Вы находитесь на странице: 1из 14

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE APRESENTAO AP SE NT A Direito Administrativo - teoria e exerccios Direito dm in is ativo

vo te oria xe rc cios TRE/ES: tcnico e analista judicirio TR S: t cn ico an al is ju di cirio rea administrativa r ea ad mi ni st rativa Prezado(a) aluno(a),

Meu nome Armando Mercadante. Sou Procurador do Estado de Minas Gerais e professor de Direito Administrativo em cursos preparatrios para concursos pblicos, alm de ser autor do livro Direito Administrativo vol. 3 coleo informativos comentados, publicado pela editora JusPODVIM.

Para aqueles que no me conhecem, adoto um estilo de aula bem objetivo, buscando redigir textos sem excessos, elaborados apenas com o que de fato interessa para voc que precisa conciliar tempo com muita matria.

Nesse concurso do TRE do Esprito Santo, para os cargos de tcnico e de analista judicirio: rea administrativa, deparamos com uma banca tradicional - CESPE -, que j conhecida por muito de vocs. Contudo, independentemente do estilo que essa banca adote, fato que nossa preparao deve atingir um nvel altssimo, ainda mais se levarmos em conta a elevada concorrncia desse concurso.

Minha proposta desenvolver nas aulas um treinamento de Direito Administrativo, sendo fundamental que voc siga durante todo o curso minhas orientaes.

Ainda que j saiba a matria que ser lecionada importante que leia os textos e faa as questes. Garanto que no estar perdendo seu tempo, mas sim solidificando os seus conhecimentos.

Tenho certeza que se fizer a sua parte no final do curso voc estar voando alto em Direito Administrativo.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE Minhas aulas tm em mdia de 40 a 60 pginas, nas quais abordarei teoria, legislao e jurisprudncia, alm de questes de provas com nfase na banca CESPE. Quanto a esse aspecto, deixo registrado que no apresentarei apenas questes dessa banca, pois o importante para o candidato fixar o contedo da matria, sendo fundamental conhecer como determinado tema pode ser abordado numa questo de concurso. De repente, a abordagem feita pela ESAF reproduzida pelo CESPE.... Devemos pensar grande quando o tema concurso pblico. Quem j est na estrada h algum tempo sabe que as provas do CESPE so carregadas de questes mais rebuscadas, com grande abordagem de jurisprudncia.

Portanto, nesse curso, a tarefa de vocs ser exclusivamente estudar, e a minha propiciar meios para que vocs alcancem seus objetivos. Podem confiar e cair de cabea nesse curso, que ser desenvolvido de acordo com o seguinte cronograma: AULA 0 Ponto 1. Organizao administrativa: princpios (1 parte)

AULA 1 Ponto 1 (cont...). Organizao administrativa: princpios (2 parte) Ponto 2. Poderes administrativos: poder hierrquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polcia; uso e abuso do poder.

AULA 2 Ponto 3. Ato administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificao e espcies.

AULA 3 Ponto 4. Agentes pblicos: espcies e classificao; cargo, emprego e funo pblicos. Ponto 5. Administrao Pblica (art. 37 a 41 da CF): disposies gerais e servidores pblicos (ponto constante do programa de Dto. Constitucional) www.pontodosconcursos.com.br
2

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE

AULA 4 Ponto 6. Administrao direta e indireta, centralizada e descentralizada. Ponto 7. Licitao: princpios, dispensa e inexigibilidade; modalidades.

AULA 5 Ponto 8. Controle da administrao: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo. Ponto 9. Responsabilidade civil do Estado.

Desejo-lhe muita sorte e espero que faa um timo proveito do curso. Forte abrao!

Armando Mercadante mercadante@pontodosconcursos.com.br

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE

PONTO 1
Organizao administrativa: princpios
A primeira lio que eu passo para meus alunos, quando do estudo dos princpios, diz respeito existncia de princpios expressos e de princpios implcitos (ou reconhecidos).
(CESPE/MPE/AM/2007/Promotor) Explcita ou implicitamente, os princpios do direito administrativo que informam a atividade da administrao pblica devem ser extrados da CF. (correta)

Responda seguinte pergunta: o princpio da proporcionalidade um princpio expresso? Voc no tem como respond-la! No se pode perguntar se determinado princpio expresso ou implcito sem indicar a referncia, ou seja, expresso ou implcito onde? A banca tem que demonstrar na pergunta se quer saber se o princpio expresso ou implcito na CF, numa lei X ou no ordenamento jurdico. Sero essas as referncias que aparecero na sua prova. Detalhe importante: quando a banca perguntar se tal princpio expresso no ordenamento jurdico, bastar que um princpio conste expressamente em uma lei para ele ser expresso, uma vez que a expresso ordenamento jurdico abrange todas as leis existentes no pas. Ento vou reformular a pergunta: o princpio da proporcionalidade expresso na Constituio Federal? Resposta: no, pois ele no consta explicitamente na CF. Trata-se de princpio implcito. Na verdade, todos os princpios de direito administrativo que no sejam expressos na CF, sero implcitos relativamente a ela. Isso porque a CF reconhece todos os princpios de direito administrativo. Dessa forma, anda que o princpio no conste expressamente do seu texto, ser por ela reconhecido, sendo considerado implcito relativamente a ela. Agora, se eu pergunto se o princpio da proporcionalidade expresso na Lei 9.784/99 (lei de processo administrativo), a resposta sim, pois consta expressamente em seu art. 2. Dessa forma, muito cuidado no dia da prova relativamente a questes envolvendo princpios implcitos e expressos. Os princpios expressos na CF constam do art. impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. 37: legalidade,

(CESPE/MPE/AM/2007/Promotor) Os princpios que regem a atividade da administrao pblica e que esto expressamente previstos na CF so os princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade. (errada faltou eficincia)

Quanto aos princpios implcitos a lista varia de autor para autor, mas vou indicar os principais: supremacia do interesse pblico sobre o privado, indisponibilidade do interesse pblico, proporcionalidade, razoabilidade, www.pontodosconcursos.com.br
4

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE segurana jurdica, tutela, autotutela, presuno de legitimidade ou de veracidade, especialidade, hierarquia, continuidade do servio publico e motivao.
(CESPE/2010/TCU/AFCE) Os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade esto expressos no texto da CF. (errada)

Nessa aula demonstrativa tratarei apenas dos princpios implcitos na CF:

Princpios implcitos Supremacia do interesse pblico


Juntamente com o princpio da indisponibilidade do interesse pblico pela Administrao, que a seguir ser estudado, considerado um dos pilares (alicerces) do regime jurdico administrativo (que tambm chamado de regime jurdico de direito pblico). importante chamar a sua ateno para o seguinte: o fato de o princpio da supremacia ser considerado um pilar do regime jurdico administrativo no significa que ele hierarquicamente superior aos demais princpios. Grave essa frase: no existe hierarquia entre os princpios! O que ocorre que, dependendo da situao apresentada, a aplicao de um princpio propiciar um resultado melhor do que a aplicao de outro princpio.
(CESPE/2009/TCE/ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) O regime jurdicoadministrativo fundamenta-se, conforme entende a doutrina, nos princpios da supremacia do interesse pblico sobre o privado e na indisponibilidade do interesse pblico. (correta)

Vamos prosseguir... O princpio da supremacia do interesse pblico sobre o privado est presente tanto na elaborao das leis como no momento de sua execuo. A atuao da Administrao Pblica no tem em mira o indivduo em si, mas sim a coletividade. Dessa forma, os interesses privados sucumbem quando em conflito com os interesses pblicos.
(CESPE/SEFAZ/AC/Auditor/2009) Em uma sociedade democrtica, a correta aplicao do princpio da supremacia do interesse pblico pressupe a prevalncia do interesse da maioria da populao. (errada)

Bastar imaginar, como exemplo, uma desapropriao, em que o direito do proprietrio superado pelo interesse pblico.
(CESPE/AUDITOR/ES/2005) Um dos princpios regentes da atividade administrativa estatal a supremacia do interesse pblico sobre o privado. Segundo esse princpio, h uma desigualdade jurdica entre a administrao pblica e o particular administrado, com vistas prevalncia do interesse da coletividade. (correta)

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE

Indisponibilidade do interesse pblico pela Administrao


Trata-se de outro pilar do regime jurdico administrativo, cujo contedo coloca os agentes pblicos como meros gestores do interesse pblico, no lhes conferindo o poder de disposio (de dispor, no sentido de abdicar, abrir mo) sem prvia autorizao legislativa. Veja essa questo: Vou aproveitar e comentar essa assertiva ... o Poder Pblico, para fazer acordo em processo judicial, dever abrir mo de parte de seus direitos. Os acordos so formalizados dessa forma, pois necessitam de consentimentos mtuos. Contudo, s ser possvel dispor de interesses se houver autorizao em lei. No existindo lei autorizando o Poder Pblico a fazer acordos na Justia sobre determinados assuntos, ainda que benficos para o interesse pblicos, os agentes pblicos estaro impedidos de faz-los. Lembre-se que enquanto os particulares fazem o que a lei no probe, o agente pblico s faz o que a lei determina. Outro exemplo diz respeito venda de imveis pblicos. Referidos bens s podem ser vendidos se existir autorizao legislativa, ou seja, se existir autorizao constante em lei. Da a expresso: indisponibilidade dos interesses pblicos pela Administrao. S h possibilidade de disposio, em regra, se houver autorizao legislativa.

Proporcionalidade
Com base nesse princpio a atuao do agente pblico deve limitar-se s medidas necessrias para o atendimento do interesse coletivo. fundamental que haja uma proporo entre os meios utilizados e o fim visado, sob pena de ilegalidade do ato. Por tal motivo que as sanes aplicadas pelo Poder Pblico devem ser proporcionais falta cometida. Ofenderia ao princpio da proporcionalidade um fiscal sanitrio interditar um supermercado por conta de uma lata de milho verde vencida!!!! Perceba que a medida aplicada desproporcional irregularidade existente. Trata-se de princpio previsto expressamente na Lei 9.784/99 (lei que regula o processo administrativo no mbito federal). importante que voc faa essa associao, pois alguns princpios implcitos na CF so expressos em outras leis, como ocorre com o princpio da proporcionalidade. O respeito a esse princpio pressupe a observncia dos seguintes fundamentos:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE I) adequao: o meio empregado deve ser compatvel com o fim visado; II) exigibilidade: a conduta a ser adotada alm de ser necessria a que menor prejuzo causa para os indivduos; III) proporcionalidade em sentido estrito: as vantagens alcanadas com a conduta superam as desvantagens. Juntamente com o princpio da razoabilidade, a seguir comentado, instrumento para controle da discricionariedade administrativa. A propsito, a discricionariedade administrativa ocorre quando a lei confere ao agente pblico liberdade, dentro de limites por ela traados, para a prtica de determinado ato administrativo. Por exemplo, diante de um pedido de porte de arma o agente pblico tem a liberdade de deferir ou no, independentemente do preenchimento das condies pelo cidado interessado. S haver deferimento do pedido se o agente pblico consider-lo oportuno e/ou conveniente para o interesse pblico. Se fosse um pedido de licena para construir, uma vez preenchidos os requisitos legais, o agente pblico estaria obrigado a deferir o pedido, pois nesse caso o ato vinculado. Dessa forma, na prtica dos atos discricionrios, que ainda sero estudados, o agente pblico encontrar liberdade para agir dentro dos limites traados pela lei. Veja que o limite a lei. Contudo, essa liberdade deve ser exercida adotando-se como referncia os princpios da proporcionalidade, que evitar a adoo de medidas desnecessrias ou excessivas, e da razoabilidade, que exigir o bom senso do agente em suas decises.

Razoabilidade
Em sala eu digo que a irm gmea do princpio da proporcionalidade. No raras vezes a jurisprudncia ptria, inclusive o prprio STF, trata os princpios da proporcionalidade e da razoabilidade como sinnimos, em que pese a doutrina majoritria sustentar a individualidade destes princpios. Quer um exemplo disso? Veja a questo abaixo, cujo enunciado traz o conceito atribudo por muitos autores ao princpio da proporcionalidade: Justamente por isso, dificilmente voc encontrar (eu no me recordo) uma questo de prova em que a banca cobre a diferena desses princpios. De acordo com esse princpio, o agente pblico deve atuar dentro dos padres normais de aceitabilidade, valendo-se do bom senso no exerccio de suas funes. Quando a lei confere-lhe certa margem de discrio (na prtica de atos discricionrios), deve o administrador buscar o resultado mais adequado para a situao enfrentada. Isto demonstra a vinculao do princpio da razoabilidade

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE discricionariedade administrativa, o que j foi tratado acima quando expliquei proporcionalidade. Da mesma forma que proporcionalidade, princpio expresso na Lei 9.784/99. Imagine se nesse concurso do TRT constasse do edital a seguinte exigncia: mestrado em qualquer rea. Pergunto: h bom senso nessa exigncia? Lgico que no, por isso desarrazoada, ou seja, contrria ao princpio da razoabilidade.

Segurana jurdica
Tambm denominado de princpio da boa-f dos administrados ou da proteo confiana. Esse princpio est previsto expressamente na Lei 9.784/99 (art. 2, pargrafo nico, XIII, parte final): interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada aplicao retroativa de nova interpretao.
(CESPE/PGE/PE/Procurador/2009) O princpio da boa-f est previsto expressamente na CF e, em seu aspecto subjetivo, corresponde conduta leal e honesta do administrado. (errada)

Para preservar a boa f do administrado, esse princpio veda que a Administrao Pblica aplique retroativamente uma nova interpretao sobre situaes praticadas com base em interpretao anterior.
(CESPE/2009/TER/MA/TCNICO JUDICIRIO) Joo, servidor pblico federal, obteve, mediante ao judicial transitada em julgado, determinada vantagem pecuniria que, cerca de 15 anos depois, foi incorporada aos proventos da sua aposentadoria. O TCU, ao examinar a concesso da aposentadoria, determinou a suspenso do pagamento da parcela, arguindo estar em conflito com jurisprudncia pacfica do STF. Considerando essa situao hipottica, para impedir o ato do TCU, a defesa de Joo deve arguir o princpio da segurana jurdica (adaptada) (correta)

Se, por exemplo, diante de uma pane nacional no sistema da Receita Federal, o Secretrio da Receita Federal edita instruo normativa comunicando que todos os contribuintes podero enviar suas declaraes de renda pelos Correios, considerando-se a data de recebimento o dia de postagem. Suponhamos que no ano seguinte ocorra novamente pane no sistema, s que o Secretrio da Receita Federal edita instruo normativa com outra interpretao: os contribuintes podero enviar suas declaraes pelos Correios, porm a data de recebimento ser considerada a de assinatura do AR em Braslia. Tudo bem quanto mudana de interpretao, contudo, esse novo posicionamento no poder ser utilizado com fundamento para aplicar multas aos contribuintes cujas declaraes, no ano anterior, no chegaram em Braslia at a data limite, porm postarem at essa data. www.pontodosconcursos.com.br
8

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE A nova interpretao dever ser utilizada para as situaes futuras, e no ser aplicada de forma retroativa para prejudicar os contribuintes que agiram de acordo com as orientaes passadas na poca. essa a proteo que emana do princpio da segurana jurdica. Seria imoral permitir tal retroatividade! Da poder-se afirmar na sua prova que o princpio da segurana jurdica est ligado ao princpio da moralidade. Alm disso, ele considerado pela doutrina, ao lado do princpio da legalidade, uma das vigas mestras do Estado de Direito.
(CESPE/TJ/RJ/Analista/2008) A previsibilidade no emprego do poder, por instituies e rgos, previamente estabelecidos, no decorre do princpio da segurana jurdica. (errada)

Porm, o princpio tem outras aplicaes... Com base nesse princpio admite-se que situaes praticadas em desconformidade com a lei, portanto ilegais, sejam conservadas ao invs de anuladas. o que a doutrina denomina de convalidao, que ser estudada em momento oportuno. Nessas hipteses, a manuteno do ato harmoniza-se com o interesse pblico, pois a sua anulao causar mal maior do que mantlo. Nesse choque entre os princpios da legalidade e o da segurana jurdica, haver prevalncia desse ltimo.
(CESPE/SEFAZ/AC/Auditor/2009) A aplicao do princpio da segurana jurdica pode afastar o da mera legalidade. (correta)

Pense numa desapropriao de determinado imvel em que a indenizao foi devidamente paga para o proprietrio. O Poder Pblico loteia o imvel e constri casas vendidas a preos populares para dezenas de famlias. Trs anos depois, o Poder Pblico identifica um vcio no processo desapropriatrio. Pergunto para voc: o que melhor atender ao interesse pblico: cancelar a desapropriao e desalojar todas as famlias ou convalidar o ato? Nesse confronto entre legalidade e segurana jurdica prevalecer, no caso apresentado, esse ltimo princpio. Outra hiptese j analisada por STF e STJ acerca desse conflito entre princpio da legalidade e o da segurana jurdica envolve as ascenses funcionais concedidas sob a gide da legislao permissiva, ou seja, concedidas em perodo que a legislao permitia as ascenses. Voc deve se recordar que as ascenses foram declaradas inconstitucionais pelo STF, por permitia mudana de cargo sem concurso pblico (o servidor alcanava a ltima classe de sua carreira e era nomeado, sem concurso, para a primeira de outra carreira). E o que fazer com os servidores beneficiados pelas ascenses em perodo que no havia manifestao do STF quanto ao tema? No meu livro Direito Administrativo - coleo informativos comentados (olha a propaganda...rs...), manifestei-me da seguinte forma ao comentar deciso do STJ que manteve ascenso questionada: www.pontodosconcursos.com.br
9

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


A deciso retrata as posies de STJ e STF pela prevalncia do princpio da segurana jurdica quando em ponderao com o princpio da legalidade nos casos de ascenses funcionais ocorridas sob a gide da legislao permissiva, ainda que considerada a posterior declarao pelo STF da inconstitucionalidade desta forma de provimento derivado.

Ou seja, nos casos das ascenses funcionais, em que pese terem sido declaradas inconstitucionais, os tribunais, com base no princpio da segurana jurdica, mantiveram a situao dos servidores beneficiados em perodo que no havia manifestao do STF. O princpio tambm est associado aos institutos da prescrio e da decadncia administrativas, que impedem que situaes jurdicas perdurem indefinidamente causando instabilidade No art. 54 da Lei 9.784/99, o legislador ordinrio foi inspirado pelo princpio da segurana jurdica ao tratar do prazo de decadncia para anulao de atos administrativos: O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em 5 (cinco) anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. Ou seja, se a Administrao Pblica no anular determinado ato ilegal num prazo de 5 anos contados de sua prtica, no mais poder faz-lo. Por fim, lembre-se na sua prova que a doutrina tambm tem associado ao princpio da segurana jurdica as smulas vinculantes do STF, cujo objetivo afastar controvrsias que gerem grave insegurana jurdica (art. 103-A, 1, CF). Diante de tudo o que foi dito, leve para sua prova a seguinte concluso: o princpio da segurana jurdica fundamental para a estabilidade das relaes jurdicas

Tutela
Esse princpio est ligado idia de descentralizao administrativa, que ser objeto de estudo em momento oportuno. O instituto da descentralizao administrativa justifica a criao das pessoas jurdicas integrantes da Administrao Indireta, bem como a prestao de servios pblicos por concessionrias e por permissionrias. Quando uma autarquia, por exemplo, criada, ocorre descentralizao administrativa. O tema ser objeto de estudo no ponto sobre art. 37 a 41 da CF.

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE O princpio da tutela representa o controle que a Administrao Direta (rgos da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) exerce sobre os atos praticados pelas entidades da Administrao Indireta (autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista). interessante destacar, desde j, que no existe hierarquia entre os entes da administrao direta e as entidades da administrao indireta.
(CESPE/PGE/PE/Procurador/2009) O princpio da hierarquia aplicvel quando o Estado cria pessoas jurdicas pblicas administrativas, como forma de descentralizar a prestao de servios pblicos. (errada a doutrina associa o princpio da hierarquia ao princpio da autotutela, abaixo explicado)

Autotutela
Respire fundo e vamos prosseguir... No deixe sua ateno desviar dessa aula. natural depois de algumas pginas lidas ligarmos o piloto automtico. No faa isso! Mantenha sua ateno! Vamos l, pois estou quase encerrando a aula... Baseado no princpio da autotutela a Administrao Pblica tem o deverpoder de rever seus prprios atos, anulando-os quando ilegais ou revogando os atos vlidos por motivos de convenincia e/ou oportunidade.
(CESPE/2010/TCU/AFCE) O princpio da autotutela possibilita administrao pblica anular os prprios atos, quando possurem vcios que os tornem ilegais, ou revog-los por convenincia ou oportunidade, desde que sejam respeitados os direitos adquiridos e seja garantida a apreciao judicial. (correta)

Trata-se de princpio que prev um controle interno, pois cada pessoa jurdica da Administrao Pblica exercer o controle de seus prprios atos. Nesse sentido, o INSS - que uma autarquia -, caso constate que houve vazamento dos gabaritos das provas durante a realizao de concurso pblico para preenchimento de cargos de tcnicos administrativos, poder, exercendo seu poder de autotutela, anular o concurso pblico. Existem duas smulas editadas pelo Supremo Tribunal Federal que consagram referido princpio, que so as de nmeros 346 e 473.
Smula 346 A Administrao Pblica pode declarar a nulidade dos seus prprios atos. Smula 473 - A Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao Judicial.

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE

Presuno de legitimidade e de veracidade


De acordo com esse princpio h presuno relativa de que os atos da Administrao Pblica foram praticados de acordo com o ordenamento jurdico e de que so verdadeiros.
(CESPE/TJ/PR/Magistratura/2008) Considerando que dentre os princpios que informam a Administrao Pblica, escoram-se outros que esto aptos a garantir os seus atos, possvel identificar aquele predominante no ato da Administrao Pblica concernente emisso de Certido de Dvida Ativa. Assinale abaixo a alternativa correta, que corresponde a este princpio: a) Princpio da impessoalidade; b) Princpio da especificidade; c) Princpio da presuno da legitimidade; d) Princpio da auto-executoriedade.

Essa presuno relativa, pois admite prova em contrrio. Ou seja, o administrado pode demonstrar por meio de processo administrativo ou judicial que o ato ilegal.
(CESPE/2010/MPU/ANALISTA) Como consequncia do princpio da presuno de legalidade, as decises administrativas so de execuo imediata, at mesmo aquelas com possibilidade de gerar obrigaes para o particular. (correta)

Dessa forma, se um estabelecimento comercial interditado pelo Poder Pblico, ainda que o proprietrio considere a interdio ilegal, no poder funcionar. Somente aps obter uma deciso administrativa ou judicial confirmando a ilegalidade do referido ato que poder retornar o exerccio de sua atividade. Conforme dito acima: h presuno de que o ato administrativo praticado de acordo com a lei e que os fatos nele indicados so verdadeiros. Como conseqncias desse princpio a doutrina indica: a) as decises administrativas so de execuo imediata (autoexecutoriedade), no dependendo de autorizao do Poder Judicirio para serem executadas; b) as decises administrativas podem criar obrigaes para os particulares independentemente de concordncia (imperatividade). Quando um agente de trnsito aplica uma multa ao condutor infrator, ele no depende de autorizao judicial para praticar o ato (autoexecutoriedade) e sua conduta constitui unilateralmente o infrator em obrigao, ou seja, independentemente da concordncia (imperatividade).

Especialidade
Trata-se de princpio relacionado criao das entidades administrativas integrantes da administrao indireta: autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE Portanto, se a banca indaga na prova: a criao de uma autarquia est associada a que princpio? Basta marcar princpio da especialidade.

Hierarquia
Com base nesse princpio, a Administrao Pblica estrutura seus rgos criando entre eles uma relao de subordinao e de coordenao. Basta pensar na estrutura da Polcia Federal, por exemplo, formada por Gabinete, Coordenadorias, Diretorias, Corregedorias e etc. Da mesma forma a estrutura do TRT da 12 Regio, que estudada por voc quando da leitura do respectivo regimento interno.
(CESPE/PGE/PE/Procurador/2009) O princpio da hierarquia aplicvel quando o Estado cria pessoas jurdicas pblicas administrativas, como forma de descentralizar a prestao de servios pblicos. (errada)

Continuidade do servio pblico


A idia base desse princpio que a prestao do servio pblico no pode parar (salvo nas hipteses de interrupes previstas na lei), pois a forma como o Estado desempenha as funes que levaro benefcios para a coletividade.
(CESPE/2010/MPU/TCNICO) Um dos princpios que regem a prestao de todas as modalidades de servio pblico o princpio da generalidade, segundo o qual os servios pblicos no devem sofrer interrupo. (errada)

Motivao
Esse princpio exige que a Administrao Pblica indique os fundamentos de fato e de direito de suas decises, independentemente de serem vinculadas ou discricionrias. O administrado tem o direito de saber quais os motivos que levaram a Administrao Pblica a praticar determinado ato. Uma questo que pegou muito candidato de surpresa na prova do TJ/RJ de 2008 abordou a motivao aliunde, que corresponde referncia no ato concordncia com pareceres, informaes ou decises ou propostas anteriores:
(CESPE/TJ/RJ/Analista/2008) Pelo princpio da motivao, possvel a chamada motivao aliunde, ou seja, a mera referncia, no ato, sua concordncia com anteriores pareceres, informaes, decises ou propostas, como forma de suprimento da motivao do ato. (correta)

Nesse momento encerro minhas consideraes tericas acerca dos princpios implcitos. Os exerccios ficaro para o prximo encontro, no qual darei continuidade ao tema princpios, abordando os princpios expressos, bem como www.pontodosconcursos.com.br
13

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE listando uma srie de questes de provas para resoluo com nfase no CESPE. Alm disso, voc ter que resolver um simulado sobre princpios (implcitos e expressos) para testar como foi sua absoro da matria. Esse ser o esquema desse curso: ao final da teoria, exerccios, muitos exerccios para voc arrebentar nesse concurso. Aguardo sua presena

Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

14

Вам также может понравиться