Вы находитесь на странице: 1из 25

Cmara Municipal de Camb

Estado do Paran

RELATRIO FINAL DA COMISSO PARLAMENTAR DE INQURITO DESTINADA A INVESTIGAR POSSVEIS IRREGULARIDADES COMETIDAS POR INTEGRANTES DA ASSOCIAO COMUNITRIA DE SEGURANA.

COMISSO PARLAMENTAR DE INQURITO Requerimento Protocolo n 741/2010

Presidente: Vereador CONRADO ANGELO SCHELLER (DEM/PR) Vice-Presidente: Vereador PAULO CESAR TARDIOLLE (PTB/PR) Relator: Vereador CECLIO DE ARAJO PEREIRA (PT/PR)

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

1. INTRODUO 2. DO CONHECIMENTO DO FATO 3. DA CONSTITUIO E FUNCIONAMENTO DA COMISSO 3.1 Da Constituio 3.2 Da Composio 3.3 Da Presidncia, Instalao, Eleio do Vice-Presidente e do Relator 3.4 Do Funcionamento 4. DO PRAZO 5. DA DOCUMENTAO 5.1 Ofcios expedidos 5.2 Documentos recebidos, anexos e depoimentos 5.3 Atas 6. RESUMO DAS REUNIES 7. VOTO DO RELATOR

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

1. INTRODUO

Inicialmente, convm relembrar a passagem introdutria apresentada no relatrio preliminar aceito pelos demais membros desta Comisso que serviu de norte para o regular desenvolvimento dos nossos trabalhos. Naquela oportunidade registrou-se que as Cmaras Municipais de Vereadores, detentoras do Poder Legislativo no mbito Municipal, tm a competncia precpua de legislar. Contudo, ao lado dessa, est outra que lhe inerente e essencial para constituir sua natureza de Poder autnomo: a fiscalizao dos atos do Poder Executivo e de entes pblicos ou privados que recebem recursos pblicos. Importante frisar que a competncia fiscalizadora da Cmara Municipal vasta, e essa vastido coincide com todos os limites de sua competncia legislativa. Em outras palavras, a Cmara Municipal tem poder de fiscalizar todos os assuntos e temas a respeito dos quais est capacitada, pela Constituio (Federal e Estadual) e pela Lei Orgnica Municipal, para legislar. Desta feita, as comisses parlamentares de inqurito (CPIs) constituem um dos mais importantes instrumentos de que as Casas Legislativas dispem para exercer sua competncia constitucional fiscalizadora, ou seja, compem um dos importantes instrumentos jurdico-constitucionais para a garantia da democracia, representando, na funo fiscalizadora dos Legislativos, o direito de investigar. Logo, inegvel que as CPIs representam um essencial aparelho do Poder Legislativo, na competncia que lhe reserva a Carta Magna, de fiscalizar as aes do Poder Executivo, bem como a aplicao e gesto dos recursos pblicos municipais transferidos voluntariamente a entidades atravs de subvenes sociais. Porm, como ensina o Professor Ovdio Rocha Barros Sandoval, os poderes da Comisso Parlamentar de Inqurito so limitados, no podendo extravasar os limites estabelecidos para sua criao e procedimento. So Limites impostos pela Constituio [Federal], pelas leis e normas regimentais das Casas Legislativas, tendo presentes a necessidade de impor limitaes jurdicas no exerccio do poder estatal e a exigncia de garantir, em favor da pessoa, o regime de liberdades pblicas. Para ser mais claro, os poderes de uma CPI so limitados pela lei, por sua natureza e por seus objetivos, motivo pelo qual, faz-se necessrio transcrever breve
3

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran
esclarecimento contido no Relatrio Final dos Trabalhos da CPMI dos Correios 1, um dos mais importantes trabalhos do gnero desenvolvidos nos ltimos anos, no qual, de forma brilhante, os relatores daquele documento bem esclarecem o alcance deste Instrumento, seno vejamos:
Por uma questo tica essencial (como soem ser as questes ticas), queremos deixar claro, de incio, aquilo que a sociedade brasileira pode esperar de uma comisso parlamentar de inqurito. Pois, como ocorre com qualquer instituio do Estado, no regime democrtico, os poderes das CPIs esto sujeitos a limites. Parcela da mdia, no raro, mede o xito de uma CPI pela quantidade de autoridades, agentes polticos e cidados que, em funo dela, venham a ser punidos. Ser esse o critrio adequado? Os objetivos de uma CPI devem ser claramente definidos e proclamados, at para que no se estimulem iluses, e no se pretenda alcanar objetivos que no lhe dizem respeito. Pode-se exigir de uma CPI: 1. que contribua para a transparncia da Administrao Pblica, medida que revela, para a cidadania, fatos e circunstncias que, de outra forma, no seriam do conhecimento pblico; 2. que, na qualidade de rgo do Poder Legislativo, possibilite o exame crtico da legislao aplicvel ao caso sob investigao; 3. que proponha Casa respectiva do Congresso Nacional, sempre que cabvel, a abertura de processo contra Senador da Repblica ou Deputado Federal, quando o nome do parlamentar estiver vinculado a fatos ou atos que possam implicar prejuzo imagem do Congresso Nacional, ou seja, sempre que ali se possa identificar possvel quebra do decoro parlamentar; 4. que interceda junto aos rgos responsveis da Administrao Pblica para sustar as irregularidades e/ou as prticas lesivas que suas investigaes identifiquem; 5. que aponte ao Ministrio Pblico os fatos que possam caracterizar delitos ou prejuzo Administrao Pblica, para que esse rgo estatal possa promover a responsabilidade civil e penal correspondente. 6. que proponha modificaes no arcabouo legal e institucional, de forma a contribuir para o aperfeioamento constante da democracia do Pas, evitando a reincidncia no fato examinado. (destaques acrescidos ao texto original)

Sendo assim, esta breve introduo se presta a esclarecer que os poderes conferidos pela Lei Orgnica do Municpio de Camb e Regimento Interno desta casa s Comisses Parlamentar de Inqurito so limitados sendo que referidos diplomas legais sero observados e as concluses formuladas encaminhadas Mesa Diretora e ao Ministrio Pblico desta comarca.

2.

DO CONHECIMENTO DO FATO

In Relatrio Final dos Trabalhos da CPMI dos Correios Volume I - Pgs. 2 e 3, encontrvel em http://www.cpmidoscorreios.org.br/relatorios/Final%20Vol1.pdf

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran
Os fatos que ensejaram a criao da presente CPI foram noticiados em ofcio firmado pelo Exmo. Sr. Prefeito Municipal no qual resta informada supostas irregularidades (formais e materiais) apuradas e relacionadas em relatrio de avaliao fsico/contbil da lavra do Sr. Secretario Municipal de Auditoria e Controle Interno, que acompanha mencionado oficio do Exmo. Sr. Prefeito Municipal, firmado conjuntamente com o Procurador Jurdico Municipal e com o referido Secretario Municipal de Auditoria e Controle Interno. Mencionado documento indica supostas irregularidades e desvios ocorridos, seguindo perodo indicado no Relatrio fsico/contbil, entre 2006 e o primeiro semestre de 2009, em convnio celebrado entre o Municpio de Camb e a Associao Comunitria de Segurana, que serviu de fundamento para o repasse de Transferncias Voluntrias a esta entidade. No resta informado qual seria o objeto do referido convnio, bem como o perodo de sua vigncia. As supostas irregularidades perpetradas so classificadas como sendo de ordem formal e de ordem material. Sendo que nas primeiras se inserem despesas consideradas estranhas ao objeto do convnio e ou as despesas sem a devida formalizao de documentos de forma adequada e nas segundas os pagamentos efetuados com salrios de contratado, sem a devida contra prestao dos servios.

3. DA CONSTITUIO E FUNCIONAMENTO DA COMISSO


3.1 - Da Constituio

A instaurao da Comisso Parlamentar de Inqurito foi solicitada atravs do Requerimento n 741/2010 firmado por oito vereadores da atual legislatura, o qual foi lido na 21 Sesso Ordinria da Cmara Municipal de Camb realizada no dia 05/07/2010, quando se constatou haver nmero suficiente de assinaturas. Em razo disso, a Comisso Parlamentar de inqurito foi constituda a partir do referido requerimento, nos termos do 4 do artigo 19 da Lei Orgnica do Municpio de Camb, com prazo inicial de 120 (cento e vinte) dias, sendo composta de 03 (trs) membros escolhidos em sesso ordinria realizada no dia 02.08.2010, com o objetivo de apurar possveis irregularidades cometidas por integrantes da Associao Comunitria de Segurana quando da aplicao de recursos pblicos obtidos atravs de transferncias voluntarias (subvenes sociais) em razo de convnio firmado entre o Poder Executivo do Municpio de Camb e a nominada entidade.
5

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran
3.2 - Da Composio, Escolha da Eleio da Presidncia, do Vice-Presidente e

Designao do Relator Em 06/08/2010 foi realizada a 1 reunio entre os membros indicados a compor a CPI, consumando a sua instalao, ocasio em o Vereador CONRADO ANGELO SCHELLER e o Vereador PAULO CESAR TARDIOLLE foram escolhidos, respectivamente, para a Presidncia e Vice-Presidncia da Comisso. Ademais, o Presidente indicou como relator o Vereador CECILIO DE ARAJO PEREIRA.

3.3 Do funcionamento Devidamente instalada e estabelecidas as normas gerais de seu funcionamento, a Comisso realizou 01 (uma) Reunio de Instalao, 04 (quatro) Reunies Ordinrias, 02 (duas) Reunies para Oitiva de Testemunhas e 01 (uma) Reunio de Encerramento.

4. DO PRAZO A Comisso iniciou seus trabalhos em 06 de agosto de 2010 com a Reunio de Instalao. Em 03 de dezembro de 2010 foi solicitada a alterao do prazo inicial fixado para o encerramento dos trabalhos para um perodo certo de 210 dias (duzentos e dez) dias necessrios a formulao das concluses desta CPI, com supedneo no artigo 55, in fine do Regimento Interno da Cmara Municipal de Camb. Por sua vez, as atividades foram encerradas em 03 de maro de 2011, com a apresentao e leitura deste relatrio e encaminhamento mesa diretora. 5. DA DOCUMENTAO 5.1 Ofcios expedidos
4.1 Ofcios Expedidos N
71/2010-GAB 73/2010 - GAB 82/2010 - GAB

DATA
06.08.2010 12.06.2010 19.10.10 17.11.2010

DESTINATRIO/NOME
Presidncia da Cmara Presidncia da Cmara Presidncia da Cmara Assessoria Jurdica

ASSUNTO
Indica a Composio da CPI Sol. Contratao de assessoria jurdica Requer dilao de prazo Sol. Parecer Jurdico Acerca da Regularidade Formal e

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran
prorrogao de Prazo Requer a apresentao de documentos pertinentes a entidade investigada Requer Alterao do Prazo inicial para desenvolvimento dos trabalhos Intima-o a prestar depoimento na condio de testemunha Intima-o a prestar depoimento na condio de testemunha Intima-o a prestar depoimento na condio de testemunha Intima-o a prestar depoimento na condio de testemunha

03.12.2010 03.12.2010 02.12.2010 02.12.2010 02.12.2010 02.12.2010

Exmo. Sr. Prefeito Municipal Presidncia da Cmara Silvio Pascueto Aristides Rodrigues Rodrigues Antonio de Alencar Luiz Carlos Ferreira Santiago Junior

5.2 - Documentos recebidos e depoimentos

A princpio h que se enfatizar que at o encerramento dos trabalhos no houve qualquer tipo de resposta enviada pelo Exmo. Sr. Prefeito Municipal acerca da requisio de todos os documentos arquivados neste Municpio, relacionados formalizao do ato de transferncia voluntaria em favor da Associao Comunitria de Segurana, a partir de 2005 at 2009, especialmente o Plano de Trabalho apresentado, bem como as prestaes de contas formuladas pela Entidade. Frisa-se que tal pedido, protocolado em 03.12.2010, foi formulado com supedneo no disposto no art. 50, 7 do Regimento Interno da Cmara Municipal de Camb c/c o art. 2 da Lei Federal n.1.579, de 18 de maro de 1952, e tinha por escopo apurar alegada irregularidade de ordem formal atinente ao pagamento de despesas consideradas estranhas ao objeto do convenio e ou as despesas sem a devida formalizao de documentos de forma adequada, informada por Vossa Excelncia em documento enviado a essa Casa Legislativa em 25 de maio de 2010. Assim, no se pode deixar de enfatizar e registrar a consternao e repulsa ocasionadas pelo descaso do Poder Executivo Municipal com a requisio formulada, fato que serve para revelar o desrespeito para com os relevantes trabalhos desenvolvidos por esta Comisso, bem como com os membros da mesma e, via de conseqncia, com o Poder Legislativo Municipal como um todo. Contudo, diante do prazo estabelecido para trmino dos trabalhos, imperioso registrar que o relatrio final desenvolvido sem tais documentos, sendo que as impropriedades formais sero analisadas e apontadas tendo por parmetro, apenas, o confronto entre os depoimentos colhidos das testemunhas intimadas e documentos encaminhados pelo municpio junto com o ofcio que noticia os fatos ora investigados, com a
7

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran
Resoluo n03/2006 do Tribunal de Contas do Estado do Paran que norteia a fiscalizao das transferncias voluntrias estaduais e municipais repassadas s entidades da Administrao Pblica, ou s entidades privadas sem fins lucrativos. Sendo assim, ganha especial relevo, para a anlise das regularidades formais e materiais, os depoimentos do Presidente, Tesoureiro e Secretrio da Associao Comunitria de Segurana, acostados aos autos, bem como o depoimento do Sr. Luiz Carlos Ferreira Santiago Junior.
5.3 - Atas

Foram lavradas, 01 (uma) Ata de Instalao, 04 (quatro) Atas de Reunies Ordinrias, 04 (quatro) Atas de Reunies para Oitiva de Testemunhas, 01 (uma) Ata de Reunio Extraordinria e 01 (uma) Ata de Reunio de Encerramento.

6. RESUMO DAS SESSES


REUNIO INSTALAO DATA 06.08.2010 ASSUNTO/CONVOCADOS ELEIO DO VICEPRESIDENTE E DO RELATOR, APS REUNIO DELIBERATIVA REUNIO DELIBERATIVA REUNIO DELIBERATIVA DEPOENTES: 1) Silvio Pascueto 2) Sr. Aristides Rodrigues Rodrigues; DEPOENTE: 1) Antonio de Alencar DEPOENTE: Sr. Luiz Carlos Ferreira Santiago Junior REUNIO DELIBERATIVA Leitura do Relatrio Final e Encerramento

1 R.O. 2 R.O. 3 R.O. 4 R.O. 5 R.O. 6 R.O. 7 R.O

11.08.2010 25.11.2010 10.12.2010 10.12.2010 15.12.2010 03.03.2011

7. VOTO DO RELATOR Como registrado no relatrio preliminar, a presente CPI se predisps a investigar e apurar irregularidades e desvios cometidos na execuo do convnio firmado entre o Municpio de Camb e a Associao Comunitria de Segurana para repasse de subvenes sociais, e o conseqente prejuzo ao errio municipal.
8

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran
Para tanto, foi traado no Plano de Trabalho a estruturao da Comisso em duas linhas investigativas, sendo uma delas a principal, a saber: Linha 1 (principal): apurar eventuais desvios de recursos pblicos municipais atravs de irregularidades e ilcitos quando da sua execuo do(s) convnio(s) firmado(s) entre o Municpio de Camb e a Associao Comunitria de Segurana, especialmente no que concerne aos pagamentos perpetrados nos ltimos anos, mediante suposta falsificao de assinaturas e fraudes contbeis, a pessoa que no mais pertencia aos quadros daquela entidade e que no desempenhou qualquer labor, durante tal perodo, para tal entidade, valores que foram desviados e utilizados por membro da diretoria da Associao Comunitria de Segurana. Linha 2: analisar e diagnosticar, em linhas gerais e por amostragem, a estrutura de controle do Poder Executivo Municipal incumbida de fiscalizar os repasses e a aplicao das Transferncias Voluntarias (subvenes sociais) realizados pelo Municpio de Camb, bem como a forma como tal controle era realizado. Assim, aps o regular desenvolvimento dos trabalhos da Comisso Parlamentar de Inqurito, pode-se constatar e formular as seguintes concluses:
7.1 Desvio de Finalidade dos Recursos Pblicos Comprovao atravs da

Confisso Necessrio Ressarcimento ao Errio e Expedio de Comunicado ao Ministrio Pblico para tanto Como estabelecido, a primeira linha de investigao desta CPI objetivou a apurao de eventual desvio de recursos pblicos municipais atravs de irregularidades e ilcitos quando da sua execuo do(s) convnio(s) firmado(s) entre o Municpio de Camb e a Associao Comunitria de Segurana, especialmente no que concerne aos pagamentos perpetrados nos ltimos anos, mediante suposta falsificao de assinaturas e fraudes contbeis, a pessoa que no mais pertencia aos quadros daquela entidade e que no desempenhou qualquer labor, durante tal perodo, para tal entidade, valores que foram desviados e utilizados por membro da diretoria da Associao Comunitria de Segurana. Nesse sentido, logrou-se xito em constatar tal irregularidade. Tal concluso resulta clara e transparente da simples leitura do depoimento prestado Comisso pelo Sr. Antonio de Alencar, o qual reconheceu em seu depoimento que:
9

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran
...que a respeito do Sr. Luiz Carlos Ferreira Santiago, esclareceu: que o mesmo trabalhou por mais de quatro meses; que em determinado em que no sabe declinar, o Sr. Luiz deixou de prestar servios entidade e de comparecer no escritrio para receber seus vencimentos; que os cheques emitidos em favor do Sr. Luiz ficaram acumulados no escritrio; que no segundo ms que os cheques ficaram no escritrio, os valores dos mesmos passaram a ser utilizados para pagamentos de outras despesas da entidade, as quais, segundo a administrao municipal no poderiam ser pagas com recursos das subvenes, como por exemplo: escritrio de contabilidade, despesas bancrias, combustvel para realizao de visitas s escolas, luz, gua, telefone, horas extras dos funcionrios, excedentes ao limite legal, etc,; quem em nenhum momento se apropriou desses recursos financeiros da entidade, os quais foram aplicados integralmente para pagamento de despesas da mesma; que assume que as assinaturas de endosso dos cheques emitidos em a favor do Sr. Luiz so de sua autoria; esclarecendo que no falsificou as assinaturas do Sr. Luiz, mas que escreveu de prprio punho o nome do Sr. Luiz no verso dos cheques; que em alguns endossos de cheques emitidos para o Sr. Luiz, firmou com sua prpria assinatura e incluiu seu RG pessoal, (assinatura do depoente); reforando a ausncia de m f e dolo; que em agosto de 2008 fez a resciso contratual do Sr. Luiz junto entidade entretanto afirma ter emitido dois cheques para o mesmo funcionrios aps a resciso, para pagamento das despesas j anteriormente afirmadas; (...)que est sempre disposio para esclarecimentos ulteriores que se fizerem necessrios, bem como, se reconhecido pelas autoridades competentes que os recursos devam ser devolvidos, est disposto a ressarcir os valores.

Como se pode inferir o depoente confessa que no efetuou a resciso do contrato de trabalho de funcionrio que deixou de prestar servios entidade, como deveria, e passou a utilizar tais valores para pagamentos de outras despesas da entidade, as quais, segundo a administrao municipal, no poderiam ser pagas com recursos das subvenes.... Logo, incontroverso o desvio de finalidade na aplicao destes recursos repassados a ttulo de subvenes sociais ensejando, via de conseqncia, o necessrio ressarcimento ao errio municipal dos valores pagos em favor do Sr. Luiz
10

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran
Carlos Ferreira Santiago Junior aps o seu afastamento dos quadros de funcionrios da Entidade, portanto de forma simulada, estimados pelo Poder Executivo Municipal no montante de R$ 32.651,20 (trinta e dois mil e seiscentos e cinqenta e um reais e vinte centavos) valores atualizados at abril/2010, que devero ser devidamente corrigidos monetariamente e acrescidos de juros moratrios a contar da data dos fatos at o efetivo ressarcimento, os quais devero ser apurados em percia contbil. Outrossim, deve-se enfatizar que tambm devero ser levados em considerao quando do clculo dos valores a serem ressarcidos os encargos sociais vinculados a esta relao de emprego simulada. Convm registrar, neste ponto, que a alegada ausncia de m-f do depoente, bem como a justificativa de que em nenhum momento se apropriou desses recursos financeiros da entidade, os quais foram aplicados integralmente para pagamento de despesas da mesma, no tem o condo de afastar o inegvel desvio de finalidade e a responsabilidade do mesmo. Isso porque, tais recursos no pertenciam entidade como alega o Sr. Antonio de Alencar, mas sim consubstanciavam recursos pblicos municipais repassados entidade com uma finalidade previamente ajustada em Convnio firmado entre os mesmos, na qual deveria ser integralmente aplicadas na sua execuo. Oportuno consignar que o fato do Poder Executivo Municipal no ter atendido a requisio formulada por esta CPI e apresentado o Ato que Formalizou e autorizou a Transferncia Recursos cuja aplicao teve a finalidade desviada, no prejudica as concluses ora formuladas posto que, como visto, o prprio Secretrio Executivo da Associao Comunitria de Segurana reconhece e confessa, em seu depoimento, que desviou a finalidade dos recursos repassados para pagamento de despesas da entidade, as quais, segundo a administrao municipal, no poderiam ser pagas com recursos das subvenes, inexistindo dvidas neste sentido. Nesse passo, no demais transcrever o artigo da Resoluo n 03/2006 do Egrgio Tribunal de Contas do Estado do Paran, a qual Regulamenta os arts. 162, 2, 228, 229, 230 e 295, todos do Regimento Interno do Tribunal de Contas, e dispe sobre a fiscalizao das transferncias voluntrias estaduais e municipais repassadas s entidades da Administrao Pblica, ou s entidades privadas sem fins lucrativos, e d outras providncias, e prev expressamente em seu art. 5 que:
Art. 5. vedada a incluso, tolerncia ou admisso, no ato de transferncia voluntria, formalizada mediante convnio ou instrumento congnere, sob pena de nulidade e sustao do ato e responsabilidade do agente, de clusulas ou condies que prevejam ou permitam:

11

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran
I realizao de despesas a ttulo de taxa de administrao, de gerncia ou similar, ressalvadas as despesas de carter indenizatrio dos custos administrativos, devidamente motivados e detalhados em planilhas; II pagamento, a qualquer ttulo, a servidor ou empregado, integrante de quadro de pessoal da entidade da Administrao Pblica Direta ou Indireta, por servios de consultoria ou assistncia tcnica; III utilizao dos recursos em finalidade diversa da estabelecida no respectivo instrumento, ainda que em carter de emergncia; IV realizao de despesas em data anterior ou posterior sua vigncia; V atribuio de vigncia ou de efeitos financeiros retroativos; VI realizao de despesas com taxas bancrias, decorrentes de culpa do agente da entidade tomadora dos recursos; VII realizao de despesas com multas, juros ou atualizao monetria, inclusive as referentes a pagamentos ou recolhimentos fora dos prazos, decorrentes de culpa do agente da entidade tomadora dos recursos; VIII realizao de despesas com publicidade, salvo as de carter educativo, informativo ou de orientao social, das quais no constem nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos; IX transferncia de recursos a terceiros que no figurem como parte no objeto do ato de transferncia; X transferncias de recursos pblicos como contribuies, auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos.

Desta feita, resta comprovada a malversao dos aludidos recursos e constatado o dever de reparao ao errio sendo responsvel, para tanto, aquele que orquestrou e executou tais fatos, ou seja, o Secretrio Executivo da Associao Comunitria de Segurana, Sr. Antonio de Alencar, que reconhece e confessa a prtica de tais atos, bem como se compromete a se reconhecido pela autoridades competentes que os recursos devam ser devolvidos, est disposto a ressarcir os valores. Sendo assim, uma vez averiguadas as irregularidades na aplicao de recursos pblicos transferidos a ttulo de subveno social, impe-se o encaminhamento dessas concluses ao i. Representante do Ministrio Pblico da Comarca de Camb, para a promoo da responsabilidade civil ou criminal dos infratores, em estrita observncia ao disposto no 8 do art. 50 do Regimento Interno da Cmara Municipal de Camb (Resoluo 05/2004).

7.2 Da Formalizao do Ato de Transferncia Voluntria e da Fiscalizao da

Aplicao dos Recursos Transferidos a Ttulo de Subveno Social


12

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran

Acerca da segunda linha de investigao priorizada, qual seja analisar e diagnosticar, em linhas gerais e por amostragem, a estrutura de controle do Poder Executivo Municipal incumbida de formalizar o ato de transferncia, a fiscalizao dos repasses e a aplicao das Transferncias Voluntrias (subvenes sociais) realizados pelo Municpio de Camb, cabe as concluses a seguir: 7.2.a Esclarecimentos Iniciais acerca das Subvenes Sociais

Inicialmente, para melhor compreenso das concluses formuladas atinentes a este ponto, faz-se necessrio tecer sucintos comentrios acerca dos repasses de recursos pblicos municipais a entidades privadas atravs de subvenes sociais. Pode-se definir a subveno social como uma modalidade de transferncia de recursos financeiros pblicos, para organizaes, governamentais e no governamentais, de carter assistencial e sem fins lucrativos, com o objetivo de cobrir despesas de custeio. Na mesma linha a acepo que se extrai do art. 2, inciso V da Resoluo n 03/2006 do Tribunal de Contas do Estado do Paran, in verbis:
Art. 2. Para os fins desta Resoluo, considera-se: (...) V Subveno Social, a transferncia de recursos pblicos a entidades pblicas ou privadas de carter assistencial, educacional ou cultural, sem finalidade lucrativa, com o objetivo de cobrir despesas de custeio;

Assim, resta claro que as subvenes sociais destinam-se precipuamente a auxiliar entidades privadas na prestao de servios essenciais de assistncia social, assistncia mdica e educacional, consoante artigo 16 da Lei Federal n 4.320/64 e art. 2, V da Resoluo n 03/2006 do TCE-PR. Na mesma linha o disposto na Lei de Diretrizes Oramentrias LDO - do Municpio de Camb/Pr, a qual prev em seu art. 25 que:
ART. 25. vedados a incluso, na lei oramentria e em seus crditos adicionais, de dotaes a ttulo de subvenes sociais e auxlios, ressalvadas aquelas destinadas a entidades privadas sem fins lucrativos, de atividades de natureza continuada, que preencham uma das seguintes condies: I - sejam de atendimento direto ao pblico, de forma gratuita, nas reas de assistncia social, sade e

13

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran
educacional e estejam registradas no Conselho Municipal de Assistncia Social CMAS, da Prefeitura Municipal de Camb. PARGRAFO 1. - Para habilitar-se ao recebimento de subvenes sociais, a entidade privada sem fins lucrativos devero apresentar declarao de funcionamento regular nos ltimos 3 (trs) anos, emitida no exerccio de 2009, por trs autoridades locais e comprovantes de regularidade do mandato de sua diretoria. PARGRAFO 2. - Os repasses de recursos sero efetivados atravs de convnios, conforme determina o art. 116, da Lei Federal n. 8.666, de 21 de junho de 1993, a exigncia do artigo 26, da Lei Complementar n. 101, de 04 de maio de 2000 e lei especial autorizando o Executivo a destinar recursos para concesso de subvenes sociais.

Ainda nessa linha, uma questo relevante diz respeito aos requisitos legais a serem cumpridos pelos municpios para repassar subveno social a entidades privadas. Na esfera municipal a concesso de subvenes sociais exige previso na lei oramentria anual (dotao oramentria) e autorizao legislativa, genrica ou especfica para cada concesso. A lei concessiva poder estabelecer a forma e a periodicidade dos repasses de recursos, ou determinar a sua regulamentao atravs de decreto do Executivo. A concesso de subvenes dever levar em considerao as possibilidades financeiras do ente concedente, de forma criteriosa e aps atendidas as necessidades prprias do poder pblico municipal, segundo orientao do art. 16, caput e pargrafo nico, da Lei Federal n 4.320/64. Deve haver lei que autorize a concesso de subveno social e identifique as entidades beneficirias. No se exige a edio de uma lei para cada entidade, podendo existir apenas uma lei relacionando as diversas entidades que podero ser contempladas, a qual viger por tempo indeterminado, isto , valer para mais de um exerccio financeiro, ou at que lei posterior a revogue ou a altere (por exemplo, incluindo ou excluindo entidades). Face vigncia indefinida da lei, no se recomenda que ela contenha valores, os quais sero oportunamente fixados no oramento anual ou em seus crditos adicionais. Diz-se que a lei deve ser especfica porque dever tratar exclusivamente de subveno social, no podendo regular concomitantemente outras matrias (art. 150, 6, CF, por analogia). Outrossim, no suficiente a mera autorizao via lei oramentria anual ou crdito adicional.
14

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran
Devero ser atendidas as condies estabelecidas na lei de diretrizes oramentrias, a qual, conforme preceitua a Lei Complementar n. 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal), dever conter normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos (art. 4, I, e) e condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas (art. 4, I, f). Dever existir dotao para custear a despesa, pois vedado o incio de programas ou projetos no includos na lei oramentria anual ou em seus crditos adicionais (art. 167, I, CF). mister a formalizao atravs de contrato (convnio, acordo, ajuste ou congnere), onde estejam estipuladas as atribuies, responsabilidades e obrigaes a serem cumpridas por ambas as partes, municpio e entidade. Frisa-se que vedada a concesso de subveno vinculada percentual dos recursos disponveis do Municpio ou para a Cmara, nos termos do art. 167, IV da Constituio Federal, sendo que as suplementaes oramentrias devem estar previstas em lei e abertas por decreto executivo, conforme mandamento do art. 167, V e VI, da Constituio Federal e arts. 42 e 43, da Lei Federal n 4.320/64. O repasse de subveno social a entidade privada somente possvel quando a interveno direta do municpio no se revelar mais econmica, ou, consoante a redao da Lei n. 4.320/64, sempre que a suplementao de recursos de origem privada, aplicados a esses objetivos, revelar-se mais econmica (art. 16, caput). Trata-se de emprego dos princpios constitucionais da eficincia e da economicidade (CF, art. 37, caput, e art. 70, caput), porque no razovel que o municpio crie instituies e/ou contrate servidores para atender reas onde a iniciativa privada j atua com proficincia. Tal entendimento foi reforado pela reforma administrativa promovida pela Emenda Constitucional n. 19, que pretendeu criar mecanismos de parceria e colaborao entre a iniciativa privada (o chamado terceiro setor) e o Estado, atravs, por exemplo, de termo de parceria com organizaes sociais (Lei n. 9.637/98) e contrato de gesto com organizaes da sociedade civil de interesse pblico (Lei n. 9.790/99), cuja contratao dispensa a realizao de licitao (Lei n. 8.666/93, art. 24, XXIV)2. O municpio dever fiscalizar a escorreita aplicao dos recursos repassados entidade, de sorte a verificar, entre outros, se a destinao est consoante aos termos pactuados no contrato, se no est havendo desvio de finalidade, se a entidade est cumprindo o padro mnimo de eficincia fixado no contrato (art. 16, nico, da
2

Tribunal de Contas do Estado do Paran. Processo n. 191370/01 (consulta). Interessado: Secretaria de Estado da Sade.

15

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran
Lei n. 4.320/64) e se o funcionamento da entidade satisfatrio (art. 17 da Lei n. 4.320/64). Ademais, tratando-se de dinheiro pblico, o municpio ter de comprovar perante o Tribunal de Contas a legalidade e regularidade das despesas (CF, art. 71, I, II e VIII). Sempre que possvel, o valor da subveno social ser calculado com base em unidades de servios efetivamente prestados ou postos disposio dos interessados (Lei n. 4.320/64, art. 16, nico). Tendo em vista que a subveno social se destina a remunerar a prestao de servios de assistncia social, mdica e educacional, recomendvel a fixao de valor unitrio para cada atendimento prestado pela entidade privada. A instituio beneficiada dever ter carter assistencial ou cultural sem finalidade lucrativa (entidade filantrpica), bem como dever prestar servios essenciais de assistncia social, mdica ou educacional (art. 16, caput, da Lei n. 4.320/64). A essencialidade deve ser aferida face ao interesse pblico, isto , se o servio prestado no for da competncia do municpio ou no se revestir de importncia coletiva, no ser considerado essencial e, conseqentemente, no ser lcito que seja subsidiado atravs de subveno social3. Por bvio, o estatuto social da entidade dever contemplar a atividade a ser terceirizada pelo municpio. A entidade prestar contas dos recursos recebidos. A prestao de contas nus de toda pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos (CF, art. 70, nico). A prestao de contas no dever ser apresentada ao Tribunal de Contas e sim ao rgo repassador dos recursos, no caso, o municpio, que ter de mant-la arquivada e disponvel para eventual auditoria instaurada por quela Corte. O contedo da prestao de contas dever ser estipulado no contrato firmado entre o municpio e a entidade privada. Todavia, considerando que, sempre que possvel, o valor da subveno social ser calculado com base em unidades de servios (Lei n. 4.320/64, art. 16, nico), o que possibilita a fixao de valor unitrio para cada atendimento prestado pela entidade privada, aceitvel que a prestao de contas se concretize atravs da simples quantificao do nmero de atendimentos realizados, com a identificao inequvoca dos cidados favorecidos, para possibilitar a checagem pelo municpio. No se vislumbra necessrio, portanto, que a prestao de contas contenha a comprovao detalhada dos dispndios realizados pela entidade para a consecuo dos atendimentos (faturas de gua, esgoto, energia eltrica, telefone e gs; folha de pagamento de empregados; recibos de pagamento de prestadores de servios autnomos; notas fiscais de
3

O interesse pblico o pertinente sociedade como um todo, qualificado como prprio da coletividade. MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 14 ed. So Paulo: Malheiros, 2002, p. 45 e 82

16

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran
fornecimento de bens e servios), at porque, habitualmente, as entidades filantrpicas possuem outras fontes de receitas, que se diluiro naquelas repassadas pelo municpio. Ademais, tal comprovao detalhada poderia resultar em ingerncias indevidas do municpio na administrao e gerenciamento dos recursos da entidade, o que no admissvel, porquanto no existe vnculo de subordinao entre um e outro. Se o municpio deseja controlar minuciosamente a receita e a despesa envolvida em seus projetos, no pode repass-los a entidades privadas, mas deve execut-los atravs dos rgos de sua administrao direta (secretarias municipais), ou ento entreg-los aos cuidados de entidades da administrao indireta (autarquias e fundaes), estas sim sujeitas ao seu controle. Por fim, no tem fundamento a assertiva de que os recursos repassados a ttulo de subveno social no podem custear a despesa com pessoal da entidade filantrpica. Toda atividade executada pela entidade privada exigir necessariamente a participao do ser humano, pois, se alguma utilidade criada, porque algum (pessoa fsica) se disps a faz-lo, e deve ser remunerado por este labor. A preocupao, no caso, seria a eventual acusao de que a subveno social estaria ocultando contratos de terceirizao de mo-de-obra que se referem substituio de servidores e empregados pblicos, os quais devem ser contabilizados como outras despesas de pessoal do municpio (art. 18, 1, da Lei Complementar n. 101/00). Entretanto, tal suspeita no tem consistncia, porquanto: a) a Lei 4.320/64 no veda que a subveno social seja utilizada para pagamento de despesas com pessoal; b) em ltima anlise, a subveno social sempre ser utilizada para pagamento de despesas com pessoal, seja direta ou indiretamente; c) a subveno social no ter como objetivo (principal) a contratao de pessoal via interposta pessoa, ou seja, no se trata de terceirizao de mo-de-obra; a subveno social ter a finalidade de contratar a prestao de servios da entidade e o repasse ser fixado com base no nmero de pessoas atendidas e na extenso do atendimento; d) a entidade no receber recursos exclusivamente do municpio, pois possui outras fontes de custeio. Finalmente, se ficar comprovado que no existe entidade pertencente ao municpio que preste as atividades que sero subvencionadas, a concesso de subveno social revelar-se- mais econmica que a construo e a manuteno de uma entidade municipal, caindo por terra qualquer desconfiana de burla aos preceitos da Lei Complementar n. 101/00.

17

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran
Assim, em resumo, tem-se que a concesso de subveno social depende do cumprimento dos seguintes pr-requisitos:
Pelo municpio: a) existncia de autorizao em lei especfica; b) atendimento de condies estabelecidas na lei de diretrizes oramentrias (LDO); c) existncia de dotao na lei oramentria anual (LOA) ou em seus crditos adicionais; d) formalizao atravs de contrato (convnio, acordo, ajuste ou congnere); e) quando a atuao direta do municpio no se revelar mais econmica; f) fiscalizao da aplicao dos recursos repassados. g) A subveno ser calculada com base em unidades de servios efetivamente prestados ou postos disposio dos interessados. Pela entidade: a) instituio de carter assistencial ou cultural sem finalidade lucrativa (entidade filantrpica); b) prestao de servios essenciais de assistncia social, mdica ou educacional; c) prestao de contas dos recursos recebidos.

Por fim, no se pode deixar de enfatizar a Resoluo n 03/2006 do Tribunal de Contas do Estado do Paran que tem o especial propsito de nortear a fiscalizao das transferncias voluntrias estaduais e municipais repassadas s entidades da Administrao Pblica, ou s entidades privadas sem fins lucrativos, a qual deve ser observada fiel e impreterivelmente pelo Municpio de Camb quando da formalizao do ato de transferncia voluntria e de sua fiscalizao.

7.2.b

Das Falhas na Estrutura de Formalizao do Ato de Repasse, Liberao dos Recursos e Execuo do Objeto

Confrontando as premissas apresentadas no item anterior com os documentos enviados pelo Poder Executivo Municipal que desencadearam a presente CPI, bem como com os depoimentos colhidos durante o processo investigatrio, possvel apontar algumas impropriedades j existentes que no foram corrigidas na formalizao do ato de transferncia voluntria, na liberao dos recursos e na execuo do objeto do convnio firmado, tanto na administrao anterior quanto na atual, seno vejamos:
18

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran
Chega-se concluso acerca da existncia de impropriedades na formalizao do ato de transferncia voluntria, atravs da simples comparao das informaes prestadas no comunicado protocolado em 25.05.2010 firmado pelo Exmo Sr. Prefeito Municipal, Pelo Secretrio Municipal de Auditoria e Controle Interno e pelo Procurador Jurdico Municipal que desencadeou a presente CPI. Isso porque, do referido documento pode-se extrair as seguintes afirmaes:
... Constatou-se tambm a falta de cuidados com a parte administrativa no que se refere aos custos das despesas de pessoal, pois, no foram recolhidos regularmente os encargos sociais, o que resultou em endividamento da Entidade junto Previdncia Social. Essa ineficincia administrativa gerou despesas com encargos financeiros na confisso da dvida. ... Que desde junho de 2009, a Associao Comunitria de Segurana, est sendo supervisionada pelo Servio de Controle Interno do Municpio e que a partir daquela data os equvocos foram corrigidos. Atualmente, as despesas custeadas com recursos repassados pela Prefeitura, destinam-se apenas aos gastos relacionados com pagamento de pessoal e aos decorrentes da confisso de dvidas previdencirias em atraso.

Contudo, ao analisarmos a aludida Resoluo n 03/2006 do TCE /Pr, em especial o seu captulo II que cuida da formalizao do ato de transferncia voluntria, salta aos olhos a vedao contida no nos incisos do seu art. 5, em especial os incisos III , VII e IX, que determina:
Art. 5. vedada a incluso, tolerncia ou admisso, no ato de transferncia voluntria, formalizada mediante convnio ou instrumento congnere, sob pena de nulidade e sustao do ato e responsabilidade do agente, de clusulas ou condies que prevejam ou permitam: (...) III utilizao dos recursos em finalidade diversa da estabelecida no respectivo instrumento, ainda que em carter de emergncia; IV realizao de despesas em data anterior ou posterior sua vigncia; V atribuio de vigncia ou de efeitos financeiros retroativos; VI realizao de despesas com taxas bancrias, decorrentes de culpa do agente da entidade tomadora dos recursos;

19

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran
VII realizao de despesas com multas, juros ou atualizao monetria, inclusive as referentes a pagamentos ou recolhimentos fora dos prazos, decorrentes de culpa do agente da entidade tomadora dos recursos; ... IX transferncia de recursos a terceiros que no figurem como parte no objeto do ato de transferncia;

Logo, a primeira concluso a que se chega que o Poder Executivo Municipal no pode, por exemplo, tolerar no ato de formalizao de transferncias voluntria a previso de pagamento de despesas com encargos financeiros decorrentes do atraso ou no recolhimento dos encargos sociais devidos, posto que contraia expressamente a legislao aplicvel espcie. Assim, em respeito ao princpio da legalidade, impe-se ao Poder Executivo Municipal o dever de, antes de formalizar o ato de transferncia voluntria, analisar, minuciosamente, o plano de aplicao dos recursos a serem desembolsados pela entidade concedente e a contrapartida financeira da entidade proponente para, assim, repelir e rechaar a incluso e o pagamento de multas e juros de encargos sociais da entidade em razo do no pagamento ou pagamento em atraso com recursos provenientes de transferncias voluntaria. Porm, a comunicao enviada a esta Cmara Municipal, firmada pelo Exmo Sr. Prefeito Municipal e por dois de seus mais importantes Secretrios revela que est se admitindo que os valores repassados sirvam para realizar despesas com multas e juros em clara desobedincia transcrito dispositivo da Resoluo n 03/2006, fato que deve ser revisto. Outrossim, idntica a concluso quando se verifica que os recursos a Associao Comunitria de Segurana continuaram a ser liberados e repassados mesmo aps o Poder Executivo Municipal ter constatado, como o prprio Secretaria Municipal de Auditoria e Controle Interno afirma no oficio n 03/2010 SMACI (fls. 03/04), uma srie de irregularidades formais e materiais. Porm deveria o Poder Executivo Municipal, verificadas as irregularidades, observar o que determina o art. 14 da mencionada Resoluo n 03/2006, in verbis:
CAPTULO III DA LIBERAO DOS RECURSOS Art. 14. As parcelas da transferncia voluntria sero liberadas em estrita conformidade com o plano de trabalho aprovado, exceto

20

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran
nos casos a seguir, em que as mesmas ficaro retidas at o saneamento das impropriedades: I quando verificado desvio de finalidade na aplicao dos recursos, atrasos no justificados no cumprimento das etapas ou fases programadas, prticas atentatrias aos princpios fundamentais da Administrao Pblica nas contrataes e demais atos praticados na execuo do ato de transferncia voluntria, ou o inadimplemento do executor com relao a outras clusulas pactuadas bsicas; (...) III - quando for descumprida, pela entidade tomadora dos recursos ou executor, qualquer clusula ou condio prevista no ato de transferncia voluntria. 1. A liberao das parcelas ser suspensa definitivamente na hiptese de resciso ou extino do ato de transferncia voluntria, sem prejuzo da prestao de contas das parcelas anteriormente liberadas e das eventuais responsabilidades pelos atos imputados como irregulares. 2. Quando da concluso, denncia, resciso ou extino do ato de transferncia voluntria, os saldos financeiros remanescentes, inclusive os provenientes das receitas obtidas e aplicaes financeiras realizadas, sero devolvidos ao Tesouro Estadual ou Municipal, ou ainda entidade concedente, conforme dispuser a legislao pertinente, no prazo improrrogvel de 30 (trinta) dias do evento, sob pena da imediata instaurao de tomada de contas especial em face do responsvel, providenciada pela autoridade competente da entidade titular dos recursos, nos termos do Regimento Interno do Tribunal e demais legislaes aplicveis ao caso. 3. A transferncia de recursos em desacordo com este artigo implicar na responsabilizao do concedente dos recursos.

Sendo assim, impe-se o reconhecimento do comportamento antagnico do Poder Executivo Municipal, o qual realizou importante trabalho e apontou uma srie de irregularidades na aplicao das subvenes sociais, contudo, permaneceu inerte e continuou a efetuar os repasses sem observar o que determinado no transcrito artigo. Frise-se que o envio de comunicado a essa Casa Legislativa solicitando apurao exaustiva por parte deste Poder Fiscalizatrio no tem o condo de afastar ou eximir do Chefe do Poder Executivo das obrigaes impostas pela Lei. At mesmo porque, segundo os diplomas legais, a competncia de fiscalizar a aplicao dos recursos repassados a ttulo de Transferncia Voluntria do Poder Executivo a quem as contas devem ser prestadas pela Tomadora dos Recursos (art. 34 da Resoluo 03/2006). Outrossim, inegvel que, nesta hiptese, o Poder Legislativo encontra-se limitado no lhe sendo dado determinar qualquer tipo de ao a ser perpetrada
21

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran
pelo Poder Executivo, a no ser, que seja aplicada s normas, exaustivamente citadas, que balizam o repasse de Transferncias Voluntrias. Sendo certo que, caso os administradores pblicos no observem as leis ai sim o Poder Legislativo poder atuar e responsabilizar aqueles que, por ao ou omisso, atentaram contra lei, princpios e causaram prejuzo ao errio. Logo, deve-se reconhecer a falha do Poder Executivo Municipal quando, constatadas as irregularidades, deu continuidade ao repasse de recursos a entidade em questo, contrariando as normas que regem a matria e determinam a suspenso dos repasses nesta situao. Por fim, outro ponto que merece registro e apontamento refere-se alegada superviso havida na entidade em questo por parte do Municpio revelada no comunicado firmado pelo Exmo Sr. Prefeito Municipal, Pelo Secretrio Municipal de Auditoria e Controle Interno e pelo Procurador Jurdico Municipal que desencadeou a presente CPI, do qual se extrai que:
... Informamos tambm, que desde junho de 2009, a Associao Comunitria de Segurana, est sendo supervisionada pelo Servio de Controle Interno do Municpio e que a partir daquela data os equvocos foram corrigidos. Atualmente as despesas custeadas com recursos repassados pela Prefeitura, destinam-se apenas aos gastos relacionados com o pagamento de pessoal e aos decorrentes da confisso de dvidas previdencirias em atraso

Corroborado pelo depoimento do Presidente e do Tesoureiro da Entidade que, de forma unssona, revelaram respectivamente que:
... que hoje quem administra, inclusive os pagamentos feitos feito pela Prefeitura; que tudo que o Sr. Alencar fazia, hoje feito pela Prefeitura;... ... que atualmente a Prefeitura que responsvel pela administrao da entidade, assumindo o controle total da mesma, mas que continua assinando pela entidade at a presente data;...

Logo, impe-se reconhecer mais uma falha do Poder Executivo Municipal na conduo da Execuo do objeto da Transferncia Voluntria quando assumiu a superviso o controle direto da entidade.

22

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran
Isso porque, como enfatizado no tpico anterior, so vedados por lei as ingerncias indevidas do municpio na administrao e gerenciamento dos recursos da entidade, o que no admissvel, porquanto no existe vnculo de subordinao entre um e outro. Se o municpio deseja controlar minuciosamente a receita e a despesa envolvida em seus projetos, no pode repass-los a entidades privadas, mas deve execut-los atravs dos rgos de sua administrao direta (secretarias municipais), ou ento entreg-los aos cuidados de entidades da administrao indireta (autarquias e fundaes), estas sim sujeitas ao seu controle. Assim, ao assumir o controle da entidade em questo o Municpio passou a ser a entidade repassadora e a ingerir a entidade tomadora, havendo uma clara confuso de pessoas vedada por lei. Logo, tal ponto merece igual destaque uma vez que contrai a legislao aplicvel ao caso, devendo ser revista pelo Poder Executivo Municipal, o qual dever, igualmente, se abster de efetuar tal ingerncia nessa ou em qualquer outra entidade subvencionada. 8. CONCLUSES Diante de tudo o quanto foi exposto, incontroversas as irregularidades formais e materiais dispostas nos documentos apresentados a esta Comisso, porquanto: a) Da Linha 1 (principal) restou incontroverso o desvio de finalidade de parte dos recurso repassados, a ttulo de subveno social, Associao Comunitria de Segurana, caracterizada em especial pela confirmao do depoimento do Sr. Antonio Alencar que confessou que o repasse para pagamento de funcionrio, j afastado, era utilizado com outras despesas da entidade, terminantemente proibidas pela administrao municipal. Neste sentido, uma vez apurado desgnio diverso da utilizao das subvenes, deveria o Poder Executivo, de imediato, suspender o seu repasse, conforme preceituam as normas do Tribunal de Contas do Paran, bem como a Resoluo 03/2006. Porm, como se denota no comunicado protocolado em 25.05.2010, firmado pelo Exmo Sr. Prefeito Municipal, pelo Secretrio Municipal de Auditoria e Controle Interno e pelo Procurador Jurdico Municipal que desencadeou a presente CPI, o Servio de Controle Interno do Municpio passou a supervisionar a Associao Comunitria de Segurana, corrigindo os equvocos apurados.
23

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran
Isto resulta em clara confisso que mesmo diante de irregularidades formais e/ou materiais, os valores destinados quela entidade continuaram a ser repassados, em plena discordncia com as normas acima citadas. Refora-se, ento, o carter premente de observncia daquelas normas, com os respectivos reparos na utilizao das subvenes. Concomitantemente, se faz necessria a apurao da responsabilidade do Sr. Antonio Alencar, por desvio da finalidade dos recursos pblicos repassados, o qual culmina no ressarcimento ao errio municipal, com a promoo de eventual responsabilidade civil e criminal. Deste modo, esta Comisso se expressa no sentido de encaminhar tais concluses ao i. Representante do Ministrio Pblico para que efetue as medidas necessrias quanto ao cmputo de eventuais e gritantes responsabilidades, em estrito cumprimento do 8 do art. 50 do Regimento Interno da Cmara Municipal de Camb (Resoluo 05/2004). b) Da Linha 2, em diversa determinao da Resoluo 03/2006, as subvenes continuaram a ser utilizadas, sendo repassadas ainda para pagamento decorrente de confisso de dvidas previdencirias em atraso, o que, via de conseqncia, abarcava as multas referentes a este atraso. Conforme se depreende do art.5 da referida Resoluo, vedado valer-se dos valores repassados Entidade para a realizao de pagamento de despesas com multas, juros ou atualizao monetria (inciso VII), sob pena de nulidade e sustao do ato e responsabilidade do agente. urgente a adoo de medidas pelo Poder Executivo a fim de no utilizar-se de tais recursos para os chamados de equvocos corrigidos, porquanto ao invs de aplicar as subvenes aos fins a que o convnio se destina, desvia a finalidade do mesmo, em afronta s normas do Tribunal de Contas, e, em especial, a Resoluo 03/2006. Ainda: c) Da Linha 2, pode-se concluir, pela anlise da documentao apresentada, a identificao entre tomador e repassador das prprias subvenes como nico gestor Municpio de Camb. H evidente desrespeito quela Resoluo, vez que se confunde a pessoa do Repassador das subvenes com o prprio executor das mesmas.

24

Cmara Municipal de Camb


Estado do Paran
Na medida em que o Servio de Controle Interno do Municpio passou a supervisionar a Associao Comunitria de Segurana, passou tambm a gerir os prprios recursos a ela repassados, prestando contas a si mesmo, liberando-os e executandoos. Deve-se, pois, reconhecer a falha deste Poder Executivo, ao assumir o controle direto da entidade, vez ser vedado por lei a ingerncia do Municpio na administrao e gerenciamento dos recursos da entidade. Por fim, esta CPI entende necessrio que nos atos de formalizao de transferncias voluntrias sejam observadas, criteriosamente, todos os diplomas legais aplicveis espcie, em especial, a Resoluo 03/2006 do TCE/PR. Por estas razes, Senhor Presidente e demais Vereadores, espero acolhida do presente Relatrio Final e todas as suas conseqncias imediatas. Sala da Comisso, 03 de maro de 2011.

25

Вам также может понравиться