Вы находитесь на странице: 1из 16

VIOLNCIA OU PODER: O QUE OCORRE DENTRO DA SALA DE AULA?

Uma leitura a partir de Hannah Arendt RESUMO

Este trabalho versa sobre o estudo do poder como uma estrutura presente e circulante dentro da sala de aula. O enfoque dado, a partir da obra de Hannah Arendt, confronta poder e violncia, define-os e aponta seus papis dentro do contexto acadmico, bem como dentro de uma perspectiva tica. , tambm, analisada a importncia da palavra na formao do aluno enquanto sujeito pleno de sua condio humana e, portanto, capaz de agir e viver em sociedade. A educao estudada a partir de sua capacidade criadora (poder) em oposio a sua capacidade normalizante (violncia). Finalmente, discutida a escola e a ao transformadora. Ressalta-se que a anlise feita sob o prisma das Cincias Sociais, sobretudo da Sociologia e da Cincia Poltica. Palavras-chave: Poder; violncia; ao; educao; tica.

ABSTRACT
The present work deals with the study of power as a present and circulating structure inside the classroom. It focuses the confrontation between power and violence according to the study of Hannah Arendt, defining them and pointing out their roles into the academic context as well as into an ethical perspective. It is also analyzed the importance of the word in the pupil formation process as a whole individual in his human condition and therefore, capable of taking actions and living in society. The education is hereby studied from its creating capacity (power) in opposition to its normalizing capacity (violence). Lastly, the school and the transforming action have been discussed in the present study. It is also relevant to mention that the present analysis is made under the Social Sciences perspective, mainly Sociology and Political Science. Key words: Power; violence; action; education; ethic.

INTRODUO
A educao o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele. Hannah Arendt

Liberdade, emancipao, autonomia, dominao e democracia so conceitos referidos a diferentes instncias de muitas prticas sociais. A poltica constitui-se no meio de interpretao e redefinio dessas. Pois, segundo Hannah Arendt, as aes polticas estendem-se s diferentes e mnimas prticas humanas e que podem ser criadas e recriadas indefinidamente. Nisto concorda com Foucault que coloca a identidade humana como algo que se realiza no espao pblico e no como algo dado. Este trabalho pretende introduzir uma reflexo sobre o papel da escola dentro das referidas prticas sociais a partir de uma leitura da obra de Hannah Arendt. A constante preocupao, por parte dos docentes, acerca das medidas de controle ou, para usar o jargo, de domnio de classe, remeteram a um questionamento sobre a formao e o asseguramento do homem como ser poltico dentro da escola. Coloca a escola diante de um problema tico. Para tanto, esse fenmeno ser tratado como social, no seu sentido mais amplo, e poltico, no aspecto da relao dialgica entre os homens, e no no sentido estrito das prticas pedaggicas. Pois segundo Arendt a palavra que qualifica o homem como um ser poltico. As questes que se impem so as seguintes: - O que poder e como ele circula dentro da sala de aula? - O conhecimento poder? - A escola um espao pblico? - Quando ou como o sujeito pode estar pleno de sua condio humana na escola? Num primeiro momento, necessrio definir algumas premissas que permitiro orientar essa reflexo. Posteriormente, sero discutidas as relaes de poder na escola e, por fim, a relao entre ao e educao.

1 A CONDIO HUMANA A condio humana, segundo Hannah Arendt, o resultado da vita activa e esta composta por trs esferas da vida humana: o labor, o trabalho e a ao. Por labor entende-se a satisfao de necessidades bsicas do homem, o processo biolgico do corpo. A condio humana do labor a prpria vida (Arendt, 2000, p. 15). O animal que labora pode, na melhor das hipteses, ser tido como a espcie animal mais desenvolvida na Terra.
A caracterstica comum ao processo biolgico do homem e ao processo de crescimento e declnio do mundo que ambos fazem parte do movimento cclico da natureza; sendo cclico esse movimento infinitamente repetitivo; todas as atividades humanas provocadas pela necessidade de fazer face a esses processos esto vinculadas aos ciclos recorrentes da natureza, e no tem, em si, qualquer comeo ou fim propriamente dito. Ao contrrio do processo de trabalhar, que termina quando o objeto est acabado, pronto para ser acrescentado ao mundo comum das coisas, o processo do labor move-se sempre no mesmo crculo prescrito pelo processo biolgico do organismo vivo, e o fim das fadigas e penas s advm com a morte desse organismo. (Arendt, 2000, p. 109)

O trabalho a produo, a modificao da natureza (faber), o artificialismo.


O trabalho produz o mundo artificial de coisas, nitidamente diferente de qualquer ambiente natural. Dentro de suas fronteiras habita cada vida individual, embora esse mundo se destine a sobreviver e a transcender todas as vidas individuais. A condio humana do trabalho a mundanidade. (Arendt, 2000, p. 15).

O trabalho o elemento de objetivao do homem, ou seja, no trabalho e no uso do produto que se solidifica a condio de independncia do ciclo da natureza e de durabilidade dos objetos humanos. Segundo Marx (1982), no trabalho que o homem se faz. Tanto labor como trabalho podem ser realizados na solido, sem a necessidade da presena ou o testemunho do outro, enquanto a ao no possvel fora do grupo. A ao a atividade que exercida entre os homens, a construo e a interpretao do discurso, a mediao entre as coisas e os seres humanos, corresponde condio humana da

pluralidade, ao fato de que os homens, e no o Homem, vivem na Terra e habitam o mundo. (Arendt, 2000, p.15). A ao pressupe a igualdade de possibilidades e a pluralidade dos agentes. na ao que se atribui significado e se constri o mundo, o que significa dizer que o homem se constri na ao e nela se significa. A pluralidade, ento, condio necessria ao. A pluralidade a condio da ao humana pelo fato de sermos todos os mesmos, isto , humanos sem que ningum seja exatamente igual a qualquer pessoa que tenha existido, exista ou venha a existir. (Arendt, 2000, p. 16). A ao pode ser compreendida como um nascimento no determinado pela necessidade ou pela utilidade, mas relacionado a atos e palavras, mediante os quais os homens revelam, de modo ativo, suas identidades pessoais.
Na ao e no discurso, os homens mostram quem so, revelam ativamente suas identidades pessoais e singulares, assim apresentam-se ao mundo humano, enquanto suas identidades fsicas so reveladas, sem qualquer atividade prpria, na conformao singular do corpo e no som singular da voz. Esta qualidade reveladora do discurso e da ao vem tona quando as pessoas esto com outras, isto , no simples gozo da convivncia humana, e no pr ou contra as outras. (Arendt, 2000, p. 192)

Por outro lado, a igualdade plena ou, tambm, a negao do outro se constitui numa violncia e na extino da esfera pblica1. Para que haja ao imprescindvel a pluralidade, e o no reconhecimento desta configura a supresso do agir humano, resultando, portanto, na instalao da violncia. Segundo Marilena Chau (1982, p.142) existe violncia quando um indivduo ou instituio, atravs de meios fsicos ou psquicos, impede a manifestao de outro sujeito na sua singularidade. Pode-se entender, ainda, o processo da ao a partir do princpio da reciprocidade trabalhado na Antropologia clssica por Malinowski, Mauss e Lvi-Strauss citados por Velho (1996), que colocam o homem numa perspectiva relacional, constituindo-se em relao ao outro.

No livro A condio humana, Hannah Arendt reflete a cerca das esferas pblica e privada da vida humana. Diferencia ambas a partir da oposio grega, entre organizao poltica e a associao natural (famlia). Para explicar a esfera pblica utilizo o seguinte fragmento da j referida obra: Conviver no mundo significa essencialmente ter um mundo de coisas interposto entre os que nele habitam em comum,como uma mesa se interpe entre os que nele se assentam ao seu redor; pois, como todo o intermedirio, o mundo ao mesmo tempo separa e estabelece uma relao entre os homens. A esfera pblica, enquanto mundo comum, rene-nos na companhia uns dos outros e contudo evita que colidamos uns com os outros, por assim dizer. (2000, p. 62)

5
O pressuposto de existncia de sociedades o reconhecimento do outro, na relao entre diferentes constri-se e dinamiza-se a sociedade. Portanto, como argumenta Velho (1996), a base da vida e do conflito em sociedade a mesma: a diferena. Os processos de troca e reciprocidade entre grupos so os dinamizadores da vida social e funcionam como formas de expresso desta mesma sociedade. Se h eficincia nestes sistemas, as formas de expresso da vida social tendem a mostrar aquela eficincia, entretanto, se aqueles forem ineficientes, a desigualdade aflora e eclode a violncia. (Machado, 2004, p.1)

A identidade e a singularidade do homem realizam-se na esfera pblica, no mbito do discurso e num processo de oposio/ identificao com o discurso do outro. A identidade uma construo contnua e plena de incertezas, pois o homem/ agente est imerso no seu tempo e na sua histria e o futuro nada mais do que uma possibilidade a ser criada. na ao que cabem os feitos humanos, a arte e o discurso. nela que se pode representar o homem, potencialmente, recriar as faltas fundantes, pois ela pe um em relao ao outro, com outro passado - presente futuro.

2 ALGUMAS DEFINIES de suma importncia delimitar alguns conceitos, pois no h na Sociologia, nem tampouco na Cincia Poltica uma unanimidade acerca dos mesmos.
Penso ser um triste reflexo do atual estado da cincia poltica que nossa terminologia sobre violncia no distinga entre palavras-chave tais como poder (power), vigor (strengt), fora (force), autoridade e, por fim, violncia as quais se referem a fenmenos distintos e diferentes. (Arendt, 1994, p.36)

A impreciso no uso da linguagem, segundo Arendt, est associada a uma forma de compreender a poltica, seu significado e transcendncia. As palavras violncia, autoridade, fora, vigor e poder so, comumente, tratadas como idnticas porque cumprem a funo de indicar quem domina quem. Portanto, necessria uma maior preciso conceitual.

2. 1 Poder Poder um conceito fundamental no pensamento poltico, sero analisadas duas definies. Segundo Max Weber (1984), em termos de interao, poder constitui-se numa relao assimtrica entre dois agentes. Pode-se dizer que a capacidade de um agente ser obedecido. Segundo Hannah Arendt, poder corresponde habilidade humana no apenas para agir, mas para agir em concerto. (1994, p.36) Portanto, pertence ao grupo e s se mantm mediante a unio do grupo, desaparecendo quando este se desfaz. Para fins deste ensaio, tratarse- poder sob o enfoque adotado por Arendt, por entender que a capacidade de agir em concerto faz do poder uma estrutura circulante e pertencente exclusivamente ao grupo e no a agentes isolados.

O poder emerge onde quer que as pessoas se unam e ajam em concerto, mas sua legitimidade deriva mais do estar junto inicial do que de qualquer ao que ento possa seguir-se. A legitimidade, quando desafiada, ampara-se a si mesma em um apelo ao passado, enquanto a justificao remete a um fim que jaz no futuro. A violncia pode ser justificvel, mas nunca ser legtima. Sua justificao perde em plausibilidade quanto mais o fim almejado distancia-se no futuro. (Arendt, 1994,p.41)

Arendt entende o poder como uma possibilidade de alcanar um acordo no que se refere comunidade de ao, num contexto de comunicao livre da violncia. Assim sendo, aquele que se isola e no convive no grupo, renuncia ao poder, independente de suas razes ou do tamanho de sua fora. 2.2 Vigor

O vigor uma caracterstica inerente a um objeto ou pessoa, pertencente a seu carter, podendo provar-se a si mesmo na relao com outras coisas ou pessoas, mas sendo essencialmente diferente delas. (Arendt, 1994, p.37)

2.3 Fora A palavra fora deve indicar energia liberada por movimentos fsicos e/ou sociais, sendo distinta do conceito de vigor. 2.4 Autoridade A autoridade um conceito fundamental nesta anlise. Dentro da tradio weberiana, autoridade confunde-se com legitimidade. A autoridade existe quando uma pessoa, instituio ou mensagem acolhida com respeito, considerao sem resistncia ou hostilidade, encontrando nos sujeitos disposio a submeterem-se a ela. Segundo Weber, h trs tipos de autoridade ou poder legtimo: o legal, o tradicional e o carismtico, sendo, sempre, definidos a partir da motivao de quem obedece. Segundo Hannah Arendt, o reconhecimento inquestionvel a essncia da autoridade.
Assim a autoridade incompatvel tanto com a utilizao de meios externos de coero onde a fora usada, a autoridade em si mesmo fracassou tanto com a persuaso, a qual pressupe igualdade e opera mediante um processo de argumentao. (Oliveira e Guimares, 2004, p. 7)

2.5 Violncia Arendt diverge de alguns tericos como Niezstche e Bergson sobre o que ela denomina justificao biolgica para a violncia. Segundo esses autores, a violncia faz parte de uma necessidade interna do homem, de um movimento de expanso e conquista. A ao violenta, neste contexto, explicada como uma estratgia para conceder ao poder novo vigor e

estabilidade. (Oliveira e Guimares, 2004, p. 8) Afirma a autora ser esta tese perigosa por vincular a violncia com uma tendncia natural da humanidade. Arendt coloca que:
(...) nem a violncia nem o poder so fenmenos naturais, isto uma manifestao do processo vital, eles pertencem ao mbito poltico dos negcios humanos, cuja qualidade essencialmente humana garantida pela faculdade do homem para agir, a habilidade para comear algo novo. (Arendt, 1994, p.60)

Pode-se afirmar que a violncia, nessa concepo, resume-se no agir sem argumentar, sem estar dentro de um processo discursivo que a essncia do poder. No livro Condio Humana Arendt, aborda a vida na polis a partir do significado do decidir com palavras e persuaso e no com violncia. Coagir algum mediante violncia, ordenar ao invs de persuadir, eram modos pr-polticos de relacionar-se com as pessoas. O poder e a violncia so opostos; onde um domina absolutamente, o outro est ausente. A violncia aparece quando o poder est em risco, mas deixada a seu prprio curso, ela conduz a desapario do poder. (Arendt, 1994, p.44) A instrumentalizao da ao a transferncia do trabalho, do fazer para o campo da poltica. mais segura a ordem da fabricao do que a incerteza e a fragilidade dos negcios humanos. A violncia desempenha papel importante no pensamento e planos polticos baseados na interpretao da ao como fabricao. Porm a esfera da ao poltica no opera com meios e fins. (Oliveira e Guimares, 2004, p.11).

3 SOBRE O SABER E O PODER


Pois a tendncia ao tirnico pode se constatar nas teorias de quase todos os grandes pensadores (Kant a grande exceo). E se essa tendncia no constatvel no que fizeram, porque muito poucos, mesmo entre eles, estavam dispostos, alm do poder de se espantar diante do simples a aceitar esse espanto como morada. Hannah Arendt

A idia de ao poltica estende-se a todas as prticas cotidianas e aos seus mltiplos espaos pblicos que, permanentemente, so criados e recriados. A construo da identidade do homem fruto da sua condio no mundo ou, nas palavras de Arendt, de sua mundanidade, se o mundo muda, o homem muda, num continuo vir a ser. Isto quer dizer que, alm da pluralidade individual, o homem no tem o pleno controle sobre as conseqncias de suas aes. nessa incerteza que se vislumbram duas possibilidades: o nus da liberdade, do poder e do pensamento ou a segurana do hbito e da violncia. Quando o hbito impera, o homem esconde-se num escudo narcsico que o protege da incerteza, fazendo-lhe rgido, repetitivo e conservador. importante ressaltar que o conceito de violncia est sendo tratado como privao de discurso e conseqentemente impossibilidade de ao. Segundo Arendt, hbito o oposto de pensar e compreender.
Pensar buscar a homologia consigo mesmo e estar sempre prestes a recomear; no pensar entregar-se ao hbito no qual radica a banalidade do mal. (...) O mal a paixo de instrumentalizar a si prprio, tornando o prazer e o desejo objetos de controle e previso. (Costa, 2004)

O conhecimento (saber?) formal, racional, cientfico produzido nas Instituies Acadmicas pode apartar-se do humano ou colocar-se acima deste. O saber cientfico mais um discurso sobre o mundo e no o nico discurso, no se pode retirar dele a sua carga ideolgica, pois sendo ele unnime, conservador e auto-reflexivo. Segundo Chau (1982, p. 7), podemos dizer que exatamente porque a ideologia contempornea cientificista, cabe-lhe o papel de reprimir o pensamento e o discurso cientfico. O pensamento oficial, totalitrio, vale-se da cincia para se justificar e se reproduzir. Muita barbrie foi produzida para e em nome da cincia.
Nada pode determinar, de antemo, quais sero os reflexos de minha ao no mundo. Por esta razo tendemos todos a criar identidades fixas, conservadoras, que chamamos em nossa terminologia de identidades narcsicas. Essas identidades sero tanto mais slidas e invulnerveis mudana quanto mais previsveis forem em suas reaes ao meio ambiente. O desejo de permanecer no mesmo, a busca da modalidade tranqila de gozo, na terminologia de Calligaris, pode at manter-nos num estado de sofrimento que reconhecemos como indesejvel, desde que garanta a homeostase psquica conhecida. A manuteno desse estado de gozo masoquista pode contrariar todo o impulso para a transformao e um dos motores para a servido voluntria. (Costa, 2004, p. 2)

10

Em contrapartida, a idia de senso comum de Arendt reconcilia o homem com a sua condio humana.

A distino poltica principal entre o senso comum e a lgica que o senso comum pressupe um mundo onde todos cabemos e onde podemos viver juntos, por possuirmos um sentido que controla e ajusta todos os dados sensoriais estritamente particulares queles de todos os outros; ao passo que a lgica e toda a auto-evidncia de que procede o raciocnio lgico, pode reivindicar uma confiabilidade totalmente independente do mundo e da existncia de outras pessoas. (Arendt, 1993, p.48}

O conhecimento no-formal est, pois, relacionado com o compromisso tico da condio de ser-no-mundo. H. Arendt chama isto de compreenso, Compreender um processo sem fim que aproxima e reconcilia as pessoas com o mundo, sem que, necessariamente, o perdoem. Ao compreendermos o totalitarismo no estaremos perdoando coisa alguma, mas antes, reconciliando-nos com o mundo, em que tais coisas so definitivamente possveis. (Arendt, 1993, p. 39)

4 EDUCAO E AO A reflexo que Arendt faz, a partir do pensamento grego, remete a dois elementos fundamentais da vida poltica: a ao (praxis) e o discurso (lexis), dos quais surge a esfera dos negcios humanos (taton anthrpon pragmata, como chamava Plato), que exclui estritamente tudo o que seja apenas necessrio e til. (Arendt, 2000, p. 34). Como j foi referido, o discurso e a ao so a expresso do espao pblico, e, como tal, realizam a mediao entre os homens e destes com o mundo circundante.
Ser visto e ser ouvido por outros importante pelo fato de que todos vem e ouvem de ngulos diferentes. este o significado da vida pblica, em comparao com a qual at mesmo a mais fecunda e satisfatria vida familiar pode oferecer somente o prolongamento ou a multiplicao de cada indivduo, com seus respectivos aspectos e perspectivas. A subjetividade da privatividade pode prolongar-se e multiplicar-se na famlia; pode at tornar-se to forte que

11
seu peso sentido na esfera pblica; mas esse mundo familiar jamais pode substituir a realidade resultante da soma total de aspectos apresentados por um objeto a uma multido de espectadores. Somente quando as coisas podem ser vistas por muitas pessoas, numa variedade de aspectos, sem mudar de identidade, de sorte que os que esto sua volta sabem que vem o mesmo na mais completa diversidade, pode a realidade do mundo manifestar-se de maneira real e fidedigna. (Arendt, 2000, p. 67)

Seguindo este pensamento, pode-se afirmar que a escola, por excelncia, constitui-se em um espao pblico e a educao s se efetiva na ao e no discurso. E ao fazer isto, est-se dizendo que a escola (ou a Universidade) s concebvel enquanto acolher e estimular os diferentes discursos e as diferentes prticas sociais. A imposio de um nico discurso ou de uma forma normal de comportamento retira do outro o seu poder para agir, abrindo, assim, a via para o estabelecimento da violncia.
E justamente na tendncia a entender a educao como processo de normalizao ou adaptao dos indivduos ou com o espao de transmisso de conhecimento tcnico na linha do incremento da fabricao que se funda a tradio pedaggica do ocidente. Nela a faculdade da ao tem tido, at h bem pouco tempo, espao reduzido e, justamente por isso, tem sido portadora e transmissora de violncia. ( Oliveira e Guimares, 2004, p.15)

As prticas educativas, correntes em nossa sociedade, ocultam a ao poltica, ou seja, ao invs de agir em concerto h uma aglomerao de indivduos isolados. Quanto ao criadora, existe uma substituio desta por atividades pr-estabelecidas como copiar, escrever, etc, num movimento que vela a caracterstica de natalidade e de construo do novo. Tem-se, ento, uma iluso de ao. A iluso da ao serve como fundamento da violncia. Segundo Arendt (2004, p. 11), como a ao, o discurso que faz do ser humano um ser poltico. Ao ser privado do discurso,

12

ou obrigado a introjetar um discurso como seu2,3 o sujeito se v diante da violncia, que nada mais do que um agir sem argumentar. Cabe lembrar a reestruturao que Foucault faz no conceito de poder, primeiramente em Vigiar e Punir (1996) refere ao poder de normalizao exercido por todas as instituies com o objetivo disciplinar. Posteriormente, refere ao poder produtivo, numa convergncia com Arendt. De fato, o poder produz;ele produz real; produz domnios de objetos e rituais de verdade.(Machado, in: Foucault, 1984, p. XVI) A violncia , em suma, a privao do discurso do aluno e a conseqente imposio de um discurso dito normal ou oficial. Isto tem sentido numa sociedade ou escola que entende a educao como instrumentalizao, como labor. E aqui cabem todas as escolas profissionalizantes, os cursos superiores que buscam a formao de profissionais aptos para o mercado. Dessa forma, a instituio escola no tem poder, pois existe na esfera privada, estando de fora dos negcios humanos. A ao o exerccio do poder, no do poder de normalizao, pois este violncia, mas do poder de criao. Este um poder que s existe no grupo, no de ningum (muito menos do professor!), est presente na diversidade e se expressa na palavra coerente de cada um.

O poder s efetivado enquanto a palavra e o ato no se divorciam, enquanto as palavras no so vazias e os atos no so brutais, enquanto as palavras no so empregadas para velar intenes mas para revelar realidades, e os atos no so usados para violar e destruir, mas para criar relaes e novas realidades. (Arendt, 2000, p. 212)

A palavra proferida pelo aluno uma ao, no somente pelo fato de todas as aes polticas realizarem-se por meio de palavras, mas, sobretudo, porque encontrar palavras
2

No romance instigante e proftico de George Orwell, 1984, encontramos em dois fragmentos algo que ilustra esta situao: No fim, o partido anunciaria que dois e dois so cinco, e todos teriam que acreditar. Era inevitvel que o proclamasse mais cedo ou mais tarde: exigia-o a lgica de sua posio. Sua filosofia negava tacitamente no apenas a validez da experincia como a prpria realidade externa. O bom senso era a heresia das heresias. E o que mais aterrorizava no era que matassem o cidado por pensar diferente, mas a possibilidade de terem razo.(p. 78) No apenas destrumos nossos inimigos; ns os modificamos. Compreendes o que quero dizer? (p. 235)

13

adequadas a um certo momento, constitui uma ao. Somente a pura violncia muda, e por este motivo a violncia, por si s, jamais pode ter grandeza. (Arendt, 2000, p. 35)
Sem o discurso, a ao deixaria de ser ao, pois no haveria ator; e o ator, o agente do ato, s possvel se for, ao mesmo tempo, o autor das palavras. A ao que ele inicia humanamente revelada atravs das palavras; e, embora o ato possa ser percebido em sua manifestao fsica bruta, sem acompanhamento verbal, s se torna relevante atravs da palavra falada na qual o autor se identifica, anuncia o que fez e o que pretende fazer. (Arendt, 2000 p. 191)

CONSIDERAES FINAIS

A mais contundente concluso deste ensaio que a educao s acontece mediante o resgate do direito palavra, enquanto expresso das demandas e reivindicaes dos sujeitos. Pois ela a nica possibilidade de crtica a uma estrutura autoritria. E, sobretudo, pela consolidao de espaos sociais de debate (espaos pblicos), onde a diferena e a discrdia sejam verdadeiramente acolhidas. O que fazer na sala de aula? Esta pergunta rondou as pginas e as idias deste trabalho, indicando alguns caminhos: Primeiro: Aceitar o aluno como ser pleno de sua condio humana e, portanto, no subtrair-lhe a palavra, no tolher-lhe a ao e, nem tampouco, normaliz-lo. Segundo: Ouvir mais do que se fazer ouvir. Pois se o espao coletivo e o poder circula (se no h violncia), a palavra de todos e no uma imposio do professor. Terceiro: Desejar aprender. Ensinar-aprender uma troca, s aprende aquele que ensina e s ensina aquele que aprende. Novamente, num processo de alternncia e de circularidade de poder.

14

Quarto: Mudar a formao dos educadores. A palavra pedagogia, de origem grega, significa, literalmente, guia-de-crianas. Mas, tambm, quer significar treinar, educar, corrigir, dar disciplina com punio. A ao no compatvel com isso. O ato criador, que deve ser o ato acadmico, prescinde da punio e da conduo. O professor deve ser aquele que possibilita a abertura de caminhos para que seus alunos possam criar poesia e cincia. Segundo Heidegger, os pensadores e os poetas so os guardas do ser que se des-vela e vela na linguagem (Arendt, 1987, p. 223). Quinto: Transformar o mtodo. fundamental que os professores deixem de ensinar a pensar sobre algo e passem a ensinar a pensar algo. A ao passa por uma possibilidade de interveno e mudana, assim criativa, no pode limitar-se sobre algo que j foi dito ou feito. preciso formar pensadores, homens capazes de nomear, criticar e modificar as coisas ao seu redor. Finalmente, para que a educao seja livre e justa, ela necessita da pluralidade. A ao no pode ser vista como um processo de meios e fins, nem a escola, pois quando esta atua dessa forma, torna-se manipuladora, estimulando relaes de dominao (submisso) e provocando uma perda do senso comum. O senso comum s pode subsistir na lio arendtiana, num compartilhado em comum, pela livre discusso. (Lafer in Arendt, 1987, p. 241.)

15

REFERNCIAS 1. ARENDT, Hannah. A condio humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2000. 352 p. 2. _____. Homens em tempos sombrios. 3. ed. So Paulo: Companhia das letras, 2003. 249 p. 3. _____. Sobre a violncia. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1994. 114 p. 4. CHAU, Marilena. Cultura e democracia. 3. ed. So Paulo: Moderna, 1982. 220 p. 5. COSTA, Jurandir F. No mais, no ainda: a palavra na democracia e na psicanlise. Disponvel em: <http://www.Cefetsp.br/edu/eso/jurandirusp.html>. Acesso em: 28/04/2004. 6. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da priso. 31. ed. Petrpolis: Vozes, 2006. 262 p. 7. 8. 9. _____. Microfsica do poder. 4. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1984. 295 p. LAFER, Celso. Hannah Arendt: vida e obra. In: ARENDT. Homens em tempos sombrios. 3. ed. So Paulo: Companhia das letras, 2003. MACHADO, Roberto. Por uma genealogia do poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfsica do poder. 4. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1984. 295 p.

10. MACHADO, Elisabeth Mazeron. Consideraes sobre a teoria da violncia e o estigma social. Anais do XIII encontro latino-americano sobre o pensamento de Donald Winnicott. Porto Alegre: 2004 (CD-ROM) 11. MARX, Karl. Para a crtica da economia poltica; Salrio, preo e lucro; O rendimento e suas fontes: a economia vulgar. So Paulo: Abril Cultural, 1982. 242 p. 12. MERQUIOR, Jos G. de. Michel Foucault ou niilismo de ctedra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. 277 p. 13. OLIVEIRA & GUIMARES. Conceito de violncia em Hannah Arendt e sua repercusso na educao. (paper)

16

14. ORWELL, George. 1984. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979. 277 p. 15. VELHO & ALVITO (org.). Cidadania e violncia. Rio de Janeiro: UFRJ e FGV, 1996. 367 p. 16. WEBER, Max. Economia y sociedad. 7. ed. Mxico: Fondo de cultura econmica, 1984. 1237 p. 17. ZALUAR, Alba. Da revolta ao crime S.A. So Paulo: Moderna, 1996. 128 p.

Вам также может понравиться