Вы находитесь на странице: 1из 5

Direito constitucional da Greve O presente artigo tratar do direito de greve, dos procedimentos inerentes ao curso desta, bem como,

das garantias provenientes da relao empregado-empregador. Antes, faz-se necessrio um breve histrico, haja vista, que este conflito trabalhista um movimento histrico, com razes bem antigas. Buscou-se observar os dispositivos legais e a doutrina, afim de extrair seus conceitos fundamentais e demonstrar sua utilidade na prtica jurdica.

INTRODUO
Com a Revoluo Industrial surgiu o liberalismo econmico. As condies impostas por essa doutrina, levaram o operariado a clamar por greve. Viam neste recurso, um grande instrumento para alcanarem afirmao. Historicamente, a paralisao de atividades ou servios um dos recursos mais eficazes, disposio dos trabalhadores ou do povo em geral, como meio de presso para se obter determinada reivindicao. A greve um conflito coletivo de trabalho, consistente na paralisao dos servios necessrios empresa, seja estatal ou privada. Origina-se da prpria natureza das relaes de trabalho, onde quer que os desajustamentos das partes contratantes envolvam uma pluralidade de trabalhadores. Sendo assim, ela se desencadeia e se desenvolve sob a gide do poder de representao do sindicato, pois um instrumento dos trabalhadores coletivamente organizados para a realizao de melhores condies de trabalho para toda a categoria profissional envolvida. A fora da greve inegvel. No Brasil, em menos de cem anos a greve que era considerada crime, converteu-se em direito esculpido na Lei Fundamental.

1- A GREVE
A "greve o exerccio de um poder de fato dos trabalhadores com o fim de realizar uma absteno coletiva do trabalho subordinado". Sob o ponto de vista do empregador, greve um mal que acarreta prejuzos a produo, da a sua fora enquanto instrumento de reivindicao de melhores condies de trabalho. Os regimes totalitrios probem as greves, pois no admitem oposio. Todo o direito provm do Estado. Os opositores so considerados traidores. As democracias liberais consideram a greve um direito e inclusive a constitucionalizaram. Mascaro observa que a greve nada mais do que um ato formal condicionado a aprovao do sindicato atravs de assemblia e que busca a obteno de melhores condies de trabalho ou o cumprimento das obrigaes assumidas pelo empregador, em decorrncia das normas jurdicas, ou do prprio contrato firmado entre as partes. Para Plcido e Silva, greve toda suspenso do trabalho, decorrente de uma deliberao coletiva dos trabalhadores, a fim de propugnarem por uma melhoria ou para pleitearem uma pretenso no atendida pelos empregadores.

2- ANTECEDENTES DO DIREITO DE GREVE

A greve por melhores condies de trabalho e de salrio, que interessa ao Direito do Trabalho, um movimento histrico com razes bem antigas. Prunes conta que: Atravs da histria da humanidade o descumprimento coletivo de obrigaes legais ou contratuais veio da mais remota antiguidade. A grega lesistrata (em portugus, pacfica) liderou as mulheres em greve conjugal, at que os maridos pressionados pela indiferena afetiva e pela anarquia que se espalhou pelos lares, atendessem os apelos de no mais fazerem guerra um contra os outros. H referncia greve desde o Egito Antigo. Dizem alguns historiadores que o clebre exdo dos hebreus, ou sada do Egito sob o comando de Moiss, deveu-se uma expulso imposta pelo fara como castigo s constantes paralisaes no trabalho organizado pelos hebreus, cansados dos maus tratos sofridos. Tambm na antiga Roma, mais precisamente no ano de 494 a.C, no incio do perodo republicano, a plebe, desejando maiores franquias perante os patrcios, cruzou os braos, retirando-se para o monte sagrado, cinco quilmetros da cidade, declarando que s voltavam ao trabalho se suas reivindicaes fossem atendidas. O senado, temendo maiores adeses, rendeu-se as evidncias, atendendo s pretenses dos plebeus. Seguindo engrenagem da histria, no perodo medieval, outros movimentos de insurreio dos trabalhadores foram deflagrados em face de administradores oligrquicos em pases como a Inglaterra, nas regies das atuais, Rssia, Romnia e Hungria. Na Frana em plena revoluo, mais precisamente em abril de 1791, em Paris, eclodiu uma gigantesca greve na indstria da construo. Mas em 1873, ainda na Frana, que surge a palavra greve. Barata Silva sustenta que provm do local Beira do Sena, em Paris, onde os trabalhadores desempregados costumavam reunirse, quer para discutir possibilidades de emprego, quer para serem procurados pelos empregadores para fim de contratao. Quando os trabalhadores estavam descontentes com as condies de trabalho, se colocavam "na greve" o que literalmente quer dizer na "Plaza de greve", espera de melhores propostas.

3- A SITUAO NO BRASIL
No Brasil, tornaram-se clebres as revoltas dos escravos, na poca Colonial, contra a opresso e explorao, quando ento se organizavam em revoltas ou quilombos. No sculo passado, em 1858, os tipgrafos do Rio de Janeiro entraram em greve, por motivo de melhoria salarial. A partir da, surgiram outras greves como: a dos ferrovirios da Central do Brasil em 1891 e a greve dos Colonifcios Crespi de So Paulo que abrange vrias cidades do interior do estado, envolvendo cerca de 75.000 operrios. Na poca as greves representavam uma ameaa aos governos totalitrios que insistiam em exercer seu poder atravs de sanes. Porm, a partir de 1900, quando o sistema poltico caracterizou-se pela idia liberal que defendia a confiana no indivduo e no no Estado, a greve exerceu-se com uma liberdade dos trabalhadores, sem leis que a restringissem ou a disciplinassem. Em 1937, com a implantao do Estado Novo, a greve voltou a ser encarada como um delito e considerada como um recurso anti-social e prejudicial economia. Na dcada de 80, os movimentos sindicalistas recrudesceram, com a chamada abertura poltica e recomearam as paralisaes com destaque para o chamado centro industrial paulista. Os metalrgicos paralisaram o trabalho durante 30 dias. Seguiram-se muitos conflitos de carter

violento, manifestaes de rua e confrontos com tropas policiais. Esse perodo foi um marco para as conquistas trabalhistas. A forte influncia sindical dos anos 80, culminou inclusive, na criao de um partido poltico que mais tarde se tornaria um dos mais importantes partidos; o partido dos trabalhadores. Sob o ponto de vista Constitucional, nossas Cartas Polticas de 1824, 1891 e 1934 se omitiram acerca do direito de greve; a Constituio de 1937, porm declarou a greve e o "locaute" como recursos anti-sociais. A Constituio de 1946 reconheceu como direito dos trabalhadores, mas com amplas restries aos chamados servios essenciais e industriais bsicos. As Constituies de 1967 e 1969 reproduziram tais restries, especificadas na legislao ordinria. A Carta Magna vigente assegurou amplo exerccio do direito de greve, estabelecendo que a lei definir os servios ou atividades essenciais e dispor sobre o atendimento das necessidades inadiveis da comunidade, sendo que os abusos cometidos sujeitam os responsveis s penas da lei.

4- DIREITO DE GREVE
A Constituio de 1988 dispe em seu art. 9: " assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exerc-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender". dado aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercer o direito de greve. No poder ser decidida a greve sem que os prprios trabalhadores e no os sindicatos, a aprovem. Cabe observar que, em virtude de o direito de greve ser um direito social, inscrito no captulo a esses direitos dedicado pela Constituio, deve-se entender que o interesse a ser reivindicado por meio dela seja tambm social. Quer dizer, o trabalhador pode recorrer greve para obter o atendimento a uma reivindicao de natureza trabalhista, nunca para buscar o atendimento de reivindicaes polticas e outras. Por outro lado, o art. 9., 1, da mesma Constituio dispe: 1. "A lei definir os servios ou atividades essenciais e dispor sobre o atendimento de necessidades inadiveis da comunidade". Nota-se que este pargrafo, condiciona o exerccio do direito de greve em servios ou atividades essenciais ao atendimento das necessidades inadiveis da comunidade. Assim, deve entender -se que, nesses servios ou atividades, um mnimo tem de continuar em funcionamento, a fim de possibilitar o atendimento de necessidades essenciais. O 2o do referido artigo nono declina que "Os abusos cometidos sujeitam os responsveis s penas da lei". Na obra clssica sobre o assunto, Josserand ensina que "o abuso consiste... em pr o direito a servio de fins ilegtimos, porque inadequados sua misso social". "Deve ser salientado que quase unnime nas constituies que asseguram o direito de greve, exatamente pela preocupao com os danos que as paralisaes causam interesses comuns e a tranqilidade pblica, a restrio de que a lei ordinria estabelecer limites, providncias, garantias e requisitos para o exerccio". A lei 7.783, de 28 de junho de 1989, regula o direito de greve, restringindo aos empregados o exerccio do direito (arts. 1 e 17).

O art. 2, da citada lei dispe: "considera-se legtimo exerccio do direito de greve, a suspenso coletiva, temporria e pacfica total ou parcial, de prestao pessoal de servios empregados". Verifica-se, que a greve legitima a paralisao coletiva do trabalho. Durante este perodo, somente o vnculo contratual permanece, no gerando qualquer efeito executivo. Em decorrncia, no devida nenhuma remunerao ao empregado (suspenso do contrato de trabalho). Segundo o art. 3 da mesma lei, a deflagrao da greve est condicionada ao malogro das negociaes realizadas com o objetivo de obter a celebrao da Conveno ou Acordo Coletivo de Trabalho ou verificada a impossibilidade de via arbitral. Os arts. 8 e 14 da Lei n 7.783/89 estabelecem que a justia do Trabalho, por iniciativa de qualquer das partes ou do Ministrio Pblico do Trabalho, ao julgar o dissdio coletivo, decidir:
y y y

Sobre a legalidade ou ilegalidade da greve, sem prejuzo de exame do mrito das reivindicaes; Sobre a cessao da greve, se antes no resolvida por conciliao das partes ou por iniciativa da entidade sindical; Declarada a ilegalidade, o Tribunal determinar o retorno ao trabalho.

5- PROCEDIMENTO DE GREVE
A cessao coletiva do trabalho, inicia-se com uma tentativa de negociao. A lei no autoriza a paralisao, sem a prvia tentativa de negociao. A greve deliberada em assemblia geral convocada pela entidade sindical e de acordo com as formalidades previstas no seu estatuto. Na falta de entidade sindical a assemblia ser entre os trabalhadores interessados, que constituiro uma comisso para represent-los, inclusive se for o caso, perante a justia do trabalho. No lcita a greve surpresa. O aviso ao empregador, deve ser realizado com antecedncia mnima de 48 horas, ampliadas para 72 horas nas atividades essenciais. Nestas, obrigatrio o anncio da greve para conhecimento dos usurios com a mesma antecedncia. Considera-se atividades essenciais: a) tratamento e abastecimento de gua, produo e distribuio de energia eltrica, gs e combustveis; b) assistncia mdica e hospitalar; c) distribuio e comercializao de medicamentos e alimentos; d) funerrios; e) transporte coletivo; f) captao e tratamento de esgoto e lixo; g) telecomunicao; h) guarda, uso e controle de substncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares; i) processamento de dados ligados a servios essenciais; j) controle de trfego areo; l) compensao bancria.

6- GARANTIAS DOS GREVISTAS


So assegurados aos grevistas durante a greve: o emprego de meios pacficos de persuaso; a arrecadao de fundos, bem como, a livre divulgao do movimento. As empresas no podem frustrar a divulgao do movimento, assim como, adotar meios que forcem o empregado a comparecer ao trabalho. Os grevistas no podem proibir o acesso ao trabalho daqueles que quiserem faz-lo. Ainda, vedada a resciso do contrato de trabalho durante a greve no abusiva, da mesma forma que contratar trabalhadores substitutos.

Os salrios e demais obrigaes trabalhistas relativas ao perodo grevista sero regulados por acordo com o empregador. Ou seja, trata-se, a princpio, de hiptese suspensiva dos contratos de trabalho, mas, por fora da negociao que pr fim a greve, h a possibilidade de sua tranformao em interrupo contratual (hiptese em que, embora no tenha havido prestao de servios, h obrigaes por parte do empregador).

7- GARANTIAS DOS EMPREGADORES


O empregador tem o direito de saber antecipadamente sobre a futura paralisao na empresa. No havendo acordo, assegurado ao empregador, enquanto perdurar a greve, o direito de contratar diretamente os servios necessrios para esse fim. Cabe ainda, contar com os servios dos no grevistas. Durante a greve, o sindicato ou a comisso de negociao, manter em atividade equipes de empregados com o propsito de assegurar os servios cuja paralisao resultar em prejuzo irreparvel. vedado a paralisao dos empregadores com o objetivo de frustrar negociao ou dificultar o atendimento de reivindicaes dos respectivos empregados ,"locaute".

CONSIDERAES FINAIS
Tem-se que a greve no um simples direito fundamental dos trabalhadores, mas um direito fundamental de natureza instrumental e desse modo se insere no conceito de garantia constitucional. A greve um recurso legtimo a que o sindicato pode recorrer, sempre que houver impasse nas negociaes coletivas. Porm, mesmo que legal, no poder ser indefinida, mas temporria, posto que no um fim em si mesma, mas uma forma de presso. Como um movimento de presso contra o empregador, visando obteno de melhores condies de trabalho e de salrio intolervel como desobedincia ao Estado ou a um de seus poderes, a permanncia dos trabalhadores paralisados, constitui abuso do direito de greve e est sujeito penalizao. Sabe-se que a lei 7.783 uma lei ordinria federal que regula o direito de greve em geral, as atividades essenciais e a prestao de servios inadiveis comunidade. Portanto, passa a ser aplicvel aos servidores pblicos, pelo fenmeno da recepo ou eficcia construtiva da norma constitucional, diante da compatibilidade vertical formal-material com a Carta Federal. Logo, a eficcia da norma do art.37, VII, da Constituio, no depende mais de uma normatividade ulterior, passando, assim, a ser plena a sua operatividade. Dispensvel o apelo ou futura interferncia do legislador para aperfeioar a aplicabilidade da norma constitucional. No mais necessria a edio de uma norma para solucionar o problema, antes detectado, da eficcia limitada, porque a eficcia integral da norma constitucional no est mais na dependncia da lei integrativa da vontade do legislador constituinte.

Вам также может понравиться