Вы находитесь на странице: 1из 8

UFSC Universidade Federal de Santa Catarina Depto De Eng. Qumica e de Eng. De Alimentos EQA 5313 Turma 645 Op.

Op. Unit. de Quantidade de Movimento FLUIDIZAO A fluidizao baseia-se fundamentalmente na circulao de slidos juntamente com um fluido (gs ou lquido) impedindo a existncia de gradientes de temperatura, de pontos muito ativos ou de regies estagnadas no leito; proporcionando tambm um maior contato superficial entre slido e fluido, favorecendo a transferncia de massa e calor. A eficincia na utilizao de um leito fluidizado (Figura 1) depende em primeiro lugar do conhecimento da velocidade mnima de fluidizao. Abaixo desta velocidade o leito no fluidiza; e muito acima dela, os slidos so carregados para fora do leito. Aplicaes de leitos fluidizados 1. Reaes Qumicas; A.Cataltica B.No Catalticas - Homogneas - Heterogneas 2. Contato Fsico; A. Transferncia de Calor - Para o, e do, leito fluidizado - Entre gases e slidos - Controle de temperatura - Entre pontos do leito B. Mistura de Slidos C. Mistura de Gases D. Secagem de Slidos ou Gases E. Acreo F. Cominuio G. Classificao de Slidos H. Adsoro- Dessoro I. Tratamento Trmico J. Recobrimento Em operaes da indstria de alimentos encontramos a sua utilizao em sistemas de torrefao de caf; secagem e congelamento de alimentos; recobrimento de doces, pastilhas, etc; sistemas de microencapsulao, misturadores.

Figura 1: Esquema geral do processo de fluidizao. Para o escoamento no leito fixo se o fluido escoa descendente a queda de presso ser a mesma se escoar ascendente. No escoamento ascendente quando o arraste de frico sobre as partculas a queda de presso torna-se igual ao peso aparente das partculas no leito (peso real menos a flutuao), as partculas se arranjam dentro do leito de forma a oferecer menor resistncia ao escoamento e o leito comea se expandir. (inicia-se a fluidizao) Este processo continua com pequeno aumento da velocidade do fluido, ficando a fora de frico constante e igual ao peso aparente das partculas. Em velocidades maiores as partculas apresentam-se livres, com mobilidade e a queda de presso atravs do leito permanece constante, sendo igual ao peso aparente do leito. A Figura 2 ilustra as principais caractersticas de um leito fluidizado, onde pode ser observado que leitos fluidizados transmitem foras hidrostticas e os slidos menos densos flutuam mais prximos a superfcie. Na Figura 3 mostrado o tipo de contato que pode ser obtido em um leito fluidizado, dependendo se a fluidizao feita por gs ou lquido. Em baixas vazes a fluidizao com gs similar a fluidizao com lquido. Entretanto, em altas vazes a fluidizao com gs diferente da fluidizao com lquido.

Figura 2 Caractersticas de fluidizao 2

Figura 3 Tipo de fluidizao: Fludizao com lquido: O leito expande com o aumento da velocidade do lquido tendo uma expanso mais ou menos uniforme tanto em baixa como alta vazo, s aumentando a agitao das partculas nas altas vazes (fluidizao particulada = fluidizao com lquido) Fluidizao com gs: S uniforme nas baixas vazes. Em altas velocidades ou vazes a fluidizao agregativa, com formao de duas fases: emulso e bolhas. A fase de emulso a fase densa enquanto a de bolhas a fase descontinua. Na fluidizao com gs bolhas passam atravs do leito como se o leito estivesse em ebulio; Leitos longos pode formar slugs que a coalescncia de bolhas em leitos estreitos (pequeno dimetro);

Predio do tipo de fluidizao O tipo de fluidizao pode ser determinado pelo Nmero de Froude.
' v mf

Fr =

g.D p Onde vmf = velocidade mnima de fluidizao Se Fr < 1 fluidizao partculada; Se Fr > 1 fluidizao agregativa

Principais caractersticas da fluidizao


Mistura intima entre fase: contato muito bom entre fases; Transferncia de calor rpida: temperatura uniforme rapidamente atingida; Altas taxas de transferncia de massa; Fcil controle de temperatura: aplicao para muitos processos de reao exotrmicas onde controle de temperatura importante; Boa fluidizao significa ter leitos fluidizados sem canais preferenciais, sendo importante a distribuio do fluido na entrada da base do leito. Fluido bem distribudo dificulta a formao de canais preferenciais;

Slidos no isomtricos e slidos que se aglomeram sempre tero dificuldades de fluidizar. Vantagens do leito fluidizado. 1. Comportamento dos slidos similar a lquidos, pois permite operaes contnuas controladas automaticamente; 2. Rpida mistura dos slidos fazem condies dentro do leito serem isotrmicas (rpida troca de calor); 3. Circulao de slidos entre 2 leitos possibilita transportar vasta quantidade de calor produzida; 4. Serve bem para operaes em larga escala; 5. T.M. e T.C. entre gs e partculas so altas, comparada a outros modos de contato; 6. T.C. entre leito fluidizado e objetos imersos alta. Conseqentemente trocadores de calor dento do leito requerer pequena rea de troca trmica. Desvantagens do leito fluidizado 1. Difcil descrever o escoamento do gs, tem desvios grande do plugflow e by-pass de slidos por meio de bolhas Ineficincia de contato; 2. Slidos quebram-se e so arrastados pelo gs; 3. Eroso da tubulao e vasos pela abraso de partculas pode ser sria. Efeito da velocidade escoamento do fluido Na Figura 4 mostrada a variao da altura e a correspondente variao da presso ao longo do leito em funo da velocidade superficial.

Figura 4 - Gradiente de presso e altura do leito versus velocidade superficial. A relao entre altura do leito e porosidade pode ser definida pela relao: L1 A(1 1 ) = L2 A(1 2 ) (1)

Queda de presso e peso aparente do leito Num leito fluidizado a fora total de frico sobre as partculas deve ser igual ao peso efetivo do leito, ou seja, a fora correspondente a queda de presso multiplicada pela rea de seco transversal deve ser igual a fora gravitacional exercida pelas partculas menos a fora de empuxo correspondente ao fluido de deslocamento. Para um leito de seo transversal A, comprimento L e porosidade tm-se para condio de fluidizao. Considerando que Lmf a altura de mnima fluidizao e mf a porosidade do leito na mesma condio podemos escrever:

(P) A = Lmf . A.(1 mf ).( P ).g (6


(P) = (1 mf ) ( P ) g Lmf

(2)

Esta relao se aplica somente para o leito fluidizado, ou seja, desde a mnima velocidade de fluidizao at o transporte pneumtico. Velocidade mnima de fluidizao Na determinao da velocidade mnima de fluidizao podem ser observadas diferenas entre as velocidades medidas e calculadas que podem ser originrias de vrios fatores: 1. Canalizaes: (fora de arraste sobre slidos se torna menor); 2. Ao de foras eletrostticas ex.: fluidizao de areia por gs; 5

3. Aglomerao de partculas, quando pequenas partculas esto presentes se aglomerando; 4. Frico do fluido nas paredes do leito, quando o dimetro do leito pequeno; 5. Efeito de parede. Considerando que na maioria dos casos as partculas possuem forma irregular conveniente usar o fator de forma esfrico (s) nas equaes que razo da rea superficial de uma esfera que possui o mesmo volume da partcula e sua rea superficial (para uma esfera s=1). Portanto podemos substituir o dimetro efetivo da partcula Dp pelo termo Dp. Desta forma a equao de Ergun para determinar a queda de presso em leitos empacotados pode ser escrita como:

.v' (1 )2 .(v' )2 (1 ) P +1,75. = 150. 2 2 3 S Dp 3 L S Dp


onde L = L, o comprimento do leito em metros.

(3)

A equao acima, substituda na equao 2, pode ser agora utilizada para leitos empacotados para calcular a velocidade mnima de fluidizao vmf, na qual a fluidizao inicia, substituindo v por vmf; por mf e L por Lmf; desta forma temos:
2 ' Dp (vmf )2 2

1,75.


3 S mf

+150.

' (1 mf )Dp vmf


2 3 S mf

3 Dp ( p ) g

=0

Definindo o nmero de Reynolds como:

N Re,mf =

' D p v mf

A equao para a determinao da velocidade mnima torna-se:

1,75.

( NRe,mf )2
3 S mf

+150.

(1 mf ) NRe,mf
2 3 S mf

D3 ( p ) g p

=0

Quando NRe,mf < 20 ( partculas pequenas) o primeiro termo da (partculas equao pode ser desprezado e quando NRe,mf > 1000 grandes) o segundo termo pode ser desprezado. Se os valores de mf e/ou o fator de forma no so conhecidos as relaes abaixo so validas para um conjunto extenso de sistemas.
3 S mf

1 14

(1 mf )
3 2 mf S

11

Substituindo na equao temos:

NRe,mf

D ( p ) g 2 = (33,7) + 0,0408 2
3 p

1/ 2

33,7

Esta equao aplica-se a nmeros de Reynolds na faixa de 0,001 a 4000 com uma variao mdia de 25%. Na literatura encontram-se um conjunto extenso de equaes para o clculo dos parmetros discutidos neste tpico. Exemplo: Partculas slidas com 0,12mm, densidade de 1000 kg/m3 e fator de forma 0,88 so fluidizadas com ar a 2 ATM a 25oC. A porosidade nas condies de fluidizao (mf) de 0,42. i) Considerando que a seo transversal do leito tem 0,3 m2 e contem 300 kg de slidos, determine a altura mnima do leito. ii) Qual a queda de presso nas condies mnimas de fluidizao iii) Qual a velocidade mnima de fluidizao iv) Determine a velocidade considerando que no informada a porosidade e o fator de forma v) Caso adicionarmos mais 300 kg de slidos ao leito,qual a velocidade mnima de fluidizao. Propriedades do ar a 2 ATM e 25oC. Viscosidade = 1,845 x 10-5 Pa.s; densidade = 2,374 kg/m3; i) a altura que os slidos ocupariam se a = 0 L1 = 0,3 m3/0,30 m2 (seo transversal); logo L1 = 1m

L1 A(1 1 ) = Lmf A(1 mf )


Lmf = 1,724 m para calcular a queda de presso temos

ii)

(P) A = Lmf . A.(1 mf ).( P ).g

iii)

P = 9776 Pa para calcular a vmf temos:

1,75.

( NRe,mf )2
3 S mf

+150.

(1 mf ) NRe,mf
2 3 S mf

D3 ( p ) g p

=0

resolvendo temos Nre,mf = 0,07799 substituindo os valores temos ento que vmf = 0,005029 m/s iv) para esta condio temos a equao:

NRe,mf

D ( p ) g 2 = (33,7) + 0,0408 2
3 p

1/ 2

33,7

e vmf = 0,004618 m/s v) a velocidade ser 5,03 x 10-3m/s REFERNCIAS 1. Coulson, J.M, & Richardson. J.F Chemical Engineering Volume 2 Fourth Edition (Particle Technology and Separation Processes), Pergamon Press, (1991). 2. McCabe, W.L, Smith, J.C. and Harriott, P. Unit Operations of Chemical Engineering, Fouth Edition, McGraw-Hill, (1985) 3. Kunii, D. & Levenpiel, O. Fluidization Engineering, Robert E. Krieger Publisinh, (1977). 4. Geankoplis, C. J. Transport Process and Unit Operations Ed. Prentice Hall ( 1993)

Вам также может понравиться