Вы находитесь на странице: 1из 11

Programa Detalhado da Certificao Profissional ANBID Srie 10

Programa Detalhado da Certificao Profissional ANBID Srie 10 verso 5.1 (Verifique no site da certificao (www.anbid.com.br/cpa) se essa a verso mais atualizada)

Programa Detalhado da Certificao Profissional ANBID SRIE 10


- Verso 5.1

OBJETIVOS DA CPA-10

A CPA10 uma importante parte do Programa de Certificao Continuada da ANBID (Associao Nacional dos Bancos de Investimento), um esforo empreendido pela entidade, pela FEBRABAN (Federao Brasileira das Associaes de Bancos) e pelos profissionais do setor de investimentos para elevar significativamente o nvel de conhecimento e de qualidade do mercado de produtos de investimento. O principal objetivo da CPA-10 a contnua elevao da capacidade tcnica dos profissionais que atuam em agncias e cooperativas de crdito, em contato com o pblico, no processo de comercializao de produtos de investimento. Essa iniciativa, amparada na Resoluo 3.158 do Conselho Monetrio Nacional, instituiu um processo de aferio do conhecimento dos principais aspectos relacionados distribuio desses produtos de investimento. O profissional deve demonstrar conhecimento sobre as principais caractersticas dos produtos de investimento que so ofertados nas agncias bancrias e os padres ticos de comportamento que devem ser adotados no relacionamento com o investidor, de tal forma que os produtos oferecidos satisfaam os desejos do cliente que foi atendido. A ANBID e a FEBRABAN acreditam que esse esforo de modernizao do mercado de capitais - com a disponibilizao de informaes de melhor qualidade sobre os produtos de investimento, em especial, sobre os principais fatores de risco envolvidos e a decorrente melhoria do atendimento ao investidor - resultar em estmulos concorrncia leal, padronizao de procedimentos e adoo das melhores prticas operacionais que aproximaro o mercado de capitais nacional dos mercados das economias mais avanadas. O resultado final desse esforo ser tambm o estmulo ao crescimento da poupana financeira no pas, uma das maneiras de favorecer o crescimento sustentado da economia brasileira.

O CONTEDO DO PROGRAMA DETALHADO


O programa apresentado a seguir coloca em linhas gerais o contedo que estar presente no processo da CPA-10. Ele composto de seis grandes temas: Sistema Financeiro Nacional; tica e Regulamentao; Noes de Economia e Finanas; Princpios de Investimento: Conceitos; Fundos de Investimento e Demais Produtos de Investimento. Os profissionais do mercado financeiro e de capitais indicados pela ANBID e pela FEBRABAN para elaborar esse Programa acreditam que seus respectivos desdobramentos em tpicos, itens e subitens detalham os assuntos, cujo conhecimento pelos profissionais envolvidos na distribuio de produtos de investimento nas agncias bancrias considerado essencial. A ANBID e a FEBRABAN, ao mesmo tempo, assumem o compromisso de revisar periodicamente o Programa Detalhado com a finalidade de incluir novos assuntos, to logo o dinamismo e a evoluo do mercado de capitais venham torn-los relevantes e essenciais. A legislao vigente relacionada distribuio de produtos de investimento, ainda que no explicitada, encontra-se presente, por meio dos conceitos e dos contedos dos diversos temas e tpicos abordados. Nesse contexto, foi considerado mais importante o domnio do conceito envolvido nas converses do que a simples replicao de clculos que so feitos de forma automtica e segura. Assim, no haver necessidade do uso de calculadora para a realizao nos exames de certificao. A ANBID e a FEBRABAN esperam que os participantes desta etapa do Programa de Certificao Continuada partilhem do mesmo entusiasmo sentido por todos os profissionais que participaram da construo desse processo.

Validade e procedimentos para atualizao da CPA-10


A CPA-10 vlida pelo prazo mximo de 5 (cinco) anos contados da data de realizao do exame ou da concluso da atualizao para os profissionais que permanecerem durante este perodo vinculados Instituio Participante. Desta forma, dentro deste perodo de 5 (cinco) anos o profissional dever atualizar sua certificao por uma das formas relacionadas abaixo. Por sua vez, o profissional certificado que no estiver vinculado Instituio Participante ou venha a perder o vnculo com Instituio Participante aps sua certificao, ter sua certificao suspensa enquanto perdurar tal situao. Este profissional, caso deseje manter a certificao CPA10, dever atualiz-la dentro do prazo mximo de 3 (trs) anos a contar da data da suspenso da certificao, respeitado o prazo mximo de 5 (cinco) anos da data de realizao do exame. A atualizao da certificao CPA-10 ser efetivada por qualquer das seguintes formas:

participao em programas de treinamento, oferecidos ou validados pela Instituio Participante, baseado no todo ou em parte relevante do Programa Detalhado da Atualizao (PDA);

realizao de exame de atualizao da CPA-10, baseado no Programa Detalhado da Atualizao (PDA); ou

realizao do exame da CPA-10.

Programa Detalhado da Certificao Profissional ANBID Srie 10 verso 5.1 (Verifique no site da certificao (www.anbid.com.br/cpa) se essa a verso mais atualizada)

PROGRAMA DETALHADO CPA-10


A legislao aplicvel ao contedo do exame aquela que se encontra vigente e eficaz em at 6 meses antes do exame. 1. Sistema Financeiro Nacional (Proporo: de 5% a 10%)

1.1. Funes Bsicas 1.1.1. Funo dos intermedirios financeiros e definio de intermediao financeira 1.2. Estrutura 1.2.1. rgos de Regulao, Auto-Regulao e Fiscalizao: 1.2.1.1. Conselho Monetrio Nacional CMN: 1.2.1.1.1. Principais atribuies: regular a constituio e regulamentos das Instituies Financeiras; estabelecer medidas de preveno ou correo de desequilbrios econmicos; disciplinar todos os tipos de crdito 1.2.1.2. Banco Central do Brasil Bacen: 1.2.1.2.1. Principais atribuies: autorizar o funcionamento e fiscalizar as Instituies Financeiras; emitir moeda; controlar crdito e capitais estrangeiros; executar a poltica monetria e cambial 1.2.1.3. Comisso de Valores Mobilirios CVM: 1.2.1.3.1. Principais atribuies: promover medidas incentivadoras da canalizao de poupana ao mercado de capitais; estimular o funcionamento das bolsas de valores e das instituies operadoras do mercado de capitais; proteger os investidores de mercado 1.2.1.4. ANBID 1.2.1.4.1. Atribuies: Conduo dos Processos de Auto-Regulao das Instituies e dos Mercados. Abrangncia 1.2.1.4.1.1. Cdigo de Auto-Regulao da ANBID para as Ofertas Pblicas de Distribuio e Aquisio de Valores Mobilirios 1.2.1.4.1.2. Cdigo de Auto-Regulao da ANBID para os Fundos de Investimento 1.2.1.4.1.3. Cdigo de Auto-Regulao ANBID para Servios Qualificados ao Mercado de Capitais 1.2.1.4.1.4. Cdigo de Auto-Regulao da ANBID para o Programa de Certificao Continuada 1.2.1.4.1.5. Cdigo de Auto-Regulao da ANBID para Atividade de Private Banking no Mercado Domstico 1.2.2. Principais Intermedirios Financeiros: conceito e atribuies 1.2.2.1. Bancos Mltiplos 1.2.2.2. Bancos Comerciais 1.2.2.3. Bancos de Investimento

1.2.3. Outros Intermedirios ou Auxiliares Financeiros: conceito e atribuies 1.2.3.1. Bolsa: BM&FBovespa 1.2.3.2. Sociedades Corretoras de Ttulos e Valores Mobilirios: principais funes 1.2.3.3. Sociedades Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios: principais funes 1.2.4. Sistemas e Cmaras de Liquidao e Custdia: atribuies e benefcios para o investidor 1.2.4.1. Sistema especial de liquidao e de custdia Selic: principais ttulos custodiados no Selic (LFT; LTN; NTN-B, NTN-C e NTN-F) 1.2.4.2. Cmara de custdia e liquidao Cetip: principais ttulos e contratos custodiados no Cetip (CDB, swap, debntures e letras hipotecrias) 1.2.4.3. Companhia Brasileira de Liquidao e Custdia CBLC 1.2.4.4. Sistema de Pagamentos Brasileiro SPB 2. tica e Regulamentao (Proporo: de 10% a 15%)

2.1. Princpios ticos* 2.1.1. Princpio de Integridade 2.1.2. Princpio de Objetividade 2.1.3. Princpio de Competncia 2.1.4. Princpio de Confidencialidade 2.1.5. Princpio de Profissionalismo * de acordo com Cdigo de tica do IBCPF 2.2. Cdigos de Auto-Regulao da ANBID 2.2.1. Cdigo de Auto-Regulao da ANBID para os Fundos de Investimentos 2.2.1.1. Princpios gerais 2.2.1.2. Prospectos: informaes relevantes e obrigatrias: objetivo de investimento; poltica de investimentos; fatores de risco 2.2.1.3. Conceito e finalidade da marcao a mercado 2.2.1.4. Diretrizes para publicidade e divulgao de material tcnico de fundos de investimento 2.2.1.4.1. Divulgao de rentabilidade de fundos de investimento 2.2.1.4.1.1. Rentabilidade bruta 2.2.1.4.1.2. Prazos mnimos para divulgao de rentabilidade 2.2.1.4.1.3. Forma de clculo da rentabilidade mensal 2.2.1.4.2. Comparao de rentabilidades formas de abordagem e consistncias 2.2.1.4.2.1. Uso de benchmarks e indicadores econmicos 2.2.1.4.2.2. Fundos de mesma categoria 2.2.1.5. Selo ANBID: responsabilidades e prerrogativas

Programa Detalhado da Certificao Profissional ANBID Srie 10 verso 5.1 (Verifique no site da certificao (www.anbid.com.br/cpa) se essa a verso mais atualizada)

2.2.2. Cdigo de Auto-Regulao da ANBID para o Programa de Certificao Continuada 2.2.2.1. Objetivo e abrangncia 2.3. Preveno Contra a Lavagem de Dinheiro 2.3.1. Conceito de lavagem de dinheiro. Legislao 2.3.2. Clientes/investidores 2.3.2.1. Aes preventivas: princpio do conhea seu cliente 2.3.2.1.1. Funo do cadastro e implicaes de um cadastro desatualizado e anlise da capacidade financeira do cliente 2.3.2.1.2. O princpio conhea seu cliente como forma de proteo da instituio financeira e do profissional 2.3.2.2 Identificao e registros de operaes 2.3.3. Operaes suspeitas 2.3.3.1 Caracterizao 2.3.3.2 Obrigatoriedade de comunicao e controle instituies, empresas e autoridades competentes 2.3.4. Responsabilidades administrativas e legais. Entidades e pessoas fsicas sujeitas lei e a regulamentao 2.3.5. Crime de lavagem de dinheiro 2.3.5.1 Tipificao 2.3.5.2 Responsabilidades e co-responsabilidades 2.4. tica na Venda 2.4.1. Venda casada: conceito 2.4.2. Restries do investidor: idade, horizonte de investimento, conhecimento do produto e tolerncia ao risco 3. Noes de Economia e Finanas (Proporo: de 10% a 15%)

3.1. Conceitos Bsicos de Economia 3.1.1. Indicadores econmicos: PIB, ndices de inflao (IPCA e IGP-M), taxa de cmbio, taxa SELIC (over e meta), taxa DI e TR: definio 3.1.2. COPOM: finalidade e atribuies 3.2. Conceitos Bsicos de Finanas 3.2.1. Taxa de juros nominal e taxa de juros real 3.2.2. Taxa de juros equivalentes versus taxa de juros proporcional 3.2.3. Capitalizao Simples versus Capitalizao Composta 3.2.4. ndice de referncia (benchmark) aplicado a produtos de investimento: conceito e finalidade 3.2.5. Volatilidade. Conceito 3.2.6. Prazo mdio ponderado de uma carteira de ttulos: conceito e riscos associados

3.2.7. Marcao a Mercado como valor presente de um fluxo de pagamentos (Precificao e volatilidade: impactos de prazos e taxas) 3.2.8. Mercado Primrio e Mercado Secundrio: conceito, finalidade e relevncia para o investidor 4. Princpios de Investimento: Conceitos (Proporo: de 10% a 20%) 4.1. Principais Fatores de Anlise de Investimentos 4.1.1. Rentabilidade 4.1.1.1. Rentabilidade absoluta versus rentabilidade relativa (benchmark) 4.1.1.2. Rentabilidade esperada versus rentabilidade observada 4.1.2. Liquidez 4.1.3. Risco 4.2. Principais Riscos do Investidor 4.2.1. Risco de Mercado 4.2.1.1. Riscos de mercado externo: conceito (oscilaes na taxa de cmbio, mudanas no cenrio macroeconmico mundial, riscos geopolticos especficos de cada pas investido, questes legais, regulatrias e tributrias especficas de um pas) 4.2.2. Risco de Crdito 4.2.3. Risco de Liquidez 4.3. Fatores Determinantes para Adequao dos Produtos de Investimento as Necessidades dos Investidores 4.3.1. Objetivo do investidor 4.3.2. Horizonte de investimento 4.3.3. Risco versus retorno 4.3.4. Diversificao: vantagens e limites de reduo do risco incorrido 4.3.4.1 Risco sistemtico e no sistemtico 5. Fundos de Investimento (Proporo: de 25% a 40%) 5.1. Definies Legais 5.1.1. Fundo de Investimento e Fundo de Investimento em Cotas 5.1.2. Condomnio 5.1.3. Cota 5.1.4. Propriedade dos ativos de Fundos de Investimentos excluindo fundos imobilirios 5.1.5. Segregao entre gesto de recursos prprios e de terceiros (chinese wall) 5.1.6. Assemblia Geral de Cotistas (competncias e deliberaes) 5.1.7. Direitos e obrigaes dos condminos 5.1.8. Informaes relevantes (disclaimers) 5.1.8.1. Informaes peridicas 5.1.8.2. Conceito de informaes eventuais e fato relevante 5.1.9. Segregao de funes e responsabilidades: 5.1.9.1. Administradores

Programa Detalhado da Certificao Profissional ANBID Srie 10 verso 5.1 (Verifique no site da certificao (www.anbid.com.br/cpa) se essa a verso mais atualizada)

5.1.9.2. Gestores 5.1.9.3. Distribuidores 5.1.9.4. Custodiante 5.1.9.5. Auditor independente 5.1.10. Fundos de Investimento (FI) e Fundos de Investimento em Cotas (FIC): definies 5.1.10.1. Abertos 5.1.10.2. Fechados 5.1.10.3. Exclusivos 5.1.10.4. Com carncia 5.1.10.5. Sem carncia 5.2. Dinmica de Aplicao e Resgate 5.2.1. Aplicao de recursos e compra de ativos por parte dos gestores 5.2.2. Resgate de recursos e venda de ativos por parte dos gestores 5.2.3. Prazo de cotizao: conceito (prazo de converso de cotas na aplicao e no resgate) 5.2.4. Prazo de liquidao financeira: conceito e limite 5.2.5. Cota de abertura e fechamento: conceitos e impactos 5.2.6. Prazo de carncia para resgate. 5.2.7. Fechamento dos fundos para resgates e aplicaes 5.3. Principais Caractersticas 5.3.1. Acessibilidade ao mercado financeiro 5.3.2. Diversificao 5.3.3. Liquidez 5.4. Poltica de Investimento 5.4.1. Objetivo 5.4.2. Fundos com gesto ativa e passiva: definio 5.4.3. Carteiras de curto prazo e longo prazo: definio CVM 5.4.4. Dificuldades de replicao dos ndices de referncia (benchmarks) e suas principais causas: custos, impostos, dinmica de clculo da rentabilidade do fundo e regras de contabilizao a mercado 5.4.5. Instrumentos de divulgao das polticas de investimento: regulamento, prospecto, termo de adeso e termo de cincia de risco de crdito 5.5. Carteira de Investimentos 5.5.1. Principais mercados (juros pr e ps-fixados, cmbio, inflao, aes; seus derivativos) 5.5.2. Riscos dos ativos individuais versus riscos da carteira 5.5.3. Alavancagem: conceito, vantagens e desvantagens 5.5.4. Impacto de variaes nas taxas de juros, cmbio e inflao sobre os tipos de fundos: conseqncias

5.6. Taxas de Administrao e Outras

5.6.1. Taxa de administrao, taxa de performance, taxa de ingresso e taxa de sada: conceitos e formas de cobrana 5.7. Classificao CVM: 5.7.1. Curto prazo, referenciado, renda fixa, aes, cambial, dvida externa e multimercado: 5.7.1.1. Ativos elegveis e composio do patrimnio 5.7.1.2. Fatores de risco inerentes a cada classe 5.7.1.3. Fundos de Longo Prazo, segundo regulamentao fiscal. Definio e utilizao 5.7.1.4. Fundos de Crdito Privado: definio 5.8. Outros Fundos: 5.8.1. Fundos de ndice (PIBB): conceito 5.9. Tributao 5.9.1. IOF 5.9.2. Imposto de Renda (IR): fato gerador, alquotas (conforme tipo de fundo curto prazo, longo prazo e aes, segundo a Secretaria da Receita Federal e tempo de permanncia da aplicao), bases de clculo e responsabilidade de recolhimento. 5.9.3. Imposto de Renda (IR) come-cotas: fato gerador, alquotas (conforme tipo de fundo curto prazo e longo prazo), datas de incidncia e responsabilidade de recolhimento. 5.9.4. Compensao de perdas no pagamento de IR

6. Demais Produtos de Investimento (Proporo: de 15% a 25%) 6.1. Aes 6.1.1. Conceito 6.1.2. Tipos de ao: ordinria e preferencial - definio e direito dos acionistas 6.1.3. Canais de distribuio. Tipos e principais caractersticas. CTVM, DTVM, agncias bancrias e internet (home broker) 6.1.4. Oferta Pblica Inicial de Aes (IPO). Definio e entendimento dos conceitos: perodo de reserva, possibilidade de ocorrncia de rateio, ordem limitada e a mercado 6.1.5. Definies: ganhos de capital; dividendos; juros sobre capital prprio; bonificao; subscrio; desdobramento (split) e grupamento. 6.1.6. Riscos inerentes ao produto: 6.1.6.1. Risco da empresa: conceito 6.1.6.2. Risco de mercado: conceito 6.1.6.3. Risco de liquidez: conceito 6.1.7. Despesas incorridas na negociao Tipos: 6.1.7.1. Corretagem 6.1.7.2. Custdia 6.1.7.3. Emolumentos 6.1.8. Tributao:

Programa Detalhado da Certificao Profissional ANBID Srie 10 verso 5.1 (Verifique no site da certificao (www.anbid.com.br/cpa) se essa a verso mais atualizada)

6.1.8.1. Imposto de Renda: fato gerador, alquotas, bases de clculo e responsabilidade de recolhimento 6.1.9. Clube de Investimento em aes. Conceito, caractersticas 6.1.9.1. Fundos de aes versus Clube de Investimento: vantagens e desvantagens 6.2. Letras Hipotecrias 6.2.1. Definio 6.2.2. Caractersticas quanto a prazo, lastro, forma de resgate, liquidez e rentabilidade 6.2.3. Modalidades: letra hipotecria com SWAP e sem SWAP 6.2.4. Riscos inerentes ao produto: 6.2.4.1. Risco de crdito 6.2.4.1.1. O papel do FGC em caso de inadimplncia do emissor 6.2.4.2. Risco de mercado 6.2.4.3. Risco de liquidez 6.2.5. Tributao: 6.2.5.1. Imposto de Renda: fato gerador, alquotas, base de clculo e responsabilidade de recolhimento 6.3. CDB Certificado de Depsito Bancrio 6.3.1. Definio 6.3.2. Caractersticas: 6.3.2.1. Prazos 6.3.2.2. Formas de resgate 6.3.2.3. Taxas e formas de remunerao: 6.3.2.3.1. Pr-fixada 6.3.2.3.2. Ps-fixada (TR, CDI e SELIC) 6.3.2.4. CDB com SWAP: conceito 6.3.3. Riscos inerentes ao produto: 6.3.3.1. Risco de crdito 6.3.3.1.1. O papel do FGC em caso de inadimplncia do emissor 6.3.3.2. Risco de mercado 6.3.3.3. Risco de liquidez 6.3.4. Tributao: 6.3.4.1. Imposto de renda: fato gerador, alquotas, base de clculo e responsabilidade de recolhimento 6.3.4.2. IOF 6.4. Debntures 6.4.1. Aspectos gerais: 6.4.1.1. Definio 6.4.1.2. Tipos: conversveis, no-conversveis 6.4.1.3. Taxas e formas de remunerao 6.4.2. Riscos inerentes ao produto 6.4.2.1. Risco de crdito 6.4.2.2. Risco de mercado 6.4.2.3. Risco de liquidez

6.4.3. Tributao 6.4.3.1. Imposto de Renda: fato gerador, alquotas, base de clculo e responsabilidade de recolhimento 6.4.3.2. IOF 6.5. Notas Promissrias 6.5.1. Definio 6.5.2. Riscos inerentes ao produto: 6.5.2.1. Risco de crdito 6.5.2.2. Risco de mercado 6.5.2.3. Risco de liquidez 6.5.3. Tributao: 6.5.3.1. Imposto de Renda: fato gerador, alquotas, base de clculo e responsabilidade de recolhimento 6.5.3.2. IOF 6.6. Ttulos Pblicos 6.6.1. Conceito e finalidade 6.6.2. Riscos inerentes ao produto: 6.6.2.1. Risco de crdito 6.6.2.2. Risco de mercado 6.6.2.3. Risco de liquidez 6.6.3. Principais ttulos e suas caractersticas: LFT; LTN; NTN-B, NTN-C e NTN-F 6.6.4. Tributao: 6.6.4.1. Imposto de Renda: fato gerador, alquotas, base de clculo e responsabilidade de recolhimento 6.6.4.2. IOF 6.6.5. Tesouro Direto. Conceito e forma de negociao

Programa Detalhado da Certificao Profissional ANBID Srie 10 verso 5.1 (Verifique no site da certificao (www.anbid.com.br/cpa) se essa a verso mais atualizada)

10

Вам также может понравиться