Вы находитесь на странице: 1из 18

Captulo II Ecologia do indivduo

1 Relao com o ambiente abitico Factores limitantes Lei do mnimo de Liebig

Lei da tolerncia de Shelford


Fonte http://www.avocadosource.com/tools/Fer tCalc_files/liebigs_law.htm

Alguns princpios subsidirios da lei da tolerncia podem ser enunciados da seguinte forma: i) - os organismos podem ter uma amplitude larga de tolerncia para um factor e uma amplitude estreita para outro ii) - os organismos com amplitudes de tolerncia largas para todos os factores so aqueles que tm mais possibilidade de se encontrarem mais amplamente distribudos iii) - quando as condies no so ptimas para uma dada espcie relativamente a um factor ecolgico, os limites de tolerncia podem ser reduzidos relativamente a outros factores

iv) - verifica-se com frequncia que os organismos no vivem na natureza efectivamente nos nveis ptimos, em relao a um dado factor fsico. Em tais casos verifica-se que outro factor ou factores tm maior importncia. v) o perodo de reproduo habitualmente um perodo crtico, durante o qual mais provvel que os factores do ambiente sejam limitantes. Para exprimir graus relativos de tolerncia, passou a ser de uso generalizado em ecologia uma srie de termos que utilizam os prefixos esteno euri Estenotrmico euritrmico Estenodrico euridrico Estenoalino eurialino Estenofgico eurifgico Estenocio euricio

importante notar que os organismos estenotrmicos tanto podem ser tolerantes a temperaturas baixas (oligotrmicos) como a temperaturas altas (politrmicos). Exemplos: truta de riacho (Salvelinus) vs a r da espcie Rana pipiens

O peixe do Antrtico Trematomus bernacchi vs o peixe do deserto Cyprinodon macularius

Intervalo de tolerncia os limites de um determinado factor ambiental (luz, temperatura, etc.) dentro dos quais um organismo pode sobreviver.

Fonte - Brewer, 1994

Intervalo ptimo - geralmente um organismo no tolera igualmente bem um factor em todo o seu leque de tolerncia, existe um intervalo em que se encontra o seu ptimo

Fonte Odum, 1997

Quando um factor atinge nveis para alm dos limites de tolerncia do organismo: 1 O organismo no sobrevive

2 Parte da populao sobrevive

3 Hibernao e estivao

4 Migrao

5 Aclimatao
Fonte - Brewer, 1994

Indicadores ecolgicos - Uma vez que se pode dizer quais os factores especficos que determinam de uma forma bastante precisa quais os tipos de organismos que esto presentes, pode-se inverter a situao e ajuizar sobre o ambiente fsico a partir dos organismos existentes.

Recentemente tem havido muito interesse na utilizao de organismos como indicadores de poluio. H diferena?

2 Factores abiticos importantes 2.1 Temperatura Importncia da temperatura

A vida tal como a conhecemos apenas pode existir dentro de um intervalo de 300C, entre 200 e 100C. Todos os organismos vivem e trocam energia com um ambiente termodinmico ambiente de frio e calor. A temperatura importante no controlo da taxa a que ocorrem os processos dentro do organismo, e por isso afecta a sua actividade. Em geral, os processos so mais rpidos a temperaturas mais elevadas. Qualquer organismo tende a ter um intervalo ptimo de temperaturas corporais, e a maioria dos organismos tem caractersticas que lhes permitem manter essas temperaturas. Estas caractersticas morfolgicas, fisiolgicas ou comportamentais funcionam afectando a taxa de ganho ou perda de calor, ou ambos.

2.1.1. Temperatura em plantas So fixas = extensa gama de temperatura O metabolismo das plantas contribui pouco para a temperatura interna.

Da radiao absorvida pela planta, alguma utilizada para a fotossntese, e desta forma armazenada em biomassa. O restante aquece as folhas e ar envolvente. As plantas terrestres perdem o calor absorvido por conveco e evaporao; as plantas aquticas perdem-no principalmente por conveco. A evaporao ocorre durante a transpirao (perda de gua formada em fotossntese) e tambm resulta numa perda de calor.
Fonte Smith & Smith, 2002

A fotossntese sensvel temperatura Tanto a fotossntese como a respirao variam com o aumento de temperatura.

As adaptaes metablicas das plantas em relao ao calor e frio

Como lidam as plantas com extremos de calor e frio?

Fonte Smith & Smith, 2002

2.1.2. Temperatura em animais Dois tipos de termorregulao em animais: i) Endotermia uma regulao fisiolgica ii) Ectotermia uma regulao comportamental

De acordo com a temperatura corporal os animais podem ser: i) Homeotrmicos - mantm uma temperatura interior constante. Exemplos: ii) Poiquilotrmicos - A temperatura corporal varia. Exemplos:

Embora endotrmico e homeotrmico, tal como ectotrmico e poiquilotrmico, tenham sido utilizados como sinnimos, h diferenas entre os termos:

Importncia da variao da temperatura A variabilidade da temperatura extremamente importante do ponto de vista ecolgico. A temperatura flutuando entre os 10 e 20C, com valor mdio de 15C, no tem o mesmo efeito nos organismos que uma temperatura constante de 15C. Verifica-se que: Os organismos que esto normalmente sujeitos a temperaturas variveis na natureza (ex. regies temperadas) tendem a ficar deprimidos, inibidos ou mais lentos a uma temperatura constante.

Exemplos: Traa pequena

Ovos do gafanhoto

2.2 gua

A estrutura da gua torna-a numa substncia nica:

Fonte Smith & Smith, 2002

2.2.1 Balano de gua nas plantas

Respostas das plantas falta de gua:

Nem todos os casos de falta de gua ocorrem nos perodos quentes do ano -

Adaptaes das plantas em zonas ridas:

1)

So produzidas mais razes do que partes areas

2)

O ngulo em que a radiao solar atinge as folhas afecta o calor que atinge a folha

3) Algumas plantas tm folhas muito pequenas

4) Algumas plantas fecham os seus estomas durante o dia e abrem-nos durante a noite para absorver e fixar CO2, que utilizam durante o dia. 5) Tricomas

6) Revestimentos com ceras que reflectem a luz 7) Sementes dormentes


Fonte - http://www.mrothery.co.uk/transport/transportq3.htm

Classificao das plantas de acordo com a sua relao com a gua: 1) Xerfitas espcies de plantas que vivem em habitats onde h pouca disponibilidade de gua 2) Mesfitas habitam regies com condies intermdias de gua; inclui a maioria da plantas 3) Hidrfitas plantas que vivem na superfcie ou submersas em gua

Plantas em habitats salinos: A salinidade limita a quantidade de gua que as plantas podem absorver. Estas plantas so chamadas halfitas.

2.2.2. Balano de gua em animais

Os sistemas de controlo de gua nos animais tendem a ser mais complexos e mais caros energeticamente. Os organismos aquticos que vivem em gua doce tm um problema grave, porque tm maior concentrao de sal nos seus organismos que do no meio circundante. O problema impedir que entre demasiada gua, ou eliminar a gua em excesso. Os organismos terrestres obtm gua directamente por ingesto, e indirectamente em reaces metablicas. Perdem gua pela urina, fezes, evaporao, respirao, suor, etc.

Fonte - http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Featured_picture_candidates/Osmotic_pressure_on_blood_cells_diagram

Fonte - http://www.answers.com/topic/osmosis

Animais gua e salinidade O problema da salinidade sobretudo importante em animais aquticos. A maior parte dos vertebrados marinhos possui uma concentrao de sais mais baixa do que a gua do mar

Exemplos: Baleias

Glndula do sal de aves marinhas

2.3. Luz Do total de radiao solar que atinge a atmosfera da terra: - Luz visvel - comprimentos de onda de entre 400 a 700nm - Ultravioletas - Infravermelhos A luz que chega superfcie da terra no tem a mesma composio do que a que atinge a atmosfera. Cerca de metade da luz solar que atinge a superfcie terrestre visvel, quase outra metade so infravermelhos e, devido camada de ozono presente no topo da atmosfera, apenas uma pequena quantidade de radiao ultravioleta atinge a superfcie do nosso planeta.

Fonte Smith &Smith, 2002

A luz interceptada pelo planeta reflectida, absorvida ou transmitida atravs de objectos. Importncia da luz:

os organismos encontram-se entre as pontas de um dilema no que se refere luz A exposio directa do protoplasma luz provoca a morte; porm, a luz a fonte fundamental de energia, sem a qual a vida no poderia existir. Sabe-se que, acerca da luz, so ecologicamente importantes os seguintes parmetros:

Sabe-se que tanto as plantas como os animais respondem a diferentes comprimentos de onda de luz.

Os efeitos da gua na penetrao da luz: Quais as implicaes desta modificao?

Comprimento de onda (nm)


Fonte Smith &Smith, 2002

10

A relao entre a intensidade da luz e a fotossntese:

Fonte Smith &Smith, 2002

2.3. Solo O solo no apenas um factor do ambiente. Porqu? De que resulta o solo?

Nos espaos entre as partculas encontramse gases e gua A textura e a porosidade do solo so muito importantes e determinam a disponibilidade de nutrientes.

11

O solo constitudo por camadas que so distintas e muitas vezes tm cores diferentes. Estas camadas designam-se por horizontes do solo e a sua sequncia designa-se por perfil do solo. Horizonte O

Horizonte A

Horizonte B

Horizonte C

Horizonte R

Fonte http://foossolvesunified.com/Lessons/EnvSci/ESLessonPlan4.htm

2.4 Fogo O fogo um factor importante. No se ter reconhecido que os ecossistemas podem estar adaptados ao fogo teve como resultado um mau ordenamento dos recursos naturais. Atravs de comportamentos descuidados, o Homem moderno aumentou o efeito do fogo, resultando num meio ambiente destrudo ou degradado. preciso considerar que h diferentes tipos de fogos. Exemplos so: i) O fogo de superfcie tem efeito selectivo, favorece o desenvolvimento de organismos tolerantes ao fogo. Benefcios?

12

ii) O fogo de copa destri toda a vegetao; limitante para a maior parte dos organismos. Resultado?

iii) Fogo subterrneo (no solo) ocorre abaixo da superfcie do solo

Em Portugal:

1991 : 1,820 km (2% do territrio) 2003 : 4,249 km (4,6% do territrio; 20 vtimas mortais) 2004 : 1,205 km (1,3% do territrio) 2005 : 2,864 km (3,1% do territrio; 17 vtimas mortais) 2006 : 724 km (0.8% do territrio; 10 vtimas mortais)

Tipos principais de fogos, em todos os casos a ocorrer em floresta de Picea mariana. A) Fogo subterrneo. B) Fogo de superfcie. C) e D) Sub-tipos de fogo de copa. Fonte - http://www.wzw.tum.de/vegoek/publikat/berichte/blv1/blv1.html

13

Exemplos: Pinus palustris As mais antigas referncias ao uso de fogo controlado em Portugal datam de 1836, altura em que Frederico Varnhagen, 1 Administrador Geral das Matas do Reino, defendeu a possibilidade de utilizao desta tcnica com a finalidade de diminuir o risco de incndio em povoamentos de pinheiro bravo. Efeitos do fogo A) Sobre plantas: i) A eliminao da biomassa morta junto ao solo ii) Aumento da intensidade da luz

iii) Algumas plantas dependem mesmo do fogo para a sua reproduo. B) Sobre o meio ambiente: i) Aumento da intensidade da luz junto ao solo. ii) A perda da folhagem faz diminuir as perdas de gua por evaporao (transpirao), podendo originar temporariamente lenis de gua. No entanto, mais desprotegido, o solo apresenta maiores perdas de gua por evaporao directa. iii) A superfcie do solo fica exposta aos extremos de temperatura e de vento. iv) A composio qumica do solo alterada. Como? C) Sobre os animais - de uma forma geral, h sempre uma elevada mortalidade provocada quer pelo calor, quer por asfixia.

14

Frequncia dos fogos

O clima: O clima tem influncia directa porque: i) determina a durao e ocorrncia de perodos de seca durante os quais a manta morta e a vegetao secam o suficiente para arder, ii) a frequncia com a qual ocorrem tempestades elctricas, especialmente aquelas de raios secos (no acompanhadas por chuvas). iii) tipo de vegetao que cresce, a quantidade produzida de biomassa e a velocidade com a qual a manta morta se forma Em regies quentes e secas? Em regies quentes e hmidas? Em climas frios, a produo de biomassa baixa. Alm disso, a humidade tende a permanecer elevada, pelo que a manta morta raramente seca.

O fogo mais frequente, com intervalos entre um a vrios anos, em climas intermdios, nos quais a rpida formao de combustvel, a seca e os raios combinados proporcionam as condies ideais. Exemplo: Outros factores, como a geografia, existncia de montes prximos, vento, lagos, rios, tambm so determinantes da frequncia dos fogos.

Quando se deve e no deve recorrer aos incndios pode levantar dvidas; dado que o homem tende a incrementar, pela sua negligncia, os incndios selvagens, necessrio realizar uma forte campanha de proteco contra o fogo. O cidado dever reconhecer que, como indivduo, nunca dever iniciar ou provocar fogos em qualquer parte da natureza. Contudo, tambm dever reconhecer que a utilizao do fogo, como um instrumento e por pessoas treinadas, constitui uma parte do bom ordenamento da terra.

15

2.5 Sais biognicos macro e micronutrientes Os organismos vivos necessitam de 30-40 elementos qumicos para o seu crescimento, desenvolvimento e metabolismo.

Macronutrientes Micronutrientes

A que se referem micro e macro?

A linha divisria entre os macro e os micro no estrita para todos os grupos de organismos.

Fonte Smith & Smith, 2002

16

2.6. Correntes e presses As correntes de gua influenciam a concentrao de gases e nutrientes e por si s actuam como factores limitantes. Muitas plantas e animais de um curso de gua esto especificamente adaptados morfologica e fisiologicamente manuteno da respectiva posio na corrente. Em ambientes terrestres o mesmo ocorre com o vento. Exemplo: Plantas

Em regies secas, o vento um factor limitante para as plantas. Porqu? A presso hidrosttica muito importante nos oceanos, dado o grande gradiente de presso desde a superfcie at o fundo. Na gua, a presso aumenta uma atmosfera por cada 10 metros. Na parte mais funda do oceano, atinge-se uma presso de 1000 atmosferas. Em geral, as grandes presses que se encontram nas profundezas do oceano resultam em ritmos deprimidos mais lentos.

2.7 Poluio A poluio Efeitos da poluio: Exemplos - Casos histricos de poluio: i) ii) Poluio do ar causada pela queima de carvo, prejudicial sade humana e no s. Envenenamento por chumbo acontecia na Roma antiga devido utilizao de loua de chumbo na cozinha e instalao de canos para transporte de gua feitos deste material. Alguns casos tpicos de poluio: i) ii) iii) Poluio do ar Poluio das guas Chuva cida - um fenmeno qumico resultante do contacto entre o vapor de gua, o dixido de enxofre e xidos de azoto existentes no ar. A reaco que ocorre origina os cidos sulfrico, sulfuroso, sulfdrico e ntrico, que se precipitam para o solo juntamente com chuva, neve, granizo, orvalho ou geada. Resultados?

17

iv) Poluio trmica v) Camada de ozono

vi) Aquecimento global / Efeito de estufa

18

Вам также может понравиться