Вы находитесь на странице: 1из 7

Introduo

O presente trabalho realizado no mbito da disciplina de Formao Cvica tem como principal objectivo conhecer e dar a conhecer um pouco sobre a desflorestao. Mencionamos causas da desflorestao no Mundo, na Europa e em Portugal, tambm referimos alguns casos de desflorestao em diversos pases assim como citamos algumas formas de proteger a floresta.

O que a desflorestao?
A desflorestao o resultado de uma interveno sistemtica e plurissecular do Homem no meio ambiente, visando a dominao da natureza. A desflorestao do nosso pais, iniciou-se no Neoltico, cerca de 7500-8000 anos, com o inveno da agricultura e a domesticao de animais.

A desflorestao
Uma grande parte da vida selvagem encontra-se nas florestas tropicais, quentes e hmidas. As enormes rvores, os arbustos e as ervas fornecem alimentos e habitat a elevado nmero de animais. Por vezes, a habitam tribos que colhem da floresta s o que precisam e no provocam estragos. Os seres vivos respiram dixido de carbono e as rvores transformam-no em oxignio, contribuindo para que haja vida. Por isso lhes chamamos os pulmes do Mundo. A cobertura florestal original do planeta foi destruda e apenas um quinto permanece intacta. O Homem comeou a desbravar a floresta h 10 000 anos, quando surgiu a agricultura. As maiores rvores do Mundo existem na Amrica. So as sequias. Quase metade da floresta mundial tropical e a restante localiza-se nas regies temperadas.

As florestas armazenam cerca de 40% do carbono na atmosfera terrestre global e a desflorestao tem contribuindo para uma aumento de cerca de 30% de dixido de carbono na atmosfera nos ltimos 150 anos. A queima da floresta uma das causas de emisso de CO2 para a atmosfera. A aco do Homem sobre a floresta consiste essencialmente na desflorestao assumindo, nas ltimas dcadas, propores muito preocupantes. Se for mantido o actual ritmo de desflorestao, uma grande parte das 50 a 90% das espcies vivas do planeta que existem nas florestas ser extinta a meio deste sculo. Em cada trs espcies animais e vegetais que vivem na Terra, duas habitam as florestas tropicais. Na floresta amaznica, algumas estimativas apontam para 80 mil espcies animais.

Causas da desflorestao
Nos pases em vias de desenvolvimento a principal causa da desflorestao a sobre explorao das matrias-primas provenientes da floresta particularmente, a prpria madeira. Estes pases no tm muitas alternativas, recorrem aos recursos naturais para sobreviverem. Nos pases desenvolvidos as principais causas so: Desenvolvimento industrial e urbano, Crescimento turstico, Aumento da superfcie cultivada, Construo de infra-estruturas.

Desflorestao no mundo
A importncia econmica e ecolgica das florestas muito grande, pelo que a desflorestao tem enormes impactos negativos. As grandes florestas tropicais dos pases em desenvolvimento so muito afectadas pela desflorestao. A principal causa da desflorestao a explorao da matria-prima proveniente da madeira; por um lado, com poucas indstrias, estes pases recorrem ao uso desse recurso natural para se desenvolver; por outro, a lenha representa a principal fonte de energia para muitos pases pobres.

Na Amaznia, habitam muitas tribos; com o desaparecimento da floresta, tambm elas correm perigo. Sem rvores para construir as suas casas e sem animais para caar, no conseguem sobreviver.

Desflorestao na Europa
Mais de 60% das florestas temperadas da Europa foram destrudas devido intensa ocupao do solo nas mais variadas formas, como: a urbanizao, a industrializao, a agricultura e o turismo. Por outro lado, a poluio e os incndios tm devastado grande parte das florestas ainda existentes neste continente. A reflorestao de que este continente tem sido alvo desde os anos 70 levou ao aumento das reas florestais, embora utilizando poucas espcies indgenas.

Desflorestao em Portugal
A cobertura vegetal em Portugal no muito variada e, alm disso, as espcies vegetais no tm grande valor econmico. A nossa floresta no muito densa e constituda por pinheiro bravo, que ocupa a maior rea, carvalho -negral, sobreiro e azinheira. Nos ltimos anos, algumas reas tm sido ocupadas por eucalipto porque a sua madeira serve para fabricar pasta de papel. A principal causa de destruio da nossa floresta so os incndios. Estes podem surgir pela interveno humana: o descuido ou o fogo posto. Podem ainda surgir devido s condies climatricas, como temperaturas elevadas ou trovoadas. Apenas algumas recordaes o que nos resta da nossa floresta natural que no passado revestiu grande parte do pas. Portugal muito afectado por fogos, principalmente no Vero. Assim, a nossa maior preocupao deve ser dirigida para a preveno dos fogos e para a reflorestao das reas ardidas. Em Portugal, existem meios de combate aos incndios: os Bombeiros Voluntrios e os Sapadores de Bombeiros, integrados no servio Nacional de Bombeiros. Durante o Vero, frequente o recurso a avies e helicpteros particulares para combater os incndios florestais, intervindo tambm, por vezes, a Fora Area Portuguesa.

Pases com maior taxa de desflorestao


Em muitos pases, e especialmente nos pases em desenvolvimento do hemisfrio sul, queimadas sistemticas, pastoreio e diminuio das reas de floresta so levadas a cabo para disponibilizar novas reas para a agricultura ou Produo Animal. Isto muitas vezes concretizado sem que factores como o clima e a topografia tenham sido suficientemente estudados e em terrenos onde o declive, a natureza do solo ou outras caractersticas fisiogrficas indicam claramente que os terrenos em causa tm apenas vocao florestal. Embora estas aces possam levar a um aumento temporrio da produtividade, h tambm muitas indicaes de que a longo prazo se regista habitualmente uma diminuio da produtividade por unidade de superfcie e de que a eroso e a degradao irreversvel do solo acompanham muitas vezes este processo. As florestas, das quais os humanos e outros animais dependem f ortemente, captam o dixido de carbono, fornecem oxignio e limpam o ar. A sua capacidade de reteno da gua mantm os nveis de solo e gua, evitando desastres como deslizamentos de terras, cheias e secas. As florestas tropicais, as mais importantes florestas sobreviventes, contm cerca de dois teros de todas as espcies de animais e plantas. As plantas tropicais so a base para vrios medicamentos teis, mas um grande nmero nunca foi testado para propriedades medicinais. As florestas tropicais so tambm armazns de material gentico para melhoramento de plantas de cultivo susceptveis a doenas e pragas. Com a actual taxa de desflorestao, calcula-se que 15% do total das espcies podero desaparecer nos prximos vinte anos. Muitos factores contribuem para a desflorestao: produo de madeira, desbravamento para a agricultura (incluindo Produo Animal), corte para lenha e carvo, fogos, secas, minerao a cu aberto, poluio, desenvolvimento urbano, presso populacional e guerras. Calcula-se que a taxa de desflorestao anual da ordem dos 17 milhes de hectares.

Outras estimativas incluem:

A bacia dos Himalaias englobando o Norte da ndia, o Nepal e o Bangladesh, perdeu at 1980, 40% das suas florestas. Os USA destruram a maioria das suas florestas no sculo XIX e ainda abatem rvores. Na ltima dcada, toros equivalentes a 242.811,39 hectares de floresta foram exportados pelos USA. No ano 2000 a madeira ser cortada nas florestas nacionais a uma velocidade duas vezes superior da substituio por novas rvore. A desflorestao causada principalmente pelo desenvolvimento comercial e industrial. Estima-se que, at 2040, os EUA iro perder cerca de 11 milhes de hectares causados pelo desenvolvimento urbano. A Costa Rica perdeu um tero das suas florestas, perde 60.000 ha por ano e no ano 2000 j no ter florestas. A Etipia tinha 60% de florestas em 1940, actualmente tem apenas 2,5%. Um milho de agricultores indonsios ainda usa tcnicas de desbravamento e queima. Milhares de hectares tm sido destrudos em consequncia da guerra nas Honduras, Nicargua, El Salvador e Guatemala. Mais de um tero das florestas da Sua morreram ou esto a morrer devido poluio. Mais de 50% das rvores na Alemanha ocidental esto mortas ou a morrer. A taga de conferas uma das ltimas reas florestais da Sibria. Em anos recentes, 25 milhes de toneladas de madeira siberiana tm sido transportados para o ocidente, todos os anos, atravs da linha-frrea Trans-Siberiana e milhes de toneladas mais, pelos portos do Pacfico como Vladivostok para o Japo - como parte da nova expanso econmica Russa. Alm disto, fogos provocados (para criar pastagem) e acidentais consomem anualmente um milho de hectares de floresta siberiana, e a poluio do ar pela indstria volta do Lago Baikal est a afectar a sade da floresta existente. Na Amrica Latina, o fracasso das leis governamentais foi a causa directa da desflorestao durante os anos 80. Por exemplo, s na bacia da Amaznia foram destrudos, anualmente, 4 milhes de hectares de floresta para uso agrcola, mesmo sabendo que cerca de 94% do solo era imprprio para a agricultura. Situaes semelhantes do-se noutros pases tropicais da Amrica Central e do Sul.

Na sia a desflorestao aumentou de 2 para 4.7 milhes de hectares. A alta densidade populacional bem como a pobreza rural foram as principais causas de desflorestao, sendo 75% causada apenas para obteno de terrenos agrcolas. Em frica, o assustador crescimento populacional est a contribuir no s para a deteorizao do ambiente em todo o continente, mas tambm para o abate intenso de rvores de modo a criar terrenos para a agricultura. Durante os anos 80, frica continha 660 milhes de hectares de fl oresta, perdendo, anualmente, 3.3 milhes de hectares. Apenas 91 mil hectares foram reflorestados, por ano, uma pequena poro comparando com a perda sofrida.

Formas de proteger as florestas


A floresta muito importante para o equilbrio do ambiente terrestre, pelo que tem de ser preservada. A desflorestao tem causado preocupao em todo o Mundo e dia-a-dia tornase necessrio que cada cidado tenha um papel activo na conservao das florestas: Prevenir os incndios, promover a reflorestao, reabilitar as reas florestais degradadas a recorrer reciclagem so alguns pequenos passos que cada um de ns pode fazer; importante haver uma gesto eficiente e controlada das florestas, com legislao protectora; Criao de parques e reservas naturais impede o corte e a danificao das rvores; Se os jornais, as revistas e os papis usados forem reciclados menos rvores so derrubadas.

Concluso
Conclumos que a Desflorestao o processo de desaparecimento de massas florestais (bosques), fundamentalmente causado pela actividade humana.

A desflorestao directamente causada pela aco do homem sobre a natureza, principalmente devido a abates realizados pela indstria madeireira, tal como para a obteno de solo para cultivos agrcolas. A principal causa da destruio da biodiversidade e a grande ameaa para a humanidade a desflorestao. Nos ltimos dez anos, catorze milhes de quilmetros quadrados de florestas (trinta vezes a superfcie de Espanha) transformaram-se em desertos e mais de trinta milhes de quilmetros quadrados esto ameaados.

Bibliografia
www.freipedro.pt/tb/150600/opin3.htm www.geocities.com/Hollywood/Trailer/4205/desflorestacao.htm
www.apena.rcts.pt/aproximar/floresta/recursos/arvore_madeira/fichas/ficha3_5.htm

Вам также может понравиться