Вы находитесь на странице: 1из 4

1. A TV Dante the inferno (Gr-Bretanha, 1989) Adaptao, atualizao, e comentrio de um dos livros que compem a Divida Comedia.

. Serie com oito captulos, dedicados a um dos oito primeiros cantos do inferno. Imaginou que nem todos os telespectadores compreenderiam o universo mstico. 2. Dekalog (Polnia, 1988) Interpreta os Dez Mandamentos da tradio judaico-crist sob a perspectiva desolada de um mundo abandonado por Deus. Foca nos dilemas morais, hesitaes e descrenas. Proporciona de experincia de humanidade. Recursos dramticos, dilogos. 3. Good Morning, Mr. Orwell (EUA/Frana, 1983/84) Colocada no ar, ao vivo via satlite, um especial com a nata a arte comtemporanea (Salvador, Dali a Joseph Beuys), para provas que a televiso no era uma arma condenada ao Big Brother. 4. France/tour/deux/enfants (Frana, 1978) Uma antiga cartilha, atravs da qual a maioria dos franceses se alfabetizou no passado. Um mergulho infantil, pelo qual possibilitou uma interpretao da historia, da sociedade e da televiso. 12 captulos. 5. Ubu roi ou ls polonais (Frana, 1965) Averty, o Mlis da televiso,fez uma televiso inventiva, autoral, delirante, utilizando recursos eletrnicos quando a televiso havia acabado de chegar. 6. Berlim Alexanderplatz (Alemanha, 1980) Adaptao da novela de alfred Doblin, repensando a tradio do melodrama e a verso televisual : telenovela. Realismo nas cenas de sexo e linguagem coloquial. Fassbinder foi famoso por ser um doa principais promotores do Fernsehspiele (teledrama ou pea para televiso) 7. Tanner 88 (EUA, 1988) Produzida para uma rede a cabo. Laaram um candidato fictcio para a campanha presidencial de 1988, Jack Tanner. A construo minuciosa pe a nu o modo como a poltica constituda como uma fico para a televiso. 8. Parabolic People (Brasil/Fraca, 1991) Onze segmentos de dois ou trs minutos que seriam inseridos aleatoriamente durante a programao. 9. La prise de pouvoir par Louis XIV (Frana/Itlia, 1966) Primeira experincia sistemtica e seriamente conduzida na direo de uma esttica da televiso. Com pelcula cinematogrfica. Se destacou pela maneira distanciada

com que Rossellini reconstitui o episodio histrico da monopolizao do poder por Lus XIV. 10. M is for man, musica and mozart (Gr-Bretanha, 1991) Dissolve fronteiras entre musica, cinema, teatro, bal e pintura. Combinando computao grfica, dana ao ao vivo, canto, animao, texto escrito. O papel da televiso era condensar todas as artes.

11. The war Game (Gr-Bretanha, 1965)


Drama apocaliptico de um ataque nuclear durante os piores momentos da Guerra fria. Foi cancelado por temer conseqncias semelhantes as provocadas pelo War of the worlds. 12. Auto da Compadecida (Brasil, 1998) 3tres captulos, melhor exemplo de adaptao do teatro para a televiso. Demonstraes de dramaturgia na televiso. Sntese do popular e do erudito, do simples e do sofisticado, inovao de linguagem. 13. Beethoven: Symphonie n 5 em tu mineur (Alemanha, 1966) Serie de gravaes de concerto e ensaios de musicas clssicas e romnticas para um pool de televises europias, pensada para a televiso (sem palco e sem publico). O telespectador de transporta para dentro da orquestra. 14. Kovacs Unlimites (EUA, 1952/54) O grande comediante americano Ernie Kovacs. Serie de programas fulminantemente inventivos. 15. Imagine (EUA, 1987) Usou o slide effect, para pensa que a cmera esta se mexendo. Os atores transitam de um compartimento para o outro no apartamento, e vive assim historia de amor, traio, morte, mascimento. 16. Riget (Dinamarca, 1994) Minissrie assustadora e gtica, conduzida num estilo narrativo verdadeiramente demolidor. Acontece em um hospital. 17. Jazz 625 (Gr-Bretanha, 1965/66) Transmisso televisual de um concerto de jazz. Momentos da performance so revelador, o brilho e a espontaneidade do momento. 18. Hill street blues (EUA, 1981/89) Seriado no qual n existia lado bom e lado ruim, visava vidas de pessoas da hill street, nem sempre com solues, como se fosse um documentrio sobre o que acontece na rua e com todos os moradores. 19. Psychanalise:une emission sur jacques lacon (Frana, 1975)

Um dos mais famosos psicanalistas falando para a televiso, dando uma aula para todo o pas com o rosto dele em close up. 20. Zehn vor Elf (Alemanha, 1988) Alexander Kluge. Entrecruzam a opera, cinema, a publicidade, e as mdias digitais, para traar um vasto painel da cultura dos sculos XIX e XX. Discutir temas relacionados as historias e mitologias contemporneas. 21. L rouge et l noir (Frana, 1961) No adaptou o texto literrio da obra de Stendhal para a televiso, fez um tipo talk show, e deixou os personagens se apresentarem, como se fosse uma confisso.. usou o olhar para as cmeras. 22. Histoire du cinema (Sua, 1989) Livro de memrias enquadra todas as idias, projetos, anotaes para um curso de cinema. Usa toda a sua arma apara fazer o balano entro o amor e o dio pelo cinema. Utiliza sons e palavras junto com imagens harmnicas. 23. Retrospectiva do ano (Brasil, 1988) A record na verdade fez uma retrospectiva do ano de 1958. os problemas eram os mesmo de 88: greves, enchentes, inflaes. Ate os candidatos para as eleies eram os mesmo. Demonstrao do conservadorismo na poltica e nos costumes. 24. The prisoner (Gr-Bretanha, 1967/68) O seriado joga com situaes vagas e acontecimentos desconectados, como se estivesse levando ao p da letra o postulado mcluhaniano da televiso como meio friu. Requer o preenchimento da audincia. 25. Spitting image (Gr-Bretanha, desde 1984) Caricatura televisual. Stira poltica (ridicularizao do poder) e na parodia dos espetculos de massa, incluindo a televiso. 26. Hakkenden (Japo, 1994) Grande arte japonesa do anime (animao em japons). Sintetiza todas as conquistas tcnicas e estticas. 27. Catch 44 (EUA, 1971) A obra consiste em escrever a partitura e se preparar para execut-la diante da televiso. Embaralha a musica e a no-musica, quase nada para ver nem ouvir, som e silencio. 28. The comedian (EUA, 1957)

Teleteatro. Uma obra sobre um comediante de televiso. Tem a oportunidade de revelar os bastidores da televiso e o jogo interno de poder com um agudo senso critica. 29. Hitler (Brasil, 1987) Um comercial que cause inquietao. Transmite uma mensagem de impacto. 30. Scener ur ett aktenskap (Sucia, 1973) Estudo sobre a cmera a dois, a aproximao da televiso, os estudos com a linguagem do close-up. Assim nasce a minissrie.

Вам также может понравиться