Вы находитесь на странице: 1из 12

PROVA OBJETIVA

LNGUA PORTUGUESA TEXTO 1 VTIMAS DOS VIDEOGAMES E COMPUTADORES Cincia Hoje agosto 2000 Um novo fantasma ronda os consultrios peditricos: as leses msculo-esquelticas. O alerta vem do mdico Clvis Artur Almeida da Silva, responsvel pela Unidade de Reumatologia Peditrica, do Instituto da Criana, do Hospital das Clnicas (HC), em So Paulo. Segundo o especialista, cada vez maior o nmero de pacientes com dores e leses msculo-esquelticas provocadas pelo uso excessivo de videogames e computadores. Os sintomas da doena so dores nas mos e nos punhos, fadiga, comportamento agressivo, cefalia e dores no abdmen, na coluna e no trax. Alm disso, o mdico alerta para outros problemas que podem estar associados ao uso de computadores e videogames: a obesidade, o desinteresse pelo alimento (anorexia) e as convulses por fotoestimulao, que acontecem em crianas j propensas ao problema. 01 - Na primeira linha do texto, o autor compara as leses msculo-esquelticas a um novo fantasma; essa comparao se apia no fato de que: (A) as leses referidas s apareceram recentemente, com os computadores; (B) os fantasmas, como as leses, produzem medo e preocupao; (C) as leses no aparecem nos exames mdicos de rotina; (D) leses e fantasmas trazem dor aos pacientes; (E) os fantasmas so criaes da mente infantil. 03 - O fato de o texto mostrar o parecer de um mdico do Hospital das Clnicas: (A) indica que essa preocupao j chegou a todos os mdicos; (B) demonstra que as leses so um fato mais amplo do que se imagina; (C) traz ao texto certa seriedade e credibilidade; (D) comprova que a cincia faz parte de nossa vida cotidiana; (E) faz com que esse texto possa ser publicado numa revista de cincia.

04 - S NO se pode dizer das leses msculoesquelticas que elas: (A) (B) (C) (D) (E) vm aparecendo em maior nmero de pacientes; causam problemas de vrios tipos; aparecem devido ao uso excessivo de videogames; aumentaram aps a inveno dos computadores; so derivadas de dores e de comportamento agressivo.

05 - ... cada vez maior o nmero de pacientes com dores e leses msculo-esquelticas provocadas pelo uso excessivo de videogames e computadores.; isso quer dizer que: (A) essas leses vo atingir a todos ns, j que o uso de computadores se generalizou; (B) s as crianas economicamente privilegiadas so atacadas pelas leses; (C) se no se instalassem games nos computadores, as leses no existiriam; (D) se o uso de computadores fosse mais disciplinado, as leses se reduziriam; (E) os adultos esto imunes a esse tipo de leso.

02 - Hospital das Clnicas uma expresso que aparece abreviada entre parnteses: HC. A abreviatura abaixo que segue idntico critrio de formao : (A) (B) (C) (D) (E) Rio Grande do Norte RN; Amazonas AM; Minas Gerais MG; Rio Grande do Sul RS; Paraba PB.

06 - As convulses por fotoestimulao devem estar ligadas (o): (A) luminosidade; (B) calor; (C) postura;
2

www.pciconcursos.com.br

REALIZAO

PROVA OBJETIVA
(D) movimento; (E) som. 07 - Entre os sintomas das leses, aquele que pertence mais ao campo psicolgico do que ao fsico : (A) (B) (C) (D) (E) cefalia; agressividade; obesidade; anorexia; fadiga. (D) os remdios naturais foram criados por leigos; (E) os remdios tradicionais so menos usados que os naturais. 11 - ...sendo amplamente divulgada e vendida em redes de televiso...; esse segmento de texto deveria ficar mais adequado, se redigido do seguinte modo: (A) ...sendo divulgada amplamente e vendida em redes de televiso...; (B) ...sendo divulgada e vendida amplamente em redes de televiso...; (C) ...sendo divulgada e vendida em redes de televiso amplamente...; (D) ...sendo divulgada amplamente em redes de televiso e vendida...; (E) ...sendo vendida amplamente em redes de televiso e divulgada...

08 - Pelo contedo e estrutura do texto, pode-se dizer que sua preocupao maior : (A) (B) (C) (D) (E) ensinar; informar; prever; prevenir; atemorizar.

09 - No ttulo, ao designar os que sofrem as leses como vtimas, o autor do texto: (A) emite uma condenao dos videogames e computadores; (B) relata os fatos como noticirio policial; (C) insere no texto o jargo mdico; (D) mostra que a ignorncia a causa real dos males apontados; (E) indica que s as crianas so afetadas pelas leses. TEXTO 2 O MITO DO NATURAL Galileu,abril 2002 Muitos remdios ainda so vendidos sem controle, em farmcias e barracas ambula ntes. Um exemplo a porangaba, cujo consumo virou moda no ano passado, sendo amplamente divulgada e vendida em redes de televiso como um emagrecedor natural. De acordo com os especialistas, no h nada que comprove sua eficcia. 10 - O ttulo do texto 2, O mito do natural, j indica que: (A) os remdios naturais esto sendo usados sem controle; (B) as farmcias lucram excessivamente com os remdios naturais; (C) os remdios naturais podem ser fruto de uma iluso;

12 - Muitos remdios ainda so vendidos sem controle; uma outra forma igualmente correta e mais clara de veicular-se o mesmo contedo da frase destacada : (A) (B) (C) (D) (E) Ainda se vende muitos remdios sem controle; Vendem-se ainda muitos remdios sem controle; Muitos remdios sem controle ainda so vendidos; Vende-se muitos remdios ainda sem controle; So vendidos sem controle ainda muitos remdios.

13 - O fato de muitos remdios serem vendidos em barracas ambulantes acentua: (A) (B) (C) (D) (E) a sua pouca eficcia; a sua produo caseira; o seu status de produto natural; a falta de controle na venda; o seu carter de moda.

14 - Ao dizer que a porangaba no tem sua eficcia comprovada, o autor do texto quer dizer que o remdio aludido: (A) (B) (C) (D) no possui frmula conhecida; tem efeitos colaterais danosos; no garante os resultados prometidos; tem fabricao sem controle cientfico;
3

www.pciconcursos.com.br

REALIZAO

PROVA OBJETIVA
(E) possui efeitos positivos, apesar de ser natural. (D) 4 Volts; (E) 5 Volts.

ENGENHEIRO DE TELECOMUNICAES 15 - Trs baterias B1, B2 e B3 apresentaram as seguintes caractersticas:


Bateria B1 B2 B3
Tenso em aberto Corrente em curto

6V 12 V 24 V

6A 12 A 12 A

17 - No circuito deste item V1 = 12 Volts e V2 = 6 Volts, as resistncias R1= R2 = R3 = 2 M. Um voltmetro analgico, que apresenta uma resistncia interna de 1 M usado para medir a tenso entre os pontos X e o ponto de aterramento do circuito.

Se as trs baterias forem colocadas em paralelo com os plos positivos coincidentes, a tenso entre seus bornes comuns ser de: (A) (B) (C) (D) (E) 10 Volts; 12 Volts; 14 Volts; 16 Volts; 18 Volts.

16 - No circuito abaixo Vi um sinal senoidal da forma Vi = 10 sen106 t. Os resistores R apresentam resistncias de 10 k Ohms, o indutor L, ideal, apresenta uma indutncia de 100 H (cem micro Henry) e o capacitor uma capacitncia de 10 nF (dez nano Farad).

A tenso entre o ponto X e o ponto de aterramento ser de: (A) (B) (C) (D) (E) 9 Volts; 8 Volts; 6 Volts; 4,5 Volts; 3,5 Volts.

Nessa situao, a tenso de pico do sinal de sada Vo (t) em relao ao ponto de aterramento, de: (A) 1 Volt; (B) 2 Volts; (C) 3 Volts;
4

www.pciconcursos.com.br

REALIZAO

PROVA OBJETIVA

18 - A figura reproduzida abaixo surgiu na tela de um osciloscpio como resultado de uma medida em um ponto P de um circuito. O osciloscpio apresentava as seguintes calibraes: Escala Vertical = 2 Volts/diviso Escala Horizontal = 1 ms/diviso

19 - No circuito abaixo a tenso Vi (t) a rede eltrica de 120 Volts/60 Hz. A queda de tenso no diodo desprezvel, podendo o diodo ser considerado ideal. A resistncia R = 1 k e o capacitor C = 1000 F.

Pela imagem podemos concluir que o sinal uma onda quadrada de aproximadamente: (A) 10 Volts pico a pico, freqncia 250 Hz e +1 V de nvel mdio; (B) 6 Volts pico a pico, freqncia 1000 Hz e +2 V de nvel mdio; (C) 5 Volts pico a pico, freqncia 500 Hz e +2 V de nvel mdio; (D) 4 Volts pico a pico, freqncia 100 Hz e +1 V de nvel mdio; (E) 2 Volts pico a pico, freqncia 25 Hz e 0 V de nvel mdio. A tenso mais aproximada que poderemos ter entre o ponto Vo e o ponto de aterramento de: (A) (B) (C) (D) (E) + 127 Volts; 127 Volts; 168 Volts; + 168 Volts; + 63,5 Volts.

www.pciconcursos.com.br

REALIZAO

PROVA OBJETIVA

20 - Os transistores do circuito abaixo so de silcio, apresentam os parmetros h FE =100, mas apresentam tempos de comutao diferentes.

21 - O circuito deste item uma fonte estabilizada por elemento dissipativo em srie. Os diodos e os transistores so de silcio e IC um amplificador diferencial ideal, alimentado por uma fonte maior que 12 Volts (no mostrada no circuito). A Fonte no Regulada de 52 Volts 10%, o diodo Zener de 12 Volts, e o resistor R1 = 10 k.

Se R1 = R2 = 1 k e R3 = R4 = 10 k, podemos concluir em relao aos transistores T1 e T2, aps ser ligada a fonte de 12 V, que: (A) T1 estar cortado se T2 estiver saturado ou ento que T1 estar saturado se T2 estiver cortado; (B) T1 e T2 estaro cortados; (C) T1 e T2 estaro saturados; (D) T1 e T2 estaro em operao normal; (E) T1 estar necessariamente cortado, mas T2 poder estar cortado ou saturado. Se desejarmos que a sada Vo seja igual a 36 Volts, o resistor R1 dever ter uma resistncia de: (A) (B) (C) (D) (E) 5 k; 10 k; 20 k; 30 k; 40 k.

www.pciconcursos.com.br

REALIZAO

PROVA OBJETIVA

22 - No circuito amplificador abaixo o transistor de silcio e apresenta os parmetros hbridos h fe = 100, h ie = 1000 , h re = 0 e h oe = 0 Mhos. O amplificador opera em regio linear e os capacitores apresentam reatncias desprezveis na freqncia de operao.

A tenso de sada Vo ser de: (A) + 1 Volt; (B) - 2 Volts; (C) + 3 Volts; (D) - 4 Volts; (E) + 5 Volts. 24 - No circuito abaixo trs Flip-Flops J-K Master Slave, com as entradas J=K= 1 lgico e com mudana de estado por transio negativa, so ligados em cascata. Nas entradas de relgio ligado um gerador de pulsos (G). O Clear disparado por transio positiva.

Se R1 = 1000 , R2 = 10 k, R3 = 22 k, R4 = 1 k e Vcc = 15 Volts, o valor mais prximo para a impedncia de entrada para pequenos sinais do circuito ser de: (A) 10 ; (B) 100 ; (C) 200 ; (D) 500 ; (E) 1000 . 23 - No circuito abaixo os amplificadores operacionais so ideais, sempre operam em regies lineares e so alimentados por fontes simtricas (no mostradas no circuito).

Antes da aplicao dos pulsos t das as sadas Q dos o Flip-Flops estavam em 0 lgico. At que todas as sadas Q dos Flip-Flops retornem a 0 lgico, o gerador gerar : (A) (B) (C) (D) (E) 2 pulsos; 3 pulsos; 4 pulsos; 5 pulsos; 6 pulsos.

25 - Desejamos projetar um lance de microondas de 100 km e na freqncia de 10 GHz em visada direta. No lance no h obstculos e, assim, no h obstrues das elipsides de Fresnel. Tambm no h atenuaes por poeira ou chuva. A potncia do transmissor de 1 Watt e
7

www.pciconcursos.com.br

REALIZAO

PROVA OBJETIVA
a sensibilidade do receptor de 80 dBm. A perda total nos cabos, guias de onda, acopladores, circuladores e etc..., para todo o sistema, de 10 dB. O ganho mnimo de cada uma das duas antenas do lance dever ser de: (A) (B) (C) (D) (E) 10 dBi; 20 dBi; 30 dBi; 40 dBi; 50 dBi. (A) a Vlvula de Ondas Progressivas (TWT- Traveling Wave Tube);. (B) o diodo PIN; (C) o IGBT ( Insulated Gate Bipolar Transistor); (D) o varactor; (E) o diodo Schotky. 28 - Uma antena com refletor parablico tem 1 (um) metro de raio (frontal sem se considerar a curvatura, conforme mostra a figura) e transmite um sinal em uma freqncia de 1,5 GHz.

2,0 m

Para facilidade de clculo consideraremos 2 = 10 e, assim, essa antena ter um ganho mximo de: (A) 10 dBi; (B) 20 dBi; (C) 30 dBi; (D) 40 dBi; (E) 50 dBi. 29 - O diagrama em blocos abaixo corresponde a um mtodo de gerao de um sinal SSB (Single Side Band), em que ec (t) o sinal da portadora e em (t) o sinal da moduladora.
1

26 - Um guia de onda fechado em uma das extremidades, sem perdas de propagao de RF, e com dimenses a = 5 cm e b = 3 cm, deve ser alimentado por uma antena excitadora, tipo sonda, que penetra no guia a uma distncia d da extremidade fechada, como mostra o desenho abaixo.

b
ec (t)
gerador

em (t)

Sada

Se a freqncia do gerador de 5 (cinco) Giga Hertz, a distncia d dever ser aproximadamente de: (A) (B) (C) (D) (E) 3,75 cm; 5. 2 cm; 5,00 cm; 1,87 cm; 10,00 cm.

A correspondncia correta : (A) 1: multiplicador de quatro quadrantes 2: inversor de fase de 3: integrador 4: multiplicador de quatro quadrantes 5: inversor de fase de /2 6: amplificador diferencial 1: multiplicador de quatro quadrantes 2: inversor de fase de /2
8

27 - O dispositivo amplificador de alta potncia usado em microondas :

(B)

www.pciconcursos.com.br

REALIZAO

PROVA OBJETIVA
3: inversor de fase de /2 4: multiplicador de quatro quadrantes 5: inversor de fase de 6: somador (C) 1: somador 2: inversor de fase de /4 3: inversor de fase de /4 4: somador 5: inversor 6: amplificador diferencial 1: amplificador diferencial 2: inversor de fase de 3: integrador 4: multiplicador de dois quadrantes 5: inversor de fase de /4 6: multiplicador de quatro quadrantes

(D)

1: amplificador subtrator 2: diferenciador 3: integrador 4: multiplicador de dois quadrantes 5: inversor de fase de /2 6: divisor de quatro quadrantes 30 - A banda de freqncias necessria transmisso de um sinal modulado em freqncia, teoricamente, infinita. Entretanto so feitas aproximaes baseadas nas pequenas potncias das faixas laterais a partir de uma certa ordem. Se estas faixas so eliminadas, na prtica no haver prejuzos. Considerando que uma rdio FM estreo usa um desvio mximo da portadora de 75 kHz, uma sub-portadora estreo de 38 kHz, e uma freqncia mxima da moduladora de 15 kHz, a banda necessria para a transmisso ser de: (A) (B) (C) (D) (E) 113 kHz; 150 kHz; 180 kHz; 236 kHz; 256 kHz.

(E)

31 - O diagrama em blocos abaixo de um modulador angular muito conhecido pelo nome de Modulador de Armstrong, professor da Universidade de Colmbia (EUA), que foi o inventor da FM. O sinal ec (t) o da portadora, o sinal em (t) o da moduladora e a sada em s.

ec (t)

1 3 4 5

em ( t)

Os blocos correspondem aos seguintes circuitos: (A) 1: amplificador inversor 2: somador 3: multiplicador de dois quadrantes 4: amplificador no inversor 5: inversor de fase de /2

www.pciconcursos.com.br

REALIZAO

PROVA OBJETIVA
(B) 1: amplificador subtrator 2: filtro de De-nfase 3: multiplicador de dois quadrantes 4: diferenciador 5: filtro passa-alta 1: amplificador subtrator 2: filtro de Pr -nfase 3: multiplicador de quatro quadrantes 4: diferenciador 5: filtro passa-baixa 1: inversor de fase de /2 2: multiplicador de quatro quadrantes 3: somador 4: limitador 5: filtro passa-faixa 1: amplificador subtrator 2: divisor de quatro quadrantes 3: multiplicador de dois quadrantes 4: diferenciador 5: limitador Para a modulao QPSK o ponto de limiar do deslocamento de fase ocorrer quando ? for igual a:
3 /2 (A) (B) 1/2 (C) 2/3 (D) 3 /3 (E) 2 /2

(C)

(D)

(E)

32 - Na entrada de um amplificador de microondas, que apresenta uma Figura de Rudo igual a 10, injetado um sinal com uma potncia de 100 W e um rudo de 1 W. A relao Sinal/Rudo na sada do amplificador ser de : (A) (B) (C) (D) (E) 40 dB; 30 dB; 20 dB; 10 dB; 7 dB.

34 - No circuito deste item temos os seguintes blocos: Bloco (1) gerador de ondas triangulares com nvel contnuo nulo e de freqncia ft; Bloco (2) gerador de sinais senoidais de freqncia mxima fs, sendo fs< ft; Bloco (3) inversor analgico alimentado com fontes simtricas; Bloco (4) comparador diferencial alimentado com fontes simtricas;

33 - Em modulao angular digital importante que saibamos o limiar de interferncia do rudo branco na portadora, a partir do qual no mais poderemos diferenar um smbolo do outro, e assim haver interferncia intersmbolos. Chamamos de ? = Er/Eo, a rela o entre a amplitude da senide interferente Er, e a amplitude da portadora Eo.

(1)

(4)

Sada

(2)

(3)

www.pciconcursos.com.br

REALIZAO

10

PROVA OBJETIVA
Estando perfeitamente polarizado o circuito representa, de modo simplificado, um modulador: (A) (B) (C) (D) (E) PAM do sinal senoidal; ASK do sinal senoidal; FSK do sinal senoidal; PSK do sinal senoidal; PWM do sinal senoidal. Esse modo de acesso conhecido como: (A) (B) (C) (D) (E) CSMA/CA TDM CDMA CSMA/CD TDMA

35 - Em transmisso de dados existe um limite mximo terico para a mxima taxa em bits por segundo, em funo da banda disponvel (B) e da relao sinal/rudo (S/N). Para um sistema com uma banda de 4 (quatro) kHz e uma relao sinal/rudo S/N = 31 dB, a taxa mxima terica ser de: (A) (B) (C) (D) (E) 16 kbps; 28 kbps; 32 kbps; 56 kbps; 64 kbps.

37 - A modulao 16 QAM muito usada em rdios digitais. Esta modulao feita em um sinal senoidal, normalmente de 140 MHz, atravs da soma de duas componentes ortogonais: i (t) (In phase) e q (t) (Quadrature), sendo i (t) = IN sen c t (In phase) e q (t) = QN cos c t (Quadrature) Este sinal modulado , posteriormente, heterodinado com um sinal de alta freqncia e filtrado. Para a modulao 16 QAM as componentes I e QN N podem assumir os valores em volts: (A) (B) (C) (D) (E) -3, -1, +1 e +3 -5, - 3, 0, +3 e +5 -4, -3, -2, -1, 0, +1, +2, +3 e +4 -5, -4, -3, -2, -1, 0, +1, +2, +3, +4 e +5 -7, -6, -5, -4,-3 -2, -1, 0, +1, +2, +3, +4, +5, +6 e +7

36 - No diagrama abaixo, os Dados devem ser transmitidos no lado da transmisso e recuperados no lado da recepo. CPA um gerador de cdigos pseudoaleatrios e F um filtro passa - baixa. O diagrama representa, de um modo simplificado, um tipo de acesso ao meio usada em telefonia.

38 - A Hierarquia Digital Sncrona (SDH - Synchronous Digital Hierarchy) um modo de transmisso muito usado nas redes externas de telefonia fixa e mvel, para os entroncamentos entre Centrais. Um quadro STM-1 possui: (A) 9 colunas e 270 linhas, formando (9 x 270) posies de 8 bits cada, taxa de 8000 quadros por segundo; (B) 270 colunas e 9 linhas, formando (270 x 9) posies de 8 bits cada, taxa de 8000 quadros por segundo e taxa de bits de 155.520 kbps; (C) 261 colunas e 9 linhas, formando (261 x 9) posies de 8 bits cada, com 8000 quadros por segundo e taxa de bits de 150.136. kbps;
11

Dados F Dados

CPA

CPA

Lado da transmisso

Lado da Recepo

www.pciconcursos.com.br

REALIZAO

PROVA OBJETIVA
(D) 270 colunas e 9 linhas, formando (270 x 9) posies de 8 bytes cada, com 155.520 quadros por segundo; (E) 90 colunas e 9 linhas, formando (90 x 9) posies de 8 bytes, com 51.840 quadros por segundo. (E) pagamento da contratada no incio da execuo do servio, no incio e no trmino, e somente aps o trmino.

39 - O Modo de Transferncia Assncrona (ATM Asynchronous Transfer Mode) um modo de transmisso de dados usado em redes de alta velocidade. A transmisso feita atravs de pequenas clulas. Sobre o ATM pode-se afirmar que: (A) cada clula constituda por 48 bytes, sendo 5 bytes de cabealho com os endereos de destino e 43 bytes para dados e para os as camadas de convergncia; (B) cada clula constituda por 49 bytes, sendo 5 bytes de cabealho e os restantes 44 bytes para dados e para as camadas de convergncia; (C) um modo de transmisso de dados por clulas de 44 bytes em que no h sincronismo entre os bits que so transmitidos e os bits que so recebidos; (D) um modo de transmisso de dados por clulas de 64 bytes em que no h sincronismo entre os bytes que so transmitidos e os bytes que so recebidos; (E) cada clula constituda por 53 bytes, sendo 5 bytes de cabealho e os restantes 48 bytes para dados e para as camadas de convergncia.

40 - De acordo com a Lei 8666/93, so todas modalidades de licitao: (A) pblica federal, pblica estadual e pblica municipal; (B) concorrncia, tomada de preos, convite, concurso e leilo; (C) concorrncia pelo menor preo, pela melhor tcnica, para produtos de empresas nacionais, e pelo melhor preo e tcnica para empresas estrangeiras; (D) licitao para o projeto bsico, para o projeto executivo e para a execuo das obras e servios;
12

www.pciconcursos.com.br

REALIZAO

PROVA OBJETIVA

www.pciconcursos.com.br

REALIZAO

13

Вам также может понравиться