Вы находитесь на странице: 1из 12

CRASE A crase caracteriza-se como a fuso de duas vogais idnticas, relacionadas ao emprego da preposio a com o artigo feminino a (s),

com o a inicial referente aos pronomes demonstrativos aquela (s), aquele (s), aquilo e com o a pertencente ao pronome relativo a qual (as quais). Casos estes em que tal fuso se encontra demarcada pelo acento grave (`): (s), quela, quele, quilo, qual, s quais. Trata-se de uma particularidade gramatical de relevante importncia, dado o seu uso de modo frequente. Diante disso, compreendermos os aspectos que lhe so peculiares, bem como sua correta utilizao , sobretudo, sinal de competncia lingustica, em se tratando dos preceitos conferidos pelo padro formal que norteia a linguagem escrita. H que se mencionar que esta competncia lingustica, a qual se restringe a crase, est condicionada aos nossos conhecimentos acerca da regncia verbal e nomimal, mais precisamente ao termo regente e termo regido. Ou seja, o termo regente o verbo ou nome que exige complemento regido pela preposio a, e o temo regido aquele que completa o sentido do termo regente, admitindo a anteposio do artigo a(s). Como explicitamente nos revela os exemplos a seguir: O termo regente deve prescindir-se de complemento regido da preposio a, e o temo regido deve admitir o artigo feminino a (s): Exemplos: As informaes foram solicitadas diretora. (preposio + artigo) Nestas frias, faremos uma visita Bahia. (preposio + artigo) Observao importante: Alguns recursos nos servem de subsdios para que possamos confirmar a ocorrncia ou no da crase. Eis alguns deles: a) Substitui-se a palavra feminina por uma masculina equivalente. Caso ocorra a combinao a+o(s), a crase est confirmada. Exemplos: As informaes foram solicitadas diretora. As informaes foram solicitadas ao diretor. b) No caso de nomes prprios geogrficos, substitui-se o verbo da frase pelo verbo voltar. Caso resulte na expresso voltar da, h a confirmao da crase. Exemplos: Faremos uma visita Bahia. Faz dois dias que voltamos da Bahia. (crase confirmada)

No me esqueo da viagem a Roma. Ao voltar de Roma, relembrarei os belos momentos jamais vividos. Ateno: Nas situaes em que o nome geogrfico apresentar-se modificado por um adjunto adnominal, a crase est confirmada. Exemplos: Atendo-me bela Fortaleza, senti saudades de suas praias. # A letra a dos pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s) e aquilo recebero o acento grave se o temo regente exigir complemento regido da preposio a. Exemplos: Entregamos a encomenda quela menina. (preposio + pronome demonstrativo) Iremos quela reunio. (preposio + pronome demonstrativo) Sua histria semelhante s que eu ouvia quando criana. (quelas que eu ouvia quando criana) (preposio + pronome demonstrativo) # A letra a que acompanha locues femininas (adverbiais, prepositivas e conjuntivas) recebe o acento grave: Exemplos: * locues adverbiais: s vezes, tarde, noite, s pressas, vontade... * locues prepositivas: frente, espera de, procura de... * Locues conjuntivas: proporo que, medida que. Casos passveis de nota: * Em virtude da heterognea posio entre autores, o uso da crase torna-se optativo quando se referir a locues adverbiais que representem meio ou instrumento. Exemplos: O marginal foi morto a bala pelos policiais. (Poderamos dizer que ele foi morto a tiro) Marcela redige todos os seus trabalhos a mquina. (Poderia ser a lpis) * Constata-se o uso da crase se as locues prepositivas moda de, maneira de apresentarem-se implcitas, mesmo diante de nomes masculinos. Exemplos: Tenho compulso por comprar sapatos Luis XV. ( moda de Lus XV)

* No se efetiva o uso da crase diante da locuo adverbial a distncia. Na praia de Copacabana, observamos a queima de fogos a distncia. Entretanto, se o referido termo se constituir de forma determinada, teremos uma locuo prepositiva. Mediante tal ocorrncia, a crase est confirmada. Exemplo: O pedestre foi arremessado distncia de cem metros. - De modo a evitar o duplo sentido, faz-se necessrio o emprego da crase. Exemplo: Ensino distncia. Ensino a distncia. # Em locues adverbiais formadas por palavras repetidas, no h ocorrncia da crase. Exemplo: Ela ficou frente a frente com o agressor.
Casos em que no se admite o emprego da crase:

# Antes de vocbulos masculinos. Exemplos: As produes escritas a lpis no sero corrigidas. Esta caneta pertence a Pedro. # Antes de verbos no infinitivo. Exemplos: Ele estava a cantar quando seu pai apareceu repentinamente. No momento em que preparvamos para sair, comeou a chover. # Antes de numeral. Exemplo: Cegou a cento e vinte o nmero de feridos daquele acidente. Observao: - Nos casos em que o numeral indicar horas, configurar-se- como uma locuo adverbial feminina, ocorrendo, portanto, a crase. Os passageiros partiro s dezenove horas. - Diante de numerais ordinais femininos a crase est confirmada, visto que estes no podem ser empregados sem o artigo.

As saudaes foram direcionadas primeira aluna da classe. # Antes da palavra casa, quando essa no se apresentar determinada. Exemplo: Chegamos todos exaustos a casa. Entretanto, se a palavra casa vier acompanhada de um adjunto adnominal, a crase estar confirmada. Chegamos todos exaustos casa de Marcela. # Antes da palavra terra, quando essa indicar cho firme. Exemplo: Quando os navegantes regressaram a terra, j era noite. Contudo, se o referido termo estiver precedido por um determinante ou referir-se ao planeta Terra, ocorrer a crase. Paulo viajou rumo sua terra natal. # Quando os pronomes indefinidos alguma, certa e qualquer estiverem subentendidos entre a preposio a e o substantivo, no ocorrer a crase. Exemplo: Caso esteja certo, no se submeta a humilhao. (a qualquer humilhao) # Antes de pronomes que requerem o uso do artigo. Exemplos: Os livros foram entregues a mim. Dei a ela a merecida recompensa. Observao: Pelo fato de os pronomes de tratamento relativos senhora, senhorita e madame admitirem artigo, o uso da crase est confirmado no a que os antecede, no caso de o termo regente exigir a preposio. Todos os mritos foram conferidos senhorita Patrcia.

REGENCIA VERBAL Regncia Verbal e Nominal Definio: D-se o nome de regncia relao de subordinao que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos. Ocupa-se em estabelecer relaes entre as palavras, criando frases no ambguas, que expressem efetivamente o sentido desejado, que sejam corretas e claras. REGNCIA VERBAL Termo Regente: VERBO A regncia verbal estuda a relao que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam (objetos diretos e objetos indiretos) ou caracterizam (adjuntos adverbiais). O estudo da regncia verbal permite-nos ampliar nossa capacidade expressiva, pois oferece oportunidade de conhecermos as diversas significaes que um verbo pode assumir com a simples mudana ou retirada de uma preposio. Observe: A me agrada o filho. -> agradar significa acariciar, contentar. A me agrada ao filho. -> agradar significa "causar agrado ou prazer", satisfazer. Logo, conclui-se que "agradar algum" diferente de "agradar a algum".

1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposio a e no pela preposio em. Exemplos: Vou ao dentista. Cheguei a Belo Horizonte. 2- Morar/ residir normalmente vm introduzidos pela preposio em. Exemplos: Ele mora em So Paulo. Maria reside em Santa Catarina. 3- Namorar no se usa com preposio. Ex.: Joana namora Antnio.

4- Obedecer/desobedecer exigem a preposio a. Exemplos: As crianas obedecem aos pais. O aluno desobedeceu ao professor. 5-Simpatizar/ antipatizar exigem a preposio com. Exemplos: Simpatizo com Lcio. Antipatizo com meu professor de Histria. Dicas: Estes verbos no so pronominais, portanto, determinadas construes so consideradas erradas quando tais verbos aparecem acompanhados de pronome oblquo. Exemplos: Simpatizo-me com Lcio. Antipatizo-me com meu professor de Histria. 6- Preferir - este verbo exige dois complementos, sendo que um usado sem preposio, e o outro com a preposio a. Ex.: Prefiro danar a fazer ginstica. Dicas: Segundo a linguagem formal, errado usar este verbo reforado pelas expresses ou palavras: antes, mais, muito mais, mil vezes mais, etc. Ex.: Prefiro mil vezes danar a fazer ginstica. Verbos que apresentam mais de uma regncia 1 - Aspirar a - no sentido de cheirar, sorver: usa-se sem preposio. Ex.: Aspirou o ar puro da manh. b - no sentido de almejar, pretender: exige a preposio a. Ex.: Esta era a vida a que aspirava. 2 - Assistir a - no sentido de prestar assistncia, ajudar, socorrer: usa-se sem preposio. Ex.: O tcnico assistia os jogadores novatos. b - no sentido de ver, presenciar: exige a preposio a. Ex.: No assistimos ao show.

c - no sentido de caber, pertencer: exige a preposio a. Ex.: Assiste ao homem tal direito. d) no sentido de morar, residir: intransitivo e exige a preposio em. Ex.: Assistiu em Macei por muito tempo. 3 - Esquecer/lembrar a - Quando no forem pronominais: so usados sem preposio. Ex.: Esqueci o nome dela. b - Quando forem pronominais: so regidos pela preposio de. Ex.: Lembrei-me do nome de todos. 4 - Visar a - no sentido de mirar: usa-se sem preposio. Ex.: Disparou o tiro visando o alvo. b - no sentido de dar visto: usa-se sem preposio. Ex.: Visaram os documentos. c - no sentido de ter em vista, objetivar: regido pela preposio a. Ex.: Viso a uma situao melhor. 5 - Querer a - no sentido de desejar: usa-se sem preposio. Ex.: Quero viajar hoje. b - no sentido de estimar, ter afeto: usa-se com a preposio a. Ex.: Quero muito aos meus amigos. 6 - Proceder a - no sentido de ter fundamento: usa-se sem preposio. Ex.: Suas queixas no procedem. b - no sentido de originar-se, vir de algum lugar: exige a preposio de. Ex.: Muitos males da humanidade procedem da falta de respeito ao prximo. c - no sentido de dar incio, executar: usa-se a preposio a. Ex.: Os detetives procederam a uma investigao criteriosa. 7 - Pagar/ perdoar a - se tem por complemento uma palavra que denote algo: no exige preposio. Ex.: Ela pagou a conta do restaurante. b - se tem por complemento uma palavra que denote pessoa: regido pela

preposio a. Ex.: Perdoou a todos. 8 - Informar a - no sentido de comunicar, avisar, dar informao: admite duas construes: 1 - objeto direto de pessoa e indireto de coisa (regido pelas preposies de ou sobre). Ex.: Informou todos do ocorrido. 2 - objeto indireto de pessoa (regido pela preposio a) e direto de coisa. Ex.: Informou a todos o ocorrido. 9 - Implicar a - no sentido de causar, acarretar: usa-se sem preposio. Ex.: Esta deciso implicar srias consequncias. b - no sentido de envolver, comprometer: usa-se com dois complementos, um direto e um indireto com a preposio em. Ex.: Implicou o negociante no crime. c - no sentido de antipatizar: regido pela preposio com. Ex.: Implica com ela todo o tempo. 10 - Custar a - no sentido de ser custoso, ser difcil: regido pela preposio a. Ex.: Custou ao aluno entender o problema. b - no sentido de acarretar, exigir, obter por meio de: usa-se sem preposio. Ex.: O carro custou-me todas as economias. c - no sentido de ter valor de, ter o preo: usa-se sem preposio. Ex.: Imveis custam caro.

COLOCAO PRONOMINAL a parte da gramtica que trata da correta colocao dos pronomes oblquos tonos na frase. Embora na linguagem falada a colocao dos pronomes no seja rigorosamente seguida, algumas normas devem ser observadas, sobretudo, na linguagem escrita. Dicas: Existe uma ordem de prioridade na colocao pronominal: 1 tente fazer prclise, depois mesclise e em ltimo caso, nclise. Prclise a colocao pronominal antes do verbo. A prclise usada: 1) Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. So elas: a) Palavras de sentido negativo: no, nunca, ningum, jamais, etc. Ex.: No se esquea de mim. b) Advrbios. Ex.: Agora se negam a depor. c) Conjunes subordinativas. Ex.: Soube que me negariam. d) Pronomes relativos. Ex.: Identificaram duas pessoas que se encontravam desaparecidas. e) Pronomes indefinidos. Ex.: Poucos te deram a oportunidade. f) Pronomes demonstrativos. Ex.: Disso me acusaram, mas sem provas. 2) Oraes iniciadas por palavras interrogativas. Ex.: Quem te fez a encomenda? 3) Oraes iniciadas por palavras exclamativas.

Ex.: Quanto se ofendem por nada! 4) Oraes que exprimem desejo (oraes optativas). Ex.: Que Deus o ajude. Mesclise a colocao pronominal no meio do verbo. A mesclise usada: 1) Quando o verbo estiver no futuro do presente ou futuro do pretrito, contanto que esses verbos no estejam precedidos de palavras que exijam a prclise. Exemplos: Realizar-se-, na prxima semana, um grande evento em prol da paz no mundo. No fosse os meus compromissos, acompanhar-te-ia nessa viagem. nclise a colocao pronominal depois do verbo. A nclise usada quando a prclise e a mesclise no forem possveis: 1) Quando o verbo estiver no imperativo afirmativo. Ex.: Quando eu avisar, silenciem-se todos. 2) Quando o verbo estiver no infinitivo impessoal. Ex.: No era minha inteno machucar-te. 3) Quando o verbo iniciar a orao. Ex.: Vou-me embora agora mesmo. 4) Quando houver pausa antes do verbo. Ex.: Se eu ganho na loteria, mudo-me hoje mesmo. 5- Quando o verbo estiver no gerndio. Ex.: Recusou a proposta fazendo-se de desentendida. Dicas: O pronome poder vir procltico quando o infinitivo estiver precedido de preposio ou palavra atrativa. Exemplos: preciso encontrar um meio de no o magoar. preciso encontrar um meio de no mago-lo. Colocao pronominal nas locues verbais

1) Quando o verbo principal for constitudo por um particpio a) O pronome oblquo vir depois do verbo auxiliar. Ex.: Haviam-me convidado para a festa. b) Se antes da locuo verbal houver palavra atrativa, o pronome oblquo ficar antes do verbo auxiliar. Ex.: No me haviam convidado para a festa. Dicas: Se o verbo auxiliar estiver no futuro do presente ou no futuro do pretrito, ocorrer a mesclise, desde que no haja palavra atrativa antes dele. Ex.: Haver-me-iam convidado para a festa. 2) Quando o verbo principal for constitudo por um infinitivo ou um gerndio: a) Se no houver palavra atrativa, o pronome oblquo vir depois do verbo auxiliar ou depois do verbo principal. Exemplos: Devo esclarecer-lhe o ocorrido/ Devo-lhe esclarecer o ocorrido. Estavam chamando-me pelo alto-falante./ Estavam-me chamando pelo alto-falante. b) Se houver palavra atrativa, o pronome poder ser colocado antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal. Exemplos: No posso esclarecer-lhe o ocorrido./ No lhe posso esclarecer o ocorrido. No estavam chamando-me./ No me estavam chamando. Observaes importantes: Emprego de o, a, os, as 1) Em verbos terminados em vogal ou ditongo oral, os pronomes: o, a, os, as no se alteram. Exemplos: Chame-o agora. Deixei-a mais tranquila. 2) Em verbos terminados em r, s ou z, estas consoantes finais alteram-se para lo, la, los, las. Exemplos: (Encontrar) Encontr-lo o meu maior sonho. (Fiz) Fi-lo porque no tinha alternativa.

3) Em verbos terminados em ditongos nasais (am, em, o, e, e,), os pronomes o, a, os, as alteram-se para no, na, nos, nas. Exemplos: Chamem-no agora. Pe-na sobre a mesa. 4) As formas combinadas dos pronomes oblquos: mo, to, lho, no-lo, vo-lo, formas em desuso, podem ocorrer em prclise, nclise ou mesclise. Ex.: Ele mo deu. (Ele me deu o livro)

Вам также может понравиться