Вы находитесь на странице: 1из 14

rea de Projecto

Universo

Cap. I O sistema solar


UNIVERSO o carcter csmico que engloba todas as galxias.

O Sistema Solar: O nosso sistema solar tem 9 planetas identificados pelas observaes astronmicas clssicas como corpos luminosos que apresentam movimento em relao s estrelas fixas e que se deslocam 'em bloco' no firmamento em funo dos movimentos de rotao e translao da Terra. Os diferentes planetas tm muitas caractersticas que os distinguem.

Os planetas do nosso sistema solar so os seguintes:

Mercrio

Vnus

Terra

Marte

Jpiter

Saturno

Urano

Neptuno

Neste livro, vais encontrar vrios temas muito interessantes sobre o Universo!

Ano Lectivo 2007/2008

rea de Projecto

Universo

Mercrio

Importante saber:

Mercrio o planeta mais prximo do Sol. o planeta que orbita com maior velocidade (o ano mercuriano tem apenas 88 dias) e o segundo mais quente (logo a seguir a Vnus). Pela sua proximidade Terra, que permite a sua observao a olho nu, um dos 6 planetas conhecidos da antiguidade.

Personalidades e datas marcantes:

Quando em 1973-1975, a nave espacial Mariner 10 fez 3 voos prximos a Mercrio, as fotografias que tirou mostraram-nos um planeta estril, sem atmosfera, com um grande nmero de crateras causadas pelo impacto de meteoritos dos tempos turbulentos dos primeiros 700 milhes de anos do sistema solar.

Ano Lectivo 2007/2008

rea de Projecto

Universo

Vnus
Importante saber: Vnus o segundo planeta mais prximo do Sol e o planeta mais prximo da Terra. As perguntas intrigantes que este planeta "gmeo" da Terra nos coloca comeam com o seu movimento de rotao prpria. Uma rotao completa sobre si mesmo demora 243.01 dias, o que um perodo invulgarmente longo. Alm disso, enquanto a maior parte dos planetas rodam sobre si prprios no mesmo sentido, Vnus uma das excepes. Tal como Urano e Pluto, a sua rotao retrgrada, o que significa que em Vnus o Sol nasce a este e pe-se a oeste. No seu perodo de maior brilho, para um observador na Terra, Vnus o objecto mais luminoso no cu, apenas ultrapassado pelo Sol e pela Lua. No ponto do seu maior brilho, Vnus 16 vezes mais brilhante do que a estrela mais brilhante no cu, Sirius. Vnus o planeta mais quente do sistema solar devido a um poderoso efeito de estufa. O mais surpreendente em Vnus que o seu passado muito semelhante ao da Terra, pensando-se inclusive que em tempos ter tido oceanos, antes de ser dominado pelo efeito de estufa. Personalidades e datas marcantes: Vnus tambm era considerado pelos antigos como dois astros diferentes, ao qual davam o nome de Lcifer e Vsper. S mais tarde, quando se descobriu tratar do mesmo astro que atriburam a ele o nome de Vnus, pela sua luz e beleza, pois quando est no cu, noite, o objecto mais brilhante depois da Lua. Porm, no sculo III a.C., Pitgoras j afirmava que Lcifer e Vnus era um nico astro. No Brasil conhecido como Estrela Dalva.

Ano Lectivo 2007/2008

rea de Projecto

Universo

TERRA
Importante saber: A Terra, o 3 planeta a contar do Sol. Ter sido a origem da vida na Terra um evento nico num Universo estril, ou ter sido apenas o passo seguinte, natural em todos os planetas pelo Universo fora que renam condies semelhantes? A fsica poder ajudar a responder a esta pergunta. A Terra demora 365.256 dias a completar uma volta ao Sol. A este movimento chama-se translao. A Terra leva 23.9345 horas a fazer uma rotao em torno do seu eixo. este o movimento responsvel pela passagem dos dias e das noites. No entanto, na antiguidade pensava-se que eram o Sol e os outros planetas e estrelas que se deslocavam em torno da Terra. A Terra um planeta geologicamente vivo, com actividade vulcnica, um campo magntico global (indicador de um interior lquido), e dividido em placas tectnicas, onde esto assentes os continentes e os oceanos, em permanente mudana. A actividade vulcnica e ssmica na Terra de tal maneira importante que a maior parte da sua superfcie tem menos de 100 milhes de anos (a Terra tem aproximadamente 5 mil milhes de anos). Personalidades e datas marcantes: Uma experincia para ver se a Terra roda ou no, foi realizada pela primeira vez em 1851 pelo fsico francs Jean Bernard Leon Foucault (1819-1868), usando um pndulo pendurado do tecto do Panthon de Paris. Em lugares longe do plo Norte ou do plo Sul, o efeito da rotao da Terra no movimento aparente do plano de oscilao do pndulo no to fcil de calcular como no caso da figura. O perodo desse movimento aparente depende da latitude do lugar onde o pndulo posto a oscilar. Em 2002, a experincia do pndulo de Foucault foi escolhida pelos leitores da revista Physics World como uma das dez mais belas experincias de sempre.

Ano Lectivo 2007/2008

rea de Projecto

Universo

A Lua
Importante saber: A Lua o nico satlite da Terra e todos sabemos que nos mostra sempre a mesma face. Isto acontece porque o seu perodo de rotao igual ao seu perodo de translao. Este fenmeno muito geral no sistema solar e provocado pelas foras de mar que a Terra exerce na Lua, favorecendo esta configurao. Demasiado pequena para reter uma atmosfera, sem campo magntico global, a Lua est geologicamente morta como indicam as grandes quantidades de crateras que observamos. Segundo a teoria da coliso a Lua o resultado da coliso de um objecto aproximadamente do tamanho de Marte com a Terra primitiva, o que permite explicar a maior parte das caractersticas que observamos hoje em dia. A interaco gravitacional com a Terra afasta-a de ns 3.8 cm por ano. A Lua tem um papel fundamental na estabilizao do eixo da Terra. Se no existisse, a Terra estaria sujeita a fortes oscilaes na sua obliquidade que teriam decerto, impossibilitado o desenvolvimento de vida no nosso planeta. Personalidades e datas marcantes: A 20 de Julho de 1969, dois astronautas, Neil Armstrong e Edwin Aldrin, pisavam pela primeira vez a superfcie lunar. Passaram 35 anos. Foi "um pequeno passo para o Homem, um salto gigantesco para a humanidade", nas palavras de Neil Armstrong. "Apollo veio provar que os humanos no estavam para sempre prisioneiros da gravidade da Terra. Podamos deixar o nosso planeta rumo a outros destinos celestiais", diz Armstrong. O prximo projecto de misses tripuladas Lua est previsto concretizar-se a partir de 2008 e, no mximo, at 2020. O Lunar Reconnaissance Orbiter, est a ser planeado para atender determinao de George W. Bush, que h cerca de um ano anunciou a inteno de retomar as misses tripuladas superfcie lunar.

Ano Lectivo 2007/2008

rea de Projecto

Universo

Marte
Importante saber: Visto da Terra parece um planeta vermelho, embora na verdade seja mais acastanhado. A melhor altura para observar Marte quando este se encontra na sua oposio, isto , quando a Terra est entre Marte e o Sol. Esta configurao acontece aproximadamente cada 780 dias. Personalidades e datas marcantes: Alm das caractersticas da sua rbita, com um perodo de 686.98 dias, os primeiros dados de Marte a serem obtidos atravs de observaes feitas na Terra datam de 1659, quando Christiaan Huygens, observando com um telescpio o movimento de uma grande mancha negra no planeta chamada Syrtis Major concluiu que o seu perodo de rotao era aproximadamente 24h, muito parecido com o da Terra. Mais tarde, em 1666, o astrnomo italiano Gian Domenico Cassini no s refinou a medida do perodo de rotao de Marte como ter sido o primeiro a observar os seus plos, caracterizados, tal como na Terra, por duas manchas brancas. Posteriormente, na era moderna da explorao espacial, entre 1964 e 1969, as Mariner 4, Mariner 6 e Mariner 7 fizeram os primeiros voos prximos ao planeta e obtiveram as primeiras imagens da sua superfcie.

Ano Lectivo 2007/2008

rea de Projecto

Universo

Jpiter
Importante saber: Jpiter o maior planeta do sistema solar e o quinto a partir do sol. o gigante absoluto do sistema solar, composto por gs. O seu dimetro cerca de 11 vezes o da Terra. Se Jpiter fosse oco, caberiam mais de mil Terras no seu interior. Contm tambm mais matria do que todos os outros planetas juntos. A atmosfera muito profunda, talvez compreendendo todo o planeta e tem algumas semelhanas com a do Sol. composta principalmente por hidrognio e hlio com pequenas pores de metano, amnia, vapor de gua entre outros. A grande profundidade dentro de Jpiter, a presso to elevada que produz hidrognio se torna metlico.

Personalidades e datas importantes: Jpiter tem 16 satlites, que foram observados por Galileu j em 1610. Tem um sistema de anis que muito tnue e totalmente invisvel visto da Terra. Os anis foram descobertos em 1979 pela Voyager.

Saturno
Ano Lectivo 2007/2008 8

rea de Projecto Importante saber:

Universo

Saturno o sexto planeta do Sistema Solar com uma rbita localizada entre as rbitas de Jpiter e Urano. o segundo maior, aps Jpiter dos planetas gigantes do sistema solar, porm o de menor densidade, tanto que se existisse um oceano grande o bastante, Saturno flutuaria nele. Tem um nmero elevado de satlites, 60 descobertos at ento, dos quais 35 possuem nomes, e est cercado por um complexo de anis concntricos, composto por dezenas de anis individuais separados por intervalos, estando o mais exterior destes situados a 138 000 km do centro do planeta geralmente compostos por restos de meteoros e cristais de gelo. Alguns deles tm o tamanho de uma casa. Personalidades e datas importantes: O primeiro ao observar seus anis foi Galileu em 1610, porm devido a baixa inclinao de seus anis e a baixa resoluo de seu telescpio lhe fizeram pensar a princpio que se tratava de grandes luas. Christiaan Huygens com melhores meios de observao pode em 1659 visualizar com clareza os anis. James Clerk Maxwell em 1859 demonstrou matematicamente que os anis no poderiam ser um nico objecto slido, sendo que deveriam ser um agrupamento de milhes de partculas de menor tamanho.

rano

Ano Lectivo 2007/2008

rea de Projecto Importante saber:

Universo

Foi o primeiro planeta a ser descoberto na era moderna. Pela distncia a que est do Sol, rano demora 84 anos terrestres a completar a sua rbita. Curiosamente, apesar de um dos lados de rano no receber luz solar durante quase 22 anos, o registo de temperatura o mesmo ao longo de toda a sua superfcie visvel, o que sugere mecanismos eficazes de conduo do calor pela atmosfera, como as fortes tempestades causadas pelas diferenas de temperatura e detectadas pela Voyager 2.

Personalidades e datas marcantes: At ao sc. XVIII apenas se conheciam 6 planetas no sistema solar. Em 1781, William Herschel, identificou um objecto no catalogado que se movia relativamente s estrelas. Aquilo que ele inicialmente pensou ser um cometa acabou por ser identificado como o 7 planeta do sistema solar.

Neptuno
Ano Lectivo 2007/2008 10

rea de Projecto Importante saber:

Universo

Neptuno demora 165 anos terrestres a completar uma rbita. O movimento de rotao prpria tem um perodo de 16 horas, e o eixo de rotao tem uma inclinao de apenas 29.56 com o plano da rbita, ao contrrio do que vimos em rano.

Personalidades e datas marcantes:

Neptuno representa um marco na histria do nosso entendimento do Universo e em particular do sistema solar, porque antes de ter sido observado no cu a sua existncia foi prevista no papel usando as leis de Newton. Num tour de force tcnico impressionante, 2 astrnomos, independentemente, John Couch Adams (1819-1892) e Urbain J.J. Leverrier (1811-1877) foram capazes de calcular a rbita que esse planeta desconhecido teria que ter de modo a que a sua influncia na rbita de rano desse conta dos desvios observados. Tendo uma rbita, os astrnomos apontaram os telescpios para a zona do cu onde esse planeta deveria estar, e encontraram-no. O 8 planeta do sistema solar, 'deduzido' das leis de Newton e descoberto depois em 1846, foi baptizado como Neptuno.

Pluto
Ano Lectivo 2007/2008 11

rea de Projecto

Universo

Importante saber: Pluto (oficialmente, 1340340 Pluto) um planeta ano do sistema solar, localizado numa regio conhecida como cinturo de Kuiper. Sua rbita, excntrica, fortemente inclinada em relao aos planetas. Dos 248 anos que demora a perfazer a translao em volta do Sol, Pluto passa 20 anos mais perto do sol do que Neptuno; no restante da rbita, permanece alm de Neptuno. At 2006, Pluto era contado como um planeta principal, mas a descoberta de vrios corpos celestes de tamanho comparvel e at mesmo a de um outro objecto maior no Cinturo de Kuiper

Personalidades criativas e datas marcantes: O astrnomo norte-americano Percival Lowell foi um de seus investigadores mais dedicados, mas nada descobriu. Doze anos depois de sua morte, seu antigo observatrio, o Flagstaff, no Arizona, contratou um astrnomo mais jovem para continuar o trabalho. Pluto foi descoberto em Fevereiro de 1930 pelo jovem Clyde Tombaugh, que na poca tinha 24 anos e conseguiu fotograf-lo.

Ano Lectivo 2007/2008

12

rea de Projecto

Universo

Cap. II - Belezas

Sol
O Sol a estrela central do nosso Sistema Planetrio Solar. Actualmente, sabe-se que em torno dele gravitam pelo menos 8 planetas, 3 planetas anes, 1600 asterides, 138 satlites e um grande nmero de cometas.

Estrela
Uma estrela um corpo celeste formado de plasma, o quarto estado da matria (e no de gs, como muitos pensam), que se mantm coeso devido sua fora gravitacional.

Sedna
Ano Lectivo 2007/2008 13

rea de Projecto

Universo

Importante saber:

90377 Sedna o nome oficial dado para 23 VB12, muito afastado do Sol. Devido distncia que atinge visto como um objecto da nuvem de Oort, a residncia dos cometas. Sedna descrito como um planetide frio, talvez com 2/3 do tamanho de Pluto, provavelmente da Nuvem de Oort. A sua temperatura baixssima: Cerca de -261C.

Personalidades e datas marcantes:

Sedna foi descoberto em 14 de Novembro de 2003 e

- Sedna encontra-se dentro do crculo verde

Galxia
Ano Lectivo 2007/2008 14

rea de Projecto

Universo

Uma galxia um grande composto por milhares de milhes de estrelas e outros objectos astronmicos unidos por foras gravitacionais e girando em torno de um centro de massa comum.

Via Lctea
A Via Lctea uma grande galxia espiral, e o Sol encontra-se num dos seus braos espirais. Tambm a Galxia de Andrmeda uma galxia espiral. As galxias elpticas e em barra no tem espirais pois podem ter um buraco de massa muito mais poderoso.

Ano Lectivo 2007/2008

15

Вам также может понравиться