Вы находитесь на странице: 1из 6

Introduo

Este documento especifica as funcionalidades do Microsoft Paint, fornecendo ao usurio as informaes necessrias para conhecimento e melhor uso do sistema.

Descrio Geral do Microsoft Paint


O Microsoft Paint utilizado para elaborao de desenhos simples, colorir e editar de imagens. O programa j vem instalado com o sistema operacional Windows, da Microsoft, conhecido em verses anteriores como Paintbrush.

Funcionalidades
1 - Menus

1.1

Arquivo

1.1.1

Novo cria um novo arquivo de imagem em branco.

Abrir abre a caixa de dialogo Abrir para abrir (visualizar) um arquivo de imagem existente. 1.1.3 Salvar salva as alteraes feitas no documento atual. 1.1.4 Salvar Como salva as alteraes feitas no documento atual, permite que escolha um nome diferente para o arquivo. 1.1.5 Do Scanner ou Cmera Se o usurio possui um scanner ou cmera pode obter imagem atravs deles. 1.1.6 Visualizar Impresso mostra como a impresso do arquivo vai ficar. 1.1.7 Configurar Pagina... configura como a pagina vai ser impressa. Como tipo de papel, margens da pgina, orientao do papel, horizontal e vertical. 1.1.8 Imprimir... seleciona a impressora e manda o arquivo para ser impresso. 1.1.9 Enviar... envia o arquivo para um email, atravs do Outlook. 1.1.10 Definir como Plano de Fundo define o arquivo atual como plano de fundo na rea de trabalho. 1.1.11 Sair Sai do programa. 1.1.2 1.2 Editar

1.2.1 1.2.2 1.2.3 1.2.4 1.2.5 1.2.6 1.2.7 1.2.8 1.2.9 1.2.10

Desfazer ir remover a ultima alterao feita no arquivo. Refazer ir refazer a ultima alterao feita no arquivo Recortar recorta uma seleo da imagem. Copiar copia uma parte selecionada da imagem Colar cola uma imagem ou parte dela no arquivo. Limpar Seleo tudo que esta selecionado ser limpo. Inverter Seleo seleciona tudo o que no estava selecionado. Selecionar Tudo seleciona todo o contedo do arquivo. Copiar para... Colar de... cola uma imagem ou desenho de fora do MS Paint.

1.3

Exibir

1.3.1 1.3.2 1.3.3 1.3.4 1.3.5 1.3.6 1.4 Imagem

Caixa de ferramenta exibe o oculta a caixa de ferramenta. Caixa de cores exibe ou oculta caixa de cores. Barra de status exibe ou oculta barra de status. Barra de ferramenta de texto Zoom exibe o tamanho do zoom, permite aumentar a imagem at 8 vezes. Exibir bitmap exibe a imagem no tamanho da tela.

1.4.1 1.4.2 1.4.3 1.4.4 1.4.5 1.4.6 1.4.7

Inverter/girar permite virar o arquivo na horizontal ou vertical, e girar 90, 180 e 360. Alongar/distorcer permite aumentar ou diminuir o tamanho na horizontal e na vertical, e distorcer o arquivo na horizontal ou vertical. Cortar Inverter cores permite aplicar um efeito parecido com um filme fotogrfico. Atributos... permite mudar a largura e altura do arquivo, cor e transparncia. Limpar imagem apaga a imagem deixando o arquivo com a mesma dimenso da imagem. Desenho opaco

1.5

Cores

Tpicos de Ajudar mostra como usar o Paint, suas ferramentas e menus 1 6 2 Sobre o Paint informa a vers o do programa e o Copyright. 1.7 Ferramentas 161
     

1.7.2

1.7.3

Borracha usada para apagar reas da imagem. Selecione um tamanho de borracha abaixo da caixa de ferramentas e arraste a Borracha sobre a rea da imagem que deseja apagar. A rea apaga da ser substituda pela cor do plano de fundo. Preencher co Cor usada para preencher a imagem inteira ou uma forma fechada com cor. Clique em Preencher com Cor selecione em uma cor na caixa de cores e clique na rea que desejada preencher. Selecionar Cor usada para definir a cor atual de primeiro plano e plano de fundo. Clique em Selecionar Cor e selecione na cor da imagem que deseja definir como cor de primeiro plano, ou clique com


1.7.4

1.7.5

16


Aj da

1.7.1

Selecionar For a Livre - usada para selecionar qualquer parte da imagem com forma irregular. Selecione um estilo de plano de fundo (Plano de fundo slido ou transparente . Arraste o ponteiro para selecionar a parte da imagem com a qual deseja. Selecionar usada para selecionar qualquer parte quadrada ou retangular da imagem. Arraste o ponteiro para selecionar a parte da imagem com a qual deseja trabalhar.

151

Edita Cores diferentes

pe

e pe s

a pale a de c es adicionar core

o boto direito do mouse na cor da imagem que deseja definir como cor de plano de fundo. 1.7.6 Lupa usada para aumentar uma rea da imagem. Clique em Lupa e selecione um nvel de zoom abaixo da barra de ferramentas. Use as barras de rolagem para mover ao redor da imagem. Para voltar ao normal, clique na Lupa novamente e clique na imagem. Lpis usado para desenhar linhas ou curvas ou de forma livre. Pincel usado para pintar linhas ou curvas espessas ou de forma livre. Clique no pincel e selecione o tipo de pincel. Spray usado para criar um efeito de spray na imagem.Clique em spray e selecione a espessura o spray. Texto usado para digitar texto na imagem. Voc pode redimensionar e mover a caixa de texto, assim como alterar a fonte, o tamanho da fonte e a formatao do texto. Linha usado para desenhar uma linha reta. Clique em Linha selecione uma largura de linha na caixa de op es abaixo da barra de ferramentas.

1.7.7 1.7.8 1.7.9 1.7.10

1.7.11

Curva - usado para desenhar uma linha curva suave. Clique em Curva, clique em uma largura de linha na caixa de op es abaixo da barra de ferramentas. Depois clique na rea da imagem onde deseja que o arco da curva esteja e arraste o ponteiro para ajustar a curva. 1.7.13 Ret ngulo usado para desenhar formas retangulares. Selecione em um estilo de retngulo na caixa de op es abaixo da barra de ferramentas. 1.7.14 Polgono usado para criar uma forma com vrios lados. Selecione um estilo de polgono na caixa de op es abaixo da barra de ferramentas. 1.7.12 1.7.15 Elipse usado para criar novas elipses e crculos. Selecione em um estilo de preenchimento na caixa de op es abaixo da barra de ferramentas. 1.7.16 Ret ngulo Arredondado usado para desenhar formas retangulares com bordas arredondadas. Selecione um estilo de preenchimento na caixa de op es abaixo da barra de ferramentas. Caixa de cores - indica as cores atuais de primeiro plano e plano de fundo. Para pintar com a cor de primeiro plano selecionada, arraste o ponteiro. Plano de fundo slido Plano de fundo transparente % ' & ! $ # "

1.7.17

1.7.18 1.7.19

Concluso
Apesar de o MS Paint ser um programa grfico muito limitado, capaz de fazer algumas coisas teis. Sendo principalmente usado na introduo de novos usurios a programas grficos, sendo simples, facilitando o aprendizado. Alem disso o Paint no exige uma grande quantidade de recursos do computador para ser executado. O Paint distribudo livremente como sistema operacional Windows, um programa muito estvel do sistema.

Вам также может понравиться