Вы находитесь на странице: 1из 3

O que dizer, pois, da frase que diz Ora, a f a certeza de coisas que se esperam, a convico de fatos que se no vem.?

? Para os apologistas cristos, pouco valor tem esta frase. Pois h muito eles a ignoram. Mas porque fazem isto se esta passagem faz parte do livro que tanto defendem e este a principal base da religio que defendem? Pois , infelizmente, esta classe to adorvel de intelectuais, que nos ltimos anos tem povoado as sociedades crists, e influenciado mentes, tem sofrido de srios problemas quanto a defesa de sua f e, por isto, tem estado a se contradizer continuamente. Sinceramente, neste grupo s conheci um que foi sincero em suas convices. Somente ele foi capaz de fazer jus a frase citada inicialmente, mostrando a sua livre escolha diante de sua razo e intelectualidade. Blaise Pascal foi o nico a afirmar que a razo no era a base para a f em Deus, e sim a emoo. Sua sinceridade era tanta que ele chegou a afirmar que a razo consideraria a f crist absurda e ridcula. Com certeza esta afirmao um tiro no corao dos apologistas de hoje. Sim, ao longo da histria da cristandade, houve muitos estudiosos que defenderam a sua f por meio de argumentos, estudos e filosofia. Houve homens como So Toms de Aquino e Santo Agostinho que, em um tempo em que o conhecimento cientfico no era perceptvel, tentaram defender a sua f das convices pags e de argumentos cticos de alguns estudiosos. Com o surgimento do perodo chamado Renascimento, a cincia comeou a alcanar xito, assim como a arte de pensar e raciocinar. Neste tempo surgiu o apologista sincero, que dizia, com convico, com fundamento em sua f, que acreditar em Deus era uma escolha. Blaise Pascal vem ento com a sua conhecida frase: " o corao que sente Deus e no a razo. Eis o que a f: Deus sensvel ao corao." Mais a frente surge os iluministas, os destas. Estes tambm quiseram defender sua f, e muitos de seus argumentos tambm eram usados como defesa da f crist. Mas seus pensamentos racionais acabavam muitas vezes por confrontar -se com o cristianismo, tornando-os inimigos deste e considerando o desmo atesmo. No entanto, na segunda metade do sculo XIX que surge o que se chama hoje de apologtica crist ou filosofia crist. Em um perodo em que a cincia e a tecnologia alcanavam o seu pice, manter-se crente diante dos argumentos lgicos e racionais lanados pelos estudiosos tornou-se um verdadeiro exerccio de fidelidade.

O que fazer ento? Como um intelectual, agora ser pensante, consegue se manter fiel a sua convico de f, quando sua capacidade de pensar gera nele dvidas, questionamentos, que muitas vezes levam a concluso de que sua f algo ilgico? Para resolver este problema, os intelectuais da f resolvem argumentar sobre sua crena. E claro, como era de se esperar, sua f possui fundamento lgico, usa os mecanismos da razo usados na cincia. Comeam ento a surgir os livros que iro preencher as estantes de muitos estudiosos do cristianismo, entre telogos, lderes cristos, filsofos e leigos. E todos catalogados como apologtica crist. Pois , vemos a a grande utilidade desta nova cincia: fazer livros para vender. Pois no quesito defender a f crist, ela alcanou o seu objetivo? Com certeza se esperava mais destes intelectuais, com o adjetivo que lhes dado. Estes seres se venderam a sua f, ao padro da sociedade, e preferiram cauterizar suas mentes a aceitar a verdade. Com isto encheram seus crebros de falcias, sim, falcias, tanto que eles poderiam ser chamados de pais das falcias. Seus argumentos so inconsistentes com qualquer lgica ou razo. Suas idias procuram objetivamente defender cegamente suas convices, sem qualquer anlise ou presena de fatos provveis cientificamente. Falando em cincia, acaso a cincia tem ou no sido inimiga da f crist? Para os apologistas a cincia s tem comprovado a veracidade da f crist. Eles mesmos esto vendados para aceitar a ideia de que quanto mais a cincia desenvolve, mais ela coloca em xeque os fundamentos da f crist. Mas veja, uma vez que a cincia pautada por fatos provveis, passveis de teste, de experimentos e de questionamentos, isto por si s j elimina qualquer ligao ou aceitao de f, principalmente da que diz ser a convico de fatos que no se podem provar. Acaso a f aceita a dvida? Oh, ignorncia crist. No, a f no aceita dvidas, seno ela no seria certeza. Na f s h um caminho, ainda que haja duas opes. Uma pessoa que reflete sobre o outro caminho mesmo que j tenha sido dito que este caminho o correto, no est tendo f, ela est pensando na possibilidade de haver outro caminho. Voc acredita que h uma enorme dificuldade dos apologistas aceitarem estas duas verdades bsicas sobre a f? Continuamente eles argumentam que f e cincia andam juntas e que duvidar no falta de f. muita ignorncia. Enchem livros e jovens intelectuais com lemas como f que pensa, razo que cr iludindo-se e levando outros consigo. Uma vez que existe dvida, ocorrem pensamentos, reflexes, e isto vai

contra a f. possvel que a razo possa acreditar em algo, mas falso que a f possa pensar. A f somente aceita algo, seja porque rpido, porque fcil, porque popular, mas quase nunca porque argumentado e conclusivo. A f j possui respostas prontas, ento no preciso pensar. Mas isto no pode ser aceito pela mente de um apologista. Ele tem que insistir em convencer a si mesmo e aos outros que sua f pode caminhar com a lgica da sociedade ou da razo humana. No fundo ele sabe qual a verdade, s no quer aceitla, pois a sua escolha acreditar, ter f, enquanto a sua razo diz que a verdade totalmente diferente daquela para qual a sua f chama. Os argumentos de um apologista o distancia cada vez mais do cristianismo, pois faz com que ele prprio negue os princpios bsicos da f crist. Ele tem que se ajustar ao conhecimento cientfico e tentar responder aos questionamentos populares, fazendo com que ele crie respostas onde no h respostas. Assim ele acaba criando uma cama de gato para si, dando a oportunidade para que qualquer filsofo atesta prove que sua f errada (pena que os filsofos atestas saibam to pouco de cristianismo). A filosofia de um apologista s capaz de atingir mentes ignorantes, mentes que pouco sabem do cristianismo ou que pouco entendem de filosofia e cincia. Para qualquer um que possua conhecimento de tais reas, um apologista nada mais do que um espertalho tentando convencer a si mesmo e aos outros de algo que no acredita.

Вам также может понравиться