Вы находитесь на странице: 1из 2

Globo Reporter - Rede Globo

http://globoreporter.globo.com/TVGlobo/Jornalismo/Semanal/globorep...

Pesquisadores descobrem o soro da memria


Encontre esta matria em:
http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-20342-3,00.html Rio de Janeiro, dcada de 20. A Cidade Maravilhosa est nos arquivos da Cinemateca e nos livros de Histria. Imagens de um tempo inesquecvel em branco e preto. Mas, nas memrias da escritora Maria Augusta Machado, de 93 anos, elas esto fresquinhas, cheias de cores e detalhes. "Eu lembro quando foi declarada a guerra", conta ela. Neurnios afiados. Quem no gostaria de chegar a essa idade como ela? "Conheci o Corcovado sem esttua", recorda. Grandes vultos do passado? Nas lembranas de dona Maria Augusta, parecem velhos conhecidos. "Ele tinha um chapu meio inclinado. Era um homem baixinho, magrinho, esquisitinho, que ficava vendo as crianas brincarem. Mas eu no sabia quem era porque nunca contavam s crianas. Era Santos Dumont. Cansei de v-lo sentado", afirma. [Imprimir]

d sua nota
Os avanos da medicina esto fazendo o homem viver mais e melhor. Mas, s vezes, o crebro no acompanha, falha, sofre com as chamadas enfermidades da velhice, como o Alzheimer, a doena do esquecimento. Para vencer esse mal, a cincia est diante do seu maior desafio: decifrar o enigma do rgo que comanda nossa existncia. Desde os primeiros passos, das primeiras palavras da infncia, a uma vida repleta de realizaes, de experincias e memrias, tudo que se vive passa pelos misteriosos caminhos do crebro. Segundo os cientistas, o amor, o dio, o trabalho, at um simples movimento de dedo de mo ou um passo podem ser traduzidos em impulsos eltricos e qumicos que acontecem dentro da nossa cabea. So bilhes de neurnios formando um intrincado labirinto que a cincia tenta desvendar h cinco mil anos. O Globo Reprter percorreu uma parte desse extraordinrio mapa da vida. Nosso crebro resultado da vida que levamos. A diferena entre a lucidez e a demncia pode estar na nossa rotina at mesmo no que comemos. Mas e o que bebemos? Nos laboratrios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, cientistas pesquisam o soro da memria, um lquido que pode fazer a cabea funcionar melhor. Concentra componentes poderosos, uma espcie de banquete natural para os neurnios. "Tem protenas e lipdios. Essas substncias, cada uma de seu jeito, atuam ajudando os neurnios a fazer suas redes. Elas atuam em um momento importante, que a formao de sinapses, justamente quando catalisamos tudo aquilo que vimos durante o dia. Apreendemos o contedo durante o sono, basicamente", explica a nutricionista Denize Ziegler, da Unisinos. Mas de onde vem a poo quase milagrosa? Do soro do leite. "O soro a parte lquida do leite. As pessoas podem perguntar: 'Como, se o leite todo lquido?'. Sim, ele lquido, mas a emulso de vrias substncias dentro de um lquido. Separando a parte branca, fica a gua do leite", esclarece a nutricionista. Cincia pura que d para fazer em casa. Mas ateno: no qualquer leite que carrega o segredo do soro da memria. Leite de caixinha e em p no funcionam. De acordo com os cientistas, o processo industrial acaba com os preciosos ingredientes que agem no crebro. A pesquisadora recomenda o leite em saquinho, tipo A ou B. Anote a a receita do soro:

1 de 2

29/11/2008 00:29

Globo Reporter - Rede Globo

http://globoreporter.globo.com/TVGlobo/Jornalismo/Semanal/globorep...

- Para cada litro de leite, misture o suco de um limo inteiro. - Deixe descansar de quatro a doze horas at coagular. - Depois, separe a parte slida da lquida com uma peneira bem fina. O que sobra o soro da memria. "Ele inspido, no tem gosto. Um gole no faz grande feito. O importante dos alimentos que servem como coadjuvantes da sade que eles sejam consumidos com o tempo. Estudos mostram que em trs meses nota-se uma diferena na memria e no sono. Tomando meio copo antes de dormir durante trs meses, h uma diferena interessante. Voc vai conseguir descansar melhor, deixar o crebro mais tranqilo. Em conseqncia disso, vai ter um melhor aprendizado das tarefas que voc realiza", diz a nutricionista. Dura de trs a cinco dias na geladeira. Tambm pode ser congelado. O processo bem parecido com o que acontece nas fbricas de queijo. Mas qual o destino dos milhes de litros de soro que o Brasil produz todos os dias? Na Europa, por exemplo, o soro do leite tem destino nobre: ele transformado em p e adicionado a massas e biscoitos e tambm vendido nos mercados como bebida para crianas e adultos. No Brasil, apesar de a cincia j conhecer os poderes do alimento, o soro da memria acaba na grande maioria das vezes jogado aos porcos. S em uma fbrica de queijo 70 toneladas por ms vo para o carro-pipa da fazenda da suinocultora Karmen Scheuer, em Marques de Souza, Rio Grande do Sul. Todo dia tem carregamento. "Quatro mil litros custam R$ 20. barato, mas uma ajuda para laticnios. Se quisssemos, poderamos conseguir de graa, porque eles tm problemas com o meio ambiente. Eles tm que dar sumio ao produto que sobra. um lixo dos laticnios", diz a suinocultora. Como registrar para sempre as lembranas mais importantes Mas o soro, sozinho, no faz milagre. Em um laboratrio da PUC do Rio Grande do Sul, a equipe do professor Ivan Izquierdo fez uma descoberta surpreendente: a diferena entre as lembranas que ficam e as que desaparecem para sempre pode depender do que acontece 12 horas depois. So as 12 horas mgicas da memria. Nossos cientistas descobriram que o hipocampo produz uma substncia que consegue encontrar, 12 horas depois, no meio da gigantesca teia de neurnios, as conexes exatas que formam cada lembrana. Se voc reviver de alguma forma essa lembrana exatas 12 horas depois, a substncia produzida pelo hipocampo faz as conexes se tornarem permanentes. "Primeira coisa: se voc est interessado em algo que acaba de aprender, pense nisso durante o resto do dia e, entre outras coisas, 12 horas depois. Automaticamente, o crebro vai fazer isso. Se voc no estiver mais interessado, no pense mais. Aprendeu, tudo bem. Esqueceu, tudo bem", orienta o neurocientista da PUC do Rio Grande do Sul.

2 de 2

29/11/2008 00:29

Вам также может понравиться