Вы находитесь на странице: 1из 16

Em CP estudamos temas como Preconceitos, Esteretipos e Representaes sociais, Reconverses Profissionais e Organizacionais e Instituies e modelos institucionais

Esteretipos, Preconceitos & Discriminao

Esteretipos

Etimologicamente a palavra esteretipo remonta ao grego stereo slido e typos tipo. A sua origem est associada aos processos de tipografia e diz respeito placa metlica criada para fazer a impresso de textos, de livros, ou seja, basicamente remete para a cpia, a repetio de algo. Actualmente, o conceito de esteretipo utilizado no mbito das relaes sociais e tnicas para definir uma ideia pr concebida, muitas vezes infundada, acerca de uma determinada caracterstica de um grupo social, atribuindo-a a todos os membros desse grupo, servindo como um processo de simplificao. Na maioria das vezes, um esteretipo tido como uma generalizao excessiva e indevida de um comportamento, uma atitude ou uma qualidade relativa a um determinado grupo tnico, que tanto pode resultar numa avaliao positiva como numa avaliao negativa da questo em causa, sendo que a maior parte dos esteretipos encerra avaliaes negativas, ainda que os objectivos sejam aparentemente positivos. Partir do princpio que, se grande parte de um grupo social ou tnico possui uma caracterstica especfica implica que todos os membros daquele grupo detenham essa caracterstica, uma ideia completamente errada. Mas a verdade que muitas vezes estes esteretipos so necessrios, pois funcionam como guias de comportamento e cdigos de comunicao, ajudando por um lado, a prever comportamentos e, por outro, a estabelecer laos entre as pessoas. O esteretipo tambm muito usado em humorismo como manifestao de racismo, homofobia, xenofobia, machismo e intolerncia religiosa. melhor aceite quando manifestado desta forma, simulando a inocncia para atingir o seu objectivo, sendo por isso um grande motivador do preconceito e discriminao. So variadssimos os exemplos de esteretipos que conhecemos, podendo mesmo agrup-los em vrias categorias. o

Esteretipos de Gnero:

Os homens so grandes lderes empresariais;

As mulheres so boas donas de casa;

Os homens so racionais;

As mulheres so intuitivas;

Os homens so sempre fortes;

As mulheres so boas cozinheiras;

As mulheres so ms condutoras;

As mulheres loiras so burras. o Esteretipos Raciais e tnicos:

Os japoneses so educados e reservados;

Os americanos negros so ptimos jogadores de basquetebol;

Os muulmanos so terroristas;

Os brancos so arrogantes e racistas;

Os americanos so obesos, preguiosos, preconceituosos e materialistas;

Os italianos so alegres;

Os irlandeses bebem demasiado;

Os alemes so srios.

o Esteretipos Sociais:

Os mdicos so dedicados;

Os bombeiros so heris;

Os funcionrios pblicos trabalham pouco;

Todos os advogados so mentirosos;

Todos os polticos so corruptos;

Todos os actores e cantores consomem drogas e lcool.

Esteretipos e Categorizao

Mas porque ser fundamental para o ser humano rotular tudo o que se encontra sua volta? Para os seres humanos, o processo de categorizao essencial para que uma pessoa se possa adaptar ao seu meio ambiente. O facto de ser possvel dizer ou saber muitas coisas a partir de poucos elementos deve-se, efectivamente, a este processo, que nos permite colocar os indivduos que nos rodeiam, de forma organizada e por categorias, num armazm, o que nos ajuda a orientar a nossa vida social. Assim sendo, atribumos a um elemento as caractersticas da categoria a que pensamos que pertence. O que torna o conceito de esteretipo to abrangente o facto de no se limitar a ser uma construo individual, mas sim uma construo que acontece ao nvel social.

Funo dos Esteretipos

A principal funo dos esteretipos a de simplificao, o que possibilita a adopo de quadros de interpretao do mundo social em que estamos integrados, permitindo-nos definir o que est bem e o que est mal, o que justo e injusto, ou seja, quando adoptamos o modo de ver, pensar e agir dos nossos familiares, grupo, cultura ou da sociedade a que pertencemos estamos a assegurar a integrao social. Este processo o que podemos designar por funo sociocognitiva. Quando o nosso comportamento vai de encontro aos esteretipos preconcebidos, obtemos a aceitao social porque agimos de acordo com o que est estabelecido. Os esteretipos tm tambm a funo de reflectir as dinmicas de posicionamento e de poder entre os diversos grupos e a manuteno e reproduo de formas de relao e organizao social. Uma outra funo dos esteretipos est relacionada com a funo socioafectiva, que se relaciona com o sentimento de identidade social, isto , permite-nos reconhecer a que grupo pertencemos, com quais nos conseguimos identificar. Parte do que somos enquanto indivduos est relacionado com o facto de fazermos parte de determinados grupos sociais, levando-nos a ter a capacidade de fazer a distino entre os indivduos que pertencem ao mesmo grupo que ns ou a outro grupo diferente. Na maioria das vezes, os esteretipos contribuem para reforar a identidade positiva do grupo a que se pertence, sendo que a nica maneira de o fazer desenvolver uma imagem negativa dos outros grupos, valorizando, indirectamente, o grupo a que pertencemos.

Caracterizao dos Esteretipos

Os esteretipos caracterizam-se pela:

Simplicidade As imagens veiculadas pelo esteretipo so pobres;

Uniformidade O esteretipo uniforme num dado grupo;

Tonalidade Afectiva Um esteretipo nunca neutro, ou favorvel ou desfavorvel;

Durabilidade e Constncia O esteretipo tem tendncia a perpetuar-se no tempo, no interior do grupo que o partilha;

Pregnncia O grau de adeso ao esteretipo varia de um indivduos para o outro, podendo ir desde uma adeso superficial a uma adeso profunda.

Preconceitos

O preconceito um "juzo", um julgamento preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatria perante pessoas, lugares ou tradies considerados diferentes ou estranhos. As formas mais comuns de preconceito so: racial, social e sexual.

Preconceito Racial / Racismo a tendncia em que se d grande importncia noo da existncia de raas humanas distintas e superiores umas s outras. O racismo um conjunto de opinies pr concebidas onde a principal funo valorizar as diferenas biolgicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com a sua raa. A crena da existncia de raas superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravido, o domnio de determinados povos por outros e os genocdios, que ocorreram durante toda a histria da humanidade.

Preconceito Social uma forma de preconceito para com determinadas classes sociais que provm da diviso da sociedade actual em classes. O preconceito consiste em acreditar que as classes mais pobres so inferiores, em vrios aspectos, s que possuem mais bens. Actualmente, um exemplo de preconceito social pode ser o facto de a maioria das pessoas ter uma imagem bastante negativa acerca dos habitantes de bairros sociais, associando-os sempre ao crime.

Preconceito Sexual / Sexismo Refere-se ao conjunto de aces e ideias que privilegiam indivduos de determinado gnero ou com determinada orientao sexual, em detrimento de indivduos de diferente gnero ou orientao sexual. Por exemplo, no empregar determinada pessoa apenas porque ela homossexual, ou ainda, recusar determinado emprego a uma mulher porque supostamente aquele trabalho destina-se aos homens.

Esteretipo Vs Preconceito

Tal como o esteretipo, o preconceito tem como base da sua constituio a categorizao social, ou seja, o indivduo ordena os conjuntos sociais em categorias ou grupos. A pertena a uma categoria leva o sujeito a definir a sua identidade social a partir dos atributos implicados por esse grupo, grupoesse que ele necessita favorecer, com os seus julgamentos e os seus comportamentos. Ou seja, protege e torna mais coeso o intra-grupo e por oposio censura aquele ou aqueles que so extra-grupo (favoritismo pelo intra-grupo, discriminao relativamente aos extra-grupos). O preconceito distingue-se do esteretipo porque no se limita a atribuir caractersticas a um determinado grupo ou pessoa, envolve uma avaliao que frequentemente negativa.Contudo, apesar de distintos, o esteretipo e o preconceito esto relacionados, na medida em que tal como acontece com os esteretipos, consideramos que todos os elementos de um dado grupo partilham as mesmas caractersticas. Podemos ento afirmar que na base do preconceito est a informao veiculada pelo esteretipo, sendo que este fornece os elementos cognitivos e o preconceito acrescenta-lhes uma

componente afectiva. Mais uma vez, tal como o esteretipo, o preconceito tem como objectivo a diferenciao social. Na maioria das vezes, estes tambm se aprendem no processo de socializao nos grupos a que se pertence, no seio familiar, entre amigos, atravs dos meios de comunicao e normalmente, uma vez aprendidos difcil de abandon-los, mas no impossvel. Uma vez que o preconceito originado e favorecido pelo desconhecimento, a maneira mais lgica de o combater ser atravs do contacto e do conhecimento, que provavelmente nos tornar mais tolerantes em relao s diferenas.

Componentes do Preconceito

Podemos ento afirmar que os preconceitos so formados por trs componentes:

Componente Cognitiva Corresponde a um esteretipo geralmente negativo que se formula face a um grupo;

Componente Afectiva Refere-se aos sentimentos que se exprimem relativamente ao objecto do preconceito, geralmente sentimentos de carcter negativo e pejorativo, como por exemplo, a desconfiana, o desprezo.

Componente Comportamental Refere-se orientao dos comportamentos face pessoa ou grupo. Esses comportamentos podem apenas reflectir-se numa opinio que verbaliza um desejo ou podem ainda adquirir um carcter mais extremista recorrendo a actos de discriminao.

Combate ao Preconceito

Temos de admitir que todos ns temos preconceitos, uns em maior, outros em menor grau. A verdade que alguns de ns deixam esse sentimento transbordar para as atitudes, acabando por magoar e discriminar as pessoas. Infelizmente so poucos os que conseguem lidar bem com esse sentimento, aceitando e respeitando ao mximo as diferenas dos outros. O combate ao preconceito uma luta constante, que precisamos travar a cada contacto, a cada nova amizade, a cada conversa, a cada deciso. O preconceito algo que est demasiado enraizado, uma herana milenar da humanidade e, provavelmente, ainda levaremos milnios para conseguir eliminar totalmente este sentimento, se que isso realmente possvel. Leis e medidas judiciais podem servir para defender os discriminados, mas no resolvem o problema. Uma das opes pode passar pelo combate ao preconceito na escola. Mas o esforo no pode ser apenas realizado na escola, tambm importante que se mudem as atitudes em casa. Por exemplo, um rapaz cujo pai no ajuda nas tarefas domsticas e que chega a casa e pede mulher que lhe v buscar uma cerveja, por muito que na escola lhe tentem incutir que actualmente os homens e as mulheres tm as mesmas responsabilidades e os mesmos direitos, a criana vai assimilar o que v em casa e pensar na mulher como algum que foi feita para o servir. Da mesma forma que quem presencia um acto de discriminao na escola, na rua ou na televiso e no tem oportunidade em casa para debate-lo e entende-lo, tem tudo para adoptar o comportamento preconceituoso. A realizao de campanhas contra o preconceito tambm tem tido um papel fundamental no que diz respeito tentativa de mudar mentalidades.

Discriminao

A discriminao designa o comportamento dirigido aos indivduos visados pelo preconceito, ou seja, caracteriza-se como sendo uma aco intencional de tratar pessoas ou grupos de pessoas de forma injusta ou desigual, com base em argumentos de ordem social, tnica ou religiosa. Segundo a definio de Gordon Allport, designamos por discriminao: Todo o comportamento que nega aos indivduos e aos grupos a igualdade de tratamento que eles mereceriam. Gordon WillardAllport (Montezuma, 11 de Novembro de 1897 Cambridge, 9 de Outubro de 1967) foi um psiclogo americano que dedicou a sua vida ao estudo da personalidade humana. Deixou o seu legado psicologia com a Escala de Allport, definida no seu livro TheNatureofPrejudice A Natureza do Preconceito de 1954, com a finalidade de medir a extenso do preconceito numa determinada sociedade.

Discriminao e Preconceito

Apesar de na base da discriminao estar o preconceito, isto , a discriminao tem muitas vezes origem no simples preconceito, estes dois termos no devem ser considerados sinnimos, nem se devem confundir. Enquanto o preconceito uma atitude desfavorvel, sem fundamento, injustificada, dirigida a determinados grupos e aos seus membros, que pode ou no conduzir a actos discriminatrios, a discriminao propriamente dita um comportamento que decorre do preconceito, ou seja, o chamado passar das palavras para os actos. O tipo de discriminao est sempre ligado com o preconceito que lhe est subjacente:

Preconceito Racial Conduz geralmente discriminao das pessoas por pertenceram a raas diferentes.

Preconceito Religioso Conduz discriminao de pessoas que praticam uma determinada religio.

Preconceito Sexista Conduz discriminao de mulheres, homens ou de indivduos com determinada orientao sexual.

Causas dos Comportamentos Discriminatrios Chegou-se concluso de que os comportamentos discriminatrios manifestam-se com mais intensidade em perodos de crise econmica e social, pois as pessoas ao sentirem que nada podem fazer para melhorar a sua situao dirigem o seu descontentamento, os seus sentimentos negativos, a sua agressividade contra grupos ou pessoas inocentes. Por exemplo, durante um perodo de crise, como o que estamos a viver actualmente, frequente ouvirmos a populao culpar os imigrantes pela situao desfavorvel, nomeadamente pela falta de emprego.

Nveis de Discriminao

A discriminao pode manifestar-se em diferentes nveis, atravs de uma atitude em que se ignoram e evitam determinadas pessoas ou grupos ou atravs de comportamentos hostis e a agresses a indivduos e grupos. Gordon Allport, como j referimos, foi um psiclogo que dedicou grande parte do seu trabalho ao estudo das atitudes, dos esteretipos e dos preconceitos, chegando mesmo a conceber um mtodo para medir o preconceito numa sociedade. As primeiras iniciativas de discriminao positiva tiveram lugar nos Estados Unidos da Amrica, na dcada de 50 e tinham como grande objectivo ajudar as minorias, tal como os hispnicos, os ndios e os negros, dando-lhes um tratamento preferencial nas reas da educao, sade e habitao. Na maioria das vezes, ouvimos a palavra discriminao associada parte negativa da questo, mas a verdade que podemos tambm ouvir este termo associado a algo positivo. Discriminar prejudicar um indivduo ou um grupo de indivduos em relao a outros, com diferentes caractersticas. Discriminar positivamente favorecer um indivduo ou um grupo de indivduos, que partida estariam em desvantagem, com o objectivo de chegar a um ponto de equilbrio. a esse ponto de equilbrio, em que no h indivduos ou grupos favorecidos nem desfavorecidos, que chamamos sociedade igualitria. O facto de existem grandes desequilbrios na sociedade ocorre porque, no passado, certas pessoas foram, ou continuam a ser, discriminadas, muitas vezes em relao ao seu sexo, mas tambm muitas vezes em relao sua raa ou religio. para combater essas injustias que utilizada a aco afirmativa, compensando quem foi prejudicado. esse o objectivo da discriminao positiva, o que partida nos leva a pensar que um bom caminho e o meio mais prtico para combater certas desigualdades, de modo a atingir uma sociedade igualitria. Mas ser racional e justo promover a igualdade recorrendo a um meio discriminatrio? Segundo os defensores da discriminao positiva, correcto favorecer um grupo partida em desvantagem. S que isso implica muitas vezes prejudicar outros

grupos, violando alguns dos seus direitos. certo que quem foi prejudicado tem o direito de ser compensado, mas no faz sentido se no for por quem o prejudicou. Ser ento a discriminao o caminho para acabar com a prpria discriminao? Talvez a aco afirmativa, ao privilegiar elementos de grupos desfavorecidos, em vez de contribuir para extinguir certos preconceitos, como parece ser o seu objectivo, pode ter o efeito contrrio e contribuir para aument-los.Por exemplo, um aluno negro que tenha entrado para uma universidade, com determinada mdia, em detrimento de um branco com a mesma mdia, devido simplesmente discriminao positiva, pode ser confrontado com reaces que podem no diminuir mas sim aumentar certos preconceitos. Ser ento plausvel que utilizemos uma aco que promove a desigualdade para obter uma igualdade? Talvez a medida mais justa a ser tomada no seja favorecer os grupos em desvantagem, mas sim deixar de os prejudicar. Assim talvez seja mais justo, porque ningum sair prejudicado, havendo apenas o seno de este processo poder ser mais demorado do que se recorrermos discriminao positiva.

Discriminao e Auto-Estima

Um dos principais aspectos da discriminao o facto de que afecta profundamente, como seria de esperar, a auto-estima dos discriminados. O psiclogo alemo Kurt Lewin, que realizou uma investigao acerca do funcionamento dos grupos sociais, chegou concluso que as pessoas que eram objecto de discriminao interiorizavam o estatuto de vtimas, auto-desvalorizando-se. Como prova disso mesmo, um estudo desenvolvido nos Estados Unidos da Amrica, pelo casal de psiclogos americanos Kenneth andMamieClark, em 1947, para tentar avaliar a percepo de crianas negras, de 3 a 7 anos, em relao discriminao, auto-estima e segregao racial, reflectia esse sentimento de desvalorizao. O estudo consistia em dar a cada criana duas bonecas, uma com a pele clara e outra com a pele mais escura. O resultado foi assustador, dois teros das crianas mostravam preferncia pela boneca que tinha a pele clara, alegando que esta era mais bonita e atribuindo outra boneca caractersticas negativas associadas cor, ou seja, de modo indirecto, criticando-se a si mesmas. Apesar de pertenceram raa negra, partilhavam os preconceitos dos americanos relativamente aos americanos negros. Mas no foi s na dcada de 40 que se pde observar este tipo de comportamentos, actualmente grupos frequentemente discriminados acabam tambm por partilhar juzos negativos sobre si prprios.

Reconverses Profissionais e Organizacionais

Do grego ethik ou do latim ethica (cincia relativa aos costumes), tica o domnio da filosofia que tem por objectivo o juzo de apreciao que distingue o bem e o mal, o comportamento correcto e o incorrecto. Os princpios ticos constituem-se enquanto normas, pelas quais o homem administra o seu comportamento, tendo em vista uma filosofia moral dignificante. Os cdigos de tica so dificilmente separveis da deontologia profissional, pelo que no pouco frequente os termos tica e deontologia serem utilizados indiferentemente. O termo Deontologia surge das palavras gregas don, dontos, que significa dever e lgos que se traduz por discurso ou tratado. A deontologia seria o tratado do dever ou o conjunto de deveres, princpios e normas adoptadas por um determinado grupo profissional. A deontologia uma disciplina da tica especial adaptada ao exerccio da uma profisso. Existem vrios cdigos de deontologia, sendo esta codificao da responsabilidade de associaes ou ordens profissionais. Os cdigos deontolgicos tm por base as grandes declaraes universais e esforam-se por traduzir o sentimento tico expresso nestas, adaptando-o, s particularidades de cada pas e de cada grupo profissional. Para alm disso, estes cdigos propem sanes, segundo princpios e procedimentos explcitos, para os infractores do mesmo. Alguns cdigos no apresentam funes normativas e vinculativas, oferecendo apenas uma funo reguladora. A declarao dos princpios ticos dos psiclogos da Associao dos Psiclogos Portugueses, por exemplo, unicamente um instrumento consultivo. Embora os cdigos pretendam oferecer uma reserva moral ou uma garantia de conformidade com os Direitos Humanos, estes podem, por vezes, constituir um perigo de monopolizao de uma determinada rea ou grupo de questes, relativas a toda a sociedade, por um conjunto de profissionais.

Frederi i l l r foi um engenheiro norte ameri ano que inseriu o conceito da chamada Administrao Cientfica, revolucionando todo o sistema produtivo no comeo do sculo XX e criando a base sobre a qual se desenvolveu a actual Teoria Geral da Administrao. Taylor trabalhou como gerente geral e engenheiro consultor na ManufacturingInvestmentCompany na Filadlfia, onde tem a excelente oportunidade para testar suas teorias.

Mais tarde, Taylor deixa a companhia para abrir o seu prprio negcio como consultor independente. Em 1898 ingressa na BethlehemSteel onde, junto com Maunsel hite e uma equipa de assistentes desenvolve o ao rpido (highspeedsteel , um material usado na fabricao de ferram entas de corte que utili ado at hoje. Em 1903 Taylor publica seu primeiro livro sobre Direco de Oficinas (ShopManagement que mais tarde chamaramos de administrao cientfica. Este livro onde fala pela primeira vez das suas ideias sobre a racionalizao do trabalho.Taylor publica, somente em 1911, a obra mais importante divulgando de vez os princpios da administrao cientfica que se tornaria a base da Teoria Geral da Administrao.Em Princpios da Administrao Cientfica (Principles do ScientificManagement , Taylor descreve toda sua teoria sobre a administrao que contm princpios at hoje utilizados pelas empresas ainda que, com algumas alteraes, sendo por isso considerado o pai da Administrao Cientfica. Engenheiro francs, formou-se com 19 anos na Escola de Minas de St. Etienne. Na primeira empresa em que trabalhou, que se encontrava numa situao econmica difcil, Fayol imediatamente sensibilizado pelo desperdcio de recursos que caracteriza o dia -a-dia da empresa. Graas sua direco, que assume aos 47 anos, a empresa e recupera-a. a partir desta experincia que elabora ento uma doutrina administrativa, mais tarde designada por Fayolismo ou Teoria Clssica da Administrao, que tem por objectivo o governo da empresa no seu conjunto, e resumindo os seus princpios na sua obra AdministrationIndustrielleetGenrale. Fayol considera fundamental a formao dos gestores que poderiam assim assegurar uma racionalidade administrativa nas empresas. Na de Fayol, nas empresas valorizav a-se apenas o trabalho tcnico, esquecendo, o que fundamental, a componente administrativa. Ao nvel da estrutura organizacional preconiza a organizao linear, baseada na unidade de comando e na centralizao da autoridade.

Max Weber apresenta um pensamento que integra vrias correntes no seu discurso sobre os aspectos ticos. Weber reconhece que qualquer aco eticamente orientada pode ajustar-se a duas mximas que diferem entre si, isto , pode orientar-se de acordo com a tica da convico ou de acordo com a tica da responsabilidade.A tica da convico, de carcter deontolgico, apresenta a virtude como estando submetida ao respeito pelo imperativo categrico da lei moral. Regula-se por normas e valores j estabelecidos que pretende aplicar na prtica, independentemente das circunst ncias ou das consequncias da resultantes. Trata-se, portanto, de uma tica do dever, atendendo que os seus princpios se traduzem em obrigaes ou imperativos aos quais se deve obedecer. uma tica do absoluto, sem dvidas, formal, na qual os seus princpios se traduzem em imperativos incondicionais. O que define o bem ou o mal mais no do que a traduo ou concordncia de valores ou princpios em prticas adequadas. A tica da responsabilidade, de carcter teleolgico, apresenta um pendor mais utilitarista atendendo que orienta a sua aco a partir da anlise das consequncias da resultantes. Esta anlise levar em linha de conta o bem que pode ser feito a um nmero maior de pessoas assim como evitar o maior mal possvel. Espera-se portanto que uma aco se traduza na maior felicidade possvel para o maior nmero de pessoas possvel. A tica da responsabilidade pode apresentar tambm um vertente que difere do utilitarismo e que se prende com a finalidade, ou seja a bondade dos fins apresenta-se como justificativa para que se tomem as medidas necessrias sua realizao. Trata assim, -se, de uma tica centrada na eficcia de resultados, na anlise dos riscos, na eficincia dos meios e procura conciliar uma postura pragmtica com o altrusmo. Ao contrrio da tica da convico no uma tica de certezas, intemporal e formal, uma tica contextualizada, situacional, que pondera vrias possibilidades de aco, apoiada em certezas provisionais, sujeita ao dinamismo dos costumes e do conhecimento.

Instituies e modelos institucionais Instituies As instituies sociais dizem respeito a prticas sociais que persistem atravs do tempo pela adeso que encontram na maioria dos membros da sociedade. Os modos de comportamento institucionalizados so salvaguardados por normas e sanes. semelhana dos papis sociais, as instituies sociais estabelecem padres de comportamento, mas fazem-no a um nvel mais geral, que incorpora uma pluralidade de papis. As instituies sociais so relativamente constantes mas no so entidades imutveis, mudanas nas prticas sociais transportam mudanas nas instituies sociais existentes e podem dar origem a novas instituies. Chama-se institucionalizao ao processo pelo qual os modos de comportamento se tipificam e se tornam suficientemente regulares e contnuos para constiturem instituies. Existem vrios tipos de instituies sociais, como, por exemplo, as de cariz econmico, que dizem respeito produo e distribuio de bens e servios; as de cariz poltico, que regulam o uso e o acesso ao poder; as de parentesco, que dizem respeitam ao casamento, famlia e socializao; e as culturais, que dizem respeitam, genericamente, s religies e s actividades artsticas e cientficas. O conceito tem sido largamente utilizado em Sociologia, com contornos diferentes conforme as escolas sociolgicas. A ttulo de exemplo, diga-se que o funcionalismo tem visto as instituies como respostas s necessidades dos indivduos ou das sociedades, enquanto a fenomenologia salienta o modo como os indivduos criam ou adaptam as instituies. O processo contnuo de transformao da sociedade, que se tem acelerado nos ltimos anos, tem vindo a provocar grandes alteraes nas instituies tradicionais. A famlia considerada um pilar da sociedade e uma das instituies mais afectadas. Quando se fala de famlia, podemos considerar a nossa como o tipo normal e as outras como menos normais ou desviantes, pois cada cultura tem o seu conceito de famlia e, mesmo na cultura ocidental em que vivemos, ela pode variar bastante.O modelo de famlia considerado normal em cada um dos momentos da histria, esta, no assumiu sempre a sua forma mais pura, pois coexistiram sempre diferentes formas de organizao familiar. Apesar disso possvel encontrar algumas regularidades em relao aos valores, atitudes e comportamentos associados a esta instituio. A famlia tradicional era vasta em termos de estrutura de funes e hierarquias. Em estrutura, o elevado nmero de filhos, era considerado um factor de prestgio e era contrariado pelas elevadas taxas de mortalidade infantil. No grupo familiar conviviam vrias famlias nucleares de duas ou trs geraes, ou seja, os pais, os filhos solteiros, os filhos casados e respectivos filhos. A residncia era prxima ou comum, as actividades comuns e as relaes frequentes. A famlia detinha funes econmicas, de segurana (em caso de velhice, doena ou cuidado de crianas), educativa (responsvel pela socializao primria e secundria dos seus elementos) e religiosa.A hierarquia era

rgida baseada nas diferenas sexuais, de idade e de gerao, as mulheres estavam subordinadas aos homens mais velhos e o elemento com mais autoridade na famlia era o homem mais velho.A mulher gozava de um estatuto muito baixo, o pai tinha poder sobre ela, enquanto solteira mudava para a do marido ao casar e, em caso de viuvez passava a responder perante o seu filho mais velho e o seu estatuto s aumentava na proporo directa do nmero de filhos que conseguisse ter.A famlia actual j no corresponde ao esquema tradicional elogiado pela sociedade industrial. As geraes j no coabitam sob o mesmo tecto, a importncia da autoridade paterna diminui medida que se impe a afectividade como valor essencial. No existe desagregao, mas a mudana profunda da famlia, que no se limitando a um modelo nico, antes se desdobra em diversas modalidades de que no tnhamos at agora nenhuma experincia. As transformaes do nosso sculo modificaram profundamente o tecido social, os empregos das mes retira-lhes o tempo para consagrar famlia. Aparece o novo pai, aquele que tem mais vontade de participar nas tarefas que outrora eram nica e exclusivamente da me.Aparecem as famlias monoparentais, ou recompostas (segundos casamentos). A coabitao cada vez mais frequente entre os jovens, sobretudo como um perodo de experincia. A evoluo das mentalidades tem possibilitado a estabilizao de relaes entre homossexuais que optam por viver como se estivessem casados. As unies de facto assumem um papel cada vez mais importante. Registam-se grandes alteraes em relao aos indicadores demogrficos, taxas de nupcialidade, e fecundidade cada vez mais baixas, aumento do nmero de divrcios. A famlia passa a ter no s a funo econmica, reprodutiva e socializadora mas tambm de realizao pessoas.

O tema que me pareceu ser mais importante acabou por ser o ltimo (Instituies e modelos institucionais) pois tratamos diferentes mtodos e ideias de trabalho. Por estarmos prestes a ingressar no mercado de trabalho esta uma rea interessante dado as diferentes ideias pelas quais muitas empresas actuais ainda so regidas e tambm por ser um tema que acaba por se tratar como cultura geral o que acaba por dar mais prazer em realizar. Gostei da forma a formadora abordou os diferentes temas sempre com distribuio de fichas formativas e com apresentaes em powerpoint. Temas como o esteriotipo tambm so importantes para o nosso esprito critico e de cidado tal como o trabalho que realizei sobre instituies.

Вам также может понравиться