Вы находитесь на странице: 1из 3

5.

Reduo da gerao de resduos


5.1 Alternativas
A questo dos efluentes industriais nos dias atuais exige uma concientizao urgente da sociedade como um todo. O desenvolvimento industrial permitiu o acesso ao consumo de muitos bens necessrios ao desenvolvimento da humanidade, a substituio do trabalho braal pelo mecnico, tudo contribuindo para aumentar enormemente o acesso cultura, melhorar o nvel de vida das pessoas e prolongar, com qualidade, o tempo de vida do ser humano. Por outro lado, nos dias atuais o conceito de economia globalizada pressupe uma concorrncia elevada entre empresas de produo de bens de consumo. Para se manterem nesta concorrncia necessitam fabricar cada vez mais e com mais tecnologia e apresentar uma maior produtividade. Para atender esta lgica, necessrio que os produtos gerados sejam cada vez mais rapidamente substitudos. O comentrio acima apresentado para que se possa contrapor algumas questes para reflexo: O desenvolvimento e crescimento sem controle, sem preocupao com o esgotamento dos recursos naturais e com o meio ambiente, onde nos levar? A preocupao em vender mais e mais produtos passa pela necessidade de criar novos mercados que permitam continuar o crescimento econmico, quando um determinado patamar j se encontra saturado. Quais os critrios? A produo de bens materiais esgota-se quando estiverem satisfeitas todas as necessidades dos consumidores. Neste momento torna-se necessrio criar novas necessidades, que originem novos mercados. Qual a lgica? Quantos esto preocupados se isto ir ou no provocar novos problemas para o ser humano e o meio ambiente? A lgica do crescimento contnuo, permite uma comparao com as bactrias ou qualquer outra espcie de ser vivo: a espcie vai-se multiplicando at o esgotamento dos recursos, ou at que o desenvolvimento duma espcie antagnica reponha o equilbrio. Com o domnio praticamente completo dos seus inimigos naturais, exceto os de menor tamanho, a sociedade humana enfrenta hoje um dilema: ou consegue auto-regular rapidamente a sua expanso, ou inevitavelmente vai perecer da mesma forma que algumas bactrias, isto , por esgotamento dos recursos, ou devido a uma alterao to drstica do seu meio ambiente que poder pr em risco a sua prpria existncia.

Paralelamente com o esgotamento dos recursos naturais, surge o problema dos resduos gerados, tanto pelo prprio processo produtivo ou pelo descarte dos produtos aps o seu ciclo de vida til. Uma abordagem possvel para a problemtica dos resduos est no que se pode chamar de os 3Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Inclusive na sequncia apresentada. 3.1.1- Reduo, Reutilizao e Reciclagem i) Em primeiro lugar, verificar se no ser possvel evitar ou reduzir a produo do resduo, como por exemplo, utilizando produtos fabricados de forma diferente (matrias primas ou processos), ou prolongando o tempo de vida til do produto. A melhor forma de resolver um problema evitar o seu aparecimento. Se cada vez que um problema surgir, nos limitarmos a procurar medidas para a sua remediao, poderemos estar, mesmo que inconscientemente, contribuindo para a manuteno da situao. Em segundo lugar, verificar se no possvel encontrar uma nova serventia para esse resduo ou produto, em que grande parte das suas propriedades ainda possam ser mantidas (reutilizao). Como exemplo pode-se citar o caso dos pneus recauchutados: grande parte dos materiais usados para o seu fabrico e toda a tecnologia vo ser aproveitados, apenas se acrescentando a borracha gasta durante o seu primeiro ciclo de vida. Finalmente quando no possvel aproveitar grande parte do valor do produto podemos tentar a terceira alternativa, ou seja, aproveitar a matria prima que o constitui, em alguns casos para fabricar produtos idnticos, como no caso do uso de sucatas de ao para produzir perfis e chapas com caractersticas similares ao do produto original. Neste caso estamos efetuando a operao denominada reciclagem. Finalmente, se o resduo j tiver sido produzido e no puder ser mais reciclado, restam as seguintes opes: Trat-lo preferentemente de uma forma que passe a ser inerte. Se no for possvel torn-lo inerte, dar uma disposio final de forma segura. Depois de disposto, monitor-lo quanto a aspectos de infiltraes ou outros efeitos nocivos.

ii)

iii)

Entretanto a questo no de soluo to simples. Existe uma corrente muito forte no sentido de inverter a lgica dos 3Rs. Diminui-se o tempo de vida til dos produtos, promovendo a sua substituio precoce. Simultaneamente apresenta-se a reciclagem como a forma amigvel de recuperar o dficit ambiental gerado pela onda consumista. Combater a publicidade que conduz espiral do consumo uma das formas de evitar o esgotamento dos recursos e diminuir os subprodutos industriais que destroem o nosso equilbrio ecolgico. Os benefcios da reciclagem s tero efeitos prticos, se ao mesmo tempo se inverter a tendncia de diminuio da vida til dos produtos e se encontrar uma forma industrializada para sua reutilizao.

Вам также может понравиться