Вы находитесь на странице: 1из 2

A nova indstria cultural

Estamos vivendo o fim da industria cultural estabelecida a partir de Gutenberg. Uma outra est tomando, devagar, seu lugar. Que outra? E quando, e como?

Andrew Keen, autor do polmico A Cultura do Amador, fez um sumrio do texto em dez pontos, uma espcie de manifesto antiweb2.0. O subttulo do livro diz quase tudo: como a internet de hoje est matando nossa cultura. O primeiro ponto do declogo o culto do amador a iluso mais sedutora da utopia digital... pois sugere, de forma enganosa, que todos tm alguma coisa a dizer. L no fim, o autor diz que a conseqncia do descontrole dos desenvolvimentos digitais ser a vertigem social,... pois tudo estar em movimento e ser apenas opinio. Theodor W. Adorno, o mais importante filsofo alemo do ps-guerra, escreveu um texto fundamental para o entendimento da indstria cultural, exatamente aquela que, segundo Keen, est sendo destruda pela internet. Segundo Adorno, a indstria havia limpado o lixo da cultura, domesticando, aperfeioando ou proibindo os amadores ou, na prtica, a disseminao de sua produo. Ao mesmo tempo, a padronizao, os estilos comuns e a massificao levariam, segundo o pensador, comoditizao da cultura, transformando-a em anncio, ou quase. Era um pressentimento da primeira MTV. E no fim da Segunda Guerra, onde Adorno via tambm o fim do mercado livre. De l pra c, o mundo mudou, caram cortinas e muralhas e -- at por causa disso -- apareceu a internet, a mquina de inovao que, entre tantas outras coisas, tambm publica. Muito, tudo e de todo mundo. Nem todo mundo, claro, tem alguma coisa relevante a dizer para todo o resto do mundo, no sentido da indstria jornalstica. Ela, alis, j no derruba presidentes ou inicia revolues como no passado. Mas todo mundo tem alguma coisa a dizer para algum pblico, nem que seja sua famlia e amigos. Pelo menos por algum tempo. Nada mais importante, em benefcio do prprio futuro da indstria cultural, que quem queira se manifestar que o faa. Alto e bom som. E pra todo mundo. Quem quiser leia (veja, oua) e goste. Ou no. Problema de cada um. S no venham limitar o nosso direito de dizer o que bem queremos.

Estamos vivendo apenas mais um estgio da "indstria cultural", agora veiculada pela web, onde os mecanismos de refinamento que a cultura sempre teve, para selecionar e separar o que era "significativo" do que no era foram descontrolados. Como em um famoso cartoon do comeo da internet, qualquer um pode ser relevante: no momento, basta ter audincia. Mas o momento muda e o refinamento acontece, passo a passo, medida em que vamos entendendo o que e quem vale a pena ler, ver ou ouvir. E trata-se de um processo educativo para todos. A diferena, hoje, que a prensa (virtual) de Gutenberg est em sua verso web 2.0, democratizando os meios de produo de informao a nveis nunca antes imaginados pela tal "indstria cultural". isso que gera o caos "denunciado" por Keen em seu manifesto. Mas no h, nem precisa haver, desespero. No estamos chegando no fim do mundo, mas no comeo de um novo tempo. E o tempo, a prtica, os processos de seleo natural, em conjunto, vo criar as novas relevncias e restabelecer alguma ordem. No, e nunca mais, toda a ordem que j existiu quando os donos de jornais e editores decidiam o que imprimir e distribuir. Assim como Gutenberg desorganizou o poder de reis, igreja e mosteiros com a prensa de tipos mveis, a indstria cultural est sendo modificada para sempre pela liberdade criada pela web. As empresas, suas estruturas e prticas organizacionais vo pela mesma estrada. Para sempre. Sem volta. Mas no estamos indo para o caos puro e simples, e sim para um mundo muito mais diverso, sofisticado e complexo e mais, bem mais difcil de entender e administrar. Bem-vindos. s mais uma parte do futuro comeando

Вам также может понравиться