Вы находитесь на странице: 1из 12

Pedagogia Inaciana: uma viso sinttica

Referncia: FUENTES, Jose Luis. "Pedagogia Inaciana - uma viso sinttica". Rio de Janeiro: Centro Pedaggico Pedro Arrupe, 1999. Texto digital.

Introduo Na vida e concretamente na sua prtica pedaggica o educador se abre a novos conhecimentos e aprofunda ou aprimora os que j possui. Esse processo torna-se mais intenso ao longo de um curso sistemtico de educao como o que foi feito pelos educadores dos colgios jesutas nos anos de 1996 e 97.[1] Sem dvida em determinado momento sente-se a necessidade de sistematizar os conhecimentos adquiridos e de reestrutur-los junto com os que j possua. No intuito de ajudar a sistematizao ou sntese em relao Pedagogia Inaciana, uma das matrias do curso, oferecemos a seguir um esquema que, poder tambm subsidiar a construo de outros esquemas. Ele pretende ser um cabideiro para alocar conceitos. Ao mesmo tempo apresenta uma viso integrante de pedagogia ou de Pedagogia Inaciana, dentro dos limites a que se prope. Cada item daria lugar a um captulo ou talvez a um livro: os limites so impostos pelo prprio objetivo: uma viso sinttica da Pedagogia Inaciana. O trabalho tambm pretende dar uma resposta, discutvel e no nica, questo colocada no incio do estudo da matria: a Pedagogia Inaciana realmente uma PEDAGOGIA, isto , contm os elementos essenciais necessrio a uma verdadeira pedagogia? O esquema apresentado basicamente o elaborado por Carlos Vsquez Posada, delegado de educao da Colmbia[2]. O esquema de Vsquez Posada e a Pedagogia Inaciana Segundo Vsquez Posada, quatro so os elementos essenciais para se construir uma PEDAGOGIA: 1. Uma TEORIA EDUCATIVA ou Inspirao 2. Uma PEDAGOGIA propriamente dita ou Caminho 3. Uma METODOLOGIA ou Ferramentas 4. Uma GESTO de qualidade. A nossa tese prope que a Pedagogia Inaciana possui tais elementos, sendo que o segundo deles especificamente a Pedagogia Inaciana com seus passos caractersticos e o quarto elemento ser chamado QUALIDADE INTEGRAL, o que nos remete qualidade total e, ao mesmo tempo, dela nos diferencia radicalmente. Portanto, o esquema da Pedagogia Inaciana se constitui assim: 1. Teoria Educativa - Inspirao 2. Pedagogia Inaciana - Caminho 3. Metodologia - Ferramentas 4. Gesto - Qualidade Integral I - TEORIA EDUCATIVA - Inspirao

Toda prtica implica consciente ou inconscientemente uma teoria que a fundamenta e justifica. Em se tratando de uma prtica sistemtica, organizada, com finalidades explcitas como a educao, uma teoria indispensvel. Desmembramos a teoria educativa em trs dimenses e apontamos para onde essas dimenses se localizam na Pedagogia Inaciana: a dimenso filosfica, a dimenso teolgica e a dimenso scio-poltica. 1. Dimenso Filosfica A filosofia trata de princpios geradores de conceitos e valores. Na dimenso filosfica educativa destacamos a teleologia ou finalidades da prtica educativa, a antropologia e a epistemologia. Teleologia: uma finalidade para a educao. Dentro da pedagogia jesuta ela tem sido expressa como formar o homem para os outros (Arrupe); o homem consciente, compassivo, competente (Kolvenbach); o homem imbudo do humanismo social. Antropologia: A Pedagogia Inaciana uma pedagogia centrada no homem (no no contedo ou no lucro...). O tipo de homem surge de uma viso de Deus e uma viso de mundo que situam o ser humano e o orientam em sua vida. A antropologia permeada por uma espiritualidade. Para Incio o homem criatura de Deus, feita para voltar a encontrar-se com Ele face a face e, por isso, soberanamente respeitvel e digna. Desde o jardim ou a 1a. srie a criana imagem de Deus, criatura sua, com um horizonte que o prprio Deus, chamada a ser colaboradora dele. Em relao s demais coisas da terra, o homem est acima delas; as demais criaturas foram feitas para o homem: este , portanto, mais importante que todas elas (dinheiro, tcnica, bens materiais...). Por vontade de Deus o homem o centro da criao. O homem criado por Deus, sua imagem e semelhana, com o dom da liberdade. Apesar de submetido influncia do mal e do bem, capaz de superar o mal com a ajuda da graa. Todo homem pode ser educado para aceder liberdade e assumi-la maduramente. A viso inaciana de homem contempla, ainda, a perspectiva de gnero (Caractersticas da Educao da Companhia de Jesus, nm. 25, 27, 33, 42, 107, 117, 147)[3].

Epistemologia: A Pedagogia Inaciana adota e assume a epistemologia construtivista. No se afirma que Incio inventou o construtivismo ou foi um construtivista. Mas, que a epistemologia subjacente pedagogia dos Exerccios Espirituais construtivista. A leitura atenta das Anotaes e as prticas adotadas nos primeiros colgios permitem algumas ilaes que mais se entrecruzam com as propostas do construtivismo atual que com uma epistemologia aristotlica, esta, sem dvida, estudada por Incio em Salamanca, Alcal ou Paris. (CEC: 26, 42, 45) 2. Dimenso Teolgica: A dimenso teolgica implica uma viso de Deus, uma viso de Igreja e a prpria espiritualidade inaciana. Deus: Para Incio Deus o criador, do qual tudo deriva, o grande missionrio que envia seu Filho para salvar o mundo; o Deus que escolhe e chama seu povo, faz aliana e caminha com ele, partilha a sua histria, particularmente em Jesus, o Filho e o companheiro dos homens. o Deus que, no Esprito Santo, comunica aos homens a sua vontade. Estes, feitos imagem e semelhana de Deus, so capazes de ouvir o chamado e descobrir a vontade de Deus. Muito marcadamente, Deus o fim ltimo, a meta ltima, a necessria referncia do homem. O Deus de Incio necessita de colaboradores. Jesus Cristo o convida para ser seu companheiro de trabalho, de sofrimento e de glria. (CEC: 93 - 100)

A Igreja: verdadeira esposa de Cristo, merece dos homens lealdade, fidelidade, respeito e obedincia. Ela a mediao para explicitar para o jesuta a misso e a vontade de Deus. Em relao educao a Igreja, atualizada de modo especial no Conclio Vaticano II, oferece a sua viso de escola em vrios documentos atuais ou que mantm a sua atualidade. (CEC: 65, 146, 168) A espiritualidade inaciana - alguns traos fundamentais. Assumindo os elementos Deus, homem, Igreja e mundo, Incio cria uma atitude positiva e otimista. Tudo, exceto o prprio Deus, criatura dele e, portanto, bom: a natureza, a cultura, os bens colocados disposio do homem. E mais, o mundo est permeado pela Incarnao do Verbo. Mas sabemos que o mundo no Deus. Da preciso atacar frontalmente os dolos que pretendem tomar o lugar dele e terminam destruindo o homem: poder, dinheiro, mercado, tecnologia. Tudo bom contanto que se use ordenadamente. Ensinar os jovens a usar as coisas da terra e a us-las positiva, mas ordenadamente, e lev-los a descobrir a revelao de Deus na criao, eis a tarefa da educao. (CEC: 38.39. 54. 138). O homem recebeu o dom da liberdade. A educao no pode ser doutrinao, domesticao, mas construo da prpria liberdade, libertao atravs da compreenso dos valores. No mundo d-se um conflito de valores. Mal e bem disputam campo dentro e fora do homem. Para pode escolher, este tem que tornar-se livre e discernir. No h lugar para mediocridade na viso de Incio. O modelo Jesus Cristo, o homem para os outros. O seguidor de Jesus h de assinalar-se no maior e melhor servio a Deus e aos homens. 3. Dimenso Scio-Poltica: A educao visa preparar um cidado situado no contexto concreto de uma nao que possui uma Constituio, algumas leis bsicas, e um ideal de sociedade. A Constituio do Pas expressa os direitos e deveres de todos os cidados que nele vivem. Tais direitos e deveres ho de ser conhecidos e respeitados. A Constituio tambm desenha um projeto de nao para seus cidados. Todos devem colaborar para que o projeto se torne realidade. A educao o instrumento privilegiado para isso. LDBs. Entre as leis bsicas h sempre aquela que regula a educao formal, no Brasil a chamada Lei de Diretrizes e Bases da Educao. Em termos de princpios gerais ou finalidades da educao no h contradio entre o que essa lei prope e os ideais de uma s pedagogia, mesmo a Pedagogia Inaciana. Viso de sociedade. A nossa viso de sociedade vai alm das fronteiras de nao. O ideal de justia, liberdade, fraternidade vale para toda e qualquer nao. Os direitos bsicos do homem: alimentao, sade, moradia, educao, lazer... so universais. A igualdade para os sexos, a no discriminao por motivos de raa ou religio, os direitos da infncia e adolescncia fazem parte do ideal cristo em qualquer parte do mundo. (CEC: 39, 76, 142, 149)

II - PEDAGOGIA INACIANA - Caminho A Pedagogia Inaciana fundamenta-se principalmente na experincia dos Exerccios Espirituais Inacianos, como confirmam os elementos abaixo. Diferencia-se claramente da metodologia, no sentido em que vai muito alm de simples instrumentos, materiais, tcnicas, implicando atitudes, valores, princpios. 1. Acompanhamento e seguimento pessoal um dos aspectos mais caractersticos de Pedagogia Inaciana. Consiste em percorrer, junto com o aluno, todo o processo necessrio para alcanar seu crescimento pessoal. Na Provncia Centro-

Leste utiliza-se a Educao Personalizada e Comunitria segundo Pierre Faure como mediao para acompanhamento e seguimento pessoal do aluno. (CEC: 42-44, 63, 131) 2. Paradigma[4] A pedagogia inaciana o caminho pelo qual os professores acompanham os alunos em seu crescimento e desenvolvimento. Conforma j explicitado, inclui uma perspectiva do mundo, da vida, de Deus e uma viso especfica da pessoa humana ideal que se pretende formar (ver 1a. parte acima). um processo consciente e dinmico, no qual cada um dos passos se integra de tal modo que se afetam mutuamente e interagem durante todo o processo, promovendo assim um crescimento constante nas pessoas ou grupos de pessoas e instituies, afetando sempre, de alguma forma, a realidade envolvida. Desenvolve-se em cinco momentos ou passos sucessivos:

situar a realidade num contexto ou situar-se nela CONTEXTO experimentar vivencialmente essa realidade EXPERINCIA refletir sobre a experincia REFLEXO agir conseqentemente reflexo AO avaliar a ao e o processo anterior todo AVALIAO. [5]

Contexto da aprendizagem. O professor deve e precisa conhecer o mundo do estudante, incluindo as formas pelas quais as famlia, os amigos, os colegas, a subcultura juvenil e seus costumes, as presses sociais, a vida escolar, a poltica, a economia, os meios de comunicao social, a arte, a msica, a religio e outras realidades tm impacto sobre esse mundo e afetam bem ou mal o estudante. Do mesmo modo, ajuda conhecer o contexto social, poltico, econmico, cultural, religioso, etc. no qual se desenvolve a ao educativa. (CEC: 86, 147 e 149.) A experincia. A experincia inaciana vai alm da compreenso puramente intelectual. Santo Incio pede que o homem todo - mente, corao e vontade - esteja implicado na experincia educativa. As dimenses afetivas do ser humano devero estar to envolvidas quanto as cognitivas, porque se o sentimento interno no se une ao conhecimento intelectual, a aprendizagem no mover ao.(CEC: 56) A experincia humana pode ser: a) direta: no contexto acadmico se apresenta nas relaes interpessoais tais como conversas ou debates, descobertas no laboratrio, trabalhos de campo, prticas de assistncia social, atividades slidas de acordo com cada projeto pedaggico ou outras experincias semelhantes.

b) Indireta: no contexto acadmico a experincia direta nem sempre possvel. Em seu lugar, a aprendizagem se consegue com freqncia atravs de experincias indiretas, lendo ou ouvindo uma leitura, por meio de simulaes e dramatizaes, utilizando materiais audiovisuais, etc. A reflexo. Com o termo reflexo queremos expressar a reconsiderao sria e ponderada de um determinado tema, experincia, idia, propsito ou reao espontnea, a fim de captar seu significado mais profundo. Portanto, a reflexo o processo mediante o qual se traz para a superfcie o sentido da experincia. Entre os processos de reflexo diferenciamos duas operaes fundamentais: entender e julgar. (CEC: 56, 78 e 90). Entender descobrir o significado da experincia, estabelecer as relaes entre os dados vistos, ouvidos, tocados, cheirados, etc. o insight que ilumina o que se apresentava em penumbras na percepo sensvel. o que permite ao sujeito conceituar, formular hipteses, conjeturar, elaborar teorias, dar definies. Julgar (verificar) emitir um juzo, verificar a adequao entre o entendido e o experimentado, entre a hiptese formulada e os dados apresentados pelos sentidos. A reflexo coletiva d possibilidade de reforar, desafiar e estimular a reconsiderao, permitindo uma maior segurana na ao que vai se realizar e a oportunidade de crescer em comunidade. A ao. O Paradigma Pedaggico Inaciano ensina que a reflexo est unida indissociavelmente com a ao. Esta encontra-se no cume ou, se se preferir, no trmino do paradigma. No teria sentido uma experincia e reflexo fechadas em si mesmas. A reflexo s faz crescer e amadurecer quando resulta em deciso e compromisso. (PI, 60) Uma vida humana sem compromisso com a ao, sem o servio desinteressado aos demais, no vale a pena. (CEC: 73, 80, 89 e 111) A ao refere-se tanto a uma deciso levada prtica conseqentemente com a reflexo que a precede como uma mudana interior de atitude ou um crescimento pessoal. A avaliao. O Paradigma Pedaggico Inaciano, atravs da avaliao, ensina a buscar resultados, a que as coisas se faam efetivamente e a que sempre se procure a excelncia. Mais concretamente, ensina a fazer as coisas corretas e bem feitas desde o princpio. (CEC: 145). Por avaliao entende-se a reviso da totalidade do processo pedaggico empreendido ao longo de cada um dos passos do paradigma, para verificar e ponderar em que medida foi realizado fiel e eficientemente e, por outro lado, em que grau foram alcanados os objetivos perseguidos, em termos de mudana e transformao pessoal, institucional e social. 3. Atitudes e Princpios Pedaggicos Personalizados. Os princpios personalizados encontram-se sistematizados e expressamente aplicados na metodologia da Educao Personalizada e Comunitria segundo Pierre Faure. Mas a sua utilizao compete a qualquer educador inaciano. A seguir so descritos atitudes e princpios personalizados. A singularidade da pessoa: cada pessoa um sujeito nico que no se repete e como tal deve ser vista e respeitada pelo educador. (CEC: 42)

Liberdade e autonomia. Em termos educacionais significa que o aluno deve ter liberdade para escolha do trabalho que vai realizar; para determinao do nvel de profundidade em cada tema; para uso dos materiais sua disposio; para localizao dentro dos espaos permitidos para trabalhar, etc. Em outras palavras, que o aluno seja capaz de se comprometer e se dar. (CEC: 43)

Atividade do aluno. Ele no um ouvinte passivo ou receptor do conhecimento do professor. A nossa proposta marcada por uma construo do conhecimento e uma aprendizagem com base na atividade acadmica e pedaggica contnua e dinmica. (CEC: 45) Criatividade. Concebida a partir da perspectiva educativa, leva em conta as diferentes reas do pensamento e da ao humana. Pode ser definida como a capacidade de resolver situaes novas onde o conhecimento existente, os mtodos e as tcnicas no oferecem respostas adequadas. Implica, pois, em ser capaz de chegar a uma idia nova e de resolver problemas de maneira nova com a imaginao. (CEC: 28, 45) A socializao da pessoa. Tradicional objetivo da educao, significa preparao para a vida e para a convivncia humana, o que implica estar aberto, disponvel e a servio dos demais. (CEC: 37, 47) A dimenso transcendente. Nossa proposta procura formar pessoas cujo dinamismo interior as impulsione para Deus e, em conseqncia, para o servio dos demais. (CEC: 23, 24...) A normalizao. Significa conduzir o aluno a agir em cada momento de forma normal, isto , agindo como se espera dele numa atividade especfica, seja ela ldica, religiosa, acadmica ou social. Isto supe que todos os princpios anteriores esto em harmonia segundo esse critrio. (CEC: 52) 4. Aes Pedaggicas: A estratgia pedaggica alcana seus objetivos por meio de mltiplas aes que podemos chamar de programas e que sistematizam uma proposta gradual pedaggica sustentando princpios, valores significativos e hbitos para a formao integral. Eles se confundem com os chamados temas ou contedos transversais, pois, embora possam ser abordados em programas especficos, devem pervadir todas as disciplinas. Citamos os seguintes explicitamente nomeados nas Caractersticas: - formao da afetividade (CEC: 28, 42) - formao da liberdade e autonomia (CEC: 40, 43...) - formao social (CEC: 77-81...) - formao religiosa (CEC: 65) - CVX e outros especficos de alguns colgios... (CEC: 104) - formao espiritual (CEC: 65)

III - METODOLOGIA - Ferramentas A proposta metodolgica consiste no uso daqueles instrumentos ou ferramentas mais apropriadas e personalizadas que permitem realizar, na sala de aula, o Paradigma Pedaggico Inaciano. Algumas, como a preleo e a repetio, constituem resgate literal de instrumentos dos Exerccios Espirituais e da Ratio Studiorum. A - PRATICA EDUCATIVA 1. Preleo Inaciana. o instrumento mediante o qual o professor prepara seus alunos para a atividade pessoal que devero realizar. A preleo pode produzir autnticos conhecimentos e hbitos firmes, alm do estmulo e motivao para a aprendizagem. Recupera algo muito jesutico, sendo til para contextualizar, motivar, iniciar a experincia, aprender. 2. Repetio inaciana. Procura retomar o tema que se est estudando recuperando aqueles pontos que produziram maior satisfao ou insatisfao. Em geral, na repetio inaciana se verifica tambm o que se compreendeu, que pontos devem ser reforados e de que modo se poder continuar avanando. Ajuda a esclarecer o momento da aprendizagem que se est vivendo e aprofunda a assimilao do aprendido. (CEC: 160-b). 3. Unidades didticas [6] So unidades de tempo determinado (90 ou 120 minutos), dentro do horrio escolar, utilizado para desenvolver um tema com uma dinmica e metodologia concretas tais como a motivao, o trabalho pessoal com base numa ficha de orientao, o trabalho de grupos, o plenrio, a aula comunitria e a avaliao. Esse ritmo personalizado ajuda a construir o conhecimento. 4. Projetos. Consistem num programa acadmico construtivista que se realiza com a ajuda do conselho de professores de uma srie ou curso; permite buscar coletivamente o tema de interesse para os alunos/as e facilitar a construo do conhecimento com a participao e o compromisso de todos. 5. Mapas Conceituais So outra estratgia construtivista que consiste em desdobrar um conceito em todas as suas relaes e implicaes, elaborando um esquema grfico no qual se manifestam as diferentes dimenses de tais conceitos. 6. Problemas significativos. So temas problematizados que podem ser extrados da realidade, da vida dos estudantes, ou das questes oriundas da prpria matria em estudo. Podem ser abordados aproveitando os conhecimentos que se possuem numa rea em especial. Trata-se de instrumento muito til para o Ensino Mdio. Lembram Paulo Freire. 7. Ncleos Temticos.

Nos contedos escolares de cada uma das reas h temas e/ou conceitos que se consideram centrais e nucleares. Tais temas constituem ncleos em torno aos quais giram os demais contedos da rea. Esta ferramenta tambm prpria para o Ensino Mdio. 8. Dinmicas de Grupo. Utilizam-se as principais dinmicas de trabalho em grupos. Vo de uma simples tempestade de idias at tcnicas mais complexas, como um teatro, um jri simulado e outras. (CEC: 145). B - DIDTICA DOS INSTRUMENTOS Cada uma das ferramentas acima tem a sua tcnica e exige aprendizado terico e prtico. Constata-se que a didtica na aplicao de alguns desses instrumentos no bem conhecida pelos nossos educadores, que reduz a eficcia que delas poder-se-ia esperar.

IV - QUALIDADE INTEGRAL - Gesto Trata-se da gesto administrativa. Ela viabiliza para o colgio toda a proposta educativa. A gesto da qualidade integral coerente com a proposta educativa das instituies educativas Jesutas quanto nfase que ela coloca no crescimento integral das pessoas e no aperfeioamento permanente das mesmas dentro de uma estrutura de participao da comunidade educativa (CEC: 37, 113 a 115, 120, 123, 130, 137 e 142) Diferencia-se nitidamente em pontos chave da proposta da QUALIDADE TOTAL do neoliberalismo; por isso adotamos o nome QUALIDADE INTEGRAL. A gesto da qualidade est composta pelas seguintes reas: 1. Liderana Inaciana. Considerada na perspectiva no s da viso, como tambm da gesto, garante a inacianidade de nossa proposta educativa SJ. Implica em participao, consulta, discernimento...(CEC: 139, 140) 2. Direcionamento estratgico e desenvolvimento da qualidade integral. Refere-se a todo o processo de gesto da instituio para realizar a viso ou sonho institucional que se deseja alcanar na obra. (CEC: 138, 140) 3. Desenvolvimento integral O desenvolvimento integral das pessoas coerente com a antropologia centrada na pessoa e o acompanhamento pessoal aos membros da comunidade educativa. Tem a ver com o alcance e a profundidade com que se realiza, envolve e apia as pessoas na melhoria de si mesmas e em seu servio instituio educativa. Estimula a competncia profissional e implica o acompanhamento pessoal. (CEC: 107-109, 152, 153) 4. Satisfao do beneficirio do servio educativo. um dos pilares constitutivos da gesto da qualidade. Refere-se importncia que a instituio d a seus beneficirios (internos e externos) e eficcia dos sistemas de organizao do servio que se oferece. Tambm se relaciona com os indicadores de alcance que a instituio possui para conhecer as necessidades de seus beneficirios e satisfaz-las. (CEC: 41) 5. Comunicao organizacional.

Este aspecto indica o sistema de informao e comunicao que a instituio possui como suporte fundamental no servio que presta aos beneficirios. Tem a ver com a oportunidade, alcance, validade, anlise e utilizao de fatos e dados para melhorar efetivamente o desempenho do direcionamento estratgico da instituio. (CEC: 29, 119, 123) 6. Desenvolvimento sustentvel. Este aspecto se refere ao equilbrio que uma comunidade educativa mantm entre o crescimento econmico, a eqidade de oportunidades para as pessoas e o uso eficiente dos recursos naturais. O equilbrio entre essas trs reas indispensvel para que o desenvolvimento que se pretende (da instituio e das pessoas) tenha continuidade e durao. 7. Garantia da qualidade integral. A qualidade integral garantida mediante linhas de ao como a avaliao contnua de metas, programas, mtodos e servios; mediante formao permanente para crescer em competncia profissional, mediante cooperao e intercmbio com outras instituies educativas. Tais procedimentos criam clima de excelncia. (CEC: 113-115) 8. Resultados no aperfeioamento permanente Este aspecto tem a ver com os indicadores de qualidade que demonstram a melhora constante nos processos. (CEC: 145, 151) Nossas instituies educativas podero perdurar no tempo com a qualidade que desejamos se conseguimos ir construindo o horizonte que esta proposta educativa Jesuta nos apresenta.

Para concluir,: No fundo uma espiritualidade que faz a diferena entre a educao na Companhia e qualquer outra... Ningum nos tirar o direito de falar de educao jesuta e de pedagogia inaciana... Elas so o nosso modo de proceder em educao, o estilo prprio da educao da Companhia de Jesus.(Codina, in: Reflexiones a diez aos... de las Caracterstica de la Educacin de la Compaa de Jess, 1997: p.16) *** *** *** BIBLIOGRAFIA ARRUPE, Pedro. Nossos Colgios Hoje e Amanh. So Paulo: Ed. Loyola (Co. Ignatiana, 16), 1981 CARACTERSTICAS da Educao da Companhia de Jesus. So Paulo: Ed. Loyola (Col. Documenta S.J.,4), 1987 JORNADA Latino-Americana SOBRE Caractersticas da Educao da Companhia de Jesus . So Paulo: Ed. Loyola (Col. Documenta S.J., 7), 1989 PEDAGOGIA Inaciana - Uma proposta prtica. So Paulo: Ed. Loyola (Col. Documenta S.J., 12), 1993 PRIMEIRO CONGRESSO INACIANO DE EDUCAO. So Paulo: Ed. Loyola (Col. Documenta S.J., 9), 1991 REFLEXIONES a diez aos... de las Caractersticas de la Educacin de la Compaa de Jess. Fuentes Navarro, Ral y Jaime, Lourdes (Org.). Guadalajara, ITESO, 1997

ANEXO 1. Alguns traos caractersticos da espiritualidade inaciana:

Magis: o maior (e melhor) servio de Deus e dos homens; a maior glria de Deus

Homens para os outros

Tanto quanto: o reto uso dos meios para o fim

Discernimento: buscar e encontrar a vontade de Deus

Chamado do Rei Eterno

Contemplativos na ao

2. Panormica da Pedagogia Inaciana nos dois ltimos anos (1996-1997)

Nos dois ltimos anos progrediram os estudos da Pedagogia Inaciana e das Caractersticas, ao mesmo tempo em que se aprofunda a sua aplicao prtica. A seguir elencamos alguns eventos acontecidos na Amrica Latina e os temas especficos que vo surgindo. Jornada sobre as Caractersticas em Guadalajara, Mxico. Promovida pelo Instituto Tecnolgico de Estudios Sociolgicos de Occidente (ITESO), universidade da Companhia de Jesus. Em comemorao aos 10 anos da publicao das Caractersticas. Embora tratando em geral das Caractersticas, necessariamente includa a Pedagogia Inaciana. Dezembro, 1996 Seminrio Internacional sobre a Viso Inaciana de Educao. Promoo da Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS), So Leopoldo, RS. Maio, 1997 II Congresso Inaciano de Educao em Itaici, Indaiatuba, SP. Promovido pela Comisso Nacional de Educao Jesuta (CONEJ). Julho, 1997. Congresso de Educao em Bauru, SP. Promovido pela Universidade ... das Irs. Apstolas. Embora no explicitamente sobre Pedagogia Inaciana, toda a orientao foi de Alberto Vsquez Tapia, Snia Magalhes e Ralph Metts, S.J., que se especializaram e se inspiram na Pedagogia Inaciana. Julho, 1997. Seminrio Internacional sobre a Ratio Studiorum, Cali, Colmbia. Promovido pela Universidad Javeriana, por ocasio dos 400 anos da publicao da Ratio em julho de 1999. Destacou a importncia do sistema de educao da Companhia de Jesus nos sculos XVII e XVIII e a atualidade de seus princpios e alguma de suas prticas. [7] Entre os temas emergentes, listamos: A formao do professor luz da Pedagogia Inaciana (Luiz Fernando Klein, S.J.) A implantao formal da Pedagogia Inaciana em universidades (ITESO no Mxico; Javeriana na Colombia; Crdoba na Argentina; UNISINOS no Brasil, entre outras) A personalizao na educao. Colgios da Provncia Centro-Leste da Companhia de Jesus; rede de colgios das Apstolas, das Concepcionistas e algumas Dominicanas As prticas da pastoral em nossos colgios. Questionada a partir da Pedagogia Inaciana Os mtodos tradicionais de ensino.. Dentro desse contexto, o Paradigma Pedaggico Inaciano est se tornando conhecido, respeitvel e respeitado, ao lado de outros.

[1] Curso de Educao distncia, organizado pela PUC-Rio e o Centro Pedaggico Pedro Arrupe.

[2] O autor apresentou seu esquema na Jornada sobre as Caractersticas da Educao no 10o. aniversrio de sua publicao. Cf. VSQUEZ Posada, Carlos, S.J. Propuesta educativa de la Compaa de Jess para Amrica Latina. In: REFLEXIONES a Diez Aos... de las Caractersticas de la Compaa de Jess. (1997: pp. 103-114)

[3] Para citar o livro Caractersticas da Educao da Companhia de Jesus, adotamos daqui para a frente a forma: (CEC: 30) com a abreviatura da obra, dois pontos e o nmero marginal do documento.

[4] O contedo deste ttulo encontra-se amplamente exposto no livro Pedagogia Inaciana - uma proposta prtica, em particular nos nmeros 32-70 (ver bibliografia no final do trabalho).

[5] Os esquemas de Alberto Vsquez e Ralph Metts mostram como os passos do paradigma se entrelaam entre si e se sucedem.

[6] Em determinado sentido so unidades de contedo em que subdividida uma matria. No este o sentido adotado aqui.

[7] Acrscimo feito em outubro de 1999.

Вам также может понравиться