Вы находитесь на странице: 1из 31

1

UNIVERSIDADE POTIGUAR UnP PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO CURSO DE ESPECIALIZAO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL

ANDRA DE ANDRADE FERNANDES

SEGURANA PBLICA E A GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIANTE DA DIVERSIDADE SEXUAL

NATAL 2011

ANDRA DE ANDRADE FERNANDES

SEGURANA PBLICA E A GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIANTE DA DIVERSIDADE SEXUAL

Artigo apresentado Universidade Potiguar UnP, como parte dos requisitos para obteno de ttulo de Especialista em Direito Processual Civil. Orientador: Prof Esp. Guilherme da Cmara Silva Cristiano

Natal 2011

ANDRA DE ANDRADE FERNANDES

SEGURANA PBLICA E A GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIANTE DA DIVERSIDADE SEXUAL Artigo apresentado Universidade Potiguar UnP, como parte dos requisitos para obteno de ttulo de Especialista em Direito Processual Civil.

Aprovado em: ______/______/______

BANCA EXAMINADORA

_______________________________________ Prof Esp. Cristiano Guilherme da Cmara Silva Orientador Universidade Potiguar UnP

______________________________________ Prof Msc. Alexandre Alberto da Cmara Silva Coordenador do Curso Universidade Potiguar UnP

TERMO DE AUTORIZAO

Eu,

Andra

de

Andrade

Fernandes,

brasileira,

divorciada,

advogada,

e-mail:

andreaandrade.adv@hotmail.com, curso Especializao em Direito Processual Civil, matrcula 200955489, residente na Rua Praia da Barra 2158, Ponta Negra Natal/RN CEP: 59.094-230, portadora do RG n. 726-A, rgo de expedio OAB/RN, inscrito(a) no CPF sob o n. 073.107.77760, na qualidade de titular dos direitos morais e patrimoniais de autora da obra sob o ttulo: Segurana Pblica e a Garantia dos Direitos Fundamentais diante da Diversidade Sexual, sob a forma de artigo, apresentada na Universidade Potiguar UnP, em 15/06/2011, com base no disposto na Lei Federal n 9.160, de 19 de fevereiro de 1998. Sob a orientao do: Professor Especialista Cristiano Guilherme da Cmara Silva, e-mail: cristianocamara@hotmail.com, CPF sob o n................................................... 1. (x) AUTORIZO a Universidade Potiguar - UnP, a disponibilizar nas Bibliotecas do SIB / UnP, para consulta na rede mundial de computadores Internet e em quaisquer outro meio eletrnico e i emprstimo especial a citada OBRA, sob forma de divulgao gratuita, para fins acadmicos, a partir desta data ou at que manifestaes em sentido contrrio de minha parte determine a cessao desta autorizao, sob a forma de depsito legal nas Bibliotecas. 2. ( ) NO AUTORIZO a Universidade Potiguar UnP, a enviar nem disponibilizar a OBRA nas Bibliotecas do SIB / UnP, para nenhum tipo de movimentao. A entrega ser feita na Direo de Curso e/ou Central de Atendimento para fins de obteno de grau de concluso de curso e fica a critrio desta fazer o que melhor lhe convier.

Natal/RN, 15 de junho de 2011.

______________________________ Assinatura da aluna/autora

___________________________________ Orientador(a)

SUMRIO

1 2 2.1 2.2 2.3 2.4 2.4.1 3 3.1 3.2 4 4.1 5 5.1 5.2 6

INTRODUO DIREITOS FUNDAMENTAIS HISTRICO SUAS CARACTERSTICAS CONSTITUIO FEDERAL DE 1988 PRINCPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA Princpio da dignidade da pessoa humana X diversidade sexual DIVERSIDADE SEXUAL BREVE HISTRICO DIVERSIDADE SEXUAL E O PRECONCEITO SEGURANA PBLICA A SEGURANA PBLICA DIANTE DA DIVERSIDADE SEXUAL RESPONSABILIDADE DO ESTADO E AS OMISSES PBLICAS ATOS CIVIS EM CONTINUIDADE AOS ATOS PBLICOS RESPONSABILIDADE CIVIL E A DIVERSIDADE SEXUAL CONSIDERAES FINAIS REFERNCIAS

6 7 8 11 11 12 16 17 18 19 20 21 22 25 26 28 30

SEGURANA PBLICA E A GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIANTE DA DIVERSIDADE SEXUAL Andra de Andrade Fernandes1
Resumo: Diante do conflito de opinies que vem alcanando a mdia nacional a cerca dos direitos e garantias fundamentais, as ameaas sofridas pela populao GLBT e a falta de medidas efetivas que garantam a segurana dessa populao, o texto traz uma evoluo do pensamento jurdico atravs da histria das sociedades, desmistificando conceitos e abordando aspectos polmicos sobre o papel do cidado na garantia de seus prprios direitos e na busca da efetivao do dever estatal. Palavras-chave: Segurana Pblica. Direitos Fundamentais. Diversidade Sexual. Princpio da Dignidade da Pessoa Humana.

INTRODUO

Atualmente virou matria constante no noticirio s desigualdades sofridas e reinvidicaes efetuadas pelos integrantes do movimento GLBT, e as vrias interpretaes de parlamentares, polticos, agentes sociais a respeito do tema.

No temos a inteno neste trabalho de questionar sobre a aceitao da homossexualidade existente em nossa sociedade. Vamos tratar das garantias constitucionais, direcionadas a um cidado, que existem independente de sua homossexualidade, e que vem sendo constantemente desrespeitadas, sem que sejam tomadas as medidas cabveis, seja pelo prprio cidado acometido pelo desrespeito ou pelo Estado, atravs de seus entes pblicos ou por omisso.

A conceituao dos princpios basilares da Constituio de 88, dos direitos fundamentais que como sociedade promulgamos atravs da mesma, e do princpio da dignidade da pessoa humana, to comentado, mas muitas vezes desconhecido e desrespeitado, tero fundamental importncia para o reconhecimento de direitos e obrigaes inerentes ao cidado, muitas vezes desobrigando o Estado e transferindo a todos e a cada um o dever de se impor frente a sua prpria omisso.
1

Advogada, formada em Direito pela Universidade Veiga de Almeida UVA no Rio de Janeiro em 2002, Especialista em Direito Processual Civil, pela Universidade Potiguar UnP - 2011;

Descobriremos que apesar de ser um dever do Estado prestar Segurana Pblica a todos os cidados, uma responsabilidade de todos lutar para que este direito seja respeitado.

Aps traarmos um caminho que envolve histria das sociedades, de nossas guerras coletivas, nossas evolues e retrocessos, passando por informaes que so nossas obrigaes e deveres do Estado como representante do coletivo, chegaremos a uma discusso consciente sobre algumas medidas que vem sendo tomadas pelo Executivo e pelo Judicirio, em um ataque silencioso as omisses do Legislativo, demonstrao de diversidade de contextos de poderes que so independentes, porm deveriam ser harmnicos.

Ao final, trabalharemos os atos que podem e devem ser praticados por cada cidado em prol do bem comum, e da garantia de seus direitos como cidado, pessoa e parte da sociedade que compe, desmistificando a vulnerabilidade do cidado frente omisso do Estado, e dando a devida representatividade a atos isolados, como demonstrao de cidadania objetivada.

DIREITOS FUNDAMENTAIS

Existem aqueles que acreditam que os direitos fundamentais esto ligados aos direitos humanos, consagrados nas cartas e tratados internacionais. Na verdade, os direitos fundamentais, so aqueles direitos, reconhecidos e positivados por um determinado Estado relativos ao ser humano. Diferem-se dos direitos humanos, na esfera de que estes so entendveis e respeitados sem positivao por qualquer ordem constitucional, como direitos universais.

Assim, temos a classificao de direitos humanos, inerentes a toda a humanidade, globalizada, com validade universal, e os direitos fundamentais, que

embora ligados tambm ao ser humano, necessitam da positivao constitucional de um Estado para ter validade.

Pode se entender ento, que os direitos fundamentais so a forma de uma determinada sociedade (Estado) pensar e agir com relao aos direitos humanos. Isto quer dizer que o direito fundamental, nasce da conscincia da importncia do homem, da necessidade de proteg-lo universalmente, para aps essa

conscientizao, o Estado definir como ele vai exercer essa proteo sem praticar uma limitao, positivando estas regras.

2.1

HISTRICO

Numa breve abordagem histrica da evoluo da doutrina dos direitos fundamentais, vamos encontrar na Idade Mdia, as primeiras declaraes voltadas ao direito humano, base para os direitos fundamentais.

Bastos (2000), diz que "a mais clebre das Cartas, denominada em latim Magna Carta Libertatum, foi extrada pela nobreza inglesa do Rei Joo Sem Terra em 1215, quando este se apresentava enfraquecido pelas derrotas militares que sofrera, e apesar do ainda forte protecionismo a nobreza, manteve a virtude de se tornar o embrio das principais liberdades e garantias consagradas aos ingleses e, posteriormente a todos os povos regidos pelo estado de Direito.

Em 1628, foi elaborada a Petio dos Direito Petition of Rights, uma reao do parlamento ingls aos desmandos do Rei Carlos I, exigindo que o mesmo respeitasse os direitos e garantias da Carta de 1215, transformando assim, os direitos humanos existentes na Carta como fundamentais e devidamente positivados.

Vrios documentos anteriores e posteriores a estes serviram como base para uma conscientizao mundial a cerca dos direitos humanos, caminhando em conjunto com a evoluo social uma conscincia libertadora em prol da elevao da

pessoa humana, desenvolvendo-se atravs de sucessivas geraes, de modo a procurar continuamente abranger todas as modalidades de direito que vo sendo identificados e agrupados como fundamentais ao pleno desenvolvimento do indivduo, a fim de que um dia, todas as naes possussem como base de seus direitos fundamentais as garantias e liberdades direcionadas aos seres humanos que a compem.

Textos como A Declarao de Direitos do Homem e do Cidado, oriundo da Revoluo Francesa de 1789, O Manifesto Comunista de Marx e Engels, de 1848, A Conveno de Genebra, em 1864, O Ato Geral da Conferncia de Bruxelas, em 1890, o Pacto da Sociedade das Naes, na Liga das Naes em 1919, A Conveno de Genebra em 1926, A Carta das Naes Unidas em 1945, demonstram a evoluo das necessidades sociais diante das opresses sofridas, sejam pelo Estado ou por seus comandantes.

A Declarao Universal dos Direitos do Homem de 1948 preocupou-se, fundamentalmente, com quatro ordens de direitos individuais, conforme assevera Bastos (2000):
Logo no incio, so proclamados os direitos pessoais do indivduo: direito vida, liberdade e segurana. Num segundo grupo encontram-se expostos os direitos do indivduo em face das coletividades: direito nacionalidade, direito de asilo para todo aquele perseguido (salvo os casos de crime de direito comum), direito de livre circulao e de residncia, tanto no interior como no exterior e, finalmente, direito de propriedade. Num outro grupo so tratadas as liberdades pblicas e os direitos pblicos: liberdade de pensamento, de conscincia e religio, de opinio e de expresso, de reunio e de associao, princpio na direo dos negcios pblicos. Num quatro grupo figuram os direitos econmicos e sociais: direito ao trabalho, sindicalizao, ao repouso e educao.

O pensador italiano Bobbio diz que "a Declarao Universal representa a conscincia histrica que a humanidade tem dos prprios valores fundamentais na segunda metade do sculo XX".

Bobbio tambm comenta acerca da transformao e ampliao dos direitos, uma vez que, diz ele, basta examinar os escritos dos primeiros jusnaturalistas para ver quanto se ampliou a lista dos direitos.

A caracterizao de Hobbes em sua obra Leviat facilmente entendida se tomarmos como base a evoluo histrica da sociedade.

So ento caracterizados por Hobbes trs tipos de liberdade, uma em face do Estado, uma de fazer parte do Estado e outra para alcanar atravs do Estado. Devendo ento o Estado proteger os cidados que o compem, permitindo a liberdade deles, a livre atuao deles como formadores do Estado e auxiliando para que esta liberdade esteja garantida diante de toda a humanidade.

Torna-se fcil ento verificar a necessidade da evoluo social quando mudamos o centro de nossas atenes do Estado para os seres humanos que o compem.

2.2

SUAS CARACTERSTICAS

Os Direitos Fundamentais so os bens em si mesmo considerados declarados como tais nos textos constitucionais. As caractersticas dos direitos fundamentais so: a imprescritibilidade, a inalienabilidade, irrenunciabilidade, a inviolabilidade, a universalidade, a efetividade e a interdependncia.

Os direitos fundamentais so um conjunto aberto, dinmico e mutvel no tempo. E so classificados em geraes (ou dimenses), levando-se em conta o momento de seu surgimento e reconhecimento pelos ordenamentos constitucionais, conforme o pensamento de Hobbes estudado.

Os direitos fundamentais podem ter como titulares as pessoas naturais , as pessoas jurdicas e as pessoas estatais. Elas tambm no podem ser utilizadas como escudo protetor da prtica de atividades ilcitas, ou afastamento ou diminuio da responsabilidade civil ou penal por atos criminosos.

Os direitos fundamentais do homem constituem uma varivel ao longo da histria dos ltimos sculos, cujo elenco se modificou e continua se modificando, ao sabor das condies histricas, dos interesses, das classes no poder ou dos meios disponveis para a realizao dos mesmos.

2.3

CONSTITUIO FEDERAL DE 1988

Os

Direitos

Fundamentais

esto

inseridos

dentro

daquilo

que

Constitucionalismo denomina de princpios constitucionais fundamentais, que so os princpios que guardam os valores fundamentais da Ordem Jurdica. Sem eles a Constituio nada mais seria do que um aglomerado de normas que somente teriam em comum o fato de estarem inseridas num mesmo texto legal; de modo que, onde no existir Constituio no haver direitos fundamentais.

O prembulo da Constituio de 88 comprova as intenes ali asseguradas, confirmando o incio da terceira etapa descrita por Hobbes, atravs da proclamao e valorizao dos direitos sociais, a serem garantidos pelo Estado. Seno vejamos:
Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Em 1964 o Brasil esteve sob uma forte ditadura militar, e desde 1967 sob uma Constituio imposta pelo governo. O regime de exceo, em que as garantias individuais e sociais eram restritas, ou mesmo ignoradas, e cuja finalidade era garantir os interesses da ditadura, internalizados em conceitos como segurana nacional, restrio das garantias fundamentais, e etc., fez crescer, durante o processo de abertura poltica, o anseio por dotar o Brasil de uma nova Constituio, defensora dos valores democrticos. Anseio que se tornou necessidade aps o fim da ditadura militar e a redemocratizao do Brasil, a partir de 1985.

Independentemente das controvrsias de cunho poltico, a Constituio Federal de 1988 assegurou diversas garantias constitucionais, com o objetivo de dar maior efetividade aos direitos fundamentais, permitindo a participao do Poder Judicirio sempre que houver leso ou ameaa de leso a direitos.

2.4

PRINCPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Ningum provavelmente melhor que So Toms de Aquino resumiu a impossibilidade de encontrar uma definio para o conceito de dignidade quando disse: o termo dignidade algo absoluto e pertence essncia.

Nesse sentido entendemos que a dignidade humana uma caracterstica intrnseca a natureza do homem enquanto pessoa, dessa forma, todos, enquanto seres humanos, tm igual dignidade. Da mesma forma, assim se expressa a Declarao Universal dos Direitos Humanos, logo no artigo primeiro: Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. So dotados de razo e conscincia e devem agir em relao umas s outras com esprito de fraternidade..

Ao longo da histria da humanidade muitos grupos sociais buscaram resgatar o valor da dignidade da pessoa humana. Na Babilnia surge o Cdigo de Hamurabi, os hebreus, com o mesmo objetivo possuam o Declogo, na Grcia, atravs da obra A repblica, de Plato, identifica-se a o valor da dignidade acima de qualquer riqueza ou poder, tambm entre os primeiros cristos houve uma importante repercusso sobre a questo da dignidade humana. Assim percebemos que a dignidade humana j era uma questo trabalhada desde muito tempo, significando que esta temtica, pela sua importncia, tem uma relevncia social muito forte. O princpio da dignidade da pessoa humana obriga ao inafastvel compromisso com o absoluto e irrestrito respeito identidade e integridade de todo ser humano. De modo geral, a dignidade humana um atributo da pessoa, no

podendo ser medida por um nico fator, pois nela intervm a combinao de aspectos morais, econmicos, sociais e polticos, entre outros.

Como princpio fundamental do Estado Democrtico brasileiro, a dignidade da pessoa humana, juntamente com o direito vida e liberdade, so garantias individuais asseguradas pela Constituio Federal de 1988.

Ao instituir que um de seus fundamentos a dignidade da pessoa humana, o texto constitucional quer dizer que o Estado existe em funo de todas as pessoas que o compem, e no estas em funo do Estado.

Grande

parte

da

doutrina

jurdica

ainda

utiliza

como

bases

de

fundamentao e de conceituao da dignidade da pessoa humana, o pensamento de Kant (2004), onde "o homem um fim em si mesmo e, por isso, tem valor absoluto.

Da concepo jusnaturalista, tendo seu apogeu no sc. XVIII, remanesce a constatao de que a ordem constitucional parte do pressuposto de ser o homem, em virtude de sua condio humana, titular de direitos que devem ser reconhecidos e respeitados por seus semelhantes, vez que, a dignidade da pessoa humana permanece a ocupar lugar central no pensamento filosfico, poltico e jurdico, sendo valor fundamental da ordem jurdica que nutrem a pretenso de constiturem um Estado Democrtico de Direito.

Cumpre salientar, desde j, que o conceito da dignidade da pessoa humana est em permanente processo de construo e desenvolvimento, pois se trata de categoria axiolgica aberta, ainda mais devido existncia de pluralismo e diversidade de valores que se manifestam nas sociedades democrticas contemporneas.

Portanto, consoante Zipellius (1997):


O contedo da noo de dignidade da pessoa humana, na sua condio de conceito jurdico-normativo, reclama uma constante concretizao e

delimitao pela prxis constitucional, tarefa cometida a todos os rgos estatais.

A dignidade, por ser, e nisso no h dvida e nem divergncia por parte dos estudiosos, uma qualidade intrnseca da pessoa humana, irrenuncivel e inalienvel; sendo esta o elemento que qualifica o ser humano como tal e dele no pode ser destacado. Advm da a exigncia de seu reconhecimento, respeito, promoo e proteo, no podendo, assim, ser criada, concedida ou retirada, j que existe em cada ser humano como algo que lhe inerente. Portanto, a dignidade, evidentemente, no existe s onde reconhecida, positivada, j que constitui dado prvio, sendo valor prprio da natureza do ser humano.

Diante das consideraes feitas, fica evidenciada a intrnseca ligao entre as noes de liberdade e dignidade, isso porque a liberdade e o reconhecimento, bem como a garantia de direitos de liberdade (e dos direitos fundamentais em geral), constituem uma das principais exigncias da dignidade da pessoa humana.

Assim, a idia de dignidade da pessoa humana, algo que deve se concretizar histrico-culturalmente, e segundo Sarlet (1998), "para que a noo de dignidade no se desvanea como mero apelo tico impe-se que seu contedo seja determinado no contexto da situao concreta da conduta estatal e do comportamento de cada pessoa humana".

A dimenso tarefa do principio resulta na imposio ao Estado, e tambm comunidade, de preservar a dignidade existente, promovendo e criando condies que possibilitem o pleno exerccio e fruio da mesma. Pois bem, nesse sentido que o entendimento de Sarlet (1998) dispondo que:
Alm da concepo ontolgica da dignidade (como qualidade inerente ao ser humano) deve-se considerar uma viso de carter mais instrumental, traduzida pela noo de uma igual dignidade de todas as pessoas, fundada na participao ativa de todos, partindo-se da necessidade de promoo das condies de uma contribuio ativa para liberdades indispensveis ao nosso tempo.

Portanto, o principio da dignidade como tarefa, impe como obrigao do Estado a funo de promover as condies que viabilizem e removam toda a sorte

de obstculos que estejam impedindo pessoas de viverem com dignidade; assim, impe a promoo e realizao concreta de uma vida com dignidade para todos.

Impe-se, tambm, seu reconhecimento e proteo pela ordem jurdica, a fim de que haja considerao e respeito por parte do Estado e da comunidade para com todos os seres humanos.

Os limites impostos, pelo princpio ora estudado, atuao do poder pblico, objetivam impedir uma possvel violao da dignidade pessoal, resultando num comando ao Estado, qual seja, de ter como meta constante o dever de respeito e proteo. Disso resulta que todos os rgos, funes e atividades estatais ficam vinculados ao principio da dignidade da pessoa humana, devendo todos um respeito e proteo, explicitados na obrigao de absteno, por parte do Estado, de ingerncias na esfera individual que sejam contrrias dignidade pessoal, e de proteo desta contra possveis agresses oriundas de terceiros.

Importante, tambm, que haja uma maior conscincia por parte das entidades privadas e dos particulares, pois se encontram diretamente vinculados a esse principio, posto que este tambm vincula as relaes existentes entre os particulares. Assim sendo, ressalta-se que a eficcia dos direitos fundamentais nessas relaes tem encontrado fundamento justamente no principio da dignidade da pessoa humana.

Ainda, cumpre salientar que relativamente ao mbito da hierarquizao de valores, tem-se aqui a dignidade como limite. Caso haja conflito entre princpios constitucionais, o princpio da dignidade justifica a imposio de restries (utilizando-se do principio da proporcionalidade) a outros bens protegidos constitucionalmente.

A dupla funo defensiva e prestacional da dignidade da pessoa humana, portanto, refere-se tanto aos direitos de defesa, quanto s prestaes fticas ou jurdicas que correspondem s exigncias e constituem concretizaes da dignidade

da pessoa humana; assim, so estipuladas, simultaneamente, obrigaes de respeito e considerao, e, tambm, deveres em face da sua promoo e proteo.

2.4.1 Princpio da dignidade da pessoa humana X a diversidade sexual

Se aplicarmos o princpio da dignidade da pessoa humana, em face da livre opo sexual ou das relaes sexuais homoafetivas; relaes estas, que devem ser encaradas sob um novo enfoque constitucional e social, como resultado alcanaremos uma sociedade justa, livre, fraterna e democrtica, j que a palavra de ordem deste novo milnio a cidadania e a incluso dos excludos.

Embora a previso no texto constitucional seja imprescindvel, por si s no tem o condo de assegurar o devido respeito e proteo dignidade; restando, assim, uma perspectiva de efetivao dessa segurana por meio dos rgos jurisdicionais. Entretanto, estes, hoje, sofrem ameaas no que diz com o exerccio efetivo e independente da sua misso de proteger e realizar concretamente a dignidade da pessoa e os direitos fundamentais.

Em relao ao contedo e significado da dignidade da pessoa humana na e para a ordem jurdica, tanto doutrinariamente quanto jurisprudencialmente, h grande divergncia. Percebe-se, todavia, que a dignidade vem sendo considerada, pela grande maioria, uma qualidade intrnseca e indissocivel de todo e qualquer ser humano, e o respeito e a proteo da dignidade da pessoa (de cada uma e de todas as pessoas) constituem-se em meta permanente da humanidade, do Estado e do Direito.

A camada excluda da diversidade sexual utiliza como base para sua luta organizada o direito ao reconhecimento e preservao de sua dignidade como ser humano, social e portador de cidadania, para requerer junto ao Estado a devida proteo e respeito, mas enfrenta em contra partida uma camada social

conservadora, digna da burguesia feudal, considerando a aplicao do direito em carter seletivo e privilegiado.

DIVERSIDADE SEXUAL

A palavra diversidade diz respeito variedade e convivncia de idias, e est ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ngulos de viso ou de abordagem, muitas vezes, tambm, pode ser encontrada na comunho de contrrios e na tolerncia mtua.

No mbito da diversidade, podemos falar sobre a diversidade cultural, racial, de crenas, de gnero, social, etc., sempre com a certeza de que em dado momento histrico, aquela diversidade j foi motivo de luta, ou ainda . Afinal, as diversidades acabam ficando cada vez mais latentes com o desenvolvimento da sociedade, que permite a descoberta de novas diferenas, nos mais variados temas possveis.

A diversidade que propomos trabalhar neste estudo a sexual, que o termo usado para designar as vrias formas de expresso da sexualidade humana, porm, no diz respeito somente s prticas sexuais, mas a todos os elementos que compem a sexualidade humana, de forma ampla, ou seja, nossas vivncias sexuais ou no; nossas prticas habituais, nossos desejos e afetos, nossos comportamentos e as maneiras como nos vemos a ns mesmos e nos mostramos aos outros.

3.1

BREVE HISTRICO

Ao longo da histria da humanidade, os aspectos individuais da diversidade sexual foram admirados ou condenados, de acordo com as normas sexuais vigentes nas diversas culturas e pocas em que ocorreram.

A diversidade sexual no uma realidade social contempornea, data desde as civilizaes antigas. A histria nos revela dados do seu exerccio pelo povo Caldeu, seguidos pelos romanos, egpcios, gregos e assrios.

Na Grcia antiga e no Imprio Romano a prtica do sexo entre pessoas iguais, era tida como normal e reverenciada pelo exrcito, uma vez que acreditavam que o contato sexual masculino lhes dava foras para enfrentar e vencer os inimigos. Nesse sentido, as famlias da poca se sentiam privilegiadas por terem seus filhos educados por reis, deuses e heris.

Segundo Dover (1978), o carter pedaggico se traduzia na disseminao do saber aos jovens rapazes, trazendo intelectualidade, o conhecimento da tica corporal e a tica comportamental, ou seja, ensinavam as boas maneiras, o culto ao belo, a formao de si com o governo da polis ou a preparao para a vida poltica.

Alguns historiadores acreditam que o processo de represso da sexualidade humana teve incio com o fortalecimento das doutrinas judaico-crists e suas histrias sobre a salvao do homem que estava perdido; outros buscam explicaes nas histrias de Abrao, com conquista de novas terras e a crise populacional. O que realmente importa que ao longo da histria, conforme comenta Mott (2005), os homossexuais foram perseguidos e chacinados nas mais diversas pocas e pelas mais diversas sociedades.
...homossexuais foram condenados a diferentes penas de morte: apedrejados, segundo a Lei Judaica; decapitados, por ordem de Constantino em 342 d. C.; enforcados, afogados ou queimados nas fogueiras da Inquisio, durante a Idade Mdia e at os tempos modernos; despedaados na boca de um canho, como se registrou no Maranho colonial; queimados pelos nazistas nos campos de concentrao, porm, desde meados do sculo XX a homossexualidade foi desclassificada como doena e descriminalizada em quase todos os pases desenvolvidos e na maioria do mundo ocidental.

O estatuto jurdico das relaes homossexuais ainda varia muito de pas para pas. Enquanto em alguns pases o casamento entre pessoas do mesmo sexo

legalizado, em outros, certos comportamentos homossexuais so crimes com penalidades severas, incluindo a pena de morte.

3.2

DIVERSIDADE SEXUAL E O PRECONCEITO

Diante da descoberta de qualquer tipo de diversidade, surge uma nova palavra em nosso dicionrio, o preconceito. Preconceito um juzo manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatria com relao a pessoas, lugares ou tradies considerados diferentes do convencional. Costuma indicar

desconhecimento pejorativo daquilo que repudia. As formas mais comuns de preconceito so: social, racial e sexual.

Preconceito sexual discriminar algum em virtude de sua orientao sexual. Homossexuais, bissexuais, transexuais, travestis e correlatos, so agredidos das mais variadas formas possveis por no seguirem s regras da sociedade. Geralmente a no aceitao iniciasse dentro da prpria famlia, e estendesse a sociedade. Nesse caso, muitas pessoas escondem sua orientao sexual, por medo de insultos e preconceitos de outra ordem, negando a si prprio o exerccio do direito constitucional.

Como vimos antes, a Constituio de 88, inovou, deixando claras suas diretrizes atravs do prembulo e da denominao de seus princpios fundamentais, mas em seu II Ttulo Dos Direitos e Garantias Fundamentais - que deixa claro como pretende que sua sociedade seja e aja.

O artigo 5 da CF afirma - Todos so iguais perant e a lei, sem distino de qualquer natureza... e garante a inviolabilidade ...do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e a propriedade....

Porm, mesmo estando bastante claro este direito que tambm um dever de todo e qualquer cidado, diariamente vemos notcias sobre o desrespeito a esta

garantia constitucional publicada em jornais, sites e revistas que constatam que ainda no alcanamos a evoluo pretendida pela Constituio de 88, que previa o respeito mtuo independente de qualquer diversidade.

O pior a constatao de que crimes cometidos em face de cidados, no so rechaados pela sociedade como deveriam, passando muitas vezes a margem do conhecimento e da indignao devida.

papel do Estado, atravs de todos os seus poderes, assegurar a efetividade dos direitos constitucionalmente garantidos, educando, protegendo e coibindo qualquer forma de violncia, seja ela fsica ou moral, mas acima de tudo, nosso dever, enquanto sociedade, o respeito mtuo a integridade e a identidade de todo e qualquer ser humano.

SEGURANA PBLICA

Em uma sociedade baseada no exerccio da democracia plena, a segurana pblica garante a proteo dos direitos individuais e assegura o pleno exerccio da cidadania. Neste sentido, a segurana no se contrape liberdade e condio para o seu exerccio, fazendo parte de uma das inmeras e complexas vias por onde trafega a qualidade de vida dos cidados.

Paralelo s garantias que competem ao Estado, o conceito de segurana pblica amplo, no se limitando poltica do combate criminalidade e nem se restringindo atividade policial. A segurana pblica enquanto atividade

desenvolvida pelo Estado responsvel por empreender aes de represso e oferecer estmulos ativos para que os cidados possam conviver, trabalhar, produzir e se divertir, protegendo-os dos riscos a que esto expostos.

Segundo Tcito (2010), norteiam o conceito de segurana pblica os princpios da Dignidade Humana, da Interdisciplinariedade, da Imparcialidade, da

Participao comunitria, da Legalidade, da Moralidade, do Profissionalismo, do Pluralismo Organizacional, da Descentralizao Estrutural e Separao de Poderes, da Flexibilidade Estratgica, do Uso limitado da fora, da Transparncia e da Responsabilidade.

O artigo 144 da Constituio de 1988 afirma que a segurana pblica um dever do Estado, mas tambm diz que um direito e uma responsabilidade de todos. Assim, todo cidado, tem a responsabilidade de trabalhar em parceria com o Estado, visando garantia de sua prpria segurana e dos demais componentes da populao de forma simples, exigindo seus direitos e cumprindo com seus deveres.

4.1

A SEGURANA PBLICA DIANTE DA DIVERSIDADE SEXUAL

Nos ltimos anos, vrias iniciativas na rea da Segurana Pblica emergiram, procurando dar conta das questes relativas eficincia da ao policial, ao acesso justia, reforma da legislao penal, reforma das prises, ao controle do crime organizado e da corrupo, ao controle da ao policial, da tortura e da discriminao, ao policiamento comunitrio, entre outras iniciativas que merecem ser recenseadas e melhor avaliadas.

Apesar do excesso de informaes disponveis, as polticas de segurana persistem no paradigma tradicional baseado na represso ao crime e aos comportamentos considerados inadequados. O problema que indivduos que no cometem necessariamente crimes continuam sofrendo aes policiais ilegais com base apenas em julgamentos de valor e em critrios subjetivos, violando direitos e abrindo espao s zonas cinzentas da violncia.

Ao determinarmos que dever apenas do Estado garantir a segurana, esquecemos que o poder de polcia deste Estado executado por cidado humanos, que apesar de um forte e estruturado treinamento de capacitao fsica, so pessoas com conceitos, pr-conceitos, histrias de vida formadoras de opinio

individuais e coletivas. Assim, o problema de formao de opinio, de mudana de paradigma permanece, colocando cidados que no cometem crime tipificado, em razo de parmetros sociais, acabarem marginalizados.

O Estado um reflexo do pensamento da sociedade que o compem, mas no pode atravs de seus representantes privilegiar categorias, devendo ser imparcial, mas principalmente justo. No h justificativas para o Estado ser omisso a qualquer tipo de preconceito. Uma sociedade que no garante os Direitos Fundamentais de todas as pessoas no uma sociedade igualitria, livre, democrtica e justa. Portanto, dever do Estado brasileiro garantir os Direitos Fundamentais de todos os cidados, no importando sua raa, credo, sexo ou orientao sexual, e responsabilidade de todos os cidados lutarem por um Estado justo, com reconhecimento do direito igualitrio.

RESPONSABILIDADE DO ESTADO E AS OMISSES PBLICAS

Como vimos antes, um dever do Estado garantir a proteo dos direitos individuais e assegurar o pleno exerccio da cidadania. Esse dever pode vir atravs do exerccio efetivo dos trs poderes inerentes ao Estado, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio.

Por sermos um pas legalista, criamos diversas leis capazes de pautar o diaa-dia do cidado englobando todos os seus aspectos. Necessitamos de leis que nos mostrem o caminho apropriado a seguir, sem a possibilidade da aplicao do bom senso.

Colecionamos leis codificadas, tratados e abarrotamos o legislativo com variados projetos de lei, que possuem a inteno de regular nossas vidas e nossos atos, interferindo no apenas em nossa vida pblica, como em nossa vida privada, por que acreditamos que assim resolveremos todos os problemas.

Porm, apesar de nos sobrarem leis, nos faltam atitudes. Muitas das reivindicaes do movimento GLBT, j esto garantidas em lei a todos os cidados, bastando um reconhecimento social da amplitude desses direitos, porm, a necessidade que nossa sociedade possui de ter escrito especificamente aquilo que se pretende, impede que possamos evoluir.

Atualmente, um excesso de projetos de lei que solicitam a mesma coisa com focos diferentes tramita no senado nacional. Esse exagero faz com que nenhum deles seja apreciado, e nenhuma nova atitude tomada em virtude do aguardo de determinaes superiores, gerando diversas omisses pblicas e sociais.

So, at o momento, 30 projetos de Lei, voltados comunidade LGBT, concedendo ou restringindo um determinado direito. Desses, dois so voltados a de alguma forma criminalizar a homofobia.

O Projeto 122/2006, de autoria da Deputada Iara Bernardi, que tem como interesse central a criminalizao da homofobia em suas mais variadas manifestaes, altera a Lei n 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raa ou de cor, d nova redao ao 3 do art. 140 do Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal, e ao art. 5 da Consolidao das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei n 5.452, de 1 de maio de 1943, e d outras providncias, com aplicao de penas que chegam a 5 anos.

O Projeto 582/2011, de autoria da Deputada Dalva Figueiredo, tem o interesse de transformar a homofobia em um agravante tipificado, acresce dispositivos ao Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal, e Lei no 4.898, de 9 de dezembro de 1965.

Porm, nenhum dos 30 projetos possui prazo para ser votado, sendo a deciso final, sobre o destino dos mesmos, constantemente adiada.

Em alguns aspectos, o Judicirio veio a sanar a inrcia do poder Legislativo referente a algumas solicitaes da comunidade GLBT, como no caso da unio homoafetiva com carter de unio estvel, j reconhecida em diversos tribunais de todo o pais e agora com a deciso unnime do STF. Porm, diante da omisso do legislativo, o cidado necessita ainda buscar o Judicirio para ter seus direitos reconhecidos.

O maior problema da omisso pblica a situao periclitante do cidado. Essa situao em alguns casos minimizada por atos da organizao civil, mas nem sempre isso acontece. Casos de violncia fsica, que necessitam de um suporte maior do Estado, permanecem sem soluo, muitas vezes por que a agresso parte do prprio servidor pblico, que deveria proteger o cidado.

Delegada

Rossana

Pinheiro,

ex-coordenadora

do

CODIMM

Coordenadoria de Defesa dos Direitos das Mulheres e Minorias - afirma que a maior parte dos registros de violncia fsica ou moral em face da populao GLBT provocada pelo prprio Estado, atravs da fora policial.

Atravs do Decreto Estadual n 8.225 de 2002, o COD IMM comeou a coordenar no Estado do Rio Grande do Norte o DDH Disque denncia Homossexual.

O DDH um mecanismo de segurana atravs do qual a populao homossexual pode mobilizar o sistema de segurana em seu favor. Ele tem como suporte um servio social que auxilia as vtimas de violncia no seu contato com os servios policiais, garantindo o seu atendimento humanizado, eficiente e eficaz na estrutura da segurana.

O Estado, atravs do Executivo e do Judicirio, vem tentando modificar a viso da sociedade e de sua prpria corporao, com o intuito de proteger os cidados do preconceito corporativo. Em 2010, promoveu o segundo seminrio nacional de segurana pblica para GLBT, que teve extrema aceitao das

entidades civis voltadas ao tema. O objetivo do evento foi a construo de planos estaduais de segurana pblica para a populao LGBT.

O seminrio propiciou dilogo e confluncias de propsitos no sentido de combater a homofobia, onde o poder pblico atravs de suas academias de polcia, ministrio pblico, prefeituras e governos dos estados e da unio trabalhou de maneira articulada com a comunidade GLBT, atravs de suas entidades, centros de referncia e universidades.

At o presente momento, muitos foram os debates, os esclarecimentos, porm, a atuao pblica efetiva ainda no alcanou respostas junto sociedade, at mesmo por que, a maior dificuldade apresentada, muitas vezes do no reconhecimento da prpria vtima sobre a sua sexualidade, seus direitos e deveres.

A conscientizao da sociedade e o reconhecimento de sua diversidade com as garantias de cidadania o primeiro passo para que possamos alcanar um real Estado democrtico de direito.

5.1

ATOS CIVIS EM CONTINUIDADE AOS ATOS PBLICOS

Muitas ainda so as pessoas que no possuem conhecimento de seus direitos e deveres como cidados e parte de algo maior. Na realidade, apesar de termos no art. 3. da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, o princpio de que ningum pode alegar o desconhecimento da lei, vivemos uma fico jurdica de que todos devem conhec-la, porm com a certeza de que apesar de no poder alegar isso, muitos realmente no a conhecem, seja como vtima ou como causador do dano.

Os mecanismos processuais vigentes possibilitam a todos, enquanto cidados, solicitar auxlio em diversos rgos quando seus direitos no esto sendo respeitados, solicitando ao Estado, a devida providncia. Dependendo do tipo de violao, alguns mecanismos processuais podero ser utilizados, como a solicitao

de anlise administrativa, junto a autoridades competentes, como Ministrio Pblico Estadual, CODIMM, OAB, Delegacia Regional de Policial Civil. Caso o fato no seja puramente administrativo, necessrio se faz a propositura de uma ao penal, seja ela condicionada ou incondicionada, dependendo do caso.

Importante frisar que, nada disso ser possvel, se no houver o primeiro passo que a denncia. A denncia um ato revelador de conscincia cvica em busca da justia. Se o cidado no pratica o primeiro ato em busca da justia e reconhecimento de seus direitos e dignidades, no pode esperar que o Estado se incumba deste papel.

5.2

REPONSABILIDADE CIVIL E A DIVERSIDADE SEXUAL

Quando existe um dano, esse dano pode implicar em dois tipos de responsabilidade; a responsabilidade penal, onde o interesse lesado da sociedade, e a responsabilidade civil, onde o interesse lesado do interesse privado. EM ambos os casos, o interesse inicial da vtima, se a mesma permanecer inerte ou resignar a seu direito, nenhuma consequncia haver para o causador do dano.

Se ainda existem receios sobre a aceitao e consequncias na esfera penal, principalmente no tocante ao registro da denncia, encontramos alguns mecanismos processuais na esfera cvel que podem ser utilizados em face de transtornos que a populao GLBT acometida diariamente.

Aes como a de responsabilidade civil, com danos morais, so armas que no so utilizadas face ao vexame muitas vezes passado por integrantes do movimento GLBT, porm esto disponveis.

Responsabilidade civil a obrigao de reparar o dano que uma pessoa causa a outra. Em direito, a teoria da responsabilidade civil procura determinar em que condies uma pessoa pode ser considerada responsvel pelo dano sofrido por

outra pessoa e em que medida est obrigada a repar-lo. A reparao do dano feita por meio da indenizao, que quase sempre pecuniria. O dano pode ser integridade fsica, honra ou aos bens de uma pessoa.

Os elementos ou pressupostos gerais da responsabilidade civil so os seguintes: conduta ou ato humano, nexo de causalidade e o dano ou prejuzo. A culpa no um elemento geral da responsabilidade civil e, sim, um elemento acidental.

O primeiro elemento da responsabilidade civil tem por ncleo a noo de voluntariedade, podendo ser positiva ou negativa (ao ou omisso). Na voluntariedade, a pessoa tem conscincia daquilo que se faz, est ausente nos atos reflexos, no sonambulismo e na hipnose, por exemplo. A regra geral de que a conduta deve ser ilcita, mas tambm pode haver responsabilidade civil decorrente de ato lcito, por isso, a ilicitude no pode ser um elemento geral.

Citamos alguns julgados a respeito:


APELAO CVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL. DISCRIMINAO CASAL HOMOSSEXUAL EM BAILE PROMOVIDO POR CLUBE SOCIAL. DANOS MORAIS. OCORRNCIA. QUANTUM INDENIZATRIO. MAJORAO. 1. RESPONSABILIDADE CIVIL. A Constituio Federal, em seu artigo 3, inciso IV, institui o combate discriminao, seja de qual espcie for, como um dos objetivos precpuos da Repblica Federativa do Brasil. Em vista disso, no podem eventuais peculiaridades regionais servir de excludente da responsabilidade dos demandados, em face da ocorrncia de discriminao, que, no caso em tela, se dera com fundamento na opo sexual da demandante. 2. Hiptese em que a autora, conjuntamente com sua companheira, fora advertida por membro da diretoria de clube social, em plena festa promovida pelo mesmo, a que cessassem as carcias que vinham trocando. Conduta que no era costumeiramente exigida de casais heterossexuais, o que indica a efetiva prtica de discriminao. (...). (Apelao Cvel N 70017041955, Sexta Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Odone Sanguin, Julgado em 17/09/2008) APELAO CVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL. DANOS MORAIS E MATERIAIS. DISCRIMINAO HOMOSSEXUAL. INDENIZAO. Presente o dever do requerido em indenizar os autores, vtimas de preconceito e ofensas verbais entre vizinhos, tendo por escopo a opo sexual dos ofendidos. Danos materiais e morais comprovados. Quantum indenitrio minorado, em ateno s peculiaridades do caso e aos parmetros praticados pelo Colegiado. nus sucumbenciais redistribudos. APELAES PARCIALMENTE PROVIDAS. (Apelao Cvel N 70014074132, Quinta Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Ana Maria Nedel Scalzilli, Julgado em 25/05/2007).

Assim, percebemos que mesmo frente a falta de legislao especfica, possui a populao GLBT mecanismos suficientes ao exerccio de sua cidadania, necessitando apenas de uma maior conscientizao social e institucional das garantias constitucionais, civis e penais existentes, para efetivar o processo de reconhecimento de igualdade, nos direitos e deveres inerentes ao cidado brasileiro.

CONSIDERAES FINAIS

Apesar de ainda termos muitas vozes contra a concretizao e respeito realidade social existente, a prpria sociedade vem se adaptando a sua nova estruturao, cabendo a cada cidado o dever de lutar pela garantia de seus direitos constitucionalmente adquiridos.

Justificativas retrgradas baseadas em aspectos passados no so mais plausveis a uma camada da populao que enfrentou muito tempo escondida os preconceitos da maioria. Hoje, com uma sociedade globalizada, onde as informaes chegam com maior velocidade a todos os cantos do pas e do mundo, necessrio reconhecer o direito inerente a cada cidado como ser humano, portador de direitos e deveres, com vontades pblicas e privadas, independente de qualquer diferena que possua.

Lutas que duraram sculos buscaram o reconhecimento dos direitos fundamentais a todo e qualquer cidado. So histrias de sociedade antigas que j reconheciam este direito, proclamado como necessrio em diversos documentos histricos, reconhecidos em nossa Constituio Democrtica, mas ainda no enraizado no seio da nao que a compem.

Aes visando este reconhecimento j esto sendo tomadas pelo Legislativo, Executivo e Judicirio, a fim de que estas diferenas no sejam utilizadas com a finalidade de diminuir o valor do cidado frente ao grupo que compe. Debates esto sendo travados nas diversas esferas de poder, o que confirmam as diversas

opinies sociais. Porm, necessrio frisar que estes debates no podem ferir princpios basilares da constituio, como o direito a vida, a segurana e principalmente a dignidade da pessoa humana.

Medidas securitrias esto sendo trabalhadas pelo Estado democrtico de Direito, porm, as medidas mais efetivas vem da populao, do prprio cidado reprimido diante de uma diversidade.

Alguns ousam afirmar que mais fcil seria lutar por um direito, sem mascarar a diversidade do cidado que o pleiteia, mas tambm h o entendimento que independente da condio diversa do cidado, ele possui direitos, que devem ser respeitados independente desta diversidade. Assim, a prpria diversidade no deveria ser motivo para causar dano a ningum.

Na verdade, no momento que cada cidado souber o exato lugar que ocupa na sociedade que compe, com noo de seus direitos e deveres, com as devidas limitaes, teremos a possibilidade de lutar por igualdades, contando com o Estado como limitador e coibidor de excessos, em um compromisso mtuo pelo absoluto e irrestrito respeito integridade fsica e moral de todo o ser humano.

ABSTRACT

Before the conflict of views that are reaching the national media about the fundamental rights and safeguards, the threats suffered by the population GLBT and the lack of effective measures to ensure the safety of the population, the text brings an evolution of the legal.
Keywords: Public Security. Fundamental Rights. Sexual Diversity. Principle of Human Dignity.

REFERNCIAS

BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Constitucional, 21 ed., So Paulo: Saraiva, 2000, p. 166, 174,175 BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos, 10 ed., Rio de Janeiro: Campus, 1992, p. 34 DOCUMENTOS histricos sobre os direitos humanos. http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/index.html - (acesso em 22/02/2011) DOVER, Kenneth J. A homossexualidade na Grcia antiga. So Paulo: Nova Alexandria, 1978. FAITANIN, P. A dignidade do homem: a antropologia filosfica de Santo Toms de Aquino , Cadernos da Aquinate n. 6. Niteri: Instituto Aquinate, 2009. http://www.aquinate.net/publicacoes.html HOBBES,Thomas. Leviat, 35 ed., So Paulo: Martins, 1995, p.142

KANT, Immanuel Fundamentao da metafsica dos costumes e outros escritos; traduo de Leopoldo Holzbach So Paulo: Martin Claret, 2004

LINS, George. A Magna Charta de Joo-Sem-Terra (1215), a Petio de Direitos (1628) e o Devido Processo Legal - Posted: 9 agosto, 2009 http://georgelins.com/2009/08/09/a-magna-charta-de-joao-sem-terra-1215-a-peticaode-direitos-1628-e-o-devido-processo-legal/ (acessado em 22/02/2011) MOTT, Luiz. Artigo: A Revoluo homossexual: o poder de um mito http://www.oocities.org/br/luizmottbr/artigos01.html (acessado em 25/03/2011)

PINHEIRO, Rossana. http://codimm.blogspot.com/2010/04/conheca-o-ddh.html (acessado em 25/03/2011) SARLET, Ingo Wolfgang. A eficcia dos direitos fundamentais. 6. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006, p. 35 e 36.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituio de 1988, p. 46

TCITO, Caio, Poder de Polcia e seus limites, RDA 27/1, in Revista de Direito Administrativo, vol. 27/1 e segs. http://www.webartigos.com/articles/30651/1/Poder-depolicia/pagina1.html#ixzz1NYiix642

ZIPELLIUS, Reinhold. Teoria geral do Estado. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1997.

Legislaes Citadas e Consultadas:

Constituio Federativa do Brasil. 2007. Editora Saraiva 15 Edio.

PLC - Projeto de Lei da Cmara, n 122/2006 Iara Bernardi http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=79604

PLC Projeto de Lei da Cmara, n 582/2011 Dalva Fiqueiredo http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=493355

Вам также может понравиться