Вы находитесь на странице: 1из 23

Educao nos terreiros

E como a escola se relaciona com crianas que praticam o candombl

gb-jn/p kmo re i w1 (Senhor, guardio do caminho, prodigalidade traz para seus filhos).

1 Introduo

PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

Noite de tera-feira, 13 de outubro de 1992. Chego com a equipe de reportagem do jornal O DIA, onde trabalhava como reprter, ao Centro Esprita Il Omo Oya Leji, em Mesquita, na Baixada Fluminense. A pauta da reportagem era mapear os terreiros de candombl da regio. Cruzei o quintal do terreiro, e cheguei ao barraco onde acontecia uma festa. Os filhos e filhas-de-santo cantavam e danavam, as saias rodadas coloriam o ambiente, os colares de lindas contas logo me chamaram a ateno, o som dos atabaques quase me fazia danar e uma cantiga que marcava o incio de uma festa de candombl enchia o ambiente:
gn w j (gn vem danar) E mrw (Com o mrw) kr w j (ttulo de gn) E mrw (Com o mrw) gn pa lpa na(n) (gn limpa os caminhos) gn w j (Ele vem danar) E mrw (Com o mrw) E ma tu eiye (Fazendo o sacrifcio com o pssaro!) A w sir gun o (Vamos festa de gn) E r jj (Levando nossas roupas finas).2

1 2

Escolhi algumas frases em Yorub (Santos, 1993) para abertura de alguns temas. Traduo de um dos cnticos do terreiro. In: Beniste, Jos, 2002, p. 129.

23 Comecei a anotar, conversei com algumas pessoas at que meu olhar chegou ao fundo do barraco. Sentado em uma almofada, com a chupeta escondida atrs das costas, de camiseta branca, um colar de Xang3 no pescoo e batendo um atabaque estava o menino Ricardo Nery, ento com quatro anos, ogan4 do terreiro de Me Palmira, sua av. E foi o prprio Ricardo, tmido, mas muito srio quem comeou a me explicar o que era um ogan. Eu toco para o orix. Perguntei como tinha aprendido. Aprendi olhando, disse-me ele. A surpresa foi grande, afinal, no passava pela minha cabea que crianas pudessem desempenhar funes consideradas de adultos em terreiros. Obviamente, a pauta de minha reportagem mudou. Alguns dias depois, o jornal publicou pgina inteira com o seguinte ttulo: Os netos de santo.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

Digo isso nessa apresentao porque quero partilhar o primeiro momento em que olhei o que ainda no era, mas que ao longo de 13 anos foi se tornando o objeto de minha pesquisa. Em geral, quando lemos uma tese de doutorado ou dissertao de mestrado, temos a impresso que seu autor ou autora tinha, desde o incio, o objeto pronto, a metodologia definida, a bibliografia arrumada. Sabemos que no assim e do quanto custa chegar a sistematizaes como essa que apresento agora.

1.2 - Para no mutilar a pesquisa Apesar de saber, continuamos mutilando nossas pesquisas pelo menos de duas formas. A primeira mutilao que fazemos quando nos livramos do processo e apresentamos apenas o resultado. E mais, apresentamos esse resultado como se ele sempre fizesse parte de uma questo terica pronta, arrumada e amalgamada em nossas cabeas. Cometemos essa primeira mutilao talvez porque, do ponto de vista acadmico, parea mais positivo apresentar o percurso trilhado sem os tropees, as confuses, sem a hiptese
3 4

Orix do trovo e da justia. [Sng em iorub]. ( Prandi, 2003, p.570). Tambm grafado como Og. Na frica, algum que ocupa cargo superior, mestre; no Brasil, cargo sacerdotal masculino do candombl, incluindo o tocador, o sacrificador e homens de prestgio ligados afetivamente aos grupos de culto. (Prandi,2003, p. 568).

24 relativizada, abandonada e outra hiptese quem sabe reconstruda, sem os atalhos equivocados pelos quais enveredamos, sem os momentos em que nos perdemos e no sabemos por onde ir, sem as boas ou ms surpresas vindas do campo pesquisado, sem a nossa vida cotidiana interferindo na pesquisa e sendo modificada por ela. Em Introduo a uma sociologia reflexiva (1974), Bordieu nos adverte dizendo que o homo academicus gosta do acabado e, a exemplo dos pintores acadmicos, faz desaparecer dos seus trabalhos qualquer vestgio da pincelada, os toques e retoques. No mesmo texto se revela chocado ao descobrir que pintores como Couture (mestre de Manet) tinham estragado obras julgando darlhes os ltimos retoques, exigidos pela moral do trabalho bem feito, bem acabado,
PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

de que a esttica acadmica era a expresso. Cometemos a segunda mutilao porque continuamos lendo Bourdieu, mas ignorando suas orientaes. No mesmo texto anteriormente citado, nosso autor assinala: Com efeito, as opes tcnicas mais empricas so inseparveis das opes mais tericas de construo do objeto. (Bourdieu, 2000, p.24). Na maioria de nossos textos, nos dizemos conscientes do equvoco dessa distino, mas apresentamos uma parte terica esquartejada da parte emprica de nossa pesquisa. Assim, procurei construir este trabalho sem mutilar teoria e metodologia por concordar absolutamente com Bourdieu. Da mesma maneira, tento no separar resultado de processo para no dar conta apenas de um porqu iniciei a pesquisa e de um o qu encontrei sem apresentar ao longo desse texto, um como ele vem sendo construdo e, da mesma forma, de como, ao constru-lo, venho me transformando junto com ele. Nunca me fez tanto sentido a frase de Guimares Rosa: O real no se dispe no comeo ou no final, mas no meio da travessia.

25

PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

Reproduo da matria que publiquei em O DIA, no dia 25/10/1992

26

1.3 - Construindo a questo Da reportagem ao problema

No pratico nenhuma religio, ou melhor, no acredito em Deus. Alis, preciso dizer que sou marxista e foi como atia e marxista que, ao chegar ao terreiro pela primeira vez, em 1992, senti que no nutria grandes simpatias para com o candombl. E mais: para falar a verdade, no fundo rejeitava a idia de que crianas devessem ser iniciadas. Falo isso de mim para que se saiba que aqui vai inventariado o que levantei no campo pesquisado, mas que tambm eu fao parte desse inventrio.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

Apesar de minha opinio, na poca, busquei fazer um texto (se que se de pode dizer) isento, ouvindo crianas, pais e mes, ouvindo tambm posies favorveis e contrrias iniciao infantil. Consultei ainda um especialista e estive na escola de Ricardo para falar com sua professora e saber se o fato dele ser ogan prejudicava seus estudos. No atrapalha no, pelo contrrio, ele meu aluno mais esperto e est sempre atento para novos ensinamentos, disse-me Patrcia Sobral, professora da Escola Cantinho Feliz, em Mesquita, onde Ricardo fazia o maternal. A matria teve excelente repercusso junto aos terreiros da regio e dei por encerrado o assunto. O fato, porm que volta e meia eu olhava as fotos de Ricardo e via suas mos pequenas e gorduchas batendo com uma incrvel energia o hun (o maior atabaque do terreiro feito de madeira e couro de cabrito e um dos mais difceis de ser tocado). Olhava tambm as fotos de Michele dos Santos5, entregue por sua me a Oxum6 ainda no ventre e Paula dos Santos, iniciada aos dois anos e, desde ento, Paulinha de Xang.

Michele tinha 2 anos na poca da matria publicada. Este nome fictcio porque Michele hoje tem 15 anos, e, na escola, no assume que do candombl. Ela e a irm escolheram os prprios nomes com os quais gostariam de ser identificadas nesta pesquisa. 6 Orix do rio, deusa das guas doces, do ouro, da beleza e da vaidade; uma das esposas de Xang (PRANDI, 2003, p.570).

27 Tuahir, personagem do livro Terra Sonmbula, ensinou: O que j est queimado no volta a arder7. Disse que dera por encerrado o assunto, mas o candombl ainda no queimara de todo em mim e me deitava suas vivas brasas. Por isso, as crianas, as canes, a dana, os cheiros, o batuque do terreiro voltavam sempre a arder e continuavam em minha cabea assim como ainda me ardia Bourdieu:
Os jornalistas, submetidos s exigncias que as presses ou as censuras de poderes internos e externos fazem pesar sobre eles, e, sobretudo a concorrncia, portanto a urgncia, que jamais favoreceu a reflexo, propem muitas vezes, sobre os problemas mais candentes, descries e anlises apressadas, e amide imprudentes. (Bourdieu, 1977, p. 733).

PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

No queria nem a urgncia muito menos a imprudncia. Queria voltar ao terreiro, mas no sabia bem o que buscar. Lembro que j na poca da matria, notando meu total desconhecimento sobre a religio, Me Palmira, a Yalorix8 do terreiro em questo me disse: Minha filha, vai ler Os Nags e a Morte, de Juana Elbein dos Santos e a a gente volta a conversar. Quatro anos e alguns livros sobre candombl depois, em 1996, j no mestrado em educao na PUC-RJ, cursei a disciplina Cotidiano Escolar: questes de raa, gnero e violncia. Em contato com autores como Hall, Canen, Candau, McLaren e outros, discutamos a proposta multicultural em educao como perspectiva de incorporao da diversidade cultural no ambiente pedaggico. Senti-me estimulada ento, a voltar ao Il Omo Oy Leji e tentar estabelecer uma ponte de estudos entre as crianas que l conheci e a escola. Voltei ao terreiro e reencontrei Ricardo (ento com 8 anos), Paula Esteves Chagas (com 9 anos) e conheci os irmos Jailson dos Santos (com 12 anos) e Joyce Eloi dos Santos (com 13 anos). Tentava no levar comigo a urgncia nem a imprudncia, mas levava muita ignorncia que essa, sabemos, no desprega facilmente do esprito.

7 8

COUTO, Mia, Terra Sonmbula, Companhia das Letras, 1993, p.10 Autoridade mxima de um terreiro (quando se trata de uma mulher) e dirigente do culto no candombl. Tambm chamada Me de Santo. (Berkenbrock,1998, p. 442).

28

PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

Ricardo Nery, em 1992, na escola Cantinho Feliz, onde estudava. Ali no houve problemas, mas pouco tempo depois, uma explicadora particular o chamaria de filho do Diabo.

29

1.4 Primeiras notcias do preconceito


Mais uma vez fotografei e entrevistei as crianas, bem como pais e professores de alguns deles. As crianas que encontrei estavam menos tmidas do que em nossas primeiras conversas para a reportagem. As entrevistas com Ricardo e Paula revelaram muito mais de suas funes no terreiro. O contato com Jailson me mostrou outra funo muito importante no candombl: ele omoisan. Foi o prprio Jailson quem me explicou: Eu cuido dos espritos dos mortos quando eles esto nas festas dos vivos. Mais maduras e ainda sob o impacto de
PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

um lamentvel episdio, as crianas tambm puderam falar do que j identificavam: o preconceito que sofriam. E que episdio foi esse? Poucos sabem, mas, jornalistas e fotgrafos so uns despertencidos. Texto e fotos pertencem ao jornal. No caso do jornal O Dia, pertencem Agncia O Dia. No importa ao dono do jornal que o jornalista e o fotgrafo tenham sido extremamente ticos para conseguir a confiana de suas fontes. Qualquer pessoa pode comprar essas fotos e us-las para qualquer fim. Foi o que aconteceu em 1993, quando a Editora Grfica Universal, do Grupo Universal do Reino de Deus, comprou as fotos da matria que fiz para O Dia e publicou no Jornal Folha Universal matria com o ttulo Filhos do Demnio.
9

Milhares de jornais com as

fotos de Ricardo, Paula e Tauana foram espalhados pela Baixada Fluminense e outras regies do estado do Rio. Trs anos depois, a mesma editora lana a 13 edio (1996) do livro Orixs, Caboclos e Guias Deuses ou Demnios?, escrito pelo bispo Edir Macedo. Na tiragem de 50 mil exemplares, outra vez a reproduo
9

Esse episdio levanta uma questo tica que deveria ser enfrentada seriamente pela comunidade jornalstica. As fotos e entrevistas em uma reportagem fazem parte de toda uma relao de confiana conquistada e estabelecida pelo jornalista e pelo fotgrafo. Nesse caso especificamente, tanto a Me de Santo, Palmira Ferreira Navarro, av de Ricardo, como as outras mes de meninos e meninas que entrevistei confiaram em mim porque expliquei exatamente as intenes de meu trabalho e cumpri absolutamente todos os acordos firmados. Para mim, deveria se configurar como crime o fato de uma agncia de notcias vender as fotos conseguidas eticamente para fins to diferentes das circunstncias em que as fotos foram geradas. No houve, em funo desse lamentvel ocorrido, nenhum constrangimento minha presena no campo devido, justamente, relao de confiana e transparncia estabelecida durante todo esse tempo.

30 das fotos da reportagem que fiz: Paula e Ricardo aparecem agora sob a seguinte legenda: Essas crianas, por terem sido envolvidas com os orixs, certamente no tero boas notas na escola e sero filhos problemas na adolescncia. Durante as entrevistas realizadas em 96, Paula afirmou que se sentiu bastante discriminada com a publicao tanto do jornal como do livro. Me chamaram de macumbeira e diziam que eu vivia em religio do demnio, disse. Ricardo tambm contou que se sentiu discriminado, principalmente depois da publicao do livro. Depois do livro parece que todo mundo que me via sentia raiva por causa da minha religio. Ricardo disse ainda que no sua professora da escola formal, mas uma explicadora de quem tinha aulas de reforo o chamou de filho do Diabo. Ela disse que minha religio coisa do Diabo e, por isso, eu era filho do
PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

demnio, lamentou-se. A primeira entrevista com Joyce dos Santos encerrou estes que foram os primeiros depoimentos que apontavam o preconceito. Quando vou para a escola sempre uso camisas de mangas para que cubram as curas10. Muitos professores e colegas me chamam de macumbeira e eu no gosto, revelou. Conclui a disciplina apresentando um trabalho sobre essa minha segunda observao. Foi nessa poca, auxiliada pelas conversas com Me Palmira e com as crianas que comecei a construir a primeira questo de minha tese: O que se aprende no terreiro? Como as crianas vivenciam esse espao? Como so socializadas nele? Que funes desempenham? Nascia assim a principal questo desse trabalho de doutorado: A educao nos terreiros. Por outro lado, motivada pela discusso sobre multiculturalismo e educao realizada no mestrado, me interessava tambm saber se na escola, existe espao para que essas crianas partilhem a cultura experenciada nos terreiros. Assim, como segunda questo, a tese que apresento se prope verificar como a escola se relaciona com crianas e adolescentes que freqentam o candombl.
CURA: cada um dos pequenos cortes rituais feitos na cabea e em outras partes do iniciado nos candombls. Provavelmente de nkula, entre os Ndembu de Luanda, culto de fecundidade associado ao sangue. (Verbete em: Lopes, Nei, Novo Dicionrio Banto do Brasil, 2003, p. 87. preciso ressaltar que nem todas as casas de santo fazem esses cortes em seus iniciados. No terreiro de Me Palmira, por exemplo, esse tipo de ritual no praticado. Joyce foi iniciada em outra casa de santo. Hoje em dia, quase nenhum terreiro faz as curas para evitar o uso coletivo da navalha e a transmisso de eventuais doenas.
10

31

PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

Capa do livro Orixs, Caboclos e Guias Deuses ou Demnios, escrito pelo Bispo Macedo e publicado pela Editora Grfica Universal. A 13a edio saiu em 1996 com 50 mil exemplares. Ao todo (e a capa comemora isso), foram 2 milhes de exemplares vendidos.

32

PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

Na pgina 50 do livro Orixs Caboclos e Guias Deuses ou Demnios, escrito pelo Bispo Macedo, aparecem Paula Esteves e Ricardo Nery de forma depreciativa: Essas crianas, por terem se envolvido com os orixs, certamente no tero boas notas na escola e sero filhos problemas na adolescncia.

33

1.5 Falando da travessia no terreiro e na escola Desde o retorno ao terreiro em 1996, ainda no mestrado, freqentei o Il Omo Oya Leji, um imenso real a ser investigado que passou a ser meu principal campo de pesquisa. As visitas, antes espordicas, se tornaram bem mais constantes ao longo dos anos do doutorado. Consulto meu caderno de campo e verifico: 5 de abril de 1999 Como olhar tudo isso? O que e como procurar? Eram meus primeiros questionamentos a respeito de como construir meu objeto que sabia, no estava pronto. Pensei inicialmente que, para Bourdieu, (1997, p.34), construir um objeto
PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

cientfico , antes de mais e, sobretudo, romper com o senso comum, mas sabemos que isso no fcil. Bourdieu, contudo, nos d algumas pistas. Uma delas encontramos em O espao dos pontos de vista, texto de abertura de seu A misria do mundo, onde este autor afirma que para compreender o que acontece em lugares como conjuntos habitacionais, por exemplo, e com as diferentes pessoas que ali habitam, no basta dar razo de cada um dos pontos de vista tomados separadamente. necessrio tambm confront-los, (Bourdieu, 1997, p.11). J em Compreender, texto final do mesmo livro, Bourdieu fala em olhar distrado e banalizante e ope a este, um olho sociolgico", necessrio, de acordo com ele, para superao do lugar-comum em pesquisa. Apesar de todas essas orientaes, no comeo da pesquisa eu ainda no sabia como ver. Quem escreve uma tese, no entanto, sabe que nosso orientador ou orientadora no nos deixa esquecer a importncia e necessidade do recorte, conceito que pode bem ser ilustrado com o depoimento do cineasta alemo Wim Wenders no documentrio brasileiro de Joo Jardim Janela da Alma (2001).

Com os culos acho que voc fica mais consciente do enquadramento. Quando tinha 30 anos, tentei usar lentes de contato, mas mesmo quando as usava procurava meus culos, porque apesar de enxergar bem sem os culos, sentia falta do enquadramento. Acho que a viso mais seletiva, temos mais conscincia do que vemos de fato. Sem os culos

34
tenho a impresso de ver demais. E no quero ver tanto, quero ver de forma mais contida. (Wenders, 2001).

Pude assim pensar com Wenders que o olhar do pesquisador enquadra a realidade, ou seja, recorta do imenso real disponvel um real menor sobre o qual se pode olhar mais detidamente. O terreiro me oferecia um imenso e rico real, mas, recortei e detive minhas observaes conversando, entrevistando e fotografando especialmente as crianas. Mais especificamente ainda, Ricardo Nery e Paula Esteves, obviamente relacionando-os realidade maior da comunidade terreiro. Concentro o foco de minha pesquisa um pouco mais nessas duas crianas (hoje adolescentes) porque foi com elas que mais conversei, j em 1992, na poca da pesquisa. Para mim, importou verificar a trajetria religiosa de
PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

ambos ao longo desses anos. Michele dos Santos tambm foi destacada naquela reportagem, mas perdi o contato com ela e s a reencontrei em 2004, reincorporando-a a este trabalho. Entrevistei ainda os responsveis por essas e outras crianas que fazem parte da pesquisa. 1.6 - Mudando a estratgia para a escola Construdo o recorte para a pesquisa realizada no terreiro, me voltei para a escola. O que recortar e como recortar desse outro imenso real? Inicialmente, a estratgia imaginada baseava-se em observar a escola de Ricardo Nery e Paula Esteves. Contudo, a repercusso das publicaes da Igreja Universal j havia prejudicado bastante as crianas. Discutindo com Me Palmira sobre sua opinio a respeito da realizao de observao direta na escola tanto de Paula como Ricardo, ela me disse que achava melhor no fazer para que as crianas no fossem expostas ainda mais. A dvida agora era: de que outra forma poderia abordar a escola e preservar as crianas observadas? A opo foi construda em funo da Lei 3459/00, do ex-deputado Carlos Dias (PP-RJ), a polmica lei que instituiu o ensino religioso confessional nas escolas pblicas do Estado do Rio de Janeiro. Pela lei, sancionada em 14 de setembro de 2000 pelo ento governador Anthony Garotinho, as aulas de religio ficam divididas por credo, so facultativas e

35 incorporam o currculo normal das escolas pblicas, desde a educao infantil at o ensino mdio. Em janeiro de 2004, foi realizado concurso pblico para contratao de 500 professores de religio confessional que se somaro aos 364 professores que j davam aulas de religio na rede pblica, desviados de outras disciplinas. Optei ento por realizar 12 entrevistas (entre novos e antigos professores de religio) para saber como estes organizam suas aulas, que contedos abordam e como se relacionam com alunos de candombl. Neste grupo de 12 professores tambm est a Coordenadora de Ensino Religioso do Estado. Adotei ainda uma segunda estratgia. Como disse anteriormente, havia perdido o contato com Michele dos Santos, uma das meninas que entrevistei na poca da reportagem.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

Ela havia mudado com sua famlia da Baixada Fluminense e, com ajuda de Me Palmira, consegui localiz-la em sua nova moradia. Com essa mudana de endereo, Michele ficou afastada da regio em que a repercusso negativa das publicaes da Igreja Universal era maior. Julguei no haver ento, problemas em realizar uma observao mais prxima da escola em que ela estudava. Dona Conceio dos Santos, me de Michele, tambm no viu problema algum e, de agosto de 2004 a abril de 2005, freqentei a escola estadual onde Michele estuda11. Realizei entrevistas com trs das quatro professoras de ensino religioso dessa escola12, bem como com sua diretora e tambm com a diretora adjunta do turno da tarde (todas essas includas no grupo de 12 entrevistas). Durante as entrevistas observei a escola e tambm participei de algumas de suas atividades13.

11 12

No final dessa pesquisa, Michele j no estudava mais nessa escola. A maioria dos professores com os quais realizei as entrevistas foi indicada pela Secretaria de Educao do Estado. Por coincidncia, uma dessas professoras lecionava na escola de Michele. O nome da escola ser preservado atravs de um nome fictcio. 13 Ver captulo 5 dessa pesquisa.

36 1.7 Dos fios-de-contas e das hipteses

Redigo: a pesquisa que partilho com vocs teve dois objetivos: O primeiro foi observar as prticas culturais de crianas e adolescentes que freqentam terreiros de candombl e formas de socializao dessas crianas no terreiro. O segundo foi ouvir a escola para saber como a escola se relaciona com essas crianas. Diz-se das teses de doutorado que estas precisam ter uma hiptese. Do grego huprthesis, ao de por embaixo, o que se pe por baixo, base, fundamento ou princpio de algo, hiptese, explica Houaiss, a suposio, conjectura, pela qual a imaginao antecipa o conhecimento, com o fim de explicar ou prever a possvel realizao de um fato e deduzir-lhes as
PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

conseqncias e ainda, pressuposio ou presuno.14 Para mim ficou assim: hiptese uma construo que fazemos atravs de alguns pressupostos inicialmente recolhidos que apresentamos para identificar que fio poltico conduzir nossos pensamentos. Hiptese o que nos identifica e diz a que lugar pertencemos e por onde seguiremos. Hiptese um fio-de-contas. Conta, segundo Lody, uma designao geral para tudo que processado por enfiamento com a finalidade de ser um fio-de-contas e fio a designao geral para os colares litrgicos. (Lody, 2001, p.63). O fio-de-conta um sinal, um emblema pessoal e particular que identifica aquele que o est usando. Pelo tipo e pela cor sabemos para que orix uma pessoa se vestiu. Pode ser para o orix de sua cabea ou para outro orix. De acordo com Lody, os fios-de-conta enquanto objetos idealmente concludos, independentes dos tipos, podero passar por modificaes formais, geralmente acrscimos que ocorrem no processo inicitico que , por sua vez, permanente. (ibidem). Um conjunto muito variado de novos elementos seja contas especficas, fitas, figas, smbolos dos orixs pode ser incorporados ao fio para, diz Lody, a nova sinalizao do indivduo em suas relaes sociais e religiosas. Alm disso, os fios podero ser distribudos para indivduos de um mesmo terreiro ou de uma mesma famlia-de-santo.

14

Verbete, dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa, 2004, Objetiva, p. 1540

37

Assim, algumas contas sero reaproveitadas para brincos, pulseiras, ou ento sero reincludas em outros fios-de-contas. H um circuito simblico do princpio de unidade que mantido com objetos convencionalmente sacralizados e que tenham laos e relaes intermembros do terreiro. Certamente, nesse caso a conta uma relquia de um indivduo, do seu santo, da sua Nao, ou do terreiro vnculos estabelecidos pelos materiais e principalmente pelo cdigo cromtico manifestado intencionalmente nos prprios fios-decontas. Alm das marcas intencionais e cclicas que fazem a dinmica visual e simblica dos fios-de-contas, outras sero efmeras, contudo includas nos mesmos princpios de ampliao do ideal sagrado pelos materiais. (op.cit, p. 64).

Contas no so enfiadas de qualquer jeito. H que se ter cuidados especiais para faz-las seja para uso prprio ou para outro membro do terreiro. De acordo com Lody, fundamental dominar o cdigo cromtico e simblico da Nao, dos tipos de fios-de-contas e funes religiosas e hierrquicas,
PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

constituindo etapa do aprendizado inicitico que ocorre na recluso do ronc15. Algumas hipteses so to sagradas para o pesquisador que podem coagular seu olhar. As contas de candombl tambm se tornam sagradas ao serem lavadas e preparadas em diferentes tipos de rituais. Mas esse sagrado, diz Lody, deve ser freqentemente renovado tomando-se por referncia o sagrado original, o sagrado-matriz, relacionado-o aos fios-de-contas, assentamentos16, ferramentas-de-santo, entre outros smbolos do corpo, do santurio, da natureza, espaos no terreiro, todos comuns nos planos dos homens e dos deuses. isso que, segundo Lody, ajuda a despertar o ax individual, a energia, a essncia, a fora do iniciado. O fio-de-conta que uso nesse momento diz de mim e do tema que investigo o seguinte: nas comunidades de terreiros existem inmeras crianas e adolescentes. Elas ou pertencem famlia do pai ou me-de-santo ou esto ligadas aos filhos e filhas-de-santo dos terreiros. Assim como os adultos, essas crianas so iniciadas no candombl, desempenham funes especficas, recebem cargos na hierarquia dos terreiros e manifestam orgulho de sua religio. Na escola, porm, essas crianas e adolescentes so invisibilizadas e silenciadas.

15 16

Quarto onde o (a) ia ficar recolhido. Conjunto de objetos destinado a adorao do orix.

38 Com a aprovao da lei de ensino religioso a situao se agravou mais ainda. A invisibilidade e o silncio que submetem essas crianas e adolescentes aumentaram. Essa minha hiptese-fio-de-conta. Marca-me e me conduz, mas ser lavada, renovada, redistribuda com cada elemento novo que for a ela acrescentado, subtrado, modificado. Assim renovarei seu sagrado e seu sentido. Veremos que fio-de-conta estarei usando ao final.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

39

PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

Enfiamento de conta no terreiro de Me Beata

40 1.8 - E por que o candombl? A escolha do candombl como enfoque principal deste trabalho no significa que este estudo desvalorize as outras religies afro-brasileiras perante o candombl. O terreiro a que cheguei, em 1992, com o nico propsito de realizar uma reportagem um terreiro de candombl. Desde ento, minha afeio por esta casa, a amizade com sua me-de-santo, com outros filhos e filhas-de-santo deste terreiro e a curiosidade sobre esta religio aumentaram. Existe sobre o candombl um maior volume de material escrito e de estudos do que sobre qualquer outra religio afro-brasileira, o que tambm contribui. 1.9 - Sobre uma pescadora fotogrfica E sobre uma questo tica J na capa dessa pesquisa e em algumas das pginas de seu corpo at aqui, fica evidente que trabalho com fotografia. Essas e as que viro mostram que, atravs da fotografia, lancei vrias vezes uma espcie de rede luminosa aos mares e aos rios. Como pescadora fotogrfica trouxe rostos de crianas e adolescentes ampliados, com seus gestos, risos, olhares, roupas e paramentos religiosos. Lancei minha rede luminosa na v esperana de fixar o que tentava pescar. No fixei, no se deixaram fixar. Todos ainda se movimentam no espao fotogrfico com sua iluso esttica. Contudo, de alguma forma os trago e os exponho. Deixo suas fotos na margem e na margem ficam expostos. Temos na margem ento, uma questo tica que me foi apontada por vrias pessoas que pela margem passaram e sobre as fotos debruaram olhares. Entre elas e talvez a primeira, a professora Snia Kramer, do departamento de Educao da Puc-Rio. Preocupada h muito em suas pesquisas, com a exposio tanto de nomes verdadeiros como de imagens de crianas, Kramer discute o problema em Autoria e Autorizao: questes ticas na pesquisa com crianas.17 Em seu texto, a autora se pergunta, por exemplo, se os nomes verdadeiros das crianas observadas e entrevistadas
17

PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

Cadernos de Pesquisa, julho, 2002, n.116, p.41-59.

41 devem ou no ser explicitados na apresentao da pesquisa. No caso de fotografias e vdeos, Kramer indaga se a autorizao dada pelos adultos, em geral, seus pais, suficiente.

Aparentemente, parecia simples responder a cada uma das indagaes. No entanto, aspectos polmicos emergem. Quando trabalhamos com um referencial terico que concebe a infncia como categoria social e entende as crianas como cidados, sujeitos da histria, pessoas que produzem cultura, a idia central a de que as crianas so autoras, mas sabemos que precisam de cuidado e ateno. Elas gostam de aparecer, de ser reconhecidas, mas correto exp-las? Queremos que a pesquisa d retorno para a interveno, porm isso pode ter conseqncias e colocar as crianas em risco. Outras vezes, elas j esto em risco e no denunciar as instituies ou os profissionais pelo sofrimento imposto s crianas nos torna cmplices!Nesse sentido, as respostas ou decises do pesquisador podem no ser to fceis como pareceria primeira vista. (Kramer, 2002, p.42).
PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

Mais que discutir a forma como as crianas sero expostas nas pesquisas, Kramer discute o modo como o pesquisador lida com a criana observada e entrevistada. Para a autora, a pesquisa etnogrfica fornece estratgias e procedimentos metodolgicos, influenciando estudos do cotidiano escolar, da prtica pedaggica e das interaes entre crianas e adultos. De acordo com Kramer, a infncia hoje um campo temtico de natureza interdisciplinar (sociologia, histria, antropologia) e essa viso se difunde cada vez mais entre aqueles que pensam a criana, atuam com ela, desenvolvem pesquisa e implementam polticas pblicas. Alm disso, diz a autora, a epistemologia das cincias humanas e sua anlise crtica das relaes entre saber e poder colocam em destaque a centralidade da linguagem para a compreenso da condio e da dimenso humanas. Assim que Kramer tem se referenciado nas teorias de Benjamin, Baktin e Vygotsky para estudar a sociedade contempornea e a infncia em seus vrios aspectos, destacando, porm, o trabalho de Benjamin.

Desvelando o real, subvertendo a aparente ordem natural das coisas, as crianas, para Benjamin, falam no s do seu mundo e da sua tica; falam tambm do mundo adulto, da sociedade contempornea. Imbuir-se desse olhar infantil crtico aprender com as crianas e no se deixar infantilizar. Conhecer a infncia passa a significar uma das possibilidades para que o ser humano continue sendo sujeito crtico da histria que o produz. (op. cit.,p. 46).

42

Acompanhando vrias dissertaes de mestrado, teses de doutorado, alm de monografias que apresentavam pesquisas com crianas numa abordagem qualitativa, obviamente na narrativa, surge a necessidade de que os sujeitos aparecessem nomeados. De imediato, diz Kramer, alternativas como usar nmeros, mencionar as crianas pelas iniciais foram rejeitadas, j que essa via negava sua condio de sujeitos, desconsiderava sua identidade e simplesmente apagava quem eram e as relegava a um anonimato incoerente com o referencial terico que orientava a pesquisa. (id.,p.47). Por outro lado, como identificar as crianas que estudavam na nica escola da regio e seus depoimentos traziam muitas crticas escola, s professoras, s
PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

famlias? A avaliao da autora que nesse caso as crianas passariam a correr riscos. Kramer cita a soluo encontrada por alguns pesquisadores. Algebaile (1995) decidiu omitir o nome da escola e tratar as crianas pelo primeiro nome apenas. Em outros contextos o caminho utilizado foi pedir para que as crianas escolhessem nomes com que queriam aparecer na verso oficial do trabalho. No trabalho de Leite (1995), as crianas escolhem heris ou dolos (Bruce Lee, Van Damme, Daniele Mercury). J na pesquisa de S Earp (1996), as crianas optaram por nomes de jogadores de futebol famosos na poca (Svio, Romrio, Tlio, Ronaldinho). No caso das fotografias de crianas, a pesquisadora interroga:
Quem autoriza a participao, o nome, a gravao? Quem autoriza a utilizao de fotografias? Sabemos que o adulto, e concordamos que necessrio que assim seja, mais uma vez para proteger as crianas, para evitar que suas imagens sejam exploradas, mal-usadas. Mas se a autorizao quem d o adulto, e no a criana, cabe indagar mais uma vez: ela sujeito da pesquisa? Autoria se relaciona autorizao, autoridade e autonomia. Pergunto: como proteger e ao mesmo tempo garantir autorizao? Como resolver esse impasse? (op. cit, p. 53).

No h uma resposta absoluta no texto de Kramer. Ele mesmo no se prope a isso. H preocupaes muito importantes e fundamentais da autora com o uso abusivo, indiscriminado e generalizado de imagens de crianas. Isso diz respeito a todos ns que utilizamos fotografia em pesquisa. Estaremos agindo como se a pesquisa tivesse um patamar mais elevado que o cotidiano e no devesse haver regulamentao dessa questo?, pergunta Kramer que tambm

43 sugere: Para alm da dicotomia entre a dimenso jurdica e a censura s imagens contraposta exposio das crianas e jovens em funo da pesquisa, talvez seja preciso definir princpios ticos que ajudem a enfrentar o uso indevido e leviano da imagem em prticas que por vezes parecem movidas pela idia de que o show deve continuar. (op.cit., p.54). 1.10 Duas etnografias Busquei refletir sobre essa questo com Kramer porque, durante todo esse tempo no terreiro, meu olho no buscou ver sozinho. Desde o incio olhei com, e pela mquina fotogrfica. Na verdade, o trabalho que apresento constitudo de duas etnografias e para ambas, as reflexes de Kramer, apoiadas em Benjamin,
PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

estaro comigo. Uma das etnografias fiz escrevendo como se conhece o ato de escrever e outra, escrevi com luz, j que, como explica Barthes, em latim fotografia se diria: imago lucis opera expressa; ou seja: imagem revelada, tirada, espremida por ao da luz. (Barthes, 1984, p.121). Nesta pesquisa, h fotos que fiz, outras que outros fotgrafos fizeram e algumas que foram cedidas pelas famlias das crianas dos terreiros. Todas autorizadas pelos responsveis e pelas crianas. Tambm uso seus nomes verdadeiros e seus nomes na religio. Foi assim que convivemos durante muitos anos. Quando devolver esse trabalho para a escola, as fotos de Michele18 (j adolescente) e Alessandra, sua irm, sero retiradas e elas j escolheram e j esto sendo apresentadas com outros nomes (a exemplo das sugestes encontradas do texto de Kramer). Isso porque a escola de Michele foi a nica em que estive para observaes e entrevistas e ela ser facilmente identificada. Parece-me que esse seja o procedimento mais correto j que nem ela nem a irm assumem na escola que so do candombl. As fotos na escola (identificada por um nome fictcio) foram autorizadas pela diretora. Tambm estive na escola de Jailson e Joyce, em 1996, eles ainda eram menores e no estudam mais l. Portanto, no h problema mant-los no trabalho oficial. O acordo que fiz com

18

Todas essas crianas sero apresentadas detalhadamente mais adiante.

44 todos eles vai at a defesa e exposio da tese. Qualquer movimento a partir da ter de ser rediscutido. Digo ainda que as fotos que fiz no funcionam como um anexo ao texto principal de minha pesquisa. Justamente por isso, no esto ao final deste trabalho, mas ao longo dele. Tambm no foram feitas para que tenhamos um espetculo. Na verdade, elas quase chegam a ser o texto principal de minha tese. Por mais que eu me esforasse em escrever, h situaes que s a fotografia consegue mostrar e fazer ver. Concordo com o fotgrafo Arthur Omar para quem, H coisas que s podem ser vistas e produzidas em situao de ato fotogrfico, ou seja, atravs da existncia da cmera. (Omar, 1997, p.9). Meu olho nu e sozinho no daria conta de partilhar o que vi ao longo desses anos. Foi com a
PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

mquina e atravs das fotos que, espero, tenha trazido eticamente, algo do processo. Tambm no sei fazer diferente. De tanto escrever fotografando e fotografar escrevendo, em mim j no se separam mais o olhar do fotgrafo e do pesquisador. Sei que tanto um como outro, ao olharem o real investigado, o fazem de algum lugar, definem um mtodo de interveno nesse real observado e propem um recorte neste real19. Um olhar est impregnado do outro. Um j no olha mais sem o outro e vo construindo um texto nico, inseparvel, misto de letras e luz.

19

A esse respeito publiquei o artigo Fotografia e pesquisa em dilogo sobre o olhar e a construo do objeto, Revista Teias (Faculdade de Educao da UERJ), nmero4/julho/dez. 2001.

Вам также может понравиться