Вы находитесь на странице: 1из 6

Grupo Parlamentar

PROJECTO DE LEI N. ./XII/1.

SUSPENDE O PROCESSO DE AVALIAO DO DESEMPENHO E ESTABELECE A NO INCLUSO DOS RESULTADOS DA AVALIAO DE DESEMPENHO DOCENTE PARA EFEITOS DE GRADUAO DOS CANDIDATOS AOS CONCURSOS PARA SELECO E RECRUTAMENTO DO PESSOAL DOCENTE DA EDUCAO PR-ESCOLAR E DO ENSINO BSICO E SECUNDRIO

Exposio de motivos

Na legislatura passada, aps todos os partidos da oposio se terem manifestado claramente pela suspenso da avaliao do modelo de avaliao do desempenho docente em vigor, consensualizou-se um texto comum a estes partidos, no sentido da suspenso do modelo, cujo segundo ciclo avaliativo terminaria em Dezembro do presente ano. Aps promulgao pelo Presidente da Assembleia da Repblica do Decreto n. 84/XI Suspenso do actual modelo de avaliao do desempenho de docentes e revogao do Decreto Regulamentar n. 2/2010, de 23 de Junho , o Tribunal Constitucional considerou-o inconstitucional, por entender que a Assembleia da Repblica se intrometeu numa esfera que
1

apenas diz respeito ao Governo, levando a que o Presidente da Repblica vetasse o diploma. Ora, sendo agora o Governo constitudo por dois partidos que, quando na oposio e durante toda a campanha eleitoral, defenderam a suspenso do modelo de avaliao, est criada uma enorme expectativa junto da classe docente para que se demonstre coerncia entre promessas e prtica governativa. , no entanto, com frustrao que se assiste ao recuo destes partidos no programa do Governo quanto a esta matria. Recorde-se que, durante a campanha eleitoral, os partidos que viriam a coligar-se e a integrar o actual Governo, foram, por diversas vezes, taxativos na sua manifestao pblica favorvel suspenso do actual modelo de avaliao do desempenho docente. Alis, nunca demais relembrar o que postulam os programas eleitorais com que o PSD e o CDSPP foram a votos, e confrontar com o que nos dado a conhecer no programa do actual Governo. Vejamos, no programa eleitoral do PSD, possvel ler-se: A substituio do actual modelo de avaliao do desempenho dos docentes uma iniciativa de particular importncia e urgncia () O Governo do PSD apresentar, no incio da legislatura, aos parceiros sociais, uma proposta de um novo modelo de avaliao do desempenho docente, assente nos princpios j elencados numa iniciativa recentemente entregue na Assembleia da Repblica. Relativamente ao Manifesto Eleitoral do CDS-PP, evidente o apoio a um novo modelo de avaliao, salientando nomeadamente o carcter de urgncia na sua implementao: O modelo no decalcvel mas - como inspirao - um bom ponto de partida para uma questo que deve ser resolvida no incio do prximo Governo, tendo em ateno as diversas situaes jurdicas j ponderadas. Foi, portanto, evidente, ao longo da anterior legislatura, a concordncia generalizada na Assembleia da Repblica, excepo do PS,
2

relativamente necessidade de suspender o processo avaliativo em curso.

O Decreto-Lei n. 51/2009, de 27 de Fevereiro, que regula os concursos de professores, estabelece que para a graduao dos candidatos conta a ltima avaliao de desempenho, cujo ciclo abrange 2 anos. Dado que para efeitos de concurso os resultados da avaliao a considerar sero os relativos ao ciclo de avaliao que ir terminar em Dezembro de 2011, resultados esses quem tm constitudo o alvo da maior e mais consensual contestao pela classe docente do sistema educativo pblico, bem como pelos partidos que se encontram agora no Governo, no se afigura vivel a considerao desses mesmos resultados na graduao dos candidatos. Ora, todo o processo de avaliao tem estado, desde a primeira hora, envolto em enorme confuso, perturbando profundamente o funcionamento das escolas. Inclusivamente, o facto do Presidente da Repblica ter vetado o diploma da Assembleia da Repblica, que suspendia o modelo de avaliao, criou situaes diversas nas escolas, que por um perodo ficaram sem saber se o processo deveria ou no continuar. Esta avaliao no pode, portanto, ser considerada fivel e utilizada para hierarquizar os docentes no concurso de seleco e recrutamento - devido s quotas e diversidade de decises das escolas, professores em situaes idnticas tm classificaes diferentes. Neste contexto, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda apresenta este Projecto de Lei no sentido da suspenso imediata do actual modelo de avaliao, estabelecendo que no sejam considerados os resultados da avaliao de desempenho em matria de graduao de candidatos nos concursos de contratao e colocao de professores. Assim, nos termos constitucionais e regimentais aplicveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda apresenta o seguinte Projecto de Lei:

Artigo 1. Objecto A presente lei suspende o modelo de avaliao de desempenho dos educadores de infncia e dos docentes do ensino bsico e secundrio
3

actualmente em vigor e altera o Decreto-Lei n. 51/2009, de 27 de Fevereiro, prorrogando at ao ano escolar 2012/2013 a disposio transitria que estabelece que no concurso para seleco e recrutamento do pessoal docente da educao pr-escolar e do ensino bsico e secundrio, designadamente o presentemente em curso para suprimento das necessidades transitrias das escolas, destacamentos por ausncia de componente lectiva e destacamentos por condies especificas, no sejam tidos em considerao os resultados do processo de avaliao de desempenho dos docentes.

Artigo 2. mbito de aplicao O presente diploma aplica-se aos educadores e docentes que se encontrem em exerccio efectivo de funes em estabelecimentos escolares pblicos.

Artigo 3. Suspenso do modelo de avaliao do desempenho docente dos educadores de infncia e docentes do ensino bsico e secundrio imediatamente suspenso o processo de avaliao de desempenho de professores do ensino bsico e secundrio em vigor.

Artigo 4. Alterao ao artigo 6. do Decreto-Lei n. 51/2009, de 27 de Fevereiro O artigo 6 do Decreto-Lei n. 51/2009, de 27 de Fevereiro, passa a ter a seguinte redaco: Artigo 6. ()
4

1 - Para o concurso de contratao e colocao de educadores de infncia e dos docentes do ensino bsico e secundrio, a graduao profissional do pessoal docente calculada nos termos do artigo 14. do Decreto-Lei n. 20/2006, de 31 de Janeiro, na redaco anterior alterao introduzida pelo presente decreto-lei. 2 - () 3 - () 4 - ().

Artigo 5. Perodo Transitrio At entrada em vigor dum novo modelo de avaliao desempenho do pessoal docente so implementados os procedimentos previstos no Despacho n. 4913-B/2010, de 18 de Maro, no mbito da apreciao intercalar, at ao final de Agosto de 2011.

Artigo 6. Norma revogatria revogado o Decreto Regulamentar n. 2/2010, de 23 de Junho.

Artigo 7. Regulamentao O Governo regulamenta o presente diploma, em tudo o que no seja objecto de negociao colectiva, no prazo de 30 dias a contar da data da sua publicao.

Artigo 8.
5

Entrada em vigor O presente diploma entra em vigor no dia seguinte sua publicao.

Assembleia da Repblica, 11 de Julho de 2011. As Deputadas e os Deputados do Bloco de Esquerda,

Вам также может понравиться