Вы находитесь на странице: 1из 3

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Unidade Acadmica de Educao a Distncia e Tecnologia UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL Curso de Bacharelado em Administrao Pblica
Disciplina:

Me todol ogi a de Es tudo e Pe s qui s a e m Adm i ni s tr a o


Aluno: Marcelo Luiz do Nascimento___________________________ Plo: Carpina_____________________ Data: 04/06/2011

Professor Executor: Richarlyson Alves DEmery . Tutor Virtual: ________________________________

E nc ontr o Pr e se nc ia l
APRESENTAO Caro aluno, um prazer t-lo na disciplina Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administrao (MEPA) do curso de Bacharelado em Administrao Pblica. A disciplina visa preparar voc para o curso de graduao no que concerne a tcnicas de estudo e pesquisa, tem como proposta um cunho instrumental,ou seja, uma espcie de Guia Metodolgico oferecendo-lhe subsdios para seus trabalhos acadmicos. Portanto, para quem pretende realizar pesquisas ou atuar e desenvolver atividades especficas de gesto em organizaes pblicas e participar da elaborao, do planejamento, da coordenao e do controle de polticas pblicas, o conhecimento sobre mtodos de pesquisa contribui de maneira significativa na anlise, na avaliao e na aplicao dos resultados de pesquisas visando a melhoria da sociedade. Vale ressaltar ainda que MEPA no tem como objetivo ensinar regras de referncia, ou seja, normas como a ABNT. Para melhor compreenso do principal objetivo da disciplina conveniente compreender e analisar os pilares do Ensino Superior: Ensino, Pesquisa e Extenso. No Ensino realizada a transmisso de conhecimentos, proveniente da pesquisa das mais variadas fontes de informaes de saberes, dos quais foram acumulados e produzidos por pensadores. Na Pesquisa realizada a produo do conhecimento, e para muitos a atividade fim da Universidade. Vale ressaltar que gerar conhecimento no tarefa trivial, e por meio da pesquisa, da capacidade de analisar e refletir, a partir de uma referncia terica que o conhecimento ser produzido. Por fim, a extenso onde os conhecimentos so aplicados, beneficiando de uma forma geral a sociedade. Podemos dizer que existe uma estreita relao entre os pilares da Universidade, uma vez que para que se aplique um determinado conhecimento necessrio conhecer a realidade, e tal conhecimento pode ser adquirido atravs do ensino e, principalmente, da pesquisa. E a partir da trade Ensino, Pesquisa e Extenso que surge a necessidade da nossa disciplina, no intuito de mostrar os caminhos que orientaro melhor o estudo durante a graduao, e at mesmo nas ps-graduaes que viro, por meio das diferentes tcnicas de estudo, pretende-se conduzir o pensamento e as aes para obter maior eficcia no que se deseja realizar, pois pensar e agir de qualquer forma pode resultar na perda de tempo, de esforo e at de material. A disciplina est dividida em seis Unidades, das quais sero distribudas em semanas de estudo, e ao final de cada unidade o aluno dever:

Unidade I - Conhecer os objetivos e as atividades da Universidade; identificar a importncia do processo de leitura, anlise e interpretao de textos cientficos no ato de estudar; e saber utilizar as tcnicas de sublinhar, esquematizar, resumir, documentar textos cientficos para auxiliar o processo de aprendizagem.

Unidade II - Definir os diferentes tipos de conhecimentos; descrever e diferenciar os conceitos de cincia, pesquisa, mtodo e metodologia; e identificar a importncia do mtodo, da metodologia e da pesquisa na construo da cincia.

Unidade III - Diferenciar os diferentes tipos de pesquisa; identificar as caractersticas de cada tipo de pesquisa; e relacionar os diferentes tipos de pesquisa com o campo da Administrao Pblica.

Pgina 1 de 3

Unidade IV - Relacionar as diferentes etapas do processo de pesquisa; descrever os procedimentos operacionais desen-volvidos em cada etapa; e identificar a importncia do processo de pesquisa no curso de graduao em Administrao Pblica

Unidade V - Apontar as tcnicas e os instrumentos utilizados para a coleta e anlise de dados nas pesquisas cientfica; listar as vantagens e desvantagens na utilizao de cada uma das tcnicas; e identificar a sua aplicabilidade nas pesquisas em Administrao Pblica.

Unidade VI - Distinguir os elementos que compem a estrutura bsica de um trabalho cientfico: introduo, desenvolvimento e concluso; enumerar os elementos constitutivos: pr-textuais, textuais e ps-textuais; e Identificar a estrutura e organizao de trabalhos cientficos, especificamente Trabalho de Concluso de Curso e artigo cientfico.

ORGANIZAO DA DISCIPLINA A disciplina MEPA ter como bibliografia bsica o livro texto da autora Liane Carly Hermes Zanella, uma obra preparada para o Sistema UAB. Tambm ser utilizada a obra contendo textos complementares da autora. Todo o material estar disponvel no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle da UFRPE. As orientaes estaro disponveis sob a forma de guias de estudo, e neste guiar o aluno nas troca de informaes por meio das ferramentas disponveis no AVA Moodle, a exemplo de frum, chat, envio de tarefas, entre outros. DINMICA PROPOSTA Vamos comear a colocar a mo na massa! Para tanto vamos discutir alguns dos conceitos presentes na disciplina, especificamente encontrados na Unidade I. Questionamentos para discusso: 1) O que vem a ser a Universidade? Por que est dividida em Ensino, Pesquisa e Extenso? Para que sua formao profissional e poltica possa ser enriquecida importante que voc comece a

2)

organizar sua biblioteca pessoal, procurando adquirir sistematicamente obras que possibilitam ampliar e explorar o conhecimento. Segundo Severino (2007, p. 40, grifo do autor) o estudante precisar munir-se de textos bsicos para o estudo de sua rea especfica, tais como um dicionrio, um texto introdutrio, algum tratado mais amplo, algumas revistas especializadas, todas obras especficas sua rea de estudo e a reas afins. (ZANELLA, 2009, p. 21) A frase acima mostra a necessidade de buscar informaes em fontes intelectuais. Voc conhece alguma outra forma de buscar informaes?

3)

Independente da modalidade de ensino, presencial ou a distncia, essas condies devem estar presentes.

Estudar a distncia, no entanto, talvez implique em mudar alguns de seus hbitos e de suas atitudes! (ZANELLA, 2009, p. 25). Diante da frase acima o que diferencia o ensino presencial da modalidade a distncia?

4)

A leitura enriquece nossas vidas, amplia nossa viso de mundo, aumenta nossas opinies e ideais. Voc j

parou para pensar qual a contribuio da leitura para a sua vida? (ZANELLA, 2009, p. 27). Como permitir que o processo de leitura, a anlise e a interpretao do texto estejam fundamentados na compreenso do ato 2de ler?

5)
6) a) b)

O que vem a ser plgio? Como realizar uma citao? Quando realizamos a leitura de textos geralmente colocamos em prtica alguns hbitos. Vejamos alguns Durante uma leitura voc j sublinhou uma parte do texto lido? Por qu? O texto sublinhado refere-se a parte entendia ou a no entendida? Ao final da leitura voc faz um resumo sobre o contedo lido? c) Antes de ler o livro voc procura saber do que se trata? Olha do que se trata cada captulo?

questionamentos para tais hbitos:

Pgina 2 de 3

d)
e) 7)

Voc j comprou um livro por causa do autor? Por qu? Qual a diferena entre documentao bibliogrfica e biogrfica? Leia o texto a seguir e coloque em prtica a utilizao dessas tcnicas: Em relao ao papel da gerncia no setor pblico, Toh e Solari (1997) afirmam que ele tem sido reformulado ao longo do tempo, tendo em vista as mudanas ocorridas nas instituies em diversos pases na atualidade. Esta reformulao da gerncia pblica tem como objetivo a otimizao dos recursos pblicos, aumentando a eficincia da mquina estatal, sem o esquecimento do princpio da equidade, que tambm norteia as decises nessas organizaes. O setor pblico possui algumas especificidades, que devem ser observadas para que haja uma melhor distino quando confrontado com o setor privado (PAIVA; COUTO, 2008, p. 1995).

8)

Vide a Tarefa 2 do Guia de Estudos da Semana 1.

Pgina 3 de 3

Вам также может понравиться