Вы находитесь на странице: 1из 10

A pecuria de ovinos e caprinos historicamente desempenhou importante papel na subsistncia de pequenos produtores.

Nos ltimos anos, contudo, processou-se uma transformao das cadeias produtivas do setor, que se ajustaram rapidamente s transformaes da economia, com a utilizao de novas tecnologias e a expanso dos mercados. Vericou-se a modernizao de boa parcela das propriedades rurais e a implantao de agroindstrias, como abatedouros, frigorcos, curtumes e laticnios.

MANEJO ALIMENTAR DE OVINOS Planejamento alimentar:


Reprodutor: Volumoso Concentrado - antes e durante a estao de monta 0,300 - 0,500 kg/an/dia Volumoso Concentrado: Flushing reprodutivo 0,300 - 0,500 kg/an/dia Volumoso Melhor pastagem 60 dias pr-parto Feno (500gr) Silagem (3 a 4 kg) ou 1 kg de feno e 2 ou 3 kg de silagem Concentrado: 300gr/an/dia Volumoso Concentrado : 400 a 500 gr/an/dia Aleitamento Volumoso vontade Concentrado: 200 a 300 g/an/dia;elevando 100g/m at alcanar 1 kg/dia, em regra, 3% do p.v. de matria seca e 10% de matria verde. 1,5 a 2 kg feno/dia de concentrado

Ovelha:

Gestao:

Lactao:

Cordeiro: A partir dos 2 meses:

6 Semanas:

Fornecimento de gua e sal mineral a todas as categorias, vontade.

Observao:

- Alimentao para gestao: responsvel pelo crescimento do feto e formao dos folculos responsveis pela produo de l; - Cordeiro - aleitamento: responsvel pelo desenvolvimento dos folculos existentes; - Ovelhas em lactao: produo de leite e l (Protena) Considerando que os requerimentos nutricionais dos animais e as disponibilidades dos pastos variarem consideravelmente durante o ano, um bom esquema de manejo aquele que adequado aos perodos de maior necessidade alimentar dos animais (prenhez, lactao, crescimento) com os perodos de maior disponibilidade de pastos, todavia, isto depende das condies climticas que varia muito a cada ano. Entretanto, o emprego de normas adequadas permite melhorar os principais parmetros que caracterizam uma produo deficiente: - alta mortalidade dos cordeiros nascidos em relao ao nmero de ovelhas acasaladas; - pouco desenvolvimento dos animais na fase de crescimento; - baixa quantidade de l produzida por animal e alta porcentagem de l de categoria inferior. Ao programar suas atividades, o produtor deve ter claros os seguintes aspectos que incidem diretamente na sua produo: - o momento de acasalar, sinalar e desmamar os cordeiros; o momento de tosquiar; - o momento de dosificar, vacinar, banhar os animais e quando selecionar os animais. Tem-se observado que a falta de conhecimento sobre alimentao, entre a maioria dos criadores, um dos fatores que mais contribui para a baixa produtividade das diferentes espcies e pelo manejo inadequado dos rebanhos em diferentes pocas e em determinadas circunstncias.

Os nutrientes reconhecidos como essenciais so, geralmente, classificados de acordo com as propriedades qumicas, fsicas e biolgicas em 6 grupos:

- gua, -hidratos de carbono, -protenas, -gorduras, -minerais e -vitaminas. Necessidades nutricionais - gua: auxilia na dissoluo ou suspenso de outros nutrientes; responsvel pela conservao da forma do corpo e vital no controle da temperatura corporal.Representa aproximadamente 70% da composio do corpo do cordeiro, O ovino consome 1 -6 l/d. - Hidratos de carbono ou glicdios: os acares, o amido e a celulose so hidratos de carbono que apresentam quase a mesma composio qumica, mas difere no processo de digesto pelo organismo animal. O hidrato de carbono no contm N, o elemento caracterstico das protenas e so encontrados como E.N.N. (acares, amido, hemicelulose) a outra parte dos hidratos de carbono so chamados de fibra bruta (celulose e outros glicdios). O valor destas duas fraes para os ovinos se apresenta sob dois aspectos: 1- a parte fibrosa d volume rao, fator importante na alimentao dos herbvoros; 2- a frao dos hidratos de carbono solveis funciona como fonte de energia de utilizao imediata. - Protenas: so formadas nas plantas pelo nitrognio, fosfatos e outros sais obtidos do solo e combinadas com o carbono, oxignio e hidrognio. As protenas que o ovino consome so quase exclusivamente de origem vegetal. As folhas e as sementes das plantas so fontes ricas em protenas. A qualidade da protena, nos ruminantes sintetizada desde que receba materiais necessrios, os diferentes aminocidos, que so por sua vez formadores de protenas.

A principal funo das protenas construir ou reparar os tecidos, que constituem os msculos, pele, rgos internos, parte do tecido sseo e nervoso. A l constituda por um composto protico, a queratina. Os ovinos necessitam da protena para o crescimento, reproduo, crescimento de 1, alm da reposio de tecidos e fluidos do organismo. - Gorduras: possuem os mesmos elementos qumicos que os hidratos de carbono, porm, com menor proporo de oxignio. Nos vegetais, pastos, fenos e silagens, o termo gordura, no diz respeito a gordura, propriamente dita, mas tambm outras substncias esteris, ceras, fosfolipdios, clorofilas, carotenos e outros pigmentos vegetais. Nas sementes, porm, o seu contedo em gordura, representa gordura verdadeira. A funo da gordura destinada a produo de calor e energia. - Minerais: so indispensveis para o animal e aumentam grandemente o valor da forragem. Os elementos minerais mais importantes geralmente contidos nos alimentos so; clcio, fsforo, potssio, magnsio, sdio, ferro, cobre, enxofre, iodo, zinco, cloro e cobalto. Destinam-se, no organismo animal a atender s seguintes finalidades: formar os ossos e dar-lhes a necessria rigidez; - constituir uma parte dos msculos, clulas do sangue e l; - integrar as substncias solveis que compem a parte lquida do corpo; - estimular a absoro dos alimentos e preservar de decomposio os princpios orgnicos consumidos; - tonificar todos os sistemas do organismo animal, reforando a resistncia as doenas. A quantidade de minerais contidos nas plantas forrageiras ser diretamente proporcional ao teor desses alimentos contidos no solo. - Vitaminas: importante para perfeito estado de sade dos animais. Vitamina "A" - sintetizada pelo animal partir do caroteno das plantas; - deficincia; cegueira noturna, perda de apetite, aborto, natimorto, infeces respiratrias importante na reproduo; -fonte: forragens verdes, principalmente fenos;

Vitamina "K" - anti-hemorrgica, funo: garantir a sade dos vasos capilares. Os ruminantes a sintetizam no rmen; Vitamina "D" - regula a assimilao do Ca e P, evitando o raquitismo. sintetizada pela presena do sol; Vitamina "E" - importante na reproduo, est presente na maioria das forragens. A doena muscular branca em cordeiros resultante de uma deficincia de vitamina E. Vitamina "C" - sintetizada pela maioria dos animais, sua incluso necessria para os cordeiros recm-nascidos. Vitamina "B" - sintetizado pelo rmen do animal. O complexo B estimula o apetite, protege contra distrbios nervosos e gastrointestinais e essencial para a reproduo e lactao.

Alimentos:
Pastagens, Fenos e silagens, Palhadas e Concentrados Introduo Planejamento na forma de pastagens e preparo de alimentos complementares (raes e concentrados); cuidados especiais com a sanidade do rebanho (vacinas, vermifugao e banhos sanitrios), acompanhamento da cobertura, gestao e parto dos animais (assim como a sua desmama) e os preparativos para a tosquia e abate so os principais itens de manejo na ovinocultura. Alimentao: Os ovinos possuem a capacidade de aproveitar alimentos fibrosos e grosseiros como capins, ramos e palhas.

Isto se deve constituio do aparelho digestivo - caractersticas dos ruminantes quando apresentam o estmago muito desenvolvido e dividido em retculo, rmen, omaso e abomaso. A capacidade de digesto e o aproveitamento de forragem, dependero da eficincia de seu desempenho e da qualidade nutricional das forragens ou outros materiais fibrosos oferecidos como parte maior da dieta. Pesquisas realizadas em vrias espcies ruminantes mostram que o ideal o fornecimento mnimo de 50 a 70% da MS da dieta na forma de volumoso. Portanto, a alimentao dos ovinos deve ser feita basicamente pasto, havendo necessidade de suplementao somente em situaes especiais. O fornecimento excessivo de concentrado, tambm pode favorecer a ocorrncia de problemas fisiopatolgicos nos animais, tais como, timpanismo, cetose, enterotoxemia e diarrias. Hbito de pastejo: pasteja de preferncia gramneas, realizando corte uniforme e baixo nos vegetais, a medida que andam pela pastagem; j as raas deslanadas tendem a apresentar um comportamento semelhante ao dos caprinos, ingerindo uma quantia considervel de ramos e folhas fazendo um pastejo mais seletivo e menos uniforme. Outro aspecto importante do comportamento dos ovinos em pastagem o fato de evitarem pasto alto (acima de sua altura). Nessa situao, o plantel tende a permanecer na periferia do posto, penetrando na pastagem somente aps o rebaixamento do mesmo, atravs do pastejo ou pisoteio por bovinos ou roadeiras. Forrageiras adequadas: Se for considerado o hbito de pastejo do ovino, de pastejo baixo, ou seja, colhe as forragens bem prximas ao solo, as forrageiras mais indicadas so:

Pangola (Digitaria decumbens c. v. Pangola) , Estrela Africana (Cynodon plectastachyns), Pensacola (Paspalum notatum), Coast-Cross (Cynodon dactdon), e Quiquio (Penninsetun Clandestinum).

Outras forrageiras podem ser utilizadas, desde que manejadas baixas, como:

Capim de Rhodes (Chlorys Gayanus),

Andropogon (Andropogon Gayanus) e algumas variedades de Panicum (Centauro, Tanznia).

Estas forrageiras so muito bem aceitas pelos ovinos e apresentam bom valor nutricional. Em regies de clima ameno, pode-se fazer uso de forrageiras de inverno como a Aveia Preta (Avena Strgosa) ou o Azevm (Lolium Multzflorum), quando so anuais. A escolha das forrageiras utilizadas nos pastos se basear nas caractersticas de clima e solo da regio onde se localiza a propriedade, sendo interessante utilizar mais de uma espcie, este mtodo garantir maior variedade de nutrientes oferecidos, alm de representar uma garantia adicional quanto diminuio da ocorrncia de pragas, doenas, intempries climticas, j que diversas forrageiras se comportam de maneira diferente diante das condies ambientais. O consrcio gramnea/leguminosa em pastagem para ovinos um procedimento aconselhvel, no s no mbito da nutrio (eleva o nvel de protena da dieta) como tambm melhora a produtividade da pastagem, devido capacidade das leguminosas, em fixar N atmosfrico pelas bactrias (Rhizobium) que vivem em simbiose com suas razes. Pastos-vegetao Sem uma boa alimentao, intil pensar-se em raas especializadas. Esta necessria para a economia e o aperfeioamento de um rebanho, pois sabido que as raas especializadas so conseguidas em boa parte, com os cuidados com a alimentao. Os ovinos preferem pastos rasteiros, vegetais baixos, forragens finas, macias, leguminosas, arbustos. Preferem lugares altos, descampados, secos e permeveis. Fogem s umidades das baixadas, os campos de carrapichos. Escolhem campos abrigados dos fortes ventos por eucaliptos e outros arvoredos que lhes servem de proteo. Os ovinos produziram mais, recebendo boa alimentao. Da ser necessrio cultivar forrageiras de alto valor nutritivo. As pastagens devem ser racionalmente divididas, e o emprego de arame liso.

Algumas forrageiras recomendadas: - Capim de Rhodes: muito utilizado na formao de pastagens; bem aceito pelos ovinos tem bom valor nutritivo. - Trevo Branco: timo para a formao de pastagem, consorciado com outras forrageiras. Prefere solos argilosos, mas adapta-se a qualquer qualidade de terreno. - Grama Bermuda: a sua utilizao para ovinos grande, capim de crescimento rpido, boa cobertura do terreno, resistente ao pisoteio e a seca, muito rstica. Boa palatabilidade e valor nutricional. - Capim Quiquio: forma densos gramados, de folhas estreitas, colmos finos, enraza com facilidade, resiste ao pisoteio, ao fogo e ao frio. - Aveia Perene: gramnea muito precoce, produtiva, resistente ao frio, adapta-se a diversos tipos de solos, no muito exigentes. E utilizada como forragem de inverno, podendo ser pastejo direto ou cortada para feno ou forragem verde. - Azevm: gramnea no exigente em solo, vegeta bem em locais de boa umidade (sem gua estagnada). bem aceita tanto no pastejo como fenada. Pode ser consorciada com frevo, alfafa. - Setria Anceps: resistente seca, pouca exigncia em solos, tolerante geada (menor teor de oxalato), usada para pastejo ou fenao. - Centrozema pubescen; leguminosa, trepadeira, pouca resistncia ao frio, geada, vegeta bem tanto em solos pobres como frteis, resistente seca. Usada principalmente para pastoreio. Lotao e Manejo dos pastos: um dos aspectos mais importantes no manejo das pastagens a determinao da carga animal que permanecer no pasto. A lotao pode ser estimada de 8 a 10 an./ha., sendo que este nmero poder ser maior ou menor, conforme as condies ambientais.

Aguadas: permanentes correntes; na ausncia h necessidade de construo de bebedouros. Tranqilidade: no necessrio recolhe-las noite em abrigos, podendo ficar solta no campo. Deve ter abrigos para os ovinos se protegerem das grandes chuvas e ventos fortes (pode-se empregar bosques de eucaliptos). Evitar presena de ces, que so inimigos naturais.

Sistema de pastejo
Contnuo: diminui a necessidade de cerca e bebedouros e como desvantagem o menor aproveitamento da forragem disponvel; Rotacionado: melhor aproveitamento da forragem (controla a intensidade e a uniformidade de pastoreio), facilita o controle de verminose (o perodo de descanso diminui o nvel de infestao de larvas sob a ao radiao solar e ventos). Perodos de descanso 35 a 42 dias. Sazonalidade de produo de pastagens: dependendo das condies climticas de cada regio estas determinaro duas estaes definidas: chuva ou calor e seca com temperaturas baixas. Essas duas estaes provocam, nas espcies forrageiras, um ritmo de crescimento bastante intenso na estao das guas em confronto com baixas taxas de crescimento no perodo seco. Esse problema poder ser contornado com a utilizao de fenos e silagens ou produo das forrageiras de inverno (como aveia, azevm ou centeio).

Exigncias Nutricionais
As exigncias nutricionais dos ovinos, em protena, energia, minerais e vitaminas, variam em funo de: Raa: as mais precoces e de grande porte, como as especializadas na produo de carne, em geral apresentam maior exigncia nutricional que as produtoras de l ou mistas. J as raas deslanadas tendem a serem ainda menos exigentes; Idade: os animais mais jovens apresentam maiores nutricionais,em razo do maior ritmo de crescimento; exigncias

Categoria ou situao fisiolgica: as exigncias nutricionais variam significativamente conforme o estado fisiolgico apresentado pelo animal. A gestao, em seu 1/3 final, e a lactao, levam a um aumento dessas exigncias e tambm animais doentes, em fase de tratamento e recuperao. Em criaes extensivas onde os animais tm que percorrer grandes distncias entre reas de pastejo, cocho de sal ou bebedouros, as necessidades nutricionais, principalmente energticas, tendem a ser maiores que as de animais em pastagens menores e mais produtivas. Em geral, os ovinos podem ser mantidos exclusivamente em regime de pasto, tendo sempre disposio gua e sal mineral vontade. Em determinadas pocas do ano pode ser necessrio o fornecimento de forragem conservada como complemento alimentar. Alimentao de animais de Cabanha: a instalao adotada para reprodutores e matrizes de alta linhagem, bem como animais que esto sendo preparados para exposio ou cordeiros (machos e fmeas) destinados venda para reproduo. Estes animais so mantidos na cabanha para que se possa dar uma alimentao mais adequada de modo que estas categorias manifestem todo o seu potencial gentico. A alimentao destes animais pode ser feita basicamente de 2 formas;a primeira, com rao completa, ou seja, j com o volumoso includo, ou fornecendo separadamente, o volumoso (capineira/feno) mais o concentrado. Na segunda opo, fornecimento de volumoso e concentrado, o volumoso (feno, capineiras ou silagem), deve estar sempre disposio do animal e apresentar boa qualidade.

http://www.criareplantar.com.br/pecuaria/lerTexto.php?categoria=28&id=26 http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/CaprinoseOvinos deCorte/CaprinosOvinosCorteNEBrasil/alimentacao.htm http://www.cnpc.embrapa.br/

Вам также может понравиться