Вы находитесь на странице: 1из 10

CULTURA E MODERNIDADE NO BRASIL

CULTURA E MODERNIDADE NO BRASIL

RUBEN GEORGE OLIVEN Professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo: O tema da modernidade tem ocupado a intelectualidade brasileira em diferentes pocas. No Brasil, a modernidade freqentemente vista como algo que vem de fora e que deve ser admirado e adotado, ou, ao contrrio, considerado com cautela tanto pelas elites como pelo povo. A modernidade tambm se confunde, muitas vezes, com a idia de contemporaneidade, uma vez que aderir a tudo que est em voga nos lugares adiantados tende a ser entendido como moderno. Atualmente, o que caracteriza o Brasil uma contradio entre uma crescente modernidade tecnolgica e a no realizao de mudanas sociais que propiciem o acesso da maioria da populao aos benefcios do progresso material. Palavras-chave: modernidade no Brasil; intelectuais; regionalismo.

tema da modernidade uma constante no Brasil e tem ocupado a intelectualidade em diferentes pocas. Trata-se de saber como esto os brasileiros em relao ao mundo adiantado: primeiro a Europa e, mais tarde, os Estados Unidos. No Brasil, a modernidade, freqentemente, vista como algo que vem de fora e que deve ou ser admirado e adotado, ou, ao contrrio, considerado com cautela tanto pelas elites como pelo povo. A importao se d por meio dos intelectuais que vo ao centro buscar as idias e modelos l vigentes, aclimatando-os num novo solo, que a sociedade brasileira. A modernidade tambm se confunde com a idia de contemporaneidade, uma vez que aderir a tudo que est em voga nos lugares adiantados , muitas vezes, entendido como moderno. O pensamento da intelectualidade brasileira tem oscilado no que diz respeito a estas questes. Assim, em certos momentos, a cultura brasileira profundamente desvalorizada pelas elites, tomando-se em seu lugar a cultura europia (ou mais recentemente a norte-americana) como modelo de modernidade a ser alcanada. Como reao, em outras pocas, nota-se que certas manifestaes da cultura brasileira passam a ser profundamente valorizadas, exaltando-se smbolos como Macunama o heri brasileiro sem nenhum carter e preguioso de nascena, personagem do romance homnimo modernista (Mrio de Andrade, 1993) a figura do malandro, o carnaval, o samba, o futebol, etc. (Oliven, 1989).

Em 1808, a famlia real portuguesa, fugindo do cerco napolenico, transferiu-se para o Brasil que, de colnia, tornou-se sede da monarquia e vice-reino. Os treze anos durante os quais a corte permaneceu no Rio de Janeiro tiveram grande importncia poltica e econmica e foram seguidos pela declarao de independncia do Brasil, em 1822. A abertura dos portos brasileiros ao comrcio exterior acarretou um fluxo de comerciantes e viajantes estrangeiros para o pas. Vrios deles deixaram descries muito interessantes a respeito da vida e dos costumes do Brasil durante o sculo XIX. Uma boa parte desses relatos concentrou-se no Rio de Janeiro, onde a famlia real vivia e que, por isso, tornou-se uma cidade cosmopolita, na qual as pessoas mais abastadas tentavam se comportar de uma maneira que elas supunham ser europia. No Rio, comeou a se desenvolver, mais fortemente, a difuso cultural do gnero de vida burgus, eminentemente urbano, entre as classes altas. Outras cidades eram menores e a vida nelas era bastante simples quando comparada com a capital (Pereira de Queiroz, 1973). Os gostos requintados da classe alta do Rio de Janeiro foram observados por George Gardner, o superintendente britnico dos Jardins Botnicos Reais do Ceilo, que percorreu o Brasil de 1836 a 1841: O grande desejo dos habitantes da cidade parece que dar-lhe ares europeus, o que at certo ponto j acontece, parte pelo influxo dos prprios europeus, parte pelos prprios brasileiros que tm

SO PAULO EM PERSPECTIVA, 15(2) 2001

visitado a Europa para se educarem ou para outros fins (Gardner, 1942:5). Entretanto, no se pode generalizar, para o resto do pas, o que estava acontecendo no Rio de Janeiro. A modernizao que os viajantes observavam estava de fato limitada no somente ento capital do Brasil, mas tambm sua classe alta, com a qual eles tinham contato mais ntimo. Pereira de Queiroz (1973:216) formulou a hiptese de que a difuso de um modo de vida burgus comeou a ocorrer no Brasil aproximadamente a partir de 1820, muito antes de o pas comear a se tornar industrializado. Este novo modo de vida diferenciou a populao urbana no apenas de acordo com nveis econmicos, mas principalmente do ponto de vista cultural, j que os estratos superiores adotaram o requinte e o arremedo de vida intelectual como um smbolo de distino. A partir deste perodo, a vida nas cidades mais ricas, quando comparada com a do campo, comeou a se tornar muito diferente em qualquer nvel social. Um processo inverso do que acaba de ser descrito ocorre quando os intelectuais e as elites valorizam o que seria mais autenticamente brasileiro. Esta tendncia j aparece na segunda metade do sculo XIX, nos escritos dos representantes da escola indianista da nossa literatura, e atinge seu apogeu nos romances de Jos de Alencar, nos quais so valorizados nossas razes culturais: o ndio, a vida rural, etc. Porm, mesmo neste caso, a forma de tratar a questo importada: o romantismo europeu. Retrata-se um ndio do tipo bom selvagem, quando na verdade a populao indgena brasileira j sofria h muito as conseqncias do contato com o homem branco. Tem-se, assim, uma aparente defasagem entre o que ocorria no mundo real e no das idias.

H um sentimento de que, no Brasil, as idias e prticas culturais estariam, em geral, fora do lugar. o que teria ocorrido em relao s idias polticas. O Brasil foi um dos ltimos pases a abolir a escravido (em 1888, por presso inglesa). Embora a economia brasileira estivesse durante trs sculos baseada na explorao da mo-de-obra escrava, parte das elites polticas do pas da poca aderiram ao iderio liberal, que foi criado na Europa e se aplicava somente a este continente. Schwarz (1977) procurou argumentar como a ideologia liberal estava fora do lugar no Brasil Imprio. O que prevalecia no Brasil no era a idia dos direitos humanos, mas sim a do favor paternalista para os brancos que no possuam terras e a opresso para os escravos.

A tese das idias fora do lugar, entretanto, no se sustenta. Do ponto de vista lgico, a escravido no era incompatvel com o liberalismo, pois, para as elites brasileiras, os escravos eram uma mercadoria que estava sujeita a ser usada e trocada como qualquer outra. A rigor, nada est no lugar e tudo sai de um lugar e entra em outro em que adaptado aos interesses de grupos e s circunstncias cambiantes. Os emprstimos culturais so uma constante em qualquer cultura (Burke, 1997). Como historiadores e antroplogos tm mostrado, a dinmica cultural implica um processo de desterritorializao e de reterritorializao. Idias e prticas que se originam num espao acabam migrando para outros, encontrando um ambiente muitas vezes diferente daquele no qual surgiram, mas acabam sendo adaptadas ao novo contexto e, por assim dizer, entram no novo lugar. Uma das riquezas da dinmica cultural brasileira justamente a capacidade de digerir criativamente o que vem de fora, reelabor-lo e dar-lhe um cunho prprio que o transforma em algo diferente e novo (Oliven, 1989). H vrios momentos neste processo no Brasil. Os militares e polticos brasileiros que proclamaram a Repblica, em 1889, estavam fortemente imbudos da ideologia positivista. Apesar de ser uma filosofia criada na Frana, o positivismo teve muito mais sucesso no Brasil que no seu pas de origem. To forte foi o positivismo no Brasil que, at hoje, existe o que chamado de arquitetura positivista, referindo-se aos prdios que foram mandados construir por aqueles que estavam no poder durante a Repblica Velha (1889-1930). H mesmo cidades, como Rio de Janeiro e Porto Alegre, onde ainda existem templos positivistas. A bandeira brasileira tem como lema a frase Ordem e Progresso, mostrando a centralidade de Auguste Comte em nossa simbologia (Carvalho, 1990). Para parte das elites brasileiras, o positivismo era uma ideologia que vislumbrava a modernidade e justificava os meios autoritrios para alcan-la. Foram militares positivistas os primeiros que se preocuparam em relao ao que fazer com os indgenas. Assim, o marechal Rondon, que dedicou sua vida s populaes indgenas, frisava que eles deveriam ser respeitados e no mortos, mas sua idia era de integr-los civilizao. O positivismo era uma forma no s do Brasil se modernizar em relao Europa, mas tambm dos ndios se civilizarem em relao ao Brasil. Era tudo uma questo de estgios, numa linearidade evolucionista que se encaixava na idia de progresso do positivismo.

CULTURA E MODERNIDADE NO BRASIL

da poca da Repblica Velha a tendncia de intelectuais pensarem o Brasil e discutirem a viabilidade de haver uma civilizao nos trpicos. Dois seriam os obstculos a este projeto: raa e clima. Intelectuais como Silvio Romero, Euclides da Cunha, Nina Rodrigues, Oliveira Vianna e Arthur Ramos, preocupados em explicar a sociedade brasileira atravs da interao da raa e do meio geogrfico, eram profundamente pessimistas e preconceituosos quanto ao brasileiro, que caracterizado como aptico e indolente, e nossa vida intelectual, destituda de filosofia e cincia e eivada de um lirismo subjetivista e mrbido. A nica soluo visualizada era o embranquecimento da populao por meio da vinda de imigrantes europeus. Foi na dcada de 30, com Gilberto Freyre, que se criou uma nova viso racial do Brasil, em que o pas passa a ser visto como uma civilizao tropical de caractersticas nicas, como a mestiagem e a construo de uma democracia racial. Na viso de Freyre, a mistura racial no era um problema, mas sim uma vantagem que o Brasil teria em relao a outras naes. A ideologia da democracia racial to forte no Brasil que permeia parte do pensamento sociolgico e o senso comum brasileiro (Ortiz, 1985).

Em 1922, quando o Brasil completava cem anos de independncia de Portugal, foi criado o Partido Comunista do Brasil, a rigor o primeiro partido nacional do Brasil, uma vez que, at aquela poca, os partidos eram regionais. Foi tambm naquele ano que ocorreu a primeira revolta tenentista. Os tenentes eram jovens oficiais do Exrcito Nacional que, tendo conhecido diferentes partes do Brasil, sentiam um difuso mal-estar em relao maneira como a poltica era conduzida pelas elites e passaram a ter projetos autoritrios a respeito de como governar o povo. Tambm, em 1922, aconteceu a Semana Modernista em So Paulo. Este evento foi protagonizado por jovens intelectuais da elite de So Paulo, cidade que comeava a despontar como futura metrpole. Com toda sua complexidade e diferenciao ideolgica, o movimento modernista que surge com a Semana de 1922 representa um divisor de guas nesse processo: por um lado, significa a reatualizao do Brasil em relao aos movimentos culturais e artsticos que estavam ocorrendo no exterior, e, por outro, implica tambm buscar as razes nacionais, valorizando o que haveria de mais autntico no Brasil.

Uma das contribuies do movimento consiste justamente em ter colocado tanto a questo da atualizao artsticocultural de uma sociedade subdesenvolvida como a problemtica da nacionalidade. Nesse sentido, a partir da segunda parte do modernismo (1924 em diante), o ataque ao passadismo substitudo pela nfase na elaborao de uma cultura nacional, ocorrendo uma redescoberta do Brasil pelos brasileiros. Apesar de um certo bairrismo paulista, os modernistas recusavam o regionalismo, pois acreditavam que era atravs do nacionalismo que se chegaria ao universal. Assim, para os modernistas, a operao que possibilita o acesso ao universal passa pela afirmao da brasilidade (Moraes, 1978:105). Isto fica claro numa carta de Mrio de Andrade, um dos principais expoentes do modernismo, a Srgio Milliet: Problema atual. Problema de ser alguma coisa. E s se pode ser, sendo nacional. Ns temos o problema atual, nacional, moralizante, humano de brasileirar o Brasil. Problema atual, modernismo, repara bem porque hoje s valem artes nacionais... E ns s seremos universais o dia em que o coeficiente brasileiro nosso concorrer para riqueza universal (apud Moraes, 1978:52). Uma carta que Mrio de Andrade escreveu em 1924 ao poeta Carlos Drummond de Andrade aponta para a mesma direo: Ns s seremos civilizados em relao s civilizaes o dia em que criarmos o ideal, a orientao brasileira. Ento passaremos do mimetismo pra fase da criao. E ento seremos universais, porque nacionais (Mrio de Andrade, 1983a). Coerente com esta postura, Mrio de Andrade transformou-se num autodenominado turista aprendiz, desenvolvendo uma intensa atividade de pesquisa e viagens, visando estudar os elementos que compem a cultura brasileira. (Mrio de Andrade, 1983b) Em 1928, Oswald de Andrade, um dos expoentes da Semana Modernista, lanou o Manifesto Antropfago. O texto comea afirmando que s a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente (Oswald de Andrade, 1978:13). No final, o autor data o texto como sendo do Ano 374 da Deglutio do Bispo Sardinha, numa referncia ao religioso catlico portugus que naufragou na costa do Brasil e foi comido pelos indgenas em 1554. O que est sendo proposto no Manifesto Antropfago uma modernidade brasileira que se caracteriza por saber ingerir e digerir criativamente o que vem de fora. Mais do que isto, o que Oswald de Andrade argumenta que os brasileiros se dedicaram a esta prtica desde o comeo de sua histria. E de uma maneira alegre e intuitiva: Antes dos portugueses descobrirem o Brasil, o Brasil tinha des-

SO PAULO EM PERSPECTIVA, 15(2) 2001

coberto a felicidade. A alegria a prova dos nove (Oswald de Andrade, 1978:18). Segundo Moraes (1978:144), o instinto antropofgico, por um lado, destri, pela deglutio, elementos de cultura importados; por outro lado, assegura a sua manuteno em nossa realidade, atravs de um processo de transformao/absoro de certos elementos aliengenas. Ou seja: antes do processo colonizador, havia no pas uma cultura na qual a antropofagia era praticada, e que reagiu, sempre antropofagicamente mas com pesos diferentes, ao contato dos diversos elementos novos trazidos pelos povos europeus. este instinto antropofgico que deve ser agora valorizado pelo projeto cultural defendido por Oswald de Andrade. Ele se caracteriza por defender ferrenhamente a intuio e pelo poder de sintetizar em si os traos marcantes da nacionalidade que garantem a unidade da nao.

significativo que, se o movimento modernista de 1922 surge em So Paulo, cidade que j despontava como futura metrpole industrial, em 1926 teria sido lanado em Recife, na poca a capital mais desenvolvida do Nordeste, o Manifesto regionalista de Gilberto Freyre. O movimento de 1926 tem um sentido, de certa maneira, inverso ao de 1922. Trata-se de um movimento que no atualiza a cultura brasileira em relao ao exterior, mas que deseja, ao contrrio, preservar no s a tradio em geral, mas especificamente a de uma regio economicamente atrasada. O Manifesto regionalista desenvolve basicamente dois temas interligados: a defesa da regio enquanto unidade de organizao nacional; e a conservao dos valores regionais e tradicionais do Brasil, em geral, e do Nordeste, em particular. O Manifesto que 50 anos mais tarde Freyre chamaria de regionalista, tradicionalista e a seu modo modernista faz a defesa do popular que precisaria ser protegido do mau cosmopolitismo e do falso modernismo (Freyre, 1976:80). A necessidade de reorganizar o Brasil primeiro tema central do Manifesto regionalista e preocupao constante de pensadores do fim do sculo XIX e comeo do XX decorreria do fato de ele sofrer, desde que nao, as conseqncias malficas de modelos estrangeiros que lhe so impostos sem levar em considerao suas peculiaridades e sua diversidade fsica e social. A formulao de um sistema alternativo de organizao do Brasil est ancorada na denncia da importao de modelos aliengenas considerados incompatveis com nossas peculiaridades. A discusso sobre a convenincia ou no

de importar modelos e idias estrangeiros um tema recorrente entre nossos intelectuais e dele o Manifesto de 1926 tratar tambm ao analisar a questo da tradio. Ao frisar a necessidade de uma articulao interregional, Freyre toca num ponto importante e atual: como propiciar que as diferenas regionais convivam no seio da unidade nacional em um pas de dimenses continentais como o Brasil? O que Freyre afirma que o nico modo de ser nacional no Brasil ser primeiro regional. Guardadas as propores, justamente a uma concluso semelhante que chegaram os modernistas a partir da segunda fase do movimento, quando entenderam que a nica maneira de ser universal ser nacional antes. Porm, seu modo de argumentar , de certa maneira, o inverso dos modernistas, j que no est alicerado numa atualizao cultural atravs de valores modernos vindos do exterior, mas, ao contrrio, na crtica dos malefcios do progresso e da importao de costumes e valores estrangeiros. A conservao dos valores regionais e tradicionais do Brasil, em geral, e do Nordeste, em particular, o segundo grande tema do Manifesto regionalista. Freyre critica o hbito que nossas elites tm de arremedar os costumes que julgam modernos, tendncia j apontada por Pereira de Queiroz (1973) no que diz respeito cidade do Rio de Janeiro, por ocasio da vinda da famlia real portuguesa, no comeo do sculo passado. significativo que, ao fazer a defesa intransigente dos valores do Nordeste e da necessidade de preserv-los, Freyre escolha itens do que considerado atrasado e/ou smbolo da pobreza. Assim, por exemplo, ele tece um elogio aos mocambos como exemplo da contribuio do Nordeste cultura brasileira, no sentido de abrigo humano adaptado natureza tropical e como soluo econmica do problema da casa pobre: a mxima utilizao, pelo homem, na natureza regional, representada pela madeira, pela palha, pelo cip, pelo capim fcil e ao alcance dos pobres (Freyre, 1976:59). Ele tambm faz a defesa das ruas estreitas e critica a tendncia, j ento existente, de construir grandes avenidas e a mania de mudar nomes regionais de ruas e lugares velhos para nomes de poderosos do dia, ou datas politicamente insignificantes. Outro aspecto defendido por Freyre a culinria do Nordeste. Depois de afirmar que toda tradio da culinria nordestina est em crise e que o doce de lata e a conserva imperam, Freyre vaticina que uma cozinha em crise significa uma civilizao inteira em perigo: o perigo de descaracterizar-se (Freyre, 1976:72).

CULTURA E MODERNIDADE NO BRASIL

Ao se erigir em bastio da defesa do popular que precisa ser protegido do mau cosmopolitismo e do falso modernismo (Freyre, 1976:80), o autor do Manifesto constri uma oposio que, em ltima anlise, se resume a: popular e regional equivalem a tradicional (e bom), ao passo que cosmopolitismo equivale a modernismo (e ruim). Sua posio se aproxima muito da viso dos romnticos que se ocuparam da cultura popular na Europa do sculo passado e para os quais a autenticidade contida nas manifestaes populares constituiria a essncia do nacional (Ortiz, 1992). Poder-se-ia argumentar que h pelo menos duas leituras que podem ser feitas do Manifesto regionalista. A primeira enxergaria nele um documento elaborado por um intelectual que representa uma aristocracia rural perifrica e que v a ordem social passar por transformaes que colocam em xeque o padro tradicional de dominao. Sua reao de cunho tradicionalista e se assemelha reao aristocrtica diante das mudanas decorrentes da urbanizao e da industrializao e que estavam vazadas numa crtica perda de valores comunitrios e da pureza cultural que supostamente teriam existido no passado. Uma segunda leitura ressaltaria, entretanto, que por trs da orientao conservadora do Manifesto esto temas que continuam sendo muito atuais no Brasil. justamente na fuso de uma perspectiva conservadora com o levantamento de questes ainda no resolvidas no Brasil que reside a originalidade do Manifesto regionalista. De fato, o texto suscita uma srie de questes que so recorrentes em nossa histria: estado unitrio versus federao; nao versus regio; unidade versus diversidade; nacional versus estrangeiro; popular versus erudito; tradio versus modernidade. O Brasil continua discutindo a formulao de modelos para organizar a nao e esse debate acaba inevitavelmente passando pela discusso do que nacional (e portanto autntico para uns, mas atrasado para outros) e o que estrangeiro (e, portanto, esprio para uns, mas moderno para outros). Ou seja, o pas continua girando em torno da questo da identidade nacional, que reposta e reatualizada medida que novos contextos so criados.

Durante muito tempo o Brasil tinha uma populao majoritariamente rural. Isto fez com que vrios pensadores considerassem que o pas tivesse uma vocao agrria. Oliveira Vianna (1933:49) sustentava que desde os primeiros dias de nossa histria, temos sido um povo de

agricultores e pastores (...). O urbanismo condio modernssima da nossa evoluo social. Toda a nossa histria a histria de um povo agrcola, a histria de uma sociedade de lavradores e pastores. no campo que se forma a nossa raa e se elaboram as foras ntimas da nossa civilizao. O dinamismo da nossa histria, no perodo colonial, vem do campo. Do campo, as bases em que se assenta a estabilidade admirvel da nossa sociedade no perodo imperial. O quanto alguns polticos ainda acreditavam na vocao agrria do Brasil, nas primeiras dcadas do sculo XX, bem caracterizado pela seguinte afirmao de Jlio Prestes (apud Pereira, 1965:88-89), o adversrio de Getlio Vargas nas eleies presidenciais que acabaram pretextando a Revoluo de 1930: o fazendeiro o tipo representativo da nacionalidade e a fazenda ainda o lar brasileiro por excelncia, onde o trabalho se casa com a doura da vida e a honestidade dos costumes completa a felicidade. (...) O Brasil repousa sobre o ncleo social expressado pelas fazendas. Comparando-se este retrato buclico com aquele apresentado por Getlio Vargas em um discurso em 1943, em Volta Redonda, onde a primeira usina siderrgica estatal brasileira foi construda, pode-se constatar que ocorreu, pelo menos em mbito do discurso, um deslocamento de uma ideologia agrria para uma mais industrial: O problema bsico da nossa economia estar, em breve, sob novo signo. O Pas semicolonial, agrrio, importador de manufaturas exportador de matrias-primas, poder arcar com as responsabilidades de uma vida industrial autnoma, provendo as suas necessidades de defesa e aparelhamento. J no mais adivel a soluo. Mesmo os mais empedernidos conservadores agraristas compreendem que no possvel depender da importao de mquinas e ferramentas, quando uma enxada, esse indispensvel e primitivo instrumento agrrio, custa ao lavrador 30 cruzeiros, ou seja, na base do salrio comum, uma semana de trabalho (apud Ianni, 1971:63). As mudanas sugeridas neste discurso tm, entretanto, razes mais profundas que precisam ser rastreadas na Repblica Velha (1889-1930). Naquele perodo, o Brasil experimentou importantes transformaes que assumiram uma dimenso mais ampla na Repblica Nova (a partir de 1930). Em poucas palavras, essas transformaes correspondem criao de uma indstria de substituio de bens no-durveis, ao crescimento das cidades que eram capitais de mercados regionais, crise do caf, crise do sis-

SO PAULO EM PERSPECTIVA, 15(2) 2001

tema baseado em combinaes polticas entre as oligrquicas agrrias (a poltica dos governadores) e ao surgimento de revoltas sociais e militares que comearam na dcada de 20 e culminaram com a Revoluo de 1930. Foi a partir desse perodo que criou-se um aparelho de Estado mais centralizado, deslocando, de forma crescente, o poder do mbito regional para o nacional. Do ponto de vista econmico, por exemplo, o Estado aboliu impostos interestaduais e passou a intervir mais na economia, ajudando a fazer com que parte do excedente criado pelas oligarquias agrrias fosse usado para iniciar um processo de industrializao, embora mantendo os privilgios dessas oligarquias sob uma forma alterada. No plano social, o Estado regulamentou as relaes entre o capital e o trabalho, criando uma legislao trabalhista e um Ministrio do Trabalho. Criou-se tambm o Ministrio da Educao, ao qual coube um papel fundamental na constituio da nacionalidade, atravs da impresso de um contedo nacional educao veiculada pelas escolas, da padronizao do sistema educacional e do enfraquecimento da cultura das minorias tnicas (Schwartzman; Bomeny e Costa, 1984). A partir dessa poca era preciso repensar o pas, que experimentou a um processo de consolidao poltica e econmica e que teria de enfrentar as conseqncias da crise de 1929 e da Segunda Guerra Mundial. O nacionalismo ganhou mpeto e o Estado se firmou. De fato, foi ele que tomou para si a tarefa de constituir a nao. Essa tendncia acentuou-se muito com a implantao da ditadura do Estado Novo (1937-45), ocasio em que os governadores eleitos foram substitudos por interventores e as milcias estaduais perderam fora, medidas que aumentaram a centralizao poltica e administrativa. No plano da cultura e da ideologia, a proibio do ensino em lnguas estrangeiras, a introduo no currculo escolar da disciplina Moral e Cvica e a criao do Departamento de Imprensa e Propaganda (que tinha a seu cargo, alm da censura, a exaltao das virtudes do trabalho) ajudaram a criar um modelo de nacionalidade centralizado a partir do Estado. De fato, foram profundas as modificaes ocorridas no perodo de 1930 a 1945. Assim, quando no fim da Segunda Guerra Mundial terminou o Estado Novo e foi eleita uma Assemblia Nacional Constituinte com a tarefa de pensar um novo modelo de organizao administrativa e poltica, o Brasil j era um pas diferente. Os brasileiros comeavam a perder sua vocao agrria e a manufatura j era responsvel por 20% do produto domstico bruto.

A construo de rodovias e a abolio da autonomia dos Estados ajudaram a unificar o mercado interno, bem como a diminuir o poder das oligarquias locais. A migrao campo-cidade acentuou-se, criando um novo protagonista no cenrio poltico: as massas urbanas que seriam interpeladas como agentes sociais pelo populismo.

A problemtica do nacional versus estrangeiro tem sido uma constante na vida poltica do Brasil. Assim, no psguerra, mais especificamente entre 1946 e 1964, a questo nacional foi retomada com intensos debates, dos quais o Iseb (Instituto Superior de Estudos Brasileiros) e o CPC (Centro Popular de Cultura) foram exemplos eloqentes. Nessa poca, pairava sobre os intelectuais brasileiros a acusao, entre outras, de que eles eram colonizados e que contribuam para criar uma cultura alienada, resultado de nossa situao de dependncia. Da a necessidade de uma vanguarda para ajudar a produzir uma autntica cultura nacional para o povo, categoria vaga e policlassista. Os temas do progresso e da modernidade tambm eram candentes nesse perodo. Tratava-se de vencer a condio de subdesenvolvimento, batalha na qual a indstria era um elemento-chave. Surgem indstrias de substituio de importao, dessa vez de bens durveis, gerando assim uma dependncia maior em relao ao capital estrangeiro. No mesmo perodo foram criados rgos como a Sudene (Superintendncia do Desenvolvimento do Nordeste), cuja finalidade explcita era reduzir as desigualdades regionais, das quais o Nordeste era considerado o exemplo mais significativo. A inaugurao de Braslia, em 1960, que propiciou uma marcha para o oeste e a conseqente integrao territorial, suscitou debates acalorados que giravam em torno da necessidade de se gastar tanto dinheiro para sua realizao e do arrojo de sua arquitetura, considerada extremamente moderna e avanada. A partir de 1964, com a tomada do poder pelos militares, houve uma crescente centralizao poltica, econmica e administrativa, por meio da integrao do mercado nacional, da implantao de redes de estradas, de telefonia, de comunicao de massa, da concentrao de tributos no mbito federal, do controle das foras militares estaduais pelo Exrcito e da ingerncia na poltica estadual. Todos esses processos diminuram o poder dos Estados substancialmente, de modo que, ao se comparar a figura dos presidentes estaduais da Primeira Repblica com a dos governadores eleitos por via indireta depois de

CULTURA E MODERNIDADE NO BRASIL

1964, verifica-se que esses ltimos, via de regra, no passaram de prepostos do Presidente da Repblica, numa situao semelhante dos interventores do Estado Novo, ao passo que os primeiros desfrutaram de uma considervel autonomia. O novo regime levou a acumulao de capital a patamares mais elevados, o que foi feito em associao com o capital estrangeiro. Houve uma nova substituio de importaes, de modo que atualmente se produzem quase todos os bens de consumo dentro das fronteiras nacionais, vrios deles sendo inclusive exportados e, entre esses, bens esto os bens simblicos. O Brasil passou por um processo de desenvolvimento desigual e combinado, criando um quadro em que h simultaneamente uma misria extrema e elementos de progresso tcnico e de modernidade. Configura-se uma nova situao do ponto de vista econmico, poltico e cultural. Hoje, aproximadamente 80% da populao do Brasil urbana, a maior parte dos produtos manufaturados consumidos no pas produzida dentro das fronteiras nacionais e a maioria de sua fora de trabalho urbana encontra-se no setor tercirio. O pas possui uma slida rede de transportes e um eficiente sistema de comunicao, em que o nvel tcnico das redes de comunicao de massa comparvel ao dos pases mais adiantados. O Brasil tem usinas nucleares, plataformas martimas de petrleo, realiza transplantes cardacos e conta com mais de cem universidades, vrias delas ministrando ensino de ps-graduao. significativo que os criadores do tropicalismo, movimento artstico que iniciou em 1968, tenham sido artistas do Nordeste, regio que continuava em seu processo de periferizao. O tropicalismo mostrou, no plano do smblico, que a realidade brasileira tinha mudado muito. Liderado pelos compositores baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil, o tropicalismo se props a ser, por um lado, uma ruptura esttica e ideolgica e, por outro, uma retomada de temas suscitados pelo movimento modernista de 1922. Do ponto de vista esttico, a ruptura ocorreu pela introduo de instrumentos como a guitarra e pela criao de ritmos dissonantes. Do ponto de vista ideolgico, a ruptura se deu pela valorizao da televiso como meio de expresso e pelo fato de as letras cantarem um Brasil em que havia avies no ar e crianas descalas na terra, ou seja, uma msica que mostrava que o moderno estava cada vez mais se articulando com o atrasado. A continuidade do tropicalismo ocorreu por sua ligao com o movimento modernista da dcada de 20 e com

os temas que este suscitou, principalmente pelo criador do Manifesto antropfago, Oswald de Andrade, pelo qual Caetano Veloso nutria grande admirao (Veloso, 1997). A admirao provinha do fato de Oswald de Andrade ter pensado o Brasil de uma forma aberta e enquanto nao capaz de deglutir diferentes influncias aparentemente contraditrias. Nesse perodo, o debate sobre o nacional e o regional continuou, mas foi recolocado em novos termos. Novamente o Estado evocava para si o papel de ser o criador e bastio da identidade nacional, responsvel simultaneamente por promover o progresso e manter acesa a memria nacional. O fato de esse mesmo Estado ter propiciado uma intensa desnacionalizao da economia no visto como contraditrio, uma vez que essas duas questes so consideradas desvinculadas. significativo, nesse sentido, que so justamente grandes empresas multinacionais, como a Shell e a Xerox, que fazem a defesa do folclore brasileiro em suas publicidades.

Com a luta pela redemocratizao do pas e com o processo de abertura poltica que marcaram o fim do ciclo militar (1985), velhas questes comearam a surgir novamente. Assim, apesar ou talvez por causa da crescente centralizao, observam-se atualmente tendncias contrrias a ela, que se manifestam por meio da nfase da necessidade de um verdadeiro federalismo, da proclamao das vantagens de uma descentralizao administrativa, do clamor por uma reforma tributria que entregue mais recursos para os Estados e municpios e da afirmao de identidades regionais que salientam suas diferenas em relao ao resto do Brasil (Oliven, 1992). A afirmao de identidades regionais no Brasil pode ser encarada como forma de salientar diferenas culturais e como reao a uma tentativa de homogeneizao cultural. Esta redescoberta das diferenas e a atualidade da questo da federao, numa poca em que o pas se encontra bastante integrado do ponto de vista poltico, econmico e cultural, sugerem que, no Brasil, o nacional passa primeiro pelo regional. Foi justamente com o processo de abertura poltica que a cultura passou a ganhar maior visibilidade no Brasil. Novas questes vieram tona e movimentos populares comearam a se organizar. Vrios destes movimentos esto mais preocupados com questes freqentemente consideradas locais e menores, no obstante fundamentais, do que com as grandes temticas tradicionais.

SO PAULO EM PERSPECTIVA, 15(2) 2001

O que se observou no Brasil, a partir de sua redemocratizao, foram o intenso processo de constituio de novos atores polticos e a construo de novas identidades sociais, incluindo-se a identidade etria (representada, por exemplo, pelos jovens enquanto categoria social), a identidade de gnero (representada, por exemplo, pelos movimentos feministas e pelos homossexuais), as identidades religiosas (representadas pelo crescimento das chamadas religies populares), as identidades regionais (representadas pelos renascimento das culturas regionais no Brasil), as identidades tnicas (representadas pelos movimentos negros e pela crescente organizao das sociedades indgenas), etc. Os movimentos negros colocam em discusso o fato de, no Brasil, pas que projeta a imagem de ser uma democracia racial, os negros estarem sempre em condies de inferioridade no que diz respeito a renda, emprego, escolaridade, sade, expectativa de vida, etc. Estes movimentos tambm apontam para a questo de o Brasil ser um pas de uma impressionante presena africana e da necessidade de valoriz-la. De fato, os negros tm uma contribuio marcante nas principais manifestaes culturais do Brasil, como o carnaval, a msica popular, a dana, a culinria, o futebol, as religies populares, etc. Os movimentos indgenas, por sua vez, apontam para um modelo alternativo de estilo de vida, uma vez que estabelecem uma relao mais integrada com a natureza. As sociedades indgenas, nas quais os mitos e a magia so elementos centrais, sugerem tambm que h outras formas de pensar o mundo que no seja s o da racionalidade tcnica.

O advento do fenmeno da globalizao tornou a interao do Brasil com o resto do mundo multifacetada. O padro de trocas entre diferentes pases desigual e depende de suas posies no contexto econmico-poltico mundial. Existem produtos, principalmente culturais, que so exportados para todo o mundo em escala crescente. Entre estes esto o fast food, certo tipo de msica, canais de televiso como a MTV e a CNN. Do mesmo modo, o cinema de Hollywood continua sendo hegemnico em todo mundo. Isto faz com que alguns autores considerem que o Brasil esteja cada vez mais sendo atingido pelo imperialismo cultural (Carvalho, 1996-97). A situao, entretanto, mais complexa. Se durante muito tempo o pas recebia imigrantes e importava mercadorias manufaturadas e produtos da indstria cultural, a situao mudou. Existem atualmente

cerca de 1.500.000 brasileiros vivendo no exterior, a maioria deles nos Estados Unidos, Europa e Japo. O Brasil, que tradicionalmente era um pas que recebia imigrantes, passou, com a globalizao, a protagonizar o fluxo contrrio. A ida para o exterior no ocorre somente no plano da migrao humana, mas tambm no que diz respeito exportao de bens materiais e culturais. Durante sculos, o Brasil foi um pas exportador de produtos agrcolas e importador de bens manufaturados. Atualmente, o pas exporta vrios bens manufaturados, incluindo avies. Nesse sentido, a tese da vocao rural do Brasil no se sustentou. O Brasil atualmente um pas urbano e industrializado, com seus bens competindo no mercado mundial. Uma outra rea em que o Brasil comeou a exportar a dos bens simblicos. Se, no passado, o pas era visto como importador de idias e modismos que vinham das metrpoles, atualmente a situao se alterou. O Brasil continua recebendo influncias do exterior em reas como o cinema, a msica, etc., mas faz algum tempo que passou tambm a ser um exportador de cultura. O fluxo de bens culturais para o exterior pode ser exemplificado em relao religio, msica, s telenovelas, etc. A religio uma das reas em que isso ocorre de forma notvel. impressionante a penetrao das religies afro-brasileiras no Uruguai e na Argentina, pases que, em geral, se vem como europeus e com pouco influncia africana. Igualmente, cabe ressaltar que a Igreja Universal do Reino de Deus, uma religio pentecostal criada em 1977 no Brasil, tem igrejas em mais de 40 outros pases, incluindo Amrica do Norte e Unio Europia, movimentando milhes de fiis e uma quantidade impressionante de recursos financeiros (Oro, 1996). No que diz respeito msica, alm daquela que o Brasil sempre exportou desde os tempos de Carmen Miranda e mais tarde da bossa nova, atualmente existem grupos brasileiros que compem canes em ingls e fazem sucesso nos Estados Unidos e na Europa. A banda brasileira Sepultura lanou, no comeo de 1996, um disco chamado Roots. Para buscar suas razes, os membros do grupo embrenharam-se numa aldeia xavante localizada no Mato Grosso. Em apenas quinze dias, Roots estava entre os discos mais vendidos na Europa, superando Michael Jackson e Madonna, na Inglaterra, e vendendo mais de 500 mil cpias em fevereiro e maro daquele ano. A Globo, a maior rede de televiso brasileira, h muito tempo produz a maior parte dos programas que exibe no Brasil. Ela tambm exporta suas telenovelas e seriados para

10

CULTURA E MODERNIDADE NO BRASIL

pases como Portugal, Frana e China. Trata-se de uma multinacional dos meios de comunicao. Durante a fase populista da histria do Brasil (1945-64), o que vinha de fora era freqentemente visto como impuro e, portanto, perigoso. Assim, a Coca-Cola e o cinema de Hollywood eram muitas vezes apontados como exemplos do imperialismo cultural norte-americano, ao passo que o samba e o Cinema Novo (feito com uma idia na cabea e uma cmara na mo, de acordo com Glauber Rocha) eram considerados exemplos do que havia de mais autenticamente nacional. Hoje a situao tornou-se mais complexa: o logotipo da Coca-Cola est na camiseta de nossos principais times de futebol brasileiros e Sting, roqueiro ingls, patrocinado por essa companhia de refrigerantes, diz defender os ndios que vivem no Brasil. O filme A Grande Arte, apesar de ser dirigido por um brasileiro e rodado no Brasil, falado em ingls. Filmes como O Quatrilho e O Que Isto Companheiro so estrelados por artistas da Rede Globo e concorreram ao Oscar, contratando lobbies profissionais para que os filmes fossem premiados.

pas que experimentou uma modernizao conservadora em que o tradicional se combinou com o moderno, a mudana se articulou com a continuidade e o progresso vive com a misria. A construo da cidadania no Brasil um processo que ainda est por ser feito de forma mais plena. Por enquanto predominam relaes sociais e polticas que tm fortes resqucios da era colonial e do legado da escravido. Atualmente, no Brasil, a questo central no mais alcanar a modernidade tecnolgica, que j foi em grande parte atingida, mas sim saber que rumos o pas seguir. Em primeiro lugar, o que ser feito com o progresso e a riqueza que foram gerados. A renda e a terra continuaro concentradas na mo de poucos, ou haver alguma forma de redistribuio? Em poca de globalizao esta questo se torna mais crucial, j que as polticas neoliberais implantadas em vrios pases, incluindo o Brasil, tendem a gerar desemprego e excluso social.

Um dos aspectos centrais do projeto da modernidade sempre foi o da emancipao humana. Se a modernidade tcnica no estiver a servio do bem-estar social e da conquista da cidadania plena, ela perde o seu sentido. Ora, o que caracteriza o Brasil justamente uma contradio gritante entre uma crescente modernidade tecnolgica e a no realizao de mudanas sociais que propiciem o acesso da maioria da populao aos benefcios do progresso material. No Brasil no h uma tradio de valorizar o trabalho, especialmente o trabalho manual. Trabalhar em portugus chamado mourejar, algo que, de acordo com os portugueses, deveria ser deixado aos mouros. No Brasil, uma expresso racista para definir trabalho duro trabalho para negro, uma referncia direta escravido. Mesmo depois da abolio da escravatura e da introduo do emprego assalariado em fbricas, o trabalho nunca foi valorizado, porque a ordem social continuou sendo extremamente excludente. O Brasil hoje uma sociedade de imensas desigualdades sociais e econmicas e, de acordo com dados do Banco Mundial, tem a pior distribuio de renda do mundo, com um salrio mnimo mensal de aproximadamente 100 dlares. Ao contrrio de outros pases que passaram por processos de urbanizao e industrializao, o Brasil nunca mexeu em sua estrutura fundiria, em que h enormes latifndios freqentemente improdutivos. Trata-se de um

A modernizao, em geral, associada ao individualismo que substituiria gradativamente as relaes mais pessoais de sociedades tradicionais. O Brasil segue um caminho um pouco diverso. H uma ordem jurdica que coloca o Brasil ao lado de outras naes que adotaram o iderio individualista e liberal, o que se traduz inclusive no grande nmero de leis e regulamentos que existem no pas. Porm, o Brasil uma sociedade em que as relaes pessoais continuam sendo extremamente importantes (DaMatta, 1979) e, por conseguinte, existe a combinao de uma organizao burocrtica, formal e individualista da vida social com uma forma pessoalizada e informal de resolver os problemas que a prpria modernidade coloca no dia-a-dia. Isto pode significar tanto que as relaes pessoais sejam utilizadas para manter privilgios e demarcar fronteiras sociais, quanto que haja formas de se contrapor a uma excessiva burocratizao e formalismo da prtica social. Isto coloca a questo de saber como o Brasil conciliar as caractersticas associadas modernidade com o seu modo peculiar de ser. semelhana do que ocorreu em outros pases latino-americanos, os intelectuais brasileiros de diferentes geraes preocuparam-se intensamente em saber se nos trpicos as caractersticas de racionalidade, associadas modernidade, teriam validade ou se no seu pas as coisas se dariam de uma forma menos racional e mais afetiva e pessoal. Assim, heris brasileiros oscilam entre o Duque de Caxias, patrono do Exrcito Brasileiro

11

SO PAULO EM PERSPECTIVA, 15(2) 2001

e smbolo de algum extremamente srio, e Macunama, heri sem nenhum carter e preguioso de nascena. A dificuldade sempre foi conciliar as exigncias da modernidade com o que h de peculiar ao Brasil. Isto aponta para o carter sincrtico da modernidade brasileira. Assim como no mbito da populao houve uma certa mestiagem que s vezes negada (quando se menciona o embranquecimento do brasileiro) e outras vezes enaltecida (quando se afirma o carter moreno do brasileiro), a cultura brasileira construo hbrida feita atravs de diferentes apropriaes criativas de coisas. provvel que o que haja de peculiar sociedade brasileira seja justamente sua capacidade de deglutir aqueles aspectos da modernidade que lhe interessam, transformando-a em algo adaptado sua prpria realidade, em que o moderno se articula ao tradicional, o racional ao afetivo, o individual ao pessoal.

BURKE, P. Inevitveis emprstimos culturais. Folha de S.Paulo. So Paulo, cad.5, 27/06/1997, p.3. CARVALHO, J.J. de. Imperialismo cultural hoje: uma questo silenciada. Revista USP, n.32, 1996-97, p.66-89. CARVALHO, J.M. de. A formao das almas. O imaginrio da Repblica no Brasil. So Paulo, Cia. das Letras, 1990. DAMATTA, R. Carnavais, malandros e heris. Rio de Janeiro, Zahar, 1979. FREYRE, G. Manifesto regionalista. Recife, Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, 1976. GARDNER, G. Viagens no Brasil principalmente nas provncias do norte e nos distritos do ouro e dos diamantes durante os anos de 1836-1841. So Paulo, Editora Nacional, 1942 (publicado originalmente em 1846). IANNI, O. Estado e planejamento econmico no Brasil (1930-1970). Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1971. MORAES, E.J. de. A brasilidade modernista. Sua dimenso filosfica. Rio de Janeiro, Graal, 1978. OLIVEIRA VIANNA, F.J. de. Evoluo do povo brasileiro. So Paulo, Editora Nacional, 1933. OLIVEN, R.G. Violncia e cultura no Brasil. Petrpolis, Vozes, 1989. __________ . A parte e o todo. A diversidade cultural no Brasil-Nao. Petrpolis, Vozes, 1992. ORO, A.P. Fronteiras religiosas em movimento no Cone-Sul. Revista de Antropologia, v.39, n.1, 1996. ORTIZ, R. Cultura brasileira e identidade nacional. So Paulo, Brasiliense, 1985. __________ . Cultura popular: romnticos e folcloristas. So Paulo, Olho dgua, 1992. PEREIRA, L. Trabalho e desenvolvimento no Brasil. So Paulo, Difel, 1965. PEREIRA DE QUEIROZ, M.I. de. Do rural e do urbano no Brasil. In: SZMRECSNYI, T. e QUEDA, O. (orgs.). Vida rural e mudana social no Brasil. So Paulo, Editora Nacional, 1973. SCHWARZ, R. Ao vencedor as batatas. So Paulo, Duas Cidades, 1977. SCHWARTZMAN, S.; BOMENY, H.M.B. e COSTA, V.M.R. Tempos de Capanema. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984. VELOSO, C. Verdade tropical. So Paulo, Cia. das Letras, 1997.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ANDRADE, M. de. A lio do amigo. Cartas a Carlos Drummond de Andrade. Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1983a. __________ . O turista aprendiz. So Paulo, Duas Cidades, 1983b. __________ . Macunama: o heri sem nenhum carter. Belo Horizonte, Villarica, 1993 (primeira edio: 1928). ANDRADE, O. Manifesto antropfago. Do Pau-Brasil Antropofagia e s Utopias. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1978.

12

Вам также может понравиться