Вы находитесь на странице: 1из 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Disciplina: Histria da Msica II Perodo: 1 semestre de 2010 Profa. : Dra.

Maria Alice Volpe Aluna: Monique Grazinoli DRE: 104069277

RESUMO MSICA RELIGIOSA NO RENASCIMENTO: REFORMA E CONTRA-REFORMA O cisma da Reforma Protestante rev-se igualmente na msica, sendo claramente visvel a distino entre a mentalidade protestante e a catlica. Mas mesmo depois de a ciso ser irreparvel, a igreja luterana conservou uma boa parte da msica catlica, tanto de cantocho como polifnica, umas vezes com o texto original latino, outras com o texto traduzido para o alemo, ou com novos textos alemes adaptados s antigas melodias denominadas Contrafacta. A msica na Igreja Luterana no sculo XVI refletia as convices de Lutero, grande amante da msica, cantor, compositor e grande admirador da polifonia. O grande desejo de Lutero era que toda a congregao participasse de alguma forma na msica dos servios religiosos. Alterou as palavras da liturgia para adequ-las a seus pontos de vista e a certas questes teolgicas. Criou-se um tipo de msica muito simples para o seu culto, de forma a facilitar o canto aos seus fiis. Denominada de coral, ela um movimento de acordes com melodias curtas, pouco elaboradas e de ritmos fceis; baseava-se, muitas vezes, em temas folclricos e em cnticos catlicos. Em 1524 foram publicadas quatro coletneas de corais. Na origem, estas canes destinavam-se a ser cantadas pela congregao em unssono, sem harmonizao nem acompanhamento.

As igrejas grandes que tinham coros com formao musical conservaram boa parte da liturgia latina e da msica polifnica latina; para congregaes pequenas ou para uso alternativo. Em 1526, Lutero publicou uma missa alem Deudsche Messe - que seguia nas linhas gerais a missa catlica, porm com algumas modificaes: o Glria era omitido; utilizavam-se novos tons de recitao; o resto, bem como a maior parte do ordinrio era substitudo por hinos alemes. Os compositores luteranos logo comearam a compor polifonias sobre os corais. Compositores como Johann Walter e Georg Rhaw, publicaram vrios volumes de obras com motetos latinos e arranjos corais polifnicos alemes. Os arranjos polifnicos dos corais no se destinavam congregao, mas sim ao coro. Alternavam-se estrofes do coral cantadas pelo coro, dobrado as vezes por instrumentos, com estrofes cantadas em unssono pela congregao. Muito diferente da Reforma instaurada na Alemanha, foi o efeito na msica francesa, nos Pases Baixos e na Sua. Uma desconfiana generalizada relativamente aos atrativos da arte nos cultos somava-se a proibio rigorosa de cantar textos que no fizessem parte da Bblia. Por isso, as produes musicais seriam assinaladas apenas pelos Salmos. Os salmos eram originalmente cantados em unssono e sem acompanhamento nos servios religiosos. Para devoo domstica compuseram-se verses a quatro ou mais vozes, por vezes em arranjos bastante elaborados, semelhantes aos motetos. Os mais importantes compositores franceses de salmos foram: Claude Goudimel e Claude Le Jeune. E nos Paises Baixos J.P. Sweelinck. Esse modelo francs influenciou a mais importante coleo de salmos inglesa do sculo XVI Sternhold e Hopkins (1562).

CONTRA REFORMA No culto catlico, a prtica era bastante mais elaborada, e ao descobrir a vantagem da simplificao musical, a Igreja Catlica procurou igualmente concretizar este objetivo, imbuda no esprito da Contra Reforma. Assim, as autoridades eclesisticas exigiram aos compositores msicas com menos elaborao contrapontstica e rtmica, mas de natureza mais homofnica. No norte da Itlia realizou-se ento o Conclio de Trento com o fim de formular e sancionar oficialmente essas medidas destinadas a expurgar a Igreja de abusos e obrigaes morais. O conclio no abordou qualquer aspecto de carter tcnico: no foram proibidas nem a polifonia nem a imitao de modelos profanos. O que se dizia sobre o Conclio querer abolir a polifonia era falso. O prprio compositor Giovanni Palestrina (que tem na sua esmagadora maioria obras sacras) teria feito uma missa a seis vozes para mostrar que o estilo polifnico no era de modo algum incompatvel com o esprito reverente e no perturbava a compreenso do texto. Assim Palestrina se tornaria o Salvador da msica sacra. O compositor Jacobus Kerle, seguramente influenciou muito as decises do conclio. Com suas preces speciales, que foram cantadas numa sesso do conclio, convenceram os membros do conclio do valor da msica polifnica, silenciando alguns extremistas que pretendiam bani-la. Predominou-se ento o Estilo Palestrina. Compositor italiano que foi cognominado O prncipe da msica, e tinha suas obras consideradas como a perfeio absoluta. Quase todos os autores so unnimes em afirmar que ele captou melhor do que qualquer outro compositor a essncia do carter sbrio e conservador da Contra-reforma. Uma particularidade em que se manifesta o conservadorismo de Palestrina o fato de muitas obras serem a quatro vozes, numa poca em que os compositores escreviam normalmente para cinco ou mais; cerca de um quarto dos motetos e quase metades dos madrigais so escritos nessa forma. Evitava por completo o cromatismo, tendo como forma uma linha meldica pura assim como a harmonia.

Palestrina nos traz uma serenidade e uma transparncia que nenhum outro compositor conseguiu igualar; regularidade rtmica tambm uma forte caracterstica do estilo Palestrina. Este estilo foi o primeiro na histria ser conscientemente preservado, isolado e tomado como modelo em pocas posteriores. O ltimo dos grandes compositores da igreja catlica do sc. XVI foi o ingls William Byrd. Suas obras incluem canes polifnicas inglesas, peas de tecla e msicas para a igreja anglicana; mas suas melhores peas sem dvida so as missas (apesar de ter escrito apenas trs) e motetos latinos.

Вам также может понравиться