Вы находитесь на странице: 1из 61

ndice

2 4
Mensagem ao leitor Aes de apoio do BB insero internacional das empresas
4 6 6

Programa de Gerao de Negcios Internacionais para as Micro e Pequenas Empresas - PGNI-MPE Sala Virtual de Negcios Internacionais Balco de Comrcio Exterior

11 Cmbio Pronto on line 12 ACC Automtico 13 Digitalizao de Documentos de Comrcio Exterior e Cmbio 14 Consultoria em Negcios Internacionais 15 Treinamento em Negcios Internacionais 16 Operaes do Mercado Internacional de Capitais 18 Eurobnus e Commercial Papers 18 Adiantamento Sobre Contrato de Cmbio (ACC) e Adiantamento Sobre Cambiais Entregues (ACE) 20 Pr Pagamento de Exportao 22 PROEX: BB e o Financiamento s Exportaes 26 Operaes Estruturadas 28 Leasing Internacional 28 Forfaiting 29 Linha de Financiamento Importao 30 Operaes Estruturadas O Agronegcio sob medida 35 BB CPR Exportao 38 BB Turismo - Brasil: o destino dos estrangeiros

40

Parcerias: Aes de apoio ao segmento exportador


40 Correios: O Brasil exporta fcil pelos Correios 42 APEX-Brasil: Buscar novos mercados, mas com responsabilidade 45 BNDES: Apoio s Exportaes Brasileiras 48 Ministrio das Relaes Exteriores: promovendo a Solidariedade no Mercosul 50 Seguradora Brasileira de Crdito Exportao: sua importncia no desempenho das exportaes brasileiras 53 A misso da Funcex: pensar e formular propostas de aprimoramento do comrcio exterior brasileiro 56 BIC Brazil Information Center: espertos, esse brasileiros...

58 Painel do Exportador
Artigo: Terrorismo com o bioterrorismo

60 Expediente

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

Mensagem ao leitor
com satisfao que vemos o Brasil fazer-se presente em diversas frentes de negociao no cenrio do comrcio mundial, seja no Mercosul, OMC, Unio Europia ou no processo de formao da Alca. Com uma poltica externa autnoma e plural, o Pas se encontra no limiar da retomada do crescimento. Tem construdo um caminho onde a diversificao de mercados fator de estabilidade econmica, de segurana e de fora internacional.
foto: arquivo

Os esforos do Governo Lula no intuito de expandir as exportaes tm sido de grande contribuio para o Brasil alcanar os sucessivos supervits na balana comercial. Nessa direo e em meio aos contenciosos internacionais, merece destaque a necessidade de o Pas elaborar estratgias de negociao que assegurem ganho de competitividade s empresas brasileiras.
Augusto Brana Pinheiro, Diretor da rea Internacional do BB

Nesse promissor contexto, o Banco do Brasil participa com entusiasmo e de forma marcante do 23 Encontro Nacional de Comrcio Exterior (ENAEX), frum tradicionalmente realizado pela Associao de Comrcio Exterior do Brasil (AEB) e que traz este ano para discusso o tema Avaliao da Poltica de Comrcio Exterior para Competio em Regime de Insero Internacional.

Para o empresariado brasileiro, a importncia do acesso ao mercado mundial fato recorrente, msica que encanta, mas que ao mesmo tempo desafia. Sensvel s necessidades das empresas de se capacitarem para o mercado externo, o Banco do Brasil tem dado passos decisivos, a exemplo do recm-criado
2

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

Programa de Gerao de Negcios Internacionais para as Micro e Pequenas Empresas PGNI-MPE e do Balco de Comrcio Exterior, soluo desenvolvida para faclitar a vida do empresrio brasileiro no comrcio com os outros pases.

Conforme se verifica nesta edio de COMRCIO EXTERIOR Informe BB, programas, produtos e servios de apoio s exportaes so constantemente desenvolvidos e aperfeioados pelo Banco do Brasil. O compromisso com o exportador brasileiro norteia nossas aes, pois o BB tem como preocupao primeira oferecer ao empresrio empreendedor solues prticas e geis para a internacionalizao das empresas.

A posio de destaque que o BB ocupa no sistema financeiro nacional resultado do permanente apoio comunidade empresarial qualquer que seja o ramo de atividade econmica. No caso do comrcio exterior, o trabalho especialmente engrandecido pela fora de parcerias de rgos e entidades da expresso dos Ministrios do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, e das Relaes Exteriores, Correios, BNDES, APEXBrasil, SBCE e ABIMAQ, vrios dos quais, nesta edio, oferecem depoimentos e relatos de suas aes que visam colocar o Brasil em lugar de relevo no contexto internacional.

Todo esse trabalho demonstra de forma inequvoca o nosso compromisso histrico com o exportador e com a expanso do intercmbio comercial do Pas com o exterior, pela crena inabalvel de que esse esforo em sinergia com importantes parceiros um dos melhores caminhos para a promoo do crescimento da economia brasileira.

Augusto Brana Pinheiro


Diretor da rea Internacional do BB

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

Aes de apoio do BB insero internacional das empresas


Programa de Gerao de Negcios Internacionais para as Micro e Pequenas Empresas - PGNI-MPE
O Banco do Brasil no curso de sua histria de 195 anos de atuao na rea financeira a instituio que tem marcado presena fundamental no desenvolvimento socioeconmico do Pas, e nos ltimos 60 anos, tambm de maneira destacada no segmento de comrcio exterior. As exportaes brasileiras sempre estiveram concentradas de forma expressiva nas grandes empresas. Para auxiliar na mudana desse modelo e aumentar a participao de empresas de mdio porte na atividade exportadora, o Banco do Brasil lanou em 1998, o Programa de Gerao de Negcios Internacionais (PGNI) com o objetivo de aumentar os negcios de comrcio exterior e expandir de forma competitiva a base de exportadores. O Programa consolidou-se no mercado como marca forte do BB no segmento exportador e no mbito institucional do comrcio exterior brasileiro. As empresas integrantes do PGNI recebem apoio e assessoria tcnica em todas as fases do processo de exportao. Graas a atuao conjunta de Gerentes de Contas, responsveis pelo acompanhamento das empresas, e de gerentes e consultores especializados em negcios internacionais dos quatorze Ncleos Regionais de Apoio a Negcios Internacionais (Nurins) localizados nos principais centros produtores do Pas, o Banco do Brasil garante completo atendimento das necessidades de seus clientes exportadores. Conhecedor das dificuldades enfrentadas pelas empresas de pequeno porte e em consonncia com esforos do governo federal de inseri-las no mercado externo, j que so consideradas estratgicas para a gerao de emprego e renda, o BB, inspirado na experincia bem-sucedida do PGNI, lanou em agosto deste ano, o Programa de Gerao de Negcios Internacionais para Micro e Pequenas Empresas (PGNI-MPE). O novo programa do Banco do Brasil, marcado pela praticidade, tem como plataforma bsica de trabalho a Internet, ambiente gil, de baixo custo operacional e sem a burocracia a que esto sujeitas as exportaes convencionais. A quem se destina O PGNI-MPE dirigido s empresas com faturamento bruto anual de at R$ 5 milhes, que j exportam ou que apresentem potencial para exportao.

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

Objetivos do programa a) b) c) apoiar as aes do governo federal no sentido de incrementar as exportaes; criar e disseminar a cultura exportadora, com aes de sensibilizao e capacitao das micro e pequenas empresas; ampliar e desconcentrar a base exportadora com insero das MPEs no mercado internacional, como forma de propiciar a elevao dos nveis de emprego e renda da populao brasileira; estabelecer parcerias com associaes de classe e rgos governamentais engajados no apoio ao comrcio exterior, principalmente aqueles com projetos aprovados na Apex-Brasil. reduo de custos para a insero no mercado internacional; acesso a pacote de consultoria em negcios internacionais especialmente desenvolvido para os participantes do Programa, com iseno de tarifas; atendimento especializado prestado por um gerente de negcios internacionais, em conjunto com o gerente de contas; apoio da rede de agncias do BB no exterior; promoo dos seus produtos no exterior atravs de canais modernos para realizao de negcios internacionais; acesso linha de financiamento exportao com taxas competitivas.
Como acessar o PGNI-MPE Basta que a micro ou pequena empresa imposte sua oferta de venda no Balco de Comrcio Exterior. A partir da ter acesso a um pacote exclusivo de benefcios com iseno de tarifas e a produtos especialmente desenvolvidos para este segmento.

d)

Benefcios para as empresas

De que forma as empresas participantes do PGNI-MPE so atendidas Desde a produo at o embarque dos produtos para o mercado externo, o Banco do Brasil coloca disposio das micro e pequenas empresas sua estrutura operacional no Pas e no exterior. O PGNI-MPE tem a Internet como principal instrumento para auxiliar o empresrio a fechar negcios e promover a incluso digital das pequenas empresas. Os exportadores podem contar com Ncleos Regionais de Apoio a Negcios Internacionais (Nurins), centros de excelncia que prestam servios de comrcio exterior e de cmbio em todo o Pas. Para isso, basta que o empresrio procure seu gerente de conta na agncia de relacionamento do BB. Em seguida, gerentes de negcios internacionais (genins) passaro a atuar como verdadeiros agentes de promoo de comrcio exterior para oferecer assessoria, produtos e servios de acordo com a necessidade da empresa. Mostraro, tambm, o uso do Balco de Comrcio Exterior na Internet como ferramenta para divulgar e realizar transaes comerciais com importadores em qualquer parte do mundo. Com isso, o PGNI-MPE auxilia as empresas a ingressarem na atividade exportadora com a parceria de uma instituio financeira que melhor conhece e atende s necessidades dos pequenos empresrios, contribuindo assim para a disseminao da cultura exportadora e expanso do intercmbio comercial do Brasil com o exterior.

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

Ncleos Regionais de Apoio a Negcios Internacionais (NURINs)


Centro So Paulo - SP Sul So Paulo SP ABC - So Bernardo do Campo SP Campinas SP Ribeiro Preto SP Rio de Janeiro RJ Belo Horizonte - MG Curitiba PR Porto Alegre RS Novo Hamburgo - RS Caxias do Sul - RS Blumenau - SC Braslia - DF Nordeste (Salvador-BA)

Sala Virtual de Negcios Internacionais


Para facilitar a atuao de micro, pequenas e mdias empresas no comrcio exterior e levar cada vez mais empresas ao mercado internacional, o Banco do Brasil reformulou a Sala Virtual de Negcios Internacionais no portal www.bb.com.br. Ao acessar o portal pode-se conhecer as solues pioneiras oferecidas no mercado como a contratao de cmbio de exportao nas modalidades ACC/ACE, Cmbio Simplificado, Cmbio Pronto. Essas operaes que sero descritas a seguir, podem ser efetuadas do incio ao fim em um mesmo ambiente. As solues esto agrupadas conforme o perfil do visitante pessoas fsicas, micro e pequenas empresas, mdias empresas e grandes empresas corporate mas podem tambm ser vistas por sua natureza: exportao, importao, servios financeiros e servios especiais. A Sala Virtual permite a localizao da rede de agncias, escritrios e subsidirias do BB no exterior, alm de divulgar notcias e destaques do comrcio internacional. H ainda extenso contedo informativo: publicaes, material instrutivo sobre comrcio exterior, entre outros. Tudo isso contribui para a formao da cultura exportadora no Pas e auxilia o visitante do exterior compreender as peculiaridades do mercado brasileiro. O BB fornece suporte s micro e pequenas empresas no sentido de promover sua insero e at mesmo otimizar sua atuao no mercado internacional.

Balco de Comrcio Exterior


Na Sala Virtual de Negcios Internacionais tambm est disponvel uma soluo inovadora do BB: o Balco de Comrcio Exterior, ambiente interativo Exterior, onde, alm de obter todas as informaes necessrias para conduzir as exportaes, possvel concretizar negcios. O Balco proporciona desde o contato com o potencial cliente at o despacho da mercadoria para o exterior, incluindo divulgao, preenchimento de documentos, facilidades para pagamento por parte do importador e contratao de cmbio. A caracterstica bsica desse servio pioneiro do Banco do Brasil poupar tempo e recursos do empresrio para que se concentre em sua atividade principal, melhore a qualidade dos produtos e se torne cada vez mais competitivo no mercado internacional.

Exportao ao alcance de um clique

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

O que o Balco de Comrcio Exterior uma soluo de comrcio exterior em meio eletrnico onde o exportador, cliente do BB, encontra servios que o atende em todas as etapas de suas operaes de exportao at o valor de US$ 10 mil por operao, sem limite para o nmero de negcios realizados. Agregado aos servios inerentes exportao e disponveis na Sala Virtual de Negcios o Negcios, Balco de Comrcio Exterior divulga os produtos, propicia canal de comunicao entre exportador e importador, providencia suporte logstico e a documentao. O Balco promove ainda a busca de novos mercados para os produtos e servios nacionais com apoio dos Ministrios das Relaes Exteriores (MRE) e do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior (MDIC). A seguir, esto detalhadas as etapas do fluxo de atividades de exportao por intermdio do Balco de Comrcio Exterior agregadas, conforme o Exterior, Sala Virtual de Negcios Internacionais. caso, s solues disponveis na Planejamento e pesquisa de mercado Na etapa inicial do projeto de exportao diagnosticam-se pontos fortes e ajustes necessrios atuao no comrcio exterior, e analisa-se a viabilidade de ingressar no mercado internacional. Esta etapa envolve a coleta de dados sobre os mercados e sobre a relao do produto oferecido com esses mercados. A Sala Virtual de Negcios Internacionais oferece livre acesso a informaes imprescindveis nesta fase: notcias on-line de comrcio exterior; Comrcio Exterior - Informe BB publicao do Banco do Brasil contendo informaes, entrevistas, artigos e casos de sucesso de empresas; manual Exportao Passo-a-Passo publicao disponibilizada mediante acordo com o MRE; cartilha SIMPLEX (Cmbio Simplificado de Exportao) iniciativa do governo brasileiro de desburocratizar as operaes de comrcio exterior de valores at US$ 10 mil; caderno com os Termos do Comrcio Internacional (INCOTERMS); conversor de moedas e taxas de cmbio; caderno com vocabulrio de cmbio e comrcio exterior.

A Sala Virtual de Negcios Internacionais oferece, mediante solicitao, servios exclusivos de: consultoria on-line;

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

relatrios cadastrais de empresas brasileiras e estrangeiras que utilizam o Balco de Comrcio Exterior por intermdio de convnio com o Serasa; informativos especficos sobre o processo de exportao, inclusive legislao; coletnea diria de notcias (clipping) e resenha semanal de comrcio exterior; treinamento auto-instrucional in company (na empresa do cliente) ou nas dependncias do Banco.

Instrumental Com o Balco de Comrcio Exterior a nica ferramenta necessria um Exterior, microcomputador conectado Internet. Promoo do produto O Balco de Comrcio Exterior ao promover produtos e servios do exportador, funciona como uma verdadeira bolsa de negcios. O exportador brasileiro apresenta seus produtos e servios formando um catlogo de ofertas que permite ao interessado no exterior realizar consultas seletivas. O importador pode fazer pedidos e contrapropostas com base nas ofertas disponveis. O sistema emite avisos via e-mail ao exportador e importador de modo que estes possam acompanhar o status de suas operaes, do pedido liquidao financeira. Os avisos ao importador so emitidos no idioma que este escolher, entre portugus, ingls ou espanhol. O exportador recebe uma verso das mensagens enviadas a cada importador, em portugus. Negociao Ao cadastrar produtos e servios no painel de ofertas do Balco de Comrcio Exterior, Exterior o exportador pode, conforme sua convenincia, apresentar as especificaes em portugus, ingls e espanhol. Alm disso, o exportador informa os preos (em dlares), modalidades de pagamento que admite contratar e prazos de embarque referentes a cada item e quantidade, ou seja, tempo considerado necessrio para ter a mercadoria disponvel para transporte. Um desafio pequena empresa a formao do preo de exportao de produtos, pois existem diferenas entre mercados interno e externo. O BB d suporte ao participante do Balco por meio de servios de consultoria e convnios com outras empresas especializadas. A consultoria on-line auxilia ainda na definio de responsabilidades assumidas pelo exportador e pelo importador durante a remessa dos produtos. Documentao de Embarque Os mdulos integrados de Logstica e Liquidao Financeira do Balco de Comrcio Exterior indicam as providncias necessrias e documentao exigida para concretizar a exportao. Toda a documentao necessria

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

exportao emitida on-line. O registro legal feito em nome do exportador pela prpria empresa de logstica conveniada, de maneira interativa ao longo da realizao do negcio, seguindo um fluxo racional e econmico para exportador e importador: 1 com base em uma das ofertas do Balco, o importador devidamente registrado como usurio submete um pedido on-line (fatura pro forma) ou uma contraproposta que difere da oferta com relao ao preo e/ou forma de pagamento. Nesse momento so estabelecidos: os itens e quantidades desejadas; a modalidade de pagamento.

O Balco calcular o prazo de embarque do pedido com base nos prazos informados para cada item/quantidade disponvel no painel de ofertas. A notificao automaticamente enviada ao exportador, que tem 96 horas para resposta. O importador pode consultar dados cadastrais do ofertante no Balco, no Serasa Reports (informaes cadastrais de empresas no Brasil fornecidas a empresas no exterior). 2 O exportador, ao receber a notificao do pedido, registra seu aceite no Balco. Tambm pode consultar dados cadastrais do importador por meio do servio Relatrios Internacionais fornecidos pelo Serasa. O prazo para embarque, compatvel com o prazo informado no registro da oferta, passa a ser contado pelo sistema. A partir do aceite, o pedido torna-se definitivo e vinculante entre importador e exportador para aquele negcio o sistema emite a fatura comercial (invoice). 3 Quando a mercadoria fica pronta para embarque, o exportador aciona, no B a l c o a empresa de logstica conveniada. Isso permite o o, monitoramento da entrega por parte do exportador, importador e Balco Balco. A partir dos dados do pedido: faz-se o preenchimento do conhecimento areo (AWB), documento que informa origem, destino e valor da carga, e cuja numerao permite monitoramento do contedo embarcado, ponto-a-ponto. No cdigo emitido pela empresa de logstica para o sistema h vinculao do pedido, carga e demais documentos; de posse da fatura comercial e do AWB, a empresa de logstica emite a Declarao Simplificada de Exportao (DSE), sensibilizando o Sistema Integrado de Comrcio Exterior (SISCOMEX). Uma cpia desse documento enviada pela empresa de logstica para o cliente, que deve ser arquivada durante cinco anos. A DSE o nico documento exigido por lei para as exportaes at US$ 10 mil e o exportador nem precisa sair de sua empresa para essa providncia.

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

Pagamento O Balco de Comrcio Exterior oferece trs modalidades de pagamento para exportaes: Pagamento antecipado fechado o pedido, o importador faz a remessa financeira para pagamento. O Balco avisa o exportador da chegada da remessa que fica liberada para o fechamento do cmbio. O exportador pode, ento, embarcar a mercadoria. Pagamento postecipado o processo o mesmo do pagamento antecipado, a nica diferena que o exportador faz o embarque antes de receber o aviso da remessa financeira. Pagamento antecipado com custdia das remessas financeiras condicionado ao recebimento das mercadorias pelo importador nessa modalidade o Balco oferece servio de custdia das remessas financeiras para pagamento dos pedidos efetuados no ambiente e embarcados pela empresa de logstica conveniada. A partir do pedido aceito pelo exportador, para essa modalidade de pagamento tem-se o seguinte fluxo: 1- O exportador informa a disponibilidade do pedido para o embarque. 2- O Balco avisa o importador da disponibilidade da mercadoria e orienta o envio da ordem de pagamento. 3- O importador faz a remessa financeira, que retida em custdia do Balco. Balco 4- O Balco avisa o exportador que a remessa financeira foi feita. 5- O exportador embarca a mercadoria, cujo andamento monitorado pelo importador, exportador e Balco Balco. 6- Ao entregar a mercadoria ao importador, a empresa de logstica atualiza o status da entrega, e o Balco que tem o monitoramento de todo o Balco, processo, libera a remessa para fechamento do cmbio cujo prazo legal de 20 dias. Em caso de problema no embarque ou entrega, a ordem devolvida ao importador, e o negcio pode ser retomado por meio da gravao de um novo pedido. Nesta forma de pagamento h reduo de riscos para exportador e importador, pois o embarque s feito mediante a remessa financeira e o pagamento s se concretiza com a entrega da mercadoria. Liquidao financeira Com a liberao da remessa financeira, em qualquer das modalidades de pagamento, o valor fica disponvel para o exportador em moeda estrangeira. A notificao feita pelo Balco e para receber basta preencher, on-line, o contrato de Cmbio Simplificado de Exportao (SIMPLEX), facilidade concedida pelo governo federal s exportaes at US$ 10 mil. Aps a contratao do cmbio o valor correspondente em reais creditado na conta do exportador.

10

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

Cmbio Pronto on line


Cada vez que realizada uma operao comercial ou financeira com pessoas fsicas ou jurdicas estabelecidas no exterior necessria uma operao cambial, que a converso de moeda de um pas pela moeda nacional ou vice-versa. A intermediao realizada por uma instituio autorizada para a converso de moedas. As operaes de cmbio so classificadas de acordo com sua natureza, tipo, contratao e prazo. Em relao ao prazo, as operaes de cmbio so classificadas como Cmbio Pronto e Cmbio Futuro. Denominamos Cmbio Pronto uma operao de cmbio fechada com prazo de liquidao em at dois dias teis, por determinao do Banco Central. Acima desse prazo, a operao passa a ser classificada como operao de Cmbio Futuro. Finalidade O Cmbio Pronto permite efetuar a compra/venda de moeda estrangeira para receber ou efetuar pagamento de uma operao no exterior. Essa situao ocorre, por exemplo, em uma exportao em que o cliente recebe o pagamento em moeda estrangeira e fecha uma operao de Cmbio Pronto para receb-la em moeda nacional. O mesmo ocorre no caso de uma importao, quando o cliente fecha uma operao de cmbio para efetuar o pagamento. A quem se destina Clientes do BB que desejam comprar ou vender moeda estrangeira por conta de operaes de exportao, importao ou financeiras. Por que contratar Cmbio Pronto com o BB Tradio do BB como principal instituio financeira de comrcio exterior e cmbio do Pas; atendimento personalizado pelos gerentes de negcios internacionais; existncia de ncleos especializados em negcios internacionais em todo o Pas; presena do BB em 21 pases; tarifas diferenciadas; alta tecnologia em atendimento pela Internet.

Contrato de Cmbio Pronto On-Line Alm de todas as vantagens, o Banco do Brasil inova com rapidez e comodidade para o cliente com o Contrato de Cmbio Pronto On-Line On-Line. Possibilita que o prprio cliente faa a cotao, a edio e a celebrao de seu contrato de cmbio no Portal do BB na Internet. O cliente verifica a taxa
Comrcio Exterior Informe BB - n49 Edio Especial

11

cambial para a operao que deseja realizar, e se, de acordo, celebra o contrato de cmbio. Ao aderir ao Contrato de Cmbio Pronto On-Line ainda On-Line, ganha com a reduo nas tarifas praticadas pelo BB. Impresso Remota de Contratos de Cmbio

ACC Automtico: agilidade, segurana e baixo custo operacional

Outra facilidade que o BB disponibiliza na Internet para seus clientes que a Impresso Remota de Contratos de Cmbio sejam celebrados no Portal do BB (Internet) ou da forma convencional na agncia de relacionamento.

ACC Automtico
As solues financeiras evoluem graas aos investimentos na tecnologia e ao desenvolvimento de produtos e servios na modalidade eletrnica. Exemplo de soluo pioneira no BB e reconhecida no mercado pela agilidade, segurana e baixo custo operacional o Adiantamento sobre Contrato de Cmbio, via Internet - ACC Automtico. Colocado disposio dos exportadores, clientes do Banco do Brasil, o ACC Automtico facilita o acesso ao crdito, na fase pr-embarque, dos reais correspondentes venda externa. O ACC, bastante demandado pelos exportadores, passou a ter maior incentivo sua utilizao com a alternativa da verso eletrnica. Com isso, as empresas suprem com extrema rapidez suas necessidades de crdito, podendo dispor de maior tempo no desenvolvimento de atividades produtivas e com qualidade para cumprir prazos acertados com os importadores, dentro de padres de competitividade estabelecidos pelo mercado internacional. O que a cotao, edio e celebrao do Adiantamento sobre Contrato de Cmbio na fase pr-embarque ACC, por intermdio da Internet. Como funciona O cliente deve habilitar-se previamente ao servio na sua agncia de relacionamento e assinar o Contrato de Adeso a Produtos e Servios da rea Internacional, obtido na Internet. A utilizao do ACC automtico requer limite de crdito aprovado e margem disponvel. O acesso a essa modalidade de financiamento feito pela Sala Virtual de Negcios Internacionais no endereo www.bb.com.br (opo negcios internacionais ACC Automtico). O servio possibilita que sejam realizadas, sem necessidade de explicaes ou contatos pessoais, operaes de simulao, cotao, edio e impresso de contratos de cmbio. A confirmao do interesse do exportador deve ser efetuada at trs minutos aps a impostao dos dados do contrato, em funo das constantes oscilaes da taxa de cmbio no mercado. Caso a empresa no confirme a

12

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

transao dentro do prazo, dever fazer nova cotao. A liberao do crdito do ACC Automtico na conta do cliente ser providenciada, to logo seja entregue o contrato de cmbio impresso e assinado na agncia de relacionamento do exportador. A quem se destina Empresas exportadoras, clientes do BB, com limite de crdito aprovado e margem disponvel, que tenham assinado o termo de adeso ao Gerenciador Financeiro. Benefcios desburocratiza e simplifica o processo de contratao de cmbio; reduz a intermediao na cadeia exportadora, por dispensar a contratao de corretores ou outros agentes financeiros; baixa o custo operacional na utilizao do servio; supre a necessidade de crdito com maior rapidez.

Estas facilidades esto disponveis tambm para as operaes de ACE Adiantamento sobre Cambiais Entregues na fase ps-embarque.

Digitalizao de Documentos de Comrcio Documentos de Comrcio Exterior e Cmbio


Esta mais uma soluo pioneira que permite ao cliente o envio de documentos ao Banco do Brasil, por meio de canal eletrnico de comunicao, de forma digitalizada, para anlise. O sistema est preparado para receber documentos referentes a produtos e servios de cmbio e comrcio exterior. A digitalizao proporciona agilidade operacional, reduz custos, otimiza servios, e ainda facilita a comunicao entre o cliente e o Banco. E mais uma vantagem para o cliente a reduo de tarifas da rea internacional no envio de documentos de comrcio exterior. Pelo aparelho de fax, discando o nmero 0800-570-4455, a empresa envia a documentao. Um sistema do BB capta a imagem do documento transmitido e disponibiliza para a agncia de relacionamento de destino, que cuida de classificar e analisar a qualidade da imagem, o contedo e a validade dos documentos. O Banco do Brasil disponibiliza ainda o cadastramento e gerenciamento de Remessas de Exportao no Gerenciador Financeiro, dentro do conceito de Solues de Cash Management. A soluo permite o cadastramento do Border de Exportao pelo prprio cliente, que recebe automaticamente o nmero da remessa de exportao, sem necessidade de contatar o Banco. O cliente pode, tambm, consultar o status da remessa junto ao Banco. Alm disso, todos os dados digitados pelo cliente sensibilizam diretamente os sistemas do BB, evitando redigitao, o que libera mo-de-obra e reduz
Comrcio Exterior Informe BB - n49 Edio Especial

13

Exportar ou importar com o apoio do Banco do Brasil

O Banco do Brasil recebeu em junho de 2003, sete prmios em Tecnologia da Informao que foram entregues pela Revista Executivos Financeiros e Febraban. A cerimnia de entrega ocorreu durante o XIII Congresso e Exposio de Tecnologia da Informao das Instituies Financeiras Ciab 2003, um dos maiores eventos de tecnologia do Pas. Dentre os prmios conferidos ao Banco, um deles foi por ter desenvolvido o Gerenciamento Eletrnico de Documentos. O BB foi o grande vencedor no evento, ao ser agraciado, tambm, com o trofu e-finance.

Consultoria em Negcios Internacionais


Atender importadores e exportadores com a Consultoria em Negcios Internacionais faz parte do dia-a-dia dos servios do BB na rea internacional. A tradio e a experincia do BB na realizao de operaes de cmbio e comrcio exterior proporcionam aos importadores e exportadores confiana e tranqilidade necessria a uma boa performance no mercado externo. O objetivo do BB identificar oportunidades e alternativas de negcios para empresas que atuam ou apresentam potencial para atuar no comrcio internacional e contribuir para o sucesso dessas empresas. Entre outros servios, a Consultoria oferece: assessoramento tcnico e operacional sobre negcios internacionais, principalmente para micro e pequenas empresas clientes ou no do Banco; encaminhamento de processos ao MDIC/DECEX; classificao de mercadorias por NCM; fornecimento de endereos de exportadores e importadores estrangeiros; informao sobre produtos beneficiados pelo Sistema Geral de Preferncias-SGP; preenchimento de formulrios de cmbio e de comrcio exterior; pesquisa de informaes estatsticas e mercadolgicas; formao de preos de exportao ou custo estimado na importao; informaes sobre tributao e legislao cambial; registro de operaes financeiras (ROF);


14
Comrcio Exterior Informe BB - n49 Edio Especial

impostao de dados de Registro de Exportao (RE); elaborao e registro de Licena de Importao (LI).

O atendimento dado por profissionais especializados nos Ncleos de Apoio a Negcios Internacionais (Nurins), situados nas principais cidades do Pas.

Vantagens para a empresa

Apoio da rede de agncias do BB, no Brasil e no exterior na identificao de oportunidades comerciais e prospeco de negcios. Confiana e segurana nas informaes prestadas e na conduo das operaes. Atendimento diferenciado na prpria empresa por intermdio de equipes de consultoria. Gratuidade de alguns servios s micro e pequenas empresas que tenham produtos cadastrados no Balco de Comrcio Exterior (empresa participante do PGNI-MPE).

Treinamento em Negcios Internacionais


O Banco do Brasil lder em vrios produtos e servios de comrcio exterior e cmbio. Ao empreendedor moderno, o BB oferece o servio Internacionais. Treinamento em Negcios Internacionais So cursos especialmente montados para atender as necessidades de empresrios, estudantes e profissionais interessados no mercado internacional. Os treinamentos esto disponveis em sete mdulos Drawback, Importao, Exportao, Financiamentos Exportao, Prticas Cambiais, Carta de Crdito e Exportao - Mdulo II. Os conhecimentos so transmitidos por instrutores do Banco do Brasil, com experincia na rea e no formato de exposio e debates com os participantes. Os mdulos podem ser ministrados nas dependncias do Banco ou na prpria empresa.

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

15

Operaes do Mercado Internacional de Capitais


Fontes de recursos em moeda estrangeira

O mercado internacional de capitais tem sido, cada vez mais, fonte de recursos utilizada por bancos e empresas brasileiras. Neste segmento, a mercadoria representada por ttulos financeiros de propriedade (aes) e de dvida (bonds, commercial paper etc.), onde atuam os grandes players internacionais como corporaes, bancos, governos, fundos de penso e seguradoras. Por esse mercado transita grande parte dos fluxos internacionais de capital, que so transformados em recursos em moeda estrangeira utilizveis por bancos e empresas. Estas acessam fontes de financiamento diretamente com os investidores. Os bancos, por sua vez, captam recursos, que podero ser repassados internamente a empresas demandantes de financiamento em moeda externa. O Banco do Brasil est presente nesse segmento exercendo duplo papel: emitindo ttulos para captao prpria e estruturando, para empresas brasileiras, a colocao de seus papis. Para isso, utiliza sua corretora em Londres, a BB Securities. As vantagens de captar no mercado internacional de capitais atingem no apenas o emissor, que firma sua marca no mercado financeiro internacional, mas tambm as demais empresas brasileiras que tm potencial para emitir ttulos. Alm das emisses padronizadas ocorrem as estruturadas, que contam com algum reforo de crdito para reduzir o risco do papel. Emisses securitizadas por fluxos de recebveis ou remessas so exemplos de operaes estruturadas. Neste ano, o Banco do Brasil fez uma emisso desse tipo, securitizando o fluxo de remessas de ordens de pagamento do Japo para o Brasil. Esse tipo de operao incrementa o mercado de ttulos de pases emergentes como o Brasil, consolidando sua participao entre os grandes emissores com acesso aos capitais internacionais. Alm de beneficiar os potenciais emissores, operaes estruturadas significam captao a custo mais baixo, o que se traduz em crdito mais barato em moeda estrangeira para as empresas brasileiras. Pagamentos Trabalhadores Securitizao do Fluxo de Ordens de Pagamentos dos Trabalhadores Brasileiros no Japo Neste ano, o BB fez uma emisso de ttulos especialmente importante, chamada Nikkei Remittance Trust, que foi a securitizao do fluxo de ordens de pagamento dos trabalhadores brasileiros no Japo para o Brasil. Essa operao diferenciou-se de todas as emisses brasileiras j realizadas at hoje por dois motivos principais:

16

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

a) a estrutura sofisticada e indita securitiza um fluxo futuro de remessas (ordens de pagamento) de dekasseguis, o que nunca foi feito por um banco brasileiro. Aconteceu apenas na Turquia e no Mxico; b) a estrutura permitiu isolar o risco Brasil, garantindo para a operao a nota BBB+ (investment grade rating) pela agncia internacional de classificao de risco Standard and Poors. Este um fato raro para operaes latino-americanas, principalmente porque a emisso no teve seguro. A securitizao foi possvel porque nos ltimos anos foram enviados por intermdio das filiais do BB no Japo, mais de US$ 700 milhes por ano em ordens de pagamento, considerando apenas aquelas destinadas s agncias domsticas do Banco. A operao se deu da seguinte forma: o BB vendeu o fluxo externo das ordens de pagamento para uma SPC (companhia de propsito especfico), por meio de um contrato de compra e venda de direitos de remessa. A SPC vendeu notas lastreadas naquele fluxo para o Trust, que, por sua vez, emitiu certificados que foram vendidos a investidores internacionais. Os ttulos emitidos pelo Trust, no valor de US$ 300 milhes, pagaro trimestralmente ao investidor apenas juros no primeiro ano e a partir do segundo, juros e amortizao do principal. Nessa estrutura, aps cinco anos, o Trust ter amortizado o total dos juros e principal da operao, retornando a totalidade da propriedade do fluxo de remessas para o Banco do Brasil. A estrutura descrita reduziu o risco poltico Brasil e viabilizou a obteno de uma classificao de risco excelente para a transao, diminuindo o custo de captao. Para os beneficirios das ordens no Brasil nada muda, pois, mesmo aps a venda do fluxo de remessas para a SPC/Trust, o BB continuar cumprindo normal e pontualmente todas ordens de pagamento dentro dos mesmos prazos atualmente praticados.

Glossrio Bond: Bond certificado de dvida emitido por um governo, empresa ou banco, com pagamento de principal mais juros em uma determinada data. Paper: Commercial Paper ttulo de dvida de curto prazo, emitido por empresas, bancos e outros, vendido normalmente com desconto e com vencimento determinado. Securitizao: Securitizao o processo de emisso de ttulos de dvida, com lastro em fluxo de recebveis diversos. (rating rating): Classificao de risco (rating conceito formulado por agncias como FitchIbca, Standard and Poors e Moodys, entre outras, especializadas em estabelecer o risco de governos, empresas e bancos em relao ao seu desempenho econmico e s suas obrigaes financeiras. Os ratings so expressos por um conceito formado por letras e nmeros como AAA, A1, AAA A1 BB- etc. pertencentes a uma escala que se divide em dois nveis: investimento (ratings mais elevados) e especulativo (ratings mais baixos).

Fluxo Ordem de Pgto. BB Japo US$ 300 Milhes SPC/Trust

Certificados US$ 300 Milhes

Investidores EUA/Europa

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

17

Eurobnus e Commercial Papers


Na hora de captar no mercado internacional de capitais, uma boa alternativa utilizar a expertise do BB na estruturao e distribuio de ttulos por meio de sua subsidiria BB-Securities em Londres e da ampla rede de pontos de atendimento do Banco do Brasil no exterior. Os ttulos emitidos Commercial Papers, Certificado de Depsitos ou Eurobnus possuem pagamento de juros pr ou ps-fixados e os recursos captados podem ser direcionados para suprir as mais variadas necessidades de caixa da empresa, seja para capital de giro ou investimento. Em qualquer dos casos, uma forma prtica para sua empresa acessar o mercado internacional de capitais. Vantagens Divulgao e fortalecimento da marca da empresa. Sem intermediao financeira, a empresa pode captar a taxas mais vantajosas e diversificar suas fontes de recursos em diferentes moedas. Possibilidade de alongamento do perfil de endividamento da empresa, devido s mltiplas opes de prazos existentes para as operaes. Produtos agregados Emprstimos sindicalizados (na fase de estruturao). Assessoria e distribuio dos papis no exterior (durante o lanamento). Fechamento de cmbio (fase de internao dos recursos).

Adiantamento Sobre Contrato de Cmbio (ACC) e e Adiantamento Sobre Cambiais Entregues (ACE)
As operaes de ACC e ACE so das mais conhecidas entre os profissionais que atuam nas reas de cmbio e comrcio exterior, pois se tratam de instrumentos de financiamento ao exportador brasileiro e representam um dos maiores volumes de negcios do mercado. O acesso a essas operaes tende a reduzir os custos financeiros do exportador brasileiro. O adiantamento possibilita competitividade negocial com o importador estrangeiro, pois oferece melhores prazos e custos, em condies compatveis com as praticadas pelo mercado internacional. O adiantamento pode ser solicitado pelo exportador na fase prembarque atravs do financiamento produo da mercadoria a ser exportada. Outra alternativa contratar a antecipao das divisas a serem recebidas do comprador na fase ps-embarque da mercadoria. Nada impede que os dois tipos de financiamentos sejam efetuados em uma mesma operao, mediante transformao de um adiantamento de pr em ps-embarque.

18

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

O financiamento concedido no perodo anterior ao embarque chamado de Adiantamento sobre Contrato de Cmbio (ACC) (ACC). Nesta fase, s existe o contrato de cmbio como lastro da operao, sendo desnecessria a apresentao de quaisquer outros documentos por parte do exportador. A partir da sada da mercadoria para o exterior, surgem os documentos representativos da venda, entre os quais a Letra de Cmbio ou Saque, como conhecido. O financiamento concedido ps-embarque chamado de Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE) (ACE). O exportador, em geral, dispe de um prazo mximo de antecipao para obteno de adiantamentos de 540 dias, isto , at 360 dias para contratao do ACC prvio ao embarque e mais 180 dias posteriores ao embarque da mercadoria ao exterior para fechamento do ACE. Os prazos fixados pelo BACEN so cumpridos pelo banco na medida de suas disponibilidades de recursos.
ACC (PR-EMBARQUE)
mximo de at 360 dias antes de (E)

ACE (PS-EMBARQUE)
Embarque (E) mximo de at 180 dias aps (E)

O ACE, relativamente ao mercado interno, pode ser comparado a um desconto de duplicata mercantil e o ACC, ao desconto de pedido de venda em carteira. O baixo custo de captao representa um diferencial dos adiantamentos e um dos principais fatores de estmulo busca desses mecanismos pelo exportador. A montagem financeira desses produtos agrega valores vinculados a captaes (funding) feitas no mercado internacional, bem abaixo daqueles demandados para a obteno de recursos no mercado nacional. O custo de um ACC ou ACE normalmente depende das seguintes variveis: a) b) c) d) e) juros internacionais (libor) valor da operao prazo do adiantamento risco do exportador reciprocidade do exportador em outras carteiras

A competitividade em relao ao mercado local poder levar o exportador a desvirtuar a finalidade do ACC contratado/fechado, se posteriormente no consumar a operao ou embarque da mercadoria para o exterior. A descaracterizao da operao punida pelo BACEN com multa e IOF, que pode representar mais de 40% do financiamento, dependendo do prazo da operao e da variao do dlar no perodo contratado. Assim, no um bom negcio contratar um ACC sem performance ou condies de realizao.

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

19

Pr Pagamento de Exportao
A fim de aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional, torna-se fundamental buscar alternativas para financiar o processo produtivo de bens e a prpria venda no exterior. O Banco do Brasil disponibiliza, conforme mostrado nesta edio, diversas modalidades de financiamento exportao, tanto anteriormente ao embarque das mercadorias (ACC, Pr-pagamento de exportao, BNDESExim Pr-Embarque), como aps o embarque (ACE, PROEX, BNDES-Exim). O Pr-Pagamento de Exportao uma operao em que recursos captados em instituies financeiras no exterior ou de outros agentes, ingressam no Pas com a finalidade de financiar a produo de bens destinados exportao. A entrada dos recursos ocorre anteriormente ao embarque das mercadorias, sem qualquer limitao de prazos. No caso de prazos superiores a 360 dias, deve-se obter registro no Banco Central do Brasil (BACEN) previamente contratao da operao. Esta forma de financiamento exportao configura-se como uma alternativa de importncia, pois permite s empresas exportadoras levantar recursos taxa de juros internacionais, com maior anterioridade efetivao das exportaes. Na avaliao de uma operao de Pr-pagamento de Exportao leva-se em conta, principalmente, a capacidade de produo e de entrega dos bens exportados (performance), e o risco de crdito do importador no exterior. A modalidade permite grande flexibilidade para a sua composio, possibilitando aos bancos a montagem de estruturas que proporcionam reduo do custo final, buscando captaes casadas, principalmente para os casos onde existam contratos de exportao firmados com importadores que gozam de bom conceito no quesito de risco de crdito.

Diferenas entre Pr-pagamento, ACC e BNDES-Exim fase anterior ao embarque


Pr-Pagamento Prazo para embarque Recursos No h limitao ACC Mximo de 360 dias Disponibilizados pelo BB para essas operaes BNDES-Exim De acordo com a mercadoria, mximo de 2 anos Disponibilizados pelo BNDES para essas operaes

Captaes financeiras casadas no exterior

(Veja nesta edio matria sobre o programa BNDES-Exim)

20

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

O Pr-pagamento de Exportao direcionado a empresas exportadoras tradicionais, com clientes em pases membros da OCDE (Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico) e bom volume de negcios. Para anlise de um pedido de financiamento desta modalidade verifica-se o histrico operacional do cliente junto ao BB, desempenho na exportao em termos de volume, constncia, pas de domiclio do cliente e eventuais cancelamentos de contratos/baixas. Tambm examinada a existncia de contratos comerciais que indiquem o vnculo comercial entre as partes e seus termos. Quanto questo tributria, o custo de uma linha de pr-pagamento (vinculada a uma operao comercial) menor que o de uma linha externa de capital de giro (operao financeira). Em uma operao comercial prevse a compra/venda de mercadorias/servios, portanto o pr-pagamento um financiamento produo, visando a colocao de um produto de qualidade e com preo competitivo no mercado internacional. No pr-pagamento, o exportador embarca as mercadorias e o pagamento ao provedor dos recursos (credor) feito, em ltima anlise, pelo importador dos bens. O exportador poder pagar os juros tambm com embarque de mercadorias (e o importador paga o credor do pr-pagamento) mas, se optar por remessa do valor dos juros, a alquota do imposto de renda atualmente zero. Por outro lado, a operao financeira prev um emprstimo para a empresa para livre aplicao. No momento da remessa do pagamento ao exterior, h incidncia de imposto de renda sobre o valor dos juros devidos.

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

21

PROEX: BB e o Financiamento s Exportaes


O Programa de Financiamento s Exportaes-PROEX, na modalidade Financiamento, vem propiciando o ingresso de um nmero razovel de micro, pequenas e mdias empresas (MPEs) no mercado internacional, em consonncia com as expectativas do governo federal de expanso da base exportadora. Essas empresas tm sido reconhecidas como fator de crescimento econmico e de estabilidade social, revelando-se mais geis e flexveis na incorporao dos avanos tecnolgicos e mostrando seu relevante papel na gerao de empregos. So, outrossim, mais vulnerveis e sujeitas s vicissitudes do ambiente empresarial, exigindo aes polticas permanentes de ajuda e fortalecimento para sua competitividade. As exportadoras de micro, pequeno e mdio portes participaram com mais de 60% das operaes aprovadas no PROEX Financiamento nos ltimos anos. Em 2003, posio de 30 de setembro, esse percentual chegou a 93% da quantidade de operaes efetivadas.

Operaes realizadas por porte de empresa (%)


9% 35% 7%

49% Grande Mdia Pequena Micro

O apoio governamental faz a diferena

O Programa foi utilizado por 215 empresas at setembro de 2003. O nmero de micro empresas beneficiadas pelo PROEX o maior de todos desde a sua criao com aumento em 50% em relao ao ano passado.

22

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

Porte das empresas exportadoras (%)

12%

13%

35% Grande Mdia Pequena

40% Micro

Confirmando a capacidade do PROEX em atender micro, pequenos e mdios exportadores, 97,6% foram de exportaes at US$ 1 milho do total de operaes aprovadas at setembro de 2003.

Valores em US$ at 100 mil

79,4% 18,2%

de 101mil a 1 milho

1,3%
de 1,001 a 5 milhes de 5,001 a 10 milhes acima de 10 milhes

0,4% 0,6%

Operaes realizadas por faixas de valor As exportaes financiadas pelo Programa que outrora eram direcionadas, principalmente aos pases da Amrica Latina, apresentam atualmente um perfil mais diversificado. Pases como China, Japo, Crocia, Tailndia, Romnia, Repblica Tcheca, EUA, Canad, Itlia e Frana, aparecem freqentemente como destinos das exportaes amparadas pelo PROEX.

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

23

Destino das exportaes financiadas (%)

14% 12%

25%

15%
NAFTA FRICA ALADI (exceto Mercosul)

18% 16%
UNIO EUROPIA DEMAIS DA AMRICA OUTROS

O PROEX, no entanto, poderia propiciar maior alavancagem de exportaes. Assim, com o objetivo de contribuir com o governo federal, o Banco do Brasil elaborou proposta de maior adequao do atual modelo oficial de financiamento realidade das micro, pequenas e mdias empresas. O trabalho foi apresentado ao Comit Executivo de Gesto (Gecex), ncleo executivo colegiado da Cmara de Comrcio Exterior (Camex), em sua Reunio Ordinria de 05.08.2003. Foi criado um Grupo de Trabalho, sob coordenao daquela Cmara, com objetivo de estruturar dois novos mecanismos de apoio exportao, para atendimento das MPEs: a modalidade de financiamento pr-embarque com recursos do Programa de Financiamento s Exportaes-PROEX e uma soluo de seguro de crdito exportao. As solues apresentadas, ao mesmo tempo que atendem as demandas do segmento exportador, buscam a otimizao dos mecanismos de financiamento e de garantia s exportaes j desenvolvidos pelo governo, tentando concili-los s necessidades dos micro, pequenos e mdios exportadores. Tais demandas foram identificadas em encontros que o Banco do Brasil participou com associaes de classes, federaes de indstrias, seminrios organizados pelo prprio Banco e outros eventos de comrcio exterior. O PROEX - Pr-Embarque ser um financiamento, com recursos do Tesouro Nacional, na fase de produo de bens destinados exportao e j negociados com o importador. O prazo mximo ser de 180 dias contados do desembolso at o embarque das mercadorias e a parcela financiada poder chegar a 100% do valor da exportao. O segundo mecanismo de apoio que est sendo estruturado a garantia
24
Comrcio Exterior Informe BB - n49 Edio Especial

para os financiamentos enquadrados no PROEX, nas fases pr e psembarque, complementando o instrumental de apoio pblico s micro, pequenas e mdias empresas. Esse produto est sendo estruturado em conjunto com a Seguradora Brasileira de Crdito Exportao (SBCE) e outros rgos do governo federal. A cobertura pretende abranger 90% dos riscos comercial, de performance, de fabricao e 95% do risco poltico e extraordinrio. A definio desse mecanismo de garantia uma medida que, agregada disponibilidade oramentria, viabiliza uma melhora considervel na performance exportadora do segmento das micro, pequenas e mdias empresas. Aes de Promoo A dinmica negocial que envolve a efetivao das exportaes, pelas caractersticas das micro, pequenas e mdias empresas, exige um esforo relativamente forte dessas exportadoras, muito maior do que aquele empreendido pelas grandes empresas, em funo da capacidade instalada destas ltimas, e ainda, da facilidade de estruturao de operaes e respectiva logstica, tanto no mercado interno quanto no externo. A preocupao do Banco do Brasil com a disseminao da cultura exportadora uma constante. No que diz respeito ao PROEX, particularmente quanto s vantagens da conduo das exportaes por intermdio desse mecanismo de crdito, o BB empenha-se em promover o Programa, tanto por intermdio das aes cotidianas, efetuadas pelas agncias, quanto pela participao em eventos especficos, com foco no comrcio exterior, promovidos por rgos governamentais, associaes de classe e outras entidades intervenientes nesse processo. De forma a reconhecer esse esforo empreendido pelas empresas-foco do Programa (micro, pequenas e mdias) na busca por parceiros comerciais no exterior, como tambm incentiv-las a cada vez mais expandir os seus negcios internacionais, o Banco do Brasil instituiu o prmio PROEX Excelncia, que ser entregue, por ocasio do XXIII ENAEX - Encontro Nacional de Comrcio Exterior (27 e 28 novembro de 2003), s empresas exportadoras com faturamento bruto anual de at R$ 60 milhes e que se destacaram na utilizao do Programa, como ferramenta para financiamento de suas exportaes. Tal distino ser conferida s empresas que foram destaques em trs categorias: Performance - empresa detentora do maior total exportado; Mercado Novo - empresa que tenha se destacado na insero ou conquista de novos mercados, ou seja, que tenha conseguido, por intermdio do PROEX, realizar vendas a pases com os quais at ento no vinha mantendo relacionamento comercial e tambm que essa insero tenha causado impacto significativo em sua performance, gerando, por conseqncia, condies adequadas para a continuidade de suas vendas naquele mercado; e Tecnolgica Inovao Tecnolgica - empresa cujas operaes tenham por caracterstica maior agregao de valor, em funo da tecnologia aplicada, que possibilite ampliar a competitividade do produto no mercado externo. Essa categoria de prmio objetiva, sobretudo, destacar a operao, seja
Comrcio Exterior Informe BB - n49 Edio Especial

25

pelo seu ineditismo ou soluo encontrada pela empresa para agregar valor exportao.

Operaes Estruturadas Operaes Estruturadas: solues financeiras em negcios internacionais


O Banco do Brasil, com sua experincia na estruturao de operaes, tem a soluo certa para as empresas que necessitam de financiamento externo e fornece alternativas inovadoras com custo competitivo, criatividade, agilidade e segurana. Vantagens: solues financeiras exclusivas; estruturas operacionais diversificadas; garantia e segurana da maior instituio financeira da Amrica Latina.

Na busca de solues financeiras com criatividade e sintonia com as demandas do mercado, o Banco do Brasil conta com equipe de profissionais especializados em estruturar operaes financeiras. Nessa atividade combinam-se as necessidades da empresa que busca captao de recursos a custos competitivos com mecanismos de reduo de riscos. As Operaes Financeiras Estruturadas (Structured Finance) so solues de engenharia financeira elaboradas sob medida. A estruturao tem como finalidade oferecer financiamento para determinada empresa levando-se em conta suas caractersticas e peculiaridades, e o setor de atuao. As Operaes Estruturadas permitem acesso vantajoso s atrativas taxas de juros internacionais juntando-se o fluxo operacional da empresa estrutura financeira da operao. Por exemplo, h possibilidade de utilizar um mix de produtos de financiamento exportao ou importao, amparados em uma relao comercial internacional que tornam os custos finais mais baixos. So possveis, ainda, os emprstimos financeiros com a vinculao de recebveis originados no exterior. Quando o volume do emprstimo extrapola a capacidade de financiamento de uma nica instituio financeira, pode-se recorrer a um sindicato de bancos. Institudo o sindicato, o banco que recebe a demanda do cliente normalmente chamado Coordenador (Arranger) e negocia com outros bancos para que participem financeiramente da estruturao da operao. A parceria, muito comum no mercado, aumenta as opes do cliente.

Solues diferenciadas para cada financiamento

A equipe de Operaes Estruturadas do Banco do Brasil representada pelo Gerente Corporate ou Gerente de Contas, participa diretamente nas negociaes com a empresa. Assim, estabelecido o canal de acesso permanente e de busca de solues para os clientes, com custo reduzido.

26

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

Exemplo de uma operao estruturada O cliente entra em contato com o Banco do Brasil solicitando um financiamento para sua produo local. Verificadas as condies da empresa e do mercado, sugere-se uma estrutura (engenharia financeira) que utiliza produto j conhecido no mercado - o pr-pagamento de exportao. H formao de um sindicato de bancos para levantar recursos e utilizao de conta vinculada, com o objetivo de reduo de riscos, onde diversos importadores depositaro os pagamentos referentes operao comercial.

Glossrio Administrative Agent: agncia do BB ou instituio financeira de relacionamento no exterior. Arranger: banco que estrutura a operao, que pode ser no Brasil ou no exterior. Collateral Account: conta vinculada na qual sero depositados os recursos dos compradores finais no exterior. Funding: recursos captados para o financiamento. Lender: fornecedor(es) dos recursos para financiamento. Libor: taxa de juros interbancrios no mercado de Londres. Parmetro de taxas internacionalmente utilizado. Syndicate: grupo econmico, corporao, associao de capitalistas ou sociedade de banqueiros formados para a realizao de negcios de vulto.

1. Os bancos creditaro os recursos do emprstimo, a favor do exportador, por intermdio do Administrative Agent; 2. o Administrative Agent transferir os recursos ao exportador que contrata cmbio na modalidade Pr-pagamento Exportao e recebe o valor da operao em reais; 3. no prazo acordado, o exportador embarca as mercadorias aos importadores e encaminha os documentos de embarque ao BB para vincul-los operao; 4. os importadores, mediante instrues do exportador, efetuam os pagamentos devidos em uma Collateral Account controlada pelo Administrative Agent; 5. nos vencimentos da operao, o Administrative Agent realiza os pagamentos de principal e juros aos bancos parceiros utilizando-se dos depsitos efetuados na Collateral Account e dos encargos pagos pelo exportador; 6. aps o pagamento junto aos bancos parceiros, eventuais excessos de valores depositados na Collateral Account retornaro ao exportador.

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

27

Leasing Internacional
O Banco do Brasil, por meio de sua subsidiria BB Leasing Company Limited, oferece uma linha especial de arrendamento mercantil externo a longo prazo para aquisio de mquinas e equipamentos novos e usados, produzidos no Brasil ou no exterior.

Um financiamento com vantagens a perder de vista.

O Leasing Internacional, alm de ser mais uma alternativa de financiamento a longo prazo oferecida pelo Banco, cobre 100% do valor do equipamento, podendo ser contratado com qualquer fornecedor cujo pas tenha relacionamento com o Brasil. Vantagens Opo de operao a longo prazo 2 a 5 anos. Financiamento com taxas internacionais. Pagamento vista ao fornecedor, diretamente pela BB Leasing Com pany Limited possibilitando negociao de melhor preo. Prestaes mensais, trimestrais ou semestrais, conforme fluxo de caixa do comprador. Benefcios fiscais e contbeis em virtude da contabilizao do valor total das prestaes como despesas operacionais e no mobilizao do bem arrendado. Produtos agregados Assessoria negocial e operacional. Apoio tcnico da ampla rede de ncleos especializados em negcios internacionais. Fechamento de cmbio. Seguro de transporte e dos bens.

Forfaiting
Para incrementar os negcios entre os exportadores brasileiros e o mercado internacional, o Banco do Brasil oferece uma operao com ganhos reais para ambas as partes. O Forfaiting ou Forfait uma operao de comrcio exterior em que o exportador concede indiretamente a um importador internacional prazos e condies de financiamento. Esses prazos so garantidos com base nas operaes de compra de ttulos e representativos de importaes realizados por uma agncia do BB no exterior. Essa estrutura operacional simples e gil e no pressupe a emisso de contratos, funcionando da seguinte maneira: exportador vende uma mercadoria a prazo para um importador. Emite esse ttulo em uma agncia do BB no exterior, ou seja, recebe vista uma venda feita a prazo. No vencimento do ttulo, o importador paga a dvida para o BB no exterior.

Solues Personalizadas para cada perfil de investidor.

28

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

O documento representativo do financiamento um ttulo, geralmente uma cambial representativa da dvida emitida pelo exportador e aceita pelo importador ou uma nota promissria emitida pelo importador. Benefcios melhoria do fluxo de caixa vende a prazo e recebe vista; iseno do risco de crdito o ttulo vendido ao Banco, sem direito de regresso contra o exportador; sem risco de variao cambial e de juros internacionais; possibilidade de financiar 100% do valor da exportao.

Linha de Financiamento Importao Financiamento Importao


O Banco do Brasil dispe de linhas de financiamento de longo prazo, destinadas s importaes brasileiras de mquinas, equipamentos e servios, com recursos oriundos de banqueiros no exterior. A concesso da linha de financiamento feita por meio de um acordo firmado entre o BB e um banqueiro internacional. Vantagens Possibilidade de: o cliente realizar as suas importaes a longo prazo, sem esforo imediato; financiar at 85% do valor da importao; financiar importaes a juros internacionais (mais baixos do que os nacionais). Acompanhamento (consultoria e assessoria) por parte de funcionrios especializados do BB durante todo o processo.

Financie suas importaes a longo prazo com crdito internacional do BB

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

29

Operaes Estruturadas O Agronegcio sob medida


Em 2002 o agronegcio brasileiro exportou US$ 24,8 bilhes e importou US$ 4,5 bilhes, gerando um superavit de US$ 20,3 bilhes. Estima-se para 2003 exportaes de US$ 28 bilhes e importaes de US$ 4 bilhes, confirmando a sustentabilidade da tendncia de crescimento para os prximos anos.

BALANA COMERCIAL DO AGRONEGCIO Histrico Evolutivo - US$ Milhes


28.000 24.839 23.863 21.575 20.871 21.145 15.940 12.990 12.403 14.445 11.492 19.105 15.156 13.427 12.258 12.206 13.469 8.761 9.806 3.642 3.184 2.962 4.157 5.678 5.739 4.492 11.783 8.613 8.939 8.247 8.106 5.799 4.847 4.000 14.775 14.811 19.016 20.514 20.610

25.000 22.500 20.000 17.500 15.000 12.500 10.000 7.500 5.000 2.500 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996

23.404

20.347

24.000

1997

1998

1999

2000

2001

2002

2.003

Exp. Agronegcios

Superavit Agronegcio

Import. Agronegcios

Os principais produtos e agregados da pauta de exportao do agronegcio de setembro/2002 a agosto/2003 foram os seguintes:
PRODUTOS Complexo de Soja Celulose e Papel Acar Carne - Aves Caf Produtos de Couro Carne Bovina Suco de Laranja Fumo e Tabaco Couros Carne - Sunos Pescado Demais TOTAL VALOR US$ milhes 8.313 2.605 2.206 1.805 1.504 1.362 1.319 1.138 1.090 1.050 498 398 1.296 24.584
Fontes: MAPA

30

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

Foram 566 as empresas com exportaes superiores a US$ 1 milho em 2002. O Banco do Brasil o maior financiador do agronegcio brasileiro, com produtos e servios que atendem, alm dos produtores rurais (originadores da produo), os fornecedores de insumos e mquinas, as indstrias processadoras e as empresas exportadoras.

Produtores rurais clientes Carteira de Crdito do Agronegcio Financiamento exportao (2002) * Agncias operadoras de Crdito Rural
Posio em set/03 (*) Empresas do Agronegcio

1,2 milho R$ 25 bilhes US$ 487 milhes 3,1 mil

A forte presena do Banco no agronegcio brasileiro, principalmente com financiamentos diretos produo, levou-o a desenvolver solues de comrcio exterior que visam estimular negcios diretos entre produtores rurais e importadores, oferecendo solues que permitem melhor performance em termos de funding, prazo, taxa e risco. Neste sentido, alm das linhas tradicionais de crdito exportao (ACC, ACE, Pr-Pagamento) o Banco disponibiliza instrumentos como: BB CPR Exportao - ttulo representativo de venda de produto de origem agropecuria pelo produtor diretamente ao importador, com garantia de performance do Banco. B B L o g s t i c a - sistema que envolve uma rede de armazns, transportadores, empresas certificadoras e depositrias de produtos, todas conveniadas com o Banco que buscam as melhores opes de segurana e preo no transporte da produo. Futuros e Opes - sistema de proteo de preos de produtos agropecurios por meio do mercado futuro e de opes em bolsas internacionais. Assessoria em Comrcio Exterior - o Banco conta com 100 gerentes de negcios internacionais, lotados em pontos estratgicos de atendimento que cobrem todo o territrio nacional oferecendo em conjunto com gerentes de contas, o apoio negocial e tcnico a exportadores e importadores. Rede de Agncias no Exterior - so 37 dependncias em 21 pases, principais parceiros comerciais brasileiros. Esta posio confere ao Banco a possibilidade de viabilizar negcios estruturados que atendam os preceitos de: integrao da cadeia produtiva; mitigao de risco; reduo dos custos;
Comrcio Exterior Informe BB - n49 Edio Especial

31

otimizao dos ganhos; compartilhamento dos resultados.

Os principais players do agronegcio so os produtores rurais, tradings, importadores e fornecedores de insumos. Em sua atuao isolada no mercado, esses players exceo de grupos empresariais, geralmente multinacionais, de longa data estabelecidos no Pas apresentam os seguintes interesses, oportunidades e necessidades: Produtores rurais - funding a prazo e preos adequados. Importadores - matria-prima, possuem funding externo a preo e prazos adequados e baixa disposio para correr risco no pas, geralmente possuem pouco conhecimento do mercado interno. Tradings - originar produto, possuem funding externo a preo e prazos adequados e baixa disposio para correr risco no pas. Fornecedores de insumos - tm demonstrado disposio para correr riscos na venda de seus insumos, garantindo operaes bancrias dos seus clientes, desde que apresentem funding, prazo e taxas adequadas aos produtores seus clientes. Nesse cenrio, o Banco do Brasil tem desenvolvido modelos de estruturas que visam atender as demandas especficas existentes na cadeia do agronegcio, voltadas para exportao. A seguir, um modelo que objetiva viabilizar a venda de insumos a empresa produtora de acar com base em suas exportaes:

Prazo entre 270 e 360 dias 1-CPR

Brasil

Exterior

7
USINA 6-Acar Armazm/ Fiel Depositrio

8-OK 11-Acar 4-$ Trading Filial Brasil Trading Matriz 12.a Performance

3-$ 12-$

9-$ 10-CPR

2 Aval CPR Fornecedor de Insumos 5 - Insumos

BB
13-CPR

Em caso de default da Usina

32

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

1.

Usina vende CPR de acar para Trading para entrega em armazm indicado pela Trading com prazo de entrega de at 15 dias antes do vencimento da CPR. Fornecedor de insumos avaliza a CPR (ou afiana o ACC que dever gerar o funding) com o compromisso da usina de comprar insumos no valor total do negcio. BB financia a Trading mediante carregamento de CPR ou ACC tendo como garantia a CPR (Trading endossa CPR ao BB) avalizada pela fornecedora de insumos ou fiana no ACC. Trading, por meio do BB, paga a usina, ao mesmo tempo, e mediante prvia autorizao da Usina, o BB transfere os recursos para a fornecedora de insumos liquida a compra de fertilizantes realizada pela usina. Fornecedora de insumos entrega o produto. Usina entrega acar no prazo, no armazm e na qualidade estabelecida na CPR. Armazm depositrio emite recibo de depsito do produto e entrega produto a Fiel Depositrio de confiana do BB, fornecedora de insumos e usina e assume a guarda do produto. Trading confirma que o produto est de acordo com as condies acordadas. Trading liquida o carregamento de CPR ou ACC.

2.

3.

4.

5. 6. 7.

8. 9.

10. BB endossa CPR para Trading. 11. Fiel Depositrio libera produto para a Trading. Caso a Usina no entregue o acar 12. O valor do financiamento ser debitado Fornecedora de Insumo, liquidando a operao da Trading (Carregamento de ou ACC). Neste caso de ACC, a Trading se compromete a realizar a exportao evitando as cominaes do BACEN; BB endossa CPR para a Fornecedora de Insumos.

13.

O modelo apresenta os seguintes benefcios aos agentes envolvidos: a) para o produtor (no caso usina de acar) - viabiliza, com base na capacidade de crdito de seu fornecedor, a aquisio de insumos, com funding, prazo e taxas do mercado internacional. O risco da variao cambial objeto de hedge natural decorrente da exportao de acar vinculada operao; b) para o fornecedor de insumos - ao garantir a operao at a entrega do acar pela usina, viabilizou sua venda, recebendo antecipadamente o valor de um negcio a prazo, fidelizando o cliente; c) para a trading - origina produto em uma operao de baixo risco e pouco esforo de venda.

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

33

A caracterstica do modelo a seguir a presena do Banco em todos os elos da cadeia, participando desde o financiamento do produtor rural at a liquidao da operao de exportao. Negcio similar foi realizado na safra 2002/2003 com cooperativas do Rio Grande do Sul, exportando diretamente para o mercado chins.

8 1 Cooperativa

Pas

Exterior

Prod. Rural Prod. Rural Prod. Rural Prod. Rural Prod. Rural Prod. Rural Prod. Rural Prod. Rural Prod. Rural

Banco do Brasil

Banco do Brasil

2 Cooperativa

3 Pool

5 Importador 4

6-7 Cooperativa

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Banco financia produtores de soja vinculados a determinadas cooperativas. Cooperativas formam Pool para comercializao da produo. Banco presta assessoria tcnica e negocial ao Pool. Pool efetiva venda de gros ao importador. Importador paga o Pool por meio de agncia do BB no exterior. Pool paga cooperativas. Cooperativas pagam os produtores. Produtores pagam o BB.

34

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

BB CPR Exportao
Os produtores rurais contam com mais um servio do Banco do Brasil para exportar, recebendo vista pela comercializao antecipada, o que lhes permite alavancar recursos para o seu empreendimento. Para os compradores estrangeiros uma nova alternativa para adquirir produtos do agronegcio brasileiro, diretamente de produtores rurais e com a garantia de entrega do Banco do Brasil. Trata-se do ttulo cambial BB CPR Exportao, modalidade de Cdula de Produtor Rural cujo produto negociado dever ser exportado. um instrumento sem similar no comrcio internacional, visto que, na qualidade de avalista, o Banco do Brasil garante a colocao do produto a ser exportado at o porto brasileiro garantia de performance. Para os produtores rurais que j exportam, a BB CPR Exportao mais uma alternativa para alavancar recursos antecipadamente e diferencial de preo do produto. J para aqueles que ainda no exportam, significa, tambm, oportunidade de inserir sua produo no mercado internacional. A tradio e a experincia do Banco junto ao segmento de agronegcios brasileiro so importantes fatores embutidos no aval concedido BB CPR Exportao. A garantia bancria representa compromisso de avaliao e confiana na capacidade produtiva do vendedor e parceiro brasileiro, alm do reconhecimento do potencial mercadolgico dos bens contemplados. Quem pode emitir As cdulas so emitidas por produtores rurais (pessoas fsicas ou jurdicas) e cooperativas agropecurias. As propostas de emisso de BB CPR Exportao devem ser apresentadas na rede de agncias do Banco do Brasil no Pas. Quando emitir e qual o vencimento da CPR A CPR pode ser emitida em qualquer fase do ciclo produtivo (planejamento, desenvolvimento, pr-colheita ou, inclusive, produto colhido). O vencimento da CPR definido pelo emitente, em conjunto com o comprador, observado o prazo mnimo de 20 dias e mximo limitado a uma safra do produto (ou 360 dias no caso de animais). Quem pode comprar A cdula vendida a pessoas fsicas ou jurdicas (agroindstrias, processadores, atacadistas, trading companies etc.) domiciliadas no exterior. A demanda por BB CPR Exportao pode ser atendida pela rede de agncias do BB no Brasil e no exterior. Produtos negociveis Quaisquer produtos agropecurios in natura, beneficiados ou industrializados, produzidos pelo prprio emitente. Exemplos: algodo em pluma, algodo em fio, arroz, carne bovina, caf, castanha de caju, milho, soja, acar etc.

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

35

Condies de entrega da mercadoria O emitente da BB CPR Exportao assume o compromisso de entregar o produto livre e desembaraado para exportao, de acordo com o Incoterm (Termos de Comrcio Internacional) ajustado. O Banco do Brasil admite os seguintes: EXW (ExWorks em instalaes do produtor), FCA (Free Carrier Transportador Livre), FAS (Free Alongside Ship - Livre no Costado do Navio), FOB (Free on Board Livre a bordo do navio). Aval do Banco do Brasil O Banco do Brasil participa da operao concedendo aval aos emitentes, desde que atendam s condies de limite de crdito e percentuais mximos de comprometimento de safra, entre outros aspectos operacionais. Na eventualidade do emitente no entregar o produto, o Banco do Brasil ao honrar o aval providencia a compra da mercadoria no mercado domstico para entrega ao comprador em prazo certo, na quantidade e qualidade pactuadas na BB CPR - Exportao. Pagamento Os recursos para pagamento da BB CPR Exportao so recebidos do comprador em moeda estrangeira, por intermdio de uma das agncias do Banco do Brasil no exterior, e internalizados na modalidade de pagamento antecipado ao cmbio do dia, para crdito do emitente em reais. Transferncia de titularidade A cdula pode ser transferida a outro comprador no residente no Brasil, mediante endosso completo no prprio ttulo, permanecendo, a obrigatoriedade de exportao do produto. Benefcios a) para os emitentes: ampliao das fontes de recursos para custeio e/ou estocagem da produo; proteo contra risco de volatilidade de preo o pagamento antecipado se d por um preo que atende expectativa de receita com o empreendimento; recebimento antecipado com aplicao de desgio a taxas de juros internacionais, compatveis com o custo de oportunidade do comprador estrangeiro e bem mais atrativas que as praticadas no mercado interno; ganhos em funo da eliminao de intermedirios; opo atraente para fixar o preo de sua futura safra de acordo com parmetros internacionais e a custo mais reduzido. garantia efetiva de recebimento do produto; aquisio de matria-prima, sem necessidade de investimentos adicionais na criao de estrutura de compras no Brasil; possibilidade de planejamento para suprir necessidades de abastecimento, em especial nos perodos de entressafra;

b) para os compradores:

36

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

reduo de custo financeiro ao deixar de adquirir carta de crdito para garantir o pagamento ao exportador; segurana quanto origem do produto entregue, j que o Banco do Brasil acompanha por meio do seu servio de fiscalizao, o desenvolvimento e a qualidade do produto, bem como a tcnica empregada no empreendimento; ganhos financeiros em funo da eliminao de intermediaes.

1. 2. 3. 4. 5.

produtor ou cooperativa apresenta ao BB carta-proposta de venda da safra para o mercado externo, com solicitao de aval; BB encaminha a oferta de venda sua rede externa para negociao da BB CPR Exportao; Rede externa identifica comprador para a BB CPR - Exportao; BB promove contatos comerciais preliminares entre vendedor e comprador da BB CPR - Exportao; fechado o negcio, o Banco do Brasil formaliza a BB CPR - Exportao, colhe a assinatura do vendedor (produtor ou cooperativa) e o orienta para realizao do Registro de Venda (RV) no Siscomex; BB providencia o registro em cartrio e na Central de Custdia e de Liquidao Financeira de Ttulos (CETIP) e ape o aval na cdula; comprador (importador) da BB CPR - Exportao efetua o pagamento em moeda estrangeira na rede externa do BB, com possibilidade de receber financiamento da prpria dependncia externa; rede externa remete as divisas para pagamento ao exportador; vendedor da BB CPR - Exportao formaliza com o BB contrato de cmbio tipo 1 para recebimento dos reais correspondentes;

6. 7.

8. 9.

10. no vencimento da operao, o emitente da BB CPR - Exportao providencia a entrega do produto em armazm designado para desembarao aduaneiro, conforme o incoterm pactuado com o comprador; 11. aps o Registro de Exportao RE, a mercadoria embarcada para o exterior pelo comprador (importador). As operaes tambm podem ser iniciadas a partir de interesse apresentado pelo comprador estrangeiro s agncias do BB no exterior.

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

37

BBTurismo
Brasil: o destino dos estrangeiros
No faltam motivos para os estrangeiros visitarem o Brasil. Temos belas praias, boa msica, clima tropical, vegetaes e culturas diversificadas, povo alegre, grandes festas e comida saborosa. Acha pouco? Tambm temos as Serras Gachas, a Floresta Amaznica e o Pantanal Mato-Grossense. Todos esses e outros predicados atraem e fascinam estrangeiros. Mesmo com tantos atrativos, o Brasil explora pouco o seu potencial turstico. No ano passado, 3,7 milhes de estrangeiros visitaram o Pas. Em 2001, um milho a mais de turistas vindos de outros pases passaram por aqui. Mais do que procurar explicaes para a fuga dos turistas, a maior preocupao deve ser descobrir onde estamos falhando, o que podemos fazer para melhorar e resgatar esse pblico. Com o objetivo de fomentar o turismo receptivo brasileiro, a BB Turismo agncia de turismo do Banco do Brasil lanou o conceito Brasil: o melhor lugar do mundo para se conhecer. Em consonncia com a viso e os objetivos gerais do novo Plano Nacional de Turismo, apresentado pelo Ministrio do Turismo, a empresa pretende desenvolver o produto turstico brasileiro com qualidade, levando em considerao as diversidades regionais, culturais e naturais. H 21 anos no mercado de turismo corporativo (viagens a negcios), a BB Turismo vem gradativamente ampliando sua participao no segmento lazer. A empresa busca negociar preos e condies especiais com os maiores fornecedores do mercado para prestar a seus clientes qualidade e agilidade nos servios oferecidos. Outro segmento de atuao da empresa o de eventos. A BB Turismo tem vasta experincia no ramo de organizao de eventos de pequeno, mdio e grande porte. Seja a lazer, a negcios ou para participar de eventos, o turista estrangeiro tem razes de sobra para visitar nosso Pas. A BB Turismo sabe que o turismo de negcios e de eventos

38

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

so impulsionadores do turismo de lazer. bastante comum o turista desses dois segmentos viajar com a famlia para um lugar que ele conheceu a negcios e que gostou. Algumas vezes acontece tambm do turista de negcios ficar alguns dias a mais no destino para passear e conhecer o lugar. Ao criar o conceito de que o Brasil o melhor lugar do mundo para se conhecer, a BB Turismo quer estimular e facilitar o consumo de produtos tursticos brasileiros nos mercados nacional e internacional. Alm disso, pretende gerar produtos marcados pela brasilidade, de acordo com as diversidades regionais, para proporcionar a expanso do mercado interno e a insero efetiva do Pas no cenrio turstico mundial. A BB Turismo atua em todo o territrio nacional com seis filiais, trs escritrios regionais, 14 salas VIP e mais de 50 postos de atendimento, cobrindo as cinco regies brasileiras. O mercado internacional ser explorado tambm atravs das agncias e escritrios do Banco do Brasil no exterior. A atividade turstica tem uma excelente vantagem: est sempre em alta. Ou seja, a alta temporada do turismo de lazer a baixa temporada do turismo de negcios e de eventos e vice-versa. Em relao ao turismo de lazer, o objetivo da BB Turismo explorar perodos quando o fluxo turstico mais significativo, tais como os meses de vero (dezembro, janeiro e fevereiro), frias escolares do meio do ano e datas comemorativas carnaval, semana santa e feriades. De acordo com a Embratur, o turista estrangeiro gasta em mdia US$ 86,00 diariamente. Do total de estrangeiros que visitaram o Brasil no ano passado, 96% pretendiam voltar ao Pas. Da podemos perceber o potencial turstico brasileiro.

Colaborao: BB Turismo fotos: Crhistian Knepper

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

39

Parcerias: aes de apoio ao segmento exportador


Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos. Telgrafos O Brasil exporta fcil pelos Correios O Brasil exporta fcil pelos Correios
Servio Exporta Fcil dos Correios viabiliza a exportao de pequenas e mdias empresas em todo o Brasil.
Desde novembro de 2000, os Correios oferecem s empresas uma opo econmica e descomplicada de fazer negcios no exterior. Trata-se do Exporta Fcil, um servio de que envia mercadorias de at US$ 10 mil e at 30 quilos com rapidez e segurana ao importador. Concebido em parceria com a Secretaria de Comrcio Exterior, a Cmara de Comrcio Exterior, a Receita da Federal e o Banco Central, o Exporta Fcil leva produtos brasileiros para mais de 200 pases. Alm de divulgar a capacidade de produo nacional no exterior, o servio facilita e muito a venda dos nossos produtos para clientes no exterior, diversificando a pauta de exportaes do Brasil. O Exporta Fcil democratiza o acesso exportao, abrindo essa possibilidade para comunidades do interior do Brasil. Queremos mostrar para o pequeno e mdio empresrio que o seu produto tem valor, ressalta Alberto de Mello Mattos, chefe do Departamento de Operaes e Negcios Internacionais dos Correios. Antes, os empresrios tinham que se deslocar at uma capital ou cidade com alfndega para liberar as remessas. Com o Exporta Fcil, os Correios eliminaram o obstculo, oferecendo a facilidade em mais de 4.400 agncias. Alis, eram nessas pequenas comunidades do interior que produtos brasileiros de reconhecido valor ficavam fadados ao esquecimento, muitas vezes por medo da burocracia da exportao. O Exporta Fcil veio para eliminar boa parte da burocracia, simplificando o processo e oferecendo numerosas facilidades para os empresrios. Para comear, com um nico formulrio de postagem dos Correios disponvel no site www.exportafacil.com.br e nas agncias o exportador constri a ponte com os clientes e envia suas mercadorias, sem precisar se preocupar com liberao de remessa ou com a contratao de despachante aduaneiro no Brasil. Mais do que enviar a encomenda ao importador, o Exporta Fcil garante rapidez e certeza na entrega. De acordo com a necessidade do exportador, o servio apresenta trs opes de envio, com prazos e preos diferenciados. Antes de escolher a modalidade de envio da mercadoria, preciso levar em considerao alguns critrios que melhor se encaixam ao tipo de produto exportado e ao perfil do negcio. Entre eles, podem ser citados o preo, o tempo de entrega, o peso e a dimenso da encomenda.

40

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

Expressa: Modalidade Expressa indicada para os exportadores que tm pressa em remeter seus produtos e priorizam um alto nvel de qualidade. Os prazos dependem das cidades de origem e de destino. Normalmente, a mercadoria leva de dois a seis dias teis para chegar ao importador. prioritria: Modalidade prioritria com prazo um pouco maior de entrega, essa modalidade beneficia o exportador que busca equilbrio entre preo e prazo. A mercadoria atinge o destino final em um perodo de seis a onze dias teis, dependendo dos locais de sada e chegada. econmica: Modalidade econmica destinada a empresas que possuem vendas programadas ou prazos mais flexveis de entrega, a forma econmica voltada para o exportador que busca o menor preo. Em contrapartida, o prazo previsto est acima de 15 dias teis de acordo com as cidades de origem e de destino para chegar s mos do destinatrio. Nas trs modalidades, oferecido, gratuitamente, o seguro automtico. Alm dele, o exportador pode contratar um seguro opcional de at US$ 10 mil, dependendo do pas de destino. Esse benefcio pode ser solicitado no momento da postagem com o objetivo de aumentar a segurana no envio de produtos. Em todo o pas, as agncias dos Correios esto habilitadas tanto para receber quanto para entregar o formulrio de postagem, caso o interessado no queira imprimi-lo pela Internet. Cabe ao exportador apenas a tarefa de preench-lo corretamente e encaminh-lo para a ECT, junto com alguns documentos obrigatrios e com a encomenda. O formulrio substitui vrios documentos exigidos pelos rgos governamentais e utilizado com outras finalidades. Serve como informao de endereamento, recibo de postagem, declarao para Alfndega e conhecimento areo de embarque de carga. Ele funciona como guia de instrues para emisso da Declarao Simplificada de Exportao (DSE). Os prximos passos para o despacho da mercadoria ficam a cargo dos Correios. A ECT dispe de recintos alfandegrios da Receita Federal em suas instalaes e, com isso, agiliza o registro da exportao no Siscomex. Aps o registro, os Correios providenciam a liberao alfandegria no Brasil, o transporte da mercadoria e a entrega ao importador, aps a liberao da alfndega do destinatrio. Graas a um acordo mundial entre os correios de 190 diversos pases, em alguns casos possvel usar o sistema de rastreamento via Internet para acompanhar a entrega do produto. Todos esses procedimentos, bastante simplificados pelo Exporta Fcil, colocam os Correios na linha de frente da exportao de mercadorias de pequenas e mdias empresas. Diante de tantas facilidades, no toa que o Exporta Fcil venha superando todas as expectativas. O valor total exportado pelos Correios dobra a cada ano e tende a crescer muito mais. As vantagens do Exporta Fcil dos Correios tambm esto disponveis no Balco de Comrcio Exterior do Banco do Brasil.
Colaborao da ECT (www.ect.com.br) ECT - Empresa Brasileira de Telgrafos Correios e Telgrafos Departamento de Operaes de Negcios Internacionais Endereo: SBN Quadra 1 Bloco A 4o andar Ala Norte CEP: 70002-900 Braslia (DF) Tel.: (61) 426-2247 / 2136 http://www.correios.com.br

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

41

APEX - Brasil
Buscar novos mercados, mas com responsabilidade
Juan Manuel Quirs* No final de setembro, quando esteve em Havana, o presidente Luiz Incio Lula da Silva mandou um recado aos empresrios brasileiros durante o Frum Brasil-Cuba: disse que deveriam buscar mercados fora do Brasil e se tornar multinacionais. De fato, buscar o mercado internacional um timo negcio para o Pas e para cada uma das empresas que vende seus produtos l fora. Ganhamos em avano tecnolgico, experincia e gerao de emprego e renda, para citar o bsico. Empresas que ampliam seus negcios de forma sustentada conseguem conquistar espao no competitivo mercado internacional e, sem dvida, ajudam a consolidar uma imagem positiva do Brasil no exterior. A exigncia na qualidade e na manuteno dos servios cresce entre os importadores. O fornecimento tem que ser de acordo com os padres exigidos e o produto no pode ter variao. Ento, aqueles que se mantm nesse espao mostram competncia e agilidade, alm de ajudar outras empresas que buscam, com apoio do governo, a oportunidade de entrar no mercado. O trabalho da APEXBrasil encontrar formas e apoiar o setor privado para que esse anseio se torne realidade. Bem como zelar por bons negcios e pela imagem do Pas. Por isso optamos por convidar 30 a 50 empresas para ir a uma feira internacional - ou para uma misso comercial - que estejam aptas a construir uma imagem positiva da indstria brasileira junto ao comrcio exterior, em vez de levar centenas. Coloc-las sob um mesmo pavilho, destacando a marca Brazil, tambm refora o trabalho de divulgao de nossos produtos. O Brasil precisa se tornar referncia em itens com alto valor agregado que j fabrica e exporta, como bisturi eletrnico, eletrocardigrafos, software, peas automotivas, equipamentos para a indstria de plstico e metal-mecnica, aeronaves, por exemplo. Isso sem falar no artesanato, na cachaa, nos calados e nos mveis, entre outros. medida que abordamos um mundo de oportunidades, esbarramos com os concorrentes. Assim como eles, estamos tendo uma ao pr-ativa, procurando as oportunidades, pois precisamos vender e no ser comprados. E para isso, fundamental entender a cultura do comprador. Ter a sensibilidade de preparar nossos produtos e nossa estratgia para atingir o consumidor final. A China, por exemplo, um mercado amplo que est sendo disputado por muitos pases. Para conquist-lo estamos tomando as precaues necessrias e investindo na realizao de misses de prospeco, estudos de mercado, contato direto com empresrios de diversos setores e com autoridades governamentais. O mesmo vale para o Japo. Um tcnico da APEX viajou para aquele pas

Arquivo APEX

Juan Manuel Quirs, presidente da APEX-Brasil

42

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

onde passar um ms sendo treinado pela Jetro (rgo oficial do governo japons atuando na promoo do comrcio exterior), com vistas a intensificar o comrcio de produtos orgnicos com o Brasil. Esse tcnico ir conhecer qual a demanda do Japo e o que ns podemos fornecer, bem como ter todo o perfil de como o produto deve chegar l. Essa a funo do Governo, ser um instrumento facilitador, abrir as portas, auxiliar as empresas a se inserirem no mercado externo. Hoje os setores que trabalham com a APEX esto estruturados. Podem, tranqilamente, se colocar no mercado chins, rabe, sul-africano, indiano, americano e europeu. Persistncia O que a APEX vem fazendo, desde o incio do ano, uma ao mais consistente de promoo comercial. Quando participamos de uma feira internacional, retornamos a esse mesmo pas logo depois com outra atividade, visando a continuidade do nosso trabalho. Em cada lugar procuramos vender produtos novos e consolidar a presena brasileira. Ter um ps venda. a nica forma de construir um elo de confiana entre as partes, para que vejam que estamos no mercado. Ns tnhamos uma meta que ser superada, de aumentar as exportaes em U$ 8 bilhes esse ano, em relao a 2002. Nos pases rabes, por exemplo, estivemos sete vezes este ano. Fizemos misses de prospeco e comerciais, visitas a supermercados e empresas atacadistas, participamos de feiras, tivemos encontros com autoridades governamentais e agora j sabemos quais os nichos de mercados devemos investir nossos esforos. At o final do ano voltaremos, desta vez participando da Big Five, em Dubai, uma feira de infra-estrutura direcionada reconstruo do Iraque. As feiras internacionais realizadas no Brasil tambm integram o calendrio da APEX e recebem grande ateno por parte da Agncia, que apia a vinda de importadores ao Pas. Os resultados tm sido excelentes, pois alm de gerar negcios, os compradores vem de perto os produtos com potencial de venda no mercado externo. Mas alm de conhecer o que fabricamos, preciso que os importadores conheam o Pas. A imagem positiva do Brasil fundamental para promover as exportaes. Por isso a APEX desenvolve o Projeto Imagem, que se encarrega de trazer formadores de opinio, em especial jornalistas de revistas especializadas, para ver o que a indstria brasileira tem a oferecer. Entendemos que a comunicao importante para estimular o ingresso de novas empresas no processo de exportao. Abrir espao na mdia internacional, especialmente na especializada, atrai visitantes e promove os produtos brasileiros. Balano Este ano a APEX garantiu a participao do Pas em cerca de 200 eventos internacionais. A Agncia fechou o balano at setembro com 125 feiras

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

43

A imagem positiva do Brasil fundamental para promover as exportaes. Por isso a APEX desenvolve o Projeto Imagem

internacionais e 40 misses comerciais, alm das aes realizadas dentro dos projetos comprador e vendedor, US$ 117 milhes em negcios gerados por mais de quatro mil pequenas e mdias empresas que participaram desses eventos internacionais, cuja estimativa de negcios futuros (12 meses) supera os US$ 885 milhes. A expectativa de gerao de empregos no perodo chega a quase 48 mil. So nmeros que comprovam que estamos no caminho certo. Incentivar rodadas de negcios, coletar e disseminar informaes comerciais, mobilizar e sensibilizar empresas para a demanda externa tm garantido caminhos geis para o ingresso do Brasil no mercado externo. Este ano assinamos quatro acordos com governos estaduais (So Paulo, Paran, Minas Gerais e Esprito Santo), prevendo apoio tcnico e financeiro da APEX em atividades que envolvam a identificao de pases que possam comprar bens e servios produzidos no estado, o desenvolvimento de estratgia de promoo comercial, a capacitao e o treinamento empresarial em funo das demandas, entre outras aes que promovam as exportaes brasileiras. A APEX desenvolve cerca de 200 projetos por meio dos quais procura aprofundar as atividades da promoo comercial, apoiando vrios setores habilitados exportao, como os de alimentos e bebidas, artefatos de borracha, autopeas, calados, carnes, cosmticos, couro, flores, gemas e jias, mquinas e equipamentos, mrmores e granitos, mveis, brinquedos, revestimento cermico, txtil e confeco, entre outros. De tudo isso projetos, aes, viagens o mais importante reconhecer que o Brasil um pas com grande capacidade de exportao, pois possui uma imensa diversidade de raas, religies e recursos naturais em seu territrio. Essa variedade d aos empresrios brasileiros capacidade para serem versteis no mercado internacional, oferecendo produtos e servios inovadores e criativos.
*Juan Manuel Quirs presidente da APEX-Brasil

APEX-Brasil APEX-Brasil Endereo: SBN Quadra 1, Bloco B, 10 andar, Ed. CNC CEP: 70.041-902 Braslia (DF) Tel.: (61) 426-0202 Fax: (61) 426-0222 http://www.apexbrasil.com.br E-mail: apex@apexbrasil.com.br

44

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

BNDES
O BNDES e o Apoio s Exportaes Brasileiras
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social oferece s empresas brasileiras linhas de financiamento exportao em condies adequadas s exigncias do comrcio internacional, visando garantir a competitividade dos produtos e servios nacionais. O Programa BNDESExim financia a produo de bens a serem exportados, por meio das linhas Pr-Embarque, Pr-Embarque de Curto Prazo e Pr-Embarque Especial, e a comercializao de bens e servios no exterior, por meio da linha PsEmbarque. Todas as linhas se destinam a empresas de qualquer porte ou segmento e no tm limite mnimo ou mximo de valor. Os produtos financiveis so normalmente aqueles de maior valor agregado e que apresentem ndice de nacionalizao mnimo de 60%. As principais caractersticas e condies das linhas de apoio do BNDESExim so as seguintes: Pr-Embarque Objetivo - financia a produo de bens a serem exportados, dentro de um perodo pr-determinado. Custo - TJLP ou Libor acrescido de spread bsico de 1% a.a. para pequenas e mdias empresas. TJLP e/ou Cesta de Moedas, em qualquer proporo, acrescido de spread bsico de 2,5% ou 3,0% a.a. para grandes empresas. Prazo total - at 24 meses para embarque e 30 meses para liquidao, variando em funo do ciclo de produo do bem a ser exportado. Nvel de participao do BNDES - at 100% do valor FOB da exportao. Pr-Embarque de Curto Prazo Objetivo - financia a produo de bens a serem exportados, dentro de um perodo pr-determinado. Custo - TJLP ou Libor acrescido de spread bsico de 1% a.a. para pequenas e mdias empresas. TJLP e/ou Cesta de Moedas, em qualquer proporo, acrescido de spread bsico de 2,5% ou 3,0% a.a. para grandes empresas. Total: Prazo Total: at 6 meses para embarque e liquidao, independentemente do bem a ser exportado. Nvel de Participao do BNDES: at 100% do valor FOB da exportao. Pr-Embarque Especial Objetivo - financia a produo de bens a serem exportados, vinculada ao incremento das exportaes totais da empresa. Custo - TJLP ou Libor acrescido de spread bsico de 1% a.a. para pequenas e mdias empresas. TJLP e/ou Cesta de Moedas, em qualquer proporo, acrescido de spread bsico de 2,5% ou 3,0% a.a. para grandes empresas.
Comrcio Exterior Informe BB - n49 Edio Especial

45

O atendimento diferenciado s MPMEs se justifica por se tratar de uma das prioridades de atuao do governo federal e do prprio BNDES

Prazo total: at 12 meses para embarque e at 30 meses para liquidao, dependendo do percentual de cumprimento do incremento previsto. Nvel de participao do BNDES: at 100% do valor FOB da exportao. Ps-Embarque Objetivo - financia a comercializao de bens e servios brasileiros no exterior, por meio de refinanciamento ao exportador (suppliers credit), ou de financiamento direto ao importador (buyers credit). Custo - Libor acrescida de spread bsico de 2% a.a., independentemente do porte da empresa. total: Prazo total at 12 anos. BNDES: Nvel de participao do BNDES at 100% do valor da exportao, em qualquer Incoterm. A rea de comrcio exterior do BNDES conta com uma gerncia especfica responsvel pelo atendimento e anlise das operaes de exportao referentes a Micro, Pequenas e Mdias Empresas MPMEs. O atendimento diferenciado s MPMEs se justifica por se tratar de uma das prioridades de atuao do governo federal e do prprio BNDES, considerando-se ainda a baixa participao histrica desse segmento no volume das exportaes brasileiras e algumas questes adicionais que concernem especificamente s MPMEs, a saber: heterogeneidade do universo das MPMEs brasileiras; integrao e busca de competitividade como estratgia para as empresas com possibilidades de modernizao; necessidade de polticas pblicas no sentido de suprir falhas de mercado que dificultam o acesso das MPMEs aos recursos de informao, de gesto e de financiamento. Como resultado da atuao mais efetiva nesse segmento, verifica-se um sensvel crescimento da carteira de MPMEs exportadoras no BNDES, tanto em termos de valores desembolsados quanto no nmero de empresas atendidas.

BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social Endereo: Setor Bancrio Sul Ed. BNDES Quadra I Bloco J 13 andar CEP: 70076-900 Braslia DF Tel.: (61) 214-5600 Fax: (61) 225-5510 E-mail: faleconosco@bndes.gov.br Rio de Janeiro Av. Repblica do Chile N 100 Tel.: (21) 277-7001/277-7002 - Fax: (21) 533-1538 Rio de Janeiro (RJ)

No perodo de janeiro a setembro de 2003, a carteira de MPMEs registrou um incremento no valor dos desembolsos de 76% frente a igual perodo do ano anterior. As liberaes totais para as MPMEs no perodo atingiram US$ 73 milhes. No que se refere ao nmero de clientes, a carteira atual totaliza 127 empresas, representando 56% do total de empresas atendidas pela rea de Comrcio Exterior este ano. Esse crescimento se deveu principalmente criao de uma sistemtica operacional automtica dentro do Programa Pr-Embarque, com procedimentos simplificados e geis, alm do lanamento do Programa PrEmbarque de Curto Prazo, que tem apresentado grande demanda por parte de MPMEs dos mais diversos segmentos. A Tabela I, abaixo, apresenta o desempenho da carteira de MPMEs da rea de Comrcio Exterior do BNDES no perodo de janeiro a setembro de 2003, por modalidade operacional. A Tabela II apresenta a distribuio setorial da carteira de financiamento s exportaes de MPMEs no mesmo perodo.

46

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

Tabela I - Desembolsos para Micro, Pequenas e Mdias Empresas Janeiro a Setembro de 2003
US$ mil Micro e Pequena Mdia Total Pr 7.516 42.440 49.956 Pr CP 918 12.447 13.365 Pr Esp 989 8.448 9.437 Ps 409 409 Total 9.424 63.744 73.168 n. de liberaes Pr Micro e Pequena Mdia Total 21 88 109 Pr CP 4 32 36 Pr Esp 2 19 21 Ps 5 5 Total 27 144 171 n. de empresas Pr Micro e Pequena Mdia Total 19 68 87 Pr CP 4 27 31 51 Pr Esp 2 16 18 60 Ps 2 2 Total* 25 102 127 226 0

* O total exclui dupla contagem

Tabela II - Distribuio Setorial dos Desembolsos para Micro, Pequenas e Mdias Empresas: janeiro a setembro de 2003
N. de Liberaes 34 25 20 18 19 16 1 13 8 6 4 3 1 2 1 171

Setor 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Alimentos Couro e Calados Produtos Txteis Mveis Mquinas e Equipamentos Produtos de Minerais No Metlicos Intermedirios do Comrcio Produtos de Madeira Veculos Automotores e Autopeas Produtos Qumicos Borracha e Plstico Eletrodomsticos Papel e Celulose Metalurgia e Produtos de Metal Mveis e Indstrias Diversas Total

US$ mil 15.597 9.950 8.517 8.063 6.936 6.386 5.212 4.334 2.775 2.180 1.250 830 534 397 206 73.168

%
21,32 13,60 11,64 11,02 9,48 8,73 7,12 5,92 3,79 2,98 1,71 1,13 0,73 0,54 0,28 100,00

%
19,88 14,62 11,70 10,53 11,11 9,36 0,58 7,60 4,68 3,51 2,34 1,75 0,58 1,17 0,58 100,00
Edio Especial

Comrcio Exterior Informe BB - n49

47

MRE - Ministrio das Relaes Exteriores


Promovendo a Solidariedade no Mercosul
Mario Vilalva*
Arquivo MRE

H alguns anos nos habituamos a ler e a ouvir a respeito das disputas comerciais internas no MERCOSUL. Ora o frango, ora o acar, ora so as perfuraes tarifrias, enfim so inmeras as questes que freqentemente nos levam mesa de negociaes com nossos parceiros comerciais do Cone Sul. Entretanto, pouca gente sabe que, do intercmbio total do MERCOSUL, apenas cerca de 20% corresponde s trocas comerciais intrazona, ou seja, sobre as quais recaem as disputas entre os pases do Bloco. Os 80% restantes ou seja a maior parcela - correspondem s trocas comerciais com terceiros pases. Sobre esta parcela no h disputas no Bloco porm no havia at bem pouco tempo qualquer mecanismo de coordenao capaz de aproximar os nossos exportadores com vistas a uma ao conjunta na conquista por mais espao para seus produtos nos mercados internacionais. Preenchendo essa lacuna, foi criada em dezembro de 2000, por resoluo do GMC, a Reunio Especializada de Promoo Comercial Conjunta do MERCOSUL (REPCCM). Entre seus principais objetivos esto a coordenao de polticas e aes na promoo da imagem e dos produtos de exportaes do Bloco, bem como na promoo da solidariedade entre os empresrios dos quatro pases elemento fundamental para o fortalecimento da nossa oferta exportvel e para a integrao de nossas cadeias produtivas. Vrias aes j foram implementadas desde a criao da REPCCM. Entre elas valeria a pena destacar a Primeira Misso Comercial Conjunta, realizada em junho de 2002, frica do Sul, da qual participaram 84 empresas e entidades setoriais dos quatro pases, com mais de US$ 14 milhes de negcios realizados. Iniciativa igualmente pioneira foi a criao, em novembro do mesmo ano, do Primeiro Centro de Promoo Comercial Conjunta em Berlim, onde diplomatas e tcnicos dos quatro pases esto trabalhando juntos na promoo de eventos e no atendimento a consultas de importadores europeus. Em outubro do corrente ano, o MERCOSUL participou, pela primeira vez, com seu prprio pavilho, na Feira Internacional de Alimentos, Processamento de Alimentos e Bebidas ANUGA 2003 - em Colnia, na Alemanha. Ao todo, 36 empresas dos quatro pases, na maioria de pequeno porte, ali tiveram a oportunidade de expor seus produtos, promover degustao, realizar contatos e participar de visitas guiadas para melhor

Embaixador Mario Vilalva, Diretor-Geral do DPR/MRE

48

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

conhecer as vantagens da participao nesse tipo de evento. O pavilho do MERCOSUL na ANUGA contabilizou negcios da ordem de US$ 10 milhes. Novas iniciativas esto em curso e outras esto previstas para o futuro prximo. Em novembro deste ano ser realizada a segunda misso empresarial conjunta do MERCOSUL, desta vez cidade do Mxico, da qual esto participando cerca de 90 empresas dos quatro pases. No incio de 2004, ser inaugurada a primeira exposio institucional do MERCOSUL no Centro de Promoo Comercial Conjunta na cidade de Berlim, que contar com visitas guiadas especialmente organizadas para empresrios, polticos, grupos de estudantes, e formadores de opinio. Tambm para o prximo ano, est sendo organizada uma mostra do Bloco da cidade de Xangai (China), por ocasio da visita do Presidente Lula quele pas. Paralelamente organizao de eventos promocionais, a REPCCM deu incio a entendimentos com vistas formao do primeiro consrcio de exportao do MERCOSUL. Para tanto, foi escolhido o setor de madeiras e mveis, dada no apenas a sua importncia nos quatro pases do Bloco, mas tambm o seu enorme potencial no comrcio exterior. Apenas no Brasil, o setor responde por 0,7% do PIB e responsvel por 803 mil empregos. A rea especfica dos mveis constituda por 13.500 empresas, com um mercado interno estimado em US$ 3 bilhes e exportaes de aproximadamente US$ 540 milhes ao ano. Por detrs da idia do consrcio est o fortalecimento geral das exportaes do setor, mas tambm um poderoso estmulo para que produtores e exportadores se interessem pela integrao de suas cadeias produtivas. Assim agindo, estaro promovendo a otimizao de sua produo, com melhores preos e mais competitividade no mercado internacional. A construo de um ambiente de solidariedade entre os empresrios do MERCOSUL tanto um desafio quanto uma obrigao dos pases membros. De seu xito depende a afirmao do Bloco nas relaes comerciais internacionais.
* Mario Vilalva Diretor-Geral de Promoo Comercial do Ministrio das Relaes Exteriores MRE - Ministrio das Relaes Exteriores DPR Departamento de Promoo Comercial Endereo: Esplanada dos Ministrios Bloco H - Anexo I Sala 220 CEP: 70170-900 Braslia (DF) Tel.: (61) 411-6242 Fax: (61) 223-2392 / 223-2609 http://www.mre.gov.br http://www.braziltradenet.gov.br

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

49

SBCE
Seguradora Brasileira de Crdito Exportao: sua importncia no desempenho das exportaes brasileiras
A Seguradora Brasileira de Crdito Exportao (SBCE) foi criada em 1997 em vista da necessidade de um mecanismo de apoio s exportaes brasileiras. Para o desenvolvimento do projeto foram realizadas pesquisas sobre os diversos modelos de seguro de crdito exportao (SCE) em vigor no mundo, em seguida adaptados realidade brasileira. A sociedade constituda por sete acionistas: Banco do Brasil, Unibanco Seguros, Bradesco Seguros, Sul Amrica Seguros, Minas Brasil Seguros, Compagnie Franaise dAssurance pour le Commerce Extrieur (Coface) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES).
Seguradora Brasileira de Crdito Exportao S.A. A Coface, principal acionista, oferece suporte atravs de

tecnologia avanada, sistema de cobrana composto por 170 escritrios de advocacia e recuperao de perdas e um sistema de informao, que conta com um cadastro de 44 milhes de importadores, o que proporciona uma previso e uma anlise de risco muito mais segura. Esses fatores, aliados aos seus 56 anos de experincia em SCE, serviram como base para escolha da Coface como opo de tecnologia estrangeira. A SBCE tem como principal funo assegurar o reembolso de contratos de exportao. Os riscos cobertos podem ser de natureza comercial e/ou poltica e extraordinria. As aplices proporcionam os seguintes percentuais de cobertura: riscos comerciais: at 90% do crdito segurado e no pago. riscos polticos e extraordinrios: at 95% do crdito segurado e no pago. As operaes dividem-se em: operaes de curto prazo (pagamento em at 2 anos) e operaes de mdio e longo prazo (acima de 2 anos). Nas operaes de curto prazo a garantia privada e aplicada a bens de consumo, mquinas e equipamentos leves. Nesta modalidade de operao exclui-se da garantia privada a aplice de riscos polticos e extraordinrios, que coberta pelo Fundo de Garantia s Exportaes - FGE. Os segmentos de maior demanda so: aos, cermica, txtil, calados, eletroeletrnicos, automveis leves, equipamentos agrcolas, entre outros. A cobertura proporcionada ao exportador se caracteriza pela concesso, por parte da SBCE, de limites de crdito especficos para cada importador, considerando o seu plano de exportao anual e principalmente a capacidade de pagamento/solvncia de cada importador.

SBCE: tranqilidade para vender com a garantia de receber.

50

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

Para solicitar um limite de crdito, o exportador elabora uma lista de seus importadores no exterior, efetivos ou potenciais, e a encaminha SBCE, atravs do Informe Eletrnico do Exportador disponvel no endereo Exportador, www. sbce.com.br, indicando o limite de crdito que precisar para cada comprador. O limite de crdito rotativo, no devendo ser confundido com volume de vendas. Deve ser calculado para cobrir a exposio mxima do exportador em relao a um determinado importador, ou seja, no caso de um eventual no pagamento, o valor do prejuzo efetivo do segurado. O limite de crdito solicitado depender do valor e da freqncia dos embarques, assim como do prazo de faturamento. A determinao dos limites de crdito tem carter preventivo e visa evitar riscos para o segurado, permitindo maior competitividade, em especial para novos clientes e mercados e maximizando resultados de seu esforo comercial, mesmo para clientes j conhecidos. A SBCE acompanha continuamente a situao financeira dos importadores com os quais o exportador efetivamente trabalha, no intuito de detectar qualquer mudana que possa demandar as medidas de preveno necessrias, que devem ser adotadas em tempo hbil. As taxas de anlise e monitoramento so anuais e cobradas sobre cada importador previsto na aplice. A participao do exportador no risco essencial se considerarmos o princpio de parceria que norteia o Seguro de Crdito Exportao. Graas a esse conceito a SBCE e o exportador trabalham juntos em todas as etapas da operao. J as operaes de mdio e longo prazos so caracterizadas por exportaes financiadas com prazos de pagamento superiores a dois anos e, em geral esto relacionadas a projetos e negcios envolvendo bens de capital mquinas e equipamentos pesados ou contratos sob encomenda, estudos e servios ou contratos com estruturas especiais. A aplice de mdio e longo prazo oferece as seguintes modalidades de cobertura: risco de fabricao (pr-embarque) - engloba o perodo decorrido entre a assinatura do contrato e o incio de vigncia do risco de crdito, que pode ser a partir do embarque ou de um ponto determinado; risco do crdito (ps-embarque) - intervalo posterior, que se inicia com o ponto de partida do crdito e acaba ao trmino do reembolso; seguro de crdito com Convnio de pagamentos e Crditos Recprocos (CCR) - medida que visa facilitar/favorecer as operaes entre os pases integrantes do convnio da Aladi, oferecendo linhas de crdito recprocas. As solicitaes de crdito nesta modalidade so analisadas pela SBCE e garantidas pela Unio. Isso significa que o lastro para cobrir tais operaes,

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

51

A SBCE parte do trip de sustentao das vendas externas formado pelo exportador e governo/bancos

neste caso, provido pelo Governo Federal, atravs do FGE - Fundo de Garantia Exportao (criado pela Lei 9.818/99), cabendo SBCE a captao dos negcios, a anlise tcnica, o monitoramento e a gesto do risco da operao. A cobertura poder ser em favor do exportador (Suppliers Credit) atravs dela o prprio exportador concede crdito ao importador no exterior ou em favor dos bancos o exportador recebe o pagamento vista de seu importador, que obtm um financiamento junto a um banco financiador. Para cada operao o exportador (Suppliers Credit) ou o banco financiador (Buyers Credit) dever enviar o formulrio de Solicitao de Cobertura de Seguro de Crdito Exportao, que pode ser obtido atravs de e-mail SBCE. Neste formulrio devero ser indicados: pas destinatrio, caractersticas do projeto, objeto do contrato, valor da operao, importador/ devedor e prazo do crdito, entre outras informaes. Baseada nos dados fornecidos SBCE poder fornecer prontamente uma taxa indicativa de prmio, ou seja, o custo de cobertura. Com base nas informaes prestadas pelo exportador, a SBCE efetuar a anlise da operao e do risco associado ao negcio, informando em seguida a taxa de prmio indicativa e o percentual de cobertura. Uma vez aprovada a operao, ser emitido um documento denominado Promessa de Garantia, vlido por 120 dias, onde sero fixados os prazos e condies da cobertura concedida. Caso a operao no se concretize antes do fim de tal prazo, a Promessa de Garantia poder ser renovada, mediante solicitao expressa do exportador, ficando, entretanto, sujeita s condies em vigor no momento de sua renovao. To logo ocorra a efetiva assinatura do contrato garantido (contrato comercial de exportao, nas operaes de suppliers credit ou contrato financeiro, nas operaes de buyers credit), a SBCE emitir a aplice correspondente. Desta forma, por conta prpria ou utilizando os recursos da Unio, a SBCE protege as vendas externas brasileiras, caracterizando-se como colaboradora fundamental na alavancagem das exportaes do Brasil, j que funciona como um facilitador de negociao. parte do trip de sustentao das vendas externas, formado pelo Exportador, que vende o produto/servio, pelo governo e/ou bancos, que financiam e pela SBCE, que garante o recebimento das divisas.
Colaborao:SBCE

SBCE - Seguradora Brasileira de Crdito Exportao S/A Rio de Janeiro Endereo: Rua Senador Dantas, 74 11o e 16o andares CEP: 20031-201 Rio de Janeiro (RJ) Tel.: 2510-5000 / 2510-5013 So Paulo: Endereo: Alameda Santos, 234 1o andar Conj. 104/105 Tel.: (11) 3284-3132 ramais: 201 e 203 CEP: 01418-000 Cerqueira Csar So Paulo (SP) http://www.sbce.com.br

52

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

Funcex
A misso da Funcex: pensar e formular propostas de aprimoramento do comrcio exterior brasileiro
*Roberto Giannetti da Fonseca

Na atividade de apoio tcnico e institucional aos exportadores brasileiros a Funcex tem tido ao longo dos ltimos 27 anos um papel fundamental. A Fundao Funcex, Centro de Estudos do Comrcio Exterior Funcex cuja presidncia assumi recentemente, uma instituio privada, sem fins lucrativos, de carter tcnico, que tem como principal objetivo desenvolver atividades relativas a pesquisas, estudos, formao de pessoal, informao, divulgao e assistncia tcnica no campo de comrcio exterior. As linhas de pesquisa da instituio so orientadas para temas que contribuam para a formao de uma poltica econmica externa coerente, dando origem a trabalhos tcnicos policy-oriented, que so difundidos junto aos pblicos empresarial, acadmico e poltico. Entre outras atividades, a Funcex elabora e divulga importantes bases de dados estatsticos e estudos setoriais. Atua sobre os principais aspectos envolvidos nas atividades de exportao e importao, oferece suporte tcnico e ferramentas gerenciais aos empresrios e administradores, publica relatrios e boletins peridicos de vital interesse para o setor. Atualmente a Funcex vem desenvolvendo os seguintes projetos:

Catlogo dos Exportadores Brasileiros Edio 2003

O objetivo deste projeto, recentemente encerrado, atualizar o Catlogo dos Exportadores Brasileiros divulgado pela CNI. Este catlogo traz informaes atualizadas sobre produtos e empresas com experincia na atividade exportadora, com o objetivo de ampliar a insero das empresas brasileiras no mercado internacional. A edio atualizada disponibilizar informaes de 6.406 empresas exportadoras, responsveis por mais de 90% das exportaes totais do Pas. A Edio 2003 contar com 937 empresas a mais do que a edio anterior. Foram atualizadas informaes referentes ao cadastro dessas empresas (endereo, telefone, contato etc.) alm da descrio da pauta de produtos exportados segundo a classificao NCM a 6 dgitos. A partir do Catlogo de 2003, as informaes tambm estaro disponveis no site www.Brazil4export.com, mantido e atualizado pela Funcex.

A misso da Funcex: pensar e formular propostas de aprimoramento do comrcio exterior brasileiro

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

53

Desempenho e potencial exportador das micro e empresas do Estado do Rio de Janeiro

foto: arquivo Funcex

Este projeto, desenvolvido junto com o Sebrae/RJ, tem como objetivo analisar a trajetria de exportao de um conjunto de micro e pequenas empresas (MPEs) fluminenses, selecionadas com base nas indicaes e resultados de uma pesquisa anterior desenvolvida pela Funcex. O estudo dever explorar os resultados de uma pesquisa de campo, j concluda, buscando identificar os obstculos internos e externos s MPEs que estejam dificultando a consolidao e o crescimento destas empresas na atividade exportadora. Uma vez identificados os obstculos, pretende-se caracterizar e avaliar as aes, programas e iniciativas desenvolvidas por instituies pblicas ou privadas destinadas a promover o desempenho exportador do Estado do Rio de Janeiro, alm de definir diretrizes, estabelecer alvos e apresentar recomendaes no sentido de adequar as aes de promoo comercial do Sebrae (RJ) s caractersticas e necessidades das MPEs fluminenses.

Roberto Giannetti da Fonseca, presidente da Funcex

Apex-Brasil Avaliao de projetos co-financiados pela Apex-Brasil

O objetivo deste projeto avaliar de maneira abrangente o esforo de promoo das exportaes desenvolvido pela Apex, com especial ateno construo de indicadores capazes de mensurar o impacto das aes promovidas pela Agncia. At o final de 2003, a Funcex ter avaliado 12 (doze) programas apoiados pela Apex. Atualmente, encontram-se em fase final de avaliao os seguintes projetos: Associao Brasileira de Indstrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmticos (Abihpec); Cooperativa de Promoo de Exportao da Cachaa (Coocachaa); Cmara de Comrcio e Indstria Brasil-Alemanha; Federao das Indstrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS); Associao Brasileira das Indstrias do Mobilirio (Abimovel) e Sindicato da Indstria de Caf do Estado de So Paulo (Sindicaf).

Boletim de Comrcio Exterior e ndices elaborados pela Funcex

O Boletim de Comrcio Exterior divulgado mensalmente pela Funcex com o objetivo de analisar o desempenho do comrcio exterior brasileiro, a partir dos dados da Secex. Alm dos dados relativos ao valor das exportaes e importaes segundo diversas agregaes, o Boletim apresenta os ndices de preo e quantum das exportaes e importaes calculados mensalmente pela Funcex e uma anlise sobre a evoluo do mercado de cmbio e medidas de competitividade (taxa de cmbio efetiva real) e de rentabilidade das exportaes.

54

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

Boletim Mensal de Comrcio Exterior do Rio de Janeiro

A Funcex calcula mensalmente um conjunto de indicadores referentes ao comrcio exterior do Estado do Rio de Janeiro, os quais so divulgados pela Firjan no Boletim Exporta-Rio. Alm dos dados relativos ao valor das exportaes e importaes (total e desagregado,) a Funcex calcula estatsticas relativas participao do comrcio exterior do estado no total brasileiro, alm dos ndices de preo e quantum das exportaes fluminenses.

RBCE - Revista Brasileira de Comrcio Exterior

Revista publicada trimestralmente pela Funcex, com foco editorial nos seguintes temas: polticas para a insero do Brasil no mercado mundial; acompanhamento dos acordos de integrao; divulgao de estudos e pesquisas da Funcex; divulgao de estatsticas da balana comercial brasileira e de dados selecionados do Mercosul e da economia internacional.

Base de dados Funcex

A Funcex disponibiliza em seu site (www.funcex.com.br) uma extensa base de dados relativos ao comrcio exterior. Desta base, disponvel para consulta pblica, constam, entre outras, sries histricas referentes s importaes e exportaes, ndices de preo e quantum e dados relativos a mercados e empresas exportadoras.

Treinamento Programa de Treinamento e Cursos na rea de comrcio Exterior

A Funcex desenvolve atividades de formao, especializao e aperfeioamento de profissionais nas diversas reas de comrcio exterior, atravs da realizao, em forma direta ou por convnio com outras instituies, de cursos tcnicos, seminrios e treinamentos in company. Entre outros temas relevantes pertinentes ao comrcio exterior brasileiro, a Funcex tem em destaque na sua pauta prospectiva de trabalhos em negociao com potenciais contratantes, os seguintes : Apoio a Micro e Pequenas Empresas localizadas em Clusters; Programa de Substituio Competitiva de Importaes; Medidas para Aprimoramento do Mecanismo de CCR como Alavanca para o Comrcio Intra-Regional dos Pases da Aladi; e A Estratgia de Internacionalizao das Grandes Empresas Exportadoras Brasileiras. Como se v, a Funcex se ocupa com a nobre e estimulante misso de pensar e formular propostas de aprimoramento do comrcio exterior brasileiro. Assim agindo, proporciona a todas empresas exportadoras e importadoras do Pas uma fonte inesgotvel de conhecimento e transferncia de experincias valiosas. Por isso, de fundamental importncia o apoio do Governo e de cada empresa do setor privado Funcex, seja atravs da contribuio financeira anual na forma de mantenedor da instituio, seja na forma de contratante dos servios tcnicos que ela est qualificada a realizar. Junte-se a ns. Venha a se associar a Funcex ainda hoje.
FUNCEX - Fundao Centro de Estudos do Comrcio Exterior Endereo: Av. Rio Branco, 120 Gr. 707 Centro CEP: 20040-001 Rio de Janeiro (RJ) Tel.: (21) 2509-2662 / 2509-4423 Fax : (21) 2221-1656 http://www.funcex.com.br E-mail:funcex@funcex.com.br

*Roberto Giannetti da Fonseca presidente da Funcex


Comrcio Exterior Informe BB - n49 Edio Especial

55

BIC Brazil Information Center


Espertos, esses brasileiros...
Flavia Sekles*

Um deputado brasileiro disse recentemente que nosso relacionamento com os Estados Unidos de amor e medo. Amor por tudo aquilo que os Estados Unidos tm de bom, especialmente seu grande mercado de consumo. E o medo que sentimos de sermos engolidos pelo gigante. A experincia do BIC - Brazil Information Center, Inc. mostra que o amor se justifica mais que o medo. O amor que sentimos pelos EUA tm a ver com a promessa de grandes negcios e lucros. O medo se explica pela falta de conhecimento e a possibilidade (grande) de fracasso. O mercado realmente grande e o medo, compreensvel. Mas apenas um desses sentimentos podemos mudar: o medo. O sentimento que o mercado americano merece do exportador brasileiro o respeito. um mercado competitivo mas faminto por boas oportunidades. Os americanos so vorazes consumidores que em geral no se incomodam com a procedncia do produto que compram, contanto que tenha um grau justo de qualidade relativo ao preo. um mercado para espertos, onde esperteza significa a capacidade de identificar oportunidades com a capacidade de fornecer. Depois de quase quatro anos de trabalho focado na promoo de interesses brasileiros e da marca Made in Brazil nos EUA, o BIC pode identificar algumas caractersticas de empresas brasileiras que encaram o mercado americano com respeito. Entre elas, esto as empresas e setores que so sucesso de vendas - como Embraer, Gerdau, Cutrale, Braskem, Vicunha e Grendene - para citar apenas alguns nomes bastante conhecidos. Essas empresas tm estratgias de longo prazo para conquistar o mercado americano. Investem em inteligncia de mercado para seu produto especfico, contratam vendedores americanos para represent-los, lutam para obter credibilidade e financiamentos competitivos, e se preocupam com relaes governamentais. Estas empresas no somam mais do que 200. So pioneiras que esto muito adiante no debate comercial que se trava nos jornais brasileiros sobre Alca.

Assinatura de convnio: BIC e APEX /Brasil

56

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

So pr-ativas. Ao mesmo tempo em que esperam a queda de barreiras comerciais, buscam formas de ultrapassar esses obstculos, produzindo em pases do Caribe para se valer das regras de mercado favorveis, comprando fbricas nos EUA, e comprometidas com o investimento de tempo e de recursos financeiros necessrios para ganhar espao no mercado americano. Para exportadores que no dispem de recursos para comprar fbricas nos EUA ou mesmo para abrir uma representao em Miami, a soluo ser esperto. Um artigo recente no The Washington Post descreveu o papel da China no comrcio natalino americano com a seguinte manchete: O Natal Americano em grande parte feito na China. Como os chineses no tm o supervit comercial que tm, exportando apenas rvores de plstico para os EUA, o artigo deve ser visto como um excelente exemplo da grande capacidade dos chineses de explorar nichos de mercado nos EUA e produzir, a custos baixssimos, mercadorias que enchem prateleiras e depois desaparecem, jogadas no lixo, apenas para serem compradas novamente, e na mais nova verso, no ano que vem. No que diz respeito ao mercado americano, os chineses so, sem dvida, espertos. Criado em 2000, com o apoio de empresas e entidades brasileiras com interesse na promoo de maior conhecimento sobre o Brasil nos EUA, o Brazil Information Center opera em duas frentes. A primeira poltica. O BIC tem uma srie de projetos promovendo o Brasil entre os principais formadores de opinio nos EUA, especialmente em Washington. A segunda frente comercial. Nela se renem os projetos do BIC para promover a marca e produtos Made in Brazil, assim como, atravs de nossa experincia e contatos, a busca de novas oportunidades para o Brasil. O BIC assinou um convnio com a APEX-Brasil, em julho deste ano, que tem como objetivo aproximar o exportador potencial brasileiro do consumidor em potencial americano, descobrindo novos nichos e oportunidades para empresas brasileiras capacitadas a satisfazer a demanda. nossa esperana que este esforo ajude o Brasil um dia ser to relevante quanto China no Natal, ou na Pscoa ou em qualquer outra festa de consumo americana. E que esse trabalho leve os americanos a pensar sobre o Brasil como pensam hoje da China: um pas que explora a ganncia americana. Espertos, esses brasileiros...

BIC - Brazil Information Center 2141 Wisconsin Ave. NW Suite E-2 Washington DC 20007 Tel: (202) 471.4020 Fax: (202) 471.4024 E-mail: info@brazilinfocenter.org

*Flavia Sekles diretora executiva do Brazil Information Center (www.brazilinfocenter.org.)

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

57

Painel do Exportador
Terrorismo com o bioterrorismo
Carlo Barbieri * Em decorrncia da atual conjuntura poltica, os EUA se viram na necessidade de aumentar a fiscalizao, com o intuito de controlar a entrada de produtos no pas e assim proteg-lo de possveis ataques terroristas. A nova lei, imposta pelo Food and Drug Administration - FDA sobre o bioterrrorismo, vem alarmando, acima do normal, os exportadores. Inquestionavelmente, as novas exigncias traro consigo a obrigatoriedade de reajustes nas formas usuais de exportao, mas diferente do que est sendo alardeado, a nova lei, mesmo que represente algumas dificuldades iniciais, no dever dificultar de forma significativa ou causar impacto srio nas exportaes brasileiras para os EUA. O FDA, rgo que regula produtos alimentcios e farmacuticos nos EUA, divulgou nova regulamentao com vigncia prevista para 12 de dezembro de 2003 que impe certas medidas para exportao desses produtos. Cabe salientar que esta regulamentao votada h quase dois anos pelo Congresso norte-americano foi debatida junto a todas partes envolvidas, sejam importadores, exportadores, governos, brokers, advogados, consumidores, comerciantes, empresas de navegao etc., desde o incio do ano passado A nova regulamentao passar a exigir, dentre outras coisas, notificao prvia da chegada do produto aos portos ou aeroportos norte-americanos, registro dos estabelecimentos que compem a cadeia produtora e do agente procurador nos EUA (pessoa fsica ou jurdica, residente nos EUA, que responder pelo produto em territrio norte-americano). As novas exigncias esto bem claras e diretas. Houve e ainda h prazo suficiente para a completa adequao. Sem dvida, existe a necessidade de adaptar-se, de fazer certos reajustes e talvez dispor de mais tempo e gastos para a completa adequao, mas nada que impea, dificulte ou mesmo cause impactos nas exportaes, para aqueles que esto interessados em resolver os problemas e com a devida adaptao s novas regras, por parte de portos, exportadores ou autoridades. A preocupao maior no obter a rpida conscientizao e conseqentemente adaptao para se adequar s novas exigncias que por sua vez no sero flexveis. Quanto mais rpido se tomarem medidas de conformidade com as novas regras, menos problemas tero os

Quanto mais rpido se tomarem medidas de conformidade com as novas regras, menos problemas tero os exportadores

58

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

prejudicados, vendo-se assim desabastecidos de diversas necessidades. O que tem havido um verdadeiro terrorismo feito sobre a nova lei por parte de alguns escritrios de advocacia, consultores e segmentos de alguns governos, que querem tirar vantagens sobre o desconhecimento atual dos exportadores e assim poderem vender seus servios, ou justificarem sua inrcia . No h sombra de dvidas que o novo processo de exportao passar a ser mais burocrtico e talvez mais custoso. Mas no ser o fim do mundo e nem das exportaes para os EUA. So simplesmente mais precaues a serem tomadas para exportar com maior segurana. Quem mora aqui nos EUA, seguramente est aplaudindo estas medidas. As empresas exportadoras j deveriam estar se preparando para se adequar s novas regras, no h tempo mais a perder. O incio de cada processo novo sempre causa ansiedade ao inesperado, mas o governo americano instituiu normas claras e os que no se ajustarem a elas estaro fora do novo processo de exportao. No existe bicho-de-sete-cabeas, existe apenas a necessidade de conscientizao e adequao. Os consultores especializados j esto prontos para melhor assessorar os exportadores sobre a matria. Servios de agentes procuradores tambm sero oferecidos para aqueles que no tm sede de sua empresa ou escritrios nos EUA. Entendemos que, mais do que um grande problema, esta nova regulamentao representar uma grande oportunidade para os exportadores que realmente se prepararem, pois nem todos o faro e muitos pases no tm condies ou no esto se importando em preparar seus portos e seu sistema operacional para atender as novas regras, o que dever abrir espao para os que se prepararam. A exigncia de haver um agente registrado nos EUA visa, alm de criar uma comunicao rpida com o exportador, evitar o risco de desabastecimento de determinado produto, pois estes representantes sero informados de qualquer problema de fornecimento dos produtos similares e podero (devero) informar aos seus representados, imediatamente, aps recebida o alerta das autoridades americanas. Em resumo o que muda com a nova lei: a) notificao prvia ao FDA quanto a entrada dos produtos nos EUA; b) registro dos estabelecimentos componentes da cadeia produtora; c) manuteno de arquivo de informaes sobre os estabelecimentos participantes da cadeia produtora; d) registro de agente procurador nos EUA.

...esta nova regulamentao representar uma grande oportunidade para os exportadores que realmente se prepararem...

* Carlo Barbieri consultor da Oxford Street Consulting

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

59

Lei de Segurana da Sade Pblica e Preveno e Resposta contra o Bioterrorismo


O que BTA? a lei assinada em 12/06/2002 pelo presidente George W. Bush, denominada Bioterrorism Act (BTA), em resposta preocupao com a possibilidade de atentados bioterroristas que possam representar riscos sade pblica americana Qual o objetivo da BTA? Monitorar o fornecimento de alimentos para consumo animal ou humano que entrem nos EUA a fim de evitar a contaminao intencional ou acidental. Produtos listados pela Food and Drug Administration (FDA) Designao de agente nos EUA A empresa que pretende exportar para os EUA dever nomear um agente (pessoa fsica ou jurdica), americano ou residente nos EUA. O agente deve estar disponvel e facilmente contatado ou encontrado pela FDA.Obs.: a definio de agente, segundo a FDA : pessoa residente ou que mantenha local de negcios nos EUA a quem um estabelecimento estrangeiro designe como seu agente. Suplementos e ingredientes alimentares e dietticos; Frmulas infantis; Bebidas (incluindo bebidas alcolicas e gua engarrafada); frutas e vegetais; pescados e frutos do mar; produtos lcteos e ovos in natura; produtos agrcolas brutos utilizados como alimento ou como componentes de alimentos; alimentos enlatados e congelados produtos de panificao, salgadinhos e doces (snacks), in clusive balas e goma de mascar; animais vivos destinados produo de alimentos; e raes animais e alimentos para animais de estimao.

Entrar em vigor em 12 de dezembro de 2003.

Registro de empresas A Food and Drug Administration (FDA) exige que empresas domsticas ou estrangeiras nos EUA que fabriquem, processem, empacotem ou armazenem para consumo humano ou animal efetuem registro no rgo no perodo de 12.10 a 12.12.2003.

A FDA recomenda que preferencialmente o registro seja feito pela Internet por ser mais rpido e cmodo. Sanes Se uma carga for enviada para os EUA sem notificao prvia ou sem cadastro, ser apreendida no porto ou aeroporto de destino at a regularizao da situao. Se houver deteriorao do carregamento, remoo e armazenagem, o nus cabe ao exportador.

Comunicao prvia de importaes de alimentos O aviso prvio dever ser recebido e confirmado pela FDA, no mximo, 5 (cinco) dias antes da data prevista para a chegada do alimento ao porto de entrada e, com antecedncia no infe rior aos seguintes prazos: 2 (duas) horas antes da chegada do produto via rodoviria; 4 (quatro) horas, por via erea ou ferroviria; e 8 (oito) horas por via martima e fluvial. A comunicao dever conter informaes sobre o fabricante, produtor agrcola, pas de embarque e porto de chegada e dever ser feita FDA a respeito de exportao de gnero alimentcio ou bebida, mesmo que o destino final no seja os EUA. O documento deve conter dados sobre o fabricante, produtor agrcola, pas de embarque, baldeaes e destino definitivo.

Saiba mais: - Lista de produtos atingidos pela BTA e formulrios FDA FDA : www.fda.gov; - Cartilha sobre a Lei do Bioterrorismo 2002 Agricultura: Instituto Interamericano de Cooperao para Agricultura www.iica.org.br; - Textos explicativos e normas divulgadas pela FDA Exterior: Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior www.mdic.gov.br.

E x p e d i e n t e
PRESIDENTE: Cssio Casseb Lima VICE-PRESIDENTES: Adzio de Almeida Lima, Edson Machado Monteiro, Jos Luiz de Cerqueira Csar, Luiz Eduardo Franco de Abreu, Luiz Oswaldo SantIago Moreira de Souza, Ricardo Alves da Conceio, Rossano Maranho Pinto. Diretoria Internacional: Augusto Brana Pinheiro Gerncia de Produtos e Promoo de Negcios Internacionais: Ivan Monteiro (Gerente-Executivo)

Diviso de Promoo e Comrcio Exterior: Joo Balbino G. Corra (Gerente de Diviso) Conselho Editorial: : Augusto Brana Pinheiro, Ivan Monteiro, Joo Balbino G. Corra, Jos Carlos de Oliveira (secretrio), Mrio Mugnaini Jr. (Camex), Ivan Ramalho (Secex), Juan Manuel Quirs (ApexBrasil) Equipe Editorial: Jos Carlos de Oliveira (Gerente de Ncleo), Maria Mirtenes Brito Muniz, Waldemar Sato, Luzia Mara Mataveli de Araujo, Gustavo Cysne

Comrcio Exterior Informe BB editado pela Diretoria Internacional do Banco do Brasil Edio n 49 - ano 11 - setembro/ outubro 2003 Distribuio gratuita Tiragem: 19.500 exemplares Endereo para correspondncia Banco do Brasil - Diretoria Internacional Diviso de Promoo e Comrcio Exterior SBS - Ed. Sede III - 14 andar CEP 70073-901 Braslia (DF)

Tel: (61) 310-5045, 310-5049 Fax: (61) 310-2483 Endereo Internet: bb.com.br e-mail: adcexdf@bb.com.br As opinies emitidas em artigos assinados so de responsabilidade de seus autores, no expressando necessariamente o ponto de vista desta Publicao. As matrias publicadas podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte.

60

Comrcio Exterior Informe BB - n49

Edio Especial

Вам также может понравиться