Вы находитесь на странице: 1из 52

Manual Bsico de AutoCAD

Introduo/ Conceitos

Centro Universitrio Nove de Julho

INFORMTICA APLICADA ARQUITETURA E AO URBANISMO


INTRODUO COMPUTAO GRFICA MANUAL BSICO DE AUTOCAD Parte I - Instrues para os comandos
Prof.a Arq. Eliana Jorge Quartim Barbosa (reviso em 2007 para o AutoCAD 2006) Obs.: lista de comandos em ordem alfabtica na pg. 43, sumrio na pag.46. INTRODUO Neste manual tentamos reunir informaes bsicas para possibilitar ao aluno noes sobre o uso de um programa tipo CAD, que consideramos fundamental para atender os objetivos da disciplina. Apresentamos inicialmente algumas definies sobre Hardware e Software e sistemas operacionais. Esto disseminadas e em uso corrente vrias verses (Releases) do programa AutoCAD para serem usadas no ambiente Windows, tais como o AutoCAD 2000, 2002, 2004, 2006. Procuramos, neste curso, transmitir o que h de comum entre estas verses, dando nfase no AutoCAD 2006. Aos alunos que se interessarem, sugerimos que usem um sistema de teclas rpidas (com o alias, nome abreviado), que tem provado ser mais gil para a rotina do desenho em CAD, e pode ser aplicado na maioria dos casos em todas as verses citadas.

INTRODUO MICROINFORMTICA
HARDWARE ENTRADA DE DADOS Fazemos a entrada de dados para a memria do computador com os seguintes equipamentos (hardware): teclado, drives, cd-rom, mouse, digitalizador e mesa digitalizadora, caneta ptica, scanner, microfone, cmara tica, etc.. PROCESSAMENTO E ARMAZENAMENTO No processamento esto envolvidas a UAL (Unidade de Aritmtica e Lgica) com seus processadores e a Unidade de Controle, que controla o fluxo do programa que est sendo sendo executado. A Unidade de Controle e a Unidade de Aritmtica e Lgica formam um conjunto chamado CPU (Central Processing Unit = Unidade Central de Processamento). Os dados a serem processados tm de estar armazenados em memrias ao alcance dos processadores: so as memrias RAM (Random Access Memory) e a ROM (Read Only Memory). SADA DE DADOS Os equipamentos de sada de dados possibilitam CPU exibir ou armazenar o que foi processado, tais como: monitor, impressora, drives para disquetes 3e1/2, CD-Rom, DVD, caixas de som, etc.. O hardware que compe a parte bsica de um sistema de computador inclui um monitor, um teclado e uma unidade de sistema. A unidade de sistema contm o processador, a memria, as unidades de disco, as portas e a placa de vdeo do computador. SOFTWARE Numa definio simplificada, SOFTWARE um conjunto de instrues que o computador capaz de executar. SISTEMA OPERACIONAL: tambm um software que administra a execuo das instrues. Um sistema operacional controla programas e hardware. Outros tipos de softwares: processadores de textos; planilhas; banco de dados; CAD (Computer Aided Design = desenho com a ajuda do computador); processadores de imagens; SIG - Sistemas de Informaes Geogrficas, navegadores para internet, programas de trocas de mensagens, etc.

Manual Bsico de AutoCAD

Conceitos

INICIANDO O AutoCAD
Abrindo o Explorer no Windows, vamos criar uma nova pasta para os desenhos do curso, por ex. na pasta E Alunos:\ criar uma nova pasta: E:\Cursocad 3sem Vamos abrir o AutoCAD clicando no cone prprio do programa: Clique no cone do AutoCAD na tela inicial do Windows e o programa iniciar com um desenho padro bsico, ou v para a tela do Explorer do Windows e escolha a pasta onde se encontra o arquivo de desenho que vai editar. Aps encontr-lo clique duas vezes, que o programa AutoCAD ser aberto e iniciar com o desenho escolhido.

CONCEITOS BSICOS DO AutoCAD


O AutoCAD utiliza o sistema norte americano de uso das virgulas e pontos junto aos algarismos, que diferente do sistema que usamos no Brasil. Para o AutoCAD coloca-se um ponto onde colocaramos uma virgula para separar os valores decimais do valor inteiro; a vrgula usada para separar dois nmeros ou trs nmeros, inteiros ou no, demonstrando a separao dos nmeros na ordem representativa dos valores X ,Y ou X ,Y , Z do sistema de coordenadas. Exemplos: 1.5 representa um inteiro e cinco dcimos; 1,5 representa 1 na coordenada X e 5 na coordenada Y; 1,5,2 representa 1 na coordenada X (em geral da esquerda para a direita do espao de desenho), 5 na coordenada Y (em geral de cima para baixo no espao do desenho) e 2 na coordenada Z (espessura, altura) Object =OBJETO - tambm muitas vezes chamado de entidade, um elemento ou conjunto de elementos de um desenho. Por exemplo um ponto, uma linha, um arco, um circulo, um polgono, uma elipse, uma linha de texto, um bloco, uma superfcie fechada, um slido, etc. ENTRADA DE COORDENADAS Sistemas de entradas de dados Coordenadas Cartesianas Absolutas Usam-se os eixos X e Y para desenhos bidimensionais e acrescenta-se o eixo Z para representaes em trs dimenses. Os numerais so separados por vrgulas na seqncia: X,Y,Z, estando na origem dos eixos a separao dos valores positivos e negativos. Exemplo 1,5 ou 1,5,3. Coordenadas Cartesianas Relativas Usa-se antes do valor o smbolo @ para realocar a origem (0,0) ou (0,0,0). Por exemplo, temos um segmento de reta que inicia em 1,1(uma unidade positiva em X e em Y), para desloca-lo cinco unidades a partir deste ponto em direo ao eixo X positivo, usamos a simbologia @5,0 , significando que a coordenada posicionada anteriormente tornou-se a origem, e a partir dela o segmento deslocou-se cinco (5) inidades positivas. Coordenadas Polares Absolutas A origem sempre 0,0 da malha. Determinamos o tamanho de um segmento (distncia) e seu ngulo de incidncia (direo), adotando sempre como referncia a origem (0,0). Os ngulos so contados no sentido anti-horrio. O ngulo negativo inverte o sentido para horrio. Exemplo 4<45. Coordenadas Polares Relativas A definio do segmento (distncia) e do ngulo de incidncia (direo), esto diretamente relacionados ao ltimo ponto traado, adotando-o como origem. Para que isto fique especificado preciso o smbolo @ antecedendo a distncia e o ngulo. A mudana de sinal permite grafias homlogas (idnticas), como @4<45 = @-4<225.

Manual Bsico de AutoCAD

Conceitos

COMANDOS TRANSPARENTES So os comandos que podem ser usados enquanto voc est usando outro comando. Na apostila verifica-se que os comandos transparentes so os comandos normais grafados com uma apstrofe antes. Ex: 'zoom, 'snap, 'ddlmodes "DEFAULT" - por falta de outra opo diferente, aceita-se a opo que vem entre chaves, que a atual ou a mais lgica. Exemplo: Command: CIRCLE Specify center point of circle or [3P/2P/Ttr]: digite o ponto a ser o centro do crculo Specify radius of circle or [Diameter]<30.00>:indique o raio ou dimetro ou aceite o default de valor 30.00 apresentado entre chaves < > . SHORTCUT MENU Durante a execuo de um comando, ao invs de digitar a opo desejada, voc pode clicar no boto direito do mouse e o shortcut menu ser apresentado, podendo ento ser escolhida com o mouse a opo desejada. SELEO DE OBJETOS A seguir alguns tipos principais de seleo. Select Ojects APONTAR- colocar o cursor de seleo sobre a entidade desejada e digitando-se enter no teclado ou clicando-se com o mouse. AUTO ou AU- se selecionar uma entidade, esta ser escolhida se selecionar no vazio, o programa entrar automaticamente no BOX de seleo. ALL- seleciona todos os objetos de layers descongelados. BOX- permite escolher por janela (window ou crossing). Ser necessrio indicar o primeiro ponto e a seguir dependendo da posio do segundo ponto em relao ao primeiro ser definido o modo de seleo. CROSSING- permite especificar uma janela que alm de selecionar todos os objetos dentro dela, ainda seleciona aqueles que cruzam as bordas desta janela. LAST(ltima entrada)- se digitar L e der ENTER, seleciona o ltimo objeto mesmo sem apontar com o cursor. MULTIPLE- pode-se apontar vrios objetos selecionando-os. PREVIOUS- seleciona objetos previamente selecionados pelo comando SELECT ou na ltima seleo feita. WINDOW(objetos dentro da janela)- digitar dois pontos na diagonal formando uma janela retangular selecionando todos os objetos que estiverem completamente dentro da janela. CPOLYGON- seleciona objetos internos ou que cruzem um polgono definido ao redor dos objetos. WPOLYGON- seleciona objetos dentro de um polgono definido ao redor dos objetos. FENCE- seleciona todos osobjetos que cruzam uma cerca (linha/s) de seleo. A cerca no precisa ser fechada como o CPolygon. Aps a seleo antes de confirmar com ENTER pode-se usar: ADD- adicionar novos objetos aos previamente selecionados. REMOVE- permite remover objetos previamente selecionados. UNDO(desfazer, remover o ltimo)- permite excluir o ltimo objeto selecionado.

Manual Bsico de AutoCAD

Conceitos

OPES DE COMANDO - Exemplo de uma estrutura de comandos tpica, usando o comando ARC

Manual Bsico de AutoCAD

Instrues

INSTRUES Observe o desenho com a Descrio de tela do AutoCAD 2006 que est localizado na pgina 6. Preparamos uma tabela abaixo da descrio de cada comando, de modo a facilitar a consulta dos modos de se acionar um comando, seja pelo menu superior (Top menu), pelos cones das Barras de ferramentas (Toolbars), ou o comando abreviado (alias) por teclas rpidas (conforme arquivo acad.pgp). Para proceder aos comandos possvel: 1) digitar o nome inteiro e correto(!) do comando, ou digitar o nome abreviado (alias) anteriormente definido pelo arquivo Acad.PGP ou Acad.LSP e, em seguida, digitar a letra maiscula que vem indicada nas sub opes ou escolher as sub opes nas caixas de dilogo, 2)clicar nos menus superiores (Top Menu) e suas opes e sub opes, 3)clicar no menu lateral direito(Screen Menu) (atualmente em desuso), 4) escolher a barra de ferramentas (Toolbox) e escolher o cone adequado. 5) clicar com o boto da direita do mouse para obter o Shortcut menu. No AutoCAD 2000, apertando-se o boto direito do mouse aparece um quadro chamado Shortcut menu, no qual aparecem as sub opes de comando, ou as opes de repetir o comando anterior ou sair do comando. Quando se digita um comando, muitas vezes aparece uma caixa de dilogo = Dialogue Boxes (que pode ser desativada), com todas as opes e sub opes de cada comando. Quando queremos dar um comando e no ver o Dialogue Box, pode-se digitar o comando, ou o alias com um hfem antes, ex: LAYER (aparece a caixa de dilogo) ou LAYER (aparecem as opes de comando na barra do prompt, e escolhe-se a opo digitando-se a letra ou letras maisculas assinaladas). No AutoCAD voc pode especificar a localizao de um ponto, de um objeto clicando com o mouse e a caixa de mira ou digitando as coordenadas absolutas ou relativas de cada ponto. possvel tambm fazer uma seleo prvia para a atuao do prximo comando, clicando-se no objeto e ativando os GRIPS (alas dos objetos) ou usando-se o comando SELECT para uma seleo prvia. Para a ampliao do uso de teclas rpidas, preciso que se proceda a uma pequena personalizao do programa, incluindo no arquivo Acad.PGP, que faz parte dos arquivos que constam do programa, uma srie de abreviaes de comandos tambm chamados alias. Os comandos abreviados tm uma, duas ou, excepcionalmente, trs letras, e esto indicados na ltima clula de cada tabela em negrito Exemplo: para o comando LINE = L. Observe as tabelas nas pginas 43 a 45 pois l constam informaes sobre o significado e abreviaes dos comandos. RECOMENDAES Use pastas ou subdiretrios diferentes para facilitar a visualizao do grupo de arquivos que voc est trabalhando dentro do disco rgido. Use nomes razoveis com codificaes lgicas para lembrar-se do seu contedo no futuro. Comece um desenho novo utilizando um desenho anterior com os parmetros que voc normalmente precisa usar como prottipo. Os desenhos do AutoCAD tm extenso .DWG. possvel criar novos prottipos, que sero salvos com extenso .DWT e podero ser acessados como base padro de desenhos. Por exemplo, o desenho A4 title block (landscape).dwg apresenta as margens e quadro de ttulo (sugesto em ingls) no tamanhoA4, usando o sistema de medidas decimal. Use nomes com codificaes lgicas e deixe o ltimo espao para quando quiser refaz-los. No edite desenhos diretamente nos disquetes. Trabalhe com os desenhos que estejam no disco rgido, porque o AutoCAD precisa de mais espao de memria para arquivos intermedirio e muito provavelmente o espao no disquete 3 e pode ser pequeno. Salve o desenho a cada 10 ou 15 minutos para no perder muito tempo da execuo do trabalho se houver algum problema no computador. Altere a varivel de sistema SAVETIME para 5 ou 10 minutos e o desenho ser salvo em um diretrio prprio conforme for configurado previamente em OPTIONS, como E:\ \Design1.....SV$ , ou como um nmero seqencial dentro de uma pasta TEMP, criado pelo programa, mas no se esquea de salvar freqentemente o arquivo de desenho que tem extenso .DWG. Se voc tiver algum problema na recuperao do desenho em que est trabalhando, voc consegue recuper-lo, procurando imediatamente os arquivos com a extenso .SV$ e escolha o que tiver como data e hora do salvamento coincidindo com o momento que voc teve problema, renomeando-o com a exteno.DWG. Copie e guarde sempre seus desenhos em um ou dois disquetes, ou em CD Rom, ou em Pen Drive.

Manual Bsico de AutoCAD

Instrues

Componentes da Tela do AutoCAD

Manual Bsico de AutoCAD Nome do Comando: LINE = Descrio: Desenha linhas retas.
Menu Superior Draw Line Toolbar Draw

Comandos de Desenho

linha, segmento de reta


cone Abreviao (alias)

Opes/Operaes: Close = fecha uma srie de linhas em um polgono, ligando o ltimo ponto clicado ao primeiro. Undo =desfaz ltimo segmento de linha Continue = quando voc pressione <ENTER> inicia linha a partir do ltimo segmento recm desenhado. Dica Ao dar o comando LINE, digite o valor do comprimento e tecle <ENTER> quando solicitado Specify next point or [Undo]. O programa assume a direo da posio do cursor no momento. opo til para desenhos ortogonais quando se deixa ativada a opo ORTHO.

Nome do Comando: XLINE = linha infinita Descrio: Cria uma linha infinita usada como linha de construo, linha de referncia na criao de desenhos.
Menu Superior Draw Construction Line Toolbar Draw cone Abreviao (alias)

XL

Opes/Operaes: Hor=horizontal clicando no ponto onde deve passar Ver= vertical clicando no ponto onde deve passar Ang= com ngulo especificado Bisect= bissetriz do ngulo escolhido Offset= paralela a partir de outro objeto

Nome do Comando: RAY = linha semi-infinita Descrio: Cria uma linha semi-infinita (raio) a partir de um ponto inicial, usada como linha de construo.
Menu Superior Draw Ray Toolbar (R13) Draw cone (R13) Abreviao (alias)

Opes/Operaes: Specify start point: P1 = digite um ponto por onde inicia a RAY Specify start point: P2 = ponto pelo qual passar a RAY

Nome do Comando: PLINE = polilinha Descrio: Desenha polilinhas, uma srie de segmentos contnuos que so unidos e relacionados entre si, com caractersticas de uma nica entidade.
Menu Superior Draw Polyline Toolbar Draw cone Abreviao (alias)

PL

Opes/Operaes: Arc = subopes para arco -------------------> na opo Arc:

Manual Bsico de AutoCAD Close = fechar o polgono Halfwidth = meia espessura Length =continua no mesmo ngulo do segmento mudando o comprimento Undo=desfaz o ltimo arco Width=define espessura inicial e final do seg

Comandos de Desenho Angle= ngulo do arco CEnter= centro do raio do arco CLose= fecha polilinha com arco

Direction= direo do arco Halfwidth= meia espessura Line= retorna a desenhar linhas ao invs de arco Radius=raio do arco Second Pt=segundo ponto para definir arco Undo=desfaz o ltimo arco Width=define espessura inicial e final

Nome do Comando: SKETCH = desenho a mo livre Descrio: Permite desenho a mo livre (mouse ou digitalizador). Segue desenhando segmentos de mesmo comprimento quando o mouse movimentado.
Menu Superior (R13) Draw Sketch Toolbar (R13) Miscellaneous cone Abreviao (alias)

SK

Opes/Operaes: Record increment <atual>= comprimento do segmento Second point= do primeiro ao Second point = incremento Pen Up= pena de desenho levantada, sem desenhar Pen Down= pena abaixada, desenhando eXit= sair do comando, salvando o feito Quit= sair do comando sem salvar Record= o programa informa quantos vetores foram desenhados Erase= apagar Connect= emendar, continuando a srie de vetores anteriores Observaes: Ver varivel de Sistema SKPOLY : 0 = inativo, formar LINES / 1= ativo, formar PLINES

Nome do Comando: MLINE = linhas mltiplas Descrio: Cria mltiplos segmentos de retas paralelas como um nico objeto.
Menu Superior Draw Multiline Toolbar Draw cone Abreviao (alias)

ML

Opes/Operaes: Justification = Como ser a mline em relao ao ponto de clique: Top, acima, Zero, no meio e Botton, abaixo da linha; Scale = fator de escala baseado na largura da definio de estilo STyle = voc informa o nome do estilo da multilinha Undo = remove o ltimo segmento desenhado. Observao: Para criar os seus estilos de MLINE, o comando MLSTYLE, que ser visto posteriormente.

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos de Desenho

Nome do Comando: SPLINE Descrio: Adapta uma curva contnua a uma seqncia de pontos dentro de uma determinada tolerncia, criando uma entidade fechada.
Menu Superior Draw Spline Toolbar Draw cone Abreviao (alias)

SPL

Opes/Operaes: Close = fecha a polilinha com um segmento de linha tangente ao ponto de partida Fit tolerance =ajusta a tolerncia por meio de pontos escolhidos Object = transforma polilinhas em splines

Nome do Comando: ARC Descrio: Desenha arcos.


Menu Superior Draw Arc > Toolbar Draw

= arco
cone Abreviao (alias)

Opes/Operaes: (Arc) 3Point, Start Center End, Start Center Angle, Start Center Length, Start End Angle, Start End Direction, Start End Radius, Center Start End, Center Start Angle, Center Angle Length, Continue. Sub opes de cones Start= incio do arco; Center= centro do arco; End= fim do arco; Angle= ngulo de abertura do arco; Lenth= comprimento do arco; Direction= direo do arco; Radius= raio do arco

Nome do Comando: CIRCLE Descrio: Desenha crculos.


Menu Superior Draw Circle > Toolbar Draw

= crculo
Abreviao (alias)

cone

Opes/Operaes: 3P= indicar 3 pontos do crculo 2P= indicar 2 pontos mais o raio ou o dimetro Diameter= indicar o comprimento do dimetro Radius= indicar o comprimento do raio TTR= tangente a dois objetos e um raio

Nome do Comando: DONUT = anel com Descrio: Desenha crculos e anis preenchidos.
Menu Superior Draw Donut Toolbar cone

espessura
Abreviao (alias)

DO

Opes/Operaes: Inside diameter= dimetro interno Outside diameter= dimetro externo Center of doughnut= centro do donut

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos de Desenho

10

Nome do Comando: ELLIPSE = elipse Descrio: Desenha uma elipse ou arco elptico. As elipses so reais e no simples aproximaes.
Menu Superior Draw Ellipse Toolbar Draw cone Abreviao (alias)

EL

Opes/Operaes: Arc= arco Center= ponto central Rotation= expecifica excentricidade por rotao. Varivel de sistema: PELLIPSE: 0 = cria elipse verdadeira e 1 = cria elipse com segmentos de linha

Nome do Comando: POLYGON = polgono Descrio: Desenha um polgono ( uma poliline fechada com segmentos e ngulos iguais).
Menu Superior Draw Polygon Toolbar Draw cone Abreviao (alias)

POL

Opes/Operaes: Number of sides< > = nmero de lados Edge= comprimento do segmento de aresta Center of polygon= centro do polgono Inscribed in circle= inscrito no crculo hipottico Circumscribed about circle= circunscrito no crculo

Nome do Comando: RECTANGLE = retngulo Descrio: Desenha um retngulo ( uma polilinha fechada com segmentos iguais dois a dois e ngulos de 90)
Menu Superior Draw Rectangle Toolbar Draw cone Abreviao (alias)

REC

Opes/Operaes: First corner= especifique um canto Other corner= especifique outro canto, oposto ao primeiro. Nome do Comando: SOLID = slido Descrio: Cria polgonos de 3 ou 4 lados, preenchidos com cor slida (somente quando a varivel FILL= ON e VIEW=Plan).
Menu Superior Draw Polygon Toolbar Draw Surfaces 2D Solid cone Abreviao (alias)

SO

Opes/Operaes: First point= especifique um ponto (1) Second point= especifique um ponto (2) Os primeiros dois pontos definem uma aresta do polgono Third point= especifique um ponto (3) diagonalmente oposto ao segundo Fourth point= especifique um ponto (4) ou <ENTER> para tringulo preenchido.

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos de Desenho

11

Nome do Comando: BOUNDARY = fronteira Descrio: Cria uma regio ou polilinha a partir de uma rea fechada. til quando se deseja criar uma hachura em uma regio complexa.
Menu Superior Draw Boundary Toolbar Draw cone (R13) Abreviao (alias)

BO

Opes/Operaes: Ver a caixa de dilogo que aparece com o comando. Ilhas podem ser excludas. O contorno deve ser contnuo.

Nome do Comando: POINT Descrio: Desenha um ponto.


Menu Superior Draw Point Toolbar Draw

= ponto
cone Abreviao (alias)

PO

Opes/Operaes: Ver variveis do Sistema DDTYPE no menu Format, Point Style que controla o tipo e o tamanho dos pontos.

Nome do Comando: DIVIDE = diviso eqidistante Descrio: Dispe blocos ou pontos, igualmente espaados, ao longo do comprimento ou permetro de um objeto.
Menu Superior Draw Point > Divide Toolbar cone Abreviao (alias)

DIV

Opes/Operaes: Select object to divide = selecionar o objeto em cima do qual desenhar os pontos Enter number of segment = nmero de partes em que se deseja dividir o objeto, com pontos sobre o segmento Block= nome do bloco a ser inserido espaadamente (alinhar ou no) Enter name of block to insert: nome do bloco a ser inserido Align block with object? [Yes/No] <Yes> = alinhar o bloco com o objeto Enter the number of segments: nmero de blocos a ser inserido

Nome do Comando: MEASURE = diviso por medida definida Descrio: Insere pontos ou blocos a intervalos iguais (menos o primeiro) medidos em um objeto.
Menu Superior Draw Point Measure Toolbar cone Abreviao (alias)

ME

Opes/Operaes: Select object to measure = selecionar o objeto em cima do qual desenhar os pontos Specify lenght of segment = distncia entre pontos, sobre o segmento Block= nome do bloco a ser inserido espaadamente (alinhar ou no) Enter name of block to insert: nome do bloco a ser inserido Align block with object? [Yes/No] <Yes> = alinhar o bloco com o objeto Specify lenght of segment:

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos de Texturas/ Textos

12

Nome do Comando: BHATCH, HATCH = hachuras Descrio: Preenche uma rea fechada com um padro de hachura associativa (que se atualiza quando os limites so modificados). BHATCH para caixa de dilogo e HATCH sem caixa de dilogo, s no prompt.
Menu Superior Draw Hatch Toolbar Draw cone Abreviao (alias)

Opes/Operaes: Na caixa de dilogo Pattern type = tipo de padro de hachura Pattern properties = propriedades dos padres (nome, escala ngulo) Boundary = contorno, ponto interno Preview Hatch = a mesma anterior Inherit Proprieties = propriedades das hachuras Associative = clicar se sim

Nome do Comando: STYLE = estilo de texto Descrio: Carrega, faz ficar ativo estilos de textos com um grupo de caractersticas: forma da letra, tamanho, inclinao, etc.
Menu Superior Format Text Style Toolbar cone Abreviao (alias)

ST

Opes/Operaes: Text style name (ou ?)= digitar nome novo Font file= definir o nome do arquivo de estilo Effects = efeitos como alargamento e estreitamento, inclinao, vertical, de trs para frente Character Preview = para ver na tela como ficaro os caracteres Apply = aps a escolha das caracterstica, aplicar Observao: Ver varivel de sistema TEXTFILL , se ativa (1) as letras sero preenchidas, se desativa(0) as letras ficaro vazadas.

Nome do Comando: DTEXT = texto dinmico Descrio: Desenha um texto que aparece na tela de forma dinmica, a medida que voc digita.
Menu Superior Draw Text Single line text Toolbar Draw cone p/ Multiline Text Abreviao (alias)

DT

Opes/Operaes: Justify= controla o alinhamento do texto Align/ Fit/ Center/ Middle/ Right/ TL/ TC/ TR/ ML/ MC/ MR/ BL/ BC/ BR * Style= definir novo estilo ou <ENTER> para o anterior Start point= ponto inicial para justificao do texto ao longo de sua linha base. Se der <ENTER> inicia relacionado com o texto anterior Specify Height= altura Specify Rotation angle= ngulo de rotao Text= digite o texto ou <ENTER> para parar * Top=mais alto Middle=meio Bottom=mais baixo Left= esquerda Center= no centro Right= direita

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos de Texturas/ Textos

13

Nome do Comando: MTEXT = mltiplas linhas de texto Descrio: Desenha um texto que aparece na tela de forma dinmica, a medida que voc digita.(?)
Menu Superior Draw Text > Multiline text Toolbar Draw cone Abreviao (alias)

MT

Opes/Operaes: Specify first corner = digite um ponto para o incio do texto Specify opposite corner or [ Height/ Justify/ Line spacing/ Rotation/ Style/ Widht]: Height = altura do texto Justify = ajuste do texto Line spacing = Espao entre linhas Rotation = ngulo da moldura Style = estilo de texto a ser usado Widht = largura do texto

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos de Visualizao

14

Nome do Comando: ZOOM= viso ampliada ou reduzida, sem mudar de escala Descrio: Aumenta ou diminui o tamanho aparente dos objetos na tela atual, no se trata de aumento de escala de desenho.
Menu Superior View Zoom > Toolbar Standard Flyout Zoom Realtime Window,etc Previus cones Abreviao (alias)

Opes/Operaes: Por comando digitado All= limites do desenho Previous= vista anterior (at 10) VMax= o mximo sem regenerao Center= baseado em ponto central Dynamic= recurso de Window= uma janela (2 ptos opostos) deslocamento/dinmico .In= 2X-2 vezes maior/Out= 0.5X metade do tamanho Extents= os limites extremos do desenho Scale (X/XP)= valor n - escala relativa em relao aos encostam na borda da tela limites do desenho Left= a partir do canto inferior esquerdo = n X escala relativa vista atual A opo do ZOOM Realtime muito dinmica facilitando a escolha do Zoom desejado. Mantenha o boto esquerdo do mouse pressionado e desloque o mouse para cima e para baixo. Usando o ZOOMs do Flyout (Toolbar Standard) Window = amplia a rea especificada por meio de uma janela aberta Dynamic = enquadra a tela grfica com retngulos indicando a rea que se quer dar o zoom Scale =Especifica um fator de escala em relao ao limite do desenho Center = Pede um ponto que ser o centro da tela e uma altura que ser a altura exibida Zoom IN = Aplica um fator de escala 2.0 x Zoom OUT = Aplica um fator de escala 0.5 x All = Mostra tudo o que est desenhado, dentro ou fora dos limites. Se o desenho estiver dentro do limite, mostra a rea total do limite Extents = Amplia a totalidade do desenho dentro da tela grfica, mesmo fora dos limites Na opo ZOOM Previus = Zoom anterior pode-se dar no mximo 10 zoom prvius.

Nome do Comando: PAN=mover a apresentao do desenho na tela Descrio: Move a apresentao do desenho na tela (viewport) atual. Se voc especifica um ponto e desloca o mouse, como agarrar e puxar o papel do desenho.
Menu Superior View Pan Toolbar Standard cone Abreviao (alias)

Opes/Operaes: Displacement= especifique um ponto(1) Second Point=especifique um ponto (2) a nova posio na tela onde dever a posio do ponto (1) No ambiente Windows voc pode usar as barras de rolamento de tela inferior e direita. Dica: Se voc quiser voltar vista anterior antes do PAN, d ZOOM Previus, mas se usou as barras de rolamento, ter que dar vrios ZOOM Previus at voltar vista anterior, portanto o comando PAN tem suas vantagens.

Manual Bsico de AutoCAD Nome do Comando: VIEW = salvando vistas Descrio: Grava e restaura vistas nomeadas. ?Caixa de dilogo.
Menu Superior View Named Views... Toolbar View cone Abreviao (alias)

Comandos de Visualizao

15

Opes/Operaes: Views= lista das vistas nomeadas Delete= exclui vistas nomeadas Restore= restaura a vista especificada New= ativa quadro New View para definir nova View Description= descrio

Nome do Comando: REDRAW = limpar a tela de resduos Descrio: Renova (limpa) a apresentao da tela (viewport) atual, tirando os blips e resduos da tela (pxeis perdidos) deixados por comandos de edio.
Menu Superior View Redraw View Toolbar cone Abreviao (alias)

Opes/Operaes: Observao: O comando REDRAWALL (alias RA) renova todas as viewports e Redraw renova a viewport ativa.

Nome do Comando: REGEN = regenerao do desenho Descrio: Regenera o desenho, renova a tela (viewport) atual reprocessando as coordenadas da tela para todos os objetos.
Menu Superior View Regen Toolbar cone Abreviao (alias)

RG

Opes/Operaes: Observao: Ver variveis de sistema Viewres e Regenauto. O comando REGENALL regenera todas as janelas e no apenas a janela ativa.

Nome do Comando: FILL = preenchimento Descrio: Controla o preenchimento de multilinhas, traos slidos e polilinhas com espessuras diferentes de zero.
Menu Superior Toolbar cone Abreviao (alias)

--

--

Opes/Operaes: ON=ativo o preenchimento OFF=desativo o preenchimento

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos de Visualizao

16

Nome do Comando: VIEWRES

= controle de resoluo de curvas

Varivel que controla a resoluo das curvas na tela. Pode ssumir valores entre 1 e 20.000. Um valor alto produz curvas mais suaves, porm o AutoCAD requer mais tempo para regenerar ou utilizar os comandos de Zoom no desenho. O valor padro 1.000.

Nome do Comando: MSLIDE = gerao de slide Descrio: Cria uma arquivo de slide (extenso .sld) da viewport atual. Um slide uma imagem raster de uma vista. Ao digitar o comando aparece a caixa de Dilogo Create Slide File solicitando um nome para o slide.

Nome do Comando: VSLIDE = ver um slide Descrio: Apresenta arquivo de slide de imagem raster na viewport atual. Observao: Para ver uma srie de slides seguidos com um determinado tempo de exposio, procure conhecer o comando SCRIPT (arquivos de script ou de lote so arquivos de texto digitados no Bloco de Notas, que substituem o que o usurio digitaria, e possibilita uma srie de comando automticos, como por exemplo ver uma seqncia de slides) e o comando DELAY ( que determina o tempo de exibio na tela de um slide.

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos de Preciso

17

Nome do Comando: OSNAP = atrao de pontos notveis Descrio: Permite desenhar construes geomtricas com preciso, ativando uma atrao automtica a um ponto notvel de um objeto. O AutoCAD exibe um smbolo diferente (abertura) para cada ponto notvel, ao ser passar a mira do cursor sobre os pontos com caractersticas selecionadas.
Barra de Status Osnap Settings Snap and grid Toolbar Object snap e outros cone Abreviao (alias)

OS

Opes/Operaes: Para acionar o Osnap s uma vez, clique a tecla <shift> mais o boto da direita do mouse, e escolha a opo que desejar no momento ou ative a toolbar Object Snap, e escolha a opo a ser utilizada. Pode-se tambm digitar no momento da seleo a funo de atrao desejada usando-se trs letras que mostramos em negrito no quadro abaixo. Se quiser fixar um grupo de atraes do snap clique em OSNAP na Barra de Status e depois com o boto direito do mouse clique em Settings, Object Snap, e clique nas atraes a pontos desejados ou clique no cone em forma de im. A tecla F3 permite ativar e desativar esse grupo de selees de atrao. O OSNAP possibilita as seguintes funes dos pontos de atrao: no. 1 aperture Funo de atrao Temporary Trackink Point = solicita ponto intermedirio que serve de base para o ponto que realmente se deseja. Snap From = estabelece ponto temporrio para um novo a partir dele, usando coordenadas relativas. ENDpoint= o ponto extremo mais prximo MIDpoint= o ponto mdio INTersection= a interseo de arcos, linhas, etc APParent Intersection= interseo aparente no. 10 aperture Funo de atrao TANgent= a tangente de um arco, crculo, etc.. PERpendicular= ponto perpendicular a objeto PARallel= desenha um vetor paralelo a outro objeto INSertion=pto de insero de um bloco,linha NODe= um objeto ponto NEArest= o mais prximo NONe= nenhum

11

3 4 5 6 7

12 13 14 15

EXTension= gera uma linha de extenso 16 temporria mostrada passando nas extremidades dos objetos. CENter= o centro de um crculo, arco, elipse QUAdrant= atrai para um quadrante mais prximo de um crculo, arco ou elipse 17

8 9

Object Snap Settings= abre a caixa de dilogo

Toolbar Object Snap 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos de Preciso

18

Nome do Comando ou Funo: GRID

= grade

Descrio: Define opes de grade, representada por pontos de indicao de espaamento regular na tela. Esses pontos no so objetos de desenho, mas formam uma base visual para facilitar a viso da escala do desenho. Dependendo do zoom, essa grade fica muito adensada e no aparece na tela.
Menu Superior Toolbar Barra de Status p/ON e OFF cone Abreviao (alias)

Opes/ Operaes: Ativa ou desativa clicando-se no boto da barra de status, ou clicando-se a tecla F7 Digitando o comando voc muda as seguintes caractersticas: On= ativa a grade OFF= desativa a grade S= combina espaamento de Snap Aspect= define a relao entre os eixos X e Y da grade, que pode ser diferente entre os dois sentidos Nmero= define o espaamento da grade com o nmero especificado NmeroX= define espaamento da grade com mltiplo valor de Snap

Nome do Comando ou Funo: SNAP

= pulinho do cursor
Abreviao (alias)

Descrio: Com o SNAP ativo, fora-se o cursor a mover-se em espaamentos exatos pr determinados.
Menu Superior Toolbar Barra de Status cone

Opes/ Operaes: Ativa ou desativa clicando-se no boto da barra de status, ou clicando-se a tecla F9 Digitando-se o comando voc muda as seguintes caractersticas: Nmero= incremento do deslocamento ON/ OFF= ativa e desativa o recurso de deslocamento (igual a F9) Aspect= permite diferentes incrementos de deslocamento X e Y Rotate= gira a grade de deslocamento S= seleciona entre as grades de deslocamento padro e isomtrica Observao: Ver as variveis de sistema Snapang e Snapbase e o comando DSETTINGS.

Nome do Comando ou Funo: ORTHO

= deslocamento ortogonal
Abreviao (alias)

Descrio: Fora as linhas a ficarem verticais ou horizontais.


Menu Superior Toolbar Status cone

Opes/ Operaes: Ativa ou desativa clicando-se no boto da barra de status, ou clicando-se a tecla F8

Nome do Comando: FILTERS = criando filtros de seleo Descrio: Cria uma lista de propriedades necessrias para que um objeto seja selecionado.
Menu Superior Toolbar cone Abreviao (alias)

FI
Opes/Operaes: Ver opes na caixa de dilogo Object Selection Filters.

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos de Preciso

19

Nome da Opo dentro de um Comando: Point Filters = filtros de coordenadas Descrio: Trata-se de uma opo de preciso dentro de outro comando para permitir a definio de uma coordenada x,y ou z quando no d para clicar na tela. Os filtros de coordenadas permitem formar um ponto 2D ou 3D a partir de pontos intermedirios. No meio de um comando clicar a tecla shift e o boto direito do mouse e escolher Point Filters. Opes/Operaes: Quando se utiliza um filtro, espera-se um ponto digitado ou clicado, para dele retirar as coordenadas especificadas pelo filtro e logo em seguida pergunta pela coordenada restante para formar o ponto desejado. Nome do Comando: DSETTINGS = ajustar funes para Descrio: Permite ajustar as funes para auxiliar na hora de desenhar.
Menu Superior Tools Drawing Settings Toolbar cone Abreviao (alias)

preciso

DS

Opes/Operaes: A caixa de dilogo abre trs pastas de opes: Snap e Grid Polar Tracking Object Snap= a caixa de dilogo com todas as opes do comando OSNAP Observao: Clique o boto direito do mouse sobre um dos botes SNAP, GRID, POLAR, OSNAP, OU OTRACK na barra de Status e no shortcut menu escolha Settings.

Manual Bsico de AutoCAD Nome do Comando: ERASE Descrio: Apaga objetos.


Menu Superior Modify Erase Toolbar Modify cone Abreviao (alias)

Comandos de Modificao/ Edio

20

Opes/Operaes: Select Object= Todos os mtodos de seleo, inclusive Comando FILTER Nome do Comando: OOPS Descrio: Restaura a ltima excluso, logo aps os comandos ERASE, BLOCK E WBLOCK.

Nome do Comando: MOVE = move objetos Descrio: Desloca objetos a uma distncia especificada, numa direo especificada.
Menu Superior Modify Move Toolbar Modify cone Abreviao (alias)

Opes/Operaes: Select Objects = Use um mtodo de seleo Base point of displacement= especifique um ponto de referncia (onde voc pega o objeto) Second point or displacement= especifica um ponto (onde voc deposita o objeto)

Nome do Comando: COPY = copia Descrio: Faz uma cpia dos objetos.
Menu Superior Construct Copy Toolbar Modify cone

objetos
Abreviao (alias)

CP

Opes/Operaes: Select objects= use um mdodo de seleo Base point or displacement= se especificar um ponto antes de digitar M voc faz uma s cpia Multiple= digite M para mltiplas cpias, escolha o Base point e pare com <ENTER> Atalho: selecione os objetos que deseja copiar com os grips, clique com o boto direito do mouse na rea grfica e selecione Copy. Nome do Comando: OFFSET = cpia paralela Descrio: Cria crculos concntricos, segmentos de reta paralelos e reas paralelas. Cria cpia deslocada do objeto.
Menu Superior Construct Offset Toolbar Modify cone Abreviao (alias)

Opes/Operaes: Offset distance= especifique a distncia do deslocamento da nova linha, digitando um valor ou clicando dois pontos na tela. Through <atual>= digite T ou clique em um ponto que indica o lado por onde o deslocamento passar.

Manual Bsico de AutoCAD Nome do Comando: MIRROR = espelha Descrio: Cria uma cpia espelhada do objeto.
Menu Superior Construct Mirror Toolbar Modify cone

Comandos de Modificao/ Edio

21

objetos
Abreviao (alias)

MI

Opes/Operaes: Select objects: use um mtodo de seleo de objeto Fisrt point of mirror line: especifique um ponto na direo do espelho Second point: especifique o segundo ponto para indicar uma linha hipottica em torno da qual criada a cpia espelhada Delect old objects? <N>= apagar objeto original? No. Digite Y se quiser apagar a figura original

Nome do Comando: ARRAY = cpias ordenadas Descrio: Cria vrias cpias de objetos dentro de um padro.
Menu Superior Modify Array Toolbar Modify cone Abreviao (alias)

AR

Opes/Operaes: Rectangular= distribuio de formao a partir de retngulos Polar= distribuio de forma rotativa Ao digitar o comando acionada a caixa de dilogo para o Array Retangular ou Polar. Digite quantas linhas (rows), quantas colunas (columns), distncia entre linhas e entre colunas. Especifique o centro do Array, digite o nmero de cpias, digite o ngulo que preencha o array, Pressione < ENTER > se quiser rotacionar os objetos (seguindo o ngulo de cada raio) ou N se no quiser rotacion-los.

Nome do Comando: ROTATE = rotaciona objetos Descrio: Move objetos em torno de um ponto de referncia.
Menu Superior Modify Rotate Toolbar Modify cone Abreviao (alias)

RO

Opes/Operaes: Select objects= use um mtodo de seleo de objetos Base point= especifique um ponto central para a rotao do objeto Rotation angle= especifique um ngulo Nome do Comando: ALIGN = alinha objetos Descrio: Move e gira objetos, para alinh-los a outros objetos
Menu Superior (R13) Modify 3D Operation Align Toolbar cone Abreviao (alias)

AL

Opes/Operaes: Para mover objetos em 2D especifique dois pontos 1st source point= 1 ponto de origem 1st destination point= 2 ponto de destino 2nd source point - digite <ENTER> para desenhos em 2D, ou continue o comando para 3D

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos de Modificao/ Edio

22

Nome do Comando: STRETCH = estica objetos Descrio: Distende objetos que cruzam a janela de seleo e move os objetos completamente internos janela.
Menu Superior Modify Stretch Toolbar Modify cone Abreviao (alias)

Opes/Operaes: Select objects = use os mtodos de seleo de um objeto Crossing ou CPolygon

Nome do Comando: SCALE = escala objetos Descrio: Amplia ou reduz objetos selecionados igualmente nas direes X,Y e Z na mesma proporo.
Menu Superior Modify Scale Toolbar Modify cone Abreviao (alias)

SC

Opes/Operaes: Select objects = use os mtodos de seleo de objeto Scale factor = multiplica as dimenses do objeto selecionado pela escala especificada Reference = muda a escala dos objetos selecionados com base em um comprimento de referncia.

Nome do Comando: LENGTHEN = altera comprimento Descrio: Alonga ou encurta um objeto, muda o comprimento dos objetos e o ngulo incluso dos arcos.
Menu Superior Modify Lenghthen Toolbar Modify cone Abreviao (alias)

LEN

Opes/Operaes: Select objects= apresenta o comprimento e, se for o caso, o ngulo interno do objeto selecionado DElta= acrescenta um incremento para alterar o comprimento do objeto Percent= novo comprimento a partir de uma porcentagem especificada Total= especifica o comprimento final absoluto em relao ao seu comprimento total inicial DYnamic= arrastamento dinmico para indicar novo comprimento

Nome do Comando: CHANGE = muda propriedades, inclusive elev, thickness, Descrio: Muda as propriedades de objetos existentes, inclusive elev, thickness, ponto de insero.
Menu Superior Toolbar Modify -cone Abreviao (alias)

etc.

-CH

Opes/Operaes: Change Point= muda o ltimo ponto do objeto, mudando o comprimento, rotacionando Properties - Change what property = mudar alguma propriedade do objeto: Color/ Elev/ LAyer/ Ltype/ ltScale/ Thickness

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos de Modificao/ Edio

23

Nome do Comando: CHPROP = muda as propriedades do objeto Descrio: Muda a cor, layer, tipo de linha, fator de escala, do tipo de linha e espessura do objeto. Opes/Operaes: Digite o comando. Select objects= use um mtodo de seleo Color/ LAyer/ Ltype/ ltScale/ LWheight/ Thickness Nome do Comando: TRIM =corta pedaos de objetos, apara Descrio: Elimina o excedente de objetos at um limite de corte definido por outros objetos
Menu Superior Modify Trim Toolbar Modify cone Abreviao (alias)

TR

Opes/Operaes: Select cutting edges = selecione objetos que sero os limites de corte (as facas de corte) Select objects = quando no houver mais nada a selecionar d <ENTER> Select objects to trim or [Project / Edge/ Undo] = selecione os trechos dos objetos que quer apagar Dica: Ao selecionar os cutting edges, selecione um grupo de facas e objetos a serem cortados, d <ENTER> e clique nas partes de objetos a serem eliminadas. D Undo se cortar a mais do desejado.

Nome do Comando: EXTEND = estende objetos Descrio: Prolonga um objeto para que se encontre com outro objeto.
Menu Superior Modify Extend Toolbar Modify cone Abreviao (alias)

EX

Opes/Operaes: Select boundary edges = especifique para que entidade da tela os objetos escolhido se prolongaro. Select object = use um mtodo de seleo para indicar o objeto a ser estendido.

Nome do Comando: BREAK = quebra objetos Descrio: Apaga partes dos objetos ou divide um objeto em dois.
Menu Superior Modify Break > Toolbar Modify cone Abreviao (alias)

BR

Opes/Operaes: Select object= selecione um objeto em qualquer ponto ou j o primeiro ponto para a diviso Enter second point (or F for first point)= especifique o 2 ponto da diviso ou digite F (first) se quiser que seja o primeiro Obs.. Para dividir um objeto em duas partes, aps o First ponto digite @ para que o objeto se quebre em duas partes, sem perder nenhum pedao.

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos de Modificao/ Edio

24

Nome do Comando: PEDIT = alterando polilinhas Descrio: Edita polilinhas e malhas poligonais tridimensionais.
Menu Superior Modify Object Polyline Toolbar Modify Modify II cone Abreviao (alias)

PE

Opes/Operaes: Select polyline = use um mtodo de seleo Se Objetct select is not a polyline= este objeto selecionado no uma polilinha Do you want to turn into one? < Y >= voc quer transform-la em uma polilinha? digite Y (yes sim) ou N (No - no) e < ENTER > Opes de comando: Close = cria um segmento fechando a polilinha aberta ou Open= elimina o ltimo segmento para a polilinha ficar aberta Join= adiciona segmentos de reta, arcos, polilinhas ao final de uma polilinha aberta Width= especifica uma largura uniforme para toda polilinha Edit vertex= para edio de vrtices Next= move o marcador X para o vrtice visvel seguinte Previous= move o marcador X para o vrtice visvel anterior Break= apaga segmentos Next= move o marcador X para o vrtice visvel seguinte Previous= move o marcador X para o vrtice visvel anterior Go= apaga qualquer segmento e vertices entre os dois vrtices que forem especificados Insert= adiciona um novo vrtice polilinha aps o vrtice marcado Move= Move o vrtice marcado Regen= regenera a polilinha Straighten= Next/ Previous/ Go/ eXit - transforma segmentos e vrtices em um nico segmento entre o trecho marcado Tangent= fixa uma direo de tangent ao vrtice atual, marcado pelo X, para uso posterior de adptao curva Width= modifica a largura inicial e final do segmento imediatamente subsequente ao vrtice marcado Fit (curve)= cria um conjunto de curvas que passam por todos os vrtices da polilinha Spline= cria um conjunto de curvas suaves que usam os vrtices iniciais como pontos de contrle, mas no passando por eles Ltype gen - ON/OFF = ativa ou desativa padro contnuo de linha sobre polilinha, evitando ou forando que em cada segmento tenha reinicio o padro da linha. Undo= reverte as operaes eXit= sair do comando

Nome do Comando: MLEDIT = alterando multilinhas Descrio: Edio de multiplos segmentos de reta paralelos (as multilinhas).
Menu Superior Modify (R13) Edit Multiline ou Modify (2000) Object Multiline Toolbar Modify (R13) ou Modify (2000) cone Abreviao (alias)

MLE

Opes/Operaes: Caixa de dilogo Multiline Edit Tools

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos de Modificao/ Edio

25

De cima para baixo, da esquerda para a direita: Closed Cross Open Cross Merged Cross Closed Tee Open Tee Merged Tee Corner Joint Add Vertex Delete Vertex Cut Single Cut All Weld All Cria interseco fechada entre duas mlines: primeiro selecione a mline de fundo e depois a que intersecciona. Cria interseco aberta entre duas mlines. Cria interseco mesclada entre duas mlines. Cria uma interseco T fechada entre duas mlines. Cria uma interseco T aberta entre duas mlines. Cria uma interseco T mesclada entre duas mlines. Cria arestas entre mlines. Adiciona um vrtice ao ponto selecionado. Elimina vrtice mais prximo ao ponto selecionado Corta um pedao de uma das linha da mline. Corta um trecho da mline. Une segmentos de mline que foram cortados.

Nome do Comando: SPLINEDIT Descrio: Edita uma spline.


Menu Superior Modify Edit Spline Toolbar Modify Object (R13) cone

= alterando splines
Abreviao (alias)

SPE

Opes/Operaes: Fit data =Edita dados de adaptao com as opes: Add/ Close/ Delete/ Move/ Purge/ Tangents/ toLerance/ eXit Close = Fecha Spline aberta ou Open = abre Spline fechada Move Vertex = reposiciona pontos de controle da Spline Refine = ajusta definio da Spline rEverse = reverte a direo da Spline Undo = desfaz ltima operao do comando eXit = sai do comando

Nome do Comando: DDEDIT = alterando textos Descrio: Edita texto em linha (dtext), textos em multiplas linhas (mtext)e definies de atributos (attdef). O resultado do comando depender do tipo de texto (annotation) escolhido. Os quadros de dilogo mudam conforme o tipo de texto.
Menu Superior Modify Object Text Edit Toolbar Text cone Abreviao (alias)

ED

Opes/Operaes: Select a TEXT or ATTDEF object= seleciona um texto, uma definio de atributo ou Undo

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos de Modificao/ Edio

26

Nome do Comando: HATCHEDIT = edio de hachuras Descrio: Modifica um bloco de hachura associativa existente.
Menu Superior Modify Object Hatch Toolbar Modify II cone Abreviao (alias)

HE

Opes/Operaes: Ver caixa de dilogo

Nome do Comando: CHAMFER = cria chanfro Descrio: Chanfra as linhas de dois segmentos de reta que se interceptam, numa distncia especificada a partir de sua interseo.
Menu Superior Modify Chamfer Toolbar Modify cone Abreviao (alias)

CHA

Opes/Operaes: Polyline= chanfra uma polyline 2D inteira Distance= define as distncias do chanfro a partir do lado selecionado Angle= define as distncias do chanfro usando uma distncia e um ngulo especificado Select first line= selecione a primeira linha Nome do Comando: FILLET = cantos arredondados Descrio: Arredonda ou aplica filetes aos cantos de objetos. S se pode aplicar filetes em segmentos de reta convergentes. Se for escolhido o raio zero, o comando faz dois segmentos de linha se estenderem at seu cruzamento, no restando entre as linhas nenhum arco.
Menu Superior Modify Fillet Toolbar Modify cone Abreviao (alias)

Opes/Operaes: Polyline= em polilinhas Radius= especifique o raio

Nome do Comando: EXPLODE = decompor objeto Descrio: Desmembra um objeto composto ou polilinha nos objetos que o compem.
Menu Superior Modify Explode Toolbar Modify cone Abreviao (alias)

Opes/Operaes: Select objects= use um mtodo de seleo de objetos. Todos os objetos podem ser desmembrados, at chegar a elementos geomtricos simples como um segmento de linha.

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos de Modificao/ Edio

27

Nome do Comando: DRAWORDER = ordena a visualizao Descrio: Por padro os objetos so mostrados na tela na ordem em que forem criados. DRAWORDER muda a ordem de exibio dos objetos, movendo-os para frente ou para trs dos demais.
Menu Superior (2000) Tools Display Order Toolbar Modify II cone Abreviao (alias)

DO

Opes/Operaes: Select objects= use um mtodo de seleo Enter object ordering option [Above object/ Under object/ Front/ Back] Above object: o objeto movido para frente de outro objeto especificado Under object: o objeto movido para trs de outro objeto especificado Front: o objeto movido para frente de todos os demais Back: o objeto movido para trs de todos os demais

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos de Propriedades dos Objetos

28

Nome do Comando: LAYER = camada Descrio: Caixa de dilogo para controle dos layers ou camadas do desenho.
Menu Superior Format Layer Toolbar Object Properties cone Abreviao (alias)

LA
ou

-LA
Opes/Operaes: Current Layer= nome do layer atual (corrente) Lista Layer Name= nome, estado, cor e tipo de linha de todos os layers do desenho Select All= seleciona todos os layers da lista Clear All= apaga todas as selees de layers Filters= para procurar um nome especfico Quadro de texto de Layer Name Mostra o nome do layer selecionado ou o nome que voc digitar New= cria um novo layer Current= torna o layer selecionado o layer atual On e Off= ativa e desativa os layers selecionados - os layers desativados Off ficam invisveis mas continuam a fazer parte do desenho. Thaw e Freeze= descongelados e congelados - os layers congelados no so apresentados, no so regenerados e no so plotados Unlock e Lock= desbloqueados e bloqueados - os layers bloqueados podem estar visveis mas no sero editados Set Color= mostra caixa de dilogo Select Color, onde voc pode mudar a cor do layer escolhido Set Ltype= mostra caixa de dilogo Select Linetype, onde pode mudar o tipo de linha dos layers Filters= os layers podem ser filtrados com base em seu estado, nome, cor, tipo de linha

Legenda: On =ligado Off = desligado

Thaw = descongelado Freeze= congelado

Unlock = destravado Lock = travado

Plotar No plotar

Nome do Comando: COLOR = cores Descrio: Define a cor para novos objetos, acionando a caixa de dilogo Select Color.
Menu Superior (2000) Format Color Toolbar Object Properties cone Abreviao (alias)

COL

Opes/Operaes: Digite o comando: New object color <atual>= digite um valor de 1 a 255 ou o nome das cores (as bsicas) - a cor corrente ser a estabelecida e no a do layer corrente, at digitar COLOR <ENTER> BYLayer Se quiser uma cor para os objetos de um bloco, que mudem conforme os parmetros, digite BYBlock aps o comando COLOR As cores bsicas so 1 Red (vermelho), 2 Yellow (amarelo), 3 Green (verde), 4 Cyan (ciano), 5 Blue (azul), 6 Magenta (magenta), 7 White ou Black (branco ou preto conforme a configurao de tela, se fundo preto ou branco)

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos de Propriedades dos Objetos

29

Nome do Comando: LINETYPE = tipo de linha Descrio: Cria , carrega e define tipos de linha para os comandos LINE, PLINE, HATCH, MLINE.
Menu Superior (2000) Format Linteype Toolbar Object Properties cone Abreviao (alias)

LT

Opes/Operaes: Digite o comando ? =lista tipos de linhas disponveis Create= cria um novo tipo de linha e armazena em uma biblioteca Load= carrega um tipo de linha j existente Set= define o tipo de linha atual

Nome do Comando: LTSCALE = fator de escala para tipos de linha Descrio: Define o fator de escala do tipo de linha. Muda o comprimento relativo de todos os tipos de linha do desenho, formados por traos e pontos.
Menu Superior Options Linetype Global Linetype Scale Toolbar cone Abreviao (alias)

LTS

Opes/Operaes: New scale factor < atual >= digite um valor real positivo Observao: No comando PEDIT h a opo Ltypegen que possibilita a variao contnua dos traos e pontos de um tipo de linha, independente dos vrtices, se a opo for estabelecida em ON.

Nome do Comando: MLSTYLE = criar estilo de multiline Descrio: Define um estilo para mltiplos segmentos de reta paralelos, as mlines.
Menu Superior Format Multiline Style Toolbar Object Properties cone Abreviao (alias)

Opes/Operaes: Ver caixa de dilogo

Nome do Comando: LWEIGHT = espessura de linha Descrio: No AutoCAD, todos os objetos podem receber espessura, com exceo de imagens, pontos e fontes True Type. A espessura poder ser conferida ao objeto ou ao layer.
Menu Superior Modify Lineweight Toolbar Object Properties cone Abreviao (alias)

LW

Opes/Operaes: Ver caixa de dilogo.

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos de Propriedades dos Objetos

30

Nome do Comando: PROPERTIES

= propriedades dos objetos

Descrio: Permite alterar as propriedades dos objetos existentes.

Menu Superior (2000) Modify Properties

Toolbar Object Properties

cone

Abreviao (alias)

PROPS

Opes/ Operaes: Na barra de Object Properties, pode-se alterar a propriedade que se desejar (layer, color, linetype, espessura de linha e estilo de plotagem de um objeto). O melhor clicar antes sobre os objetos marcandoos com os GRIPS.

Nome do Comando: PAINTER = atribuir propriedades de um objeto a outros Descrio: No AutoCAD 2000 h um comando que permite que voc transfira as caractersticas das propriedades de um objeto para outros objetos escolhidos.
Menu Superior (2000) Modify Match Properties Toolbar Standard cone Abreviao (alias)

Opes/Operaes: Select source object: selecione o objeto a ser usado como referncia Current active settings: Color Layer Ltype Ltscale Lineweight Thickness PlotStyle Text Dim Hatch Select destination object(s) or [Settings]; selecione os objetos para os quais deseja transferir as propriedades. Na opo Settings pode-se escolher quais as caractersticas se quer transferir

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos de Averiguao

31

Nome do Comando: LIST = listar caractersticas dos objetos Descrio: Apresenta informaes do banco de dados (das caractersticas prprias) para os objetos selecionados.
Menu Superior Tools Inquiry List Toolbar Inquiry cone Abreviao (alias)

LI

Opes/Operaes: Select objects= use um mtodo de seleo de objetos Informaes apresentadas com o LIST= tipo do objeto, layer, posio relativa X, Y e Z, cor, tipo de linha, espessura.

Nome do Comando: STATUS = informaes gerais do desenho Descrio: Apresenta informaes gerais a respeito do desenho, estatsticas, modos e extenses do desenho.
Menu Superior Tools Inquiry Status Toolbar cone Abreviao (alias)

Opes/Operaes: Digite o comando e leia as informaes.

Nome do Comando: AREA = REA Descrio: Calcula a rea e o permetro dos objetos ou de reas definidas.
Menu Superior Tools Inquiry Area Toolbar Inquiry cone Abreviao (alias)

AA

Opes/Operaes: Select objects= use um mtodo de seleo de objetos First point= calcula a rea e permetro de objetos selecionados Add= permite um acompanhamento dinmico com a soma de reas Subtract= idem Add mas com subtrao de reas

Nome do Comando: DIST Descrio: Mede a distncia e o ngulo entre dois pontos (em 3D).
Menu Superior Tools Inquiry Dist Toolbar Inquiry cone Abreviao (alias)

DI

Opes/Operaes: Fist point= selecione o primeiro ponto (com preciso) Second point= selecione o segundo ponto (com preciso) Distance (valor)= verifique a distncia entre os dois pontos

Manual Bsico de AutoCAD Nome do Comando: ID = coordenadas de um Descrio: Apresenta as coordenadas de uma posio.
Menu Superior Tools Inquiry Id Toolbar Inquiry cone

Comandos de Averiguao

32

ponto selecionado

Abreviao (alias)

ID

Opes/Operaes: Point = especifique um ponto Voc pode definir um ponto especfico como um ltimo ponto antes de um comando, e quando no prximo comando for solicitado um ponto digite @ e o valor de distncia do prximo ponto, como coordenada relativa.

Nome do Comando: TIME = tempo de trabalho Descrio: Apresenta as estatsticas de data e horrio do desenho.
Menu Superior Tools Inquiry Id Toolbar Inquiry cone Abreviao (alias)

Opes/Operaes: Apresenta na tela data de criao, data da ltima alterao, tempo de edio, etc.

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos de Blocos: Criao, Insero, Atributos

33

Nome do Comando: BLOCK = criar um bloco Descrio: Cria uma definio de bloco a partir de um conjunto de objetos (grficos e atributos em caracteres).
Menu Superior Draw Block Make Toolbar Draw cone Abreviao (alias)

B
P/ caixa de dilogo

Opes/Operaes: Ver a caixa de dilogo, ou use o alias B para ver as opes de comando no prompt. Block name (or?): Digite um nome ou (?) para consultar a lista dos blocos existentes.

Nome do Comando: WBLOCK = criar bloco Descrio: Grava objetos num novo arquivo de desenho.
Menu Superior Toolbar cone

externo (arquivo)

Abreviao (alias)

W
P/ caixa de dilogo

Opes/Operaes: Ver a caixa de dilogo, ou use o alias W para ver as opes de comando no prompt. Block name: digite o nome de um bloco existente, digite =, digite * ou pressione <ENTER> =especifica o bloco existente e o arquivo de sada tem o mesmo nome * grava todo o desenho em um novo arquivo de sada, exceto os smbolos sem referncia. < ENTER > defina um ponto de referncia como insero do novo desenho (coordenada 0,0) e selecione os objetos que sero gravados para o novo arquivo

Nome do Comando: INSERT = inserir um bloco no desenho Descrio: Coloca um bloco ou outro arquivo de desenho (nome.dwg) no desenho atual
Menu Superior Insert Block Toolbar Draw cone Abreviao (alias)

I
P/ caixa de dilogo

Opes/Operaes: Ver a caixa de dilogo, ou use o alias I para ver as opes de comando no prompt. Block name or (?)<atual>= digite o nome do bloco ou arquivo externo ou ? para ver a lista dos blocos do desenho. Se digitar ? aparecer uma caixa de dilogo com o nome dos blocos existentes X scale factor <1> ou XYZ = escala no eixo X Y scale factor (default = X) = escala no eixo Y Rotation angle < >= rotao blockname= arquivo externo seguido do sinal = para redefinir bloco interno * blockname = insere um block e explode separando os objetos como antes de criar o bloco

Nome do Comando: ATTDEF = define atributos Descrio: Cria a definio de um atributo que far parte de um bloco.
Menu Superior Draw Block Define atributes Toolbar cone Abreviao (alias)

ATT
P/ caixa de dilogo

Opes/Operaes: Ver a caixa de dilogo, ou use o alias ATT para ver as opes de comando no prompt.

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos de Blocos: Criao, Insero, Atributos

34

Enter (ICVP) to change, RETURN when done: escolha uma das 4 letras se quiser mudar ou <ENTER> se quiser manter: I(nvisible) para manter invisvel o atributo, a no ser com o comando ATTDISP em ON; C(onstant) para dar aos atributos valor constante para insero dos bloco; V(erify) para que o operador verifique se digitou certo; P(reset) define atributo em valor padro Attribute tag= especifica a identificao do atributo (etiqueta) Attribute prompt= define um aviso de definio para o operador que digita o valor do atributo Attribute value= especifica o valor para o atributo constante Nome do Comando: ATTDISP = controla a visibilidade Descrio: Controla globalmente a visibilidade dos atributos.
Menu Superior View Display Attribute Display Toolbar cone Abreviao (alias)

dos atributos

Opes/Operaes: Normal= mantem a visibilidade atual conforme sua definio atual ON= torna todos os atributos visveis OFF= torna todos os atributos invisveis, o desenho regenera aps o comando (ver varivel de sistema REGENAUTO) Nome do Comando: ATTEDIT = edio de atributos Descrio: Muda as informaes do atributo independente da definio do bloco (muda propriedades do atributo como posio, altura e estilo).
Menu Superior Modify Attribute Simple Toolbar ModifyII cone Abreviao (alias)

ATE

Opes/Operaes: Ver a caixa de dilogo, ou use o alias ATE para ver as opes de comando no prompt. Edit attributes one at time? <Y> Edit os atributos um por um? Yes or No Nome do Comando: ATTEXT extrao de relatrio de atributos Descrio: Possibilita a extrao de uma lista de atributos de um conjunto de blocos para serem inseridos em uma tabela.
Menu Superior Toolbar ModifyII cone Abreviao (alias)

Opes/Operaes: File Format: CDF: arquivo com campos separados por vrgulas e os caracteres de cada campo com aspas; SDF: produzir arquivo no qual cada campo possui uma largura definida sem caracteres separadores; DXX: criar arquivo ASCII com atributos presentes no desenho, no padro DXF. Template File: permite escolher que arquivo ser usado como padro para extrao dos dados. Observao: O arquivo Template deve ter extenso .TXT Exemplo: CODIGO C006000 DESCRICAO C050000 COMPRA C009000 VALOR N005000 Cwwwddd Notao: C = caractere/ n = Numrico www = Tamanho do campo ddd = casas decimais

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos de Dimensionamento

35

Nome do Comando: DDIM ou DIMSTYLE = estilos de dimensionamento Descrio: D acesso ao modo de dimensionamento. um comando para dar compatibilidade com as verses anteriores do AutoCAD.
Menu Superior Dimension Style Toolbar Dimension e outros cone Abreviao (alias)

Opes/Operaes: Digite o comando Dim: digite um nome das verses anteriores de comando de dimensionamento Ou escolha os nomes anteriores no menu Draw > Dimensioning
Comandos de Dimensionamento incluidos no quadro DDIM Dimlinear Dimaligned Dimordinate Dimradius Dimdiameter Dimangular Qdim Dimbaseline Dimcontinue Qleader Tolerance Dimcenter Dimedit Dimtedit Dim Up Dimstyle cone Significado

(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11) (12) (13) (14) (15) (16) (17)

Cria dimenses horizontais, verticais e rotacionados Cria uma dimenso linear alinhada Cria o dimensionamento de ordenadas Cria dimenses radiais para crculos e arcos Cria dimenses de dimetro para crculos ou arcos Cria uma dimenso angular Criar uma srie de dimensionamentos rpidos Continua uma dimenso linear, angular ou ordenada a partir da linha base da dimenso prvia ou selecionada Continua uma dimenso linear, angular ou ordenada a partir da segunda linha de dimenso da dimenso anterior ou selecionada Cria linhas de chamada (que associa uma anotao a um elemento), guias e anotaes Tolerncia geomtrica Cria uma marca de centro ou as linhas de centro de crculos e arcos Novo texto da linha de dimenso Edio de textos em cotas Atualizao de estilos de cotas j desenhadas Escolha de estilos Cria um novo estilo ou edita um existente.

10

11

12

13

14

15

16

17

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos Utilitrios

36

Nome do Comando: PLOT = plotar, imprimir Descrio: Plota um desenho para uma ploter, impressora ou cria um arquivo de plotagem. Caixa de dilogo.
Menu Superior File Print Toolbar Standard cone Abreviao (alias)

PRINT

Opes/Operaes: Na caixa de dilogo encontram-se subopes para diversos parmetros da plotagem: Page Setup: exibe uma lista de configuraes de pginas nomeadas e salvas no desenho, em que voc pode escolher uma para plotagem. Printer/Plotter > Escolher o nome do dispositivo para plotagem ou impresso Paper Size> escolher um tamanho padro ou uma dimenso de sua escolha Plot Offset>(origem no canto inferior esquerdo da plotagem) Plot scale> Escala da plotagem Plot style table (configurao das penas) Shaded viewports options Plot options Drawing orientation> portrait(retrato), landscape(paisagem), plot upside-down (debaixo para cima)

Nome do Comando: XREF = insero de desenho externo para auxlio Descrio: Controle de referncias externas e arquivos de desenho. Os Xrefs so anexados para criar submontagens que compe o desenho ou para verificar como seu desenho se relaciona com outros desenhos.
Menu Superior View Toolbar Reference Toolbar Reference cone Abreviao (alias)

XR
e outros

Opes/Operaes: ?= lista das Xrefs j anexadas Bind= vincula a Xref a um desenho como um bloco permanente Detach= apaga, desvincula um desenho externo ao desenho atual Path= vincula o caminho Reload= recarrega uma ou mais Xrefs Overlay= sobrepe uma Xref Attach= anexa um desenho externo ao desenho atual. Ele se comporta como um bloco no explodido, no podendo ser editado, mas podendo ter as cores de seus layers alteradas.

Nome do Comando: SELECT = selecionando Descrio: Cria um conjunto de objetos a ser editado.

objetos

Opes/Operaes: Digite o comando ou inicie a seleo com os mtodos normais de seleo de objetos. APONTAR- colocar o cursor de seleo sobre a entidade desejada e digitando-se enter no teclado ou clicando-se com o mouse. AUTO ou AU- se selecionar uma entidade, esta ser escolhida se selecionar no vazio, o programa entrar automaticamente no BOX de seleo. ALL- seleciona todos os objetos de layers descongelados. BOX- permite escolher por janela (window ou crossing). Ser necessrio indicar o primeiro ponto e a seguir dependendo da posio do segundo ponto em relao ao primeiro ser definido o modo de seleo. CROSSING- permite especificar uma janela que alm de selecionar todos os objetos dentro dela, ainda seleciona aqueles que cruzam as bordas desta janela. LAST(ltima entrada)- se digitar L e der ENTER, seleciona o ltimo objeto mesmo sem apontar com o cursor. MULTIPLE- pode-se apontar vrios objetos selecionando-os.

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos Utilitrios

37

PREVIOUS- seleciona objetos previamente selecionados pelo comando SELECT ou na ltima seleo feita. WINDOW(objetos dentro da janela)- digitar dois pontos na diagonal formando uma janela retangular selecionando todos os objetos que estiverem completamente dentro da janela. CPOLYGON- seleciona objetos internos ou que cruzem um polgono definido ao redor dos objetos. WPOLYGON- seleciona objetos dentro de um polgono definido ao redor dos objetos. FENCE- seleciona todos osobjetos que cruzam uma cerca (linha/s) de seleo. A cerca no precisa ser fechada como o CPolygon. Group- seleciona objetos de um grupo especificado. Aps a seleo antes de confirmar com ENTER pode-se usar: ADD- adicionar novos objetos aos previamente selecionados. REMOVE- permite remover objetos previamente selecionados. UNDO(desfazer, remover o ltimo)- permite excluir o ltimo objeto selecionado.

Nome do Comando: REINIT = reinicializa dispositivos de I/O Descrio: Reinicia as portas de entrada/sada, digitalizador, monitor, e o arquivo de programa (acad.pgp). Quando alguma configurao mudada, voc pode continuar no desenho. Se editar o arquivo acad.pgp, mudando alguma abreviao de comando, voc pode usar esta alterao sem sair do desenho.

Nome do Comando: VPORTS = usar mltiplas janelas de trabalho Descrio: Divide a rea de desenho em mltiplas viewports lado a lado. A varivel de sistema TILEMODE deve ser definida em 1.
Menu Superior View Viewports Opes Toolbar Viewports cone Abreviao (alias)

Opes/Operaes: New Viewports: New Name - especifica um nome para a configurao, para uso no futuro. Standard Viewports depende de foi escolhido o Setup p/ 2D ou 3D. Apply To: aplica a diviso para tela toda (Display) ou para uma das viewports correntes, se estiver no Model space. Viewport Spacing: espao entre as viewports criadas, s no modo Layout. Setup: define se quer 2D ou 3D. Change View To: permite troca da janela. Preview: prvia configurao. Named viewports: ativa configuraes de janelas salvas anteriormente Preview: mostra a configurao prvia.

Nome do Comando: SETVAR = definio de variveis de sistema Descrio: Apresenta uma lista dos valores das variveis de sistema ou os modifica.
Menu Superior Tools Inquiry Set Variables Toolbar cone Abreviao (alias)

Opes/Operaes: Digite o comando e depois (?) para a lista das variveis e sua configurao atual. Variable name= nome da varivel de sistema ou de dimensionamento.

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos Utilitrios

38

Nome do Comando: PSPACE Descrio: Passa de uma viewport de espao do modelo para o espao do papel. O espao do papel usado para criar o layout final de um desenho para impresso. Voc pode editar o modelo e as vistas dentro de cada viewport, que ativada quando voc clica sobre ela. Usar no modo Layout.
Menu Superior Toolbar Barra de Status Paper cone Abreviao (alias)

PS

Opes/Operaes: Digite o comando ou clique no boto PAPER/MODEL(on/off)

Nome do Comando: MSPACE Descrio: Alterna a viewport de um espao do papel para o espao do modelo. antes de definir Mspace preciso que a varivel de sistema Tilemode esteja em 0 e as viewports devem ser criadas com MVIEW. Usar no modo Layout.
Menu Superior Toolbar Barra de Status Model cone Abreviao (alias)

MS

Opes/Operaes: Digite o comando ou clique no boto MODEL/Layout..(on/off)

Nome do Comando: HELP = ajuda Descrio: Fornece informaes sobre comandos e operaes
Menu Superior Toolbar Standard cone Abreviao (alias)

Opes/Operaes: Possibilita o entendimento de um comando, pela seleo do nome do mesmo, ou a procura por descrio da funo ou palavras chave para o que se quer mais explicaes. Se usado no meio de um comando d explicaes a respeito da operao ativa. Comandos e opes com TECLAS

RPIDAS

F1 = help = ajuda, corresponde s funes do comando HELP ou ? F2 = tela de texto (on/ off = ativa/ desativa) F3 = osnap (ativa/ desativa) F6 = coordenadas (ativa/ desativa) F7 = grid (ativa/ desativa) F8 = modo ortho (ativa/desativa) F9 = snap (ativa/ desativa) F10 = mesa digitalizadora (ativa/ desativa) F11 = tracking (ativa/ desativa) <ENTER> = Se um comando foi digitado <ENTER> executa o comando. Se nenhum comando foi digitado, faz com que o comando anterior seja novamente acionado. <BARRA DE ESPAO> = Tem a mesma funo de <ENTER> <ESC> = Cancela o comando ativo, fazendo com que o prompt da rea de dilogo espere novo comando. <DELETE> = Apaga o objeto selecionado na tela (na rea de trabalho).

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos Bsicos em 3D

39

Nome do Comando: ELEV = elevao de objetos Descrio: Define a elevao e a espessura da extruso de novos objetos. Opes/Operaes: Digite o comando. New current elevation <atual>= Definir o valor Z positivo ou negativo do objeto New current Thickness <atual>=Definir a altura de extruso do objeto Observao: Pode-se definir a elevao e a espessura dos objetos usando a caixa de dilogo DDEMODES. Para editar ELEV use o comando CHANGE.

Nome do Comando: THICKNESS = extruso de Descrio: Define a espessura da extruso de novos objetos.

objetos

Opes/Operaes: Digite o comando. New value for thickness<atual> = especifique a dimenso da altura de extruso Observao: Pode-se definir a espessura dos objetos usando a caixa de dilogo DDEMODES.

Nome do Comando: UCS e DDUCS = sistemas de coordenadas do usurio Descrio: Gerencia os sistemas de coordenadas do usurio. UCS define a orientao do Sistema de Coordenadas do Usurio no espao 3D. Ele define a orientao de objetos 2D e a direo da extruso para THICKNESS. Tambm fornece o eixo de rotao para ROTATE e o plano de projeo padro para apontar.
Menu Superior Toolbar UCS e UCSII cone Abreviao (alias)

UCS
e outros

Opes/Operaes: Word=Define UCS ativo para o WCS Origin=move a origem ZAxis=define o eixo Z usando dois pontos 3point=define um UCS usando 3 pontos OBject=define um novo sistema de coordenadas baseado num objeto selecionado View=cria um UCS alinhado com a exibio ativa X/Y/Z=gira o UCS e m torno do eixo X,Y ou Z Prev=restaura UCS anterior Restore=restaura uma UCS gravada para que se torne atual Save=salva uma nova UCS Del=apaga UCS existente ?=lista UCSs existentes Nome do Comando: 3DFACE = criar faces Descrio: Permite a criao de uma face limitada por trs ou quatro lados. Somente suas arestas so visveis at que se d um comando tipo SHADE
Menu Superior Draw Surface 3D Surfaces Toolbar Surfaces cone Abreviao (alias)

3F

Dica: Os pontos podem ser qualquer coordenada 3D e no precisam ser coplanares. Pode-se fazer um modelo de arame antes e depois revesti-lo com faces. Para tornar invisveis algumas arestas, ao clicar os pontos da 3DFACE digite a letra I antes do ponto em que a alinha ser invisvel.

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos Bsicos em 3D

40

Nome do Comando 3D = objetos primitivos em 3D Descrio: Trata-se de comandos encontrados na barra de ferramentas Surfaces que abrem para uma srie de tipos de superfcies espaciais.
Menu Superior Draw Surfaces 3D Surfaces Toolbar Surfaces e outros cone Abreviao (alias)

Opes/Operaes: Escolha os cones da Toolbar Surfaces:


CONE N COMANDOS (0) 2D SOLID (1) 3DFACE (2) BOX (3) WEDGE (4) PYRAMID (5) CONE (6) SPHERE (7) DOME (8) DISH (9) TORUS (10) EDGE (11) 3DMESH (12) REVSURF (revolved surface) (13) EXTRUDE ( (14) RULESURF (ruled surface) (15) EDGESURF (edge surface) SIGNIFICADO Cria polgonos preenchidos com a cor corrente Cria faces em 3D Cria um cubo Cria uma cunha alinhada ao eixo X Cria uma pirmide Cria um cone Cria uma esfera Cria um domo Cria um prato Cria um toride em forma de rosca Muda a visibilidade das arestas para possibilitar edio Cria malha poligonal flexvel Cria superfcies giradas em torno de um eixo Cria slidos primitivos pela extruso de objetos dimensionais Cria superfcies por rguas entre duas curvas Cria malha poligonal tridimensional

10

11

12 13 14 15

Nome do Comando: VPOINT = definindo um ponto de viso Descrio: Define a direo de viso para a apresentao tri-dimensional do desenho VPOINT coloca o observador numa posio como se olhasse a partir de um ponto especificado no espao e voltado para a origem (0,0,0). O VPOINT no pode ser usado no PSPACE.
Menu Superior View 3D View Viewpoint Toolbar cone Abreviao (alias)

VP
(p/ caixa de dilogo)

Opes/Operaes: Rotate= especifica nova direo usando dois ngulos (no plano XY e a partir do plano XY) Enter angle XY plane from X Axis <atual>= especifique um ngulo em relao ao eixo X no plano XY Enter angle from XY plane <atual>= especifique um ngulo para cima ou para baixo a partir do plano XY View Point (0.00, 0.00, 1.00)= digite as coordenadas X,Y,Z para criar um vetor que define uma direo a partir da qual o desenho pode ser visto.

Manual Bsico de AutoCAD

Comandos Bsicos em 3D

41

Nome do Comando: DVIEW Descrio: Define as vistas em projeo paralela ou perspectiva. No AutoCAD 2000 este comando e muito melhorado com o comando 3DORBIT
Menu Superior View 3D Dynamic View Toolbar cone Abreviao (alias)

--

DV

Opes/Operaes: CAmera= nova posio da cmera a partir de sua rotao em torno do ponto alvo TArget= permite o modo de seleo de pontos alvo pela exibio Distance= distncia da cmera ao alvo, e ativa o modo perspectiva POints= permite a seleo de pontos para o alvo da cmera PAn= deslocamento da exibio na tela Zoom= ampliar ou reduzir a vista, ou define tamanho final da cmera TWist= gira a exibio da cmera CLip= define planos de recorte Hide= remove linhas ocultas Off= desativa a vista em perspectiva ativada pela opo Distance Undo= desfaz a ltima ao eXit= sai do comando Dviewblock: modelo em 3D para auxiliar a escolha de posio.

Manual Bsico de AutoCAD

Variveis de Sistema

42

VARIVEIS DE SISTEMA
As Variveis de Sistema possibilitam que o ambiente do AutoCAD seja ajustado. Elas so introduzidas diretamente pelo prompt de comandos e podem ser transparentes, se precedidas por apstrofo (), quando voc estiver em outro comando. As variveis podem ser ajustveis ou no. muitas podem ser acessadas por meio de comandos ou como opes de comandos. Outras no possuem comando equivalente, devendo ser ajustadas digitando-se na linha de comandos ou aps o comando SETVAR. Os valores a serem estabelecidos na maioria das variveis 0 para desativar e 1 para ativar. A seguir temos lista com algumas variveis de sistema mais significativas para serem acionadas mesmo no uso bsico do AutoCAD. As variveis de sistema podem ser tambm acessadas por meio do interpretador do AutoLISP, linguagem de programao para o programa, que ser explorada nos cursos mais avanados de AutoCAD. NOME DA VARIVEL Aperture Blipmode Dragmode Filedia Grips Mirrtext Pdmode Pdsize Pickbox Pickdrag Pickfirst Plinegen COMANDO ASSOCIADO APERTURE GRIPS MIRROR DDPTYPE POINT SELECT SELECT SELECT PLINE/PEDIT SIGNIFICADO Controla o tamanho do alvo do cursor de OSNAP em pixels. Controla o surgimento de blips - 0 = desativa / 1 = ativa. Controla o arrasto - 0=nenhum; 1=ativo se solicitado; 2=arrasto automtico. Define se a caixa de dilogo ser usado como default-0=no usa a no ser com ~; 1=usa sempre que possvel. Controla o uso de garras - 0=sem garras; 1=ativa garras(default). Controla o espelhamento do texto-0=desativado; 1=ativado Controla o tipo de smbolo usado durante o comando POINT. Controla o tamanho do smbolo definido por Pdmode. Controla o tamanho do quadro de seleo dos objetos em pixels. Controla o modo como as janelas de seleo so usadas-0=clique em cada canto da janela; 1=Shift-clique, segure o 1 canto e arraste, e solte para o 2. Controla se voc pode selecionar um objeto ou conjunto de objetos antes de selecionar um comando-0=desativado; 1=ativado Controla como as plines geram tipos de linhas ao redor de vrices- 0=padro do tipo de linha comea e termina nos vrtices; 1=padro do tipo de linha ignoram vrtices e comeam e terminam no incio e no fim da pline. Controla o modo de regenerao automtica- 0=ativado; 1= desativado. Controla o intervalo de tempo entre os salvamentos automticos em minutos0 desativa o salvamento automtico. Controla de o comando SKETCH usa linhas ou plines- 0=line; 1=pline Controla a tela para operaes ordenadas por: 1=objetos; 2=atrao de objeto; 4=REDRAW; 8=p/ criao de MSLIDE; 16=REGEN; 32=PLOT; 64=sada p/ Post Script/ 0=desativa. Controla a exibio de fontes Bitstream, True TYpe e Post Script Type 10=contornos; 1=preenchimentos. Controla o acesso de Paper Space e viewport: 0=objetos de Paper Space e viewport ativados; 1=estritamente Model Space

Regenmode Savetime Skpoly Sortents

REGENAUTO AUTOSAVE SKETCH -

Textfill Tilemode

TEXT/DTEXT
MSPACE/PSPACE

Manual Bsico de AutoCAD


COMANDO 3D 3DFACE 3DMESH ALIGN ARC AREA ARRAY ATTDEF ATTDISP ATTEDIT ATTEXT BHATCH BLOCK BOUNDARY BOX BREAK CHAMFER CHANGE CHPROP CIRCLE COLOR CONE COPY DDEDIT DDIM DDUCS DISH DIST DIVIDE DOME DONUT DRAWORDER DSETTINGS DTEXT DVIEW EDGESURF ELEV ELLIPSE ERASE EXPLODE EXTEND EXTRUDE FILL FILLET FILTERS GRID HATCH HATCHEDIT HELP ID INSERT LAYER LENGTHEN LINETYPE

Resumo das abreviaes dos comandos


ALIAS PAG No. 40 3F 38 40 AL 21 A 9 AA 31 AR 21 ATT 33 34 ATE 34 34 H 12 B 33 BO 10 40 BR 23 CHA 26 -CH 22 CHP* 22 C 9 COL 28 40 CP* 20 ED 25 D* 35 UCS 39 39 DI 31 DIV 11 40 DO 9 DR 27 DS 19 DT 12 DV 41 40 39 EL 9 E 20 X 26 EX 23 EXT 40 15 F 26 FI 18 G 18 H 12 HE 26 38 ID 32 I 33 LA 28 LEN 22 LT 29

43

FUNO objetos primitivos em 3D cria faces cria malha poligonal flexvel alinha objetos arco rea cpias ordenadas define atributos controla a visibilidade dos atributos edio de atributos extrao de relatrio de atributos hachuras bloco fronteira, linha de divisa caixa quebra objetos cria chanfro muda propriedades, inclusive elev, thickness, ponto de insero muda propriedades crculo cores cone copia objetos altera textos estilos de dimensionamento sistema de coordenadas do usurio prato distncia diviso equidistante domo anel com espessura ordena a visualizao ajuste de funes para preciso texto dinmico exibio de perspectivas em 3D cria malha poligonal tridimensional elevao de objetos elipse apagar decompor objetos estende objetos cria slidos primitivos pela extruso de objetos dimensionais preenchimento cantos arredondados criar filtros de seleo grade hachura edio de hachuras ajuda coordenadas do ponto selecionado inserir um bloco no desenho camada altera comprimento tipo de linha

Manual Bsico de AutoCAD


COMANDO LINETYPE LINE LIST LTSCALE LWEIGHT MEASURE MIRROR MLEDIT MLINE MLSTYLE MOVE MSLIDE MSPACE MTEXT OFFSET OOPS ORTHO OSNAP PAINTER PAN PEDIT PLINE PLOT POINT POLYGON PROPERTIES PSPACE PYRAMID RAY RECTANGLE REDRAW REGEN REINIT REVSURF ROTATE RULESURF SCALE SELECT SETVAR SKETCH SNAP SOLID SPHERE SPLINE SPLINEDIT STATUS STRETCH STYLE THICNESS TIME TORUS TRIM UCS VIEW VIEWRES VPOINT VPORTS VSLIDE FUNO

Resumo das abreviaes dos comandos


ALIAS LT L LI LTS LW ME MI MLE ML MLS M MSL MS MT O PAG No. 28 7 31 29 29 11 21 24 8 29 20 16 38 13 20 22 18 OS 17 30 P 14 PE 24 PL 7 PRINT 36 PO 11 POL 10 PROPS 30 PS 38 40 7 REC 10 R 15 RG 15 37 40 RO 21 39 SC 22 SEL 36 SET 37 SK 8 S 18 SO 10 39 SPL 8 SPE 25 31 STR 22 ST 12 39 32 40 TR 23 UCS 39 V 15 16 40 37 VSL 16

44

tipo de linha linha listar caractersticas dos objetos fator de escala para tipos de linha espessura de linha diviso por medida definida espelha objetos alterando multilinhas multilinhas linhas mltiplas, multilinhas move objetos gerao de slides model space mltiplas linhas de texto cpias paralelas restaura ltima excluso deslocamento ortogonal atrao de pontos notveis atribuir propriedades de um objeto a outro desloca a tela ativa em uma direo especificada alterando plines, polilinhas polilinhas plotar, imprimir um desenho ponto polgono propriedades dos objetos paper space pirmide linha semi-infinita retngulo limpa a tela de resduos regenerao do desenho reinicializa dispositivo de i/o cria superfcies giradas em torno de um eixo rotaciona objetos cria superfcies por rguas entre duas curvas escala objetos seleciona objetos definio de variveis de sistema desenho a mo livre o pulinho do cursor slido esfera spline edio de splines status do arquivo de desenho estica objetos estilo de texto extruso de objetos tempo de trabalho rosca corta pedaos de objetos sistema de coordenadas do usurio salvando vistas controle de exibio de curvas definir um ponto de viso usar mltiplas janelas de trabalho ver um slide

Manual Bsico de AutoCAD


COMANDO WBLOCK WEDGE XLINE XREF FUNO

Resumo das abreviaes dos comandos


ALIAS WB XL XR PAG No. 33 40 7 36

45

ZOOM

criar bloco externo (arquivo) cria uma cunha alinhada ao eixo x linha infinita insero de arquivo externo para auxiliar desenho ativo viso ampliada ou reduzida do desenho sem mudar escala

14

Manual Bsico de AutoCAD SUMRIO


SEES Introduo Conceitos Instrues/ Recomendaes Comandos de Desenho LINE XLINE RAY PLINE MLINE SPLINE ARC CIRCLE DONUT ELLIPSE POLYGON RECTANG SOLID BOUNDARY POINT DIVIDE MEASURE Comandos de Texturas/Textos BHATCH STYLE DTEXT MTEXT Comandos de Visualizao ZOOM PAN VIEW REDRAW REGEN FILL VIERES MSLIDE VSLIDE OSNAP GRID SNAP ORTHO Filters DSETTINGS Comandos de Modificao/ Edio

Sumrio

46

Comandos de Blocos: Criao, Ins., Atrib.

1 2 5 7 7 7 8 8 8 9 9 9 9 10 10 10 10 11 11 11

ERASE OOPS MOVE COPY OFFSET MIRROR ARRAY ROTATE ALIGN STRETCH SCALE LENGHTEN CHANGE CHPROP TRIM EXTEND BREAK PEDIT MLEDIT SPLINEDIT DDEDIT HATCHEDIT CHAMFER

12 12 12 13 14 14 15 15 15 15 16 16 16
Comandos de Preciso

FILLET EXPLODE DRAWORDER Comandos de Propriedades dos Objetos LAYER COLOR LINETYPE LTSCALE MLSTYLE LWEIGT PROPERTIES PAITER Comandos de Averiguao LIST STATUS AREA DIST ID TIME

20 20 20 20 20 21 21 21 21 22 22 22 22 22 23 23 23 24 24 25 25 26 26 26 26 27 28 28 29 29 29 29 30 30 31 31 31 31 32 32

BLOCK WBLOCK INSERT ATTDEF ATTDISP ATTEDIT ATTEXT Comandos de Dimensionamento DDIM Comandos Utilitrios PLOT XREF SELECT REINIT VPORTS SETVAR PSPACE MSPACE HELP Comandos Bsicos para Desenhos 3D ELEV THICNESS UCS DDUCS 3D 3DFACE BOX WEDGE PYRAMID CONE SPHERE DOME DISH TORUS 3DMESH REVSURF EXTRUDE RULESURF EDGESURF VPOINT DVIEW Teclas Rpidas Variveis de Sistema Resumo das abreviae Bibliografia Dicionrio e Anexos

33 33 33 33 34 34 34 35 36 36 36 37 37 37 38 38 38 39 39 39 39 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 41 38 42 43 47 48 a 52

17 18 18 18 18 19

Manual Bsico de AutoCAD

Bibliografia

47

BIBLIOGRAFIA
Help On Line do Autocad 2006 For Windows Manual do AutoCAD 14 Windows - Autodesk Omura, George-Dominando Autocad Verso 14 - Livros Tcnicos e Cientficos, 1995 Quartim Barbosa, Eliana - Apostila de Autocad, Secretaria Municipal do Planejamento, 1992 Baldam, Roquemar, AutoCAD 2006 Utilizando Totalmente 2D, 3D, e Avanado, rica , So Paulo, 2005 Bittar, Denise, AutoCAD 2000 para Arquitetos e Urbanistas, rica, So Paulo, 2000

Manual Bsico de AutoCAD

Dicionrio

48

Dicionrio de palavras e expresses mais usadas nos comandos e instrues


@ = arroba Indica que se deve continuar do ltimo ponto grafado no desenho, este passa a ser a coordenada 0,0,0. ADD = adicionar, selecionar mais algum objeto aps ter usado a opo Remove ALL = todos ARC = arco AXIS = eixo BASE POINT = ponto base para editar algum objeto BOTTOM = parte mais baixa do objeto BOUNDARY = limite poligonal CAPS = fechamento das multilines CENTER = centro do crculo ou de curvatura de arco CIRCLE = crculo, cicunferncia CIRCUNSCRIBED ABOUT CIRCLES = tangencia externamente circunferncia imaginria CLOSE = fechamento automtico de polgono COLOR = cr COLUMNS = colunas CONTINUE = linha contnua CORNER = canto, esquina CURRENT = corrente CURRENT SETTINGS = configurao corrente DASHED = tracejado DELETE = excluir DESCRIPTION = descrio DIAMETER = diametro DIRECTION = direo DISPLACEMENT = a posio para localizar o ponto de base DISPLAY = o que est aparecendo na tela DISTANCE = distncia DISTANCE BETWEEN = distncia entre DRAW = usado no menu com comandos para novos desenhos DOT = pontilhado DYNAMIC = dinmico EDGE = eixo END = fim ENDPOINT = ponto final ENTER = expresso para entrar uma informao pelo teclado, para concluir um comando e tambm para repetir um comando imediatamente anterior EXIT = sair de uma seqencia de opes de um comando EXTENTS = o maior dentro da viso da tela FACTOR = o multiplicador para alterar o tamanho FILL = cheio FIRST POINT = primeiro ponto FIT = ajustado, encaixado, na plotagem o desenho de espande o mais possivel no papel FREEZE = congelar, o layer desaparece da tela FROM POINT = a partir do ponto HEIGHT = altura INSCRIBED IN CIRCLE = tangencia internamente circunferncia imaginria JOINT = juno JUSTIFICATION = usa-se para textos, quando se acerta o comprimento do texto em funao da necessidade LENGHT = comprimento LENGHT OF LINE = comprimento da linha LENGHT OF CHORD = comprimento da corda do arco LOAD = carregar LOCK = travar MAGNIFICATION = escala de ampliao ou reduo de um Zoom NAME = nome NEXT = prximo NEXT POINT = prximo ponto NUMBER OF ITENS = nmero de tens

Manual Bsico de AutoCAD NUMBER OF SIDES = nmero de lados OF = preposio de OFF = ficar de fora, no aparecer OFFSET = criar um linha paralela, tanto reta como curva OPPOSITE CORNER = canto oposto OPTION = opo OR = ou POINT = ponto PREVIOUS = prvio. anterior PROPERTIES = propriedades dos objetos RADIUS = raio REAL TIME = em tempo real, usado para Zoom e Pan RENAME = renomear ROWS = linhas SAVE = salvar SCALE = escala SECOND = segundo SELECT = selecionar SIDE TO OFFSET = lado (direo) onde dever aparecer a linha paralela SOURCE OBJECTS = objetos de origem SPECIFY = especifique TANGENT = tangente THAW = descongelar (fazer aparecer) THIRD = terceiro THROUGH = atravs TO POINT = para o ponto TOP = a parte mais alta do objeto UNDO = desfazer UNIT = unidade UNLOCK = destravar WINDOW = janela Faa a seguir suas anotaes sobre as tradues que lhe interessam:

Dicionrio

49

Manual Bsico de AutoCAD Treinamento de comandos e suas opes

Anexos

50

Manual Bsico de AutoCAD

Anexos

51

Manual Bsico de AutoCAD

Anexos

52

Concluso da Parte I - Instrues para os comandos

Вам также может понравиться