Вы находитесь на странице: 1из 1

G UIO PA RA O S DIRECTORES DE TURMA / PRO FESSO R TITULA R DE TURMA ALUNOS DA EDUCAO ESPECIAL CONSELHO DE TURMA DE AVALIAO

Ano lectivo 2010/2011


Todos os alunos da Educao Especial esto ao abrigo do Decreto-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro e tm um Programa Educativo Individual. Estes alunos beneficiam de adequao do processo de ensino e de aprendizagem que integra medidas educativas que visam promover a aprendizagem e a participao dos alunos. Constituem medidas educativas: Apoio pedaggico personalizado - Artigo 17. Adequaes curriculares individuais - Artigo 18. Adequaes no processo de matrcula - Artigo 19. Adequaes no processo de avaliao - Artigo 20. Currculo especfico individual - Artigo 21. Tecnologias de apoio - Artigo 22.

Em todos os documentos deve constar a situao em que o aluno se encontra. Ex: Aluno ao abrigo do art do Decreto-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro. Na pauta, coloca-se uma alnea a especificar a situao em que o aluno se encontra. No caso do aluno no frequentar uma determinada disciplina, no campo respeitante nota escreve-se uma alnea e a mesma dir o aluno est dispensado da frequncia e avaliao ao abrigo do Decreto-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro. Durante a reunio de Conselho de Turma/Conselho de Docentes de avaliao preenche-se os seguintes documentos: 1- Avaliao/balano do Programa Educativo Individual. Neste documento registam-se: Todas as alteraes efectuadas, no registadas, no Programa Educativo Individual. No caso de no se verificarem alteraes em relao a um determinado item escreve-se nesse item no h alteraes; Ter de ficar registado em acta que para dar cumprimento ao artigo 13 do Decreto-lei 3/2008 de 7 de Janeiro, procedeu-se avaliao do programa educativo individual do aluno X que se encontra ao abrigo da(s) alnea(s) X e Y do referido Decreto-lei, a avaliao do PEI ficar arquivada no processo individual do aluno e ser entregue cpia ao respectivo Encarregado de Educao. 2- A avaliao dos alunos da Educao Especial com CEI registada em impresso prprio, no documento - Registo de avaliao dos alunos com CEI. A ficha referente ao Registo de Avaliao destes alunos est disponvel no server Documentos antigos. Esta deve ser preenchida antes da reunio, por todos os docentes que trabalham com o aluno, Clubes, docentes da Sala de Apoio e docentes do Conselho de Turma que devem fazer a avaliao, tanto quantitativa como qualitativa. Este documento analisado na reunio de avaliao do referido Conselho de Turma. O D.T. deve providenciar no sentido de tirar uma cpia do mesmo que ser entregue ao respectivo Encarregado de Educao.

A coordenadora da Educao Especial

Вам также может понравиться