Вы находитесь на странице: 1из 7

TEMA: Auditoria interna como ferramenta administrativa: Estudo de caso na concessionria Iros motos na cidade de Itapipoca-ce.

1. INTRODUO

De acordo com a reordenao econmica, poltica, social e cultural, verifica-se que um grande nmero de empresas no sobrevive ao primeiro ano de existncia. Dentre uma srie de motivos, uma delas pode ser atribuda s deficincias em seus sistemas de controle interno, que so encontradas nas empresas modernas e em todos segmentos: compras, vendas, contas a pagar, contas a receber, estoques, etc. Cada uma dessas reas executadas adequadamente assume fundamental importncia para que se atinjam os resultados mais favorveis com menos desperdcios. Toda empresa possui controles internos a diferena bsica que estes podem ser adequadas ou no ao exerccio de suas atividades. Procedimentos ilegais ou fraudulentos sero evitados e, na sua ocorrncia, sero detectados e corrigidos dentro de curto prazo, pelos funcionrios, como parte de suas funes habituais. Controles eficientes permitem cumprir os objetivos de maneira correta e tempestiva com a mnima utilizao de recursos. Sabe-se que o controle interno no , necessariamente, um complexo sistema de rotinas e procedimentos burocrticos. A arte e a sensibilidade do administrador residem exatamente na capacidade de implantar sistemas de controle que apresentem uma relao custo-benefcio favorvel e suportvel pela a empresa.
As empresas, impulsionadas ao atendimento de suas

metas,proporcionadas pelo uma politica slida e estruturada de melhor aproveitamento de sua melhor potencialidade,procuram sua continuidade atraves do crescimento e diversificao das atividades econmicas que

assegurem, aos empresrios, a construo de um patrimnio e o retorno necessrio s suas expectativas.(ATTIE, 1987, p.25).

As informaes devem ser coletadas, armazenadas e processadas de forma operacional. O fundamento da operacionalidade significa que todos os que trabalham com informao contbil devem saber e setir que esto operando com dados reias, significativos, prticos e objetivos; Com isso, teremos uma utilizao gerencial, ou seja, uma utilizao prtica e objetiva. (PADOVEZE, 2004, p.55).

A principal finalidade de um auditor contbil prestar contas das informaes analisadas por ele, demonstrando com preciso as informaes registradas pela a parte operacional da empresa.

As informao deve ser tratada como qualquer outro produto que esteja disponvel para o consumo. Ela deve ser desejada, para ser necessria. Para ser necessria, deve ser til. Cabe a ns, contadores gerencias, construir essa mercadoria com qualidade e custos competitivos, j que temos plena conscincia de sua utilidade e, portanto,de sua extrema necessidade para o gerenciamento dos negcios.( PADOVEZE, 2004, p. 52).

As informaes devem estar sempre disponveis aos gestores. Compete ao contador apresentar essas informaes com preciso.Atualmente as empresas esto conscientes da importncia na exatido das informaes contbeis.

1.1.

SITUAO PROBLEMA

Com a valorizao do controle interno, cada vez mais fica patente a necessidade de uma unidade que assuma a sua coordenao e avaliao, como um servio de

apoio administrao. O papel principal da auditoria no est em assumir o exerccio do controle, mas, a partir dos exames efetuados, recomendar medidas voltadas a aprimorar o sitema de controle interno da organizao. Segundo o Seoane, Raul e Catella, apud S (1993, p. 21), a auditoria propriamente dita consiste na reviso sistemtica dos registros contbeis de uma empresa ou organismos econmico de qualquer tipo, envolvendo: 1. A verificao da exatido das operaes. 2. O exame dos comprovantes para estabelecer sua autenticidade e devida autorizao.
3. A exatido do dirio e da classificao de contas, determinando-se se cada

conceito foi imputado devidamente rubrica ou conta a que corresponde. 4. A manuteno de princpios sos e cientficos. 5. O ajuste permanente da organizao do trabalho,a fim de que ele tenha desenvolvimento regular, sem atrasos e com a devida proteo e controle interno. Em sua essncia, a auditoria ou inspeo de contabilidade tende a prevenir as fraudes ou erros dos subalternos; o comerciante que a impe em sua casa quer, com isso, controlar todo o seu pessoal, desde o gerente at o estafeta; as grandes empresas estrangeiras que utilizam auditores para fiscalizar suas filiais em nosso Pas tm por aspirao colocar um freio s possibilidades de irregularidades de administradores delegados.

Portanto, quando um consultor chamado a socorrer uma empresa, ele encontra, dentre outros, problemas estruturais, organizacionais, de recursos humanos. O problema mais comum encontrado na area financeira que nem sempre gerenciada de forma correta, principalmente quando se trata de fluxo de caixa.

Com isso surge o questionamento: O que ocasiona a falta de eficincia no controle contbil?

1.2.

JUSTIFICATIVA

O controle interno demonstra a importncia e seus procedimentos no exerccio das atividades da empresa. Este deve ser adaptado de acordo com as caractersticas e necessidades da entidade sendo compatvel com sua estrutura financeira, para facilitar o gerenciamento de suas atividades, para proporcionar maior eficincia operacional e otimizao de resultados. Assim, a atividade de auditoria vem sendo desenvolvida basicamente sob os seguintes enfoques: -Auditoria fiscalizada; -Auditoria contil; -Auditoria operacional e -Auditoria de gesto.

Para analisar o sistema de controle interno, necessrio que se conhea o funcionamento do sistema, os princpios e procedimentos adotados e a rotina operacional da empresa. Segundo Almeida (1996, p. 60), a avaliao do sistema de controle interno compreende: - determinar os erros ou irregularidades que poderiam acontecer; verificar se o sistema atual de controles detectaria de imediato esses erros ou irregularidades;

-analisar as fraquezas ou falha de controle, que possibilitam a existncia de erros ou irregularidades, a fim de determinar natureza, data e extenso dos preocedimentos de auditoria; - emitir relatrio-comentrio dando sugestes para o aprimoramento do sistema de controle interno da empresa. . Nota-se que muitas vezes o sistema de controle interno adotado no preencha as exigncias devido a uma implantao incompleta e sem acompanhamento, vindo com isso a se tornar ineficiente.

De acordo com Crepaldi (2002), a direo executiva no pode estar presente para observar todas as operaes nem se inteorar de todas as decises tomadas nos diferentes nveis da organizao, considerando os sistemas de informaes como sendo os os olhos e ouvidos da administrao. Para Catelli (2001, p.260) diz que um modelo de informao pode ser entendido como uma representao abstrada de como devem ser concebidas as inforrmaes, orientando a estruturao do sistema de informaes de empresa. Informao um recurso da empresa aque permite a integrao, a comunicao e a dinmica de seus subsistemas, ele completa.

Dependendo da estrurura da empresa, os sistemas de informaes tm uma importncia primordial para que os fatos ocorridos durante aquele exerccio possam ser analisados e testados com eficincia dentro da empresa.

Com o avano da qualidade da tecnologia de informtica e das comunicaes introduzidas nos negcios das organizaes, as pessoas jurdicas de auditoria do sculo XXI, para melhor funcionamento, cada vez mais devem procurar inovao e aperfeioamento.

1.3.

OBJETIVOS
1.3.1 Obetivo Geral: Avaliar a eficincia e eficcia das

atividades executadas.
1.3.2. Objetivos Especficos:

-Demonstrar a importncia do processo de auditoria interna em uma concessionria de motos. - Proporcionar maior segurana ao funcionamento correto das operaes. -Analisar e verificar as normas internas, se esto adaptadas e se possuem necessidades de mudanas.

1.4. Na estrutura deste trabalho podemos descrever quer:

No primeiro captulo temos a introduo que demonstra a relevncia do tema, a situao do problema, a justificativa, e os objetivos.

No segundo captulo temos a metodologia do trabalho.

No terceiro captulo descreve o referencial terico contextos e tendncias.

No quarto captulo estudo de caso, apresentao da empresa.

No quinto captulo anlise e interpretao dos dados.

Nas consideraes finais, a importncia da auditoria interna como ferramenta administrativa, proporcionando maior efecincia operacional e otimizao de resultados.

2.

REFERENCIAL TEORICO

Вам также может понравиться