Вы находитесь на странице: 1из 4

INSTRUES PARA A CONFECO DO FICHAMENTO DO TEXTO DE MAX KASER (SEO SOBRE O DIREITO DAS OBRIGAES)

Aspectos formais: Extenso mxima de dez laudas, preferencialmente em papel almao. o Deve-se usar tambm o verso das folhas.

Para escrever o fichamento, os alunos devero utilizar tinta de duas cores: vermelho para as principais definies e preto ou azul para o restante do texto. Exemplo:

obligationes civiles obrigaes fundadas sobre o ius civile, amparadas por actio civilis (p. 204) Nas actiones civiles, o juiz decide se e quanto o devedor deve pagar ao credor. obligationes honorariae obrigaes reclamveis perante o pretor ou os edis (p. 204). Para exigi-las, utilizavam-se as actiones honorariae. naturalis obligatio - obrigaes que no se podia reclamar em juzo ou executar, mas que, entretanto, produziam efeitos jurdicos em outras relaes (p. 204)

Como se pode ver no exemplo, as definies devem ser transcritas em citao literal (entre aspas) e com indicao do nmero da pgina em que se encontram (o exemplo no deve ser copiado, porque se trata de mera traduo livre do original, diferente, portanto, do texto indicado para o fichamento).

o As expresses em latim (por tratar-se de outra lngua) devem ser destacadas com itlico ou, preferencialmente, sublinhado.

A capa do trabalho deve ser digitada e seguir este modelo:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN SETOR DE CINCIAS JURDICAS FACULDADE DE DIREITO CURSO DE DIREITO

DISCIPLINA DE DIREITO ROMANO PROFESSORA GILDA MARIA BERGAMINI MUNIZ

NOME DO ALUNO GRR DO ALUNO

FICHAMENTO Texto: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome do autor. Ttulo do livro. Edio. Cidade em que foi Publicado: Nome da Editora: Ano, p. XXX-YYY (pginas de tanto a tanto).

Curitiba, 2011.

Aspectos materiais:

Embora faa parte da estrutura normal do fichamento, como destacou a Professora Gilda, no ser necessria anlise crtica neste trabalho, pois o estudo deste texto tem por objetivo fornecer aos alunos conhecimentos bsicos, com que mais tarde, depois de assistirem s aulas de direito das obrigaes e de responsabilidade civil, podero encetar sua anlise crtica da matria. Muito importante, neste trabalho, a capacidade de distinguir informaes mais e menos relevantes. Por exemplo: ao falar das aes civis, Kaser menciona que o juiz, ao julgar o pedido de um autor que afirmava ser titular de um crdito contra o ru, se decidisse pela procedncia, utilizava a expresso oportere. Essa uma notcia despida de maior importncia para a compreenso do sistema do direito romano bem como para a compreenso das razes romanas do direito civil atual. Portanto, deve ser omitida num fichamento (que tambm uma forma de resumo). o Aplicando uma tcnica comum entre os autores jurdicos alemes, Max Kaser facilita a leitura de seu texto, utilizando fonte menor para os aspectos acessrios dos temas que aborda.

O objetivo do trabalho que os alunos demonstrem terem lido e compreendido o texto, de modo a formarem uma base de conhecimentos sobre o direito das obrigaes romano, que sero aprofundados nas aulas do segundo semestre respectivas ao tema.

Вам также может понравиться