somente s aces propostas aps a entrada em vigor do mesmo, permanecendo em vigor o regime processual antigo para as aces propostas antes de 15 de Setembro de 2003, com excepo do novo regime relativo ao registo informtico de execues e ao seu acesso e consulta64. Evita-se, assim, por um lado, a reclassificao das aces executivas a tramitar nos tribunais; mas, por outro, estabeleceu uma situao em que existem dois tipos de aces executivas a correr concomitantemente: umas que seguem as regras de processo antigas; outras que se regem pelo novo regime jurdico da aco executiva.

63 64

Cf. artigo 23. do Decreto-Lei n. 38/2003, de 8 de Maro. Cf. artigo 21. do Decreto-Lei n. 38/2003, de 8 de Maro.

O novo regime da aco executiva

43

2.

As alteraes no mbito da organizao judiciria: os juzos de execuo A reforma da aco executiva de 2003 veio trazer alteraes

organizao judiciria, criando as secretarias65 e/ou juzos de execuo, com competncia especfica para a aco executiva66. O prembulo do Decreto-Lei n. 38/2003, de 8 de Maro, refere que [n]os casos em que tem lugar, a interveno jurisdicional far-se- atravs de magistrados judiciais afectos a juzos de execuo e s atravs dos magistrados do tribunal de competncia genrica quando no sejam criados esses juzos com competncia especfica. Visa-se assim conseguir maior eficcia e consequente celeridade na administrao da justia (). O Decreto-Lei n. 148/2004, de 21 de Junho, que alterou o Regulamento da Lei de Organizao e Funcionamento dos Tribunais Judiciais (RLOFTJ), criou os juzos de execuo de Guimares, Lisboa, Loures, Maia, Oeiras, Porto e Sintra. Aquele diploma, imps a redistribuio pelos novos juzos de execuo das aces executivas instauradas ao abrigo no novo regime, que se encontr[ass]em pendentes nas varas cveis, nos juzos cveis e nos juzos de pequena instncia cvel das comarcas de Lisboa e Porto, assim que fossem instalados por portaria do Ministro da Justia67, o que aconteceu em 16 de Outubro de 200468.

65

As secretarias de execuo tm competncia para a realizao das diligncias necessrias tramitao do processo comum de execuo. Foi criada a secretaria-geral de execuo das varas cveis, juzos cveis e juzos de pequena instncia cvel pela Portaria n. 969/2003, de 13 de Setembro. A Portaria n. 1322/2004, de 16 de Outubro, criou a secretaria geral de execues do Porto e renomeou a de Lisboa para secretaria geral de execues de Lisboa. 66 Cf. artigo 96., n. 1, al. g), da Lei de Organizao e Funcionamento dos Tribunais Judiciais (LOFTJ), com a redaco dada pelo Decreto-Lei n. 38/2003, de 8 de Maro. 67 Cf. artigos 3., n.s 1 e 2, e 5., do Decreto-Lei n. 148/2004, de 21 de Junho. 68 Cf. Portaria n. 1322/2004, de 16 de Outubro, que declarou instalados os primeiro e segundo juzos de execuo de Lisboa e o primeiro juzo de execuo do Porto. Mais tarde, em 14 de Setembro de 2005, foram criados o terceiro juzo de execuo de Lisboa e o segundo do Porto (Portaria n. 822/2005, de 14 de Setembro).

44

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

Por sua vez, o Decreto-Lei n. 35/2006, de 20 de Fevereiro, definiu que transitariam para os juzos de execuo de Guimares, Loures, Maia, Oeiras e Sintra as aces executivas instauradas ao abrigo do novo regime de aco executiva que se encontrassem pendentes nos tribunais daquelas comarcas69. Em incios de 2007 encontravam-se, assim, instalados oito juzos de execuo [trs em Lisboa, dois no Porto (cada um deles com trs seces de processo), e um em Guimares, Oeiras e Maia, respectivamente]. Cada um destes juzos tem competncia, apenas, na rea da respectiva comarca. Em comarcas onde no h juzos de execuo continuam a ser competentes os mesmos tribunais que julgavam os processos executivos anteriores reforma de 2003. O Mapa 1 mostra a distribuio territorial e a respectiva jurisdio dos juzos de execuo instalados.

69

Os juzos de execuo de Guimares e Oeiras foram instalados em 16 de Maro de 2006 (Portaria n. 262/2006, de 16 de Maro) e o da Maia, em 18 de Dezembro do mesmo ano (Portaria n. 1406/2006, de 18 de Dezembro).

O novo regime da aco executiva

45

Mapa 1 Comarcas e juzos de execuo instalados em Portugal Continental (2007)


Comarcas sem Juzo de Execuo Lisboa Porto Guimares Oeiras Maia

0 12,5 25

50

75

100

Km

Fonte: OPJ

46

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

Os juzos de execuo so competentes para a tramitao dos processos de execuo de natureza cvel da rea da comarca, excepto aqueles da competncia exclusiva dos tribunais especializados (cf. artigo 102.-A e 103. da LOFTJ, na redaco dada pela Lei n. 42/2005, de 29 de Agosto)70. Assim, as execues fundadas em sentenas condenatrias e as execues por custas, por multas ou por indemnizaes por litigncia de m f, passaram a ser julgadas por traslado71 no juzo de execuo do lugar em que a causa tenha sido julgada. Para as aces executivas fundadas noutros ttulos executivos, ressalvados alguns casos especiais72, competente o juzo de execuo do domiclio do executado, embora o exequente possa optar pelo tribunal do lugar em que a obrigao deva ser cumprida quando o executado seja pessoa colectiva ou quando, situando-se o domicilio do exequente na rea metropolitana de Lisboa ou do Porto, o executado tenha domiclio na mesma rea metropolitana73.

Com a redaco dada pelo Decreto-Lei n. 38/2003, de 8 de Maro, aos juzos de execuo competia exercer, no mbito do processo de execuo, as competncias previstas no Cdigo de Processo Civil, sendo que nas circunscries no abrangidas pela competncia dos juzos de execuo, os tribunais de competncia especializada e de competncia especfica [seriam] competentes para exercer [aquelas competncias] quanto s decises que hajam proferido (cf. artigo 102.-A e 103. da LOFTJ). A alterao operada pela Lei n. 42/2005, de 29 de Agosto teve como objectivo clarificar o sentido do artigo 102-A, relativo competncia dos juzos de execuo. A aplicao deste preceito vinha sendo objecto de interpretaes divergentes, originadoras de diversos conflitos negativos de competncia, que impunham e justificavam uma interveno clarificadora do legislador. Estabeleceu-se, assim, que os juzos de execuo tm exclusivamente competncia para processos de execuo de natureza cvel no atribudos a tribunais de competncia especializada, sendo tambm competentes para conhecer das execues por dvidas de custas cveis que no devam ser executadas por aqueles tribunais, havendo sido alterados em conformidade os artigos 77, 97 e 103 da LOFTJ (cf. http://www.gplp.mj.pt/HOME/Ju%C3%ADzos_execucao.htm (Setembro 2006). 71 Excepto quando o juiz da execuo entenda conveniente apensar execuo o processo j findo, em que a deciso haja sido proferida. Cf. artigo 90., n.s 1 e 3, al. a) do CPC. 72 Como, por exemplo, o caso da execuo por alimentos que da competncia dos tribunais de famlia (artigo 82., n. 1 e), in fine, da LOFTJ). 73 Cf. artigo 94., n. 1 do CPC, com a redaco dada pela Lei n. 14/2006, de 26 de Abril. Anteriormente, o tribunal competente para aquelas execues era o do lugar onde a obrigao deveria ser cumprida. Esta alterao da regra de competncia territorial insere-se numa das medidas adoptadas pelo Governo para o descongestionamento dos tribunais e tem como objectivo dispersar as aces executivas pelos diversos tribunais, impedindo o estrangulamento dos tribunais do lugar das sedes dos denominados litigantes frequentes.

70

O novo regime da aco executiva

47

O juzo de execuo , ainda, competente, desde que um determinado bem esteja situado na rea da sua comarca, quando se tratem de execues para entrega de coisa certa, por dvida com garantia real e por dvida se um tribunal for competente apenas por existirem bens no territrio portugus74.

74

Artigo 94., n.s 2 a 4 do CPC.

48

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

3.

Os pressupostos da aco executiva 3.1. Os ttulos executivos A primeira condio ou pressuposto para intentar uma aco executiva

a existncia de um ttulo executivo, ou seja, de um documento a que a lei reconhea fora declarativa de direitos suficiente para obviar necessidade de uma aco declarativa75. O ttulo determina o tipo de aco, a legitimidade das partes, a finalidade da execuo e os seus limites76. O legislador no reconheceu a todos os ttulos executivos a mesma legitimidade. Como iremos referir adiante, imps, relativamente a alguns ttulos, um processamento diferente. Os vrios ttulos executivos enunciados no artigo 46. do Cdigo de Processo Civil (CPC) podem ser divididos em quatro grandes tipos77: sentenas condenatrias78, documento exarado ou autenticado por notrio79, escrito particular assinado pelo devedor80 e documentos com fora executria especial81 82.

Neste sentido, cf. Freitas, 2004: 29. Cf. artigo 45. do CPC. 77 Cf. Freitas, 2004: 37 78 Sobre a exequibilidade dos vrios tipos de sentenas cf. Freitas, 2004: 37 a 52. 79 So exemplos de documentos exarados por notrio os testamentos pblicos e as escrituras pblicas. Documentos autenticados so, por exemplo, o testamento cerrado. Cf. Freitas, 2004: 53. 80 Por exemplo, letras, livranas, cheques e extractos de factura, cf. Freitas, 2004: 57. A principal inovao relativamente ao regime anterior prende-se com o facto de, actualmente, uma execuo se poder fundar num documento particular que importe a constituio ou reconhecimento de obrigao de coisa imvel, e no j, somente, de coisa mvel (cf. artigo 46., n. 1, al. c) do CPC, com a redaco dada pelo artigo 1. do Decreto-Lei n. 38/2003, de 8 de Maro). 81 Estes podem ser ttulos judiciais imprprios (por exemplo, o requerimento de injuno com frmula executria aposta artigo 14.do regime anexo ao Decreto-Lei n. 269/98, de 1 de Setembro, com a redaco do Decreto-Lei n. 107/2005, de 1 de Julho); ttulos administrativos (por exemplo, certido de dvida de contribuies a uma instituio de segurana social artigo 9. do Decreto-Lei n. 511/76, de 3 de Julho); ou ttulos particulares (por exemplo, as actas da reunio da assembleia de condminos, assinada pelo condmino devedor, em que se fixe o montante das contribuies devidas ao condomnio artigo 6., n. 1, do Decreto-Lei n. 268/94, de 25 de Outubro). Cf. Freitas, 2004: 63 a 66. 82 O artigo 46. do CPC enuncia taxativamente os documentos que podem servir de base a uma execuo, nomeadamente, as sentenas condenatrias; os documentos exarados ou autenticados por notrio que importem constituio ou reconhecimento de qualquer obrigao; os documentos particulares, assinados pelo devedor, que importem constituio ou reconhecimento de obrigaes pecunirias, cujo montante seja determinado ou determinvel
76

75

O novo regime da aco executiva

49

3.2. Outros pressupostos da aco executiva Para alm da existncia de um ttulo, so enumeradas pela doutrina outras condies ou pressupostos especficos da aco executiva. De entre estes, necessrio explicitar algumas questes relativas certeza, exigibilidade e liquidez da obrigao exequenda; legitimidade das partes; ao patrocnio judicirio; pluralidade de sujeitos; e cumulao de pedidos. Assim, para alm do ttulo, necessrio, para que seja possvel intentar uma aco executiva, que haja uma obrigao certa, exigvel e lquida (artigo 802. do CPC), isto , que no seja ainda necessrio fazer uma escolha entre vrias obrigaes possveis, que a obrigao se encontre vencida e que o quantitativo (em regra, o valor) da obrigao esteja apurado. necessrio, igualmente, que as partes sejam legtimas, ou seja, em regra, quem no ttulo figure como credor (legitimidade activa) e como devedor (legitimidade passiva) (artigo 55. do CPC). O Ministrio Pblico tem, igualmente, legitimidade activa nas execues por custas e multas impostas em qualquer processo (artigo 59. do CPC). necessria a constituio de advogado nas aces executivas cujo valor exceda os 14.963,94 (alada do Tribunal da Relao) (artigo 60., n. 1 do CPC e 24., n. 1, 1. parte da LOFTJ). Nas aces executivas de valor compreendido entre os 3.740,98 (alada dos tribunais de primeira instncia) e os 14.963,94 no obrigatria a constituio de advogado, mas as partes tm de ser representadas por advogado, advogado estagirio ou solicitador (artigos 60., n. 3 do CPC e 24., n. 1, 2. parte da LOFTJ). Nas aces de valor inferior a 3.740,98 no necessria a representao das partes. As aces executivas podem ser intentadas por mais do que uma pessoa e /ou contra mais do que uma pessoa (litisconsrcio activo e/ou passivo). Independentemente do nmero de exequentes e/ou de executados possvel, tambm, intentar um processo de execuo nico cumulando pedidos

por simples clculo aritmtico, ou de obrigao de entrega de coisa ou de prestao de facto e os documentos a que, por disposio especial, seja atribuda fora executiva.

50

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

ainda que fundados em ttulos diferentes e de natureza diferente (sentenas, documentos exarados ou autenticados por notrio, escritos particulares e documentos com fora executria especial), desde que no se verifique a incompetncia absoluta do tribunal em alguma das execues, tenham o mesmo fim e no corresponda a alguma delas uma forma de processo diferente das restantes (artigo 53., n. 1 do CPC). H, ainda, a possibilidade de cumulao de execues posterior propositura de uma aco executiva, desde que a inicial no tenha ainda sido julgada extinta, por iniciativa do exequente (artigo 54. do CPC).

O novo regime da aco executiva

51

4.

O processo executivo comum: suas fases O processo executivo constitudo por trs fases ou momentos principais:

a fase inicial, que se inicia com o recebimento pela secretaria do requerimento executivo; a fase da penhora, marcada pela quase ausncia de interveno do juiz de execuo; e a fase da venda. Por ltimo, a aco executiva pode, ainda, comportar incidentes declarativos eventuais, como por exemplo, a oposio execuo ou penhora, caso haja oposio por parte do executado ou do titular dos bens penhorados.

4.1. A fase inicial: o requerimento executivo A aco executiva pode ser intentada para obter o pagamento de uma quantia certa, a entrega de uma coisa certa ou a prestao de um facto. Embora haja formas especiais83 de processo executivo, o processo comum segue sempre uma forma nica. O processo comum de execuo para pagamento de quantia certa iniciase com a remessa do requerimento executivo para a secretaria do tribunal. O Decreto-Lei n. 200/2003, de 10 de Setembro, veio, inicialmente, aprovar o respectivo modelo, nos termos do disposto no artigo 810, n. 2 do CPC. Este diploma prev, igualmente, a entrega do requerimento executivo atravs de transmisso electrnica de dados, pois a nica forma que permite secretaria judicial o tratamento imediato e automatizado dos dados do processo84. Inicialmente, nos casos de patrocnio obrigatrio, a entrega do requerimento executivo deveria ser efectuada por meios electrnicos e, depois, ser entregue cpia de segurana em papel. Nos casos em que no fosse

83

Por exemplo, entre outros, a execuo especial por alimentos (artigos 1118. e ss. do CPC) e a investidura em cargos sociais (artigos 1500. e ss. do CPC). 84 Cf. o respectivo Prembulo.

52

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

obrigatria a constituio de mandatrio, o requerimento poderia ser entregue em suporte de papel, no modelo aprovado. Actualmente (mais concretamente, desde 30 de Julho de 2005), a entrega do requerimento executivo feita apenas atravs de formulrio electrnico, disponvel para mandatrios registados, no site www.tribunaisnet.mj.pt, atravs da aplicao Habilus.NET (artigo 3., n. 1 do Decreto-Lei 200/2003, de 10 de Setembro, e Despacho n. 7195/2004, de 25 de Maro, do Director-Geral da Administrao da Justia). A informao constante do requerimento executivo passa, assim, a ser sempre carregada directamente na aplicao informtica, sem necessidade da interveno humana do oficial de justia que o requerimento executivo enviado por e-mail implicava85 86. Depois de processado o envio por transmisso electrnica, o exequente imprime uma cpia do requerimento executivo para entrega na secretaria judicial como recibo e cpia de segurana (artigo 5. da Portaria n. 985A/2003, de 15 de Setembro, e artigos 150. e ss. do CPC). A entrega de requerimentos executivos em suporte de papel , nos termos do prembulo e do n. 4, do artigo 3., do Decreto-Lei n. 200/2003, de 10 de Setembro, efectuada quando a parte no haja constitudo mandatrio, por o patrocnio no ser obrigatrio. Contudo, nos casos em que a parte est obrigada a entregar electronicamente o requerimento e o no faa, est sujeita ao pagamento imediato de uma multa, no valor de metade de unidade de conta87, salvo alegao e prova de impedimento (artigo 146. do CPC) 88.

85

Existe tambm, actualmente, uma comunicao automtica entre as aplicaes das custas e o H@bilus, o que evita a interveno do oficial de justia para introduo desses dados. 86 Esta medida integrou-se no conjunto de 17 Medidas para Desbloquear a Reforma da Aco Executiva atrs referido. 87 A partir de 1 de Janeiro de 2007, o valor da Unidade de Conta processual (UC), passou a ser de 96,00 (noventa e seis euros) (artigo 6., n. 1, do Decreto-Lei n. 212/89, de 30 de Junho; artigo 5. do Decreto-Lei n. 212/89, de 30 de Junho; e Decreto-Lei n. 238/2005, de 30 de Dezembro). 88 Cf. artigo 3., n. 1, do Decreto-Lei n. 200/2003, 10 de Setembro, e artigos 1. a 3. da Portaria n. 985-A/2003, de 15 de Setembro.

O novo regime da aco executiva

53

Com a reforma de 2003 (Decreto-Lei n. 38/2003, de 8 de Maro) passou a ser a secretaria judicial89 quem confere a observncia dos requisitos externos ou formais do requerimento executivo, nomeadamente, se existe ou indicado o ttulo executivo, o pagamento prvio da taxa de justia inicial ou o apoio judicirio; a assinatura do requerimento; a utilizao da lngua portuguesa; o domiclio profissional do mandatrio; a forma de processo; o pedido, o valor; a identificao das partes; o fim da execuo; a liquidao da obrigao; a escolha da prestao, se a escolha couber ao credor; a indicao, sempre que possvel, do empregador do executado, das contas bancrias de que o executado seja titular e dos seus bens, assim como dos nus e encargos que sobre estes incidam; a designao do solicitador de execuo, quando possvel; e o pedido de dispensa da citao prvia do executado, desde que aleguem factos que justifiquem o receio de perda da garantia patrimonial do crdito e ofeream, de imediato, os meios de prova (artigo 811., n. 1 do CPC). A secretaria tambm deve recusar o recebimento do requerimento executivo com fundamento em razes de mrito, quando seja manifesta a insuficincia do ttulo apresentado ou haja falta de exposio sucinta dos factos que fundamentam o pedido ou estes no constem do ttulo executivo90 91. Deste acto de recusa do recebimento do requerimento executivo pela secretaria judicial do tribunal da execuo cabe reclamao para o juiz92. Se estiverem verificados os requisitos formais da aco executiva e sendo esta aceite pela secretaria, h lugar distribuio (excepto em alguns casos que no tramitem em juzos de execuo, e em que o processo executivo corre

89

luz do Decreto-Lei n. 329-A/95, de 12 de Dezembro, uma vez recebido o requerimento executivo este era remetido ao juiz que ou o indeferia liminarmente (cf. artigo 811.-A do CPC, na redaco anterior reforma) ou determinava o seu aperfeioamento (cf. artigo 811.-B do CPC, na redaco anterior reforma) ou ordenava a citao do executado para pagar a quantia exequenda ou nomear bens penhora (cf. artigo 811. do CPC, na redaco anterior reforma). 90 Cf. artigo 811., n. 1, alnea b), 2. parte, do CPC. 91 Cf. artigo 810., n. 3, alnea b), por fora da remisso do artigo 811., n. 1, alnea a), 2. parte, do CPC. 92 Cf. artigo 811., n. 2 do CPC.

54

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

por apenso aco declarativa) e autuao do processo (ou seja, colocao da capa no processo).

4.1.1.

A designao do solicitador de execuo

O exequente pode, no requerimento executivo, designar solicitador de execuo93, que pode declarar a aceitao da designao no prprio requerimento executivo ou em requerimento avulso a apresentar no prazo de cinco dias a contar da notificao para o efeito94. Se o exequente no nomear o solicitador de execuo95 ou se a nomeao no tiver sido aceite, aquele ser automaticamente designado pela secretaria por entre os solicitadores inscritos na comarca do tribunal competente para o processo (artigos 808., 810., n. 6 e 811.-A, todos do CPC) segundo a escala constante da lista informtica fornecida pela Cmara dos Solicitadores, sendo esse solicitador de execuo notificado pela secretaria96.

Cf. artigo 808., n. 2 do CPC. Cf. artigo 810., n. 6 do CPC. 95 A designao de solicitador de execuo no requerimento executivo no obrigatria (Decreto-Lei n. 200/2003, de 10 de Setembro). 96 Neste caso, de acordo com o artigo 811.-A, n. 2 do CPC, a secretaria deve notificar o Solicitador de Execuo e utilizar meios tcnicos que permitam a transmisso de quaisquer documentos, informaes, notificaes ou outras mensagens dirigidas ao solicitador de execuo (artigo 2., n. 1, do Decreto-Lei n. 202/2003, de 10 de Setembro, na redaco dada pela Lei n. 14/2006, de 26 de Abril), no prazo de 5 dias (artigo 166., n. 1 do CPC). O Despacho n. 7196/2004, de 25 de Maro, estabeleceu que a realizao e gesto das comunicaes por meios telemticos entre a secretaria judicial e o solicitador de execuo, e vice-versa, dever ser efectuada atravs das aplicaes H@bilus instalada nos tribunais judiciais de primeira instncia e administrada pela Direco-Geral da Administrao da Justia e GPESE (gesto processual de escritrio de solicitadores de execuo) esta administrada pela Cmara dos Solicitadores e atravs da qual so recebidas e enviadas as comunicaes relacionadas com os solicitadores de execuo. Contudo, e apesar da comunicao telemtica, a secretaria judicial deve juntar aos autos uma reproduo em papel do contedo da comunicao efectuada por meios telemticos, que deve ser assinada pelo oficial de justia. Por seu lado, o solicitador de execuo deve conservar no seu domiclio profissional, pelo prazo de 10 anos, os originais dos documentos cuja comunicao seja efectuada por meios telemticos e, tambm, juntar aos autos os originais de quaisquer documentos respeitantes efectivao do acto de citao (artigo 3., do Decreto-Lei n. 202/2003, de 10 de Setembro).
94

93

O novo regime da aco executiva

55

4.1.2.

A citao prvia do executado

Em algumas circunstncias, a citao do executado efectuada previamente realizao da penhora. Em regra, sempre que dispensado o despacho liminar, h citao prvia quando a execuo movida apenas contra o devedor subsidirio; quando a liquidao da dvida no depende de simples clculo aritmtico e o ttulo executivo no uma sentena; e quando a execuo seja fundada num ttulo extrajudicial de emprstimo contrado para aquisio de habitao prpria hipotecada em garantia.

4.1.3.

O despacho liminar

A secretaria avalia o requerimento para determinar se dispensvel a concluso ao juiz para despacho liminar. No h lugar a despacho liminar, nem a citao prvia do executado nas execues baseadas em sentena, em requerimento de injuno no qual tenha sido aposta frmula executria, em deciso arbitral, em documento exarado ou autenticado por notrio, ou documento particular com reconhecimento presencial da assinatura do devedor desde que o montante da dvida no exceda a alada do tribunal da relao e seja apresentado documento comprovativo da interpelao do devedor, quando tal fosse necessrio ao vencimento da obrigao ou se o montante da dvida excede a alada do tribunal da relao, o exequente mostre ter exigido o cumprimento por notificao judicial avulsa. No h lugar a despacho liminar, igualmente, quando a execuo se funde em qualquer ttulo de obrigao pecuniria vencida de montante no superior alada do tribunal da relao, desde que a penhora no recaia sobre bem imvel, estabelecimento comercial, direito real menor que sobre eles incida ou quinho em patrimnio que os inclua. Assim, no havendo lugar a despacho liminar, nem a citao prvia do executado, nos termos do artigo 812.-A, n. 1 do CPC, a aco executiva comea, nestes casos, pela penhora. Embora a regra seja a da penhora sem necessidade de prvio despacho judicial, nos restantes casos, o processo concluso ao juiz para despacho liminar, podendo o juiz proferir quatro tipos de despachos diferentes: despacho

56

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

de indeferimento, quando seja manifesta a falta ou insuficincia do ttulo executivo, caso a secretaria judicial no tenha recusado o requerimento com este fundamento97; despacho de remessa do processo ao tribunal competente; despacho de aperfeioamento, uma vez que o juiz continua, ainda, a poder convidar o exequente a suprir as irregularidades detectadas no requerimento executivo, bem como a sanar a falta de pressupostos98; ou um despacho a ordenar a citao do executado para pagar ou para se opor execuo99. O despacho de indeferimento liminar reservado para os casos em que seja manifesta a falta insuprvel de pressuposto processual de conhecimento oficioso100 () ou a actual inexistncia da obrigao exequenda constante de ttulo negocial, por causa oficiosamente cognoscvel101 (Freitas, 2004: 65). O despacho de remessa do processo ao tribunal competente, efectuado nos casos de incompetncia relativa de conhecimento oficioso. O despacho de aperfeioamento a primeira soluo que o juiz deve adoptar no caso de haver falta de pressupostos processuais ou de outras irregularidades sanveis (artigo 812., n. 4 do CPC). Podemos, pois, referir os casos de representao irregular do exequente (falta de autorizao ou deliberao que o exequente devesse ter obtido, de falta de constituio de advogado por parte do exequente, quando obrigatria, ou de falta, insuficincia ou irregularidade de mandato judicial por parte do mandatrio que tenha proposto a aco executiva); de falta de apresentao do ttulo executivo, de omisso do requerimento das diligncias destinadas a tornar certa, exigvel ou lquida a obrigao, de falta de alegao ou requerimento de prova dos factos constitutivos da transmisso do crdito ou do dbito e de coligao ou cumulao simples ilegal (Freitas, 2004: 164).

Cf. artigo 812., n. 2 do CPC. Cf. artigo 812., n.s 4 e 5 do CPC. 99 Cf. artigo 812., n. 6 do CPC. 100 Por exemplo, propositura de aco executiva contra quem no figure no ttulo como devedor, a inexigibilidade de obrigao sujeita a prazo ainda no decorrido, entre outros (artigo 812., n. 2, als. a) e b) CPC). 101 Nomeadamente, a existncia de um facto extintivo ou modificativo da obrigao, quando do conhecimento do juiz por invocao do prprio exequente (artigo 812., n. 2, al. c) CPC).
98

97

O novo regime da aco executiva

57

O despacho de citao do executado efectuado, como regra, quando o processo executivo que enviado ao juiz para apreciao deva prosseguir para fazer a penhora. Mesmo antes do prosseguimento da aco executiva, o juiz deve citar o executado nas situaes em que a obrigao exequenda seja condicional ou dependente de prestao quando entenda que as provas produzidas pelo exequente no so suficientes. Nas execues em que h despacho liminar o exequente pode sempre requerer a dispensa de citao prvia devendo, para tal, alegar e provar factos que justifiquem o receio de perda da garantia patrimonial do seu crdito (artigo 812.-B do CPC).

4.1.4.

A oposio execuo

Aps a citao do executado, este pode opor-se execuo no prazo de 20 dias (artigo 813., n. 1 do CPC). Os fundamentos da oposio dividem-se de acordo com a natureza do ttulo executivo. Relativamente execuo fundada em sentena, so fundamentos da execuo: a inexistncia ou inexequibilidade do ttulo; falsidade do processo ou do traslado; falta de qualquer pressuposto processual; falta ou nulidade da citao para a aco declarativa, quando o ru no tenha intervindo no processo; incerteza, inexigibilidade ou iliquidez da obrigao exequenda no supridas na fase inicial da execuo; ou caso julgado anterior sentena que se executa; qualquer facto extintivo ou modificativo da obrigao, desde que anterior ao encerramento da aco declarativa; qualquer causa de nulidade ou anulabilidade da sentena homologatria de confisso ou de transaco. No que diz respeito execuo baseada em deciso arbitral, para alm do referido quanto sentena judicial, qualquer fundamento de anulao judicial da deciso arbitral. Quanto execuo baseada em outro ttulo, so fundamentos da oposio os referidos para a execuo baseada em sentena que sejam aplicveis e todos os que possam ser alegados licitamente num processo declarativo relativamente quela obrigao (cf. artigos 814., 815. e 816., todos do CPC).

58

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

Se o executado deduz oposio execuo, o juiz analisa-a e conhece oficiosamente das questes susceptveis de conduzir ao indeferimento liminar daquela102. Se for recebida, o juiz ordena a notificao do exequente para que ele possa contestar, seguindo a oposio, sem mais articulados, os termos das aces declarativas sob a forma de processo sumrio103. Nessa eventualidade, o juiz pratica os actos jurisdicionais necessrios instruo, discusso e julgamento da causa104. Nos casos de citao prvia do executado, a oposio execuo s suspende o processo executivo quando o executado preste cauo ou, sendo arguida a falsidade de assinatura de documento particular, o juiz entenda que se justifica a suspenso. No havendo citao prvia, a oposio execuo suspende o processo executivo, sem prejuzo, no entanto, da possibilidade de reforo ou substituio da penhora. Contudo, a execuo prossegue se a oposio estiver parada por mais de trinta dias por negligncia do opoente/executado105.

4.2. A fase da penhora Resulta do regime normativo que, na fase inicial do processo executivo, foi conferido secretaria judicial um papel decisivo no encaminhamento do processo, uma vez que esta que pode identificar as execues em que h, ou no, lugar a despacho liminar fazendo, nesses casos, o processo concluso ao juiz para que profira despacho. Ou, se assim no considerar, pode passar o processo, de imediato, para a fase da penhora. O juiz, nos casos em que aprecia o requerimento executivo, pode reenviar o processo secretaria para prosseguir os termos normais, se entender que no havia lugar ao despacho liminar e, assim, iniciar-se logo o procedimento de

102 103

Cf. artigo 817., n. 1 do CPC. Cf. artigo 817., n. 2 do CPC. 104 Cf. artigo 783. e seguintes, por fora do artigo 817., n. 2 do CPC. 105 Cf. artigo 818. do CPC.

O novo regime da aco executiva

59

penhora; ou, ento, pode mandar penhorar logo os bens quando haja requerimento de dispensa de citao prvia que considere dever deferir. Tendo havido citao prvia do executado, inicia-se a penhora depois de decorridos vinte dias da citao se no houver oposio do executado ou, havendo, se esta no suspender a execuo. Havendo oposio que suspenda a execuo, a penhora s efectuada aps ser julgada improcedente106.

4.2.1.

Diligncias e procedimentos prvios

ao agente de execuo que cabe promover a realizao da penhora. Contudo, antes da realizao de qualquer penhora, o agente de execuo promove todas as diligncias necessrias identificao ou localizao de bens penhorveis, procedendo-se, sempre que necessrio consulta das bases de dados da segurana social, das conservatrias do registo e de outros registos ou arquivos semelhantes107, devendo estes servios fornecer ao agente de execuo, pelo meio mais clere e no prazo de 10 dias, os elementos de que disponham sobre a identificao e localizao dos bens do executado108. Assim, para obter as informaes necessrias realizao da penhora, o solicitador de execuo tem acesso ao registo informtico das execues, sem necessidade de autorizao judicial, mas mediado pela secretaria (artigo 6., n. 1 al. c) e 10., n. 1 do Decreto-Lei n. 201/2003, de 10 de Setembro), embora o Despacho n. 7194/2004, de 25 de Maro, tenha determinado que o agente de execuo dispensado do requerimento escrito para a consulta prvia. Deste modo, a secretaria emite um certificado que expedido imediata e gratuitamente (artigo 8. do Decreto-Lei n. 201/2003, de 10 de Setembro), em

106 107

Cf. artigo 832., n. 1 do CPC. Cf. artigo 833., n. 1 do CPC. 108 Cf. artigo 833., n. 2 do CPC.

60

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

regra, atravs de meios telemticos109. Nesse certificado a secretaria transcreve integralmente todos os dados que o registo de execues contm relativamente ao titular de dados110, nomeadamente, informao acerca das execues pendentes e as findas sem integral pagamento, bem como acerca das declaraes de falncia, permitindo, assim, ao agente de execuo, a possibilidade de conhecer previamente os processos pendentes j existentes contra o executado e qual o estado das execues111.

O registo informtico das execues O registo informtico das execues foi criado com o intuito de evitar o impulso processual que venha a revelar-se improfcuo, mas sobretudo de agilizar a fase processual da penhora, conferindo-lhe maior eficcia112. O registo informtico das execues visa prevenir potenciais litgios jurisdicionais atravs do acesso concedido informao dele constante por parte de quem tenha uma relao contratual ou pr-contratual com o titular dos dados. Com o objectivo de proteger os dados de acessos ilegtimos, o Decreto-Lei n.

O Decreto-Lei n. 202/2003, de 10 de Setembro, e o Despacho n. 7196/2004, de 25 de Maro, estabeleceram um regime de comunicaes por meios telemticos entre a secretaria judicial e o solicitador de execuo, e vice-versa, suportado pelas aplicaes H@bilus e GPESE (gesto processual de escritrio de solicitadores de execuo). 110 O artigo 2. do Decreto-Lei n. 201/2003, de 10 de Setembro, refere que o registo informtico de execues contm o rol dos processos de execuo findas, suspensas e pendentes e, relativamente a cada um deles, a seguinte informao: a) identificao do processo; b) identificao do agente de execuo, atravs do seu nome e, sendo solicitador de execuo, domiclio profissional, nmeros de cdula pessoal e de identificao fiscal ou, sendo oficial de justia, nmero mecanogrfico; c) identificao das partes, incluindo ainda, sempre que possvel, o nmero de identificao de pessoa colectiva, a filiao, o nmero de identificao fiscal, o nmero de bilhete de identidade ou, na impossibilidade atendvel da sua apresentao, os nmeros de passaporte ou de licena de conduo; d) pedido, indicando o fim e o montante, a coisa ou a prestao, consoante os casos; e) bens indicados para penhora; f) bens penhorados, com indicao da data e hora da penhora e da adjudicao ou venda; g) identificao dos crditos reclamados, atravs do seu titular e montante do crdito; h) havendo extino, se foi com pagamento integral ou parcial; i) havendo suspenso, se foi por no se terem encontrado bens penhorveis. Podem existir, ainda, os seguintes dados: a) a pendncia do processo de falncia, bem como a sua extino por falta ou insuficincia de bens susceptveis de apreenso; b) o arquivamento do processo executivo de trabalho, por no se terem encontrado bens para penhora; e c) a identificao do(s) processo(s) e da(s) parte(s). 111 Cf. Prembulo do Decreto-Lei n. 38/2003, de 8 de Maro. 112 Cf. Prembulo do Decreto-Lei n. 201/2003, de 10 de Setembro.

109

O novo regime da aco executiva

61

201/2003, de 10 de Setembro, estabelece que apenas podero proceder consulta do registo informtico de execues determinadas categorias de pessoas: os magistrados judiciais ou do Ministrio Pblico, as pessoas capazes de exercer o mandato judicial ou os solicitadores de execuo, quando munidos de ttulo executivo, o mandatrio constitudo ou o agente de execuo nomeado, o prprio titular dos dados e ainda qualquer pessoa que tenha uma relao contratual ou pr-contratual com o executado, neste ltimo caso mediante autorizao judicial e verificados determinados requisitos legais. Dado o cariz dos dados inscritos no registo e os objectivos da reforma, o legislador determinou que a entidades com acesso directo ao registo so os magistrados judiciais ou do Ministrio Pblico e que, nas demais situaes, a consulta do registo de execues depende de pedido formulado em requerimento cujo modelo consta de portaria do Ministro da Justia (Portaria 985-B/2003, de 15 de Setembro). Contudo, se entender que as informaes no so suficientes, o solicitador pode, ainda, consultar outras bases de dados (Segurana Social e dos Registos Comercial, Predial, Identificao Civil, de Pessoas Colectivas e Automvel), sendo a sua consulta efectuada directamente pelo solicitador113. Se da investigao do agente de execuo resultar que, contra o executado, existe um registo de execuo anterior terminada sem integral pagamento, a aco executiva prossegue atravs da notificao do exequente para nomear bens penhora114. Se, no entanto, existir registo de execuo para pagamento de quantia certa pendente contra o mesmo executado, o requerimento executivo enviado a esse processo se o exequente for titular de um direito real de garantia115

113

Cf. o teor dos artigos 832. e 833. do CPC. de referir que, desde Julho de 2005, foram celebrados vrios protocolos entre o Ministrio da Justia e vrias entidades pblicas, no sentido de possibilitar aos agentes de execuo o acesso s bases de dados da Segurana Social, do Registo Comercial e Registo Predial, bem como aos registos de Identificao Civil, Nacional de Pessoas Colectivas e Automvel. 114 Cf. artigo 832., n. 3, do CPC. 115 Desde que no seja privilgio creditrio geral.

62

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

sobre um bem penhorado ordem desse processo e se no tiver ainda sido proferida sentena de graduao de crditos116. Caso no sejam encontrados quaisquer bens do executado, o agente de execuo notifica o exequente para, no prazo de 10 dias, nomear bens penhora117. Na ausncia de resposta do exequente, o executado citado118 (nos casos em que no tenha havido citao anterior) para, no mesmo prazo de 10 dias, se opor execuo, proceder ao pagamento ou indicar bens penhora119. Se o executado no proceder ao pagamento, no nomear bens penhora, nem se encontrar nenhum bem penhorvel, a instncia suspender-se at que o exequente d novo impulso ao processo executivo120, devendo o agente de execuo remeter ao exequente bem como secretaria de execuo e Cmara dos Solicitadores, no caso de ser solicitador de execuo relatrio com a discriminao de todas as diligncias efectuadas e do motivo da frustrao da penhora121.

4.2.2.

A realizao da penhora

De acordo com o artigo 837., n. 1 do CPC, o solicitador tem o prazo regra de 30 dias para efectuar a penhora, a contar da apresentao do requerimento de execuo que dispense o despacho liminar e a citao prvia do executado (que tem de ser apreciado pelo solicitador se tiver aceite o processo sem ser designado pela secretaria); da notificao pela secretaria nos casos em que por ela designado (artigos 832., n. 1 e 811.-A, n. 2, ambos

116 117

Cf. artigo 832., n. 4 do CPC. Cf. artigo 833., n. 4 do CPC. 118 O executado citado com a advertncia de que, caso posteriormente se verifique a existncia de bens penhorveis, a omisso de resposta ou a falsidade da mesma de que tenha resultado o no apuramento de bens suficientes para a satisfao da obrigao sancionada com sano pecuniria compulsria, no montante de 1% da dvida ao ms, desde a data da omisso at descoberta dos bens (cf. artigo 833., n. 7 do CPC). 119 Cf. artigo 833., n. 5 do CPC. 120 Cf. artigo 833., n. 6 do CPC. 121 Cf. artigo 837. do CPC.

O novo regime da aco executiva

63

do CPC); da notificao da secretaria ao solicitador de execuo depois de proferido despacho que dispense a citao prvia ou decorrido, sem oposio do executado previamente citado ou com oposio que no suspenda a execuo, o prazo de 20 dias (artigo 812., n. 6 do CPC); ou da deciso de improcedncia da oposio deduzida, se aquela tiver suspendido a execuo (artigo 832. n. 1 do CPC). Se, por qualquer dos meios referidos anteriormente forem identificados bens do executado que possam ser penhorados, a penhora comea pelos bens cujo valor pecunirio seja de mais fcil realizao e se mostre adequado ao montante do crdito do exequente122, admitindo-se, no entanto, a penhora de bens imveis ou do estabelecimento comercial (ainda que o seu valor seja superior ao da dvida exequenda) quando a penhora de outros bens presumivelmente no permita a satisfao integral do credor no prazo de seis meses123. Contudo, se a dvida exequenda tiver uma garantia real que onere bens pertencentes ao devedor, a penhora inicia-se por estes e s pode recair noutros quando aqueles forem reconhecidamente insuficientes. Tambm prioritria a penhora de um quinho em patrimnio autnomo ou direito em bem indiviso se, com essa penhora, pudera ser realizada a venda de todo o patrimnio/bem quinhes/direitos). Embora deva ter em ateno as informaes do exequente e/ou do executado e o resultado das diligncias encetadas pelo solicitador de execuo (artigo 834., n. 1 e 835., ambos do CPC), a forma como o agente de execuo procede penhora discricionria, no estando este vinculado s indicaes do exequente (neste sentido, Campos, 2004:61). (por haver outras penhoras sobre os restantes

122

De acordo com o artigo 810., n.s 4 e 5 do CPC, a indicao de bens penhora por parte do exequente no obrigatria, embora este tenha o dever geral de os indicar se deles tiver conhecimento. 123 Cf. artigo 834., n. 1 e 2 do CPC.

64

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

A penhora de bens imveis De acordo com a lei, a penhora de bens imveis (artigos 838. e ss. do CPC) deveria, em regra, ser realizada por comunicao electrnica conservatria do registo predial competente (que vale como apresentao para o efeito da inscrio no registo), o que, como adiante se ver, no se verifica. O registo da penhora tem natureza urgente e importa a imediata feitura dos registos anteriormente requeridos sobre o bem penhorado. Aps o registo da penhora, a conservatria do registo predial envia ao agente de execuo o certificado do registo e a certido dos nus que incidam sobre os bens penhorados. O registo perde eficcia se, no prazo de 15 dias aps a notificao da conservatria, o exequente ou o agente de execuo no pagarem o respectivo preparo. O agente de execuo elabora o auto de penhora e afixa, na porta ou noutro local visvel do imvel penhorado, um edital em que se refere a situao do imvel. Feita a penhora, nomeado o depositrio dos bens, que pode ser o executado, se for a sua casa de habitao efectiva ou o exequente o consentir; o arrendatrio do bem; o titular do direito real de reteno judicialmente verificado; o solicitador de execuo; e pessoa designada pelo oficial de justia. Em regra, o depositrio deve tomar posse efectiva do imvel. Para tal, o agente de execuo, se entender que necessrio ou se as circunstncias o exigirem, pode requerer ao juiz que determine a requisio do auxlio da fora pblica. Se a penhora for efectuada em casa habitada ou numa sua dependncia fechada, s pode realizar-se entre as 7 e as 21 horas. Quando o imvel penhorado for divisvel e o seu valor exceder manifestamente o da dvida exequenda e dos crditos reclamados, pode o executado requerer autorizao para proceder ao seu fraccionamento, sem prejuzo do prosseguimento da execuo. Nestes casos, a penhora mantm-se sobre todo o prdio, mesmo aps a diviso, salvo se, a requerimento do executado e ouvidos os demais interessados, o juiz autorizar o levantamento da penhora sobre algum dos imveis resultantes da diviso, com fundamento

O novo regime da aco executiva

65

na manifesta suficincia do valor dos restantes bens para a satisfao do crdito do exequente e dos credores reclamantes. O depositrio pode ser removido, a requerimento de qualquer interessado, desde que no seja o solicitador de execuo, se deixar de cumprir os deveres do seu cargo. O depositrio pode pedir escusa do cargo, ocorrendo motivo atendvel. O executado pode requerer o levantamento da penhora e a condenao do exequente nas custas a que deu causa se, por negligncia deste, a execuo tiver estado parada durante seis meses. Se estiver parada trs meses por actuao negligente do exequente, e enquanto no for requerido o levantamento da penhora, pode qualquer credor, cujo crdito esteja vencido e tenha sido reclamado para ser pago pelo produto da venda dos bens penhorados, substituir-se ao exequente na prtica do acto que ele tenha negligenciado, at que o exequente retome a prtica normal dos actos que lhe cabem.

A penhora de bens mveis No mbito da penhora de bens mveis (artigos 848. e ss. do CPC), h que distinguir a situao das coisas mveis no sujeitas a registo e da das coisas mveis sujeitas a registo. A penhora de coisas mveis no sujeitas a registo (artigos 848. e ss. do CPC), realiza-se com a efectiva apreenso dos bens e a sua remoo imediata para depsitos, sendo fiel depositrio o agente de execuo que efectuou a diligncia. Presumem-se do executado todos os bens mveis no sujeitos a registo encontrados em seu poder (embora tal presuno possa ser ilidida perante o juiz). Se for necessrio, o agente de execuo requer ao juiz que determine a requisio do auxlio da fora pblica.

66

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

Se forem apreendidos dinheiro, papis de crdito, pedras e metais preciosos, os mesmos sero depositados em instituio de crdito, ordem do solicitador de execuo ou, na falta daquele, da secretaria. Nos termos do artigo 848.-A, o exequente pode cooperar com o agente de execuo na realizao da penhora. Da penhora realizada ser lavrado auto, no qual ser registada a hora da diligncia e sero relacionados os bens por verbas numeradas, sendo indicado, sempre que possvel, o valor aproximado de cada verba, valor esse fixado pelo agente de execuo, que pode recorrer a um perito no caso de avaliaes que exijam conhecimentos especializados. Na impossibilidade de concluir a penhora num s dia, as portas das casas em que se encontrem os bens no relacionados sero seladas e providenciada a sua guarda, prosseguindo a diligncia no 1. dia til seguinte. O executado ou quem ocultar alguma coisa com o fim de a subtrair penhora ficar sujeito s sanes correspondentes litigncia de m f, podendo incorrer em responsabilidade criminal. No que se refere penhora de veculo automvel, aps o registo, a mesma seguida de imobilizao do veculo, designadamente atravs da imposio de selos (cujo modelo foi aprovado por portaria do Ministro da Justia) e, sempre que possvel, da apreenso dos documentos respectivos. A apreenso pode ser efectuada por qualquer autoridade administrativa ou policial, de acordo com o disposto em legislao especial para a apreenso de veculo automvel, sendo requerida por credor hipotecrio. O veculo apenas ser removido quando for necessrio, ou, na falta de oposio penhora, quando se mostrar conveniente. No caso de a penhora de veculos automveis ser efectuada por autoridade administrativa ou policial, valer como auto de penhora o auto de apreenso.

O novo regime da aco executiva

67

A penhora de direitos Ao regime da penhora de direitos (artigos 856. e ss. do CPC), em que se inclui, entre outras situaes, a penhora de crditos, vencimentos, salrios, rendas, abonos e depsitos bancrios, nos termos do artigo 863., subsidiariamente aplicvel o disposto para a penhora de coisas mveis e imveis.

A penhora de crditos A penhora de crditos (artigo 856. do CPC) consiste na notificao ao devedor, feita como uma citao pessoal, de que o crdito fica ordem do agente de execuo. O devedor deve declarar se o crdito existe, quais as garantias que o acompanham, em que data se vence e quaisquer outras circunstncias que possam interessar execuo. Estas informaes podem ser dadas ao processo no acto da notificao ou por meio de informao escrita no prazo de 10 dias. Se o devedor nada disser, entende-se que ele reconhece a existncia da obrigao, nos termos da indicao do crdito penhora. Se o crdito estiver garantido por penhor, faz-se apreenso do objecto deste, aplicando-se as disposies relativas penhora de coisas mveis, ou faz-se a transferncia do direito para a execuo; se estiver garantido por hipoteca, faz-se no registo o averbamento da penhora. Quando a dvida se vencer, o devedor obrigado a depositar a respectiva importncia em instituio de crdito, ordem do solicitador de execuo ou, na sua falta, da secretaria, e a apresentar no processo o documento do depsito, ou a entregar a coisa devida ao agente de execuo, que ser o seu depositrio.

68

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

A penhora de direitos titulados A penhora de direitos incorporados em ttulos de crdito e valores mobilirios titulados no depositados em instituio financeira (artigo 857. do CPC) realiza-se mediante a apreenso do ttulo, depositando-os em instituio de crdito, ordem do solicitador de execuo ou, na sua falta, da secretaria, ordenando-se ainda, sempre que possvel, o averbamento do nus resultante da penhora. Se o direito incorporado no ttulo tiver natureza obrigacional dever-se- penhorar tambm o direito de crdito.

A penhora de vencimentos, salrios, rendas e abonos A penhora que recaia sobre rendas, abonos, vencimentos, salrios ou outros rendimentos peridicos (artigos 861. e 863., ambos do CPC) efectuada atravs da notificao do locatrio, do empregador ou da entidade que os deva pagar para que faa, nas quantias devidas, o desconto correspondente ao crdito penhorado e proceda ao depsito em instituio de crdito, ficando as quantias depositadas ordem do solicitador de execuo ou, na sua falta, da secretaria, mantendo-se indisponveis at ao termo do prazo para a oposio do executado, caso este se no oponha, ou, caso contrrio, at ao trnsito em julgado da deciso que sobre ela recaia. Findo esses prazos o exequente pode requerer que lhe sejam entregues as quantias depositadas at ao valor da dvida exequenda, depois de descontado o montante relativo a despesas de execuo.

A penhora de depsitos bancrios A lei determina que a penhora de depsitos bancrios (artigo 861.-A do CPC) seja feita, preferentemente, por comunicao electrnica e mediante despacho judicial.

O novo regime da aco executiva

69

Sendo vrios os titulares do depsito, a penhora incide sobre a quotaparte do executado na conta comum, presumindo-se que as quotas so iguais. Quando no seja possvel identificar adequadamente a conta bancria, penhorada a parte do executado nos saldos de todos os depsitos existentes na instituio ou instituies notificadas. Se o limite do crdito exequendo se mostrar excedido, cabe ao agente de execuo reduzir a penhora efectuada. A entidade notificada e o agente de execuo seguem os seguintes critrios na escolha da conta ou contas cujos saldos so penhoradas: em primeiro lugar, as contas em que o executado seja nico titular; em segundo, as contas em que seja contitular, a/as que tiver(em) menor nmero de titulares; e, em terceiro, as contas de depsito a prazo. A notificao feita directamente s instituies de crdito, com a meno expressa de que o saldo existente, ou a quota-parte do executado nesse saldo, fica congelado desde a data da notificao. As entidades notificadas devem, no prazo de 15 dias, comunicar ao agente de execuo o montante dos saldos existentes, ou a inexistncia de conta ou saldo. Seguidamente, comunicam ao executado a penhora efectuada. O saldo penhorado s movimentvel pelo agente de execuo, embora possam ser efectuadas, quer operaes de crdito decorrentes do lanamento de valores anteriormente entregues e ainda no creditados na conta data da penhora, quer operaes de dbito decorrentes da apresentao a pagamento, em data anterior penhora, de cheques ou realizao de pagamentos ou levantamentos cujas importncias hajam sido efectivamente creditadas aos respectivos beneficirios em data anterior penhora. Findo o prazo de oposio, se esta no tiver sido deduzida, ou julgada a oposio improcedente, o exequente pode requerer que lhe sejam entregues as quantias penhoradas, que no o garantam crdito reclamado, at ao valor da dvida exequenda, depois de descontado o montante relativo a despesas de execuo.

70

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

4.2.3.

Diligncias de efectivao da penhora

No que se refere s diligncias para a efectivao da penhora, no regime anterior, sempre que se verificassem obstculos fsicos ou fosse oposta alguma resistncia, o funcionrio judicial requisitava, oficiosamente, o auxlio da fora pblica, lavrando o respectivo auto de ocorrncia124. Hoje, o recurso ao auxlio da fora pblica (artigo 840., n. 2 do CPC) efectuado nos seguintes casos: penhora de bens imveis, quando as portas do imvel estejam fechadas ou quando for exercida alguma resistncia realizao da penhora ou, ainda, no caso de haver fundado receio de que venha a existir resistncia, o agente de execuo pode requerer ao juiz que determine a requisio do auxlio da fora pblica, sendo as portas arrombadas, se necessrio.

4.2.4.

A interveno do juiz na fase da penhora

Sempre que h reclamaes, obstculos ou entraves efectivao da penhora, que no possam ser legalmente resolvidos pelo agente de execuo, bem como naqueles casos em que se torna necessrio salvaguardar a reserva da vida privada, mediante a imposio de despacho judicial de autorizao quando se trate de dados sujeitos a regime de confidencialidade. No mbito do regime processual anterior, nos casos em que no acto da efectivao da penhora o executado, ou algum em seu nome, declarava que os bens visados pela diligncia de penhora pertenciam a terceiro e destas declaraes resultassem dvidas, o juiz, oficiosamente, podia intervir no processo e decidir se a penhora devia ser mantida, ouvidos o exequente e o executado e obtidas as informaes que considerasse necessrias125. Agora, com a reforma da aco executiva, no caso dos bens mveis no sujeitos a registo, presume-se pertencerem ao executado os bens encontrados em seu poder, podendo a presuno, tal como no regime anterior, feita a penhora, ser

124 125

Anterior redaco do artigo 840., n. 2 do CPC. Cf. artigo 832. do CPC, na anterior redaco.

O novo regime da aco executiva

71

ilidida perante o juiz, mediante prova documental do direito de terceiro, sem prejuzo dos embargos de terceiros126. Mas, a interveno do juiz apenas pode ser provocada pelo executado ou terceiros, no havendo lugar a uma interveno espontnea ou oficiosa. O juiz deixou, tambm, de ter interveno no mbito da penhora de bens imveis, sendo a sua interveno substituda pela aco do agente de execuo. Assim, por fora da reforma, o agente de execuo quem passa a lavrar o auto de penhora e a constituir-se depositrio127, entre outras diligncias. Todavia, quando o bem imvel penhorado for divisvel e o seu valor exceder o da dvida e dos crditos reclamados, o juiz, mediante requerimento do executado e ouvidos os demais interessados, continua a intervir no processo para autorizar o levantamento da penhora sobre algum dos imveis resultantes da diviso128. No que diz respeito penhora de direitos, o exequente, o executado e os credores reclamantes podem continuar a requerer a interveno do juiz para ordenar a prtica, ou a autorizao para a prtica, dos actos que se afigurem indispensveis conservao do direito de crdito penhorado129. Contudo, quando o devedor negue a existncia do crdito, deixou de haver lugar a comparncia em tribunal do exequente, do executado e do devedor, a fim de serem ouvidos pelo juiz e, em sua substituio, passou a haver uma simples notificao, que feita ao exequente e ao executado para se pronunciarem e, em face desta resposta, o exequente ter de declarar se mantm ou desiste da penhora. Antes da introduo da reforma, havendo lugar penhora de depsitos bancrios, o juiz intervinha na execuo para determinar oficiosamente a imediata reduo da penhora de depsitos bancrios, quando esta se mostrasse excessiva para pagamento do crdito exequendo e respectivas

126 127

Cf. artigo 848., n. 2 do CPC. Cf. artigos 838. e 839. do CPC. 128 Cf. artigo 842-A do CPC. 129 Cf. artigo 856., n. 5 do CPC.

72

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

custas. Agora, a penhora de depsitos bancrios feita, preferentemente, por comunicao electrnica e mediante despacho judicial (que poder integrar-se no despacho liminar quando o houver), cabendo ao agente de execuo reduzir a penhora efectuada, caso o saldo de depsitos seja superior ao crdito exequendo e custas130. No que se refere consignao de rendimentos, assistimos a uma substituio do juiz pelo agente de execuo no exerccio das diligncias administrativas, uma vez que, agora, o exequente requer ao agente de execuo, e no ao juiz, que lhe sejam consignados os rendimentos de imveis ou de mveis sujeitos a registo, em pagamento do seu crdito131. Caso o consignatrio fique na posio de locador, no poder resolver o contrato, nem tomar qualquer atitude relativa aos bens, se no tiver a anuncia do executado neste caso, e na falta de acordo, o juiz chamado a decidir da questo132.

4.2.5.

A reaco contra a penhora

Sendo efectuada a penhora possvel que ela seja ilegal. A ilegalidade da penhora pode assentar no facto de se terem ultrapassado os limites objectivos da penhorabilidade (penhoram-se bens que no deviam ser penhorados, em absoluto, ou no deviam ser penhorados naquelas circunstncias, ou sem excusso de todos os outros, ou para aquela dvida); mas tambm pode ocorrer quando a penhora seja subjectivamente ilegal (penhoram-se bens que no so do executado) (Freitas, 2004:274). Contra a ilegalidade objectiva da penhora, o executado pode reagir atravs de oposio. Contra a ilegalidade subjectiva da penhora, os interessados podem reagir atravs de embargos de terceiro e atravs de aco de reivindicao.

130 131

Cf. artigo 861-A., n. 3 do CPC. Cf. artigo 879. do CPC. 132 Cf. artigo 880. do CPC.

O novo regime da aco executiva

73

A oposio penhora A oposio penhora pode ser efectuada, quer atravs de um simples requerimento, quer atravs de um incidente processual de oposio que corre por apenso execuo. O requerimento de oposio pode ser apresentado ao juiz do processo, contendo prova documental inequvoca de que um bem que vai ser penhorado ou que j foi penhorado no pode ser penhorado por pertencer a terceiro ou ser impenhorvel (artigos 809., n. 1, als. c) e d); 848., n. 2; 827., n. 2; e 824., n.s 4 e 5, todos do CPC). O juiz decide atendendo s provas apresentadas e s declaraes do exequente, ou mantm, ou levanta, ou reduz a penhora. O incidente de oposio penhora corre por apenso execuo e s pode ser intentado pelo executado ou pelo seu cnjuge (artigos 863.-A e 864.-A, ambos do CPC), desde que seja inadmissvel a penhora dos bens do executado, concretamente apreendidos, ou da extenso com que ela foi realizada; ou que os bens penhorados s respondam subsidiariamente pela dvida exequenda; ou, ainda, que os bens, embora sendo do executado, no deviam ter sido penhorados (Freitas, 2004: 280). Aps a penhora, o executado tem vinte ou dez dias para se opor, consoante tiver ou no, respectivamente, sido citado ao mesmo tempo que foi efectuada a penhora. Com a oposio devem ser logo oferecidos os meios de prova. O juiz pode indeferir liminarmente a oposio quando tenha sido deduzida fora de prazo ou seja manifestamente improcedente (artigos 863.-B, n. 1 e 817., ambos do CPC). O exequente deve ser notificado da oposio e responder em dez dias. Se no responder, os factos alegados pelo executado sero considerados provados desde que sejam confessveis e no estejam em oposio aos que foram referidos aquando da indicao de bens penhora. A execuo s suspensa por efeito da oposio penhora se o executado prestar cauo, se pretender substitu-la ou refor-la (artigos 863.B, n. 3 e 834., n. 3, al. d), ambos do CPC).

74

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

Os embargos de terceiro Os embargos de terceiro, enquanto meios de oposio penhora, so meios de defesa da posse (artigos 1276. e 1278., ambos do Cdigo Civil (CC)), embora em termos processuais sejam classificados como incidentes de oposio (cf. Freitas, 2004: 298). Podem ser utilizados por qualquer possuidor de um bem (em nome prprio ou alheio) cuja posse seja incompatvel com a realizao ou com o mbito da penhora (artigo 351., n. 1 do CPC). Podem, ainda, ser utilizados pelo locatrio (artigo 1037, n. 2 do CC), pelo comodatrio (artigo 1133., n. 2 do CC) e pelo depositrio (artigo 1188., n. 2 do CC) desde que no possuam a coisa em nome do executado (Freitas, 2004: 291). Tambm o cnjuge do executado pode utilizar os embargos de terceiro (artigo 352. do CPC) para defesa de bens prprios ou de bens comuns que indevidamente tenham sido atingidos pela penhora. Os embargos de terceiro correm por apenso aco executiva. Em regra, devem ser deduzidos contra o exequente e o executado e no prazo de trinta dias aps o conhecimento da penhora pelo embargante, embora nunca depois da venda ou adjudicao dos bens (artigo 353., n. 2 do CPC). Os embargos de terceiro tm duas fases: a introdutria, em que o juiz aprecia a prova que junta petio e o prazo da deduo, recebendo ou recusando o recebimento dos embargos; e a fase contraditria, em que se citam os embargados para contestar e se decidem os embargos de acordo com as regras do processo declarativo sumrio ou ordinrio, consoante o valor do incidente. O recebimento dos embargos implica a suspenso do processo quanto aos bens a que os embargos digam respeito (artigo 356. do CPC).

A aco de reivindicao A aco de reivindicao uma aco declarativa comum, autnoma em relao ao processo executivo. Assim, o proprietrio de um bem indevidamente penhorado pode usar para defesa do seu direito de propriedade, quer os

O novo regime da aco executiva

75

embargos de terceiro, quer uma aco de reivindicao. O efeito mais importante da reivindicao o da ineficcia da venda dos bens penhorados que tenham sido reivindicados posteriormente (artigo 909., n. 1, al. d) do CPC).

4.2.6.

A convocao e o concurso de credores

luz do Decreto Lei n. 329-A/95, de 12 de Dezembro, o juiz podia dispensar a convocao dos credores do executado quando a penhora apenas incidia sobre vencimentos, abonos ou penses, ou quando, estando penhorados mveis no sujeitos a registo e de reduzido valor, no constava dos autos que sobre eles incidiam direitos reais de garantia. Porm, com a reforma do processo executivo, a citao dos credores promovida pelo agente de execuo, que dever, nos cinco dias contados da realizao da ltima penhora, citar o cnjuge do executado, quando a penhora recaia sobre bens comuns do casal ou sobre bens relativamente aos quais o executado no possa livremente onerar; os credores que sejam titulares de direito real de garantia, para reclamarem o pagamento dos seus crditos; as entidades referidas nas leis fiscais, com vista defesa dos possveis direitos da Fazenda Pblica; e o Instituto de Gesto Financeira da Segurana Social, com vista defesa dos direitos da Segurana Social133. Assim, em regra, todos os credores que gozem de garantia real134 sobre os bens penhorados podem, em quinze dias a contar da citao, reclamar o pagamento dos seus crditos pelo produto daqueles. O executado, o exequente e os restantes credores so notificados das reclamaes de crditos, podendo impugn-las tambm no prazo de quinze

Cf. artigo 864. do CPC. Excepto os credores com privilgio creditrio geral quando a penhora incida sobre bem s parcialmente penhorvel, renda, outro rendimento ou veculo automvel; ou quando a penhora incida sobre moeda corrente ou depsito bancrio em dinheiro e o crdito do exequente seja inferior a 190 UC; ou quando o crdito do exequente for inferior a 190 UC e este requeira procedentemente a consignao de rendimentos ou a adjudicao em dao em cumprimento do direito de crdito no qual a penhora tenha incidido, antes de convocados os credores (cf. artigo 865. do CPC).
134

133

76

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

dias135, seguindo-se a resposta, no prazo de 10 dias, do credor reclamante cujo crdito haja sido impugnado136. Aps esta fase inicial, o juiz de execuo verifica a existncia do crdito reclamado e gradua os crditos. O processo segue a forma do processo declarativo sumrio, podendo o juiz decidir imediatamente, com base nas provas oferecidas pelas partes, atravs de despacho saneador-sentena, ou apenas aps a realizao das diligncias probatrias necessrias137. Se houver uma pluralidade de execues sobre os mesmos bens, o juiz pode sustar a penhora posterior oficiosamente, mediante informao do agente de execuo, ou a requerimento do exequente, executado ou credor citado para reclamar o seu crdito138.

4.3. A fase da venda A partir da entrada em vigor da reforma de 2003, na fase da venda o agente de execuo tem um papel fundamental, visto ter assumido, como referimos, parte substancial das funes que incumbiam ao juiz139. Hoje, compete ao agente de execuo, ouvidos o exequente, o executado e os credores com garantia sobre os bens a vender, decidir sobre a venda, que poder revestir uma das seguintes modalidades: venda mediante proposta em carta fechada; venda em bolsas de capitais ou de mercadorias; venda directa a pessoas ou entidades que tenham direito a adquirir os bens; venda por negociao particular; venda em estabelecimento de leiles; ou venda em depsito pblico. Quando o executado, o exequente ou um credor reclamante

135 136

Cf. artigo 866. do CPC. Cf. artigo 867. do CPC. 137 Cf. artigo 868. do CPC. 138 Cf. artigo 871. do CPC. 139 Cf. Prembulo do Decreto-Lei n. 38/2003, de 08 de Maro.

O novo regime da aco executiva

77

discordarem da deciso do agente de execuo, cabe ao juiz decidir, no havendo lugar a recurso desta deciso140. abertura das propostas em carta fechada continua a presidir o juiz da execuo141, quando o bem a vender imvel. A requerimento do agente de execuo, do exequente, do executado ou do credor com garantia real, o juiz pode, tambm, presidir venda de um estabelecimento comercial de valor consideravelmente elevado142. O juiz continua a poder intervir, tambm, para autorizar a venda antecipada de bens, quando estes no possam ou no devam conservar-se, por estarem sujeitos a deteriorao ou depreciao, ou quando haja manifesta vantagem na antecipao da venda143. O juiz pode, ainda, oficiosamente ou a requerimento dos interessados, ordenar que a venda tenha lugar no tribunal da situao dos bens e no no tribunal da execuo144. No caso de inexistncia de proponentes ou de no-aceitao das propostas, ser efectuada venda por negociao particular145. Tendo sido aceite alguma proposta e o proponente, depois de notificado, no depositar o respectivo valor, dever o juiz, aps requerimento do agente de execuo, decretar o arresto de bens do proponente faltoso146. O agente de execuo pode, tambm, declarar que a venda fique sem efeito, depois de ouvir os interessados na venda, aceitando uma proposta de valor inferior ou decidindo que os bens sejam novamente vendidos mediante novas propostas147. Incumbe ao agente de execuo lavrar o respectivo auto da abertura e aceitao das propostas148 e o acto de adjudicao ao arrematante, que antes

140 141

Cf. artigo 886-A. do CPC. Cf. artigos 893. e 876. do CPC. 142 Cf. artigo 901-A. do CPC. 143 Cf. artigos 886-C. e 851., ambos do CPC, na anterior redaco. 144 Cf. artigos 890. e 889., n. 3 do CPC. 145 Cf. artigo 895., n. 2 do CPC. 146 Cf. artigo 898., n. 1 do CPC. 147 Cf. artigo 898., n.s 1 e 3 do CPC. 148 Cf. artigo 899. do CPC.

78

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

da reforma era efectuado pelo juiz149. Quanto realizao da venda por negociao particular, s na falta de acordo ou havendo oposio dos interessados que o juiz chamado a intervir para designar o respectivo encarregado de venda150. E ocorrendo irregularidades da venda feita em estabelecimento de leilo, igualmente suscitada a interveno do juiz para decidir das reclamaes entretanto deduzidas151. A anulao da venda e respectiva indemnizao do comprador, nos casos em que, depois da venda, se reconhecer a existncia de algum nus ou limitao que no fosse tomado em considerao e que exceda os limites normais inerentes aos direitos da mesma categoria, ou de erro sobre a coisa transmitida, por falta de conformidade com o que foi anunciado continua a ser decidida pelo juiz, depois de tal pedido ser deduzido, no processo de execuo, pelo comprador e de ouvidos o exequente, o executado e os credores interessados e de realizadas as diligncias probatrias152. O cancelamento dos registos de direitos reais promovido pelo agente de execuo, aps o pagamento do preo e do imposto devido pela transmisso153.

A venda em depsito pblico Com a entrada em vigor do novo processo executivo, foi prevista a possibilidade de ser efectuada a venda em depsito pblico dos bens penhorados. Esta possibilidade ficou consagrada no Cdigo de Processo Civil com a alterao ao artigo 886. e o aditamento do artigo 907.-A, vindo este ltimo normativo a regular apenas, de uma forma geral, os casos em que se deve proceder venda em depsito pblico. De acordo com o n. 3 do artigo

149 150

Cf. artigo 900. do CPC. Cf. artigo 905. do CPC. 151 Cf. artigo 907. do CPC. 152 Cf. artigo 908. do CPC. 153 Cf. artigo 888. do CPC.

O novo regime da aco executiva

79

907.-A do CPC, a regulao da venda em depsito pblico deveria ser feita mediante a aprovao de regulamento prprio. Deste modo, em 5 de Setembro de 2003, foi publicada a Portaria n. 941/2003, a qual teve por objecto, de acordo com o respectivo n. 1., estabelecer os procedimentos e condies em que se processa a venda em depsitos pblicos de bens penhorados, nos termos do disposto no artigo 907A do CPC. No artigo 2 deste diploma, o legislador estabeleceu como depsitos pblicos de bens penhorados os armazns da propriedade ou posse do Ministrio da Justia cuja utilizao para este fim seja autorizada por despacho do director-geral da Administrao de Justia e os armazns cuja utilizao seja acordada mediante protocolo celebrado para o efeito pela Cmara dos Solicitadores ou pelo Ministrio da Justia atravs da Direco-Geral da Administrao da Justia. Esta Portaria debrua-se, ainda, sobre o preo do depsito e sobre o modo de realizao da venda. Por este diploma legal procurou-se regulamentar a prpria estrutura e natureza dos depsitos pblicos. No entanto, verificou-se posteriormente que a regulamentao operada fora fragmentria, tendo sido relegados para a regulao natural do mercado alguns pontos que deveriam, ento, ser objecto de interveno legal. Repare-se que, antes da entrada em vigor do Decreto-Lei n. 38/2003, os depsitos pblicos no existiam, nem sequer estava prevista a sua existncia, pelo que a mera regulamentao das condies de venda em depsito pblico no seria, por si s, suficiente. Constatando que os depsitos pblicos que haviam sido criados para o efeito de remoo e armazenamento de bens penhorados e consequente venda executiva ainda no funcionavam efectivamente, tornou-se evidente que um dos obstculos ao pleno funcionamento dos depsitos pblicos residiria na falta de previso dos custos por parte dos tribunais ou do agente de execuo. O legislador considerou, ento, necessrio estabelecer um enquadramento normativo para a determinao dos preos devidos pela utilizao de depsitos pblicos e para a remunerao dos depositrios.

80

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

Por outro lado, a ausncia de uma regulamentao precisa da estrutura, natureza, criao e modo de funcionamento dos depsitos pblicos foi, tambm, considerada um factor de perturbao do sistema, mostrando-se conveniente que fosse estabelecido um regulamento do depsito pblico, tal como aconselhava j o referido artigo 907.-A do CPCl. Mais recentemente, a Portaria n. 512/2006, de 5 de Junho, veio aprovar o Regulamento do Depsito Pblico. Este definido como todo e qualquer local de armazenagem de bens que tenha sido afecto, por despacho do DirectorGeral da Administrao da Justia, remoo e depsito de bens penhorados no mbito de um procedimento executivo. O legislador adaptou, ainda, as condies de venda em depsito pblico possibilidade de realizao da venda por meios informticos, nomeadamente atravs de leilo na Internet.

4.4. A extino da execuo Uma das formas de cessao da execuo o pagamento voluntrio da dvida exequenda. No mbito do regime anterior, havendo lugar ao pagamento da dvida exequenda e das custas, era requerida ao juiz a liquidao de toda a responsabilidade do executado e, com a apresentao do referido requerimento, a execuo era suspensa. Aps a reforma, feito o depsito do pagamento da dvida exequenda e custas que se encontrem j liquidadas, mediante solicitao verbal das guias na secretaria de execuo, susta-se a execuo, excepto se o valor do depsito for manifestamente insuficiente, tendo lugar a liquidao, no carecendo de requerer a interveno do juiz para o efeito. O pagamento da dvida exequenda pode, em alternativa, ser feito ao agente de execuo154. A execuo pode, ainda, cessar atravs da desistncia do exequente155.

154 155

Cf. artigo 916. do CPC. Cf. artigo 918. do CPC.

O novo regime da aco executiva

81

Assim, ao contrrio do anterior regime, segundo o qual a extino da execuo era declarada por sentena, actualmente incumbe ao agente de execuo dar por finda a instncia executiva e proceder s notificaes necessrias156. Contudo, como adiante se ver, a extino da execuo uma matria que levanta algumas questes a necessitarem de ajustamentos.

156

Cf. artigo 919. do CPC.

82

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

5.

As custas judiciais nas aces executivas O Decreto-Lei n. 204/2003, de 12 de Setembro, veio estabelecer o

regime especial das custas judiciais nas aces executivas, designadamente no que concerne ao montante da taxa de justia inicial; ao montante da taxa de justia das execues; aos encargos das execues; e prtica de actos avulsos pelo solicitador de execuo. De facto, como o legislador refere no Prembulo do diploma, com excepo dos actos que requeiram efectiva interveno jurisdicional, no se afigura razovel sujeitar as aces executivas em que haja interveno do solicitador de execuo ao pagamento do montante da taxa de justia prevista no Cdigo das Custas Judiciais. Assim, foi aprovado um regime especial e transitrio aplicvel s custas das aces executivas, sob pena de se encarecer, desnecessria e injustificadamente, o acesso justia, estabelecendo-se uma reduo significativa da taxa de justia devida nas execues em que seja designado solicitador de execuo, assim como uma enorme simplificao do respectivo processo de contagem. J nos casos em que, para alm da interveno do solicitador de execuo, seja necessria ou suscitada a interveno do juiz designadamente, nos recursos, nos apensos declarativos e nas questes incidentais o montante das custas judiciais determinado de acordo com as regras e critrios do Cdigo das Custas Judiciais em vigor, bem como nas execues em que o agente de execuo seja um oficial de justia, nas quais apenas se estabelece uma reduo da taxa de justia inicial devida pelo exequente. O Decreto-Lei n. 324/2003, de 27 de Dezembro, veio proceder reviso do Cdigo das Custas Judiciais, de forma a compatibilizar o seu regime com as reformas da aco executiva e do contencioso administrativo157.

157

Esta reviso foi norteada, de acordo com aquele diploma, pelos seguintes objectivos fundamentais: simplificao da estrutura do Cdigo e do acto de contagem; adopo de critrios de tributao mais justos e objectivos; adequada repartio dos custos da justia; moralizao e racionalizao do recurso aos tribunais; compatibilizao com as reformas da aco executiva e do contencioso administrativo; e reduo do nmero de execues por custas.

O novo regime da aco executiva

83

Atravs do Ofcio-Circular n. 45, da DGAJ/DSJCI, determinou-se que nas aces executivas em que o agente de execuo seja solicitador de execuo, o exequente tenha procedido ao pagamento da taxa de justia inicial e no haja lugar a operaes de liquidao do julgado ou pagamentos por via de depsito ordem do processo, dispensada a elaborao das contas, desde que verificados os seguintes requisitos: a) estabilidade do valor tributrio; b) inexistncia de pluralidade de sujeitos; c) inexistncia de reembolsos ao Cofre Geral dos Tribunais; d) taxas de justia iniciais/subsequentes pagas de acordo com a respectiva tabela; e) da consulta do extracto da conta corrente do processo (SCJ) se mostre arrecadada a taxa devida pelo processo e o saldo seja igual a zero. Esta medida resultou da constatao de que uma parte significativa das contas cveis e algumas liquidaes criminais que [eram ento] efectuadas no [eram] mais do que meras demonstraes de que as taxas de justia estav[am] pagas e que, nos casos em que no [fossem] devidos quaisquer encargos, o total a pagar [era] 0,00 (cf. Ofcio-Circular n. 45, da DGAJ/DSJCI).

84

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

6.

Uma nova profisso jurdica: o solicitador de execuo O Decreto-Lei n. 38/2003, de 8 de Maro, criou no nosso ordenamento

jurdico uma nova figura o agente de execuo e uma nova profisso com funes determinantes no desenrolar da aco executiva. A figura do agente de execuo est prevista no artigo 808 do Cdigo de Processo Civil, em articulao com o novo Estatuto da Cmara dos Solicitadores (ECS), aprovado pelo Decreto-Lei n. 88/2003, de 26 de Abril, que reserva o Captulo VIII ao solicitador de execuo (artigos 116 a 131, todos do ECS). As funes do agente de execuo so desempenhadas, em regra, por um solicitador de execuo (artigo 808, n. 2, 1. parte do CPC), o qual um solicitador que, sob fiscalizao da Cmara e na dependncia funcional do juiz da causa, exerce as competncias especficas de agente de execuo e as demais funes que lhe forem atribudas por lei (artigo 116 do ECS). Os solicitadores de execuo passaram, assim, a exercer funes at ento da competncia do juiz ou do funcionrio judicial, sendo investidos de competncia para a prtica de actos prprios de um oficial pblico. O solicitador de execuo pode definir-se como um profissional liberal independente, sujeito a um triplo controlo ou dependncia: processual, no que respeita ao juiz; profissional e deontolgico, quanto respectiva Cmara dos Solicitadores; e fiscalizado, ainda, pelo exequente, que pode pedir a sua destituio judicial, com base em justa causa, nos termos do artigo 808, n. 4 do Cdigo de Processo Civil. O solicitador de execuo encontra-se subordinado a um regime de incompatibilidades e impedimentos, cooperando na administrao da justia, realizando os actos no cometidos ao juiz ou secretaria, o que implica uma larga desjurisdicionalizao (menor interveno do juiz nos actos processuais) e tambm a diminuio dos actos praticados pela secretaria, todavia, sem retirar a natureza jurisdicional ao processo executivo. A interveno do juiz passou a ser, assim, mais reduzida, apesar de continuar a exercer, na sua plenitude, pelo menos para determinados actos, os

O novo regime da aco executiva

85

seus amplos poderes jurisdicionais. Ou seja, o juiz perdeu a direco formal do processo mas no o seu controlo, que pode ser prvio ou posterior.

6.1. O regime de acesso profisso O acesso dos candidatos a solicitadores de execuo rege-se pelas disposies do Estatuto da Cmara dos Solicitadores e pelo Regulamento de Estgio dos Candidatos a Solicitador158. So requisitos para a inscrio na Cmara dos Solicitadores ser-se cidado portugus ou da Unio Europeia, possuir-se licenciatura na rea jurdica ou bacharelato em solicitadoria e a realizao, com aprovao, das provas previstas no estgio obrigatrio (artigos 77 e 93, n. 1, ambos do ECS)159. A realizao do estgio tem por finalidade proporcionar ao formando o conhecimento dos actos e termos mais usuais da prtica forense e dos direitos e deveres dos solicitadores. A orientao geral do estgio compete Cmara, atravs do seu Conselho Geral, ao qual cabe definir os programas de formao, temas e estrutura dos trabalhos a apresentar pelos candidatos e o contedo dos exames. Nos termos da lei, o estgio divide-se em dois perodos distintos: o primeiro, com a durao mnima de seis meses, promove a formao terica, no fim da qual obrigatria a apresentao de um trabalho escrito; o segundo perodo, ao qual apenas acedem os candidatos que tiverem realizado com sucesso o primeiro perodo, tem a durao mxima de doze meses, e privilegia a formao prtica. Por fim, sero realizados exames nacionais escritos, compostos por quatro provas, sendo considerados aptos os candidatos que tenham nota superior a 9,5 valores, desde que no tenham no exame referente

158 159

Cf. http://www.solicitador.net/pub/RegEstagio2006.pdf (Fevereiro de 2006). Como consta do Regulamento de Estgio dos Candidatos a Solicitador 2006/2007, h dois centros de estgio um na sede do Conselho regional do sul e outro na sede do Conselho regional do norte. Cabe aos centros de estgio assegurar a organizao dos processos de candidatura, formao e avaliao.

86

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

a Estatuto, regulamentos e deontologia classificao proporcional inferior a 45%. De acordo com o artigo 117, n. 1 do ECS, apenas pode exercer as funes de agente de execuo o solicitador que preencha os seguintes requisitos: ter, pelo menos, trs anos de exerccio da profisso de solicitador nos ltimos cinco anos, no incluindo o tempo de estgio (artigo 117, n.s 1, a), e 2 do ECS); no se encontrar abrangido por nenhuma das restries previstas no ECS, que adiante analisaremos; nunca ter sido condenado em pena disciplinar superior a multa, salvo se requerer a sua reabilitao (artigo 117, n.s 1, c), e 3 do ECS); ter sido aprovado nos exames finais do curso de formao de solicitador de execuo, realizado h menos de cinco anos (artigo 117, n. 1, al. d) do ECS); e ter as estruturas e os meios informticos mnimos (artigo 117, n. 1, al. f) do ECS, em articulao com o Regulamento de Inscrio). Da letra dos artigos 118 e 119 do ECS, decorre que, para exercer as funes de solicitador de execuo, o solicitador ter de estar inscrito no Colgio de Especialidade, no bastando a sua inscrio na Cmara dos Solicitadores, pois a especialidade de solicitador de execuo foi j estruturada em colgio. Assim, cabe ao Conselho Geral da Cmara dos Solicitadores organizar cursos de formao, com exames finais de aprovao perante jri pluridisciplinar, para os solicitadores que pretendam inscrever-se no colgio da especialidade e que estejam ou possam vir a estar em condies de se inscreverem como solicitador de execuo (artigo 118 do ECS). Caso se verifiquem todos os requisitos de inscrio exigidos, o conselho regional remeter cpia do processo ao colgio da especialidade e ao conselho geral, s podendo o solicitador de execuo iniciar as suas funes aps prestar juramento solene perante o presidente do tribunal da relao e o presidente regional da Cmara no sentido que cumprir as suas funes nos termos da lei e do estatuto da Cmara dos Solicitadores (artigo 119 do ECS).

O novo regime da aco executiva

87

6.2. As competncias De acordo com o disposto no artigo 808, n. 1 do CPC, ao agente de execuo, salvo determinao legal diversa, cabe realizar, sob controlo do juiz, todas as diligncias do processo de execuo, incluindo citaes, notificaes e publicaes bem como outras funes que lhes sejam atribudas por lei160. A interveno dos solicitadores de execuo intensifica-se na fase de penhora, como mostrmos no ponto 4.2., pois podem promover a realizao de todas as diligncias necessrias identificao e localizao de bens susceptveis de penhora. Sempre que se verifiquem obstculos efectivao da penhora ou alguma resistncia, o solicitador de execuo deve provocar a interveno do juiz. Na fase da venda, como referimos no ponto 4.4., os solicitadores de execuo tambm realizam um papel fundamental, cabendo-lhes decidir sobre a modalidade da venda, fixar o valor mnimo pelo qual o bem pode ser vendido, lavrar o respectivo auto de abertura e aceitao de propostas e o acto de adjudicao ao arrematante, proceder ao cancelamento dos registos de direitos reais aps o pagamento do preo e do imposto devido pela transmisso, promover o arresto perante o juiz em caso de falta de depsito do produto da venda, declarar que a venda fica sem efeito nos caos previstos na lei e dar por finda a aco executiva. Ao juiz passaram a caber apenas as funes de tutela e de controlo, nos termos do artigo 809 do CPC, assim como, de acordo com a mesma norma, proferir despacho liminar, quando for necessrio, julgar a oposio execuo e penhora, graduar os crditos, julgar a reclamao de acto do agente de

160

Em situaes pontuais, tambm o oficial de justia pode intervir como agente de execuo, veja-se o caso das execues por custas (artigo 808, n. 3 do CPC) ou de impossibilidade do solicitador de execuo (artigo 808, n. 2, 2. parte, do CPC), por exemplo na hiptese dos solicitadores de execuo estarem atingidos por alguma incompatibilidade ou impedimento (artigos 120 e 121, ambos do ECS). Neste caso, o agente de execuo o escrivo de direito que for titular da seco onde corre termos o processo de execuo (artigo 1 da Portaria n. 946/2003, de 6 de Setembro), excepto se ele delegar a execuo dos actos noutro funcionrio da mesma seco (artigo 4 da mesma Portaria).

88

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

execuo, decidir outras questes suscitadas pelo agente de execuo, pelas partes ou por terceiros intervenientes.

6.3. As incompatibilidades, os impedimentos e o pedido de escusa161 Tendo em conta as funes atribudas ao solicitador de execuo, o legislador pretendeu acautelar a independncia e a imparcialidade deste profissional atravs, nomeadamente, de um regime de incompatibilidades, impedimentos, suspeies e escusas (artigos 120 a 122, todos do ECS).

As incompatibilidades Ao solicitador de execuo so subsidiariamente aplicveis as

incompatibilidades gerais inerentes profisso de solicitador162 e as incompatibilidades especficas previstas para o solicitador de execuo (artigo 120 do ECS). Assim, incompatvel com as funes de solicitador de execuo o exerccio do mandato judicial no processo executivo; o exerccio das funes por conta de entidade empregadora, no mbito de um contrato de trabalho; e o desenvolvimento, no seu escritrio, de outra actividade para alm

Seguimos, neste ponto, de perto a estrutura empregue por Sousa (2004, 53-55). Nos termos do artigo 114 do ECS, so actividades incompatveis com o exerccio da solicitadoria as seguintes: ser titular ou membro de rgo de soberania, com excepo da Assembleia da Repblica, assessor, membro e funcionrio ou agente contratado do rgo ou respectivos gabinetes; ser titular ou membro do Governo Regional e assessor, funcionrio ou agente contratado dos respectivos gabinetes; ser Provedor de justia, adjunto, assessor, funcionrio ou agente contratado do servio; ser magistrado judicial ou do Ministrio Pblico, efectivo ou substituto, e funcionrio de qualquer tribunal; ser juiz de paz e mediador nos julgados de paz; ser assessor dos tribunais judiciais; ser administrador dos tribunais; ser presidente e vereador das cmaras municipais, quando desempenhem funes em regime de permanncia; ser conservador dos registos ou notrio e funcionrio ou agente dos respectivos servios; ser governador civil, vice-governador civil, chefe de gabinete, adjunto, assessor e funcionrio dos governos civis; ser funcionrio de quaisquer servios pblicos de natureza central, regional ou local, ainda que personalizados, com excepo dos docentes de qualquer disciplina e em qualquer estabelecimento de ensino; ser membro das Foras Armadas ou militarizadas no activo; ser gestor pblico, nos termos do respectivo Estatuto; ser funcionrio ou agente da segurana social e das casas do povo; ser advogado; ser mediador e leiloeiro; e desempenhar quaisquer outras funes e actividades que por lei sejam consideradas incompatveis com o exerccio da solicitadoria.
162

161

O novo regime da aco executiva

89

das de solicitadoria. Estas incompatibilidades estendem-se aos respectivos scios e queles com quem o solicitador partilhe o escritrio, de acordo com o artigo 120, n.s 1 e 2 do ECS. Segundo Sousa (2004: 54), pretende-se evitar que o solicitador de execuo possa ser algum que, na sua actividade profissional, tenha contribudo para a formao do ttulo executivo (intervindo, por exemplo, como mandatrio do credor na aco declarativa na qual se formou o ttulo) ou que, em funo da sua actividade como mandatrio judicial, tenha representado, em tempos recentes, qualquer das partes da execuo e, por isso, possa colocar em perigo a independncia e a imparcialidade da sua actuao na execuo.

Os impedimentos No que concerne aos impedimentos, alm dos impedimentos gerais inerentes profisso de solicitador163, aplicvel ao solicitador de execuo, nos termos do artigo 121 do ECS, com as necessrias adaptaes, o regime estabelecido para os impedimentos e suspeies dos funcionrios da secretaria, previstos nos artigos 125, n. 2 e 134 a 136, todos do CPC: quando seja parte na causa, por si ou como representante de outra pessoa, ou quando nela tenha um interesse que lhe permitisse ser parte principal; quando seja parte da causa, por si ou como representante de outra pessoa, o seu cnjuge ou algum seu parente ou afim, ou em linha recta ou no segundo grau da linha colateral, ou quando alguma destas pessoas tenha na causa um interesse que lhe permita figurar nela como parte principal; e quando esteja em situao prevista nas alneas anteriores pessoa que com o juiz viva em economia comum. Constituem, ainda, impedimentos do solicitador de

Nos termos do artigo 115, n. 1, do ECS, esto impedidos de exercer solicitadoria os deputados Assembleia da Repblica, como autores nas aces cveis contra o Estado; os deputados s Assembleias Regionais, como autores nas aces cveis contra as Regies Autnomas; os vereadores, nas aces em que sejam partes os respectivos municpios; e os funcionrios ou agentes administrativos, na situao de aposentados, de inactividade, de licena ilimitada ou de reserva, em quaisquer assuntos em que estejam em causa os servios pblicos ou administrativos a que estiveram ligados, durante um perodo de trs anos a contar da data em que tenham passado a estar numa daquelas referidas situaes.

163

90

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

execuo, o exerccio das funes de agente de execuo quando haja participado na obteno do ttulo executivo que serve de base execuo e quando tenha representado judicialmente alguma das partes nos dois ltimos anos (artigo 121, n. 2 do ECS)164. Os impedimentos descritos so extensveis aos scios do solicitador e queles com os quais partilhe escritrio (artigo 121, n. 3 do ECS). Por ltimo, nos termos do artigo 115, n. 2 do ECS, o solicitador de execuo est impedido de exercer mandato judicial, em representao do exequente ou do executado, durante trs anos contados a partir da extino do processo de execuo no qual tenha desempenhado funes de solicitador de execuo.

O pedido de escusa O solicitador de execuo que esteja no desempenho das suas funes pode requerer seco regional deontolgica, em casos excepcionais e devidamente fundamentados, a suspenso de aceitar novos processos, devendo pedir escusa logo que ocorrer motivo de impedimento ou suspeio (artigo 122, n.s 1, 3, al. a), e 4 do ECS). Depois da aceitao da designao realizada pelo exequente ou da nomeao feita pela secretaria do tribunal (artigos 810, n. 6, e 811-A, n. 1, ambos do CPC), o solicitador de execuo s pode pedir escusa do exerccio das suas funes quando for membro de rgo nacional, regional, dos colgios da especialidade ou da direco da Caixa de Previdncia de Advogados e Solicitadores ou, como referimos, quando ocorra motivo de impedimento ou suspeio (artigo 122, n. 3 do ECS).

164

Quanto a este ponto, h quem defenda existir um impedimento nos casos em que o solicitador de execuo efectuou a notificao judicial avulsa prevista no artigo 812-A, n. 1, al. c). Segundo Sousa (2004: 54), a situao no configura nenhum impedimento, dado que esta notificao no um requisito do ttulo executivo.

O novo regime da aco executiva

91

6.4. Os deveres do solicitador de execuo165 Ao solicitador de execuo, para alm dos deveres gerais a que esto sujeitos todos os solicitadores166, so exigidos certos deveres especficos elencados no artigo 123 do ECS. Vejamos: o solicitador de execuo est, designadamente, obrigado a praticar diligentemente os actos processuais de que seja incumbido, com observncia rigorosa dos prazos legais ou fixados judicialmente e dos deveres deontolgicos; a submeter a deciso do juiz os actos que dependam de despacho ou autorizao judicial e a cumpri-los nos precisos termos fixados; a fornecer ao tribunal os esclarecimentos que lhe sejam solicitados sobre o andamento das diligncias de que seja incumbido; a prestar contas da actividade realizada e a entregar prontamente as quantias, objectos ou documentos de que seja detentor por causa das suas funes; a conservar durante dez anos todos os documentos relativos s execues ou outros actos por si praticados enquanto solicitador de execuo; a ter contabilidade organizada nos termos de modelo a provado pelo conselho geral; a no exercer nem permitir o exerccio de actividades no forenses no seu escritrio; a apresentar a cdula ou carto profissional no exerccio da sua

165 166

Seguimos, neste ponto, de perto, a estrutura definida por Sousa (2004, 55-56). Nos termos do artigo 109 do ECS, so deveres dos solicitadores: a) No solicitar contra lei expressa, no usar meios ou expedientes ilegais, nem promover diligncias inteis ou prejudiciais para a correcta aplicao do direito e descoberta da verdade; b) Declarar no acto de inscrio, para efeito de verificao de incompatibilidade, qualquer cargo ou actividade profissional que exera; c) Requerer a suspenso da inscrio na Cmara quando ocorrer incompatibilidade superveniente; d) Pagar as quantias devidas a ttulo de inscries, quotas, assinatura da revista, multas e taxas; e) Ter domiclio profissional e comunicar ao respectivo conselho regional a sua alterao, no prazo de 15 dias; f) Manter os seus funcionrios registados na Cmara, nos termos do regulamento aprovado em assembleia geral; g) Recusar mandato ou nomeao oficiosa para causa que seja conexa com outra em que representem ou tenham representado a parte contrria; h) Actuar com zelo e diligncia relativamente a todas as questes que lhe sejam confiadas e proceder com urbanidade para com os colegas, magistrados, advogados e funcionrios; i) Prestar as informaes que lhe sejam pedidas pela parte, relativas ao estado das diligncias que lhe foram cometidas, e comunicar-lhe prontamente a sua realizao ou a respectiva frustrao, com indicao das suas causas; j) Aplicar devidamente as quantias e coisas que lhe sejam confiadas; l) Diligenciar no sentido do pagamento dos honorrios e demais quantias devidas aos colegas ou aos advogados que os antecederam no mandato que lhes venha a ser confiado; m) No contactar ou manter relaes com a parte contrria ou contra-interessados, quando representados por solicitador ou advogado, salvo se por eles for previamente autorizado; n) No desenvolver publicidade fora dos limites previstos por regulamento aprovado em assembleia geral; o) No solicitar nem angariar clientes por si ou por interposta pessoa; p) Usar o trajo profissional quando pleiteiem oralmente.

92

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

actividade; a utilizar o selo branco, as insgnias e os selos de autenticao de assinatura reconhecidos e regulamentados pela Cmara; a ter um endereo electrnico; a contratar e manter seguro de responsabilidade civil profissional de montante no inferior a 100.000; a no auferir, no exerccio da actividade de agente de execuo, remunerao diversa daquela a que tenha legalmente direito; a prestar as informaes solicitadas pelo exequente, pelo executado ou por qualquer terceiro que tenha interesse legtimo sobre a conta corrente discriminada da execuo; e a informar, no acto de citao, o executado do montante provvel dos seus honorrios e despesas. O solicitador de execuo deve, ainda, manter em instituio de crdito conta sua ordem com meno de se tratar de conta-clientes de solicitador de execuo, devendo os juros resultantes das quantias depositadas nessa conta ser entregues de forma proporcional aos terceiros que a eles tenham direito e ter um registo escrupuloso dos movimentos nela efectuados (artigos 112, n.s 1 e 2, 124 e 125, todos do ECS167). No mbito das conta-clientes, o Conselho

O artigo 112 do ECS, relativo a conta-clientes dos solicitadores, determina o seguinte: 1 As quantias detidas por solicitador por conta dos seus clientes ou de terceiros, que lhe sejam confiadas ou destinadas a despesas, devem ser depositadas em conta ou contas abertas em instituio de crdito em nome do solicitador e identificadas como conta-clientes. 2 - O solicitador deve manter um registo rigoroso dos movimentos efectuados na conta-clientes relativamente a cada cliente, o qual disponibilizado ao cliente respectivo sempre que solicitado e diferenciado dos efectuados com as quantias detidas pelo solicitador a outro ttulo. 3 - S no existe a obrigao de depsito na conta-clientes das quantias em relao s quais o respectivo cliente tenha autorizado afectao diferente e nas de montante at 5 unidades de conta. 4 - Presume-se para todos os efeitos legais que as quantias depositadas em conta-clientes no constituem patrimnio prprio do solicitador. 5 - No mbito de processo disciplinar, o solicitador pode ser notificado para apresentar o registo das contas-clientes. 6 - No caso de o solicitador falecer ou ficar impedido de exercer a profisso por um perodo que se preveja superior a 90 dias, os herdeiros ou seus representantes legais designam solicitador que assuma a liquidao das respectivas contas-clientes e proceda aos correspondentes pagamentos, devendo requerer a interveno do conselho regional sempre que lhes surjam fundadas dvidas sobre os proprietrios. 7 - Sendo o solicitador impedido de exercer a profisso por deciso disciplinar, o respectivo conselho regional designa oficiosamente solicitador que assuma a liquidao das respectivas contasclientes e proceda aos correspondentes pagamentos, devendo requerer a interveno do conselho regional sempre que lhe surjam fundadas dvidas sobre os proprietrios. 8 - O solicitador designado nos termos dos n.os 6 e 7 recebe toda a colaborao das instituies de crdito e do solicitador impedido ou dos seus legais representantes, sendo-lhe entregues os registos das contas-clientes a liquidar. 9 - O solicitador no pode utilizar as quantias que lhe foram entregues pelos clientes ou terceiros para um fim especfico, nomeadamente para se pagar dos seus honorrios, salvo se tiver instrues nesse sentido. 10 - As disposies anteriores aplicam-se, com as necessrias adaptaes, s contas-clientes abertas em nome de sociedades de solicitadores. 11 - O conselho geral regulamenta as contas-clientes. Nos termos do artigo 124 do ESC, sobre contas-clientes do solicitador de execuo: 1 - Os solicitadores de execuo esto sujeitos s disposies sobre conta-clientes previstas neste Estatuto, acrescidas das especificidades constantes dos nmeros seguintes. 2 - O solicitador deve ter em instituio de crdito conta sua ordem, com meno da circunstncia de se tratar de conta-clientes de solicitador de execuo. 3 - Todas as quantias recebidas no mbito de processos de execuo, no destinadas ao

167

O novo regime da aco executiva

93

Geral da Cmara dos Solicitadores aprovou dois regulamentos, sendo um relativo a conta-clientes de solicitador e outro a conta-cliente de solicitador de execuo168.

pagamento de tarifas liquidadas, tm de ser depositadas numa conta-clientes de solicitador de execuo. 4 - O registo de conta-clientes de solicitador de execuo observa normas e procedimentos definidos em regulamento aprovado pelo conselho geral, que pode determinar um modelo em suporte informtico e a obrigao de serem apresentados relatrios peridicos. 5 - Os juros creditados pelas instituies de crdito resultantes das quantias depositadas na conta-clientes de solicitador de execuo so entregues proporcionalmente aos terceiros que a eles tenham direito. 6 - Os suportes documentais e informticos das contas-clientes so obrigatoriamente disponibilizados, pela instituio de crdito e pelos solicitadores, comisso de fiscalizao do solicitador de execuo prevista na presente seco, bem como ao instrutor de processo disciplinar. 7 - O solicitador de execuo deve manter contas-clientes diferenciadas para servios que no decorram da sua qualidade de agente de execuo. Sobre a falta de proviso e irregularidades da conta-clientes dispe o artigo 125 do ESC: 1 - imediatamente instaurado processo disciplinar no caso de se verificar falta de proviso em qualquer conta-clientes ou se houver indcios de irregularidade na respectiva movimentao. 2 - No caso previsto no nmero anterior, se a irregularidade no for corrigida ou sanada nas quarenta e oito horas a contar da data em que o solicitador de execuo se considerar notificado, a seco regional deontolgica determina as medidas cautelares que considere necessrias, podendo ordenar a sua suspenso preventiva, designando outro solicitador de execuo que assuma a responsabilidade dos processos em curso e a gesto das respectivas contas-clientes. 3 - A notificao prevista no nmero anterior efectuada pessoalmente ou por via postal, remetida sob registo para o domiclio profissional do solicitador de execuo.
168

O primeiro destes regulamentos, aprovado em 8 de Setembro de 2003, considera o seguinte: a) O artigo 112 do ECS determinou a obrigao dos solicitadores depositarem as quantias que lhes sejam confiadas por clientes ou terceiros em conta ou contas-clientes abertas em instituies de crdito; b) A conta-clientes ir assegurar ao solicitador a separao entre os valores detidos transitoriamente por conta dos clientes, de terceiros e os que so pessoais. c) A conta-clientes um importante instrumento de garantia e segurana para os solicitadores ou cidados que utilizam os seus servios e demonstra a preocupao da classe com a transparncia e o rigor da sua actuao profissional; d) Esta garantia s ser efectiva atravs do cumprimento de regras claras, sobre a forma de abertura das contas, a sua titularidade, as condies de movimentao e o registo das respectivas operaes; e) O objectivo das contas e as garantias que pretende conceder no permitem que estas sejam movimentadas por pessoas estranhas profisso ou que no sejam obrigadas a conhecer as regras estatutrias. O Conselho Geral, nos termos do n.11 do artigo112 do ECS aprova o regulamento da contaclientes de solicitador: A conta-clientes de solicitador, pode ser sedeada por solicitador, com inscrio em vigor, ou sociedade de solicitadores registada na Cmara, em qualquer instituio bancria, que nas respectivas condies de movimentao reconhea formalmente que aquela conta obedece ao preceituado no ECS, nomeadamente ao seu artigo 112 e ao presente regulamento. Nas condies de movimentao a estabelecer com o Banco obrigatria a possibilidade de abertura de conta sem depsito inicial e a no onerao com encargos de manuteno. O nico titular da conta o solicitador ou a sociedade de solicitadores. A sociedade de solicitadores pode autorizar que a conta-clientes seja movimentada por solicitador scio no gerente. A conta-clientes no pode ser movimentada atravs de cartes de crdito, nem ser utilizada em operaes de garantia, para adquirir ttulos, ou aces sujeitas a qualquer tipo de risco. O solicitador deve registar no respectivo Conselho Regional da Cmara dos Solicitadores o NIB da conta-cliente, a data da abertura e encerramento e as condies de movimentao.

94

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

O solicitador pode requisitar ao Conselho Regional cpia do registo efectuado nos termos do nmero anterior. As comunicaes referidas nos nmeros anteriores esto sujeitas a segredo profissional nos termos do artigo 110 do Estatuto. O solicitador deve manter um registo de todas as operaes efectuadas na conta-cliente, discriminando os clientes ou terceiros a que se refere, a data do movimento, a razo do movimento, a identificao do respectivo documento de suporte e o eventual nmero ou identificao de processo a que est adstrita. Nos termos do n. 2 do artigo 112 do ESC, o solicitador deve disponibilizar ao cliente um extracto dos movimentos na conta-cliente referente ao processo ou processos que lhe digam respeito. S so reconhecidas como conta-clientes as constitudas nos termos do Estatuto e presente regulamento. Por sua vez, o Regulamento da conta-clientes de solicitador de execuo considera o seguinte: a) O artigo 124 do ECS determina que o solicitador de execuo tem de ter em instituio de crdito conta sua ordem com a meno da circunstncia de se tratar de conta-clientes de solicitador de execuo. b) No referido artigo estipula-se que as quantias recebidas no mbito de processo de execuo, no destinadas ao pagamento de tarifas liquidadas, tm de ser depositadas na conta-clientes de solicitador de execuo. c) O sistema de tarifas aprovado pela Portaria 708/2003 de 4/8, do Ministrio da Justia, prev que o solicitador de execuo possa exigir a ttulo de proviso quantias por conta de honorrios ou despesas. d)Na mesma portaria, no n.3 do seu artigo 3. determina-se que todas as importncias recebidas pelo solicitador de execuo so depositadas na conta-cliente. e) As tarifas s devem ser liquidadas posteriormente recepo de proviso e atravs do envio do respectivo recibo de honorrios; f) Os valores a movimentar implicam a aplicao de regras de segurana e controle essenciais para a garantia do xito da implementao desta reforma. g) Das tarifas recebidas obrigatoriamente remetida uma permilagem destinada Caixa de Compensaes. h) Os solicitadores de execuo devem ser fiscalizados por uma comisso nomeada pela seco regional deontolgica. i) Esta fiscalizao ser uma garantia essencial da eficcia do servio prestado pelos solicitadores de execuo e do rigor do controle a que se auto-sujeitam. j) A fiscalizao para ser eficaz e alcanar os objectivos de transparncia propostos, deve ser realizada preferencialmente atravs de meios informticos que permitam a deteco rpida de qualquer lapso susceptvel de correco e diminuam substancialmente o nmero de fiscalizaes necessrias. k) Os objectivos descritos nos considerandos anteriores, implicaram a organizao pela Cmara dos Solicitadores de um programa informtico centralizado de Gesto do Escritrio e Procedimentos do Solicitador de Execuo, adiante designado GPESE: Nos termos do artigo 124 do ECS, aprovado o regulamento da conta-clientes de solicitador de execuo: 1. A conta-clientes de solicitador de execuo, a seguir designada por ct.cl.solicit. exec., deve ser sedeada em instituio de crdito, que se designa por Banco que tenha protocolado com a Cmara dos Solicitadores, a seguir designada CS, as garantias de cumprimento das respectivas disposies estatutrias, do presente regulamento e das condies de movimentao aqui definidas. 2. A ct.cl.solicit. exec. s pode ser titulada por solicitador inscrito no respectivo colgio de especialidade, devendo: a) A prova da inscrio ser efectuada perante o Banco atravs da apresentao de certido ou relao emitida pelaCS; b) O solicitador de execuo ser o nico titular da conta.

O novo regime da aco executiva

95

3. Incumbe ao Conselho Geral da CS facultar s Seces Regionais Deontolgicas e s respectivas comisses de fiscalizao todas as informaes sobre o movimento da conta. 4. A ct.cl.solicit. exec. s ser movimentada a dbito: - na sequncia de pedido em ficheiro remetido ao Banco pela CS, atravs de instrues do solicitador no GPESE; - atravs de cheques no ordem; - atravs de sistemas de homebanking. -atravs de cheques ordem at ao valor de 500 euros, emitidos pelo solicitador de execuo, desde que este assegure o depsito antecipado, na conta cliente de solicitador de execuo, do custo destes ttulos de crdito, podendo debitar o seu valor aos responsveis mediante extracto de conta-corrente e atravs de cartes de dbito, desde que o custo destes seja suportado pela entidade emissora, ou depositado antecipadamente pelo solicitador de execuo e que o valor mximo a debitar semanalmente no exceda os 500 euros. 5. A ct.cl.solicit. exec. no pode ser movimentada atravs de cheques ordem, cartes de dbito, cartes de crdito, ou semelhantes nem ser utilizadas em depsitos a prazo, operaes de garantia, movimento de ttulos, ou em qualquer operao a dbito ou crdito no relacionada com processos judiciais pendentes. - Exceptuam-se os cheques mencionados nos nmeros 4 e 7 e os cartes de dbito mencionados no ponto 4 6. A CS no pode dar instrues de movimentao da ct.cl.solicit. exec. diferentes das introduzidas no GPESE pelo respectivo solicitador de execuo, sem prejuzo do consignado no Estatuto para a suspenso do solicitador de execuo e do disposto no presente Regulamento para o caso de ser cancelado ou revogado o protocolo com o Banco. 7. A ct.cl.solicit. exec s movimentada a crdito atravs de depsito em numerrio, cheque visado, cheque bancrio, ou cheque do prprio Banco, e transferncias bancrias, sendo obrigatrio constar no descritivo o nome do depositante e o n. do processo. - A conta cliente de solicitador de execuo pode ser movimentada a crdito atravs de cheques ordem at ao valor de 500 euros. Se um destes cheques for devolvido, o solicitador de execuo comunicar o facto de imediato seco regional deontolgica, sendo tambm obrigatria a participao ao Ministrio Pblico, sempre que seja susceptvel de procedimento criminal. 8. No momento da abertura de conta o solicitador de execuo deve subscrever documento conforme minuta protocolada com o Banco pelo qual demonstre o conhecimento e adeso aos princpios do Estatuto, do presente regulamento e do Protocolo entre a CS e o Banco. 9. O Banco deve comunicar de imediato CS qualquer alterao s condies de movimentao que no estejam abrangidas pelas regras do presente regulamento. 10. Aps a introduo de uma ordem de movimentao pelo solicitador de execuo no GPESE" esta irrevogvel. 11. Todas as comunicaes referidas nos nmeros anteriores esto sujeitam a segredo profissional nos termos do artigo 110 do Estatuto. 12. O solicitador deve disponibilizar aos interessados um extracto dos movimentos na contacliente referente ao processo que lhe diga respeito. 13. Se o protocolo referido em 1 for rescindido pelo Banco ou CS, incumbe CS assegurar a transferncia dos respectivos saldos para outro Banco, enviar aos s.e. o extracto dos movimentos eventualmente no conferidos e garantir a abertura de ct.cl.solicit. exec em novo Banco, podendo solicitar aos s.e. os documentos considerados necessrios. 14. O no cumprimento pelo solicitador do estipulado no presente regulamento implica a aplicao de sanes ao solicitador por incumprimento de deveres. 15. O solicitador de execuo pode requerer Seco Regional Deontolgica o no cumprimento das regras determinadas no presente regulamento. Se aceite o requerido, deve a Seco Regional Deontolgica, ouvido o Conselho Superior, determinar as condies de fiscalizao especficas para o solicitador em causa.

96

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

6.5. A substituio do solicitador de execuo Nos termos do artigo 129, n.s 1 e 2 do ECS, no caso de morte ou incapacidade definitiva do solicitador de execuo, ou se este requerer a cessao das funes na especialidade, for suspenso por perodo superior a dez dias ou expulso, o Conselho Regional, num prazo de dez dias, indica solicitador ou solicitadores de execuo para assumir a responsabilidade dos processos pendentes, quando o exequente no designar outro segundo a lei do processo. obrigao do solicitador substituto a apresentao seco deontolgica de um relatrio sobre a situao dos processos, com os respectivos acertos de contas (artigo 129, n. 5 do ECS)169. O preceituado para a substituio do solicitador de execuo aplica-se, segundo o artigo 130, n. 2 do ECS, ao caso de destituio judicial. A destituio de um solicitador de execuo, nos termos do artigo 808, n. 4 do CPC, s ocorre por deciso do juiz de execuo, oficiosamente ou a requerimento do exequente, com fundamento em comportamento processual doloso ou negligente ou em violao grave de dever que lhe seja imposto pelo respectivo estatuto, o que ser comunicado Cmara dos Solicitadores, mais precisamente seco regional deontolgica, como determina o artigo 130, n. 1 do ECS, desencadeando, necessariamente, a instaurao de processo disciplinar, que admite recurso, a interpor pelo solicitador, em um grau, a subir imediatamente, em separado e com efeito meramente devolutivo. Segundo Sousa (2004:57), a liberdade que o exequente tem na escolha do solicitador de execuo (cfr. art 810, n. 3, al. e)) e a liberdade que o solicitador de execuo possui na aceitao da sua designao pelo exequente (cfr. art 810, n. 6) so suficientes para que se possa concluir que o exequente e o solicitador de execuo esto ligados por um negcio atpico que apresenta algumas semelhanas com o mandato. Contudo, isto no basta

169

Segundo o disposto no n. 6, do artigo 129, ECS, a seco regional deontolgica instaura processo disciplinar sempre que este relatrio indicie a existncia de irregularidades.

O novo regime da aco executiva

97

para que se considere o solicitador de execuo um representante do exequente, j que nem aquele solicitador de execuo est sujeito a ordens do exequente, nem este exequente pode destituir o solicitador de execuo, nem, por fim, aquele exequente pode ser responsabilizado perante terceiros pelos actos ou omisses daquele solicitador. A lei exclui claramente o executado da possibilidade de requerer a destituio de solicitador de execuo, apenas referindo o exequente. Discutese, na doutrina, a constitucionalidade desta norma. De acordo com o estudo Reforma da Aco Executiva Boas prticas (2006)170, o juiz deve suscitar a questo da constitucionalidade da norma. Na verdade, deve reconhecer-se ao executado a possibilidade de requerer ao juiz a destituio do solicitador de execuo, atendendo a princpios to estruturantes do nosso processo quanto o princpio da igualdade de armas plasmada no artigo 3-A do CPC. Apesar do silncio da lei, no pode deixar de se reconhecer ao executado legitimidade para requerer junto do juiz de execuo a destituio daquele solicitador, tendo em conta que ele pode ser fortemente prejudicado pela actuao do solicitador de execuo.

6.6. O controlo e a fiscalizao do exerccio da profisso Os solicitadores de execuo exercem as suas competncias sob fiscalizao da Cmara dos Solicitadores171 e na dependncia funcional do juiz da causa, mas prevendo a lei uma fiscalizao pelo menos bienal, realizada por uma comisso de, no mximo, trs solicitadores de execuo designados

170

Este estudo, de 2006, foi uma iniciativa do Centro de Estudos Judicirios, da Ordem dos Advogados, da Cmara dos Solicitadores, do Centro de Formao dos Oficiais de Justia e do Gabinete de Poltica Legislativa e Planeamento do Ministrio da Justia, tendo ainda a colaborao do Conselho Superior da Magistratura e do Conselho Superior do Ministrio Pblico. Cf. http://www.pgdlisboa.pt/pgdl/docpgd/boaspraticas_processo_executivo.pdf (Jan. 2007). 171 A Cmara dos Solicitadores uma associao de direito pblico que representa todos os que no pas exercem a profisso de solicitador, sendo representada pelo Presidente da Cmara e composta por uma vasto conjunto de rgos, designadamente Assembleia Geral, Conselho Geral, Congresso, Assembleias Regionais e Colgio de Especialidade de Solicitador de Execuo.

98

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

pela seco regional deontolgica, podendo aqueles solicitadores ser assessorados por profissionais especializados. Esta seco pode determinar a realizao de uma nova inspeco por outra comisso, sempre que o considere necessrio (artigo 131 do ECS). A violao dos deveres profissionais e deontolgicos estatutariamente previstos, consubstanciando um comportamento merecedor de censura ticojurdica, faz incorrer em responsabilidade disciplinar, pertencendo Cmara, em exclusivo, o poder punitivo de aplicao da sano disciplinar correspondente, sem prejuzo da eventual responsabilidade civil e penal perante as partes e terceiros. O juiz, por sua vez, nestes casos pode apenas apresentar reclamao Cmara e, em casos extremamente graves, promover a destituio do solicitador, no podendo aplicar multas ao abrigo do Estatuto da Cmara dos Solicitadores. No entanto, j pode faz-lo no mbito do Cdigo de Processo Civil, uma vez que esto em causa multas com fontes e funes distintas, podendo, assim, ser cumulveis. No caso de um cliente considerar que o solicitador se revelou negligente ou no cumpriu as regras ticas e deontolgicas a que est legalmente sujeito na conduo de assunto ou processo que lhe confiou, pode participar os factos Cmara dos Solicitadores para instaurao do respectivo processo disciplinar, independentemente de aco judicial que pretenda intentar para obteno de eventuais indemnizaes Assim, o solicitador de execuo encontra-se sujeito a um triplo controlo ou dependncia: processual por parte do juiz, profissional e deontolgico por parte da Cmara, e ainda por parte do exequente. Recentemente foi aprovado o Regulamento n. 176/2006 sobre a fiscalizao e funcionamento das comisses de fiscalizao dos solicitadores de execuo, podendo as mesmas proceder a fiscalizaes ordinrias e extraordinrias, dentro dos moldes a estabelecidos. A violao dos deveres que recaem sobre o solicitador de execuo faz incorrer este em responsabilidade disciplinar, nos termos do disposto no artigo

O novo regime da aco executiva

99

134 do ECS e determina a aplicao, pela Cmara dos Solicitadores, da respectiva sano disciplinar (artigo 142 do ECS). Decorre do artigo 139 do ECS que qualquer rgo da Cmara e dos colgios de especialidade, oficiosamente ou tendo por base queixa, denncia ou participao apresentada por pessoa devidamente identificada, contendo factos susceptveis de integrarem infraco disciplinar, comunica os factos ao rgo competente para a instaurao de processo disciplinar. Porm, o presidente da Cmara e o conselho superior podem, independentemente de participao, ordenar a instaurao de processo disciplinar (artigo 44, alnea c) do ECS).

6.7. O regime remuneratrio O solicitador de execuo exerce as suas funes em regime de profisso liberal remunerada, como referido no artigo 99, n. 1 do ESC, porm obrigado a aplicar na remunerao dos seus servios as tarifas aprovadas por portaria do Ministro da Justia, ouvida a Cmara, a qual objecto de reviso trienal (artigo 126, n. 1 do ECS). Assim, o regime de remunerao e reembolso das despesas do solicitador de execuo no exerccio da actividade de agente de execuo estabelecido pela Portaria n. 708/2003, de 4 de Agosto, com as alteraes introduzidas pela Portaria n. 436-A/2006, de 5 de Maio. Tal regime procura conjugar um modelo remuneratrio mnimo fixo com uma parcela remuneratria varivel em funo do resultado. De facto, os honorrios do solicitador de execuo podem compreender uma parte fixa, estabelecida para cada tipo de actividade processual e dependente do valor da causa, e uma parte varivel, dependente da consumao do efeito ou resultado pretendido com a actuao do solicitador de execuo, de acordo com o artigo 126, n. 2 do ECS e artigos 7 e 8 da Portaria n. 708/2003, de 4 de Agosto, alterada pela Portaria n. 436-A/2006, de 5 de Maio. Ao solicitador de execuo est assegurado um limite mnimo de honorrios, como se estipula no artigo 9 da mesma Portaria.

100

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

Segundo o prembulo da Portaria n. 436-A/2006, a remunerao ora fixada procura encontrar uma correspondncia com os servios efectivamente prestados atravs da atribuio a cada acto praticado de um valor fixo. Para alm desta componente fixa, o solicitador de execuo auferir igualmente uma parte varivel em funo dos resultados obtidos com a sua actividade, parcela esta que constitui um incentivo ao diligente desempenho das suas funes. Como princpio geral, a Portaria estabelece no artigo 2, n. 1 que o solicitador de execuo tem direito a receber honorrios pelos servios prestados, bem como a ser reembolsado das despesas realizadas que devidamente comprove. O solicitador de execuo poder solicitar ao exequente172, a ttulo de proviso, quantias por conta de honorrios ou de despesas, devendo, para o efeito, emitir recibo do qual constem, detalhadamente, as quantias recebidas e os actos a que as mesmas dizem respeito, nos termos do artigo 3, n.s 1 e 2. No que diz respeito aos honorrios, a Portaria estabelece um conjunto de tarifas fixas devidas pela prtica dos vrios actos susceptveis de serem praticados pelo solicitador de execuo (cf. Quadro 1).

Quadro 1 Anexo I da Portaria n. 708/2003, de 4 de Agosto (Tarifas em euros a que fazem referncia os artigos 7 e 9)
Valor da execuo Acto At 1.750 De 1.750,01 De 3.750,01 De 15.000,01 50.000,01 ou a 3.750 a 15.000 a 50.000 mais 20 5

1 Pela abertura da execuo 2 Pela notificao da remessa do processo para execuo pendente

172

O exequente ou autor parte responsvel pelo pagamento da remunerao e reembolso das despesas do solicitador de execuo. No entanto, tais quantias integram as custas que ele ter direito a receber do ru ou executado (cf. artigo 5, n. 2), com excepo das despesas de deslocao do solicitador de execuo que praticar actos fora da sua comarca (cf. artigo 10, n. 4, com a redaco introduzida pela Portaria n. 436-A/2006 de 5 de Maio).

O novo regime da aco executiva

101

3 Entrega de coisa certa (por coisa ou conjunto de coisas) 4 Prestao de facto (por facto ou conjunto de factos 5 Pagamento de quantia certa: 5.1 Pela elaborao de auto de penhora 5.2 Citaes, notificaes e comunicaes: 5.2.1 Por citao do executado 5.2.2 Em simultneo com a penhora 5.2.3 Citao de credores (por citado) 5.2.4 Citao de cnjuge (no executado), credores pblicos, instituies de crdito ou sociedades financeiras (por citado) 5.2.5 Pela citao pessoal de terceiros, quando necessrio 6 Venda: 6.1 Publicitao da venda de bens imveis 6.2 Publicitao da venda de outros bens 6.3 Notificao dos preferentes (por notificado) 6.4 Assistncia abertura de propostas e lavrar a acta 6.5 Notificao do arrematante para depsito da parte restante do preo (por arrematante) 6.6 Arresto e execuo dos bens do preferente ou proponente em caso de falta de depsito 6.7 Adjudicao e registo dos bens (por bem ou conjunto de bens) 6.8 Venda por negociao particular (sobre o valor de venda) 7 Actos praticados noutros processos que no aces executivas: 7.1 Citao e notificao judicial avulsa 7.2 Vrios citandos e notificandos no mesmo espao/tempo (por citando)

40

60

120

200

400

40

60

120

200

400

30

30 15 10

30

40 30 10 35

10

As tarifas previstas na presente tabela

25

1%

30 10

Alm destes montantes fixos, como referimos, a Portaria prev, ainda, a existncia de uma parcela remuneratria adicional em funo do valor

102

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

recuperado173 ou garantido174, bem como da fase processual em que o montante tenha sido recuperado ou garantido. A prestao remuneratria adicional em funo do valor recuperado ou garantido calculada tendo em conta a seguinte tabela:

Quadro 2 ANEXO II da Portaria n. 708/2003, de 4 de Agosto (Tabela a que faz referncia a alnea a) do n. 1 do artigo 8)
Valor (em euros) At 1 750 De 1 750,01 a 3 750 De 3 750,01 a 15 000 De 15 000,01 a 50 000 De 50 000,01 a 75 000 75 000,01 ou mais Taxa base (percentagem) 3,000 0 2,000 0 1,000 0 0,750 0 0,500 0 0,250 0 Taxa marginal (percentagem) 3,000 0 2,466 7 1,366 7 0,935 0 0,790 0

O valor recuperado ou caucionado, quando superior a 1.750 euros, ser dividido em duas partes: uma, igual ao limite do maior dos escales que nele couber, qual se aplicar a taxa marginal correspondente a esse escalo; outra, igual ao excedente, a que se aplicar a taxa base respeitante ao escalo imediatamente superior.

Encontrado o valor resultante da aplicao da tabela anterior, o mesmo, nos termos do n. 2, do artigo 8, multiplicado pelos seguintes factores, em funo da fase processual em que tem lugar a recuperao ou a garantia do crdito: a) 0,50 se ocorrer antes da realizao do auto de penhora; b) 1 se ocorrer aps a realizao do auto de penhora; c) 1,30 se ocorrer aps a publicidade da venda; d) 1,80 se ocorrer aps a realizao da venda e como resultado desta.

173

Nos termos da alnea a), do n. 3, do artigo 8, valor recuperado o valor do dinheiro entregue, o do produto da venda, o da adjudicao ou o dos rendimentos consignados. 174 Valor garantido, por sua vez, o valor dos bens penhorados ou o da cauo prestada pelo executado, com o limite do montante dos crditos exequendos (cf. al. b), do n. 3, do artigo 8).

O novo regime da aco executiva

103

A Portaria n. 708/2003, de 4 de Agosto garante ainda um montante mnimo remuneratrio que dever ser pago ao solicitador de execuo175. No que respeita ao reembolso de despesas, a Portaria estabelece expressamente, no artigo 10, n. 1, que o direito do solicitador de execuo ao reembolsado das despesas necessrias realizao das diligncias efectuadas no exerccio das funes de agente de execuo, desde que devidamente comprovadas. A Portaria estabelece, no entanto, regras especiais relativamente compensao pelas deslocaes do solicitador de execuo para a prtica de actos fora da sua comarca. As alteraes introduzidas pela Portaria n. 436A/2006, de 5 de Maio tiveram como objectivo, precisamente, adaptar o regime anterior relativo ao reembolso de despesas de deslocao nova realidade introduzida pela Lei n. 14/2006, de 26 de Abril, que veio permitir a nomeao de solicitador de execuo de qualquer comarca, independentemente do lugar da execuo, eliminando-se a limitao de natureza territorial que impendia sobre a designao do solicitador de execuo. Como refere o prembulo da Portaria, a Lei n. 14/2006, de 26 de Abril, conferindo nova redaco ao artigo 808 do Cdigo de Processo Civil, veio permitir ao exequente a escolha de um solicitador de execuo inscrito em qualquer comarca e transformar em mera faculdade o anterior dever de realizao de diligncias que impliquem deslocaes do solicitador designado para fora da rea da comarca de execuo e suas limtrofes por agente de execuo dessa rea. Importa agora adequar as disposies respeitantes compensao do solicitador de execuo por deslocaes, alterando, para esse efeito, a Portaria n. 708/2003, de 4 de Agosto, que define a remunerao e o reembolso das despesas por aquele feitas no exerccio da actividade de agente de execuo.

175

Cf. artigo 9: Os honorrios do solicitador de execuo, depois de determinados de acordo com os artigos 7 e 8, no podem ser inferiores soma da remunerao devida pelos actos praticados, nos termos das tarifas constantes da tabela do anexo I, multiplicado pelos seguintes factores, em funo do valor da execuo: a) 1 se o valor da execuo for igual ou inferior a 1750 euros; b) 1,10 se o valor da execuo for igual ou inferior a 3750 euros; c) 1,20 se o valor da execuo for igual ou inferior a 15 000 euros; d) 1,30 se o valor da execuo for igual ou inferior a 50 000 euros; e) 1,40 se o valor da execuo for igual ou inferior a 75 000 euros; f) 1,50 se o valor da execuo for superior a 75 000 euros.

104

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

Deste modo, o solicitador de execuo, sempre que necessite de praticar um dos actos referidos nos n.s 3, 4, 5.1, 5.2.1, 6.1, 6.2, 6.7 e 7.1 da tabela constantes do anexo I da Portaria, tem direito a uma compensao pelas deslocaes superiores a 30 km, calculadas as distncias das viagens de ida e regresso pelo percurso mais curto por estrada pavimentada ou, no caso das Regies Autnomas da Madeira e dos Aores, a prtica dos actos no envolva deslocao entre ilhas, de acordo com o artigo 13, n. 1. O valor de tal compensao calculado com base na frmula C=[(D2) 30]V, onde D corresponde distncia mais curta entre o tribunal e a sede da junta da freguesia onde deva ser praticado o acto176 e V corresponde ao valor devido por quilmetro, que ser fixado pelo conselho geral da Cmara dos Solicitadores, como determina o artigo 13, n.s 2 e 3, respectivamente. Esta compensao ser suportada pelo autor ou exequente nos casos em que seja possvel a prtica do acto por solicitador de execuo da rea da comarca em causa, no integrando tal compensao as custas que o exequente ter a perceber do executado, de acordo com o artigo 10, n.s 3 e 4. Nos restantes casos, as despesas pela deslocao do solicitador de execuo sero, a final, consideradas para efeitos de custas a suportar pelo executado. Nos termos do artigo 4, n. 1 da Portaria, o juiz, a Cmara dos Solicitadores, o exequente o executado e qualquer terceiro que tenha um interesse legtimo no processo tm direito a ser informados sobre a conta corrente discriminada da execuo. Por outro lado, a Portaria prev no artigo 6 a possibilidade de qualquer interessado poder, no termo do processo, requerer ao juiz que proceda reviso da nota de honorrios e despesas, com fundamento na desconformidade com o disposto na presente Portaria.

176

De acordo com o disposto no artigo 14 da Portaria, o solicitador de execuo informa a Cmara dos Solicitadores sobre qual a distncia percorrida, sem prejuzo de posterior reviso da mesma pela Cmara, designadamente atravs de meio automtico aprovado por regulamento.

O novo regime da aco executiva

105

Como vermos adiante, a aplicao prtica das normas que regulam a questo dos honorrios tem levantado vrias questes, a suscitar numerosos requerimentos ao respectivo juiz do processo.

6.8. A Caixa de Compensaes Nos termos do ECS, as receitas da Caixa de Compensaes so constitudas por uma permilagem dos valores recebidos por actos tarifados no mbito das funes de solicitador de execuo (artigo 127, n. 1 do ECS), sendo essa permilagem a forma de cobrana e os valores de compensao a receber definidos em portaria do Ministro da Justia, depois de ouvida a Cmara, nos termos dos artigos 127, n. 4 do ECS e 12 da Portaria n. 708/2003, de 4 de Agosto. A Caixa de Compensaes destina-se a compensar as deslocaes efectuadas por solicitador de execuo, dentro da prpria comarca ou para qualquer lugar, nos casos de designao oficiosa, quando os seus custos excedam o valor definido na portaria referida no artigo anterior (artigo 127, n. 2 ECS), sendo o saldo remanescente da caixa de compensaes utilizado nas aces de formao dos solicitadores de execuo ou candidatos a esta especialidade e no pagamento dos servios de fiscalizao (artigo127, n. 3, ECS). A Caixa de Compensaes gerida por uma comisso dirigida pelo presidente da Cmara, composta por dois membros indicados pelo conselho de especialidade dos solicitadores de execuo e por um representante de cada um dos conselhos regionais (artigo 127, n. 5 do ECS). Acerca deste assunto existem dois regulamentos: o Regulamento da Caixa de Compensaes de solicitadores de execuo, aprovado em 11 de Janeiro de 2006 pela Assembleia Geral da Cmara dos Solicitadores e o Regulamento de Gesto e Cobrana das Permilagens para a Caixa de Compensaes dos solicitadores de execuo, aprovado pelo Conselho Geral, em 17 de Dezembro de 2005. Diz-se neste ltimo, no artigo 2, que as verbas

106

A Aco Executiva em Avaliao: Uma Proposta de Reforma

devidas pelos Solicitadores de Execuo Caixa de Compensaes so cobradas mensalmente tendo por base os actos tarifados registados na aplicao GPESE desde que devidamente provisionados.

Вам также может понравиться