Вы находитесь на странице: 1из 15

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS FORMAO HUMANSTICA EIXO: AMRICA LATINA

Globalizao e blocos econmicos


Almiro Petry1 (2008)2 A Frana pode deixar de produzir batatas e continuar sendo a Frana, mas se deixarmos de falar francs, de ter um cinema, um teatro e uma literatura prpria, nos converteremos em mais um bairro de Chicago.3

1 Introduo Vivemos no cotidiano a realidade da sociedade global no que concerne ao que consumimos, ao que vemos, ao que vestimos, ao que ouvimos e ao que lemos. Raras vezes estamos conscientes que vivemos na sociedade global, fruto do processo de globalizao do capitalismo. Os bens e servios disponibilizados aos usurios so produzidos, em grande parte, pelo capitalismo globalizado. Para O. Ianni4 a trajetria do capitalismo pode ser reconhecida em trs fases: a das navegaes, a da industrializao e a da globalizao. As grandes navegaes (sculos XV e XVI) expandiram geograficamente o capitalismo pelo mundo, integrando-o num sistema nico de produo e consumo de mercadorias. O capitalismo industrial (que j dispunha de um mercado consumidor mundial) desenvolve tecnologias que aumentam a produo e a produtividade do trabalho humano, iniciando novo ciclo da diviso mundial do trabalho, que se estende por dois sculos, sob a gide das classes sociais, da burguesia, do proletariado etc. O capitalismo globalizado caracteriza-se pelo domnio das corporaes no campo produtivo, no financeiro e no comercial estabelecido em redes e que detm o controle do mercadomundo.

Mestre em Sociologia Rural (UFRGS) e Doutor em Cincias Sociais (Unisinos); Professor do Curso de Cincias Sociais da Unisinos e do Departamento de Sociologia da UFRGS (almiro.petry@gmail.com). 2 Atualizao da verso publicada em 2007. 3 A frase foi proferida pelo delegado francs durante a reunio do GATT, em dezembro de 1993. citada por Nestor Canclini em Consumidores e cidados (p.163). 4 Dentre as obras de Ianni pode-se citar Teorias da Globalizao; A Era do Globalismo; A Sociedade Global etc.

Na fase recente do capitalismo avanado da sociedade global5 constatamos, por um lado, um incremento da produtividade e da riqueza social, movido pela automao e da robotizao; por outro lado, os mesmos processos reduzem a demanda do trabalho humano, produzindo o desemprego estrutural e tecnolgico que aumenta a pobreza e a misria em grupos populacionais numericamente significativos. A economia e a sociedade globalizadas, sob o comando e controle das grandes corporaes transnacionais, configuram uma nova ordem mundial que tem como principais caractersticas a formao de blocos econmicos e o incremento da concorrncia comercial entre empresas e pases. Esta realidade exige um novo olhar das cincias sociais e por isso um momento epistemolgico fundamental na medida em que o paradigma clssico no responde mais adequadamente ao campo emprico. Ianni assim se expressa:
O paradigma clssico, fundado na reflexo sobre a sociedade nacional, est sendo subsumido formal e realmente pelo novo paradigma, fundado na reflexo sobre a sociedade global. O conhecimento acumulado sobre a sociedade nacional no suficiente para esclarecer as configuraes e os movimentos de uma realidade que j sempre internacional, multinacional, transnacional, mundial ou propriamente global (Ianni, 1999, p.239).

Vamos olhar um pouco mais detalhadamente o processo da globalizao e como ele se expressa e organiza a economia na Amrica Latina.

2 Globalizao: o processo Por mais antigo que seja o processo, as mudanas que caracterizam a nova ordem mundial podem ser datadas desde o final da II guerra mundial e, de modo particular, com o fim da guerra fria, a queda do regime sovitico e a desintegrao do bloco socialista. No entanto, estas ocorrncias foram possibilitadas pelos interesses econmico-comerciais e polticos emergentes do mapa territorial e ideolgico, configurado no ps-guerra, capitaneados pelo capitalismo. Assim, processam-se, na sociedade contempornea, profundas transformaes econmicas, comerciais, polticas, sociais, informacionais, culturais e ideolgicas. Durante a dcada de 1990, no ocaso do sculo XX, consolidaram-se algumas configuraes econmicas, comerciais e polticas com os avanos da globalizao6 econmica e do neoliberalismo,

Ianni busca na literatura algumas metforas para esta nova realidade, tais como, aldeia global; fbrica global; terraptria; nave espacial; nova Babel; cidade global; hegemonia global e outras mais. O processo metaforizado como, primeira revoluo mundial; terceira onda; sociedade informtica; mundo sem fronteiras; desterritorializao; tecnocosmo e outras expresses (Ver Teorias da globalizao). 6 Na literatura francesa o termo aparece como mundializao.

estabelecendo novos intercmbios7. Segundo R. Petrella (2001), a nova ordem globalitria (expresso de I. Ramonet, 1995), articula-se em torno de cinco elementos-chave: o indivduo a afirmao da primazia do indivduo inovador, consumidor, produtor (baseia-se no princpio de que cada um deve ser deixado livre para fazer e interagir com o objetivo de maximizar sua utilidade individual, fundamento da meritocracia); o mercado a afirmao da primazia do livre mercado em detrimento de formas cooperativadas, mutuais, comunitrias, de gratuidade, estatais, o qual regulamenta todas as modalidades de transaes (assim, a sociedade vista como um mercado, ou seja, a sociedade de mercado); a eqidade o princpio de que o mercado realiza a verdadeira justia social ao contrrio do Estado de bem-estar porque o indivduo participa da concorrncia, gera sua empregabilidade (valoriza o princpio da responsabilidade individual manter-se competitivo, assegurar a formao contnua...); a empresa privada a organizao que, na sociedade de mercado, melhor garante a coordenao das transaes na concorrncia no mercado regional e no mundial, transformando-se cada vez mais em grandes corporaes monopolistas no sistema financeiro, no produtivo, no comrcio e nos servios (por outro lado, a organizao que mais usufrui a revoluo da informtica e das telecomunicaes, transformando-se num sistema-rede no sistema-mundo); o capital a medida para todos os bens e servios, inclusive para a pessoa humana (ele cria a sociedade do efmero, a sociedade do descartvel, a sociedade dos lixos, a sociedade do consumismo...). A esses cinco elementos, Petrella acrescenta a desconstruo completa do poltico das entidades espao-temporais que so a cidade, a regio, a nao, o continente, o mundo. Tudo dever ser reconstrudo para subverter a ordem globalizada (a ordem neoliberal) e construir um mundo novo e uma sociedade nova, na qual a pessoa humana seja sujeito e participe de sujeitos coletivos. O socilogo francs A. Touraine8 defende a tese de que o paradigma econmico e social introduzido pela revoluo industrial: classes sociais e riqueza, burguesia e proletariado, sindicatos e greve, estratificao e mobilidade social, desigualdade e redistribuio passaram a ser nossas categorias mais comuns de anlise e de referncias sociais. Hodiernamente, por um lado, estas categorias so confusas e empiricamente pouco verificveis, por outro lado, atores sociais e conflitos sociais marcam sua presena com novas
MELO, Adriana. Apontamentos para a crtica do projeto neoliberal de sociedade e de educao: a realizao. Educao Temtica Digital, Campinas, v.3, n.2, p.55-70, jun. 2002. PETRELLA, Riccardo. O desmanche do Estado. Cadernos Le Monde Diplomatique, Edio Especial, n.2, janeiro de 2001, p.15-17. Revista EXAME, n.15, 2001. 8 TOURAINE, Alain. Um novo paradigma: Para compreender o mundo de hoje. 2 ed. Petrpolis/RJ: Vozes, 2006.
7

matizes, em especial as representaes do eu e das coletividades, marcados pela revoluo tecnolgica e das informaes. Portanto, necessita-se de um novo paradigma um novo olhar desta nova paisagem que, com certeza, no podem voltar ao antigo paradigma poltico: a desordem e a ordem, a paz e a guerra, o poder e o Estado, o rei e a nao, a Repblica, o povo e a revoluo, mesmo que vrias destas variveis continuem marcando presena na nova ordem social. A globalizao econmica (ordem globalitria, ou triadetizao originria da Comisso Trilateral: USA, Canad, Inglaterra, Alemanha, Frana, Itlia e Japo, isto , o G7, acrescido, a partir da segunda metade da dcada de 90, pela Rssia, passando a compor o G8), sob a gide da doutrina neoliberal, junto com os organismos financeiros internacionais e privados nacionais, exigiram a aplicao da cartilha do FMI, em especial nos pases perifricos (Mxico, Chile, Brasil, Argentina, Tailndia, Malsia etc.). A cartilha do FMI so regras no formato de manual para os governos realizarem os ajustes fiscais, as privatizaes, os cortes nos gastos pblicos, os ajustes cambiais, a abertura dos mercados financeiros e de produtos, a desregulamentao da economia, a reforma da previdncia, etc. A China configura, neste cenrio, seu prprio modelo em que o Estado continua autoritrio e centralizador, mas admite a presena de empresas capitalistas, no modelo joint-venture, para transitar do modelo estatal ao modelo de economia aberta e assim j reconhecida pela Organizao Mundial do Comrcio (OMC). Esse processo, por um lado, cria as especulaes financeiras promovidas pelo capital voltil transnacional, resultando em quebradeiras de vrias economias nacionais9 como os pnicos vividos pelo Mxico (1994, uma espcie de tipo ideal, exemplo de ajuste bem sucedido); pela Tailndia (1997); pela Rssia (1998); pelo Brasil (1999, que saiu bastante arranhado desse enrosco financeiro) e pela Argentina (2001), que derrubaram a credibilidade de suas moedas e impactaram nas demais economias, em decorrncia do chamado contgio (comercial as relaes de exportao e importao; financeiro diminui o interesse pelos ttulos do pas, entrando menos dinheiro; cambial a desvalorizao da moeda nacional, em relao ao dlar norte-americano, que a moeda das transaes). Nesta mesma lgica deve ser colocada a desvalorizao da bolsa de valores de Shangai (27-02-2007 e 21-01-08), que arrastou para o negativo, em ambos os momentos, todas as bolsas das economias capitalistas. Por outro lado, esse processo gera o movimento antiglobalizao (um movimento antisistmico) que, em novembro de 1999, em Seattle (A Batalha de Seattle), impediu a Rodada do Milnio da Organizao do Comrcio, reunindo mais de 100 mil manifestantes. Os
9

Revista EXAME, n.15, 2001.

intensos protestos10 do movimento antiglobalizao ocorreram a partir da reunio do G8, em junho de 1999, na cidade de Colnia, reivindicando o perdo da dvida externa dos pases mais pobres. Passaram por Seattle (novembro 1999); por Davos (janeiro de 2000, reunio do Frum Econmico Mundial); por Washington (abril de 2000, reunio anual do Banco Mundial e do Fundo Monetrio Internacional); por Praga (setembro de 2000, quando jovens de 54 pases debaterem os efeitos da globalizao econmica. H confrontos com a polcia); por Quebec (abril 2001, reunio das Amricas, para a criao da ALCA Associao de Livre Comrcio das Amricas); por Gotemburgo (junho 2001, reunio da Unio Europia, visando ampliao e integrao); por Barcelona (junho 2001, encontro do Banco Mundial o debate aconteceu por teleconferncia); e por Gnova (julho 2001, reunio do G8, quando a polcia assassina um jovem estudante, a primeira vtima do movimento antiglobalizao). Estes protestos tiveram seu auge em fins de 2005 durante a reunio da Cpula das Amricas em Mar del Plata, impedindo a assinatura do acordo da ALCA. Alm dos protestos, o movimento antiglobalizao organizou, em janeiro 2001, na cidade de Porto Alegre, com a adeso de mais de 70 entidades e movimentos internacionais, o primeiro Frum Social Mundial para a construo de um mundo novo com o objetivo de combater a lgica excludente do capital mundializado em substituio nova (des)ordem defendida, no Frum Econmico Mundial (Davos), pelos novos senhores do mundo (N. Chomsky) como representantes do grande capital. A esse j se seguiram outros sete, aprofundando a temtica do movimento, com a crescente participao da sociedade civil. No entanto, o FSM de 2007 expressa a crise em que est o movimento11, que tem por lema uma outra globalizao possvel (a altermundializao). O FSM de 2008 ocorreu em vrias cidades dos continentes latino-americano, africano e asitico para possibilitar maior participao local no mundo globalizado. Os EUA, como a economia capitalista hegemnica da segunda metade do sculoXX, enfrentaram vrias crises (guerra do Vietn, do Golfo, do Afeganisto, do Iraque e a recente crise do financiamento imobilirio etc.) que afetaram a economia mundial. Pela transnacionalizao do capital, a acumulao capitalista passou a ser transposta para as regies mais favorveis ao capital, cuja rentabilidade tornou-se mais atrativa, como nos ltimos anos, as economias asiticas. Estas presses econmico-financeiras atingiram os Estados regidos pela doutrina keynesiana. Ela foi substituda pela doutrina neoliberal, modelada pelo consenso de Washington. Isto alterou o aparente equilbrio entre as naes
10 11

Revista VEJA, n.29, 2001. Ler: Sntese avaliativa do Frum Social Mundial de Nairobi http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=26404

capitalistas produtoras de matrias-primas e tomadoras de capital e de tecnologia e as naes fornecedoras de capital e de tecnologia. Nesta relao se mantm e se reproduz o antigo modelo de dominao e explorao sob a matriz neocolonialista. A globalizao econmica, no estgio avanado do capitalismo histrico, ocorre pela transferncia espacial das atividades na cadeia produtiva e mercantil. Hoje, assistimos a uma transferncia macia, em escala mundial, das indstrias automobilstica, siderrgica e eletrnica (Wallerstein, 2001, p.33) como essncia do capitalismo histrico. Processo previsto por Marx e Engels, em 1848, no Manifesto do partido comunista, ao enunciarem que a burguesia conquista a terra inteira (p.29). Da mesma forma, com o avano histrico da globalizao, caem as fronteiras entre as naes e os antagonismos entre os povos com o livre comrcio, com o mercado mundial, com a uniformizao industrial e com as condies de vida correspondentes (Marx e Engels, 2001, p.56). Para Wallerstein (2001, p.33), esses rearranjos trazem trs conseqncias: a primeira, a permanente reestruturao geogrfica do sistema-mundo capitalista implicando a constante alterao dos centros de poder, mantida, contudo, ao longo da histria, a polarizao global do sistema (os ciclos sistmicos de acumulao: o genovs da metade do sculo XV at a metade do sculo XVII; o holands da metade do sculo XVII at o final do sculo XVIII; o britnico do final do sculo XVIII at a 1 Guerra Mundial; o norte-americano do final da 1 Guerra Mundial at o final do sculo XX e incio do sculo XXI conforme G. Arrighi em O longo sculo XX); a segunda, a equivocada superproduo, evidenciada pela insuficiente demanda mundial a inovao tecnolgica tem sido uma conseqncia, portanto, como uma resposta aos momentos de baixa nos ciclos econmicos, afetando a organizao da produo; a terceira, a constante busca de fora de trabalho de baixo custo nas novas reas incorporadas economia-mundo, ou seja, a crescente proletarizao da fora de trabalho. Mas as migalhas que couberam s classes trabalhadoras no capitalismo histrico sempre se concentraram nas reas centrais (2001, p.93). Assim, a expanso geogrfica do sistema serviu para contrabalanar a queda dos lucros. Desta forma, constata-se que o ambiente geogrfico do capitalismo histrico cresceu regularmente ao longo do tempo, para materializar as atividades produtivas com o objetivo econmico da acumulao incessante do capital (2001, p.18), pois a economia capitalista tem sido governada pela inteno racional de maximizar a acumulao (Wallerstein, 2001, p.17). Para Marx e Engels, a burguesia desempenha na histria um papel revolucionrio e decisivo (2001, p.27) e, pressionada pela necessidade de mercado, explora o mercado mundial (Weltmarkt), tornando 6

cosmopolita a produo e o consumo de todos os pases. Para grande pesar dos reacionrios, retirou da indstria sua base nacional. As antigas indstrias nacionais foram aniquiladas e ainda continuam a ser nos dias de hoje. (...) Essas indstrias no empregam mais matriasprimas locais, suas matrias-primas provenientes das mais longnquas regies, e seus produtos acabados no so mais consumidos somente in loco, mas em todas as partes do mundo, ao mesmo tempo. (...) A auto-suficincia e o isolamento regional e nacional de outrora deram lugar a um intercmbio generalizado, a uma interdependncia geral entre as naes (Marx e Engels, 2001, p.29-30).

As causas da crise do regime hegemnico norte-americano tm uma raiz militar (a vergonhosa perda da guerra do Vietn); uma raiz financeira (a impossibilidade da manuteno das regras financeiras estabelecidas em Bretton Woods); e uma raiz ideolgica (a insustentabilidade da cruzada anticomunista). As dcadas de 1970 e de 19 80 foram decisivas para a sociedade norte-americana (crise energtica, conflitos externos, evaso de divisas etc.). A partir do segundo governo Carter e do governo Reagan, prevaleceu a racionalidade capitalista, quando se forjou uma nova aliana entre o poder do Estado e o capital (Arrighi, 1996, p.325). Na era Reagan, o governo norte-americano elevou as taxas de juros bem acima do ndice de inflao corrente; estimulou a desregulamentao concedendo maior liberdade para o capital circulante; expandiu o endividamento do Estado e de credor mundial passou a principal devedor mundial; ampliou a escalada da guerra fria e exibiu seu poderio militar com vrias intervenes em pases do Terceiro Mundo (Arrighi, 1996, p.327-8). Assim, a crise do capitalismo mundial a transfronteirizao da crise norte-americana. Os Estados Unidos, com sua poltica interna e externa, costuraram uma aliana com os parceiros (Primeiro e Terceiro Mundos; hoje, emergentes e perifricos), recentrando em si mesmos o poder econmico e o poderio militar, que jogou ainda mais o Terceiro Mundo para a periferia. Desta forma, a recente prosperidade dos Estados Unidos decorre do deslocamento da crise de um conjunto de relaes para outro (Arrighi, 1996, p.335), que sinaliza com o possvel esgotamento da hegemonia neoliberal. Por outro lado, as corporaes transnacionais passaram a concentrar em suas mos o poder de deciso, e elas definem as estratgias a serem adotadas pelos governos e os organismos internacionais (como o FMI, BM e OMC). Em decorrncia, para O. Ianni, o novo palco da histria a sociedade mundial (em vez da sociedade nacional e do Estado nacional que formulava e implantava polticas nacionais). Contudo, a lgica da matriz neoliberal deve ser rompida na esfera nacional e na transnacional.

Esse , entre alguns traos, o contexto histrico de formatao da sociedade do conhecimento e da informao, como um novo mundo, resultante, segundo M. Castells, de trs processos independentes: a revoluo tecnolgica da informao; a crise do capitalismo e do estatismo e a conseqente reestruturao de ambos; e, o apogeu de movimentos sociais (1995, v.3, p.412). Expressam uma ruptura da sociedade industrial predomnio da racionalizao econmica, da presena ativa do Estado, das intervenes polticas e administrativas etc. e que nessa sociedade, segundo A. Touraine, a produo dos bens materiais ocupava a centralidade, agora, o que ele chama de sociedade programada, tem a produo e a difuso macia dos bens culturais (1998, p.258) como o lugar central. Portanto, a educao, a sade e os meios de comunicao, na sociedade programada que a gesto das pessoas em substituio da administrao das coisas , prevalecem sobre as indstrias metalrgicas, qumicas, txteis e eletroeletrnicas (1998, p.259). o mundo dos tomos realidade fsica, tangvel (...) que est dando lugar a matria intelectual conhecimento, informao, propriedade intelectual, experincia que pode ser utilizada para gerar riqueza (Stewart, 1998, p.26 e XIII). Nessa nova sociedade, as fbricas de conhecimentos as universidades e os institutos de pesquisa so agora as usinas de fora da sociedade moderna, substituindo a fbrica produtora de bens da era industrial (Kumar, 1997, p.37); e a qualidade da nova fora de trabalho homens e mulheres caracteriza-se por altos nveis de percia tcnica e conhecimento terico que, correspondentemente, exigem longos perodos de educao e treinamento (Kumar, 1997, p.37). no mundo do trabalho na fbrica, no escritrio, nos servios etc. que se opera a mais notvel mudana civilizatria. As fbricas cones da sociedade industrial, agora robotizadas e computadorizadas so, em grande parte, teleoperadas, produzindo bens desmassificados. Requisitam trabalhadores que tenham iniciativa, criatividade, flexibilidade e habilidade para a gesto do tempo. E, para preparar esse trabalhador, a universidade substituir a fbrica como a instituio central de amanh (Toffler, 1998, p.349), com metodologias diferenciadas das atuais, que ainda visam s atividades da sociedade industrial, voltadas para a emergente sociedade do conhecimento e da informao. Stewart considera o ano de 1991 como o ano um da era da informao (p.19), porque naquele ano, as empresas norte-americanas passaram a investir mais em computadores e equipamentos de comunicaes do que em mquinas e equipamentos, os tradicionais bens de capital, da era industrial. Na Amrica Latina o desequilbrio e o descompasso, neste processo, se acentuaram tendo em vista a formao histrica na rea da industrializao e da urbanizao. A 8

industrializao ocorreu no modelo da substituio das importaes inicialmente, no modelo nacional-desenvolvimentista e mais tarde no modelo da interdependncia, ou dependncia negociada , impulsionada pela entrada das empresas transnacionais, que vieram para c sem transferir novas tecnologias (uma exigncia do atual modelo chins). A substituio das importaes, por produtos produzidos por estas empresas aqui, arrasou os modelos de industrializao concebidos na linha do nacional-desenvolvimentismo (Brasil, Argentina, Mxico etc.). No entanto, apesar da aparncia inovadora deste modelo, manteve-se no poder parte das tradicionais oligarquias, que se associaram ao novo capital, formando uma burguesia nacional entreguista. exatamente no plano poltico e jurdico que se manifesta o conflito entre o capital, o trabalho, os meios de produo, a propriedade privada etc. implantando-se os regimes militares frente crescente conscientizao de movimentos populares e democrticos. Estes regimes, desde a dcada de cinqenta do sculo passado perpassam os pases latinoamericanos mantendo-se por quase quatro dcadas -, aprofundam e consolidam aquele modelo, aumentando a dependncia econmico-financeira, atravs da dvida externa e a dependncia tecnolgica. Esta estrutura dependente intensifica e aumenta a explorao, redefinindo o colonialismo vigente (parte-se para o neocolonialismo tecnolgico), dando-lhe feies de modernizao e incluso no sistema-mundo, seja no campo da industrializao, no campo do comrcio, no campo financeiro e no campo cientfico-tecnolgico. Contudo, o ressurgimento dos movimentos democrticos e populares na Amrica Latina possibilita um novo e amplo processo de democratizao, acabando com os regimes autoritrios e ditatoriais. No entanto, mais uma vez, a ascenso do povo ao poder no acontece. So as classes dominantes do passado longnquo e do passado recente, que mantiveram os povos latino-americanos afastados da escola, da poltica, da sade, da previdncia social e da economia, que assumem democraticamente o poder societal, para evitar que a Amrica Latina trilhe seu prprio caminho democrtico e participativo. Frente a isso, no cenrio mundial, para manter a proeminncia sistmica, os pases centrais (capitalistas industrializados e o G7) impuseram novas regras de relacionamentos comerciais (OMC), financeiros (BM/FMI) e tecnolgicos (Lei da propriedade intelectual/industrial etc.), exigindo a adaptao dos semiperifricos e dos perifricos. Isto documenta-se no consenso de Washington, cartilha da doutrina neoliberal, que liquida com o consenso keynesiano, sustentculo do Estado do bem-estar social. Nesta lgica doutrinria enquadra-se a necessidade imposta da formao de blocos econmicos, seja por regies ou afinidades estruturais e produtores de determinadas matrias9

primas. A Amrica Latina j havia tentado com a Associao Latino-americana de Livre Comrcio (ALALC), com a Associao Latino-americana de Integrao (ALADI), com o Pacto Andino, com o Pacto Amaznico tal experincia. A nova tentativa, com outra orientao doutrinria, conduz ao Mercado do Extremo Sul (Mercosul), j que as tentativas de constituir o Mercado Comum do Cone Sul no vingaram. Olhava-se muito, na poca, para o florescente Mercado Comum Europeu e a Organizao para a Cooperao e o Desenvolvimento Econmico (OCDE). Da experincia europia resultou a Unio Europia que se configura uma unidade que ultrapassa as meras questes aduaneiras e tarifrias. Neste contexto surge igualmente, em 1994, o Mercado Comum da Amrica do Norte (NAFTA) e as tentativas de formar a rea de Livre Comrcio das Amricas (ALCA), projeto norteamericano de um neocolonialismo cientfico-tecnolgico e comercial. A proposta norteamericana tem sua sustentao na doutrina Monroe, tida como a referncia ideolgica de a Amrica ser dos americanos, no caso, sendo mais explcito, dos norte-americanos, ou melhor, dos americanos estadunidenses. Assim, o neoliberalismo confirma seu projeto de conformao social, poltica, econmica e doutrinria como pensamento nico, definindo as polticas pblicas do Estado e atribuindo ao livre mercado do sistema-mundo as decises sobre as pessoas, as organizaes e as instituies sociais. A dita doutrina neoliberal diferente do neoliberalismo que construiu uma doutrina buscando elementos do socialismo uma retomada histrica dos clssicos liberais feita por F.Hayek e M. Friedman, que em 1947, reuniram em Mont Plerin (Sua), empresrios e intelectuais liberais para formar uma frente liberal contrria ao processo que j estava h alguns anos em gesto, de integrao de interesses nacionais para a recuperao da capacidade de crescimento e da acumulao do capitalismo no ps-guerra. Os governos de Thatcher e Reagan so emblemticos da consolidao de tais mudanas no sistema de acumulao capitalista entre os anos 70 e 80. O capitalismo justifica e legitima esta retomada neoliberal, como uma ordem espontnea e ampliada, criada por um mercado competitivo, como propunha Hayek, um de seus projetistas iniciais (Melo, 2002). Entretanto, a reforma neoliberal de Reagan e mantida por seus sucessores lanou os EUA em uma profunda crise financeira e arrastou consigo o sistema-mundo, em fins de 2007, cenrio que se agravou em incios de 2008. Desta forma, a recesso econmica norte-americana traa um cenrio mundial de incertezas e inseguranas, expresso nas constantes oscilaes das bolsas de valores do mundo capitalista e da China.

10

3 Os blocos econmicos da Amrica Latina12 Com o fim da URSS e do bloco econmico socialista os EUA e demais pases capitalistas abandonaram a preocupao com o fantasma do comunismo e da guerra fria, encetando verdadeira guerra comercial na busca do controle dos principais mercados consumidores. J havia uma experincia capitalista anterior que foi o Mercado Comum Europeu, que evoluiu para a Unio Europia, hoje em tanta evidncia. Referenciado a esta realidade, a Amrica Latina tentou sua integrao comercial desde a dcada de 1960. A seguir se faz alguns destaques do processo latino-americano, que de poucos xitos. ALALC Associao Latino-americana de Livre Comrcio, criada, em 1960, pelo Tratado de Montividu, proposta patrocinada pelo Brasil, a Argentina e o Mxico. A pretenso era estabelecer em doze anos (at 1972) uma zona de livre comrcio, mediante a gradual reduo das taxas aduaneiras. Para tanto criou-se um sistema de listas de bens, periodicamente renovvel. A ALALC incrementou o comrcio regional, contudo problemas decorrentes da ausncia de uma coordenao e posies rgidas de parceiros, impediram o avano deste projeto. Pelo Protocolo de Caracas (1969), o prazo de consolidao foi postergado para 1980. Naquele ano, na discusso para confirmar a rea de livre comrcio, decidiu-se pela reformulao, donde emerge a ALADI. ALADI Associao Latino-americana de Integrao, criada, em 1980, pelo Tratado de Montividu, como um organismo de integrao econmica intergovernamental, sendo partcipes a Argentina, Bolvia, Brasil, Chile, Colmbia, Cuba, Equador, Mxico, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, tendo como patrimnio histrico o passado da ALALC. A ALADI no objetivava uma rea de livre comrcio, mas um sistema de preferncias econmicas e comerciais entre os signatrios, donde resultaria um mercado comum estimulado pelas iniciativas multilaterais flexveis e diferenciadas, respeitado o estgio de desenvolvimento de cada pas. O formato de maior abertura ensejou acordos fora deste espao que, em princpio, parecia ser favorvel ao bloco, no entanto, determinou seu fracasso pelas diferentes opes feitas pelos pases membros. MERCOSUL O Mercado Comum do Sul, criado, em 1991, pelo Tratado de Assuno, tem como scios o Brasil, a Argentina e a adeso do Uruguai e do Paraguai, resultante da integrao entre Brasil e Argentina, que foi firmada pelo Tratado de Integrao, Cooperao e Desenvolvimento Brasil-Argentina (1988), nos governos de Jos Sarney e Ral Alfonsn. Pelo Tratado de Buenos Aires, os dois pases deveriam, na primeira etapa, proceder harmonizao das polticas aduaneira, comercial, agrcola, industrial e de
12

SADER, Emir (Coord). Enciclopdia Contempornea da Amrica Latina e do Caribe. So Paulo: BoiTempo, 2006.

11

transportes e comunicaes, assim como coordenao de polticas monetria, fiscal e cambial; em segunda etapa, conformao adequada das demais polticas necessrias ao estabelecimento de um mercado comum. No entanto, com o Consenso de Washington (1989) e a adoo da doutrina neoliberal no Brasil (com Collor) e na Argentina (com Menem), concebe-se um mercado sob a liberalizao geral do comrcio, em conformidade com a doutrina neoliberal, presente no Tratado de Assuno. No avano deste mercado, o Mercosul realizou acordos de livre comrcio, em 1996, com o Chile e a Bolvia e, em 1998, com a Comunidade Andina de Naes (CAN). Em julho de 2006, de forma precipitada, a assemblia aceitou a adeso da Venezuela e o indicativo da incluso da Bolvia, preterindo as pretenses do Chile, previstas pelo acordo de 1996. Entretanto, o grande objetivo do Mercosul de promover um acordo comercial com a Unio Europia, at a presente data, no foi consignado. As negociaes para a formao da ALCA rea de Livre Comrcio das Amricas (de 1994 a 2005) fracassaram. Para Coutinho, Hoffmann e Ffuri (2007)13 a anlise do nvel de integrao do Mercosul, entre 1991 e 2006, permite traar um panorama do processo e divid-lo em trs fases distintas. A primeira, a da criao (1991-1997); a segunda, a da crise de integrao (1998-2002); e a terceira, a da revitalizao (a partir de 2003). Segundo os autores, pode-se destacar as seguintes caractersticas: Na fase da criao consolida-se a
estrutura institucional do Mercosul. A nfase dada ao aspecto comercial do processo de integrao, com a criao de rgos destinados a tratar do tema. Nesse perodo so criados os rgos centrais para a estrutura institucional do Mercosul, como o Conselho do Mercado Comum (CMC), o Grupo Mercado Comum (GMC), a Comisso de Comrcio do Mercosul (CCM) e a Secretaria Administrativa do Mercosul (SAM). Essa tambm uma fase de expanso do comrcio entre os membros do Mercosul. Entre 1991 e 1997, o intercmbio comercial intra-Mercosul cresce 302% e chega a responder por 23% do total comercializado por esses pases. No mbito das relaes externas do bloco, a anlise dos padres de votao na Assemblia Geral (AG) da ONU sugere que havia, nessa fase, pouca preocupao em coordenar polticas ou apresentar posies coesas (p.4).

Na fase da crise de integrao,


em termos econmicos e comerciais, 2002 pode ser considerado o ano crtico, com uma queda acentuada no volume de trocas comerciais entre Estados. O PIB dos quatro pases tambm caiu nesse perodo, atestando uma fase de crise econmica geral. O nvel mais baixo atingido pelo PIB dos quatro pases durante toda a histria do Mercosul aconteceu em 2002. Emergem nessa fase diversos conflitos entre os Estados membros, que so levados arbitragem dos mecanismos de soluo de controvrsias do bloco regional. interessante notar que apesar das crises econmicas e dos conflitos entre os Estados membros, a estrutura institucional do Mercosul no deixou de funcionar, embora tenha avanado pouco em termos de criao de novos rgos, durante essa fase. Um nmero significativo de diretrizes da CCM entrou em
COUTINHO, M., HOFFMANN, A. e KFURI, R. Raio X da Integrao Regional. Estudos e Cenrios, maio 2007, Observatrio Poltico Sul-Americano http://observatorio.iuperj.br
13

12

vigor nesse perodo, algumas criadas no perodo anterior. No mbito das relaes externas, o bloco demonstrou maior coeso nessa fase do que no perodo anterior. A partir de 2000, h um esforo de fortalecimento e retomada do projeto de integrao. Curiosamente, no que diz respeito ao turismo interno da regio, essa a fase de maior circulao de pessoas. O movimento ascendente no nmero de turistas intrabloco, que vinha desde 1991, continua at 2000 (p.5).

Na fase da revitalizao h uma retomada do processo de integrao,


coincidindo com uma renovao na poltica domstica dos pases. A retomada se d com uma mudana de paradigma: aos poucos a idia de um Mercosul puramente comercial vai dando lugar a uma preocupao maior com a integrao fsica e social dos pases. A criao de novos rgos destaca a incluso de instituies para tratar de direitos humanos, democracia e questes sociais. Os indicadores econmicos voltam a crescer, indicando uma nova fase positiva para o Mercosul. O PIB somado dos quatro pases do Mercosul se recupera nessa fase, assim como os indicadores comerciais. Proporcionalmente, o comrcio intrabloco no recupera o patamar anterior crise. Embora tenha chegado a representar 23% do total de comrcio dos pases-membros, em 1997 e 1998, aps o ano crtico de 2002 essa proporo se estabiliza em torno dos 15% (p.5).

Atualmente, o Mercosul enfrenta nova crise interna de identidade devido aos conflitos entre a Argentina e o Uruguai (a questo das indstrias papeleras) e o ingresso da Venezuela, na medida em que Chvez prometeu descontaminar o Mercosul da doutrina neoliberal. Alm disso, as relaes Brasil-Argentina tambm esto bastante abaladas em decorrncia das polticas externas de N. Kirchner e que C. Kirchner pretende manter. A isso se acresce a deciso do Uruguai de firmar um acordo bilateral de comrcio com os EUA. Caso seja confirmado, ser o decreto de extino do Mercosul em sua atual concepo. ALCA rea de Livre Comrcio das Amricas, idealizada por George Bush, presidente dos EUA (1989-1993), com a proposta de criar uma rea de livre comrcio do Canad Terra do Fogo, tendo como principal objetivo abrir mercados para que os Estados Unidos, no contexto das dificuldades para reduzir o desequilbrio de sua balana comercial, pudessem aumentar ainda mais as exportaes de produtos para os pases da Amrica Latina sem a necessidade de negociar com seus governos e fazer outras concesses. Coube a Bill Clinton (1994-2001) convocar a primeira assemblia dos chefes de Estado e de governo dos 34 pases (Cuba foi excluda) para a Primeira Cpula das Amricas (Miami, 1994). Esta Cpula decidiu concluir, o mais tardar, at 2005, as negociaes para criar a ALCA. Na segunda Cpula das Amricas (1998, Santiago do Chile), os chefes de Estado avaliaram o estgio das negociaes e reafirmaram 2005 com a data de finalizao do processo das negociaes. As discusses e negociaes desenvolveram-se nos seguintes grupos14: Acesso a Mercados; Agricultura; Servios; Investimentos; Compras governamentais; Soluo de controvrsias; Direitos de propriedade intelectual; Subsdios,
14

Visitar: http://www.ftaa-alca.org/alca_p.asp

13

Antidumping e Medidas compensatrias; e, Polticas de concorrncia. Alm destes, h trs outras instncias: Grupo consultivo sobre economias menores; Comit de representantes governamentais sobre a participao da sociedade civil; e, Comit conjunto de especialistas do governo e do setor privado sobre o comrcio eletrnico. Este conjunto forma o Comit de Negociaes Comerciais. 4 Concluso As dificuldades nas negociaes oriundas do Mercosul, do Nafta e dos impasses ocorridos na OMC e as restries da Unio Europia suspenso dos subsdios e demais apoios produo e comercializao de bens e servios, resultaram no grande fracasso do projeto dos EUA de implantarem a ALCA. At que ponto o fracasso de um lado significa a vitria do outro lado? Ao que tudo indica os pases que se opuseram ALCA, mormente o Brasil, a Argentina, a Bolvia e a Venezuela, esto margem das negociaes comerciais bilaterais que os EUA esto celebrando com a Amrica Central, o Caribe e a Amrica do Sul. Isto sugere que o Brasil e demais pases devem trilhar seu prprio caminho, talvez mais emancipado, nas relaes comerciais intracontinentais e transnacionais. Na nova ordem global o final do sculo XX e o incio do XXI, quatro blocos esto consolidados, sendo trs formais (regidos por tratados) e um informal (regido por acordos e consensos). Os formais so: Unio Europia, Nafta, Mercosul; o informal o bloco asitico (chamado de YenBloc). Sugere-se que sejam investigados aspectos relevantes da Comunidade Andina de Naes15, do Pacto da Amaznia16 e da Alternativa Bolivariana das Amricas (ALBA) que est composta, de momento, pela Venezuela, Bolvia, Cuba, Nicargua e Equador. Referncias ARRIGHI, Giovanni. O longo sculo XX: dinheiro, poder e as origens de nosso tempo. Rio de Janeiro: Contraponto; So Paulo: Editora UNESP, 1996, 408p. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede (A era da informao, economia, sociedade e cultura). So Paulo: Paz e Terra, v.1, 1999, 617p. _______. O Poder da identidade (A era da informao, economia, sociedade e cultura). So Paulo: Paz e Terra, v.2, 1999, 530p. _______. Fim do milnio (A era da informao, economia, sociedade e cultura). So Paulo: Paz e Terra, v.3, 1999, 497p. COUTINHO, M., HOFFMANN, A. e KFURI, R. Raio X da Integrao Regional. Estudos e Cenrios, maio 2007, Observatrio Poltico Sul-Americano http://observatorio.iuperj.br
15 16

Visitar: http://www.comunidadandina.org/ Visitar: http://www.amazonia.org.br/

14

IANNI, Octvio. A Era do Globalismo. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1997. _______. A Sociedade Global. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1998. _______. Teorias da Globalizao. 5 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1999. KUMAR, Krishan. Da sociedade ps-industrial ps-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporneo. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1997, 258p. MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A ideologia alem. In: IANNI, Octvio. Karl Marx. 8. ed. So Paulo: Editora tica, 1996, p.45-61. Coleo: Grandes Cientistas Sociais Srie: Sociologia n.10. _______. Manifesto do partido comunista . Porto Alegre: L&PM, 2001, p.132p.: Coleo L&PM POCKET. MARX, Karl. Contribuio crtica da economia poltica Prefcio. In: IANNI, Octvio. Karl Marx. 8. ed. So Paulo: Editora tica, 1996a, p.82-3. Coleo: Grandes Cientistas Sociais Srie: Sociologia n.10. _______. Contribuio crtica da economia poltica Posfcio. In: IANNI, Octvio. Karl Marx. 8. ed. So Paulo: Editora tica, 1996b, p.62-73. Coleo: Grandes Cientistas Sociais Srie: Sociologia n.10. MELO, Adriana. Apontamentos para a crtica do projeto neoliberal de sociedade e de educao: a realizao. Educao Temtica Digital, Campinas, v.3, n.2, p.55-70, jun. 2002. PETRELLA, Riccardo. O desmanche do Estado. Cadernos Le Monde Diplomatique, Edio Especial, n.2, janeiro de 2001, p.15-17. SADER, Emir (Coord). Enciclopdia Contempornea da Amrica Latina e do Caribe. So Paulo: BoiTempo, 2006. STEWART, Thomas A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de janeiro: Campus, 1998, 237p. TOFFLER, Alvin. A terceira onda: a morte do industrialismo e o nascimento de uma nova civilizao. 23ed. Rio de Janeiro: Record, 1998, 491p. TOURAINE, Alain. Crtica da modernidade. 5ed. Petrpolis/RJ: VOZES, 1998, 431p. ________. Um novo paradigma: Para compreender o mundo de hoje. Petrpolis/RJ: Vozes, 2006. WALLERSTEIN, Immanuel. Capitalismo histrico & Civilizao capitalista. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001, 143p.

Visitar: 1 http://www.adital.com.br/site/tema.asp?lang=PT&cod=15 2 http://www.ipea.gov.br/pub/td/2005/td_1131.pdf 3 http://www.ipea.gov.br/pub/td/2005/td_1126.pdf 4 http://www.ipea.gov.br/pub/td/2005/td_1120.pdf 5 http://www.ipea.gov.br/pub/td/2004/td_1058.pdf 6 http://www.ipea.gov.br/pub/td/2004/td_1054.pdf 7 http://www.ipea.gov.br/pub/td/2003/td_0991.pdf 8 http://www.ipea.gov.br/pub/td/2003/td_0990.pdf 9 http://www.ipea.gov.br/pub/td/2001/td_0851.pdf

15

Вам также может понравиться