Вы находитесь на странице: 1из 6

Artaban (O Quarto Sbio): filho de um rei da antiga Prsia e um homem brilhante, muito sbio e bondoso, mas um pouco arrogante.

. Perde a mulher e os dois filhos em um incndio, e a partir de ento se joga no trabalho, porm sua vida est vazia e sem sentido. Procura nas Sagradas Escrituras o significado real da vida e descobre as profecias sobre Jesus, o Rei dos reis. Nenhum dos seus companheiros da Prsia quer acompanh-lo, ento, apenas com seu escravo, inicia uma jornada ao longo do deserto para encontrar-se com os outros reis Magos e, com eles, ir ao encontro do Rei. Orontes (escravo): escravo da famlia de Artaban, faz uma promessa ao seu pai que acompanharia o sbio em sua jornada e o levaria a salvo para casa em troca de sua liberdade. Pensa sempre apenas em si mesmo e o tempo todo quer fazer seu mestre desistir e voltar para casa, e s no fim entende o sentido da jornada de seu mestre. ----------Primeira Cena: O ponto de encontro dos sbios. Entram um de cada vez, de lados diferentes do palco. Quando os trs se encontram esperam um pouco, como se aguardassem algum, porm depois de um tempo vo embora. ORONTES (em off): Gaspar! Belchior! Baltazar! (entram em cena) ARTABAN: de novo, mais alto. ORONTES: Gaspar! Belchior! Baltazar! J foram... uma pena, senhor. Vamos voltar para casa ento. J viajamos por dez dias seguidos... eu estou com dores e sangrando em lugares muito sensveis. ARTABAN: Ora Orontes, acha que vou desistir agora s por causa de um pequeno imprevisto? Aqui, pegue essa gema preciosa e compre suprimentos e uma caravana de camelos. Vamos atravessar o deserto e encontrar o Rei em Belm. ORONTES: Mas meu senhor, essa gema um dos seus presentes para o Rei! ARTABAN: Sim, sim, mas para presente-lo eu ainda tenho a outra pedra, e a mais preciosa: essa prola. Alm do mais, se no encontr-lo de qualquer forma, de que adiantaria guardlas? No tenho nada a perder, e sim tudo a ganhar, ento vamos em frente! Vo andando enquanto Orontes cita a carta que est escrevendo para o pai de Artaban: ORONTES (gravado?): Lorde Apgalus, saudaes. Viajamos por mais de dez dias direto, sem parar para comer ou dormir, porm infelizmente perdemos o encontro com os amigos de seu filho. Estamos agora, contra o meu conselho, atravessando o deserto em direo a Belm com uma caravana que seu filho comprou gastando uma de suas pedras, um tero de toda a sua fortuna. Durante o dia o sol e o calor nos castigam, porm mesmo diante dessas adversidades eu no reclamo, pois estou protegendo seu filho de todos os perigos que se escondem nesse enorme deserto. Espero reencontr-lo em casa muito em breve para que possa me recompensar com o que me prometeu: a minha liberdade. Seu fiel escravo, Orontes.

Segunda Cena: O palco escurece aos poucos e uma mulher com beb no colo entra. Palco se ilumina gradativamente. Artaban e Orontes no saem de cena, continuam andando. ORONTES: aqui, no, mestre? Uma cidade bem quieta... (se aproximam da mulher) ORONTES: Com licena, por acaso viu trs homens vestidos como o meu mestre? MULHER: Vi sim. Vieram visitar uma criana em uma manjedoura. Todos na cidade estavam comentando dos presentes estranhos que trouxeram para ele. ORONTES: Um rei em uma manjedoura? ARTABAN: Sabe onde esto agora? A criana e seus pais? MULHER: Dizem que foram para o Egito. Eram forasteiros, estavam aqui s para serem contados. ORONTES: E os amigos de meu mestre? MULHER: Foram embora to de repente quanto chegaram. ORONTES: Senhor, temos que ir. ARTABAN: Muito obrigado. Adeus. (Ouve-se gritos de mulheres, crianas e soldados correndo pela cidade) CAPITO: Vamos! Matem todas as crianas! No deixem nenhuma viva! ARTABAN: (escondendo a mulher) O que est acontecendo? CAPITO: Ordens do rei Herodes. Nenhuma criana deve ficar viva! ARTABAN: Bom, no tem nenhuma criana aqui capito (o capito aponta a espada para o pescoo de Artaban. Este tira uma pedra da sua bolsa e coloca na mo do capito, que se retira com seus soldados). ORONTES: O que lhes deu para que fossem embora? O senhor no tem nada alm dos... Oh! O rubi ou a prola?? ARTABAN: O rubi. No se preocupe senhora, no acontecer nada de mal ao seu filho. MULHER: Muito obrigada, que Deus o abenoe. ORONTES: Devo prepara as coisas para voltarmos para a Prsia agora, certo? ARTABAN: No, Egito. O Rei est no Egito. ORONTES: Ahh Egito!

Terceira Cena: Os dois esto andando. Orontes est escrevendo uma carta. ORONTES: Saudaes, Lorde Apgalus. Seu filho no desiste de sua jornada mesmo sem saber sequer o nome da criana, ento j h algum tempo estamos andando pelo Egito, procurando em palcios e manses por esse Rei que, se existir mesmo, deve estar com trs ou quatro anos agora. (Artaban se abaixa para beber gua e Orontes fica olhando em volta como se procurando alguma coisa. Entra um casal com uma criana e ele vai correndo contar a Artaban) ORONTES: Mestre! Eu o encontrei! O Rei, o Salvador que procurvamos! Eu encontrei! (vai puxando Artaban em direo famlia) Mestre, eu quero que conhea Jos (entrega uma moeda na mo do homem), Maria e a criana, Benjamin. ARTABAN: Benjamin! A senhora tem um belo filho. Ele nasceu em Belm? PAI: Sim. Em uma manjedoura. E recebeu a visita de dois magos. ORONTES: (interrompendo) trs. ARTABAN: Sei... e que presentes lhe trouxeram? (entrega a criana para a me) PAI: Ouro... incenso... e mel. ORONTES: Mirra. Mirra, no ? PAI: Sim, mirra. Ele gostou muito da mirra. ARTABAN: claro. Com licena. Espero que meu escravo no tenha sido inconveniente. ORONTES: Mas mestre, o que est fazendo? Entregue a prola a ele para que possamos ir para casa! ARTABAN: Voc devia ter vergonha! No entendeu ainda no? Eu preciso fazer isso! Eu preciso encontrar o sentido da minha vida! (entra um mensageiro e entrega um papel a Orontes) ORONTES: Mestre! uma carta do seu pai para o senhor! ARTABAN: Do meu pai? Leia para mim, Orontes. ORONTES: Meu filho, voc sabe que eu o admiro muito pela sua persistncia em encontrar o Salvador, mas se a sua jornada est se estendendo tanto, voc pode estar procurando nos lugares errados. razovel pensar que o rei dos Judeus no est mais no Egito, e sim voltou para Jerusalm, e outro ponto que deve ser considerado se ele realmente vive entre os ricos e poderosos. Orontes disse-me que vocs o procuram nos palcios e templos, porm quem sabe ele no est junto dos pobres, dos oprimidos, afinal, so estes que mais precisam Dele; so estes que no tm mais nada alm de Deus. Com amor, seu pai.

ARTABAN: Mas claro! Vamos orontes, vamos voltar para Israel! ORONTES: Ahh, eu no estou gostando nada disso... (Vo pegando as coisas e saem de cena.) Quarta Cena: Entram membros da vila de leprosos e ficam abaixados esperando Artaban e Orontes passarem. Eles entram em cena e so atacados e um dos homens rouba a bolsa na qual Artaban levava a prola. ORONTES: Deixe eles irem senhor! Deixe! ARTABAN: No! Ele est com a prola! (chegam na vila e so cercados por mais pessoas malcuidadas e doentes) ORONTES: Ns vamos morrer... ns vamos morrer! ARTABAN: Coragem Orontes! JUDITH: Voc mdico no ? Meu filho est com muita febre. Pode cur-lo? ARTABAN: Sou sim, mas senhora, n fomos atacados por pessoas daqui e eles me roubaram algo muito importante e que o quero de volta. JUDITH: Ns podemos te devolver, mas antes cure o meu filho. ARTABAN: Est bem, vou ver o que posso fazer. (A mulher chama o homem que est com a bolsa com a prola enquanto Orontes entrega uma vasilha para Artaban e este d para a criana beber o lquido na vasilha) ARTABAN: Vamos ver o resultado hoje. (olha para o homem que trouxe a bolsa) Voc est sangrando! Orontes, traga-me bandagens e gua fresca. JUDITH: Muita gente daqui precisa dos seus cuidados. Ns precisamos de algum que consiga cuidar de todas essas pessoas. ORONTES: Bem, ns gostaramos de poder, mas meu mestre est em uma misso muito importante. JUDITH: Mas se puder ficar s por um dia... ORONTES: H leprosos aqui mestre, a lepra contagiosa! ARTABAN: Essas pessoas precisam de ajuda Orontes. E um dia a mais no vai fazer diferena para encontrar o messias.

ORONTES: Tudo bem, mas eu j vou avisando logo: eu no vou encostar neles. Voc pode me bater, queimar meu cabelo, mas eu no encosto em nenhum deles. ARTABAN: (com desprezo) Como quiser. S v pegar meu equipamento mdico. (Orontes sai reclamando. Luzes apagam e reascendem para indicar a passagem de dia) ORONTES: J arrumei nossas coisas, senhor. J se passou um dia e podemos ir embora. ARTABAN: Olhe quanta gente sofrendo Orontes... essas pessoas precisam de mim. ORONTES: So marginalizados, senhor. Eles mesmos dizem que o povo da cidade os odeia! Eles roubam e se prostituem para sobreviver! ARTABAN: Voc tem razo. (para todos) Vocs no precisam apenas de um mdico! Vocs precisam de algum que os ensine a serem auto-suficientes! Vocs podem plantar sua prpria comida! JUDITH: Quem nos ensinaria? ARTABAN: Acho que posso ajud-los... (Luzes apagam e reascendem. Todos com machados trabalhando na terra e Artaban dando ordens para tirarem todas as pedras. Orontes escrevendo) ORONTES: Espero que seu filho recobre logo o juzo para que possa terminar sua jornada o mais rpido possvel; ou melhor, desistir dela. (olha para o grupo trabalhando e balana a cabea em sinal de negao) (Apagam as luzes e reascendem. Todos esto agora colhendo os frutos e o trigo. Artaban est conversando com um jovem e subitamente sente uma dor no corao, que logo passa mas continua se sentindo mal.) ARTABAN: (melanclico) Que chance h de encontrar o salvador agora? (Entra outro jovem pelo outro lado gritando) JOVEM: Eu estou vendo! Eu consigo ver! JUDITH: O que?! Como isso aconteceu? JOVEM: Eu estava na cidade e tinha uma multido reunida. Eu fui me aproximando para saber o que estava acontecendo e um homem comeou a falar comigo... ele parecia to bom... quando eu disse para ele que era cego ele tocou meus olhos e eu pude sentir a fora fluindo! E de repente, eu podia ver! um milagre senhor, um milagre! ARTABAN: Deve ser ele... s pode ser ele! (olha para Judith) Essa vai ser a minha ltima jornada. Fique com a prola e compre tudo que a colnia precisar. Orontes, voc vai comigo? ORONTES: Como seu escravo?

ARTABAN: Como meu irmo. (os dois sorriem. Saem com todos os membros da colnia cumprimentando-os e acenando) Quinta Cena: Na cidade, com um soldado parado no meio do caminho: ORONTES: Ficamos sabendo que o messias est a dentro... SOLDADO: Est sim, mas no posso deix-los entrar. ARTABAN: Por favor... voc tem que nos deixar v-lo... SOLDADO: Sinto muito, velho. a cerimnia de coroao dele. (ouve-se barulhos de chicotadas e gritos de dor ao fundo. O soldado sai e comea-se a erguer uma cruz ao fundo com uma pessoa nela) ARTABAN: Monstros! So todos monstros!! JESUS (ao fundo): Meu Deus, por que me abandonastes?! (pausa) Pai, em Suas mos eu entrego o meu esprito. (Artaban tem um ataque e as luzes vo se apagando. Quando reascendem j no tem mais o corpo na cruz. Artaban vai levantando e Jesus est na sua frente) ARTABAN: Senhor, eu o tanto... Perdoe-me, eu tinha presentes para lhe dar, e agora j no tenho nada... JESUS: Nada no, voc j me deu os meus presentes: quando eu tive fome, deu-me de comer; quando eu tive sede, deu-me de beber; quando estava nu, me vestiu; e quando estava desabrigado, me acolhestes. ARTABAN: No meu Salvador, de fato, eu nunca o tinha visto at agora... JESUS: Quando fizestes essas coisas ao menor de meus irmos, foi a mim que fizestes. ARTABAN: Voc ouviu isso Orontes? Ns encontramos o Rei... e ele aceitou todos os meus presentes.

Вам также может понравиться