Вы находитесь на странице: 1из 34

Carvalho Neto

Como Fazer uma Monografia

Fortaleza 2007

Como Fazer uma Monografia

Como Fazer uma Monografia

FORTALEZA 2007

Como Fazer uma Monografia

2007 Texto & Contexto Editora


Rua Carlos Vasconcelos, 2141. Joaquim Tvora Fortaleza CE. CEP: 60115-170 http://www.carvalhoneto.com.br 1a. Edio 2007 Impresso no Brasil
Catalogao na Fonte

Departamento Nacional do Livro


C331m Carvalho Neto, Como Fazer uma Monografia / Pedro Carvalho de Oliveira Neto. 1. ed. Fortaleza : P. C. de Oliveira Neto, 2007. 34 p. ; 21cm.

Inclui bibliografia.

1.Metodologia. 2. Pesquisa Cientfica. I. Ttulo. CDD-658.8

NDICE PARA CATLOGO SISTEMTICO 1. Metodologia Cientfica 501.8 2. Metodologia de Pesquisa 501.8

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS proibida a reproduo total ou parcial, por qualquer forma ou qualquer meio, salvo com autorizao, por escrito, do Editor. A violao dos direitos do autor (Lei No. 9.610/98) crime estabelecido pelo Artigo 184 do Cdigo Penal Brasileiro.

APRESENTAO

Como Fazer uma Monografia

Este manual resume os princpios e mtodos mais usuais na elaborao de um trabalho monogrfico de trmino de curso ou de ps-graduao no mbito de cursos stricto sensu e lato sensu.

o resultado da experincia adquirida na elaborao, na orientao e na participao de bancas examinadoras de diversas Universidades.

Carvalho Neto

Como Fazer uma Monografia

Sumrio
No. CAPTULOS Apresentao Sumrio Fundamentos da Pesquisa Cientfica Objetivos Introduo Desenvolvimento A Pesquisa no Mtodo Cientfico Critrio de Falsicabilidade de Popper Cincia reas da Cincia Senso Comum X Mtodo Cientfico Pesquisa Etapas da Pesquisa Identificao do Problema e da rea de Estudo Reviso Bibliogrfica Concepo da Pergunta Desenvolvimento do Marco Terico Concepo da Hiptese Definio das Variveis Concepo do Diagrama e da Metodologia da Pesquisa Identificao do Universo da Pesquisa Determinao da Amostra da Pesquisa Elaborao dos Instrumentos ou das Tcnicas utilizados na obteno dos dados Preparao e Modelagem Estatstica Realizao do Teste-piloto Acesso as Fontes de Informao das Variveis da Pesquisa Aquisio dos Dados da Pesquisa Processamento e Tabulao dos Dados Anlise dos Dados Explicao das Observaes Anlise da Relao entre a Hiptese e os Dados efetivamente obtidos Delimitao das Limitaes e Dificuldades da Pesquisa Alcance da Pesquisa, sua Aplicabilidade Elaborao do Rascunho Redao Preliminar dos Captulos Elaborao e Redao dos Captulos da Pesquisa Entrega do Material ao Orientador Defesa Oral ou Leitura da Pesquisa Partes Componentes do Trabalho Padro Espaos e Entrelinhas Numerao das Pginas Tamanho da Pgina e Fontes Margens Sees do Trabalho Capa Pgina de Rosto PG. 04 05 07 07 07 07 07 08 09 10 10 12 12 13 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 16 17 17 17 17 17 17 17 17 18 18 18 18 19 19 19 19 19 20 20 21 22 23 24 25 26 27

01

02

03

Avaliao do Trabalho
Pensamento Agradecimentos Oferecimentos Resumo

Como Fazer uma Monografia

04 05

Sumrio Lista de Ilustraes Corpo do Trabalho Introduo Referencial Terico Metodologia da Pesquisa Anlise dos Resultados Concluso Limitaes e Recomendaes Referncias Bibliogrficas Bssola do Escrever Bibliografia

28 28 28 28 28 29 29 29 29 298 30 33

Como Fazer uma Monografia

1. FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTFICA 1.1 Objetivos Neste captulo se delimitam os conceitos de cincia, metodologia e pesquisa. Introduzindo o leitor nas principais caractersticas da pesquisa quantitativa e qualitativa e identificam-se as principais tarefas e etapas de uma pesquisa de natureza cientfica.

1.2 Introduo Para a elaborao de um trabalho cientfico necessrio caracterizar e especificar o conceito de cincia, de metodologia e da pesquisa. Tambm til diferenciar a pesquisa quantitativa da pesquisa qualitativa. E oportuno fixar-se um roteiro mnimo composto das principais tarefas e etapas necessrias elaborao de uma monografia.

1.3 Desenvolvimento 1.3.1 A Pesquisa no Mtodo Cientfico O essencial para a cincia o estabelecimento de uma teoria, um conjunto de regras e leis que forma a base terica do conhecimento, e que relaciona, explica, prediz ou controla fenmenos estudados. Desde que esses conhecimentos tenham sido obtidos atravs do Mtodo Cientfico.

O que leva um determinado tipo de conhecimento ser considerado conhecimento cientfico a aplicao de Mtodo Cientfico em sua obteno. Esse mtodo comeou a ser utilizado, modernamente, por Galileu e foi, depois, sistematizado por Francis Bacon (1561-1626). De l para c foi sendo aperfeioado e hoje est constitudo em um conjunto definido de prticas e regras prprias.

Popper (1902: 1994), em sua A Lgica da Descoberta Cientfica, descreve o mtodo e a atividade cientfica. Sua anlise afirma, preliminarmente, que nunca se pode provar que uma teoria cientfica verdadeira. Dado que as teorias cientficas podem, num determinado tempo e lugar, descrever toda a realidade que lhe possam ser acessveis e fazer previses sobre novas situa-

Como Fazer uma Monografia

es, quando se refazem experincias que confirmem essas previses. Porm, com o desenvolvimento de novas tcnicas e processos possvel, e o que ocorre na prtica, que as teorias sejam superadas por outras mais abrangentes. Na realidade, por definio, no possvel nenhum teste ou experincia que possa, cientificamente, concluir que uma determinada teoria verdadeira ou falsa indefinidamente.

O que se pode afirmar que, dentro dos limites em que possvel testar-se uma teoria, e em determinados tempo e lugar, essa teoria vlida, ou no.

Por exemplo, a Fsica Mecnica, de Newton, uma boa teoria e explica os fenmenos fsicos se a escala usada no for a microscpica ou a quntica, isto , se a experincia ocorrer em velocidades baixas em relao a velocidade da luz (fenmenos de relatividade restrita) e onde os campos gravitacionais sejam pouco intensos (fenmenos de relatividade geral).

Ento no possvel afirmar-se, a respeito de qualquer teoria cientfica, que ela verdadeira. Experimentos que resultem positivos, que confirmem uma determinada teoria, quando muito, podem demonstrar apenas a extenso do domnio de aplicabilidade desta teoria em dado tempo e lugar.

Desta forma o que se poder provar indubitavelmente atravs do mtodo cientfico a falsidade de uma teoria, quando os resultados dos experimentos realizados forem contrrios s previses que ela fez.

1.3.2 Critrio da Falsificabilidade de Popper Para Popper uma teoria poder ser considerada cientfica se satisfizer a trs condies: a) se e somente se, fizer previses inequvocas sobre um determinado fenmeno, b) se e somente se, esse fenmeno possa ser testado.

Como Fazer uma Monografia

c) se e somente se, puderem ser concebidos testes (experimentos) que possam provar que a teoria falsa.

Ou seja, uma teoria cientfica se e somente se for falsificvel.

Exemplo de teorias que no podem ser falsificveis o das previses de Nostradamus. Escritas em linguagem vaga e indefinida as centrias podem ser interpretadas ao sabor de quem as l. No admitem teste de falsicabilidade.

Sobre o 11 de setembro se encontrou esta centria:


PRESAGE XI,Septembre

Pleurer le ciel. t'il cela faict faire?, La mer s'appreste. Annibal fait ses ruses: Denys mouille. classe tarde. ne taire, Na seu secret. & quoy tu t'amuses?.

PRESAGE XI, Setembro Chora o cu. Cabe a ti esse feito? O mar se prontifica. Annibal faz suas escaramuas sutis: Denys (ou Dsney) parte. A frota tarda. No se mate, No conhecias o segredo. E porque motivo te divertias?

A partir dos versos algum poderia atrelar o nome Annibal ao de Bin Ladem, etc., mas, no se poder encontrar em todo o texto do famoso ocultista nenhuma declarao do tipo: no dia x do ano xy o presidente do pas z sofrer um atentado bala. No qual morrer.

1.3.3 Cincia O termo Cincia abrange a investigao ou o estudo, racional e metdico (mtodo cientfico), da natureza, relacionada busca da verdade.

Como Fazer uma Monografia

10

A palavra cincia tambm pode designar o conjunto de conhecimentos ou sistemas de conhecimentos que abrange leis gerais, ou a operao de leis gerais, obtidas e testadas atravs do mtodo cientfico.

1.3.4 reas da Cincia As reas da cincia podem ser classificadas em duas: a) Cincia Pura (desenvolve teorias) versus Cincia Aplicada (aplica as teorias s necessidades humanas); b) ou Cincias Naturais (estuda o mundo natural) versus Cincias Sociais (estudo do comportamento humano e da sociedade).

O mtodo cientfico prescreve que as teorias cientficas devem ser baseadas na observao, em vez da intuio ou f. Ele se define como o mais objetivo e o que possui maior capacidade de predio de resultados, controle e generalizao.

1.3.5 Senso Comum X Mtodo Cientfico O senso comum parte da especulao, da observao particular, contingencial, assistemtica e sem mtodo. O mtodo cientfico parte da pesquisa, universal, necessrio, sistemtico e metdico. Um exemplo: h uma crena popular que atribui azar aos moradores de uma casa em que se veja uma coruja. Essa crena pode ter se alicerado atravs da experincia comum de quem observou uma incidncia maior de doenas naqueles moradores. Ao utilizar o mtodo cientfico um pesquisador poderia verificar que a coruja atrada quela casa porque ali se encontram ratos e insetos devido ao acmulo de sujeira. Essa sujeira pode proporcionar a proliferao de germens e micrbios que causem doenas. Assim concluir que a presena da coruja um indicador de morbidade. A cincia busca indicadores e marcadores que facilitem a previso de eventos. Assim, a existncia de determinadas aves ou mamferos em uma determinada floresta, por exemplo, poderia indicar que ali a devastao foi controlada ou diminuda. H outros dois nveis de conhecimento, o filosfico e o teolgico. No filosfico

Como Fazer uma Monografia

11

o objetivo da pesquisa a realidade mediata, imperceptvel aos sentidos e que ultrapassa a experincia. O conhecimento teolgico o revelado. No fruto da experincia nem da especulao, revelado pela divindade. Enquanto o conhecimento cientfico investigar, experimentalmente, os dados e fenmenos perceptveis pelos sentidos ou por instrumentos. Pode-se chegar ao conhecimento cientfico, a) utilizando-se o Mtodo Indutivo, ou Emprico-Indutivo, em que a observao e a experimentao geram a generalizao e a elaborao de teorias. b) Ou fazendo uso de Mtodo Dedutivo, ou Racionalismo-Dedutivo, em que se formulam hipteses a partir de leis gerais, que depois (as hipteses) so confrontadas com a realidade. Estas duas abordagens sintetizam o Mtodo Hipottico-Dedutivo que outorga o carter cientfico a pesquisa. Nele o pesquisador elabora hipteses ou teorias e depois as testa atravs de experimentaes. evidente que o primeiro passo para que se possa utilizar o mtodo Hipottico Dedutivo a identificao de um problema, a imposio de uma pergunta, de uma questo. Pois somente depois de elaborada uma pergunta que se pode conceber uma resposta, ou tentativa de resposta, a hiptese. Esta hiptese ser ento confrontada com a realidade ou com o referencial terico disponvel.

Figura 1.1 Estrutura do Mtodo Hipottico-Dedutivo

1.4 Pesquisa

Como Fazer uma Monografia

12

A pesquisa a atividade humana que tenta satisfazer sua curiosidade e necessidade de saber, de obter conhecimento. Ela surge de uma pergunta, o problema, que surge da curiosidade ou das possibilidades de se resolver um problema. Atravs da elaborao dessa pergunta ou da identificao desse problema que se pode escolher entre os dois tipos de pesquisa cientfica, a qualitativa ou a quantitativa.

Tabela 1.1 Caractersticas da Pesquisa Qualitativa e Quantitativa


Caractersticas
Percepo da Realidade Mtodo

Qualitativa
Subjetiva Includente Indutivo Gera hipteses Explorao Descobrimento Expanso Ao processo Holstica Dinmica (provisria) Se Constri Centrada nas Diferenas Por dentro (prximo aos dados). Interao de fatores Valores dados e explcitos Validade (dados profundos e singulares) Sinceridade do Informante

Quantitativa
Objetiva Excludente Dedutivo Confronta hipteses Comprovao Confirmao Reduo Ao resultado Particularista Estvel (permanente) Predeterminada Centrada em Similitudes Por fora (a margem dos dados) Antecedente especfico Livre de valores (neutra) Fiabilidade (dados slidos e repetveis) Significao Estatstica

Finalidade Orientada Principio de Verdade

Perspectiva do Pesquisador Causalidade Axiologia Ponto Forte Validade

A pesquisa qualitativa utilizada com sucesso no mbito das cincias sociais. A pesquisa quantitativa usada com xito na rea das cincias naturais. 1.5 Etapas da Pesquisa 1- Identificao do problema e da rea de estudo. 2- Reviso bibliogrfica 3- Concepo da pergunta (definio do objetivo). 4- Desenvolvimento do marco terico. 5- Concepo da hiptese. 6- Definio das variveis a serem pesquisadas. 7- Concepo do diagrama e da metodologia da pesquisa. 8- Identificao do universo da pesquisa. 9- Determinao da amostra da pesquisa. 10- Elaborao dos instrumentos ou das tcnicas para a obteno dos dados. 11- Preparao e modelagem estatstica. 12- Realizao do teste-piloto. 13- Acesso as fontes de informao das variveis da pesquisa. 14- Aquisio dos dados da pesquisa. 15- Processamento e tabulao dos dados.

Como Fazer uma Monografia

13

16- Anlise dos dados. 17. Explicao das observaes. 18- Anlise da relao entre a hiptese e os dados efetivamente obtidos. 19- Delimitao das limitaes e dificuldades da pesquisa. 20- Alcance da pesquisa, sua aplicabilidade. 21- Elaborao do rascunho. 22- Redao dos captulos. 23- Elaborao e redao dos captulos da Pesquisa. 24- Entrega do material ao orientador. 25- Defesa oral ou leitura da pesquisa.

Como Fazer uma Monografia

14

2.1 Identificao do Problema e da rea de Estudo Essa etapa dever responder as seguintes questes: a) b) c) d) e) O objeto, o que se est investigando, variveis principais. O que participar da pesquisa, o que se investigar, Que estratgia ser adotada, desenho do mtodo, Onde a pesquisa ser realizada, mbito da pesquisa, Quando e em quantas etapas ser realizada a pesquisa, grfico de gantt.

Na Tabela 2.1. pode-se ver um modelo cronograma no formato do grfico de Gantt. Os objetivos de uma pesquisa cientfica podem ser Exploratrios (descritivos) ou Analticos (explicativos) e so definidos como visando: a) conhecer as caractersticas de um problema ou fenmeno, b) explicar as possveis correlaes entre as variveis estudadas, c) antecipar os fenmenos que as determinam. Quando a pesquisa exploratria ela estuda fenmenos pouco conhecidos, identifica e descreve atributos ignorados at o momento, quantifica a freqncia de algum, ou alguns, eventos, delimita reas de estudo ou de interesse para a pesquisa e ordena e classifica as variveis estudas em categorias. Quando a pesquisa analtica ela estuda as relaes de causa e efeito atravs, obrigatoriamente, da verificao de hipteses que podem ser explicativas, quando o fenmeno estudado ocorre espontaneamente ou preditivas, quando os fenmenos so provocados e controlados pelo pesquisador.

Tabela 2.1 Grfico de Gantt

Como Fazer uma Monografia

15

Cronograma
Monografia: Ttulo Autor: Nome completo Descrio: Resumo.

Tarefa

Responsvel

Incio

Trmino 1 Ms

Unidade de Tempo 2 3 4 5 6 Ms Ms Ms Ms ms

1- Identificao do problema e da rea de estudo. 2- Reviso bibliogrfica 3- Concepo da pergunta (definio do objetivo). 4- Desenvolvimento do marco terico. 5- Concepo da hiptese.

6- Definio das variveis a serem pesquisadas. 7- Concepo do diagrama e da metodologia da pesquisa. 8- Identificao do universo da pesquisa. 9- Determinao da amostra da pesquisa. 10- Elaborao dos instrumentos ou das tcnicas para a obteno dos dados. 11- Preparao e modelagem estatstica. 12- Realizao do teste-piloto. 13- Acesso as fontes de informao das variveis da pesquisa. 14- Aquisio dos dados da pesquisa. 15- Processamento e tabulao dos dados. 16- Anlise dos dados. 17. Explicao das observaes. 18- Anlise da relao entre a hiptese e os dados efetivamente obtidos. 19- Delimitao das limitaes e dificuldades da pesquisa. 20- Alcance da pesquisa, sua aplicabilidade. 21- Elaborao do rascunho. 22- Redao dos captulos. 23- Elaborao e redao dos captulos da Pesquisa.

Legenda: Concludo Em Elaborao Inconcluso no Prazo Inconcluso fora do Prazo

24- Entrega do material ao orientador.

2.2 Reviso Bibliogrfica

Como Fazer uma Monografia

16

O objetivo da Reviso Bibliogrfica delimitar o que j se conhece sobre o tema averiguando suas definies conceituais e operacionais e que variveis e tipos de pesquisa j se realizaram sobre o assunto. 2.3 Concepo da Pergunta Aps realizar a Reviso Bibliogrfica, o pesquisador estar apto a elaborar a pergunta, identificando, delimitando e determinando o problema que ir investigar. 2.4 Desenvolvimento do Marco Terico uma seqncia da Reviso Bibliogrfica, e implica na identificao dos textos e autores necessrios e compatveis com a pesquisa e na extrao e compilao das informaes pertinentes. Depois de verificada sua relevncia e definidos o tema e a questo de pesquisa, o marco terico dever prevenir erros que tenham sido cometidos em outros estudos, orientar sobre como poder ser realizado o estudo, ampliar a abrangncia da pesquisa, auxiliar no estabelecimento das hipteses e fornecer um referencial para a correta interpretao e analise da pesquisa. So trs as fontes de informao: Fontes primrias: obtidas em primeira mo pelo pesquisador, atravs de pesquisa prpria ou obtida diretamente dos autores de livros, artigos, antologias, monografias, teses, dissertaes, documentos oficiais, entrevistas, etc. Fontes secundrias: obtidas atravs de compilaes, resumos e listas de referncias publicadas numa rea de conhecimento ou qualquer material que organize, processe ou ordene informaes de primeira mo. Fontes tercirias: obtidas atravs de documentos que compendiam nomes e ttulos de outras publicaes, nomes de boletins, conferncias, simpsios, etc. A fonte terciria rene as fontes de segunda mo. 2.5 Concepo da Hiptese A hiptese uma explicao possvel para um fenmeno ou evento. Ela prediz um resultado e testada pelo pesquisador em sua investigao, quando poder ser considerada vlida ou invlida. 2.6 Definio das Variveis Aqui o pesquisador delimita e identifica que aspectos so relevantes e podem induzir, influir ou estar correlacionados aos eventos ou fenmenos que investiga. A eleio de variveis pouco relevantes pode inviabilizar toda uma pesquisa. 2.7 Concepo do Diagrama e da Metodologia da Pesquisa

Como Fazer uma Monografia

17

a explicitao de um mapa e um mtodo de trabalho. Lendo-o, o leitor, saber exatamente que procedimentos foram adotados para se colher os dados e analis-los. 2.8 Identificao do Universo da Pesquisa Identifica que sujeitos ou objetos sero estudados. 2.9 Determinao da Amostra da Pesquisa Determina o tamanho e as especificaes da amostra que representa o Universo da pesquisa. 2.10 Elaborao dos Instrumentos ou das Tcnicas utilizados na obteno dos dados a explicitao detalhada dos instrumentos e tcnicas que sero aplicadas na realizao da pesquisa. Nem sempre necessrio criar-se um instrumento ou tcnica inditos de investigao. Embora quase sempre seja necessria a adaptao ou adequao de mtodos e instrumentos de investigao para cada nova pesquisa. Sobretudo no caso das pesquisas exploratrias. 2.11 Preparao e Modelagem Estatstica A Estatstica proporciona instrumentos valiosos pesquisa. Quando for utilizada, ou seus instrumentos de verificao estatstica, como o caso da medio do grau de correlao entre variveis, por exemplo, eles devem ser os mais adequados natureza da pesquisa. 2.12. Realizao do Teste-piloto A realizao de pr-testes ou do teste-piloto uma maneira barata, em tempo, energia e dinheiro, de verificar a pertinncia e adequao dos instrumentos e tcnicas selecionadas para a pesquisa. Previne os erros e antecipa o caminho a ser seguido na pesquisa. 2.13 Acesso as Fontes de Informao das Variveis da Pesquisa As fontes de informao disponveis nem sempre so as necessrias. A identificao meticulosa de fontes recentes e vlidas pressuposto operacional para a realizao da pesquisa. Por isso a identificao, detalhada, de cada uma delas essencial pesquisa. 2.14 Aquisio dos Dados da Pesquisa Os dados obtidos de fontes primrias formam a essncia da pesquisa. Dados obtidos de fontes secundrias e tercirias devem ser usados com parcimnia e somente quando esclarecem um ponto ou no existam os de fontes primrias.

Como Fazer uma Monografia

18

2.15 Processamento e Tabulao dos Dados Depois de recolhidos, os dados devem ser agrupados em categorias. Essas categorias, em geral, so identificadas no teste-piloto ou no pr-teste. Nas pesquisas em que a Estatstica utilizada os dados devem ser agrupados e implementados em programas de bancos de dados como o Microsoft Office Access, ou em programas de planilhas eletrnicas como o Microsoft Office Excell. Alm destes, mais simples, h uma variada oferta de programas para trabalhar bancos de dados e planilhas eletrnicas, muito teis na modelagem estatstica. 2.16 Anlise dos Dados A anlise dos dados depender do tipo de pesquisa. As que utilizam a Estatstica podem utilizar os modeladores estatsticos para verificar o grau de correlao entre variveis. Nas demais pesquisas a anlise consiste na confrontao dos resultados obtidos com o referencial terico e as hipteses levantadas. 2.17 Explicao das Observaes Qualquer observao est submetida a um contexto especfico, o qual dever ser explicitado no trabalho do pesquisador. Ainda no se est fazendo uma confrontao das hipteses com os dados observados ou obtidos, mas a sua contextualizao no mbito da pesquisa. 2.18 Anlise da Relao entre a Hiptese e os Dados efetivamente obtidos As anlises das relaes e correlaes entre os dados obtidos e a hiptese o que a validar, ou no. Aqui se encontra o cerne do trabalho de pesquisa. 2.19. Delimitao das Limitaes e Dificuldades da Pesquisa Aqui o pesquisador relatar, minuciosamente, as dificuldades encontradas para a realizao da pesquisa e as limitaes de seu trabalho. 2.20 Alcance da Pesquisa, sua Aplicabilidade uma conseqncia da etapa anterior. Aqui o pesquisador explicitar a abrangncia de seu trabalho e evocar as provveis aplicaes que dele derivaro. 2.21 Elaborao do Rascunho Aqui o pesquisador far, ainda de forma resumida, a redao dos captulos de que se compe seu trabalho. Verificando a interconetividade entre eles, e a seqncia lgica do desenvolvimento de seu raciocnio. 3.22 Redao Preliminar dos Captulos

Como Fazer uma Monografia

19

Depois do rascunho o pesquisador desenvolver cada captulo de forma preliminar. Esse material dever ser revisado pelo orientador da pesquisa. 2.23 Elaborao e Redao dos Captulos da Pesquisa Depois da reviso pelo orientador, os captulos sero e corrigidos e o pesquisador lhes dar a redao final. 2.24 Entrega do Material ao Orientador O orientador receber uma cpia do trabalho do pesquisador em sua verso final. Quando poder indic-lo defesa. 2.25 Defesa Oral ou Leitura da Pesquisa O pesquisador far a apresentao de seu trabalho diante da Banca Examinadora composta por seu orientador e mais dois membros possuidores da titulao mnima de mestre.

Como Fazer uma Monografia

20

3.1 Partes Componentes do Trabalho O trabalho cientfico possui um formato. Isso facilita sua leitura e a interpretao mesmo por pessoas de outro pas ou lngua. um formato lgico, formal, necessrio. H variaes nas exigncias sobre as partes componentes do texto cientfico e do trabalho monogrfico de Universidade para Universidade, entretanto, todas elas exigem um mnimo de formatao. O modelo a seguir uma referncia e pode, adaptado s normas especficas de cada Universidade, ser empregado em monografias, dissertaes e teses. 3.2 Gabarito 3.2.1 Espaos Entre Linhas
Segmento No corpo do texto Notas de rodap Entre pargrafos Entre texto e ilustraes Entre texto e citao Incio do texto aps um ttulo Incio do texto sem ttulo Entre Titulo e Captulo Espaos entre linhas 1,5 ou duplo Simples Duplo Duplo 03 03 0 (zero) 03

3.2.2 Numerao das Pginas


Algarismos No possuem numerao embora sejam Capa e pgina de rosto contadas na numerao seguinte. Algarismos romanos minsculos no canto Depois da capa at a Introduo superior direito. Depois da Introduo, no corpo do trabalho Algarismos arbicos no canto superior direito. Pginas que introduzem captulos no conPginas intercaladas tm numerao. Nmero da Pgina

3.2.3 Tamanho da Pgina e Fontes


Tamanho do Papel e Fonte Tamanho do Papel Fonte do Ttulo Fonte do Subttulo Fonte de Subsub-ttulo Fonte do Texto Fonte de citao longa Em Centmetros e Paicas A4 (21 x 29,7 cm) Usa-se sempre o anverso. 16 em negrito 14 em negrito 12 em negrito 12 10

Como Fazer uma Monografia

21

Fonte das Notas de Rodap Palavras com conotaes foradas Palavra estrangeira

10 Entre aspas Itlico

3.2.4 Margens
Margem Esquerda Direita Superior Inferior Em Centmetros 03 cm 02 cm 03 cm 02 cm

Como Fazer uma Monografia

22

3.3 Sees do Trabalho 3.3.1 Capa

FUNDAO UNIVERSIDADE VALE DO ACARA ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEAR CURSO DE PS-GRADUAO EM ADMINISTRAO JUDICIRIA

Jos Clemente dos Anjos

Criminalizao do Adolescente

Fortaleza, setembro, 2007


Itens constitutivos: Nome da Instituio promotora. Curso. Autor. Ttulo. Local e data.

Como Fazer uma Monografia

23

3.3.2 Pgina de Rosto

FUNDAO UNIVERSIDADE VALE DO ACARA ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEAR CURSO DE PS-GRADUAO EM ADMINISTRAO JUDICIRIA

Jos Clemente dos Anjos

Criminalizao do Adolescente
Orientador: Prof. Jos Joaquim Pereira

Monografia submetida Universidade Vale do Acara como parte dos requisitos para a obteno do ttulo de Especialista em Administrao Judiciria.

Itens constitutivos: Nome da Instituio promotora. Curso. Autor. Ttulo. Objetivo do Trabalho Local e data.

Como Fazer uma Monografia

24

3.3.3 Avaliao do Trabalho

Criminalizao do Adolescente

Jos Clemente dos Anjos

Esta Monografia foi julgada adequada para a obteno do ttulo de Especialista em Administrao Judiciria e considerada aprovada.

________________________________ Coordenador do Curso

Banca Examinadora ________________________________ Prof. Maria dos Santos Clemente ________________________________ Prof. Ana dos Anzis Pereira ________________________________ Prof. Joo Clemente dos Santos

Fortaleza, setembro, 2007

Itens constitutivos: Ttulo. Autor. Aprovao do Trabalho Assinatura do Coordenador do Curso Assinatura dos membros da Banca Examinadora Local e data.

3.3.4 Pensamento

Como Fazer uma Monografia

25

Administrar tomar nas mos o destino, vencer a escassez de recursos, resolver conflitos e suplantar dificuldades. Logo, nossa misso como administradores realizar sonhos. Caroline Hope .

3.3.5 Agradecimentos

Como Fazer uma Monografia

26

Agradeo ao meu pai e minha me pelo apoio e confiana e a voc Professora Edla, pelo carinho e exemplo tico.

Como Fazer uma Monografia

27

3.3.6 Oferecimentos

Para Gabriel, meu filho,...sonhos so adiados, jamais abandonados.

3.3.7 Resumo

Como Fazer uma Monografia

28

O resumo pode ser antecedido do abstract ou resume em lngua estrangeira. Exemplo: Resumo A informtica esta cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e mudou direta ou indiretamente a forma como elas se relacionam, se divertem, estudam, trabalham, realizam as transaes comerciais e financeiras, enfim mudou a forma de viver e conviver. As Novas Tecnologias da Informao e Comunicao NTIC trouxeram facilidades e conforto ao dia-a-dia e tambm alguns problemas, tais como os dilemas ticos surgidos durante seu uso. Na escola o aluno compreende seu papel de cidado e comea a integrar-se sociedade e cultura. Na escola o aluno percebe o mundo, os valores e sua forma de atuao neste tecido social. Saber utilizar as diferentes fontes de informaes e os recursos tecnolgicos com conscincia, criticidade e responsabilidade com vistas convivncia solidria e feliz requerem o balizamento das atitudes, escolhas e opinies a partir dos prprios desejos e tambm com os interesses coletivos. Neste trabalho aponta-se e defende-se o dilogo reflexivo como principio metodolgico para as atividades curriculares. Propondo o confronto do aluno com situaes e contextos que exijam que ele manifeste opinies, assuma posies, elabore argumentos e permitem que exercite a autonomia e a cooperao durante as atividades pedaggicas. Entende-se que desta maneira a escola contribuir para que as pessoas possam viver e conviver de forma harmoniosa com as tecnologias. Abstract The computing is every time more present in people's life and it has change directly and indirectly the way they interact have fun, study, work deal with business and financial trades, at last, it changed the way people live together. The new technology of information and communication brought facilities and contort to the day by day, but also some problems, such as, ethical dilemmas witch arise during its usage. At school the students understand their roll as citizens and begin to join in society and its culture. It is in the school that the student notices the world, the values, its structure and how it works in our society. Knowing how to use the different sources of information and the technological resources with conscience, criticism and responsibility looking for a happy and sympathetic. Getting on choices and opinions beginning from the own wishes and also the collective interests. In this essay is showed and standed up for the reflexive dialogue as the methodological principle for rsums activities. Proposing the confrontation of the contexts that demand assumed opinions and positions, work out discussions and allow the practice of the autonomy and cooperation during the pedagogical activities. Its understood from this way that the school will contribute to make it possible for people live together in harmonious way with technology.

3.3.7 Sumrio

Como Fazer uma Monografia

29

Enumera as divises ou partes componentes do texto. 3.3.8 Lista de Ilustraes Lista-se em separado as ilustraes, quadros, organogramas, fotos, gravuras, infogravuras e tabelas

Quadros contm informaes que no exigem clculos. Tabelas so planilhas eletrnicas com clculos.

3.3.9 Corpo do Trabalho Cada captulo antecedido de uma folha de rosto que introduz o captulo que comea sempre em pgina mpar, e no incio da pgina.

3.3.9.1 Introduo A introduo deve: a) definir o assunto estudado, enunciando a idia-central e precisa do mesmo, b) delimitar o tema indicando o ponto-de-vista sob o qual ser abordado, c) situar o assunto nas perspectivas de tempo e lugar e nas dimenses prticas ou tericas, d) demonstrar a importncia do tema, e) indicar o caminho seguido na pesquisa, os pontos principais, as dedues mais importantes e os resultados obtidos. No final a introduo deve enunciar com clareza o plano e o mtodo de pesquisa adotados.

3.3.9.2 Referencial Terico Este captulo faz um apanhado do estado da arte sobre o tema, contextualiza a pesquisa e indicativo da extenso e da profundidade do trabalho. Abrange a delimitao marco terico, a reviso de literatura e as teorias e modelos examinados e os principais autores da rea.

3.3.9.3 Metodologia da Pesquisa

Como Fazer uma Monografia

30

Determina o tipo de pesquisa, sua populao e amostra, o perodo em que foi realizada, as variveis pesquisadas, identifica as fontes de informao e os instrumentos e tcnicas empregados. 3.3.9.4 Anlise dos Resultados a interpretao dos resultados. Cruzamento de dados e de interpretaes. 3.3.9.5 Concluso No se confunde com a anlise dos resultados. Mas sua seqncia natural, elenca os resultados obtidos de forma hierarquizada e informa que concluso ou concluses puderam ser obtidas, inclusive apontando a validao, ou no, das hipteses. 3.3.9.5 Limitaes e Recomendaes Aqui o pesquisador apontar as dificuldades encontradas e salientar os resultados que no puderam ser observados ou obtidos. Poder fazer recomendaes e indicaes para novos estudos e pesquisas que possam esclarecer melhor a temtica estudada. 3.3.9.5 Referncias Bibliogrficas Apresenta a Bibliografia de acordo com as normas da Universidade, que acrescentada de Anexos, questionrios, mapas e documentos utilizados na pesquisa.

Como Fazer uma Monografia

31

O texto a seguir foi Extrado de BIANCHETTI, Lucdio. Machado, Ana Maria N. et All. In A bssola do escrever. Florianpolis/So Paulo: Cortez, 2002.
Tipos de reviso a serem evitados Summa Pesquisadores inexperientes freqentemente sucumbem ao fascnio representado pela idia (ilusria) de "esgotar o assunto". De origem medieval, a summa aquele tipo de reviso em que o autor considera necessrio apresentar um resumo de toda a produo cientfica da cultura ocidental sobre o tema (em anos recentes, passando a incluir tambm contribuies de culturas orientais), bem como suas ramificaes e relaes com campos limtrofes. Por essa razo, poderia ser tambm chamado Do universo e outros assuntos.

Arqueolgico Imbudo da mesma preocupao exaustiva que caracteriza o tipo anterior, distingue-se daquele pela nfase na viso diacrnica. No que se refere educao, comea pelos jesutas mesmo que o problema diga respeito a politecnia; se o assunto for de educao fsica, considera imperioso recuar Grcia clssica, e assim por diante.

Patchwork

Este tipo de reviso se caracteriza por apresentar uma colagem de conceitos, pesquisas e afirmaes de diversos autores, sem um fio condutor capaz de
guiar a caminhada do leitor atravs daquele labirinto. (A denominao "Saudades de Ariadne" talvez fosse mais apropriada.) Nesses trabalhos, no se consegue vislumbrar um mnimo de planejamento ou sistematizao do material revisto: os estudos e pesquisas so meramente arrolados sem qualquer elaborao comparativa ou critica, o que freqentemente indica que o prprio autor se encontra to perdido quanto seu leitor.

certo que, muitas vezes, torna-se necessrio um breve histrico da evoluo do conhecimento sobre um tema para apontar tendncias e/ou distores, marcos tericos, estudos seminais. Estes casos, porm, no se incluem no tipo arqueolgico.

Suspense No tipo suspense, ao contrrio do anterior, pode-se notar a existncia de um roteiro; entretanto, como nos clssicos do gnero, alguns pontos da trama permanecem obscuros at o final. A dificuldade ai saber aonde o autor quer chegar, qual a ligao dos fatos expostos com o leitmotiv, ou seja, o tema do estudo. Em alguns casos, o mistrio se esclarece nas pginas finais. Freqentemente, porm, como nos maus romances policiais, o autor no consegue convencer. E em outros, ainda, numa variante que poderamos chamar de "cortina de fumaa", tudo leva a crer que o estudo se encaminha numa direo e, de repente, se descobre que o foco outro.

Como Fazer uma Monografia

32

Rococ Segundo o "Aurlio" (Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa, 1. ed., p..253), o termo rococ designa o estilo ornamental surgido na Frana durante o reinado de Luiz XIV (1710-1774) e caracterizado pelo excesso de curvas caprichosas e pela profuso de elementos decorativos (...) que buscavam uma elegncia requintada, uma graa no raro superficial.

Impossvel no identificar a definio do mestre Aurlio com certos trabalhos acadmicos nos quais conceituaes tericas rebuscadas (ou tratamentos metodolgicos sofisticados) constituem os "elementos decorativos" que tentam atribuir alguma elegncia a dados irrelevantes.

Caderno B Texto leve que procura tratar, mesmo os assuntos mais complexos, de modo ligeiro, sem aprofundamentos cansativos. A predileo por fontes secundrias, de preferncia handbooks, onde o material j se encontra mais digerido, uma constante, e as Colees do tipo "Primeiros Passos", auxiliares preciosos.

Coquetel terico Diz-se daquele estudo que, para atender indisciplina dos dados, apela para todos os autores disponveis. Nestes casos, Marx, Freud, Heidegger, Bachelard, Gramsci, Habermas, Bourdieu, Foucault, Morin, Lyotard e muitos outros podem unir foras na tentativa de explicar pontos obscuros.

Apndice intil Este o tipo em que o pesquisador, aps apresentar sua reviso de literatura, organizada em um ou mais captulos parte, aparentemente exaurido pelo esforo, recusa-se a voltar ao assunto. Nenhuma das pesquisas, conceituaes ou relaes tericas analisadas utilizada na interpretao dos dados ou em qualquer outra parte do estudo. O fenmeno pode ocorrer com a reviso como um todo ou se restringir a apenas um de seus captulos. Neste ltimo caso, o mais freqentemente acometido desse mal o que se refere ao "Contexto Histrico". Isto no quer dizer que se deva passar por cima de complexidades tericas ou metodolgicas, e sim que teorizaes e metodologias complexas no conferem consistncia a dados superficiais e/ou inadequados ao estudo do objeto. Alm disso, cabe lembrar que o rigor terico-metodolgico inclui a obedincia ao princpio da parcimnia. Monstico Aqui parte-se do princpio de que o estilo dos trabalhos acadmicos deve ser necessariamente pobre, mortificante, conduzindo, assim, o leitor ao cultivo das virtudes da disciplina e da tolerncia. Os estudos desse tipo nunca tm menos de trezentas pginas e, semelhana de sua fonte de inspirao, esto destinados ao silncio e ao isolamento.

Cronista social aquele em que o autor d sempre um "jeitinho" de citar quem est na moda,

Como Fazer uma Monografia

33

aqui ou no exterior. Esse tipo de reviso de literatura o principal responsvel pelo surgimento dos "autores curinga", que se tornam referncia obrigatria, seja qual for o tema estudado.

Colonizado versus xenfobo Optamos aqui por apresentar esses dois tipos em conjunto, pois um exatamente o reverso do outro, ambos igualmente inadequado. O colonizado aquele que se baseia exclusivamente em autores estrangeiros, ignorando a produo cientfica nacional sobre o tema. O xenfobo, ao contrrio, no admite citar literatura estrangeira, mesmo quando a produo nacional sobre o tema insuficiente. Quando indispensvel recorrer a alguma formulao feita por autor estrangeiro, prefere o similar nacional, isto , a fonte secundria, ou ainda, o que diz a mesma coisa sem citar a fonte original.

0ff the records

Este termo, tomado do vocabulrio jornalstico, refere-se queles casos, como o citado acima, em que o autor garante o anonimato s suas fontes. O anonimato freqentemente garantido pela utilizao de expresses como "sabe-se", "tem sido observado", "muitos autores", "vrios estudos" e outras similares, impedindo seu leitor de avaliar a consistncia das afirmaes apresentadas, alm de negar o crdito a quem o merece.

Ventrloquo o tipo de reviso na qual o autor s fala pela boca dos outros, quer citando-os literalmente, quer parafraseando suas idias. Em ambos os casos, a reviso torna-se uma sucesso montona de afirmaes, sem comparaes entre elas, sem anlises crticas, tomadas de posio ou resumos conclusivos. O estilo facilmente reconhecvel: os pargrafos se sucedem alternando expresses como "Para Fulano", "Segundo Beltrano", "como Fulano afirma", "Beltrano observa", "Sicrano pontua", at esgotar o estoque de verbos.

Como Fazer uma Monografia

34

Bibliografia BIANCHETTI, Lucdio et MACHADO, Ana Maria N. et All. Bssola do escrever. Florianpolis : UFSC, 2002. BLANCO, Ricardo R. Tcnica da pesquisa cientfica. So Paulo : 1978. CERVO, A.L. et BERVIAN, P.A. Metodologia cientfica. 4. ed. So Paulo : Makron, 1996. DEMO, Pedro. Introduo metodologia da cincia. So Paulo : Atlas, 1985. ISERN, M.T.I. Elaboracin y presentacin de un proyecto de investigacin y una tesina. Barcelona : UB, 2002.

Вам также может понравиться