Вы находитесь на странице: 1из 16

O EMPREGO DA ENERGIA SOLAR TRMICA EM LOCALIDADES COM POUCA DEMANDA DE ENERGIA ELTRICA

Trica Chaves da Silva 1

SUMRIO: 1.Introduo; 2.Radiao; 3.Fontes alternativas de energia; 4.Sistemas de aquecimento solar; 5.Coletores solares; 6.Tanques de armazenamento; 7. Requisitos para uma boa instalao; 8.Consideraes finais e 9. Referncias RESUMO: A energia tem sido atravs da histria a base do de senvolvimento das civilizaes. chegada a hora de ingressar na era das Fontes Alternativas de Energia, devido a vrios fatores, como por exemplo, a crise do petrleo, dificuldades para a construo de novas centrais hidroeltricas e termeltricas, e outras formas de energia suja que causam degradao do meio ambiente. A energia solar a font e primordial de energia do planeta, uma vez que todas as formas de energias existentes so originadas da ao de radiao solar sobre a Terra. A energia Termo Solar, que utiliza a energia do sol, pode ser utilizada para aquecimento de gua em suas mais diversas aplicaes, tais como para substituio de chuveiros eltricos, piscinas trmicas, estufas, secadoras, saunas e etc. Neste artigo ser mostrado como o aquecimento de gua utilizando a energia solar, atravs de coletores solares e armazenamento em reservatrios especiais pode ser vantajoso, tanto do ponto de vista econmico quanto do ponto de vista ecologicamente correto. PALAVRAS-CHAVE: Energia solar, fontes renovveis, radiao, coletores solares. ABSTRACT: Energy has been throughout history the basis for development of civilizations. It's time to enter the era of Alternative Sources of Energy, because to several factors, such as the oil crisis, difficulties in the construction of new hydroelectric plants and power plants, and other forms of dirty energy that cause degradation of the environment. Solar energy is the primary source of energy on the planet since all existing forms of energy are derived from the action of sunlight on Earth. Term Energy Solar, whi ch uses the sun's energy, can be used to heating water in its various applications, such as for replacing electric showers, thermal pools, greenhouses, dryers, saun as and so on. This work will shown how as heating water using solar energy through solar collectors and storage in special containers can be advantageous, both economically and in terms of eco-friendly. KEY-WORDS: Energy solar, alternative sources collectors.

of energy, radiation, solar

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Antoine Lavoisier


1

Trica Chaves da Silva aluna graduanda de Engenharia Eltrica pela Faculdade rea 1.

1 INTRODUO

Energia Solar a energia produzida e emitida pelo Sol devida s reaes atmicas que ocorrem em seu interior. So reaes onde a radiao consegue transformar tomos de hidrognio em tomos de hlio. A Terra recebe apenas 2x10-9, mas ainda assim, isso corresponde a 1500 quatrilhes de quilowatts hora (o equivalente a 10 bilhes de Itaipus ). 34% da energia so difundidos no espao pelos gases e poeiras da atmosfera ou refletidos pelas nuvens e volta para o espao; 19% so absorvidos pelas diferentes camadas da atmosfera e os outros 47% chegam a Terra e so absorvidos na forma de calor. A energia que atinge a superfcie terrestre, a partir da, vo para inmeras atividades do homem. O aproveitamento da energia gerada pelo Sol, inesgotvel na escala terrestre de tempo, tanto como fonte de calor quanto de luz, hoje, sem sombra de dvidas, uma das alternativas energticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milnio. No Brasil os primeiros aquecedores surgiram nos anos 70, impulsionado pela crise do petrleo. Em 1973, empresas passaram a utiliz-la comercialmente (ABRAVA, 2001). Segundo informaes da Associao Brasileira de Refrigerao, Ar condicionado, Ventilao e Aquecimento (ABRAVA, 2001), existem at recentemente cerca de 500.000 coletores solares residenciais instalados no Brasil. Somente com aquecimento domstico de gua para banho, so gastos anualmente bilhe s de kWh de energia eltrica 2, os quais poderiam ser supridos com energia solar, com enormes vantagens socioeconmicas e ambientais. O sol uma fonte de energia renovvel, e o aproveitamento desta energia tanto como fonte de calor como fonte de luz uma das alternativas energticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milnio. A energia solar utilizada para aquecimento de gua a soluo ideal para reas mais afastadas e ainda no eletrificadas ou com demanda eltrica insuficientes para a instalao .
Tabela 01: Quadro comparativo de diversas fontes de energia

Para cada m2 de coletor solar instalado permite: - Economizar 55 kg de GLP por ano - Economizar 66 litros de diesel por ano - Evitar a inundao de cerca de 56 m 2 de terras para a gerao de energia eltrica - Economizar 215 kg de lenha por an o

Fonte: ASTROSOL

O territrio brasileiro, devido as suas propores continentais e localizao tropical, possui um dos maiores potenciais do mundo para a utilizao d a energia solar como forma alternativa de energia.
2

Nesta afirmativa, considerou-se que o chuveiro/aquecedor eltrico representa cerca de 25% do consumo residencial de energia eltrica e tomou-se como referncia os dados de 1998 [MME,1999].

Hoje no Brasil a aplicao em maior escala da energia solar est no uso de aquecedor solar para substituir o chuveiro eltrico, mas mesmo assim a utilizao ainda pequena perto do potencial ofereci do, devido ao custo do sistema de aquecimento ser elevado em comparao ao custo de um chuveiro eltrico. Fatores tm contribudo para o crescimento do mercado so: a divulgao dos benefcios do uso da energia solar; a iseno de impostos que o setor obteve e a necessidade de reduzir os gastos com energia eltrica durante o racionamento em 2001 (ABRAVA, 2001). Outro elemento propulsor dessa tecnologia a Lei n 10.295, de 17 de outubro de 2001, que dispe sobre a Poltica Nacional de Conservao e Uso Racional de Energia e promoo da eficincia nas construes do Pas. Considerando dados solarimtricos do Brasil, h regies que proporcionam 65% de economia e outras, mais quentes, que podem atingir at 80% d e economia anual, na gerao de gua quente (CEMIG). Segundo dados do PROCEL (1998), uma grande parcela da produo de energia do pas utilizada no aquecimento de gua, com 26% do consumo domstico, conforme figura 01 abaixo:

Figura 01 Distribuio de consumo de energia eltrica domstica no Brasil (PROCEL, 1998).

A necessidade de utilizar a energia solar trmica se explica devido s localidades com pouca demanda de energia eltrica, o que implicaria em gastos de reforo na rede eltrica da concessionria local para su prir a demanda. Algumas casas na zona rural, por exemplo, so transformadas em hotis, pousadas e no disponibilizam de energia suficiente para um determinado nmero de hspedes. Com o uso da energia solar para aquecimento de gua, alm da economia com gastos no consumo da energia eltrica, temos uma fonte d e energia ecologicamente limpa, inesgotvel e gratuita. Ela pode ser utilizada no somente em substituio aos chuveiros eltricos, mas tambm para aquecimento da gua em piscinas, ofurs, cozinhas, vestirios.

2- RADIAO

A energia solar a fonte primordial de energia do planeta, uma vez que rodas as fontes de energia existentes so originadas da ao de radiao solar sobre a Terra. Esta radiao que incide sobre a superfcie do planeta, cerca de 10.000 vezes superior demanda bruta de energia atual da humanidade. O nosso planeta, em seu movimento anual em torno do Sol, descreve em trajetria elptica um plano que incli nado de aproximadamente 23,5 com relao ao plano equatorial. Esta inclinao responsvel pela variao da elevao do Sol no horizonte em relao mesma hora, ao longo dos dias, dando origem s estaes do ano e dificultando os clculos da posio do Sol para uma determinada data, como pode ser visto na figura.

Figura 02: Estaes do ano (brazadv)

Segundo Cometta (1998, p.7), A quantidade de energia solar que atinge a Terra em dez dias equivalente a todas as reservas de combustvel conhecidas. O Brasil recebe elevados nveis de incidncia da radiao solar praticamente durante todos os meses do ano, inclu sive no ms de junho, correspondente ao solstcio de inverno para o Hemisfrio Sul. A radiao solar que atinge o topo da atmosfera terrestre provm da regio da fotosfera solar que uma camada tnu e com aproximadamente 300 km de espessura e temperatura superficial da ordem de 5800 K. Porm, esta radiao no se apresenta como um modelo de regularidade, pois h a influncia das camadas externas do Sol (cromosfera e coroa), com pontos quentes e frios, erupes cromosfricas, etc. A radiao solar radiao eletromagntica que se propaga a uma velocidade de 300.000 km/s, podendo -se observar aspectos ondulatrios e corpusculares. atravs da teoria ondulatria, que so definidas para os diversos meios materiais, as propriedades na faixa solar de absor o e reflexo e, na faixa de 0,75 a 100 mm, correspondente ao infravermelho, as propriedades de absoro, reflexo e emisso.

No Brasil, entre os esforos mais recentes e efetivos de avaliao da disponibilidade de radiao solar, destacam -se os seguintes: a) Atlas Solarimtrico do Brasil, iniciativa da Universidade Federal de Pernambuco UFPE e da Companhia Hidroeltrica do So Francisco CHESF, em parceria com o Centro de Referncia para Energia Solar e Elica Srgio de Salvo Brito CRESESB; b) Atlas de Irradiao Solar no Brasil, elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia INMET e pelo Laboratrio de Energia Solar LABSOLAR, da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. O Atlas Solarimtrico do Brasil (2000) apresenta uma estimativa da radiao solar incidente no pas, resultante da interpolao e extrapolao de dados obtidos em estaes solarimtricas distribudas em vrios pontos do territrio nacional. A energia solar incidente no meio material pode ser refletida, transmitida e absorvida. A parcela absorvida d origem, conforme o meio material, aos processos de fotoconverso e termoconverso. Alm das condies atmosfricas (nebulosidade, umidade relativa do ar), a disponibilidade de radiao solar, tambm denominada energia tot al incidente sobre a superfcie terrestre, depende da latitude local e da posio no tempo (hora do dia e dia do ano). A maior parte do territrio brasileiro est localizada relativamente prxima da linha do equador, de forma que no se observam grandes variaes na durao solar do dia. Contudo, a maioria da populao brasileira e das atividades socioeconmicas do Pas se concentra em regies mais distantes do equador. Desse modo, para maximizar o aproveitamento da radiao solar, pode -se ajustar a posio do coletor ou painel solar de acordo com a latitude local e o perodo do ano em que se requer mais energia. Somente parte da radiao solar atinge a superfcie terrestre, devido reflexo e absoro dos raios solares pela atmosfera. Mesmo assim, estima-se que a energia solar incidente sobre a superfcie terrestre seja da ordem de 10 mil vezes o consumo energtico mundial (CRESESB 3, 2000). importante salientar que mesmo as regies com menores ndices de radiao apresentam grande potencial de aproveitamento energtico.
2.1 Radiao solar a nvel do solo

De toda a radiao solar que chega s camadas superiores da atmosfera, apenas uma frao atinge a superfcie terrestre, devido reflexo e absoro dos raios solares pela atmosfera. Esta frao que atinge o solo constituda por um componente direta (ou de feixe) e por uma componente difusa.

Centro de Referncia para Energia Solar e Elica.

Figuras 03 - Componentes da radiao solar ao nvel do solo (Portal So Francisco)

Se a superfcie receptora estiver inclinada com relao horizontal, haver uma terceira componente refletida pelo ambiente do entorno (solo, vegetao, obstculos, terrenos rochosos, etc.). Antes de atingir o solo, as caractersticas da radiao solar so afetadas por interaes com a atmosfera devido aos efeitos de absoro e espalhamento. Estas modificaes so dependentes da espessura da camada atmosfrica. Devido alternncia de dias e noites, das estaes do ano e perodos de passagem de nuvens e chuvosos, o recurso energtico solar apresenta grande variabilidade, induzindo, conforme o caso, seleo de um sistema apropriado de estocagem para a energia resultante do processo de converso.
3- FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

O termo fonte alternativa de energia no deriva apena s de uma alternativa eficiente, ele sinnimo de uma energia limpa, pura, no poluente, a princpio inesgotvel e que pode ser encontrada em qualquer lugar pelo menos a maioria na natureza. A energia renovvel a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, mars e calor, que so renovveis (naturalmente reabastecidos). As fontes de energia podem ser divididas em dois grupos principais: permanentes (renovveis) e temporrios ( norenovveis). Em princpio, as fontes permanentes so aquelas que tm origem solar. A construo do conceito de desenvolvimento sustentvel se deu incio na Conferncia de Estocolmo (United Nations Conference on the Human Evironment), em 1972. As fontes de energia hoje conhecidas, podem ser classificadas em dois tipos: fontes primrias, originadas de processos fundamentais da natureza, como a energia dos ncleos dos tomos, energia gravitacional e a energia liberada pelo sol; e secundrias, derivadas das primeiras, representando apenas transformaes e ou diferentes formas daquelas, tais como a energia da biomassa (energia solar) e a das mars (energia gravitacional) (SILVA, 2004).

As formas mais utilizadas de produo de energia se baseiam no uso intensivo dos recursos naturais.

Figura 04 Diversas fontes renovveis de energia Fonte:(COMCIENCIA)

Os sistemas de energia alternativa ainda se encontram num estagio de desenvolvimento relativamente primitivo. Mas j oferecem ao mundo fontes de energia primrias potencialmente enormes, sempre sustentveis e, de alguma forma disposio. Segundo as Naes Unidas, em 1998 o consumo mundial de energia primria proveniente de fontes no renovveis (petrleo, carvo, gs natural e nuclear) correspondeu a aproximadamente 86% do total, cabendo apenas 14% s fontes renovveis. Pode-se constatar que mais cedo ou mais tarde a oferta destas fontes no renovveis ser reduzida, obrigando a utilizao de outras fontes de energia. Neste ponto, muitos especialistas apontam as fontes de energias renovveis como a nica soluo de suprimento de energia para um desenvolvimento econmico e ambientalmente sustentvel. As fontes renovveis de energia aparecem hoje como as melhores opes para um futuro sustentvel para a humanidade. Existem duas formas de utilizar a energia solar: ativa e passiva. O mtodo ativo se baseia em transformar os raios solares em outras formas de energia trmica ou eltrica enquanto o passivo utilizado para o aquecimento de edifcios ou prdios, atravs de concepes e estratgias construtivas. As fontes alternativas de energia vm atravs dos tempos ganhando mais adeptos e fora no seu desenvolvimento e aplicao, tornando-se uma alternativa vivel para a atual situao em que o mundo se encontra.

4 SISTEMAS DE AQUECIMENTO SOLAR

A energia solar adquirida de duas formas: atravs da energia solar fotovoltaica e da energia solar trmica, que utiliza a luz do Sol para aquecimento da gua e aquecimento residencial. No Brasil, dentre os sistemas trmicos que tm como fonte energtica a energia solar, os sistemas de aquecimento de gua com coletores de placa plana so os mais difundidos. O nosso clima permite utilizar, na maior parte das localidades, instalaes com circulao natural, onde a reduo da densidade da gua aquecida produz o movimento necessrio circulao da mesma entre os coletores e o reservatrio. A tecnologia da fabricao dos coletores destes sistemas plenamente dominada pela indstria, podendo -se ainda buscar aperfeioamentos na seleo de materiais, metodologias de dimensionamento mais adequadas, gerenciamento energtico das instalaes, etc. Sistemas mais sofisticados, utilizando concentrao da radiao solar e/ou superfcies seletivas, podem permitir o aquecimento de gua (ou outros fluidos) em temperaturas mais elevadas, sendo ainda muito pouco utilizados pelo comrcio. A energia solar tambm pode ser utilizada para aquecer o ar. Usados principalmente para aquecimento de ambientes, os coletores de aquecimento de ar so normalmente construdos integrados s edificaes, buscando o conforto trmico na condio de inverno. Quando combinados com outros elementos da construo, alm do aquecimento passivo no inverno podem tambm facilitar a ventilao dos ambientes, limitando o aquecimento exagerado no vero. Um bom projeto depende do conhecimento dos mecanismos do condicionamento passivo, propriedades dos materiais, disponibilidade de equipamentos no mercado e de explorar as variaes sazonais do movimento aparente do Sol, resultando na diminuio da carga trmica e no aumento da sensao de conforto em edificaes durante o ano todo. O aproveitamento trmico para aquecimento de fluidos feito com o uso de coletores ou concentradores solares. A converso direta da energia solar em energia solar em energia eltrica ocorre por meios da radiao (calor e luz) sobre determinados materiais, particularmente os semicondutores. Um destes processos o efeito termoeltrico que se caracteriza pelo surgimento de uma diferena de potencial, provocada pe juno de dois metais, em condies especficas. Um sistema bsico de aquecimento de gua por energia solar composto por coletores solares (placas), que absorvem a energia e reservatrio trmico (boiler), que armazena a gua quente. A gua circula entre os coletores e reservatrio atravs do sistema natural chamado termossifo. Ou pode ser circulado atravs do sistema de motobombas circulao forada ou bombeado que usado quando se tem sistemas com grandes volumes. A escolha entre um sistema ou outro dep ender da carga energtica a cobrir e da possibilidade de colocar o depsito acumulador acima da bateria de coletores. Em definitivo, o termossifo aconselhvel para pequenas instalaes e a circulao forada indicada para instalaes mdias ou grande s. Os dois sistemas de aquecimento solar mais utilizados so:

- Circulao em termossifo; - Circulao forada.


4.1 Circulao por termossifo

Consiste na circulao de gua entre os coletores e o reservatrio que ocorre sem o auxlio de uma bomba hidrulica. A circulao em termossifo auto-regulada, estabelecendo -se sempre que existe suficiente irradiao. O fluido trmico nos coletores aquece, tornando se menos denso e subindo do coletor para o reservatrio trmico. O mesmo fluido a temperaturas diferentes tem tambm densidades diferentes, quanto maior a sua temperatura menor a sua densidade. Por isso, quando se aquece um fluido, est e tem tendncia a estratificar -se ficando a parte mais quente na zona superior. No sistema de termossifo a gua aquecida pelo sol no coletor sobe empurrando a gua mais fria do depsito, forando-a a tomar o seu lugar, descendo, para subir novamente quand o, por sua vez for aquecida. O depsito deve ficar acima do coletor, seno d -se o fenmeno inverso quando j no houver sol (termossifo invertido). Estes sistemas so compostos pelo coletor solar, depsito acumulador, purgador, vaso de expanso e outros pequenos acessrios. (Portal das Energias Renovveis, 2004).
4.2 Circulao forada

A circulao forada caracterizada pela existncia de uma bomba circuladora para forar a circulao do fluido de transferncia nos coletores. Esta bomba comandada por uma unidade de controle que reage diferena de temperatura entre a gua sada dos coletores e a temperatura da gua na parte mais baixa do depsito. O sistema de controle (comando diferencial) est regulado de modo a colocar a bomba em funcionamento logo que a diferena de temperatura entre os coletores e o depsito atinja 5C. Estes sistemas so compostos pelo coletor solar, depsito acumulador, bomba eletrocirculadora, controlador diferencial, purgador, vaso de expans o e outros pequenos acessrios. (Portal das Energias Renovveis, 2004). Num sistema com circulao forada o acumulador instalado separadamente dos painis solares. Ao contrrio do que acontece nos sistemas de termossifo, o acumulador colocado verticalmente, o que resulta numa melhor estratificao dos nveis de temperatura e, consequentemente, num aproveitamento muito maior da energia solar. O sistema de apoio encontra-se em funcionamento por muito menos tempo, o que resulta numa maior poupana de energia. Pelo fato do acumulador ser colocado num local protegido, as perdas trmicas do depsito diminuem significativamente.
5 COLETORES SOLARES

Os coletores servem para converter a maior quantidade de radiao solar disponvel em calor e transferir este calor com o mnimo de perdas para o resto do sistema.

Quando os raios do sol atravessam o vidro da tampa do coletor solar, eles esquentam as aletas que so feitas de cobre ou alumnio e pintadas com uma tinta especial e escura que ajuda na absoro mxima da radiao solar. O calor passa ento das aletas para os tubos (serpentina) que geralmente so de cobre. Da a gua que est dentro da serpentina esquenta e vai direto para o reservatrio do aquecedor sola r. O nmero de coletores solares a ser usado numa instalao depende do tamanho do reservatrio trmico, mas pode tambm variar de acordo com o nvel de insolao de uma regio ou at mesmo de acordo com as condies de instalao. Normalmente, um coletor solar constitudo no s pela superfcie absorvente, mas tambm por elementos de proteo trmica e mecnica da mesma:

Existem diversos tipos de coletores solares trmicos, diferindo na prote o trmica que utilizam na utilizao, ou no, de concentrao e adequados a diferentes temperaturas de utilizao: i) Coletores de tubo de vcuo (aquecimento de guas e produo de vapor) ii) Coletores concentradores (CPC) com cobertura (aquecimento de guas e produo de vapor) iii) Coletores planos com cobertura (aquecimento de guas) iv) Coletores planos sem cobertura (aquecimento de piscinas)
5.1 Coletor solar plano

o mais comum e destina-se a produo de gua quente a temperaturas inferiores a 100C. O uso dessa tecnologia ocorre principalmente em residncias. A pea fundamental de um coletor plano a placa absorvente. Esta consiste numa chapa metlica com uma absoro elevada, ou seja, uma chapa que apresenta boas caractersticas de absoro de calor com revestimen to preto-bao ou com revestimento seletivo e tubos de transferncia de calor.
5.2 Coletores concentradores

Para atingir temperaturas mais elevadas h que diminuir as perdas trmicas do receptor. Os sistemas assim concebidos chamam-se concentradores, e

concentrao precisamente a relao entre a rea de captao (a rea de vidro que serve de tampa caixa) e a rea de recepo.

5.3 - CPC ou coletores concentradores parablicos

O desenvolvimento da ptica permitiu muito recentemente a descoberta de um novo tipo de concentrador (chamados CPC ou Winston) que combinam as propriedades dos coletores planos (tambm podem ser montados em estruturas fixas e tm um grande ngulo de viso o que tambm permite a captao da radiao difusa) com a capacidade de produzirem temperaturas mais elevadas (>70C), como os concentradores convencionais do tipo de lentes. A diferena fundamental entre coletores parablicos e planos a geometria da superfcie de absoro, que no caso dos CPCs a superfcie absorvedora constituda por uma grelha de alhetas em forma de acento circunflexo, colocadas por cima de uma superfcie refletora. A captao solar realiza se nas duas faces das alhetas j que o sol incide na parte superior delas e os raios que so refletidos acabam por incidir na parte inferior das alhetas, aumentando assim ainda mais a temperatura do fluido e diminuindo as perdas trmicas. (Portal das Energias Renovveis, 2004). Os sistemas solares trmicos de aquecimento de gua so tradicionalmente compostos de um conjunto de coletores e um reservatrio trmico para armazenamento da energia na forma de calor. Os coletores solares planos, empregados para aquecimento de gua, podem ser classificados em dois grupos: coletores fechados e abertos. Segundo Pereira et. al. (2003, p. 244), Os coletores fechados so coletores utilizados para promover o aquecimento de gua at temperaturas da ordem de 60 0C, enquanto que os coletores abertos so recomendados para aquecimento de piscinas. Os componentes bsicos da instalao de coletores solares planos, fechados, em residncias so: i) Caixa externa - geralmente fabricada em perfil de alumnio, chapa dobrada ou material plstico. ii) Isolamento trmico - materiais isolantes mais utilizados na indstria nacional so l de vidro ou de rocha e espuma de poliuretano colocados na base e laterais do coletor. Sua funo minimizar as perdas de calor para o meio. iii) Tubos flauta calhas: superior e inferior - tubos atravs dos quais o fluido escoa no interior d o coletor. Normalmente, feita de cobre devido sua alta condutividade trmica e resistncia corroso. iv) Placa absorvedora (aletas) - em cobre ou alumnio, responsvel pela absoro e transferncia da energia solar para o fluido de trabalho. v) Tintas - as aletas so pintadas de preto fosco para melhor absoro da energia solar. No mercado internacional h preponderncia do uso de superfcies seletivas, enquanto no mercado nacional empregam-se tintas comerciais.

vi) vii)

Cobertura transparente: geralmente de vidro, policarbonato ou acrlico. Vedao - importante para manter o sistema isento da umidade externa (PEREIRA et.al., 2003, p.254).

O calor resultante da converso trmica da radiao solar armazenado num reservatrio trmico de acumulao. A ligao e transferncia de calor entre o coletor solar e o reservatrio, efetuada por um circuito hidrulico de acordo com uma das seguintes configuraes: circuito direto onde o fluido que circula nos coletores solares a gua de consumo. E circuito primrio nestes coletores circula um determinado fluido trmico, em circuito fechado e com permuta trmica para o circuito de consumo (secundrio) num permutador de calor interior ou exterior ao depsito. O fluido trmico dentro do reservatrio arrefece e desce para os coletores. O estabelecimento da circulao em termossifo implica a colocao do reservatr io acima do coletor solar.
6 TANQUES DE ARMAZENAMENTO

Um tanque de armazenamento ou de armazenagem tambm designado por reservatrio um recipiente destinado a armazenar fluidos presso atmosfrica e a presses superiores atmosfrica. Em sistemas de aquecimento solar, o tanque para armazenamento solar ou tanque recolhedor usado para armazenar a gua aquecida. E o calor tambm pode ser armazenado no reservatrio de gua quente . A energia fornecida pelo sol no pode ser controlada e raramente coincide com a variao das necessidades de energia trmica. Desta forma necessrio armazenar o calor solar gerado para ser utilizado quando necessrio. Idealmente deveria ser possvel armazenar a energia trmica gerada durante o vero para ser utilizada no inverno (armazenamento sazonal). Os tanques de presso esto disponveis em ao inoxidvel, esmaltados ou revestidos em plstico. Para manter a gua aquecida, o reservatrio deve contar com um baixo coeficiente de trocas trmicas com o ambiente, usar materiais que s ejam resistentes a corroso, que tenham uma boa rigidez estrutural.
6.1 Caractersticas de um bom tanque de armazenamento

Existe uma srie de caractersticas que influenciam a adequabilidade do tanque para armazenamento de calor: 1. Limitaes do tanque de armazenamento de gua quente Devido variao diria da radiao solar o tanque de armazenamento deve armazenar a gua quente para consumo para cerca de dois dias. Sempre que uma torneira aberta gua fria entra na parte in ferior do tanque de armazenamento. Deste modo no tanque existe gua fria, quente e morna. Por causa das diferentes densidades o efeito de estratificao trmica forma -se no tanque. A gua quente menos densa se junta no topo, a gua fria mais densa

na rea inferior do tanque. Este efeito de estratificao uma condio fundamental para o bom funcionamento do sistema solar.

2. Placa defletora na entrada de gua fria Este acessrio impede a mistura por turbulncia da gua fria que entra com a gua mais quente nas camadas superiores, impedindo, portanto a destruio parcial da estratificao trmica. 3. Extrao de gua quente Para tanques de armazenamento convencional a gua quente retirada do topo do tanque. Depois da gua quente sair do tanque forma -se gua morna nas tubagens, por arrefecimento. Esta gua fria volta a entrar na camada superior do tanque (tubos de circulao simples). Este processo destri a estratificao trmica e aumenta as perdas de calor, numa ordem de magnitude acima dos 15% do total das perdas do tanque de armazenamento. Para resolver este problema a tubagem de sada de gua quente deve ser colocada dentro do tanque de armazenamento, do topo para a base, atravs de uma flange na base ou fora do tanque em posio descendente, dentro do isolamento trmico. Desta forma as perdas de calor devidas ao distrbio do isolamento nas camadas mais quentes so evitadas. 4. Isolamento dos tanques de armazenamento Um bom isolamento trmico importante para a eficincia dum tanque de armazenamento. 5. Permutadores de calor e respectivas ligaes Idealmente as ligaes dos permutadores de calor para o circuito de aqueciemnto solar e adicional devem ser instaladas com tubagem em cotovelo para que as perdas de calor, atravs das ligaes, sejam reduzidas.
7 REQUISITOS PARA UMA BOA INSTALAO

Um sistema de aquecimento solar instalado corretamente pode economizar at 80% da energia eltrica consumida para banho. Essa proporo, entretanto, depende do correto dimensionamento do equipamento para atender o nvel de conforto pretendido pelos usurios. Para um melhor aproveitamento dos coletores solares, os mesmos devem estar voltados para a face norte e se no for possvel, para o noroeste ou nordeste. Buscar posies com o mnimo de sombreamento sobre os coletores nas horas de maior incidncia de calor a fim de aproveitar ao mximo a eficincia dos mesmos.

8 CONSIDERAES FINAIS

Locais com pouca demanda de energia eltrica so prejudicados pelos arranjos de distribuies energticas convencionais porm verificou -se que vivel o uso de energia solar trmica visto que uma forma de energia limpa e que no depende de concessionrias de energia para revitalizar o local. Uma das formas de avaliar, do ponto de vista econmico, os benefcios obtidos com a aquisio de um sistema solar trmico o tempo de retorno do investimento, isto , a razo entre o cu sto do sistema (investimento inicial) e as poupanas mdias anuais esperadas. Estas so calculadas considerando, pelo fato de se utilizar o sistema solar, que a fatura de energia convencional (eletricidade ou gs) reduzida anualmente num valor mdio equivalente energia fornecida pelo sistema solar. A energia solar trmica pode desempenhar um papel crucial na reduo de emisses de CO2 e na melhoria da qualidade de vida na sua comunidade. Existem atualmente cerca de dois milhes de domiclios rurais no atendidos, correspondendo a 80% do total nacional da excluso eltrica, ou seja, 10 milhes de brasileiros vivem no meio rural sem acesso a esse servio pblico (ELETRONORTE, 2006).

FIGURA 05 NDICES PERCENTUAIS DE NO ATENDIMENTO RURAL, POR ESTADO, NA FEDERAO FONTE: (ELETRONORTE, 2006)

Observa-se que as regies norte e nordeste possuem ndices de excluso eltrica bem superiores quando comparadas s demais regies.

O Brasil apresenta uma das melhores condies para o uso da energia solar, com uma das maiores mdias de radiao, principalmente na regio Nordeste, conforme observado figura 06.

FIGURA 06 RADIAO SOLAR GLOBAL DIRIA MDIA ANUAL TPICA (Wh/m2.dia) FONTE: (ANEEL, 2006)

O avano da tecnologia, principalmente na rea de energia solar, vem criando opes para a gerao alternativa de eletricidade, com a vantagem de ser no poluente. Alm de gerar desenvolvimento, a eletrificao de reas rurais isoladas proporciona diversos benefcios sociais, econmicos e culturais. Verificou-se que mais vivel utilizar a energia solar trmica, que uma energia limpa do que depender de concessionrias de energia para revitalizar o local. Morar em lugares com pouca demanda de energia eltrica, implica em gastos com o reforo na rede eltrica da concessionria local para suprir a demanda. Com o uso da energia solar para aquecimento de gua, alm da economia com gastos no consumo de energia eltrica, tem-se uma fonte ecologicamente limpa, correta, inesgotvel e gratuita.

9 - REFERNCIAS

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio -ambiente-energia-solar/ Acesso em 30 de maro de 2011. http://www.cresesb.cepel.br/index.php?link=/tutorial/tutorial_solar.htm - Acesso em 28 de maro de 2011. http://www.blue-sol.com/energia-solar.php - Acesso em 1 de abril de 2011. http://www.guilhermebahia.hpg.ig.com.br/pag6.htm GUERRINI, I. M.; Fontes alternativas de energia ; CDCC - USP - So Carlos; 2 de abril de 2011; PATZ, WOLFGANG. Energia Solar e Fontes Alternativas . 1.ed. Hemus.
Converso Trmica da Energia Solar , Cruz Costa, Jorge;Lebea, Eduardo, SPES/INETI (disponvel em:http://www.spes.pt/Manual_Instaladores.pdf ) Acesso em 5 de abril de 2011.

ALVARENGA, C. A. Energia Solar . Lavras: UFLA / FAEPE,2001; ELETRONORTE Centrais Eltricas do Norte do Brasil S.A.disponvel em http://www.eln.gov.br/luzparatodos/downloads/ManualRevi saoV2220805final.pdf acesso em 4 de abril de 2011. ABRAVA Associao Brasileira de Refrigerao, Ar condicionado, Ventilao e Aquecimento . So Paulo.Disponvel em: http://www.abrava.com.br/index.php;

Вам также может понравиться