Вы находитесь на странице: 1из 52

ESCOLA BSICA INTEGRADA C/ J.I.

DE AMARELEJA

Plano de Segurana e Emergncia


PREVENO/EVACUAO

Maio de 2006

Plano de Emergncia

NDICE Plano de Emergncia 1. Introduo. 2. Objectivos 3. Aspectos fsicos 3.1. Identificao do Estabelecimento de Ensino 3.2. Localizao Geogrfica da Vila de Amareleja 3.3. Localizao Geogrfica da E.B.I./J.I. de Amareleja 3.4. Enquadramento de Edifcios e Espaos Livres..... 3.5. Descrio das Instalaes 3.6. Identificao das Fontes de Energia . 4. Aspectos Humanos .. 4.1. Populao Escolar 4.2. Perodos de Funcionamento da Escola 5. Identificao de Riscos .... 5.1. Riscos Internos 5.2. Riscos Externos ... 6. Levantamento de Meios e Recursos 6.1. Equipamento de Primeira Interveno ..... 6.2. Sistemas de Iluminao e Sinalizao ..... 6.3. Meios de Alarme e Alerta 6.4. Diversos 7. Estrutura Interna de Segurana 7.1. rgo de Comando 7.2. Equipas de Interveno 7.3. Regime de Substituies... 7.4. Organigrama 8. Plano de Evacuao 9. Instrues Particulares e Especiais do Plano de Evacuao ... 10. Plantas e Mapas 11. Riscos Externos 12. Contactos Anexo A - Plano de Evacuao da Escola.... 1. Introduo 2. Aspectos Gerais 3. Desenvolvimento do Plano 4. Normas Prticas Gerais 5. Atribuies Particulares e Sectoriais 5.1. Professores 5.2. Funcionrios, Auxiliares de Aco Educativa e Administrativa . 5.3. Alunos .. Instrues Gerais para os Exerccios de Evacuao Normas Gerais de Evacuao .. Instrues Particulares Cozinha ... Laboratrios............................................................................................................................. 1 E.B.I./J.I. de Amareleja

3 4

5 9 10

11 12 13 15

16

18

19

20 21

22 23 24 27 29 31 32

Plano de Emergncia Termoacumuladores Quadro Elctrico . Instrues Especiais Como utilizar um extintor ... O que fazer em caso de sismo . O que fazer em caso de acidentes com gs . O que fazer em caso de acidentes com electricidade .. Procedimentos a adoptar em caso de ameaa de bomba . Anexo B Organigrama ... Organigrama - Estrutura Interna de Segurana....... Anexo C Plantas e Mapas .. Anexo D Riscos Externos ... Anexo E Contactos . 34 35 37 38 41 43 44 45 46 47 48 49

2 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

Plano de Emergncia
1. Introduo. A crescente preocupao por parte das populaes, nomeadamente da populao escolar, com as questes de segurana, quer individual, quer colectiva, impe informao sobre as atitudes mais adequadas, no caso de ocorrerem situaes de risco. Neste sentido, a construo de um Plano de Emergncia adaptado nossa realidade escolar, permitir prevenir e planear atempadamente as situaes que possam pr em causa pessoas e bens, consciencializar toda a comunidade escolar da importncia da aquisio de hbitos de segurana, sistematizar um conjunto de regras e normas de procedimento de forma a reduzir, ao mnimo possvel, os efeitos de acidentes ou catstrofes que possam vir a acontecer, gerindo racionalmente os recursos disponveis e criando condies para evacuaes ordenadas.

2. Objectivos. O principal objectivo do Plano de Emergncia o de facultar escola um documento orientador, com normas de actuao dos vrios sectores em situao de emergncia, dotando a escola de um nvel de segurana eficaz. Atravs da sua activao procurar-se-o desenvolver as aces operacionais mais eficazes tendo em vista responder, no mais curto espao de tempo, a uma situao de emergncia, garantindo a salvaguarda de pessoas e bens. Para alm disso, tentar-se- repor, tanto quanto possvel, a normalidade nas reas mais afectadas da escola para que se consiga um regresso rpido vida escolar habitual. Contudo, estes objectivos tambm passam pela sensibilizao dos professores, alunos e funcionrios para a necessidade de conhecerem e adaptarem medidas de auto-proteco em caso de acidente e para a urgncia de rotinar procedimentos de segurana, pelo que toda a populao escolar dever ser corresponsabilizada no cumprimento das normas de segurana.

3 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

3. Aspectos Fsicos. 3.1 Identificao do Estabelecimento de Ensino. Escola: E.B.I./J.I. de Amareleja Morada: Largo das Flores, s/n 7885-068 Amareleja Freguesia: Amareleja Concelho: Moura Distrito: Beja Telefones: 285980100 285980101 285092627 Fax: 285980108 E-mail: info@ebi-amareleja.rcts.pt E-mail: secretaria@ebi-amareleja.rcts.pt Delegada para a Segurana: Marlia E. F. Caetano M. Duarte Contactos: 285982226 - 962594718

3.2 Localizao Geogrfica da Vila de Amareleja. - Planta n1 (em anexo) 3.3 Localizao Geogrfica da E.B.I./J.I. de Amareleja - Planta n2 (em anexo) A E.B.I./J.I. de Amareleja, face sua situao geogrfica relativamente vila, tem um enquadramento razovel em relao aos pontos de referncia, em caso de emergncia. O acesso ao exterior feito atravs de dois portes; um com sada para a Rua das Ferrarias e outro (o principal) com sada para o Largo das Flores, que fica no encontro de quatro ruas: a Travessa das Flores, a Rua Nova das Flores, a Rua das Flores e a Rua Nova de Barrancos. A Extenso de Sade situa-se perto da escola mas os Servios de Atendimento Permanente do Centro de Sade, bem como o Quartel dos Bombeiros, a Cmara Municipal e a Polcia so em Moura, a uma distncia de 27km. O Posto da Guarda Nacional Republicana situa-se entrada da vila, na estrada para vora. Nota: A planta n1 e n2 do-nos uma panormica da localizao da vila e da escola de Amareleja, bem como dos percursos a utilizar, em caso de emergncia, no acesso escola.
4 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

3.4 Enquadramento de Edifcios e Espaos Livres. - Planta n3 (em anexo) A planta n3 fornece o enquadramento geral da escola e dos seus espaos, colocando em relevo o seguinte: - Edifcios Escolares (Bloco A, Bloco B e Pavilho Desportivo); - Localizao das botijas de gs; - Entrada geral da gua; -Vias de circulao interna para viaturas de socorro; - Posto Transformador (elctrico); - Bomba de gua; - Portaria; - Portes de entrada; -Ponto(s) de encontro/concentrao da populao escolar.

3.5 Descrio das Instalaes. A E.B.I./J.I. de Amareleja tem trs edifcios distintos: O edifcio principal (Bloco A), com dois pisos. No primeiro piso (r/c): - Planta n4 (em anexo) P.B.X. Quadro elctrico geral (1); Quadros elctricos parciais (4); Secretaria; Reprografia; S.A.S.E; Gabinete do Conselho Executivo; Sala de reunies, contgua ao gabinete do Conselho Executivo; Sala de professores; Elevador; Casa da mquina; Gabinete mdico; Arrecadaes (diversas);
5 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

- Sanitrios masculinos e femininos (diversos); - Sanitrios para deficientes; - Jardim de Infncia (Ensino Pr-Escolar) com trs salas de aula, uma sala de reunies, sanitrios (adultos e alunos) e uma arrecadao; - Sala de Educao Visual e Tecnolgica (E.V.T.), sala 2, com arrecadao; - Laboratrio, sala 1, com arrecadao; - Espaos de convvio de alunos; - Bufete, com arrecadao; - Sala de convvio dos Auxiliares de Aco Educativa; - Papelaria, com arrecadao; - Vestirio; - Refeitrio; - Cozinha, com sala de convvio, sanitrios e despensa.

No segundo piso (1 andar): - Planta n5 (em anexo) Sala 3; Sala 4; Sala 5; Sala 6; Sala 7; Sala 8; Sala 9, com arrecadao; Sala 10, com arrecadao; Sala 11; Elevador; Sala 12 A (gabinete de trabalho); Sala 12 B (gabinete de trabalho); Sala 13 (informtica); Biblioteca. Centro de Recursos Educativos; Sala 14; Sala 15 (informtica); Sala 16; Quadros elctricos parciais (2).

6 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

O Bloco B, com dois pisos. No primeiro piso (r/c): - Planta n6 (em anexo) Sala 17; Sala 18; Sala 19; Sala 20 (Educao Musical); Sala 21; Sala 22; Sanitrios masculinos e femininos; Arrecadao; Quadro elctrico geral do Bloco B.

No segundo piso (1 andar). - Planta n7 (em anexo) Sala 1 Sala 2 Sala 3 (Gabinete de trabalho). Sala 4 Sala 5 Sala 6 Sala 7 Sala 8 Quadro elctrico parcial.

1 Ciclo do E.B.

7 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

O Pavilho Gimnodesportivo. - Plantas nos 8 e 8-A (em anexo) - Sanitrios para deficientes; - Sanitrios e balnerios masculinos e femininos; - Sala de trabalho com sanitrios e balnerios; - Pavilho desportivo; - Ginsio; - Arrecadao com bomba de gua do furo artesiano e respectivo quadro elctrico; - Termoacumulador.

8 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

3.6 Identificao das Fontes de Energia. Tipo de Equipamento Quadro Geral da Electricidade Localizao Edifcio Principal Entrada (lado direito), junto do P.B.X. Edifcio Principal (Bloco A): Primeiro piso (r/c): - Em frente sala de professores. - Junto entrada do Jardim de Infncia. - Cozinha (perto da porta de sada). - Dentro da sala 2 - Bufete - entrada da cozinha Segundo piso (1 andar): - sada/entrada do elevador. Quadro Parcial da - Junto arrecadao da sala n9. Electricidade - Sala n13 (interior, perto da porta). Bloco B: Primeiro piso (r/c): - Entrada (esquerda). Segundo piso (1 andar): - Em frente escada. Pavilho Gimnodesportivo: - Entrada (esquerda). - Dentro da arrecadao. - Portaria Cozinha: em espao prprio localizado no exterior. Botijas de Gs Balnerios: em espao prprio localizado no exterior. Cozinha: em espao prprio localizado no exterior. Balnerios: em espao prprio localizado no Termoacumuladores exterior. Bloco A: perto do laboratrio, com porta para o exterior. Bar: no interior. Exterior Junto ao porto principal (lado Entrada Geral da gua direito). Contador da luz Portaria (interior). Nota: Estes equipamentos esto referenciados nas plantas, desde a n3 at n8.
9 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

4. Aspectos Humanos. 4.1 Populao Escolar. A E.B.I./J.I. de Amareleja um estabelecimento de educao e ensino pblico, uma Escola Bsica Integrada que integra o Ensino Pr-Escolar, o 1, o 2 e o 3 Ciclos do Ensino Bsico.

Nmero de Professores e Funcionrios no Ano Lectivo 2005/2006

Funcionrios Administrativos

Auxiliares de Aco Educativa

Ajudantes de Cozinha

Professores

cozinheiras

Guardas Nocturnos 2 Total 98

65

16

Nmero de Alunos no Ano Lectivo 2005/2006


Ens. Pr-Escolar 1 Ciclo do E.B. 2 Ciclo do E.B. 3 Ciclo do E.B.

69

123

134

190

Total 516

Nota: Todos os anos lectivos estes nmeros tero que ser ajustados s novas realidades.

4.2 Perodos de Funcionamento. A E.B.I./J.I. de Amareleja funciona de Segunda a Sexta-Feira, entre as 8h 30m e as 17h 30m, nos perodos de actividade lectiva, de acordo com o calendrio anualmente fixado. No entanto, a escola abre s 8h e existe actividade extra lectiva at s 23h.

10 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

5. Identificao de Riscos. 5.1 Riscos Internos. A E.B.I./J.I. de Amareleja tem uma estrutura de beto armado com pavimentos de mosaicos nos corredores, sanitrios e arrecadaes do Bloco A e Pavilho Gimnodesportivo, Cozinha, Refeitrio, Bufete e em todo o Bloco B, pisos em madeira nos restantes espaos e salas de aula do Bloco A e material sinttico no pavimento do Pavilho Desportivo e Ginsio. Alguns tectos tm revestimento de cortia (inclusivamente o do Bufete e do Refeitrio, bastante inflamveis) e outros so em cimento. Locais Especficos (internos): Escola: Toda a escola est em risco de infiltraes (ao princpio aparecia gua na caixa do elevador) por estar a um nvel inferior ao da rua e perto (contgua) de um barranco que poder, em alturas especficas, encher. Cozinha: Tem equipamentos elctricos, fornos e foges a gs e serra de corte, com todos os riscos inerentes sua utilizao e existncia. Jardim de Infncia: No tem sada directa para o exterior. A porta de entrada para do J.I. (salas de aula, sanitrios, arrecadao e sala de reunies) est em frente sala de E.V.T. e ao laboratrio, no mesmo corredor, e qualquer sada s se pode fazer pela referida porta. Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos e Sala de Informtica: Contm muito material informtico. Nota: Todas as portas abrem para dentro.

11 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

5.2 Riscos Externos. Quanto aos riscos de origem natural, a vila de Amareleja fica situada numa zona de risco ssmico de grau VII e VIII na escala de Mercalli Modificada (grau VII muito forte e grau VIII ruinoso). Anexo D de referir que a linha de gua, contgua escola, o Barranco de Vale de Juncos, um esgoto parcialmente coberto, que em alturas pontuais est sujeito a cheias e numa das suas margens foi construdo um caminho pedonal de acesso escola. Quanto aos riscos de origem tecnolgica, no existem nas proximidades da escola quaisquer instalaes que possam constituir riscos acrescidos depsitos de combustvel, fbricas ou instalaes de produtos qumicos, etc. Existem perigos, no que respeita ao trnsito que, em determinadas horas do dia, nomeadamente entrada dos alunos no perodo da manh, no perodo do almoo e sada no perodo da tarde, por haver uma grande concentrao e movimentao de automveis entrada principal da escola.

6. Levantamento de Meios e Recursos. Como meios e recursos deveremos considerar todos os equipamentos existentes na escola, os quais, numa situao de emergncia, permitiro s equipas intervirem, numa 1 fase, com vista a evitar uma catstrofe ou a minimizar os seus efeitos.

12 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

6.1 Equipamento de Primeira Interveno: a) Bocas de Incndio:

Edifcio Principal Bloco A 1 Piso (r/c)

Quantidade 1

Localizao Refeitrio Cozinha (junto ao vestirio/reprografia) Papelaria (junto ) Sala n2 (junto ) Sala de Professores (junto )

Bloco A 2 Piso (1 andar)

Bloco B 1 Piso (r/c)

Entrada (junto sala n21)

Bloco B 2Piso (1 andar) Pavilho G.D.

Pavilho Em frente arrecadao Ginsio

Portaria Nota: Estes equipamentos esto referenciados nas plantas, desde a n3 at n8.

13 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

b) Extintores Portteis: Edifcio Principal Quantidade 1 Localizao

Bloco A 1 Piso (r/c)

Cozinha (perto da despensa) Refeitrio ( entrada) Bufete ( entrada, em frente sala dos AAE) Sanitrios Femininos (perto do gabinete do Cons. Exec.) Arrecadao da Secretaria (perto da) P.B.X. (perto do, entrada, ao lado do quadro elctrico) Jardim de Infncia ( entrada)

Bloco A 2 Piso (1 andar) Bloco B 1 Piso (r/c)

Arrecadao da sala n9 (ao lado) Elevador ( sada/entrada) entrada, ao lado esquerdo das escadas.

Bloco B 2Piso (1 andar) Pavilho G.D.

Na parede em frente, ao subir das escadas. Pavilho Entre as WC/ balnerios Ginsio

Portaria Nota: Estes equipamentos esto referenciados nas plantas, desde a n3 at n8.
14 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

c) Marco de gua: No exterior, junto ao Pavilho Gimnodesportivo, na esquina que est virada para o porto da Rua das Ferrarias.

6.2 Sistemas de Iluminao e Sinalizao: A escola possui uma rede de iluminao de emergncia que facilita a evacuao em caso de corte de energia elctrica.
SADA

6.3 Meios de Alarme e Alerta: Em caso de emergncia e de necessidade de evacuao da escola, o alarme ser accionado manualmente. Este alarme convencionado consiste em 10 TOQUES INTERMITENTES, da campainha. No caso de haver, na escola, crianas com deficincia (auditiva ou outras) sero os adultos (professores ou funcionrios), que no momento estejam com essas crianas, os responsveis pela sua evacuao e, por conseguinte, os acompanharo durante o percurso.

6.4 Diversos: A escola tem ao servio 2 Guardas-nocturnos, que asseguram a vigilncia dos edifcios desde as 19h s 8h, com excepo dos fins-desemana.

15 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

7. Estrutura Interna de Segurana. Com esta estrutura pretende-se constituir um sistema interno, a activar quando ocorrer um acidente e que intervir com a finalidade de o controlar, to cedo quanto possvel, de forma a proteger as pessoas e os bens. Esta estrutura , fundamentalmente, composta por pessoas previamente designadas, professores e funcionrios, que, numa situao de emergncia, desempenharo funes operacionais especficas.

7.1 rgo de Comando: a) Delegada para a Segurana Professora Marlia Escria Franco Caetano Martins Duarte, cujas principais funes so: - avaliar eventuais situaes de emergncia e decidir se ou no necessrio efectuar a evacuao das instalaes; - no caso de decidir a evacuao dos edifcios escolares, avisar os coordenadores de piso ou bloco; - dar ordem para que sejam avisados os Bombeiros e Foras de Segurana (PBX); - dar ordem para que sejam efectuados os cortes de energia; - coordenar as aces a desenvolver pelas equipas de interveno; - fornecer as informaes necessrias aos socorros externos; - prestar esclarecimentos aos Encarregados de Educao. b) Coordenador de Piso ou Bloco Funcionrios em servio nos pisos cujas principais funes so: - coordenar e orientar a actuao das equipas de interveno; - ordenar para que sejam efectuados os cortes parciais de energia elctrica e de gs; - verificar se algum ficou retido nas instalaes e informar a Delegada para a Segurana de eventuais anomalias. 7.2 Equipas de Interveno. a) Alarme Funcionria dos Servios Administrativos; _____(1)______ - com a tarefa de: - accionar manualmente a campainha da escola com 10 toques intermitentes. Em caso de ameaa de bomba o toque contnuo, para informar que os alunos devem levar consigo as mochilas.
16 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

b) Alerta Funcionrio de servio ao P.B.X. com as funes de : - avisar os Bombeiros e as outras entidades externas (G.N.R., P.S.P., Centro de Sade, Cmara Municipal) devendo ter os nmeros de telefone actualizados, em local visvel e de fcil acesso. c) 1 Interveno Funcionrios de servio junto ao acidente com as funes de: - se for esse o caso, utilizar os extintores que se encontram distribudos pelos vrios locais da escola, sem colocar em causa a sua integridade fsica ou a de outras pessoas; - caso no consiga dominar a situao, fechar as portas e janelas do compartimento e aguardar a chegada dos Bombeiros. d) Corte de Energia Funcionrios da Portaria, PBX, Cozinha e Balnerios com a tarefa de: - proceder, o mais rpido possvel, ao corte de energia elctrica e de gs. Importante: se houver fuga de gs nunca mexer na electricidade. e) Evacuao Funcionrio____(2)_______ - com as funes de: - controlar a evacuao em colaborao com os Coordenadores de Piso, encaminhando os elementos da comunidade escolar para as sadas; - certificar-se da sada de todos os ocupantes, no permitindo o regresso ao local sinistrado e dirigindo-se para o ponto de concentrao. f) Informao e Vigilncia Funcionrio _____(3)_______ - com a tarefa de : - em estreita colaborao com a Delegada para a Segurana, dirigir-se ao local de acesso a viaturas de socorro e indicar aos Bombeiros o percurso para a zona acidentada, bem como outras informaes sobre o sinistro; - regular a circulao interna de viaturas e de pessoas, mantendo livres os acessos; - no prestar quaisquer declaraes sem a devida autorizao da Delegada para a Segurana.
17 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

g) Concentrao e controlo Funcionrio____(4)______ - com as funes de : - reunir a populao escolar evacuada no ponto de encontro, procedendo sua conferncia junto de professores e alunos; - recolher informao sobre eventuais anomalias e caso se verifiquem (ex.: desaparecidos) avisar, de imediato, a Delegada para a Segurana e os Bombeiros.

7.3 Regime de Substituies. Na eventualidade de indivduos com responsabilidades especficas estarem ausentes, devem ser automaticamente substitudos, de acordo com a seguinte actuao: a) Na ausncia da Delegada para a Segurana, as operaes de evacuao devem ser dirigidas por um membro do Conselho Executivo e, na ausncia destes, pelo funcionrio que estiver a dirigir os Servios Administrativos. b) Na ausncia dos funcionrios (1), (2), (3), (4), sero substitudos por outros a indicar pelo(a) Representante do Pessoal no Docente. 7.4. Organigrama. Anexo B 8. Plano de Evacuao. Anexo A O Plano de Evacuao da escola consta no Anexo A do presente Plano de Emergncia.

18 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

9. Instrues Particulares e Especiais do Plano de Evacuao. As Instrues Especiais e Particulares devero ser afixadas nos respectivos locais a que se referem. As instrues particulares traduzem de forma sintetizada, as responsabilidades das vrias equipas de interveno. Estas informaes dizem respeito s seguintes reas e locais: Particulares - Cozinha - incndio - fuga de gs - incndio - Laboratrio - fuga de gs - derrame - Termoacumuladores - Quadros elctricos Especiais - Como utilizar um extintor - Medidas de auto proteco em caso de sismo - O que fazer em caso de acidente com gs - O que fazer em caso de acidente com electricidade - Procedimento a adoptar em caso de ameaa de bomba

10- Plantas e Mapas. As plantas e mapas de localizao da escola constam do Anexo C. 11- Riscos Externos (sismos). Anexo D. 12 - Contactos. Anexo E.

19 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

ANEXO A Plano de Evacuao da Escola

20 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

Plano de Evacuao da Escola


1. Introduo. O Plano de Evacuao o documento que possibilita escola desenvolver aces de preparao e preveno, tendo em conta o eventual envolvimento numa situao de emergncia. Nele dever ficar definida a forma de organizao e a estratgia a seguir pelos vrios sectores da escola, de modo a responderem eficazmente em caso de evacuao do edifcio escolar. S o conhecimento e o cumprimento de algumas regras pelos vrios sectores da comunidade escolar, acompanhadas da necessria coordenao, garantiro, em caso de emergncia, a eficcia da evacuao. A existncia do Plano de Evacuao no tem significado se este no for testado, atravs de uma ou vrias simulaes por ano lectivo, para que se possam detectar e corrigir eventuais erros.

2. Aspectos Gerais.

O principal objectivo do Plano de Evacuao ser a evacuao do Edifcio Escolar, sem pnico, de modo a que todos saiam rapidamente e de uma forma ordeira, seguindo itinerrios definidos para um local seguro e pr-determinado. Para que tal seja possvel, necessrio que todos conheam perfeitamente o Plano e o tenham treinado vrias vezes, de modo a que numa situao de real emergncia no haja lugar a hesitaes, atropelos ou a descontroles emocionais. Segundo os dados referentes a acidentes e catstrofes, em situao de emergncia, o maior nmero de vtimas deve-se, sobretudo, ao pnico que se gera e no ao acidente propriamente dito.

21 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

3. Desenvolvimento do Plano.

Para uma correcta implementao do Plano de Evacuao, ser necessrio d-lo a conhecer, em pormenor, a todos os seus intervenientes directos e indirectos. Neste sentido, para que todos saibam quais os procedimentos que devem ter no seu desenvolvimento, Prope-se a realizao das seguintes reunies e actividades: a) Reunio com os Directores de Turma. b) Reunio com todos os Funcionrios; Auxiliares de Aco Educativa, Administrativos e outros. c) Reunio com os Delegados e Subdelegados de todas as turmas. d) Evacuao da Escola, com prvio aviso e conhecimento de todos.

4. Normas Prticas Gerais. Para que a evacuao decorra sem problemas, devem ser rigorosamente cumpridas as seguintes normas: a) Ao soar o alarme (toques intermitentes), todos devem comear imediatamente a executar a sua parte do Plano de Emergncia. b) A Portaria da Escola ser imediatamente encerrada. c) Todas as movimentaes de pessoas dentro e fora do edifcio devero ser executadas, em passo rpido, mas sem correr. d) Ao sair do edifcio dever-se- ter sempre bem presente que o importante evacuar as pessoas e no os bens, pelo que ningum se dever preocupar com livros, papis, roupas, etc. Apenas os Professores devero levar os Livros de Ponto, das turmas evacuadas, para posterior controlo.

22 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

e) A sada da sala de aula processar-se- segundo o percurso assinalado no interior de cada sala (em impresso prprio colocado na porta) e seguindo as placas de sinalizao at porta de sada respectiva.

5. Atribuies Particulares e Sectoriais. 5.1 Professores: a) Marcar sempre as faltas no incio das aulas. b) Em situao de emergncia, ser o protagonista no que respeita calma e ordem, evitando o pnico e descontroles emocionais. c) Abrir as janelas, excepto em caso de incndio. d) A sada da sala de aula ser feita com disciplina, por filas, sendo o professor o ltimo a sair. A 1 fila de alunos a sair ser sempre a do lado da porta. e) Ao sair da sala, o professor ter de se fazer acompanhar pelo respectivo Livro de Ponto. Caso algum aluno tenha ficado para trs, durante a evacuao, comunicar imediatamente o facto equipa de emergncia. f) Sempre que na sala exista algum aluno com dificuldades motoras, ou outras deficincias, caber ao Professor e ao Delegado de Turma (ou ao Subdelegado), a tarefa de o auxiliarem no processo de evacuao. g) Aps a completa evacuao da sala, fechar a porta e afixar/escrever no lado de fora com giz (ou outro material) um E, como sinal de que est totalmente evacuada. h) As turmas devero deslocar-se nos corredores, junto parede do lado da sua sala, sempre que for possvel. i) Uma vez no exterior, deve deslocar-se para o ponto de concentrao respectivo, acompanhado de todos os alunos, e a dever permanecer at ordens em contrrio, verificando se esto presentes todos os alunos.
23 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

5.2 Funcionrios; Auxiliares de Aco Educativa e Administrativa 5.2.1 Funcionrios de Piso: a) Aquando da evacuao da escola, tero obrigatoriamente de se fazer acompanhar pelos horrios das salas que correspondem sua zona de actuao. b) S podero abandonar o edifcio quando todos os professores e alunos da sua zona tiverem sado. c) Uma vez no exterior do edifcio, dirigir-se-o para o ponto de encontro respectivo, verificando se l se encontram todos os professores em servio no seu sector. 5.2.2 Funcionrio de servio na Portaria: a) Assim que seja confirmada a ocorrncia do acidente deve fechar de imediato a Portaria da escola. b) Manter-se sempre no seu posto (ou algum que o substitua), no permitindo quaisquer entradas ou sadas, excepo das Foras de Socorro e Segurana. c) Em caso algum prestar informaes sobre o que se est a passar, a menos que receba indicaes superiores nesse sentido. 5.2.3 Funcionrio de Servio ao PBX: a) Alertar de imediato os Bombeiros Voluntrios. b) Alertar os Servios de Sade, se a situao assim o exigir. c) Manter-se no posto de trabalho, a menos que a sua integridade fsica seja posta em causa. d) Em caso algum prestar informaes sobre o que se est a passar, a menos que receba indicaes superiores nesse sentido.

24 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

5.2.4 Funcionrios da Cozinha e Refeitrio: a) Devem manter destrancado o porto de sada para o exterior. b) Fechar as vlvulas de gs do seu sector. c) Desligar o quadro elctrico. d) Desligar imediatamente todos os equipamentos que se encontrem a funcionar. e) Devem manter-se junto s sadas do edifcio, colaborando para que a evacuao se faa dentro da melhor ordem. f) S podero abandonar o edifcio quando no se encontrar ningum no refeitrio. g) Uma vez no exterior do edifcio, dirigir-se-o para o ponto de encontro e a permanecero at ordens em contrrio, verificando se l se encontram todos os seus colegas de sector. 5.2.5 Funcionrios do Bufete: a) Deve manter destrancado o porto de sada para o exterior. b) Fechar de imediato as vlvulas de gs. c) Desligar o quadro elctrico. d) Desligar imediatamente todos os equipamentos que se encontrem a funcionar. e) Devem manter-se junto s sadas do edifcio, colaborando para que a evacuao se faa dentro da melhor ordem. f) S podero abandonar o edifcio quando no se encontrar ningum no bufete e na sala de convvio dos alunos. g) Uma vez no exterior do edifcio, dirigir-se-o para o ponto de encontro e a permanecero at ordens em contrrio, verificando se l se encontram todos os seus colegas de sector.

25 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

5.2.6 Funcionrios de Servio ao Pavilho Gimnodesportivo: a) Desligar o quadro elctrico. b) Manter-se junto s respectivas portas de sada de emergncia, colaborando para que a evacuao se processe dentro da melhor ordem. c) Verificar se no se encontra ningum nos balnerios, sanitrios, pavilho e ginsio em funcionamento. d) S podero abandonar o edifcio quando no se encontrar ningum no seu sector.

5.2.7 Restantes Funcionrios, Auxiliares de Aco Educativa e Administrativos: 5.2.8 a) Abrir completamente as portas de sada do edifcio. (As chaves esto no PBX). b) Manter-se junto s portas de sada e patamares de escadas, colaborando para que a evacuao se faa dentro da melhor ordem. c) Uma vez no exterior do edifcio, devem dirigir-se para o respectivo ponto de concentrao e a permanecer at ordens em contrrio, verificando se l se encontram todos os colegas que estavam no local de trabalho. 5 .2.8 Outros Colaborarem para que a evacuao se processe dentro da melhor ordem. Uma vez no exterior do edifcio, dirigir-seo para o ponto de encontro e a permanecero at ordens em contrrio.

26 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

5.3 Alunos: a) Compete-lhes a evacuao rpida e ordeira das salas, acatando as instrues que lhes sejam transmitidas. b) No interior da sala de aula, ao aluno mais prximo da porta compete abrir automaticamente a mesma, quando soar o sinal de alarme. c) Os alunos, nas suas salas, ao som do alarme, devem abandonar os seus livros e restante material (menos em caso de toque contnuo que devem fazer-se acompanhar das mochilas ou malas dos livros) e evacuarem a sala por filas sucessivas, a comear pela que se encontra mais prxima da porta. O seu andamento deve ser rpido e ordeiro - no devem correr. d) Os alunos devem conhecer bem o trajecto que conduzir cada turma para a sada de emergncia, indicada na porta da sala de aula. e) Ao Delegado de Turma (ou ao Subdelegado) e ao professor compete conduzir e acompanhar os alunos atravs dos corredores e escadas, encaminhando-os para o local de encontro no exterior. f) Cada turma dever, preferencialmente, deslocar-se pelos corredores junto parede do lado da sala. g) No ponto de encontro, o Delegado (ou o Subdelegado) dever ajudar o professor a controlar a presena de todos os elementos.

27 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

INSTRUES GERAIS PARA OS EXERCCIOS DE EVACUAO

28 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

NORMAS GERAIS DE EVACUAO

Ao soar o alarme (toques intermitentes ou toque contnuo), todos devem comear imediatamente a executar a sua parte do Plano de Emergncia. A Portaria da escola ser imediatamente encerrada. Todas as movimentaes de pessoas dentro e fora do edifcio devero ser executadas em passo rpido mas sem correr e sem atropelos. Ao sair do edifcio dever-se- ter sempre bem presente que o importante evacuar as pessoas e no os bens, pelo que ningum se dever preocupar com livros, papis, roupas, etc. Apenas os professores devero levar os Livros de Ponto das turmas evacuadas para posterior controlo.
A sada da sala de aula processar-se- segundo o percurso

assinalado no interior de cada sala (em impresso prprio colocado na porta) e seguindo as placas de sinalizao at porta de sada respectiva.

A Proteco comea com a Informao

29 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

INSTRUES PARTICULARES

30 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

Cozinha
Se ocorrer um INCNDIO
Avise a pessoa mais prxima. Feche o gs na vlvula de corte geral (ao lado direito da porta de sada). Utilize o extintor instalado, de acordo com as instrues de actuao. Corte a corrente elctrica no quadro parcial e relativo a esta rea. Caso no consiga dominar a situao, feche as portas e janelas e comunique imediatamente o acidente direco da escola.

Se ocorrer uma FUGA DE GS


Desligue a vlvula. No faa lume. No accione nenhum interruptor. Abra as portas e janelas. Abandone o local. Comunique o acidente direco da escola.

31 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

LABORATRIOS

Se ocorrer um INCNDIO

Actue sobre o foco de incndio, com o meio de extino adequado, de acordo com o seguinte quadro:
FOGO Matrias Slidas AGENTE EXTINTOR gua, manta Kevlar ou extintor instalado. Extintor instalado. NUNCA utilizar gua. Corte da fonte. Extintor instalado. Areia seca ou extintor instalado. Corte da instalado. corrente. Extintor

Lquidos ou Slidos Liquefeitos

Gases Metais Material Elctrico

Caso no consiga dominar a situao:

Feche as portas e janelas. Comunique imediatamente o acidente direco da escola Abandone a sala.

32 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

LABORATRIOS

Se ocorrer uma FUGA DE GS

Feche as vlvulas de segurana. Areje a sala, abrindo portas e janelas. No acenda fsforos ou isqueiros, nem accione interruptores. Comunique o acidente imediatamente direco da escola. Abandone o laboratrio.

Se ocorrer um DERRAME

Recolha ou neutralize a substncia derramada, de acordo com as instrues recomendadas. Se se tratar de um cido ou outro produto corrosivo, deve lavlo imediatamente com gua.

33 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

Termoacumulador

Normas de Actuao

Cortar a corrente antes de abrir as tampas dos termostatos e no ligar novamente sem as tampas estarem colocadas. Se houver descarga na vlvula de segurana ou a gua sair demasiado quente, chamar de imediato os servios tcnicos. Cortar a energia elctrica quando o alarme tocar e chamar os servios tcnicos. Se o termostato de segurana disparar, no o ligar de novo sem consultar os servios tcnicos.

A Proteco comea com a Informao

34 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

QUADRO ELCTRICO

Medidas Preventivas

Verificar regularmente o funcionamento, promovendo de imediato as reparaes necessrias pr pessoal habilitado. Proceder substituio das chapas de identificao dos disjuntores sempre que necessrio. Manter desobstrudo o acesso aos quadros, no permitindo a acumulao de objectos combustveis nas suas proximidades.

Em caso de INCNDIO

Atacar o incndio com extintores existentes no local, sem correr riscos. Nunca utilizar gua ou outros agentes base de gua (espumas). Caso no consiga extinguir o incndio, abandonar o local, fechando as portas.

A Proteco comea com a Informao

35 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

INSTRUES ESPECIAIS

36 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

Como utilizar o extintor?


Dirigir o jacto para a base das chamas.

Aproximar-se do foco de progressiva e cautelosamente.

incndio

Varrer, lentamente, toda a superfcie incendiada.

No caso do combustvel ser lquido, evitar uma presso muito forte na sua superfcie, impedindo o alargamento da rea afectada,

No avanar seno quando estiver seguro de que o fogo no o envolver pelas costas.

Vento

Actuar sempre no sentido do vento.

Dar por terminada a actuao s depois de se assegurar de que o fogo no se reacender.

37 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

Medidas de auto-proteco que se devem cumprir, antes, durante e depois de um SISMO As principais causas de acidentes pessoais quando ocorre um sismo so: Desmoronamento total ou parcial dos edifcios; Actuao humana precipitada devido ao pnico; Incndios, agravados normalmente por falta de gua e por dificuldade nos acessos; Queda de mveis, candeeiros e outros objectos; Queda de cabos de energia elctrica; Vidros partidos. Medidas de auto-proteco para minimizar os efeitos dos sismos: Antes do Sismo: Ter sempre mo uma lanterna elctrica, um transstor porttil e pilhas de reserva para ambos, bem como um extintor de incndios e um estojo de primeiros socorros. Preparar a escola de forma a facilitar os movimentos, libertando os corredores. Identificar os locais que oferecem maior segurana na escola e indic-los aos alunos, professores e funcionrios. Colocar os objectos pesados, ou de grande volume, no cho ou nas estantes mais baixas. Preparar professores e funcionrios para saberem desligar a electricidade e cortar a gua e o gs.

38 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

Durante o Sismo: Manter a serenidade a acalmar as outras pessoas No correr para a rua. As sadas e escadas podem estar obstrudas. Nunca utilizar os elevadores. Ficar afastado de janelas, espelhos, candeeiros ou mveis. Proteger-se no vo de uma porta interior, no canto de uma sala, debaixo de uma mesa ou secretria. Contar alto e devagar at 50. Na rua: Dirigir-se para um local aberto com calma e serenidade. No correr nem andar a vaguear pelas ruas. No ir para casa enquanto durar o sismo. Afastar-se dos edifcios, sobretudo dos velhos, altos e isolados, dos postes de electricidade e de outros objectos que possam cair. Ficar afastado de taludes ou muros que podem desabar e de praias e margens de rios (pode ocorrer uma onda gigante - tsunami). Numa viatura: " Parar a viatura afastada de edifcios, muros, taludes, postes e cabos de alta tenso e permanecer dentro dela. Depois (nos primeiros minutos): Manter a calma, no correndo precipitadamente para a escada ou sadas (contar com a ocorrncia de uma possvel rplica). Cortar a gua e o gs. Desligar a electricidade. No acender fsforos nem isqueiros, nem ligar os interruptores (pode haver fugas de gs ou curtos-circuitos). Utilizar a lanterna elctrica. Proteger a cabea e a cara com um casaco, uma manta, um capacete ou outro objecto resistente. Verificar se h incndios e tentar apag-los. Se no se conseguir a extino do fogo alertar os bombeiros.
39 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

Verificar se h feridos para serem socorridos e se forem graves no os remover, a menos que corram perigo. Limpar urgentemente produtos derramados se forem inflamveis ou combustveis (lcool, tintas, etc.). Nas horas seguintes: Cumprir todas as instrues difundidas pelas autoridades atravs dos rgos de Comunicao Social. Estar preparado para outros abalos - rplicas. Se houver pessoas soterradas, informar logo as equipas de salvamento, mas sem precipitao, para no agravar a situao dos feridos e a prpria. Evitar passar por onde haja fios elctricos soltos nem contacto com eles. No beber gua de recipientes abertos sem prvio tratamento. Lembre-se que no deve: Reocupar edifcios com grandes estragos nem se aproximar de estruturas danificadas. Circular pelas ruas para ver o que aconteceu, deixando-as libertas para as viaturas de socorro.

40 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

O que fazer em caso de Acidentes com Gs


O uso do gs como combustvel domstico est generalizado em Portugal. A sua utilizao, contudo, exige o conhecimento e o cumprimento de algumas regras simples, as quais so fundamentais para proteger as instalaes e toda a comunidade escolar nela existente. A segurana comea na instalao dos aparelhos a gs. Devero ser adquiridos apenas os aparelhos que obedeam s Normas Portuguesas ou Europeias e que para o efeito possuam o selo comprovativo; A instalao, reparao e manuteno dever ser sempre confiada a tcnicos de gs devidamente licenciados; As garrafas de gs devero ficar instaladas em locais prprios, construdos em materiais incombustveis e bem ventilados, e sempre que possvel implantados no exterior das instalaes; As garrafas devero ser mantidas em locais afastados de radiadores, tomadas, interruptores e chamas de qualquer combusto; No interior do edifcio devero ser mantidas apenas as garrafas necessrias para os aparelhos de queima.

... e tome especial ateno Nunca monte esquentadores em casas de banho; Nunca instale garrafas de gs propano no interior dos edifcios; Nunca guarde garrafas de gs em caves; Nunca movimente garrafas, mesmo completas ou parcialmente vazias, sem fechar a vlvula de corte do redutor antes de o remover; Nunca deite garrafas com gs (coloque-as sempre com o redutor para cima).

Habitue-se a cumprir as regras de segurana!!! Acenda sempre o fsforo antes de abrir o gs. Peio contrrio, se utilizar um acendedor elctrico abra primeiro o gs, no mnimo, e accione o acendedor depois; Quando acender o forno, coloque-se de lado e no frente ao fogo; Nunca ligue interruptores nem faa lume durante a substituio da garrafa vazia;

41 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

Habitue-se a cumprir as regras de segurana!!! (continuao) Nunca deixe os aparelhos de queima em funcionamento quando tiver que se ausentar, pois o derramamento de lquidos pode apagar os queimadores mantendo-se, contudo, a libertao do gs; Feche as vlvulas de segurana do contador ou de corte do redutor da garrafa sempre que os aparelhos no estejam em uso ou se ausente de casa; Nunca pendure objectos dos tubos de alimentao.

Em caso de fuga de gs... Sempre que suspeite, ou tenha a certeza, da existncia de uma fuga de gs, adopte os seguintes procedimentos de segurana: Feche as vlvulas de segurana do contador ou de corte do redutor da garrafa; No fume, no faa lume e apague quaisquer chamas; No provoque fascas ou incandescncia de qualquer material; No accione interruptores; No ligue nem desligue os aparelhos elctricos das tomadas; Ventile a habitao, abrindo todas as portas e janelas; Remova para o ar livre qualquer garrafa de gs com suspeita de fuga; Nunca use chamas para localizar fugas e chame os Bombeiros ou os tcnicos de gs da sua rea.

E se houver um incndio na instalao? A regra geral de combate a um fogo de gs cortar a alimentao do combustvel logo que possvel em condies de segurana. prefervel deixar arder uma fuga de gs e extinguir-lhe a chama originando uma nuvem de gs remanescente e correndo o risco de criar uma atmosfera explosiva; Se, apesar das aces que tomou, o fogo aumentar, tenha cuidado em sair a tempo e fechar a porta.

No arrisque a sua vida!


42 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

O que fazer em caso de Acidentes com Electricidade


Perigos para o Homem Convulses, contraces musculares, podendo ficar "agarrado" ao condutor; Contraces irregulares do corao (fibrilhao), com possvel morte; Paragem cardaca; Paragem respiratria ou asfixia; Queimaduras.

Medidas de Preveno As peas ou condutores em tenso devero estar a uma distncia suficientemente segura; Devero ainda, estar resguardadas por obstculos que lhes impeam o acesso: coberturas, painis redes, etc. Ligao terra de mquinas ou aparelhos; Afastar todos os materiais inflamveis ou interpor painis; Instalar estrados isolantes (por exemplo madeira) no piso, junto da mquina ou instrumento; Calado com piso isolante. Procedimentos em caso de Acidente Em caso de electrocusso: - No tocar na vtima e afast-la das pernas das outras pessoas; - Desligar a corrente da ficha, quadro central ou contador. Em caso de incndio: - Utilizar extintores de dixido de carbono (C02); - No usar jactos de gua.

Primeiros Socorros Se a vtima estiver em paragem cardaca respiratria executar ventilao artificial; Se estivar em estado de choque (palidez, suores frios, ansiedade, desmaio) dever: - Deitar a vtima de costas, mantendo-lhe a cabea baixa e elevando-lhe as pernas; - Sosseg-la, confort-la e desapertar-lhe a roupa; -Tapar a vtima com cobertor ou casaco para manter a temperatura do corpo.

Chame sempre o Servio de Emergncia para o sinistrado ser conduzido ao Hospital


43 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

S.R.
MINISTRIO DA ADMINISTRAO INTERNA SERVIO NACIONAL DE PROTECO CIVIL

PROCEDIMENTOS A ADOPTAR EM CASO DE AMEAA DE BOMBA a) Manter a calma e usar da maior precauo; b)Manter o informador o mximo tempo possvel em linha, solicitando-lhe a repetio da mensagem; c)Informar que o edifcio est ocupado, sendo difcil evacu-lo a tempo; d) Informar que a exploso da bomba provocar mortes e ferimentos em pessoas inocentes; e) Tentar o mximo de informaes, tais como: Quando explodir? Onde ir explodir? Qual o aspecto da bomba?

Porqu esta aco?

f) Se for possvel, dever ainda perguntar: Quem est a falar? De onde est a falar? g)Prestar ateno aos rudos de ambiente, tais como: Trfego automvel

Msica Funcionamento de mquinas Conversao Etc,

h) Notar cuidadosamente os seguintes aspectos do informador: Gnero de voz Caractersticas de voz Sotaques Dico Modo de falar Domnio da lngua i)Registar em impresso estas informaes e, se possvel, gravar a conversao; j) Informar de imediato o responsvel pela segurana no seu Estabelecimento de Ensino, sobre os dados recolhidos;
l) Avisar de imediato as Foras de Segurana (GNR ou PSP); m) Evacuar o edifcio sem pnico e sem atropelos; n) No caso de ser encontrado qualquer objecto suspeito, NO MEXER.

44 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

ANEXO B Organigrama

45 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANA ORGANIGRAMA

Chefe de Segurana Professora Marlia E. F. C. Martins Duarte

Coordenador de Piso Os funcionrios que forem designados para o r/c e 1 piso dos Blocos

A e B.

Alarme Funcionrio dos Servios Administrativos

Alerta Funcionrio de Servio ao P.B.X.

1interveno Funcionrio de servio junto ao acidente

Corte de energia Funcionrios da Portaria, P.B.X., Cozinha e Balnerios

Evacuao
Professores, funcionrios, alunos e equipa de apoio a elementos que revelem necessidade de ajuda

Concentrao e controlo Professores, Funconrios e Delegada de Segurana

Informao e Vigilncia Delegada de Segurana

46 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

ANEXO C Plantas e Mapas

47 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

ANEXO D Riscos Externos (Sismos)

48 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

ANEXO E Contactos

49 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

E.B.I./J.I. de Amareleja PORTARIA CONTACTOS


Bombeiros Voluntrios de Moura Centro de Sade de Moura Extenso de Sade de Amareleja Servio Municipal de Proteco Civil (Cmara Municipal de Moura) Servio Distrital de Proteco Civil (Governo Civil de Beja) Nmero de Emergncia para Desintoxicaes

285 250 250 285 254 900 285 982 214 285 250 400

284 320 340 284 310 650 21 795 01 43 112 285 251 203 285 982 259 966 925 249

Nmero Nacional de Emergncia


Polcia de Segurana Pblica Moura Guarda Nacional Republicana Amareleja Ncleo da Escola Segura

50 E.B.I./J.I. de Amareleja

Plano de Emergncia

51 E.B.I./J.I. de Amareleja

Вам также может понравиться