Вы находитесь на странице: 1из 1

Opinio

15 Em reflexo...
"O que h de bom ou mau em qualquer crena, qualquer, o modo como se cr. O bem ou o mal esto no psiquismo do crente, no na crena."
Fernando Pessoa

Editorial
WikiLeaks: At onde pode ir o direito informao?
WikiLeaks: Manifestaes pr-Assange O caso WikiLeaks tem marcado a agenda meditica dos ltimos dias. Duas semanas depois do inicio da divulgao dos telegramas secretos entre as embaixadas americanas, Obama pronunciou-se sobre o assunto dizendo que os actos da wilileaks eram deplorveis e que tinha esperana que estes no viessem a manchar as relaes bilaterais dos EUA. Deplorveis foram tambm as tentativas de censura Wikileaks atravs de ciberataques e do bloqueio das fontes de donativos como o caso do Paypal, da visa e do Mastercard, que aceita at donativos para o Ku Klux Klan. Deplorveis foram tambm muitos dos comentrios de polticos americanos como foi o caso do republicano Mick Huckabee, apoiante do movimento conservador Tea Party que disse, com estas palavras, que para Julian Assange, tudo o que ficasse abaixo da execuo era uma pena demasiado branda. Tambm os republicanos Mitch McConnel, Newt Gingrich e Peter King apelidam-no de terrorista. Que Assage tenha ido longe demais nas informaes publicadas, dado que divulgou inclusive, uma lista de locais vitais para a segurana dos Estados Unidos, compreensvel. Que os responsveis pela poltica dos EUA estejam muito irritados e que o queiram silenciar, seria minimamente compreensvel caso no se tivessem tomado medidas de censura explcita e avanassem com meios muito poucos ortodoxos para que esse silenciamento fosse feito. Estas atitudes s serviram, entre outras coisas, para que as manifestaes prAssange aumentassem e sassem do mundo virtual para encherem as ruas de inmeras cidades europeias, incluindo Lisboa, e para a criao de sites espelho do WikiLeaks um pouco por todo o mundo. s vezes a emenda pode sair pior que o soneto: as tentativas de censura a Assange esto a torn-lo num heri para muitos e at j foi nomeado pela revista Time para Personalidade do Ano. Fica a lio para os prximos desenvolvimentos do caso. A problemtica do Wikileaks tem o direito informao como base. At onde pode ir o direito de ser informado e o dever de informar? O assunto delicado e exige toda a toda a ponderao . Para o Internacional o direito informao deve ser sempre respeitado a menos que entre em confronto com os direitos individuais de cada cidado. O mais velho cineasta do mundo comemora 102 anos Manoel de Oliveira apesar da idade continua a viver como se fosse para sempre: com inmeros projectos de novos trabalhos. Para alm das duas longas metragens em que est a trabalhar e que esto em fase de financiamento, o cineasta diz que tem muito mais planos para filmes. Como disse o Presidente da Repblica, Manoel de Oliveira uma inspirao para todos e uma prova de que no existe idade para parar de perseguir os sonhos. A carreira de Manoel de Oliveira absolutamente fascinante: pela vontade de viver, de trabalhar e de fazer sempre mais pelo cinema portugus. H que saber valorizar aquilo que o nosso pas tem de bom e Manoel de Oliveira faz, com certeza, parte dessa lista.

"S merece a liberdade e a vida quem luta diariamente para as conquistar"


Goethe

"S chegamos a ser uma parte mnima do que poderamos ser"


Ortega e Gasset

TExTo dE oPinio: O verdadeiro significado na progresso dos portugueses nos exames PISA
em conta o panorama de crise, a novidade de que os alunos portugueses esto melhores qualquer coisa no que quer se seja, foi entendida de forma excessivamente positiva. O desempenho dos estudantes melhorou muito substancialmente nas trs reas avaliadas: portugus, matemtica e cincias, mas ao contrrio do que muitos disseram, Portugal ainda no est dentro da mdia da OCDE, apesar de andar l perto. A portugus os portugueses somaram 489 pontos quando a mdia da OCDE de 493 pontos, a matemtica Portugal ficouse pelos 487 pontos quando a mdia de 496 e por ltimo no caso das cincias os alunos portugueses ficaram a 8 pontos da mdia. Talvez seja o meu cepticismo a impedirme de festejar o facto de Portugal ainda continuar abaixo da mdia da OCDE no que toca educao, mesmo que tenha havido um progresso notrio. H que pensar no que que os exames PISA avaliam para conseguir tirar concluses suficientemente fundamentadas sobre o tema. Por exemplo, uma pergunta do teste de literacia de leitura era sobre como escovar os dentes, cuja resposta estava no texto do exame; responder a questes de resposta sim e no sobre a importncia do exerccio fsico, entre outras. Quero com isto dizer que os exames PISA avaliam conhecimentos bsicos e do dia-a-dia e no conhecimentos cientficos especficos e formais. Partindo daqui, pode-se considerar que os melhores resultados destes exames significam uma evoluo na questo do analfabetismo funcional que um verdadeiro problema estrutural da sociedade portuguesa. E aqui que a meu ver se situa a boa notcia: os resultados significam um progresso numa problemtica que precisa de tempo para ser resolvida. Concluir que estamos melhores ao nvel cientfico dar um passo maior que a perna. Talvez este seja a direco, e se for, ainda h um longo caminho a percorrer.

"H sempre alguma loucura no amor e um pouco de razo na loucura".


Nietzsche

Daniela Teixeira
A notcia de que Portugal foi o pas que mais progrediu nos exames do PISA apareceu como um osis no deserto para o Governo portugus. Depois de tanta polmica na educao, seja com os cortes oramentais no ensino privado como assuntos controversos mais antigos da avaliao de professores, sistema de faltas, plano tecnolgico, entre tantos outros e tendo

"No h democracia efetiva sem um verdadeiro poder crtico"


Bourdieu

"No possuir algumas das coisas que desejamos parte indispensvel da felicidade"
Betrand Russel

Вам также может понравиться