Вы находитесь на странице: 1из 170

PORTUGUS

Manual do Usurio da Camera

Preparaes Disparar Reproduzir/Apagar Menus e Denies Imprimir Transferir Imagens para um Computador

Manual do Usurio da Camera


Este manual explica como preparar a camera e utilizar as suas funes bsicas.

Bsico

Preparao

1. Instalar as baterias.
1. Deslize feiche da tampa das baterias na direo da seta e abra a tampa. 2. Insira as 4 pilhas alcalinas tamanho AA, ou pilhas de NiMH tamanho AA vendidas em separado.
Plo positivo (+) Plo negativo ()

Preparao

3. Feche a tampa das baterias.


Consulte o Manual Avanado: Manuseamento das Baterias (p. 105)

2. Inserir o Carto de Memria.


1. Deslize a tampa da slot do carto de memria na direo da seta e abra-a. 2. Insira o carto de memria at ouvir um clique.

3. Feche a tampa da slot do carto de memria. Assegure-se de que o carto de memria est corretamente orientado, antes de o inserir na camera. Pois pode danificar a camera se for inserido ao contrrio por engano.

Consulte o Manual Avanado: Manuseamento dos Cartes de Memria (p. 107) Consulte o Manual Avanado: Formatar Cartes de Memria (p. 21)

Para Remover o Carto de Memria


Use a ponta do dedo para empurrar o carto de memria at ouvir um clique, e libere-o.

Pode utilizar cartes de memria SD* e cartes MultiMedia com esta camera. Estes cartes so, neste manual, chamados cartes de memria.
* *SD significa Secure Digital, um sistema de proteo registado.

Definies de Primeira Vez


Abrir o Monitor LCD
O monitor LCD pode ser utilizado para visualizar a imagem durante o disparo, para reproduzir imagens gravadas, ou ajustar as definies do menu. Pode ser aberto parar as seguintes posies. 1. Abrir para a direita 180 graus.

Preparao

2. Rode 180 graus para a frente na direo da objectiva, ou 90 graus para trs . Quando rodado 180 graus para a frente, na direo da objectiva, a imagem exibida no monitor LCD automaticamente rodada para que aparea corretamente quando vista de frente da objectiva.
* Esta funo de rotao da imagem pode ser desligada.
Consulte o Manual Avanado: Menu Gravao (p. 24)

3. Feche o monitor LCD com o monitor LCD virado para fora. Quando o monitor LCD ficar preso ao corpo da camera, a imagem volta a sua posio original, no rodada.
Consulte o Manual Avanado: Utilizar o Monitor LCD (p. 15)

Quando no estiver utilizando a camera, feche o monitor LCD com o monitor virado para o corpo da camera para proteger. O monitor LCD ir desligar-se automaticamente quando ficar fechado, preso ao corpo da camera.

Definir a Data/Hora

1. Pressione o boto On/Off (a). 2. Utilize o boto ou para selecionar um item e o boto ou para alterar o seu valor (b). 3. Confira que a hora correta exibida e pressione o boto FUNC./SET (c). A data e a hora podem tambm ser definidas no menu Configurao (p. 13). A camera tem uma bateria de in de ltio recarregvel para manter guardada as definies, tais como a data/hora. Esta bateria carrega-se quando a bateria principal inserida na camera. Aps comprar a camera, coloque a bateria principal na camera durante aproximadamente quatro horas, ou ligue o adaptador de corrente ACK600 (vendido separadamente), para carregar a bateria de ltio. Esta ser carregada, mesmo quando a camera estiver desligada. As definies da data/hora podem ser perdidas se a bateria principal for retirada durante aproximadamente trs semanas. Reponha as definies da data/hora se isto acontecer.

Definir o Idioma Exibido


1. Rode o disco de Modos para (Reproduo). 2. Mantenha pressionado o boto FUNC./SET e pressione o boto MENU. 3. Utilize o boto , , ou para selecionar o idioma e pressione o boto FUNC./SET. O idioma tambm pode ser definido no menu Configurao (p. 13).

Disparar

1. Pressione o boto On/Off.

Boto On/Off

O som inicial ir soar e a imagem inicial exibida no monitor LCD. Voltando a pressionar o boto On/Off desliga a camera. Para ligar a definio que retira todos os sons (exceto o som de aviso), pressione e mantenha pressionado o boto MENU enquanto pressiona o boto On/Off.
Consulte o Manual Avanado: Funo de Poupar Energia (p. 20) Consulte o Manual Avanado: Menu Configurao (p. 25) Consulte o Manual Avanado: Menu Minha Camera (p. 27)

2. Rode o disco de modos para


(Disparar).
Disparar

3. Rode o disco de modos de disparo


para (Auto).

4. Aponte a camera para o assunto. 5. Foque e dispare.


1. Pressione o boto disparador at meio para focar. Quando foca, a camera emite dois sinais sonoros e o indicador acende verde. 2. Pressione o boto disparador totalmente para disparar. O som do obturador soa e a imagem gravada. O indicador verde pisca enquanto a imagem gravada para no carto de memria.

Indicadores

Consulte Funes Bsicas de Disparo (p. 6). Consulte o Manual Avanado: Indicadores (p. 20) Consulte o Manual Avanado para os diversos mtodos de disparo disponveis.

Visualizar uma Imagem Logo aps o Disparo


Logo aps tirar uma fotografia, a imagem exibida no monitor LCD por 2 segundos.
Pode continuar a exibir imagens independentemente da definio da durao de visualizao com os seguintes procedimentos. Manter o boto disparador pressionado aps o disparo. Pressionando o boto FUNC./SET enquanto a imagem exibida no monitor LCD. Para parar a exibio da imagem, pressione o boto disparador at meio.
Consulte o Manual Avanado: Visualizao (p. 25)

Funes Bsicas de Disparo


Selecionar o Modo de Disparo
1. Rode o disco de Modos de disparo para o modo desejado (a). Nos modos e utilize o boto ou (b) para selecionar um modo de disparo.
Zona criativa

Auto

Zona de imagem

Modos de Disparo
AUTO
A camera seleciona automaticamente as definies. Permite-lhe disparar utilizando definies selecionadas automaticamente pela camera que melhor se adequam s condies do assunto.

Retrato
Desfoca o fundo e faz sobressair a Zona de pessoa.

Paisagem
Dispara paisagens amplas e espaosas.

Imagem Cena Nocturna


Permite-lhe fotografar pessoas contra fundos noturnos ou de crepsculo. O flash dirigido para a pessoa e a velocidade d obturador baixa, de forma que tanto a pessoa como o fundo possam ser captados.

(Cena Especial)
Selecionando um dos seguintes modos de disparo, pode fotografar com as definies mais apropriadas para a cena.

Fotografia Noturna
Permite-lhe fotografar pessoas contra fundos noturnos ou de crepsculo, para reduzir o efeito de trepidao da camera, mesmo sem utilizar um trip.

Crianas e Animais
Permite capturar assuntos que se movem constantemente, tais como crianas e animais de estimao, sem que perca uma oportunidade de disparar.

Interior
Previne turbulncia da camera e mantm a verdadeira cor dos assuntos, quando fotografar num ambiente de luz florescente ou de tungstnio.

Folhagem
Fotografa folhas ou rvores tais como a crescer, folhas de Outono ou a desabrochar em cores vvas.

Neve Zona de Imagem


Fotografa sem colorao azulada e sem fazer com que as pessoas apaream escuras num fundo de neve.

Praia
Fotografa sem que as pessoas apaream escuras junto ao mar, ou areia, onde a reflexo do sol grande.

Disparar

Fogos de Artifcio
Capta os fogos de artifcio de uma forma clara com uma exposio tima.

Subaqutico

Apropriado para fotografar imagens com a caixa estanque WP-DC90 (vendido separadamente). Este modo usa uma definio de balano de brancos timo, que reduz o tom azulado e grava imagens com um matiz natural. Controla as definies de forma a limitar o disparo do flash ao mximo possvel.

Minhas Cores
Permite mudar as cores da imagem com 9 modos.

Corte & Cola


Permite disparar imagens sobrepostas que podem ser juntas (coladas) mais tarde num computador para criar uma imagem panormica.

Consulte o Manual Avanado (p. 59)

Consulte o Manual Avanado (p. 39)

Zona de apropriada para esportes e movimentos rpidos, [Compacto] conveniente para Imagem anexos de e-mail e [Minhas Cores] que lhe permite alterar os efeitos de cor.
Consulte o Manual Avanado (p. 37)

Grava um filme quando pressiona-se o boto disparador. Pode selecionar entre quatro modos: [Standard], [Taxa de Fotograma Rpida]

Zona Criativa

Pode selecionar livremente definies da camera, tais como a exposio e o valor de abertura do obturador.
Consulte o Manual Avanado (p. 41 44, 69)

A velocidade do obturador mostrada no modo Utilize sempre um trip para evitar o trepidar da camera. No modo , , ou , a velocidade do ISO pode aumentar e causar rudo na imagem dependendo da imagem que desteja captar. No modo , fotografe o assunto a 1 m ou mais do fim da objectiva. Para fotografar debaixo de gua, coloque a camera na caixa estanque WP-DC90 (vendida em separado). Recomendamos que utilize a caixa estanque WP-DC90 para fotografar em estaes de ski ou de praias.

Utilizar o Zoom 1. Pressione o boto de zoom na direo de

ou . O zoom pode ser ajustado desde 37 mm 111 mm (distncia focal) numa equivalncia ao filme de 35mm.

Grande Angular: Afasta-se do assunto. Telefoto: Aproxima-se do assunto.

Utilizar o Flash
1. Pressione o boto para circular entre as definies do flash. Cada vez que pressionar o boto definies do flash alteram-se. Com a funo de reduo de olhos vermelhos ligada: Com a funo de reduo de olhos vermelhos desligada:
As definies do flash no podem ser utilizadas em alguns modos de disparo.

, as

Auto com reduo O flash dispara automaticamente e cada vez de olhos vermelhos dispara a lmpada de reduo de olhos vermelhos. Disparar Auto Flash ligado com reduo de olhos vermelhos Flash ligado Flash desligado O flash dispara automaticamente. Dispara sempre o flash e a lmpada de reduo de olhos vermelhos. O flash dispara sempre. O flash no dispara.

* Reduo de olhos vermelhos: Esta caracterstica reduz o efeito de reflexo da luz nos olhos que faz com que estes paream vermelhos. Pode desligar esta caracterstica no menu Gravao..

Recomenda-se a utilizao de um trip ou outro dispositivo para fotografar, se o cone de aviso de trepidao da camera aparecer. Quando [Sincronizao Lenta] est definida para [On] no menu Gravao, pode disparar com velocidades do obturador lentas com o flash ativo. Isto ajuda-o a iluminar fundos escuros quando fotografa noite ou em condies de luz interior.
Consulte o Manual Avanado: Menu Gravao (p. 24) Consulte o Manual Avanado: Funes Disponveis em Cada Modo de Disparo (p. 136)

Fotografar Grandes Planos (Macro)


1. Pressione o boto . Para cancelar o modo macro, pressione o boto de novo.

Esta funa pode no ser definida em alguns modos de disparo.

Utilize este modo para fotografar grandes planos de flores ou objetos pequenos. rea da Imagem Distncia Mnima de Disparo desde o Fim da Macro Objectiva ao Assunto Definio de Mximo de Grande Angular: 22 x 16 mm Distncia mnima de disparo: 1 cm Definio mxima de telefoto: 76 x 57 mm Distncia mnima de disparo: 25 cm

Utilize o monitor LCD para compor os grandes planos no modo macro uma vez que as imagens compostas com o visor podem ficar descentradas. A exposio pode no ser a tima quando o flash usado no modo macro a uma distncia entre 1 25 cm.
Consulte o Manual Avanado: Funes Disponveis em Cada Modo de Disparo (p. 136)

10

Reproduzir

1. Mova o boto de modos para


(Reproduo).
A ltima imagem gravada aparece no monitor LCD.

2. Utilize o boto

ou para exibir a imagem que deseja ver.

Utilize o boto para ir para a imagem anterior e o boto para ir para a seguinte. Mantendo o boto pressionado avana pelas imagens mais rapidamente, mas so exibidas com menos nitidez.
Consulte o Manual Avanado para os diversos mtodos de reproduo disponveis.

Apagar
Reproduzir/Apagar

1. No modo de reproduo,

utilize o boto ou para selecionar a imagem a apagar (a) e pressione o boto (b).

2. Confirme que [Apagar] seleccionado


e pressione o boto FUNC./SET (c).
Para sair sem apagar, selecione [Cancelar].

Tenha ateno que as imagens apagadas no podem ser recuperadas. Tenha especial cautela antes de apagar uma imagem.
Consulte o Manual Avanado: Apagar Todas as Imagens (p. 82)

11

Menus e Definies
Definies dos modos de reproduo ou de disparo, ou definies da camera tais como data/hora e sons so definidas usando o menu FUNC., Gravao, Reproduo, Configurao ou Minha Camera.

Menu FUNC.
Este menu define muitas das funes mais comuns de disparo.

a Mova o boto de modos para (Disparo). b Pressione o boto FUNC./SET. c Utilize o boto ou para selecionar um item do menu. Alguns itens podem no ser selecionveis em alguns modos de disparo. d Utilize o boto ou para selecionar uma opo para o item do menu. Aps ter selecionado uma opo, pode pressionar o boto disparador para disparar imediatamente. Aps fotografar, este menu volta a aparecer, permitindo-lhe ajustar as definies facilmente. e Pressione o boto FUNC./SET.
Consulte o Manual Avanado: Lista de Menus (p. 24)

12

Menus Gravao, Reproduo, Configurao e Minha Camera


Com estes menus, podem ser ajustadas definies convenientes para disparar e reproduzir. Menu Menu (Gravao) (Reproduo) Menu Menu (Configurao) (Minha Camera)

b Pode alternar entre

menus com o boto ou quando esta parte selecionada.

Menus e Definies

Este exemplo mostra o menu Gravao. No modo de reproduo, o menu Reproduo exibido.

aPressione o boto MENU. bUtilize o boto ou para alternar entre menus. Pode tambm utilizar o boto de zoom para alternar entre menus. cUtilize o boto ou para selecionar um item do menu. Alguns itens podem no ser selecionveis em alguns modos de disparo. dUtilize o boto ou para selecionar uma opo.. Itens do menu seguidos por parntesis (...) apenas podem ser definidos aps pressionar o boto FUNC./SET para exibir o prximo menu. Pressione o boto FUNC./SET de novo para confirmar a definio. ePressione o boto MENU.
Consulte o Manual Avanado: Lista de Menus (p. 24)

13

Imprimir
Ligue a camera a uma impressora compatvel com impresso directa*1 com um cabo e simplesmente pressione o boto da camera.

1. Ligue a camera a uma impressora compatvel com


Impresso Direta e ligue a impressora.
Impressoras Canon

Camera

Cabo de Interface Impressoras Fotogrficas Compactas*2 da Srie SELPHY CP Impressoras Bubble Jet da Srie PIXMA/ Srie SELPHY DS

*1 Uma vez que esta camera usa um protocolo standard (PictBridge), pode us-la com outras impressoras compatveis alm das impressoras Canon. *2 Pode tambm usar impressoras de cartes fotogrficos tais como as CP-10/ CP-100/CP-200/CP-300.

14

2. Ligue a camera no modo de reproduo e confirme que


, ou exibido no canto superior esquerdo do monitor LCD (a).
o boto azul ir acender . O cone exibido ir variar de acordo com o modelo da impressora.

3. Selecione uma imagem utilizando o boto


(b) e pressione o boto
O boto

ou

(c).

azul ir piscar azul e a impresso inicia-se.

Consulte o Manual Avanado: Ajustar as Definies de Impresso DPOF (p. 83) Consulte o Manual do Usurio da Impresso Direta Consulte o manual do Usurio da sua impressora

15

Imprimir

Transferir Imagens para um Computador


Os seguintes mtodos podem ser usados para transferir imagens gravadas na camera para um computador. Alguns mtodos, dependendo do sistema operacional, podem no estar disponveis. Consulte previamente Requisitos do Sistema (p. 17).

Ligao da Camera ao Computador


Software Fornecido Mtodo de Transferncia OS Windows 98 Segunda Edio (SE) Windows 2000 Windows Me Windows XP Mac OS X Instale-o Procedimento do Computador Procedimento da Camera No o Instale Procedimento do Computador

Requisitos do Sistema no Computador Ligar a Camera a um Computador

Manual Bsico (p. 17) Guia de Iniciao ao Software

Manual Bsico (p. 19) Guia de Iniciao ao Software**

Transferir Imagens para Manual Bsico (p. 20, 21) Guia de Iniciao ao Software um Computador * Consulte o folheto do Usurio Windows XP e Mac OS X.

Usar um Leitor de Cartes de Memria


Um leitor de cartes de memria pode ser utilizado com todos os sistemas operacionais listados acima. Consulte o Guia de Iniciao ao Software para mais detalhes.

16

Requisitos do Sistema
Instale o software num computador com os seguintes requisitos mnimos.

Windows
OS
Windows 98 Segunda Edio (SE) Windows Me Windows 2000 Service Pack 4 Windows XP (incluindo Service Pack 1 e Service Pack 2) Os sistemas operacionais descritos acima devem ser prinstalados num computador com portas USB. Processador Pentium 500 MHz ou superior Windows 98 SE/Windows Me Windows 2000/Windows XP USB 250 MB ou mais (Incluindo o programa de impresso PhotoRecord) - PhotoStitch 40 MB ou mais Canon Camera TWAIN Driver 25 MB ou mais Canon Camera WIA Driver 25 MB ou mais ArcSoft PhotoStudio 50 MB ou mais 1,024 x 768 pixels/High Color (16 bit) ou superior 128 MB ou mais 256 MB ou mais

Modelo do Computador CPU RAM Interface

Espao Disponvel Utilitrios Canon - ZoomBrowser EX no Disco Rgido

Monitor

Macintosh
OS Modelo do Computador CPU RAM Interface
Mac OS X (v10.2v10.3) Os sistemas operacionais descritos acima devem ser prinstalados num computador com portas USB. PowerPC G3/G4/G5 Transferir Imagens para um Computador 256 MB ou mais USB 200 MB ou mais 40 MB ou mais 50 MB ou mais

Espao Disponvel Utilitrios Canon - ImageBrowser no Disco Rgido Monitor

- PhotoStitch ArcSoft PhotoStudio

1,024 x 768 pixels/32,000 cores ou superior

17

Preparar para Transferir Imagens


Assegure-se que instalou o software, antes de ligar a camera ao computador.

Itens a Preparar
Camera e Computador Disco Canon Digital Camera Solution fornecido com a camera Cabo de interface fornecido com a camera

1. Instale o software.
1. Coloque o disco Canon Digital Camera Solution no drive de CD-ROM do computador. Installer] Faa duplo-clique no cone [Canon Digital Camera na janela do CD-ROM.

2. Clique no boto [Install] do Digital Camera Software e clique [Next].

3. Selecione [Easy Installation] no tipo de configurao e clique [Next]. Prossiga com a instalao enquanto rev as definies de instalao.

4. Quando a instalao estiver completa, selecione [Yes, I want to restart my computer now.] e clique [Finish]. Quando tiver terminado a instalao, clique [OK].

18

5. Remova o disco Canon Digital Camera Solution da drive do CD-ROM aps ter reiniciado o computador.

2. Ligar a camera a um computador.


1. Ligue o cabo de interface fornecido a uma porta USB do seu computador e ao terminal DIGITAL da camera. Insira a unha sob a extremidade da tampa do terminal DIGITAL, levante-a e insira o cabo de interface totalmente.
Porta USB Terminal DIGITAL

Cabo de Interface

Cabo de Interface

2. Coloque o boto de modos em (Reproduo) e ligue a camera. A camera e o computador podero comunicar.

Pegue sempre o cabo, firmemente, pelos lados, quando ligar ou desligar do terminal DIGITAL da camera.

Transferir Imagens para um Computador

Se a janela Digital Signature Not Found aparecer, clique [Yes]. O driver USB ir automaticamente acabar de se instalar no computador quando ligar a camera e estabelecer uma Conexo.

19

Transferir Imagens para um Computador


Quando a ligao estabelecida entre a camera e o computador, aparece uma janela que lhe permite definir as preferncias.

1. Selecione [Canon

CameraWindow] e clique [OK] (apenas na primeira vez).


Se a janela direita no aparecer, clique no menu [Iniciar] e selecione [Todos os Programas] ou [Programas], seguido de [Canon Utilities], [CameraWindow] e [CameraWindow].

2. Transferir as imagens.
Transfira as imagens utilizando a camera ou o computador. As imagens transferidas so gravadas na pasta [Minhas Imagens].

Transferir Imagens Utilizando a Camera (p. 22).

Transferir Imagens Utilizando um computador. Por default, todas as imagens que no foram transferidas sero. Pode definir o tipo de imagem a transferir e a pasta de destino.

Miniaturas (verses pequenas) das imagens transferidas sero exibidas na janela principal do ZoomBrowser EX. Por definio de fbrica, as imagens transferidas so gravadas em sub-pastas , de acordo com as datas de disparo.

20

Transferir Imagens para um Computador


A janela seguinte ir aparecer quando estabelecer a ligao entre a camera e o computador. Se no aparecer, clique no cone [Canon CameraWindow] na barra de ferramentas (a barra que aparece no fundo do ambiente de trabalho).

1. Transferir as imagens.
Transfira as imagens utilizando a camera, ou o computador.
Transferir Imagens Utilizando a Camera (p. 22). Transferir Imagens Utilizando um computador. Por padro, todas as imagens que no foram transferidas sero. Pode definir o tipo de imagem a transferir e a pasta de destino.

Miniaturas (verses pequenas) das imagens transferidas sero exibidas na janela do ImageBrowser. Por padro, as imagens transferidas so gravadas em pastas de acordo com as datas de disparo.

21

Transferir Imagens para um Computador

Transferir Imagens Utilizando a Camera (Transferncia Direta)


Utilize este mtodo para transferir imagens usando as operaes da camera. Instale o software fornecido e ajuste as definies do computador antes de utilizar este mtodo pela primeira vez (p. 18).
Todas as Imagens Novas Imagens Trans. Imagens DPOF Seleo & Transf. Transfere e grava todas as imagens no computador. Transfere e grava para o computador apenas as imagens que no tenham sido previamente transferidas . Transfere e grava para o computador apenas as imagens com definies de Ordem de Transferncia DPOF. Transfere e grava para o computador imagens individuais, medida que as visualiza e selecciona. Transfere e grava para o computador imagens individuais, medida que as visualiza e seleciona. As imagens transferidas so exibidas no ambiente de trabalho.

Fundo de Ecr

1. Confirme que o menu de

Transferncia Direta exibido no monitor LCD.


O boto azul acende . Pressione o boto MENU se o menu de Transferncia Direta no aparecer.

Menu de Transferncia Directa

Todas as Imagens/Novas Imagens/Trans. Imagens DPOF

2.

Selecione , ou pressione o boto

e .

As imagens sero transferidas. O boto azul ir piscar enquanto a transferncia estiver em progresso. O ecr retorna ao menu de Transferncia Direta quando a transferncia estiver terminada. Para cancelar a transferncia, pressione o boto FUNC./SET.

22

Selecione & Transferir/Fundo de Ecr

2. Selecione

ou boto FUNC./SET).

e pressione o boto

(ou o

3. Selecione as imagens a transferir e pressione o boto


(ou o boto FUNC./SET).
As imagens sero transferidas. O boto ir piscar azul enquanto a transferncia estiver em progresso. As imagens tambm podem ser selecionadas durante o ndice de reproduo (Manual Avanado p. 73). Pressione o boto MENU para voltar ao menu de Transferncia Direta. Apenas pode transferir imagens JPEG para o computador como fundo de ecr. Na plataforma Windows, os arquivos so automaticamente transformados em imagens BMP. A opo selecionada com o boto retida quando a camera desligada. A definio anterior ir estar ativa na prxima vez que o menu da Transferncia Direta for exibido. O ecr de seleo de imagem aparece diretamente quando a opo [Seleo & Transf.] ou [Fundo de Ecr] foi selecionada pela ltima vez.

23

Transferir Imagens para um Computador

Precaues de Segurana
Assegure-se de que leu, entendeu e seguiu as precaues de segurana abaixo quando utilizar a camera, para prevenir acidentes, queimaduras ou choques eltricos.

Assegure-se que tambm leu as precaues de segurana listadas no Manual Avanado do Usurio da Camera.

Avisos
No dispare o flash perto dos olhos de pessoas ou animais. Guarde este equipamento fora do alcance de crianas. Evite deixar cair ou sujeitar a camera a impactos. No toque no flash se este estiver danificado. Pare imediatamente de manipular o equipamento se este emitir fumo, ou cheiros estranhos. No mexa no cabo de corrente se as suas mos estiverem molhadas.

24

Antes de Utilizar a Camera Fotografar Reproduzir/Apagar Definio de Impresso/Definio de Transferncia Visualizar Imagens num Televisor Personalizar a Camera Resoluo de Problemas Lista de Mensagens Anexos

Manual do Usurio da Camera


Este manual explica as caractersticas e procedimentos da camera em pormenor.

Avanado

Caractersticas Principais
Disparar Ajusta automaticamente as definies de disparo para corresponderem com condies particulares Detecta automaticamente a orientao da camera com um sensor de Orientao Inteligente Altera as cores da imagem para criar efeitos especiais (modos Minhas Cores) Permite acoplar as lentes conversoras grande angular ou telefoto (vendidas em separado) para fotografar. Reproduo Reproduzir filmes com som Reproduzir automaticamente usando a funo de Reproduo Automtica Editar Grava anotaes de som para imagens fixas Edita filmes Imprimir Torna a impresso simples com o boto Imprimir/ Partilhar Suporta impressoras de marcas no-Canon compatveis com PictBridge Uso de Imagens Gravadas Transfira sem esforo para o computador com o boto Imprimir/Partilhar Personalize a imagem ou o som inicial usando as definies Minha Camera

Convenes Utilizadas neste Manual


Os cones por baixo das barras de ttulos apresentam os modos em que os procedimentos podem ser usados.

Utilizar o Temporizador
Modo de Disparo Consulte Funes Disponveis em Cada Modo de Disparo (P. 136). Neste guia, o Manual Bsico do Usurio da Camera referido como Manual Bsico, e o Manual Avanado do Usurio da Camera referido como Manual Avanado. Esta marca apresenta assuntos que podem afetar o funcionamento da camera. Esta marca apresenta tpicos adicionais que completam os procedimentos de funcionamento bsico. Com esta camera pode-se usar cartes de memria SD* e cartes MultiMediaCards. Estes cartes so mencionados neste guia como cartes de memria.
* SD significa Secure Digital, um sistema de proteo de direitos autorais.

recomendado o uso de acessrios originais Canon. Este produto concebido para funcionar corretamente com acessrios originais Canon. A Canon no ser responsvel por qualquer dano a este produto e/ou acidentes tal como um incndio, etc., provocado pelo mau funcionamento de acessrios no genunos Canon (ex., derrame e/ou exploso de uma bateria). Note que esta garantia no se aplica a reparaes resultantes do mau funcionamento de acessrios no originais Canon, apesar de poder oferecer essas reparaes com custos.

Tabela de Contedos
Itens marcados com so listas ou quadros que resumem as funes ou procedimentos da camera.

Precaues de Manuseamento. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5
Leia. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 Precaues de Segurana . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6 Prevenir Avarias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11

Antes de Utilizar a Camera - Guia de Componentes . . . 12 Antes de Utilizar a Camera - Funes Bsicas . . . . . . . 15
Utilizar o Monitor LCD . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15 Informao Exibida no Monitor LCD . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 16 Utilizar o Visor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19 Indicadores. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20 Funo de Poupar Energia. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20 Formatar Cartes de Memria . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21 Menus e Definies . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 22 Lista de Menus . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 24 Repor Definies para Valores De Fbrica . . . . . . . . . . . . . . 28

Disparar. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 29
Alterar a Resoluo e Compresso (Imagens Fixas). . . . . . . 29 Alterar Resolues e Taxas de Fotogramas (Filmes) . . . . . . 30 Utilizar o Zoom Digital . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 31 Disparos Contnuos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32 Modo de Impresso da Data no Postal . . . . . . . . . . . . . . . . . 33 Utilizar o Temporizador . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 35 Fazer um Filme . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 37 Fotografar imagens Panormicas (Corte & Cola) . . . . . . 39 Programa AE . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 41 Definir a Velocidade do Obturador . . . . . . . . . . . . . . . . . 41 Definir a Abertura. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 43 Definir Manualmente a Velocidade do Obturador e a Abertura 44 Definir a Moldura AF . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 45 Fotografar Assuntos Difceis de Focar (Bloqueio de Focagem, Bloqueio AF, Focagem Manual). . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47 Bloquear a Definio de Exposio (Bloqueio AE) . . . . . . . . 49

Bloquear a Definio de Exposio de Flash (Bloqueio FE) .51 Alternar entre Modos de Medio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .52 Ajustar a Compensao de Exposio . . . . . . . . . . . . . . .54 Ajustar a Tonalidade (Balano de Brancos) . . . . . . . . . . . . . .55 Alterar o Efeito de Foto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .58 Fotografar no Modo Minhas Cores . . . . . . . . . . . . . . . . . .59 Ajustar a Velocidade ISO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .66 Alterar entre Definies de Ajuste de Flash . . . . . . . . . . . . . .66 Compensar o Ajuste de Flash / Sada de Flash . . . . . . . . . . .67 Alterar o Momento em que o Flash Dispara . . . . . . . . . . . . . .68 Gravar as Definies Personalizadas. . . . . . . . . . . . . . . .69 Ajustar a Funo de Rotao Automtica. . . . . . . . . . . . . . . .70 Repor a Numerao de Arquivos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .71

Reproduzir/Apagar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 72
Ampliar Imagens . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .72 Visualizar Imagens em Conjuntos de Nove (ndice de Reproduo) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .73 Saltar Imagens . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .74 Visualizar Filmes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .75 Editar Filmes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .76 Rodar Imagens no Monitor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .78 Anexar Anotaes de Som s Imagens . . . . . . . . . . . . . . . . .79 Reproduo Automtica (Apresentao) . . . . . . . . . . . . . . . .80 Proteger Imagens . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .81 Apagar Todas as Imagens . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .82

Definies de Impresso/ Definies de Transferncia . . . 83


Ajustar as Definies de Impresso DPOF. . . . . . . . . . . . . . .83 Ajustar as Definies de Transferncia DPOF . . . . . . . . . . . .87

Visualizar Imagens num Televisor . . . . . . . . . . . . . . . . . 89 Personalizar a Camera (Definies Minha Camera) . . . 90


Alterar as Definies Minha Camera . . . . . . . . . . . . . . . . . . .90 Registar as Definies Minha Camera . . . . . . . . . . . . . . . . . .91

Resoluo de Problemas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 93
Camera . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .93 Quando a Camera est ligada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .93

Monitor LCD . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 94 Fotografar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 95 Fazer Filmes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 99 Reproduzir . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 100 Bateria . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 101 Sada no Televisor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 101

Lista de Mensagens . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .102 Anexos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 105


Manuseamento das Baterias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 105 Manuseamento dos Cartes de Memria . . . . . . . . . . . . . . 107 Utilizar os Kits de Alimentao AC (Vendido Separadamente) . 109 Utilizar Objectivas (Vendidas Separadamente) . . . . . . . . . . 112 Utilizar um Flash de Montagem Externa (Vendido Separadamente). . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 115 Manuteno e Cuidados com a Camera . . . . . . . . . . . . . . . 117 Especificaes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 118

GLOSSRIO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .131 Funes Disponveis em Cada Modo de Disparo . . .136

Precaues de Manuseio
Leia
Fotografias de Teste Antes de comear a tirar fotografias a imagens ou assuntos importantes, recomendamos que tire varias fotografias de teste, para confirmar se est a utilizar a camera corretamente. Note que a Canon Inc., as suas subsidirias, filiais e distribuidores, no se responsabilizam por quaisquer danos advindos de qualquer avaria de uma camara ou acessrio, incluindo o carto de memria, que resultem na falha da gravao de uma imagem, ou da gravao num formato sensvel camera. Avisos sobre a Violao dos Direitos Autorais. Note que as cameras digitais da Canon se destinam ao uso pessoal e devem ser utilizadas de modo a respeitarem a legislao e a normas de direitos do autor nacionais e internacionais. Informamos que, em determinados casos, a cpia de imagens de atuaes, exibies ou propriedades comerciais atravs de uma camera , ou de outro dispositivo, pode violar os direitos autorais, ou outros direitos legais, mesmo que a imagem gravada seja para uso pessoal. Limitaes da Garantia Consulte a Garantia CANON, fornecida com a camera. Para contatos de Apoio a Cliente Canon, consulte a contra- capa deste Manual.

Temperatura da Camera Se utilizar a camera durante longos perodos, esta pode aquecer. Tenha ateno a este fato e tenha cuidado quando utilizar a camera por um longo perodo. Sobre o Monitor LCD O monitor LCD fabricado segundo tcnicas de produo extremamente precisas. Mais de 99,99% dos pixels funcionam de acordo com as caractersticas tcnicas. Menos de 0,01% do pixels podem falhar ocasionalmente, ou aparecer com pontos vermelhos ou pretos. Tal situao no exerce qualquer efeito na imagem gravada e no significa uma avaria. Formato de Vdeo Ajuste o formato do sinal de vdeo da camera para o utilizado no seu pas, antes de a utilizar com um ecr de um televisor (p. 89). Definir o Idioma Consulte o Manual Bsico (p. 4) para alterar a definio do idioma.

Precaues de Segurana
Antes de utilizar esta camera, certifique-se de que leu e compreendeu as precaues de segurana descritas em baixo, na seco Precaues de Segurana do Manual Bsico do Usurio da Camera. Certifique-se sempre que a camera utilizada corretamente. As precaues de segurana referidas nas prximas pginas destinam-se a instrui-lo na utilizao segura e correta da camera e seus acessrios, com o objetivo de prevenir que o Usurio, outras pessoas ou o equipamento, sofram quaisquer danos. Equipamento refere-se essencialmente camera, ao carregador da bateria ou aos seus acessrios de alimentao (vendido separadamente).

Avisos
Equipamento
No aponte a camera para o sol, nem para outras fontes de luz intensa, que possam prejudicar a vista. Guarde o equipamento fora do alcance das crianas. Os acidentes com a camera ou baterias provocados por uma criana, podem resultar em danos muito graves. Ala: A colocao da ala para o pulso volta do pescoo de uma criana, pode resultar em asfixia. Carto de Memria: Pode ser engolido acidentalmente. Se isto ocorrer, contate o mdico imediatamente. No tente desmontar nem alterar nenhum componente do equipamento que no esteja expressamente descrito neste manual. Para evitar o risco de choque eltrico, no toque no flash da camera caso este esteja danificado. Pare imediatamente de utilizar o equipamento, caso haja emisso de cheiros ou fumos txicos. No permita que o equipamento entre em contato com, ou seja imerso em, gua ou outros lquidos. Se a parte exterior entrar em contato com lquidos ou ar salgado, limpe-a com um pano macio e absorvente. Se continuar utilizando o equipamento pode ocorrer um incndio ou choque eltrico. Desligue imediatamente a camera e remova a bateria, ou desligue o cabo da tomada. Consulte a loja onde adquiriu o equipamento, ou o Servio de Help Desk da Canon mais prximo. No utilize substncias que contenham lcool, benzina, diluentes ou outras substncias inflamveis para limpar ou efetuar a manuteno do equipamento. No corte, danifique, altere ou coloque objetos pesados sobre o cabo do transformador. Utilize apenas acessrios de alimentao eltrica recomendados. Remova o cabo de corrente em perodos regulares de tempo e limpe o p e a sujeira que se acumula na ficha, no exterior da tomada de corrente eltrica e nas reas circundantes. No toque no cabo de alimentao com as mos molhadas. O uso continuado do equipamento pode resultar num incndio ou choque eltrico.

Bateria
No coloque as baterias prximo de uma fonte de calor, nem as exponha a chamas ou calor. A bateria no pode ser imersa em gua doce ou salgada. No tente desmontar, alterar ou aquecer as baterias. Evite deixar cair ou sujeitar as baterias a grandes impatos que possam danificar o exterior. Utilize apenas as fontes de alimentao recomendadas. A utilizao de fontes de alimentao, que no as expressamente recomendadas para este equipamento, podem levar ao sobreaquecimento, distoro do equipamento, incndios, choques eltricos ou outros perigos. Se a bateria vazar e os lquidos entrarem em contato com os olhos, boca, pele ou roupa, passe gua corrente em abundncia e procure um mdico. Desligue o carregador da bateria, ou o transformador compato, da camera e da tomada, depois de carregar e quando no estiver a utilizar a camera para evitar incndios e outros perigos. No coloque nada, como sendo toalhas, carpetes, lenis ou cobertores, em cima do carregador de bateria, enquanto estiver carregando. O uso continuo por um longo perodo pode causar o sobreaquecimento das unidades e a sua distoro, resultando num incndio. Quando recarregar as baterias Canon tamanho AA de NiMH, utilize apenas o carregador especificado. O carregador de baterias e o adaptador compato de corrente foram desenvolvidos para a utilizao exclusiva com a sua camera. No os utilize com outros produtos ou baterias. Existe o risco de sobreaquecimento e distoro, que pode resultar num incndio, ou choque eltrico. Antes de deixar fora uma bateria, tape os terminais com fita adesiva, ou outro material isolador, para evitar o contato direto com outros objetos. O contato com componentes metlicos de outros materiais dentro do lixo pode provocar um incndio ou exploso.

Se e

Outros

No dispare o flash muito prximo dos olhos humanos ou dos animais. A exposio luz intensa produzida pelo flash, pode prejudicar a viso. Em especial, mantenha-se, pelo menos, a um metro de distncia das crianas quando utilizar o flash. Mantenha objetos sensveis a campos magnticos (como sendo cartes de crdito) longe do alto-falante da camera. Estes itens podem perder informao e deixar de funcionar. Tenha extremo cuidado quando desatarraxar o conversor angular, o tele-conversor e o adaptador de converso de objetivas. Se se soltarem, carem e se estilhaarem, os vidros podem causar ferimentos.

Precaues
Equipamento
Quando utilizar ou transportar a camera pela ala de pulso, tenha cuidado para no bater com ela, nem sujeit-la a impactos ou choques fortes que a possam danificar. No guarde o equipamento em locais hmidos ou empoeirados. No permita que objetos metlicos (tais como chaves ou pins), ou sujeira, entrem em contato com os terminais do carregador ou com a tomada. Estas condies podem conduzir a incndios, choques eltricos ou outros estragos.

Equipamento
Evite utilizar, colocar ou guardar o equipamento em locais sujeitos luz solar intensa ou a altas temperaturas, tais como, o tablier ou porta-luvas do carro. Certifique-se que o carregador de baterias est ligado a uma tomada com sada de acordo com o especificado. No utilize o carregador de bateria, ou o adaptador de bateria compacto, se a tomada ou cabo estiverem danificados, ou se a tomada no estiver totalmente encaixada na tomada. No utilize em locais com pouca ventilao. Se o fizer pode fazer verter, sobreaquecer ou explodir, resultando num incndio ou outros estragos. Altas temperaturas tambm podem deformar o equipamento. Quando no utilizar a camera por longos perodos, remova a bateria da camera, ou o carregador de baterias, e armazene o equipamento num local seguro. A bateria pode descarregar.

Flash
No opere com o flash sujo, com p ou com qualquer outra coisa posta na lente. Quando disparar, tenha cuidado para no tapar o flash com os dedos ou com roupa. O flash pode ser danificado e emitir rudos ou fumo. O aquecimento resultante, pode danificar o flash. Tenha cuidado para no tocar na superfcie do flash aps uma sesso de vrios disparos em sequencia rpida. Se o fizer pode resultar em queimaduras.

10

Prevenir Avarias
Evite Campos Magnticos Fortes
Nunca coloque a camera prxima de motores nem de outro equipamento gerador de fortes campos magnticos. A exposio a fortes campos magnticos pode causar mau funcionamento, ou corrupo de dados de imagem e som.

Evite Problemas Relacionados com a Condensao


Se transportar rapidamente o equipamento entre um local quente e um local frio, pode formar-se condensao (gotas de gua) nas superfcies interna e externa da camera. Pode-se evitar esta situao, se colocar o equipamento num saco plstico com vcuo, possvel de selar, e deix-lo adaptar-se lentamente s mudanas de temperatura antes de o retirar do saco. Mover rapidamente o equipamento entre temperaturas altas e baixas pode causar condensao (gotas de gua) nas superfcies interiores e exteriores.

Em caso de Formao de Condensao no Interior da Camera


Pare imediatamente de utilizar a camera. Se continuar a utiliz-la, esta pode ser danificada. Retire o carto de memria e a bateria ou o cabo de alimentao da camera (se ligado) e aguarde at que a humidade evapore totalmente antes de voltar a utiliz-la.

11

Antes de Utilizar a Camera - Guia de Componentes


Parte da Frente

Colocar a Ala de Pulso

a Suporte da Ala b Alto-falante c Microfone (p. 79) d Luz Auxiliar-AF (p. 24) e Lmpada de Reduo de Olhos Vermelhos (Manual Bsico p. 19) f Lmpada do Temporizador (p. 35) g Lmpada do Temporizador (p. 19) h Flash (Manual Bsico p. 9) i Anel j Boto Libertador do Anel k Objetiva

12

Parte de Trs

Antes de Utilizar a Camera - Guia de Componentes

a Monitor LCD (p. 15, Manual Bsico p. 3) b Visor (p. 19) c Terminal de Sada A/V (Sada udio/Vdeo) (p. 89) d Terminal de entrada DC (p. 111) e Terminal DIGITAL (Manual Bsico p. 19) f Tampa do Terminal g Tampa da Slot do Carto de Memria (Manual Bsico p. 1) h Tampa da Bateria (Manual Bsico p. 1) i Feiche da Tampa da Bateria (Manual Bsico p. 1) j Rosca do Trip

13

Painel de Operaes

a Indicadores(p. 20) b Lmpada de Estado c Boto ON/OFF (Manual Bsico p. 5) d Boto de Zoom (p. 72, Manual Bsico p. 8) Disparar: (Grande Angular)/ (Telefoto) Reproduzir: (ndice)/ (Ampliar) e Boto Disparador (Manual Bsico p. 5) f Disco de Modo de Disparo (Manual Bsico e p. 6) g Boto de Modo h Boto (Imprimir/Transferir) (Manual Bsico p. 14) i Boto MENU (p. 23) j Boto FUNC./SET (Funo/Definir) (p. 22) k Boto DISPLAY (Exibir) (p. 15) l Boto (Exposio)/ (Apagar Imagem Individual) (p. 54, Manual Bsico p. 11) m Boto n Boto (Flash)/ (Saltar)/ (p. 74, Manual Bsico p. 9) o Boto p Boto (Macro)/ (Focagem Manual)/ (p. 48, Manual Bsico p. 10)

14

Antes de Utilizar a Camera - Funes Bsicas


Utilizar o Monitor LCD

Pressione

O modo de exibio altera-se de acordo com o seguinte processo, cada vez que se pressiona.
Modo de Disparo ( Standard (Sem Informao) Detalhada
(Exibio de Informao)

Modo de Reproduo ( Standard

Detalhada

Antes de Utilizar a Camera - Funes Bsicas

Off

Sem Informao

No modo de disparo, a informao de disparo exibida por aproximadamente 6 segundos quando a definio alterada, independentemente do modo de exibio selecionado. A definio do monitor LCD para ligado ou desligado retida, mesmo aps a camera ser desligada. O monitor LCD no se desliga no modo , ou . O monitor LCD no altera para a exibio detalhada no modo de ndice de reproduo (p. 73).

Exibio Noturna
Quando estiver a disparar em condies de pouca luz, a camera ilumina automaticamente o monitor LCD para que se adeqe iluminao do assunto*, tornando-se mais simples enquadrar o assunto.
* Ir aparecer rudo, e os movimentos do assunto iro parecer irregulares no monitor LCD. A imagem gravada no ser afetada. O brilho da imagem exibida no monitor, e a iluminao da imagem que ir ser gravada ser diferente.

15

Informao Exibida no Monitor LCD


Informao de Disparo (Modo de Disparo)
* Moldura Pontual AE (p. 53) Moldura AF (p. 45)

* Bateria Fraca (p. 105) Ampliao do Zoom* (p. 31)

Flash (Manual Bsico p. 9) Reduo de Olhos Vermelhos (Manual Bsico p. 9) Rotao Auto (p. 70) (Vermelho)* A gravar Filme (p. 37) Modo de Disparo

Linhas de Grelha* (p. 25)


Velocidade ISO (p. 66) Balano de Brancos (p. 55) Mtodo de Disparo(p. 32, 35) Efeito de Foto (p. 58) Minhas Cores (p. 59) Compensao de Exposio do Flash/Sada de Flash (p. 67) Modo de Medio (p. 52) Compresso (p. 30) Taxa de Fotogramas (Filme) (p. 30) Resoluo (p. 29, 30)

(Manual Bsico p. 6 8) (p. 59) (p. 39) * * * * (p. 37) (p. 41 44, 69) Fixas: Disparos Restantes Filmes (Seg.): Tempo Restante/Utilizado Velocidade do Obturador* (p. 41) Valor da Abertura* (p. 43) * Compensao de Exposio (p. 54) * Macro (Manual Bsico p. 10) * Focagem Manual (p. 48) * Bloqueio AE (p. 49) * Bloqueio FE (p. 51) * Bloqueio AF (p. 48) (Vermelho)* Aviso de Trepidao da Camera (p. 17)

* Aparece, mesmo que o monitor LCD esteja definido para Standard.

16

Se o indicador ficar laranja intermitente e o aviso de trepidao da camera for exibido, isto significa que a iluminao insuficiente e ser selecionada uma velocidade do obturador baixa. Aumente a velocidade ISO (flash desligado), ou encaixe a camera a um trip.

Informao de Reproduo (Modo de Reproduo)


Standard
Som com Formato WAVE (p. 79) Nmero da Pasta Nmero do Arquivo

Antes de Utilizar a Camera - Funes Bsicas

Data/Hora do Disparo Estado da Proteo (p. 81)

Nmero total de imagens Exibio do nmero da imagem

Compresso (Imagens Fixas) (p. 30) Resoluo (Imagens Fixas) (p. 29) Filme (p. 37)

17

Detalhada

Compensao de Exposio (p. 54)


Modo de Medio (p. 52) Histograma Modo de Disparo (Manual Bsico p. 6 8) (p. 59) (p. 39) * (p. 37) (p. 41 44) Velocidade ISO (p. 66) Velocidade do Obturador (p. 41) Taxa de Resoluo/Fotograma (Filmes) (p. 30) Valor de Abertura (p. 43) Balano de Brancos (p. 55) Compensao de Exposio do Flash (p. 67) Sada de Flash (p. 67) Efeito de Foto (p. 58) Minhas Cores (p. 59) Focagem Manual (p. 48) Macro (Manual Bsico p. 10) Tamanho de Arquivo Resoluo (Imagens Fixas) (p. 29) Tamanho do Filme exibido nos Filmes (p. 37)

A informao seguinte, pode aparecer com alguns arquivos de imagens.


Um arquivo de udio, que no um arquivo WAVE, ou um arquivo anexado de formato no reconhecido. Imagem JPEG no suportado pelo Design Rule for Camera File System standards Imagem RAW Tipo de Informao no reconhecido

Informaes de imagens gravadas por outras cameras, podem no ser corretamente visualizadas por esta camera.

18

Funo de Histograma
O histograma um grfico que lhe permite avaliar a luminosidade da imagem gravada. Quanto mais enviesado para o lado esquerdo estiver o grfico, mais escura ser a imagem. Quanto mais enviesado para o lado direito estiver o grfico, mais luminosa ser a imagem. Se a imagem estiver muito escura, ajuste a compensao de exposio para um nmero positivo. De forma semelhante, ajuste a compensao de exposio para um valor negativo se a imagem estiver muito clara (p. 54).
Exemplos de Histogramas

Antes de Utilizar a Camera - Funes Bsicas

Imagem Escura

Imagem Equilibrada

Imagem Luminosa

Utilizar o Visor
O visor ptico pode ser utilizado para poupar energia, desligando o monitor LCD (p. 15) enquanto fotografa.

Mostra o centro da imagem

Visor

19

Indicadores
Os indicadores acendem, ou ficam intermitentes, quando o boto ON/OFF, ou o boto disparador, for pressionado. Nunca execute o seguinte, enquanto o indicador estiver aceso. Estas aes podem corromper os dados de imagem. - Abanar ou balanar a camera - Desligar a camera, ou abrir a tampa da slot do carto de memria/compartimento da bateria Indicador Superior
Verde: Pronta para disparar Verde Intermitente: Gravar/ler/apagar/transferir imagem (se ligada ao computador) Laranja: Pronta para disparar (flash ligado) Laranja Intermitente: Pronta para disparar (aviso de trepidao da camera)

Indicador Inferior
Amarelo: Modo Macro/Modo de Focagem Manual/Bloqueio AF Amarelo Intermitente: Dificuldade de focagem (aviso sonoro)

Funo de Poupar Energia


Esta camera est equipada com a funo de poupar energia. Quando esta funo for ligada e ativada, volte a ligar a camera pressionando o boto ON/OFF.
Modo de Disparo A camera desligada, aproximadamente 3 minutos aps os controles terem sido acedidos pela a ltima vez. O monitor LCD desliga-se automaticamente 1 minuto* aps o ltimo acesso aos controles da camera, mesmo que o [Desligar Automtico] esteja definido para [Off]. Pressione qualquer boto, que no o ON/OFF, ou mude a orientao da camera para voltar a ligar o monitor LCD.

Modo de Reproduo Desliga-se aproximadamente 5 minutos aps ter Ligada a uma Impressora acedido pela ltima vez aos controles da camera.
* Este tempo pode ser alterado.

20

A funo de poupar energia no ser ativada durante uma apresentao, ou enquanto a camera estiver ligada a um computador. As definies da funo de poupar energia podem ser alteradas (p. 26).

Formatar Cartes de Memria


Os Cartes de Memria novos devem sempre ser formatados, bem como os cartes onde deseja apagar todas as imagens e outros dados. Note que a formatao (iniciao) de um carto de memria apaga todos os dados, incluindo imagens protegidas e outro tipo de arquivo.

Antes de Utilizar a Camera - Funes Bsicas

Menu

(Configurao)

[Formatar].

Consulte Menus e Definies (p. 27).

Selecione [OK] e pressione

Para executar uma formatao de baixo nvel, utilize o boto para selecionar [Formato de Baixo Nvel] e o boto ou para adicionar uma marca de verificao. Se seleccionar [Formato de Baixo Nvel], pode parar a formatao de uma parte pressionando o boto FUNC./SET. Pode continuar a utilizar o carto de memria sem problemas, mesmo que tenha parado a formatao a meio, mas a suas informaoes sero apagadas.

Formatao de Baixo Nvel Recomendamos a seleo [Formatao de Baixo Nvel], se suspeitar que a velocidade de leitura/gravao do carto de memria baixou. Uma formatao de baixo nvel pode levar 2 21 ou 3 minutos, com alguns cartes de memria.

Menus e Definies
Os Menus so utilizados para ajustar as definies de disparo e reproduo, tais como as definies da camera para a data/hora e o aviso sonoro eletrnico. Os seguintes menus esto disponveis. Menu FUNC. Menus Gravao, Reproduo, Configurao e Minha Camera

Menu FUNC.
Este menu permite ajustar muitas das funes de disparo mais comuns. a b e

a Coloque o boto de Modos em (Disparar). b Pressione o boto FUNC./SET. c Utilize o boto ou para selecionar um item do menu. Alguns itens podem no ser selecionveis em alguns modos de disparo. d Utilize o boto ou para selecionar uma opo para o item do menu. Aps selecionar uma opo, pode pressionar o boto disparador e fotografar logo de seguida. Aps fotografar, este menu vai aparecer novamente, permitindo-lhe ajustar facilmente as definies. e Pressione o boto FUNC./SET.

22

Menus Gravao, Reproduo, Configurao e Minha Camera


As definies apropriadas para fotografar e reproduzir podem ser ajustadas com estes menus.
Menu Menu

(Gravao)
(Reproduo)

Menu Menu

(Configurao) (Minha Camera)

Antes de Utilizar a Camera - Funes Bsicas

b Pode alternar

entre menus com c ou o boto quando esta parte for selecionada.

Este exemplo mostra o menu Gravao. No modo de reproduo, o menu Reproduo exibido

a Pressione o boto MENU. b Utilize o boto ou para alternar entre menus. Tambm pode utilizar o boto do zoom para alternar entre menus. c Utilize o boto ou para selecionar os itens do menu. Alguns itens podem no ser selecionveis em alguns modos de disparo. d Utilize o boto ou para seleccionar uma opo. Menus seguidos de parntesis (...) s podem ser definidos aps pressionar no boto FUNC./SET para exibir o menu seguinte. Pressione o boto FUNC./SET novamente, para confirmar a definio. ePressione o boto MENU.

23

Lista de Menus
Menu FUNC.
Os cones abaixo so as definies de fbrica
Item do Menu Velocidade ISO Balano de Brancos Modo de Avano Efeito de Foto Minhas Cores +/ (Flash)/ Sada de Flash Pgina de Referncia p. 66 p. 55 p. 32, 35 p. 58 p. 59 p. 67 Item do Menu Modos de Medio Compresso Taxa de Fotogramas (Filme) Resoluo (Imagens Fixas) Resoluo (Filme) Pgina de Referncia p. 52 p. 30 p. 30 p. 29 p. 30

Menu Gravao
*Definio de fbrica

Item do Menu Moldura AF Sincron. Flash Ajuste de Flash Sincron. Lenta

Opes AiAF*/Centro/Zona Flexvel 1 Cortina*/2-Cortina Auto*/Manual On/Off*

Pgina de Referncia p. 45 p. 68 p. 67 Manual Bsico p. 9 Manual Bsico p. 9 p. 52 p. 43 p. 48 p. 31

Olhos Vermelhos On*/Off Medio Pontua AE Centro*/Pontual AF Mudana de Segurana MF-Ponto Zoom Luz Auxiliar-AF On/Off* On*/Off On*/Off On/Off*

24 Zoom Digital

Item do Menu Visualizao Inverso Ecr Linhas de Grelha

Opes Off/2*10 seg./Fixo On*/Off On/Off*

Pgina de Referncia Manual Bsico p. 6 p. 61 Manual Bsico p. 3 Pode exibir linhas da grelha (divididas em nove) para tornar mais simples a avaliao do alinhamento horizontal e vertical do assunto fotografado e tornar mais simples a composio. As linhas no so gravadas nas imagens. p. 34 p. 69

Guardar Originais On/Off*

Antes de Utilizar a Camera - Funes Bsicas

Data de Selo Gravar Definies

Off*/Data/Data & Hora

Menu Reproduo
Item do Menu
Proteger Rodar Anotao de Som Proteger

Pgina de Referncia p. 81 p. 78 p. 79 p. 82

Item do Menu
Apresentao Ordem de Impresso Ordem de Transferncia

Pgina de Referncia p. 80 p. 83 p. 87

Menu Configurao
*Definio de fbrica

Item do Menu Sem som

Opes On/Off*

Pgina de Referncia Defina para [On] para silenciar o som inicial, do obturador, de funcionamento e do temporizador, todos ao mesmo tempo. Contudo, um aviso ir soar, mesmo que a funo Sem Som esteja definida para [On]. (Bsico p.5).

25

Item do Menu Volume

Opes Off/1/2*/3/4/5

Pgina de Referncia Ajusta o volume do som inicial, som de funcionamento, som do temporizador, som do obturador e som da reproduo. O volume no pode ser ajustado se a opo [Sem Som] estiver definida em [On]. Ajusta o volume do som inicial quando a camera ligada. Ajusta o volume do som de funcionamento que se ouve quando qualquer boto, que no o obturador, pressionado. Ajusta o volume de som do temporizador que se ouve 2 segundos antes da liberao do obturador. Ajusta o volume do som que se ouve quando o obturador liberado. O som do obturador no se ouve durante a gravao de um filme. Ajusta o volume do som dos filmes e das anotaes de som. p. 20

Volume inicial Volume de funcionamento

Volume do Temporizador

Volume do Obturador

Volume de Reproduo. Poupar Energia Desligar Automtico On*/Off

Define se a camera se desliga, ou no, automaticamente, aps um perodo predefinido de tempo, em que nenhum boto da camera seja pressionado. Define o espao de tempo at que o monitor LCD seja desligado, quando a camera no est em funcionamento. Manual Bsico p. 4 p. 21

Exibio Desligada

10 seg./20 seg./30 sec./1 min.*/2 min./3 min.

Data/Hora Formatar Reiniciar N Arquivo On/Off*

p. 71

26

Item do Menu Rotao Automtica Unidades de Distncia Idioma

Opes On*/Off m/cm*/ft/in p. 70

Pgina de Referncia

Define as unidades de distncia do indicador MF (p. 48). Manual Bsico p. 4 p. 89 p. 28

Sistema de vdeo NTSC/PAL Repor Todas

Menu Minha Camera


*Definio de fbrica

Antes de Utilizar a Camera - Funes Bsicas

Item Tema Imagem Inicial Som Inicial Som de Funcionamento Som do Temporizador Som do Obturador Contedo do Menu Minha Camera

Definies Disponveis Seleciona um tema para cada item da definio Minha Camera. Define a imagem exibida quando a camera ligada. Define o som emitido quando a camera ligada. Define o som emitido quando qualquer boto pressionado, com a exceco do boto disparador. Define o som emitido 2 segundos antes da liberao do obturador no modo de temporizador. Define o som emitido quando o boto disparador pressionado. No existe som do obturador para filmes. (Off)/ */ /

Pgina de Referncia

p. 90

27

Repor Definies para Valores de Fbrica

Menu

(Configurao)

[Reiniciar Tudo].

Consultar Menus e Definies (p. 23).

Selecione [OK] e pressione

Quando a camera est no modo de disparo e o disco de modo de disparo est definido para , apenas as definies registadas em sero repostas para valores de fbrica .As definies em no sero repostas para valores de fbrica em outros casos. As definies no podem ser repostas quando a camera est ligada a um computador, ou a uma impressora. O seguinte no pode ser reposto. - Modo de Disparo - As opes [Fuso Horrio], [Data/Hora], [Idioma] e [Sistema de Vdeo] do menu (Configurao) (p. 26, 27) - Dados do balano de brancos, gravados com a funo personalizada de balano de brancos (p. 56) - Cores especificadas nos modos de Minhas Cores, [Acento de Cor] (p. 62) ou [Troca de Cor] (p. 63) - Definies Minha Camera criadas recentemente (p. 91)

28

Disparar
Alterar a Resoluo e Compresso (Imagens Fixas)
Modo de Disparo

Menu FUNC. (Compresso).

* (Resoluo)/

Consulte Menus e Definies (p. 22). * Definio pr-estabelecida.

Utilize o boto ou para selecionar as definies de resoluo/compresso e pressione o boto FUNC./SET.

Disparar

Valores Aproximados para Resolues


Resoluo PowerShot A620 PowerShot A610 3072 x 2304 (Grande) pixels Finalidade Alta Imprimir em tamanho A3, 297 mm x 420 mm Imprimir imagens maiores do que o tamanho A4*, 210x297 mm Imprimir imagens maiores do que o tamanho de carta *, 216x279 mm) Imprimir imagens at tamanho A4*, 210x297 mm Imprimir imagens at tamanho de carta* 216x279 mm Imprimir imagens de tamanho postal, 148x100 mm Imprimir imagens de tamanho de L, 119x89 mm Baixa Enviar imagens por e-mail. Fotografar mais imagens

(Mdio 1)

2592 x 1944 pixels (Grande)

2592 x 1944 pixels

(Mdio 2)

2048 x 1536 pixels (Mdio 1)

2048 x 1536 pixels

(Mdio 3)

1600 x 1200 pixels (Mdio 2)

1600 x 1200 pixels

(Pequeno) (Modo de Impresso da Data no Postal)

640 x 480 pixels

1600 x 1200 pixels

Quando imprimir para postais (p. 33)

* O tamanho do papel varia conforme as regies.

29

Valores Aproximados para as Definies de Compresso


Compresso Superfina Fina Normal Normal Finalidade Fotografar imagens de qualidade normal Fotografar mais imagens Alta Qualidade Fotografar imagens de alta qualidade

Consulte Dimenso dos Arquivos de Imagem (Estimado) (p. 127). Consulte Cartes de Memria e Capacidades Estimadas (p. 124).

Alterar Resolues e Taxas de Fotogramas (Filmes)


Modo de Disparo ( ) Pode alterar a resoluo e a taxa de fotograma quando o modo de filme est definido para (Standard) ou (Minhas Cores) (p. 37).

Menu FUNC. Fotogramas).

* (Resoluo)/

* (Taxa de

Consulte Menus e Definies (p. 22). * Definio pr-estabelecida.

Utilize o boto ou para selecionar as definies de resoluo/taxa de fotogramas e pressione o boto FUNC./SET.

Resolues e Taxas de Fotogramas


Resoluo Standard Minhas Cores Taxa de Fotogramas Rpida 640 x 480 pixels 320 x 240 pixels 320 x 240 pixels 160 x 120 pixels Taxa de Fotogramas (fotogramas/seg.)

30

Compacto

* As taxas de fotogramas indicam o nmero de fotogramas gravados ou reproduzidos a cada segundo. Quanto mais alta a taxa, mais leve a aparncia da do filme. * A resoluo e a taxa de fotogramas so fixadas nos modos e .

Veja Dimenso dos Arquivos de Imagem (Estimado) (p. 127). Veja Cartes de Memria e Capacidades Estimadas (p. 124).

Utilizar o Zoom Digital


Modo de Disparo ( ) Pode fotografar imagens ampliadas, combinando o zoom ptico e o zoom digital. Fixas: aumenta 16 vezes, aproximadamente Filmes (Standard): aumenta 16 vezes, aproximadamente O zoom digital no pode ser utilizado quando o monitor LCD estiver desligado. Disparar

Menu

(Gravao)

[Zoom Digital]

[On].

Consulte Menus e Definies (p. 23).

Pressione o boto de zoom na direo dispare.

O fator de combinao de zoom digital e zoom ptico aparece no monitor LCD. Quando pressionado o boto de zoom na direo de , zoom pra quando a objetiva chega ao mximo da definio de telefoto ptico (quando fotografa imagens paradas). Pressione de novo o boto de zoom na direo de para ativar o zoom digital e aumentar mais a imagem. Pressione o boto de zoom na direo de para reduzir o zoom. As imagens tornam-se mais grosseiras, quanto mais aumentar com o zoom digital.

31

Disparos Contnuos
Modo de Disparo Neste modo, a camera efetua disparos contnuos, enquanto o boto disparador se mantiver pressionado. Se utilizar o carto de memria* adequado, pode fotografar continuamente (disparos contnuos suaves) num intervalo consistente, at que o carto de memria esteja cheio (p. 124). *Cartes de Memria Recomendados: Cartes de memria de alta velocidade SDC-512 MSH (vendidos em separado) imediatamente aps uma formatao de baixo nvel (p. 21).
De acordo com os critrios standard estabelecidos pela Canon. Pode variar de acordo com o assunto e com as condies de disparo. Mesmo que os disparos contnuos parem de repente, o carto de memria pode no estar cheio.

Menu FUNC.

* (Modo de Avano)

Consulte Menus e Definies (p. 22). * Definio pr-estabelecida.

Dispare.
A camera ir continuar a gravar imagens sucessivas enquanto o boto disparador estiver pressionado. A gravao ir parar quando o boto disparador for liberado.

Para Cancelar os disparos contnuos Siga o procedimento 1 para exibir . Os Intervalos entre disparos podem aumentar, medida que a memria interna da camera vai sendo preenchida. Se o flash estiver disparando, o intervalo entre disparos ir aumentar de forma a acomodar-se ao tempo necessrio para carregar o flash.

32

Modo de Impresso da Data no Postal


Modo de Disparo Pode fotografar imagens com timas definies para impresses de tamanho postal, compondo-as dentro da rea de impresso (rcio de largura/altura de aproximadamente 3:2) exibida no monitor LCD.

Menu FUNC.

* (Resoluo)

(Postal).

Consulte Menus e Definies (p. 22). * Definio pr-estabelecida.

Disparar

A resoluo e compresso do modo de Impresso da Data no Postal


PowerShot A620 Resoluo Compresso (1600 x 1200) (Fino) PowerShot A610 (1600 x 1200) (Fino)

Quando pressionado o boto disparador at metade, a rea que no ser impressa aparecera cinzento. O zoom digital no pode ser utilizado neste modo. Para instrues de impresso, consulte Manual do Usurio de Impresso Direta.

33

Introduzir a Data na Informao de Imagem


Pode introduzir a data na informao de imagem quando (Modo de Impresso da Data no Postal) seleccionado.

Menu Selo]

(Gravao) [Data do [Data]/[Data & Hora].

Consulte Menus e Definies (p. 23).

Exibio no Monitor LCD : [Off] : [Data]/[Data & Hora]

Assegure-se de que a data/hora da camera definida de ante-mo (p. 26). O selo de data no pode ser apagado dos dados da imagem aps ter sido definido.

34

Utilizar o Temporizador
Modo de Disparo Pode definir um atraso de 10 seg ( ) ou 2 seg. ( ) ou um atraso personalizado e o nmero de fotografias ( Temporizador Personalizado), para disparar aps o boto disparador ter sido pressionado.

Menu FUNC. .

* (Modo de Avano)

Consulte Menus e Definies (p. 22). * Definio pr-estabelecida.

: 2 seg. antes do obturador ser liberado, o som e a luz do temporizador aceleram. : O som do temporizador ir soar quando o boto disparador for pressionado e o obturador liberado 2 seg. depois. : Pode alterar o tempo de atraso (010, 15, 20, 30 sec.) e o nmero de disparos (1 10) (p. 36). Contudo, estas definies no podem ser definidas para os modos , e .

Disparar

Dispare.
Quando o boto disparador pressionado totalmente, a lmpada do temporizador ir piscar. Quando utilizar a reduo de olhos vermelhos, a lmpada do temporizador ir piscar e manter-se ligada durante os ltimos 2 segundos.

Para Cancelar o Temporizador Siga o procedimento 1 para exibir

Pode alterar o som do temporizador (p. 27).

35

Alterar o tempo de atraso e o nmero de disparos ( )

.
Consulte Menus e Definies (p. 22).

Selecione [Atraso]/[Disparos] utilizando o boto ou e altere a definio usando o boto ou .


O som do temporizador ir comportar-se da seguinte forma. - O som do temporizador ir soar 2 seg. antes do obturador ser liberto. - Se tiver especificado mltiplos disparos para a opo [Disparos], o som ir soar apenas para o primeiro disparo. Se a opo [Disparos] for definida para 2 ou mais disparos, d-se o seguinte. - A exposio e o balano de brancos so bloqueados para as definies seleccionadas para o primeiro disparo. - O intervalo entre disparos aumenta medida que a memria interna da camera vai sendo preenchida. - Se o flash for usado, o intervalo entre disparos aumenta pois o flash tem de ser carregado. - Os disparos param automaticamente quando o carto de memria ficar cheio.

36

Fazer um Filme
Modo de Disparo Esto disponveis os seguintes modos de filme.
Standard Pode selecionar a resoluo e a taxa de fotogramas e gravar at que o carto de memria esteja cheio (quando um carto de memria de alta velocidade utilizado, tal como o modelo recomendado SDC-512MSH). O zoom digital pode ser utilizado enquanto disparar neste modo (p. 31). Resoluo: (640 x 480), (320 x 240) Taxa de Fotogramas: (30 fotogramas/seg.), (15 fotogramas/seg.) Tamanho Mximo: 1 GB/filme Taxa de Fotogramas Rpida Utilize este modo para gravar objetos em movimento rpido, tais como nas fotografias desportivas. Resoluo: (320 x 240) Taxa de Fotogramas: (60 fotogramas/seg.) Tamanho mximo do filme: 1 minuto Compacto Uma vez que a resoluo baixa, este modo conveniente para enviar filmes por e-mail, ou quando a capacidade do carto de memria baixa. Resoluo: (160 x 120) Taxa de Fotogramas: (15 fotogramas/seg.) Tamanho mximo do filme: 3 minutos Minhas Cores Pode alterar as cores da imagem e de seguida disparar (p. 58). Tal como no modo Standard, pode tambm selecionar a resoluo e a taxa de fotogramas e gravar at que o carto de memria esteja cheio (quando um carto de memria de alta velocidade utilizado, tal como o modelo recomendado SDC-512MSH). Resoluo: (640 x 480), (320 x 240) (30 fotogramas/seg.), (15 fotogramas/seg.) Taxa de Fotogramas: Tamanho Mximo: 1 GB/filme

Disparar

O tempo de gravao ir variar de acordo com a capacidade do carto de memria que usar (p. 124).

37

Selecione um modo de filme utilizando o boto ou .


No modo ou , pode alterar a resoluo e a taxa de fotograma (p. 30).

Filme.
Pressionar o boto disparador at meio define automaticamente as definies da exposio, focagem e balano de brancos. Pressionando o boto disparador totalmente, comea a gravar a imagem e o som simultneamente. Durante a gravao, aparece no monitor LCD o tempo (em segundos) e [ Rec]. Pressionando de novo o boto disparador totalmente pra a gravao. A gravao pra nas seguintes condies. - Quando o tempo mximo de gravao excedido - Quando a memria interna, ou o carto de memria, ficam cheios recomendado o uso de um carto de memria que tenha sido formatado na camera para fazer filmes (p. 21). O carto fornecido com a camera pode ser utilizado, sem que seja necessria a sua formatao. Tenha ateno ao seguinte enquanto filma. - Tente no tocar no microfone. - No pressione quaisquer botes alm do disparador. O som dos botes ficar gravado no filme. - Durante a filmagem a camera ir ajustar automaticamente as definies de exposio e de balano de brancos para se adequarem s condies de filmagem. Contudo, os sons do ajuste automtico das definies podem tambm ser gravados. As definies de focagem e do zoom ptico mantm-se fixas durante os fotogramas subsequentes para os valores selecionados para o primeiro fotograma.

38

necessrio o QuickTime 3.0, ou superior, para reproduzir arquivos de filme (tipo: AVI/Mtodo de compresso: Motion JPEG) no computador. O QuickTime (para Windows) est no CD fornecido Digital Camera Solution Disk. Na plataforma Macintosh este programa normalmente fornecido com o sistema operativo Mac OS X ou superior.

Fotografar Imagens Panormicas (Corte & Cola)


Modo de Disparo O modo Corte & Cola pode ser utilizado para fotografar imagens que se sobreponham, e que mais tarde se possam unir para criar uma nica imagem panormica no computador. Disparar

A sobreposio composta por vrias imagens adjacentes, que se podem unir para criar uma nica imagem panormica.

Utilize o boto ou para seleccionar uma direo de disparo.


Pode selecionar entre as duas direces de disparos. Esquerda para a direita horizontalmente Direita para a esquerda horizontalmente

39

Fotografe a primeira fotografia da sequncia.


A exposio e o balano de brancos so definidos e bloqueados com a primeira imagem.

Componha a segunda imagem, para que esta se sobreponha a uma proporo da primeira, e dispare.
Pode voltar a fotografar pressionando o boto ou voltar ao ecr da imagem anteriormente gravada. Discrepncias menores na sobreposio, podem ser corrigidas quando as imagens se juntam. e

Repita este procedimento para as imagens adicionais.


Uma sequncia pode conter at 26 imagens. Pressione o boto FUNC./SET aps a ltima fotografia. No possvel exibir imagens no monitor de televiso, quando so imagens fotografadas no modo Corte & Cola. As definies da primeira imagem so utilizadas para fotografar as imagens seguintes da sequncia. Utilize o PhotoStitch, um software de um programa fornecido, para colar as imagens num computador. Quando o boto pressionado, pode alternar entre os itens que pode definir. - Compensao de Exposio/Seleo da direo de disparo

40

Programa AE
Modo de Disparo A camera define automaticamente a velocidade do obturador e o valor de abertura para que correspondam luminosidade do assunto. Quando no possvel obter uma exposio correta, a velocidade do obturador e o valor de abertura aparecem a vermelho no monitor LCD, quando o boto disparador pressionado at meio. Utilize um dos seguinte mtodos de disparo para obter a exposio correta e faze-los aparecer a branco. - Utilizar o flash - Alterar a velocidade ISO - Alterar o mtodo de medio Valor de Abertura e Velocidade do Obturador (p. 42). Pode alterar as combinaes entre velocidades do obturador e valores de abertura sem alterar a exposio (p. 50).

Disparar

Definir a Velocidade do Obturador


Modo de Disparo Quando define a velocidade do obturador, a camera seleciona automaticamente um valor de abertura que se adeqe luminosidade do assunto. Velocidades do obturador rpidas permitem-lhe captar uma imagem instantnea de um objeto em movimento, enquanto que velocidades lentas criam um efeito de arrasto e permitem-lhe fotografar sem flash em zonas escuras..

Se o valor de abertura exibido em vermelho, a imagem est subexposta (luz insuficiente) ou sobrexposta (excesso de luz). Utilize o boto ou para ajustar a velocidade do obturador at que o valor de abertura aparea a branco. A natureza dos sensores de imagem CCD tal que o rudo na imagem gravada aumenta a velocidades do obturador baixas. Contudo, esta camera aplica um processamento especial s imagens captadas a velocidades de obturao abaixo de 1.3 segundos para eliminar o rudo, produzindo assim imagens de alta qualidade. (Contudo, pode ser necessrio um certo tempo de processamento at que a prxima imagem possa ser captada.) 41

O valor de abertura e a velocidade do obturador variam de acordo com a posio do zoom, como mostrado de seguida.
Valor de Abertura F2.8 3.2 Mximo da F3.5 4.0 Grade F4.5 Angular F5.0 8.0*1 Mximo de F5.0 6.3 Telefoto F7.1 8.0*2 F4.1 4.5 Velocidade do Obturador (segundos) 15 1/1250 15 1/1600 15 1/2000 15 1/2500 15 1/1250 15 1/1600 15 1/2500

*1 Em , um valor de abertura de F11 no mximo de grade angular pode ser possvel dependendo das condies de disparo. 2 Em * , um valor de abertura de F16 no mximo de telefoto pode ser possvel dependendo das condies de disparo.

A maior velocidade do obturador para a sincronizao de flash 1/500 segundos. A camera repe automaticamente a velocidade do obturador para 1/500 segundos se for selecionada uma velocidade superior. Exibio da Velocidade do Obturador As seguintes velocidades do obturador podem ser definidas. 1/160 indica 1/160 segundos. 0"3 indica 0.3 segundos e 2" indica 2 segundos.
15" 13" 10" 8" 6" 5" 4" 3"2 2"5 2" 1"6 1"3 1" 0"8 0"6 0"5 0"4 0"3 1/4 1/5 1/6 1/8 1/10 1/13 1/15 1/20 1/25 1/30 1/40 1/50 1/60 1/80 1/100 1/125 1/160 1/200 1/250 1/320 1/400 1/500 1/640 1/800 1/1000 1/1250 1/1600 1/2000 1/2500

Pode alterar a combinao da velocidade de obturao e do valor de abertura sem que tenha de alterar a exposio (p. 50).

42

Definir a Abertura
Modo de Disparo A abertura ajusta a quantidade de luz que entra atravs da objetiva. Quando define o valor de abertura, a camera seleciona automaticamente a velocidade do obturador que se adequa luminosidade do assunto. Selecionando um valor de abertura baixo (abrir a abertura) permite-lhe desfocar o fundo para criar um retrato bonito. Valores de abertura mais altos (fecha-la) foca no o que est em primeiro plano como tambm o fundo. Quanto maior o valor da abertura, maior a poro da imagem que focada. Se a velocidade do obturador exibida em vermelho, a imagem est subexposta (luz insuficiente) ou sobrexposta (excesso de luz). Utilize o boto ou para ajustar o valor de abertura at que o valor de abertura aparea em branco. Alguns valores de abertura podem no estar disponveis em algumas posies do zoom (p. 42). Neste modo, o intervalo das velocidades do obturador com sincronizao de flash de 1/60 segundos at 1/500 segundos. A definio do valor de abertura pode mudar automaticamente para se adequar velocidade do flash sincronizado, mesmo que este valor tenha sido definido anteriormente. Exibio do Valor de Abertura Quanto maior o valor de abertura, menor a abertura da objetiva.
F2.8 F3.2 F3.5 F4.0 F4.1 F4.5 F5.0 F5.6 F6.3 F7.1 F8.0*
* Em , um valor de abertura de F11 no mx. de grade angular e de F16 no mx. de telefoto pode ser possvel dependendo das condies de disparo.

Disparar

Pode alterar a combinao da velocidade do obturador e do valor de abertura sem que tenha de alterar a exposio (p. 50).

Mudana de Segurana
Quando nos modos e , se [Mudana de Segurana] estiver definida para [On] no menu Gravao, a velocidade do obturador, ou o valor de abertura ajustado automaticamente para a exposio correta quando, de outra forma, no consegue ser obtida. A funo de Mudana de segurana no funciona quando o flash dispara.

43

Definir Manualmente a Velocidade de Obturao e a Abertura


Modo de Disparo Pode definir manualmente a velocidade do obturador e a abertura do diafragma para captar imagens. Quando pressionado o boto disparador at meio, a diferena entre a exposio standard* e a a exposio selecionada aparece no monitor LCD. Se essa diferena for superior a 2 unidades, 2 ou +2 aparecem a vermelho.
* Os nveis de exposio standard so calculados medindo a luz de acordo com o modo de medio selecionado.

Se deseja alterar a exposio, selecione a velocidade do obturador ou a abertura usando o boto , em seguida ajuste o valor utilizando o boto ou . Se o zoom for ajustado aps estes valores terem sido definidos, o valor de abertura pode mudar de acordo com a posio do zoom. O brilho do monitor LCD combina com a velocidade do obturador e o valor de abertura selecionado. Quando seleciona uma velocidade do obturador rpida, ou fotografa um assunto no local escuro, a imagem ser sempre luminosa se o flash estiver definido para (Flash ligado, com reduo de olhos vermelhos) ou (Flash ligado). Para a correlao entre valor de abertura e velocidade do obturador, consulte a pgina 42.

44

Definir a Moldura AF
Modo de Disparo A moldura AF indica a rea da composio onde a camera faz o foco. Pode definir a moldura AF das seguintes formas.
Exibio do Seleo monitor LCD do Menu AiAF Explicao De acordo com as condies de disparo, a camera seleciona automaticamente entre 9 molduras AF para focar. A camera focaliza utilizando a moldura central AF. Isto conveniente para nos assegurarmos que a focagem exatamente onde a queremos.

Centro

Disparar

(Posio desejada)

Disco de Modos: / / / Zona Pode mover a moldura AF manualmente Flexvel para a posio desejada. Isto conveniente (Definio para focar com preciso o seu assunto para Manual) obter a composio desejada.

Menu (Gravao) [Moldura AF] [Centro]/[Zona Flexvel].


Consulte Menus e Definies (p. 23).

[AiAF]/

Quando [Zona Flexvel] selecionada (p. 46).

A focagem bloqueada para o centro da moldura AF quando o zoom digital utilizado. [Zona Flexvel] no pode ser selecionada quando o monitor LCD est desligado. A moldura AF aparece como mostrado de seguida (Quando o monitor LCD est ligado) quando o boto disparador pressionado at meio. - Verde

: Preparao de disparo completa

- Amarelo : Dificuldade de focagem*


* No ser exibido quando a moldura AF estiver definida para [AiAF].

45

Definir a Moldura AF Manualmente (Quando [Zona Flexvel] selecionada)

1 2

Ligue o monitor LCD Pressione o boto diversas vezes at que a moldura AF fique verde.
Dependendo do modo de disparo, pode alternar entre as seguintes opes de definio pressionando o boto .
Compensao de exposio/Moldura AF Velocidade de obturao/Compensao de exposio/Moldura AF Valor de Abertura/Compensao de Exposio/ Moldura AF Velocidade de obturao/Valor de abertura/ Moldura AF

Utilize o boto , , ou para mover a moldura AF para a posio desejada e pressione o boto .
Se manter pressionado o boto , a moldura AF ir voltar sua posio original (centro) (ao mesmo tempo, a opo de definio ir alterar como mostrado na tabela acima). Quando [Medio Pontual AE] selecionada como modo de medio de luz, pode utilizar a moldura AF como Medio Pontual AE (p. 53). No pode ser selecionada enquanto a focagem manual estiver a ser utilizada (p. 48).

46

Fotografar Assuntos Difceis de Focar (Bloqueio de Focagem, Bloqueio AF, Focagem Manual)
Modo de Disparo Pode ser difcil de focar os seguintes tipos de assuntos. Assuntos com pouco contraste com o fundo Assuntos com mistura de objetos perto e longe. Assuntos com objetos extremamente brilhantes no centro da composio Assuntos em movimento rpido Assuntos atravs de um vidro: Fotografe o mais perto possvel do vidro, para reduzir as possibilidades da luz refletir.

Fotografar com Bloqueio de Focagem


O bloqueio de focagem pode ser utilizado em todos os modos de disparo.

Disparar

1 2 3

Aponte a camera para um objeto que se encontre na mesma distncia focal do assunto principal e centre-o no visor, ou na moldura AF exibida no monitor LCD. Pressione o boto disparador at o meio. Volte a apontar a camera para compor o assunto e pressione o boto disparador completamente.

Fotografar com Bloqueio AF


O bloqueio AF apenas pode ser utilizado nos modos quando estiver definido para . e ,e

1 2

Ligue o monitor LCD. Aponte a camera, de forma que um objeto que se encontre na mesma distncia focal do assunto principal, esteja centrado na moldura AF.

47

3 4

Pressione e mantenha pressionado o boto disparador at meio e pressione o boto .


O cone e o indicador MF aparecem no monitor LCD.

Volte a apontar a camera para compor o assunto e dispare.

Para libertar o Bloqueio AF Pressione o boto . Quando estiverfotografandor com o bloqueio de focagem, ou com o bloqueio AF, utilizando o monitor LCD, definir [Moldura AF] para [Centro] (p. 24) Torna o disparo mais fcil uma vez que a camera apenas utiliza a moldura AF central. O bloqueio AF conveniente, porque lhe permite liberar o boto disparador para compor a imagem. O bloqueio AF continua ativo depois de ter sido tirada a fotografia, permitindo-lhe captar uma segunda imagem com a mesma focagem.

Fotografar no Modo de Focagem Manual


A focagem pode ser feita manualmente. A focagem manual no pode ser utilizada nos modos e quando est definido para . e ,

1 2

Ligue o monitor LCD. Pressione o boto diversas vezes para exibir


Indicador MF

O indicador MF exibido. Quando [MF-Ponto Zoom] do menu (Gravao) est definido para [On], a poro da imagem na moldura AF ir aparecer ampliada*.

* A imagem no aparece ampliada no modo , quando o zoom digital estiver ativo ou quando estiver a exibir num televisor. * Tambm pode ser definido de forma a que a imagem exibida no seja ampliada(p. 24).

48

Dependendo do modo de disparo, pressionando o boto ir alternar entre os itens mostrados abaixo:
, , , , , Compensao de Exposio/ Modo ou /Compensao de Exposio/

Velocidade do obturador/Compensao de exposio/ Valor de Abertura/Compensao de exposio/ Velocidade do obturador/Valor de Abertura/

Pressione o boto

ou

e ajuste o foco.

O indicador MF mostra as figuras prximas. Utilize-as apenas como linhas guia. Para Cancelar a Focagem Manual Pressione o boto . Disparar

Bloquear a Definio de Exposio Bloqueio AE


Modo de Disparo Pode ajustar a exposio e a focagem separadamente. Isto eficaz, quando o contraste demasiado forte entre o assunto e o fundo, ou quando o assunto estiver em contraluz. Deve definir o flash para [ ]. O bloqueio AE no pode ser definido se o flash for disparado.

1 2 3

Ligue o monitor LCD. Efetue a focagem no assunto onde deseja bloquear a definio de exposio. Pressione e mantenha pressionado o boto disparador at meio e pressione o boto .
O cone exibido.

49

Volte a apontar a camera para compor o assunto e pressione o boto disparador completamente.
ou .

Para Anular o bloqueio FE Utilize qualquer boto que no

Pode usar o bloqueio AE quando utilizar o flash (p. 51).

Alterar o valor da combinao do valor de abertura e velocidade do obturador


Os valores automaticamente selecionados para a velocidade do obturador e valor de abertura podem ser alterados livremente para fotografar, sem alterar a exposio.

1 2 3

Defina o disco de modos de disparo para , , ou . Ligue o monitor LCD. Foque o assunto onde deseja bloquear a exposio.
Nos modos e , a funo de Mudana de Segurana funciona se [Mudana de Segurana] estiver definida para [On] (p. 43).

4 5 6
50

Pressione e mantenha pressionado o boto disparador at meio e pressione


A definio de exposio ser bloqueada e o cone ir aparecer no monitor LCD.

Pressione o boto ou at obter a velocidade do obturador ou valor de abertura desejado. Recomponha a imagem e dispare.
A definio ser cancelada aps o disparo.

Bloquear a Definio de Exposio de Flash (Bloqueio FE)


Modo de Disparo Pode bloquear a exposio do flash, para que as definies de exposio estejam corretamente ajustadas, independentemente da composio do assunto.

1 2 3 4 5

Ligue o Monitor LCD. Pressione o boto (Flash Ligado). e ajuste-o para

Foque o assunto onde deseja bloquear a definio de exposio do flash. Pressione e mantenha pressionado o boto disparador at meio e pressione o boto .
O flash dispara um pr-flash e exibido.

Disparar

Volte a apontar a camera para compor o assunto e pressione o boto disparador completamente.
ou .

Para Anular o Bloqueio FE Utilize qualquer boto que no

A funo de bloqueio FE no est disponvel quando [Ajuste de Flash] estiver definido para [Manual] (p. 66).

51

Alternar entre Modos de Medio


Modo de Disparo

Menu FUNC.
* Definio de fbrica.

* (Matricial)

Consulte Menus e Definies (p. 22).

Utilize o boto ou para selecionar o modo de medio e pressione o boto FUNC./SET.

Modos de Medio
Apropriado para condies de disparo standard, incluindo assuntos em contraluz. A camera divide a imagem em vrias zonas de medio de luz. A camera avalia as condies de luz complexa, tais como a posio do assunto, a claridade / brilho, a luz direta e a contraluz, ajustando as definies para uma correta exposio do assunto principal.

Matricial

Ponderada com Predominncia ao Centro Pontual Centro Pontual AF

Avalia a luz medida em toda a moldura, mas d principal predominncia ao assunto que se encontra ao centro.
Mede a rea dentro da moldura de Medio Pontual AE. Bloqueia a moldura de medio pontual no centro do monitor LCD. Move a medio pontual AE para a mesma posio da moldura AF selecionada.

52

Mova o ponto de medio pontual AE para a mesma posio da moldura AF selecionada/bloqueie o ponto de medio pontual no centro do monitor

Menu (Gravao) [Medio Pontual] [Centro]/[Ponto AF]


Consulte Menus e Definies (p. 23).

Quando [Medio Pontual AE] est definida para [Centro], a moldura de medio pontual AE aparece no centro do monitor LCD. Quando [Medio Pontual AE] est definida para [Ponto AF], aparece dentro da moldura AF seleccionada. [Ponto AF] apenas pode ser selecionado quando a moldura AF est definida para [Zona Flexvel] (p. 45). No pode ser seleccionada quando o modo de disparo .

53

Disparar

Ajustar a Compensao de Exposio


Modo de Disparo Ajuste a definio de compensao de exposio, de forma a evitar que o assunto fique muito escuro quando estiver em contraluz, ou a fotografar um fundo luminoso, ou quando pretender evitar que as luzes fiquem muito brilhantes em fotografias noturnas.

1 2

Ligue monitor LCD. Pressione o boto diversas vezes at a barra de compensao de exposio ser exibida.
Utilize os botes ou para ajustar a compensao de exposio e pressione o boto . Dependendo do modo de disparo, pressionando o boto ir alternar entre os itens das definies apresentadas abaixo:
Modo /Compensao de Exposio Velocidade do obturador/Compensao de exposio Valor de abertura/Compensao de exposio

Para Cancelar a Compensao de Exposio Reponha o valor da compensao para [0]. A compensao de exposio no vlida nos modos Minhas Cores ou .

54

Ajustar a Tonalidade (Balano de Brancos)


Modo de Disparo De uma maneira geral, a definio (Auto) do balano de brancos seleciona o balano de brancos otimo. Quando a definio (Auto) no consegue produzir cores com aparncia natural, altere o balano de brancos usando a definio apropriada para a fonte de luz.

Menu FUNC.
* Definio de fbrica.

* (Auto).

Consulte Menus e Definies (p. 22).

Utilize o boto ou para selecionar a definio do balano de brancos e pressione o boto FUNC./SET.

Disparar

Definies do Balano do Brancos


Auto Luz de Dia Nublado Tungstnio Florescente As definies so automaticamente definidas pela camera Para fotografar no exterior num dia claro Para fotografar na sombra, no anoitecer, ou no crepsculo Para fotografar com luzes de tungstnio e fluorescentes com 3 comprimentos de onda Para fotografar sobre luzes fluorescentes brancas quentes, brancas frias, ou brancas quentes ( 3 comprimentos de onda)

Para fotografar sobre luzes de dia fluorescentes, Florescente H ou luzes de dia do tipo fluorescentes 3 comprimentos de onda Apropriado para fotografar na caixa estanque WP-DC90 (vendida separadamente). Este modo Este modo produz informao de imagem num balano de imagem timo para gravar imagens com uma matiz natural reduzindo a tonalidade esbatida.

Subaqutico

55

Personalizar

Para gravar os dados do valor aprpriado de balano de brancos memorizados na camera a partir de um objeto branco, tal como papel branco ou roupa.

Esta definio no pode ser ajustada quando o efeito de foto ou seleccionado.

Utilizando o Balano de Brancos Personalizado


Pode definir um balano de brancos personalizado para obter a programao ptima para as condies de disparo. Coloque a camera para avaliar um objeto, tal como um pedao de papel ou tecido branco, ou um carto de qualidade fotogrfica cinzento, a partir do qual pretende definir o standard para a cor branca. Particularmente, faa uma leitura personalizada do balano de brancos, nas situaes seguintes que tornam difcil a definio (Auto) de detectar corretamente. Fotografar grandes planos Fotografar assuntos de cor homognea (como cu, mar ou floresta) Fotografar com uma fonte de luz peculiar (tal como uma lmpada de vapor de mercrio)

Menu FUNC.
* Definio de fbrica.

* (Auto)

(Personalizar).

Consulte Menus e Definies (p. 22).

56

Aponte a camera para um pedao de papel ou de tecido branco e pressione o boto .


Se estiver a ver atravs do monitor LCD, assegure-se de que o centro da moldura est completamente cheio com a imagem. Se estiver a usar o visor, assegure-se que o campo est completamente preenchido. recomendvel ajustar o modo de disparo para e antes de definir o balano de brancos personalizado. Pode no obter o balano de brancos correto quando a exposio for incorreta (a imagem aparece completamente branca ou preta). Dispare com as mesmas definies estabelecidas quando da leitura dos dados do balano de brancos. Se as definies diferirem, o balano de brancos timo pode no ser obtido. De seguida apresentamos o que no deve ser alterado - Velocidade ISO - Flash recomendado o ajuste do flash para ligado, ou desligado. Se o flash disparar enquanto est a ler os dados do balano de brancos, quando o flash est definido para (Auto) ou (Auto com Reduo de Olhos Vermelhos), certifique-se que utiliza o flash quando dispara. Dado que os dados do balano de brancos no podem ser lidos no modo Corte & Cola, defina previamente o balano de brancos em outro modo de disparo. A camera vai reter as definies manuais do balano de brancos, mesmo que reponha as definies da camera.(p. 28).

57

Disparar

Alterar o Efeito de Foto


Modo de Disparo ( ) Ao definir um efeito de foto antes de fotografar, pode alterar o aspecto e o sentimento que pretende tirar da imagem.

Menu FUNC.

* (Efeito Off).

Consulte Menus e Definies (p. 22). * Definio pr-estabelecida.

Utilize o boto ou para selecionar o efeito de foto e pressione o boto FUNC./SET.

Definies do Efeito de Foto


Efeito Off Vivo Neutro Nitidez Fraca Spia B/W Fotografa normalmente com esta definio. Enfatiza o contraste e a saturao de cor, permitindo fotografar com cores acentuadas. Atenua o contraste e a saturao de cor, permitindo fotografar com cores neutras. Grava os assuntos com contornos pouco definidos. Grava em tons spia. Grava em preto e branco.

58

Fotografar no Modo Minhas Cores


Modo de Disparo ( ) O modo Minhas Cores, altera facilmente as cores numa imagem quando esta captada, permitindo-lhe alterar entre encarnado, verde e azul, transformar pele plida ou bronzeada, ou alterar uma cor especificada no monitor LCD numa cor diferente. Uma vez que trabalha tanto com imagens paradas como com filmes, estes modos permitem-lhe aproveitar para produzir diversos efeitos fotogrficos, ou de filmes. Contudo, dependendo das condies de disparo, a imagem pode parecer grosseira, ou pode no atingir a cor desejada. Antes de tentar fotografar assuntos importantes, recomendamos que dispare imagens de teste e veja os resultados. A camera ir gravar tanto a imagem Minhas Cores como a imagem original inalterada, se definir [Gravar Original] (p. 61) para [On] Quando dispara imagens fixas.

Disparar

Definies Minhas Cores


Utilize esta opo para tornar as cores vermelho, verde e azul mais intensas como o efeito de Diapositivo Vermelho Vivo, Verde Vivo e Azul Vivo. Pode s produzir cores intensas de aparncia natural como as obtidas com diapositivos. Tom de Pele Utilize esta opo para tornar a tonalidade da pele Clara* mais clara. Tom de Pele Utilize esta opo para tornar a tonalidade da pele Escuro* mais escura. Azul Vivo Utilize esta opo para dar nfase cor azul. Torna os objetos azuis, tais como o mar e o cu, mais vivos.

Utilize esta opo para dar nfase cor Verde. Verde Vivo Torna os objetos azuis, tais como montanhas, flores e relvados, mais vivos. Vermelho Vivo Utilize esta opo para dar nfase cor vermelha. Torna os objetos azuis, tais como flores ou carros, mais vivos.

59

Utilize esta opo para manter inalterada a cor Acentuao especificada no monitor LCD , e transformar todas da Cor as outras para preto e branco. Trocar de Cor Utilize esta opo para alterar a cor especificada no monitor LCD numa outra. A cor especificada apenas pode ser trocada por uma outra cor, no pode escolher mltiplas cores.

Utilize esta opo para, ajustar livremente o balano de cor entre o vermelho, verde, azul e tonalidades de pele*. Cor Pode ser utilizado para fazer ajustes sutis, tais como Personalizada tornar as cores azuis mais vivas, ou as cores do rosto mais luminosas.
* O tom de pele de assuntos no humanos tambm pode ser alterada. * Pode no obter os resultados esperados dependendo do tom da cor de pele.

Menu FUNC.
* Definio de fbrica.

* (Diapositivos).

Consulte Menus e Definies (p. 22).

Utilize o boto ou para selecionar o modo Minhas Cores.

Dispare.
Modos Pressione o boto FUNC./SET. A exibio retorna ao ecr de disparo e pode disparar. Modos : Consulte Definir a Camera para o Modo Acentuar Cor
(p. 62). : Consulte Definir a Camera para o Modo de Troca de Cor (p. 63). : Consulte Definir a Camera para um Modo de Cor Personalizada (p. 64).

A velocidade ISO ir aumentar com algumas definies, que podem aumentar o rudo da imagem.

60

Alterar o Mtodo de Gravao para a Imagem Original


Quando for fotografar imagens fixas no modo Minhas Cores, pode especificar se apenas gravada a imagem alterada, ou tambm a imagem original.

Menu (Gravao) Original] [On]/[Off].

[Gravar

Consulte Menus e Definies (p. 23).

Se [On] estiver selecionado, as duas imagens iro ser numeradas consecutivamente, com a imagem alterada seguida da original. Quando [Gravar Original] est definido para [On] - Apenas a imagem alterada exibida no monitor LCD durante o disparo. - A imagem que aparece no monitor LCD, imediatamente aps a gravao, a imagem alterada. Se apagar a imagem nessa altura, a imagem original tambm apagada. Tenha especial ateno quando apagar um arquivo. - Uma vez que so gravadas duas imagens com cada disparo, o nmero de disparos restantes aproximadamente metade do nmero exibido, quando a funo est definida para [Off].

61

Disparar

Definir a Camera para o Modo Acentuar Cor


As cores, alm da especificada no monitor LCD, so captadas a preto e branco.

(Acentuao a Cor)
Consulte Menus e Definies (p. 22).

A camera ir mudar para o modo de insero de cor e a exibio ir alternar entre a imagem original e a imagem com a cor acentuada (utilizando a cor anteriormente definida).

Aponte a camera, de forma que a cor que deseja reter aparea no centro do monitor LCD, e pressione o boto .
Apenas pode especificar uma cor. Pode utilizar o boto o para alterar a gama de cor que retida. 5: Apenas capta a cor que deseja reter. +5: Tambm capta as cores prximas da que deseja reter.

.
Isto completa a definio. Se pressionar o boto MENU nesta altura, retorna ao ecr onde pode selecionar o modo Minhas Cores. A cor acentuada de fbrica o verde. Pode no obter os efeitos desejados aps o modo de insero de cor se utilizar o flash, ou se alterar as definies de medio, ou balano de brancos. A cor escolhida para o acentuar cor fica retida, mesmo que a camera se desligue.

62

Definir a Camera para o Modo de Troca de Cor


Este modo permite transformar a cor especificada no monitor LCD, numa outra.

Disparar

Cor Original (Antes da Troca)

Cor Desejada (Aps a Troca)

(Troca de Cor)

Consulte Menus e Definies (p. 22).

A camera ir mudar para o modo de insero de cor e a exibio ir alternar entre a imagem original e a imagem com a troca de cor (usando a definio de cor anterior).

Aponte a camera de forma que a cor original aparea no centro do monitor LCD e pressione o boto .
Apenas pode especificar uma cor. Pode utilizar o boto ou para alterar a cor que trocada. 5: Apenas capta a cor que deseja trocar. +5: Tambm capta as cores prximas da que deseja trocar.

63

3 4

Aponte a camera de forma que a cor desejada aparea no centro do monitor LCD e pressione o boto .
Apenas pode especificar uma cor.

.
Isto completa a definio. Se pressionar o boto MENU nesta altura, retorna ao ecr onde pode seleccionar o modo Minhas Cores. A definio de fbrica para o modo de troca de cor, troca o verde por branco. Pode no obter os efeitos desejados aps o modo de insero de cor se utilizar o flash, ou se alterar as definies de medio, ou balano de brancos. As cores especificadas para o modo de troca cor ficam retidas, mesmo que a camera se desligue.

Definir a Camera para um Modo de Cor Personalizada


Este modo permite-lhe ajustar o balano de cor para vermelho, verde, azul e tons de pele.

(Cor Personalizada)

Consulte Menus e Definies (p. 22).

64

Utilize o boto ou para seleccionar [Vermelho], [Verde], [Azul], ou [Tom de Pele] ou para e o boto ajustar o balano de cor.
A cor alterada exibida.

Selecione uma cor

Ajuste o balano de cor

.
Isto completa a definio. Se pressionar o boto MENU nesta altura, retorna ao ecr onde pode selecionar o modo Minhas Cores. Disparar

65

Ajustar a Velocidade ISO


Modo de Disparo Aumente a Velocidade ISO, quando deseja reduzir o efeito do trepidar da camera, desligar o flash quando fotografa em locais escuros, ou quando pretender fotografar com uma velocidade do obturador mais rpida.

Menu FUNC.

* (Velocidade ISO).

Consulte Menus e Definies (p. 22). * Definio pr estabelecida.

Utilize o boto ou para selecionar uma velocidade ISO e pressione o boto FUNC./SET. Selecionando [Auto] define a sensibilidade para produzir imagens com otma qualidade.

Alternar entre Definies de Ajuste de Flash


Modo de Disparo Embora o flash interno dispare com ajustes de flash automaticos (exceto no modo ), tambm possvel defini-lo para disparar sem ajustes.

Menu Flash]

(Gravao) [Ajuste [Auto]/[Manual].


Consulte Menus e Definies (p. 23).

66

Compensar o Ajuste de Flash/Sada de Flash


Modo de Disparo
Quando o modo de disparo est definido para , , , , , , ou quando [Ajuste Flash] est definido para [Auto] (p. 66) no modo ou , as definies podem ser ajustadas num intervalo de 2 to +2 unidades. Pode combinar a compensao de exposio do flash com a funo de compensao de exposio da camera para obter efeitos criativos que compensam a exposio do fundo. Quando o modo de disparo est definido para ou quando [Ajuste Flash] est definido para [Manual] no modo ou (p. 66), a sada de flash pode ser controlada em trs passos, comeando pelo FULL, quando disparar.

+/ (Flash) (Compensao de Exposio de Flash)

Disparar

Sada de Flash

1 2

Ligue o monitor LCD. Menu FUNC. +/ (Flash)/ (Sada Flash).


Consulte Menus e Definies (p. 22).

Ajuste a compensao/sada utilizando o boto ou e pressione o boto FUNC./SET.


Exemplo: Compensao de Exposio do Flash

67

Alterar o Momento em que o Flash Dispara


Modo de Disparo
1 Cortina O flash dispara logo a seguir ao obturador abrir, independentemente da velocidade do obturador. Normalmente, a 1 cortina a utilizada quando dispara. O flash dispara imediatamente antes do obturador fechar. Comparando com a 1 cortina, o flash dispara mais tarde permitindo captar imagens em que, por exemplo, um carro deixa o rasto dos farois atrs.

2 Cortina

Menu (Gravao) cortina]/[2 Cortina].

[Sinc. Flash]

[1

Imagem captada com a definio da 1 cortina

Imagem captada com a definio da 2 cortina

68

Gravar as Definies Personalizadas


Modo de Disparo Pode gravar os modos de disparo de utilizao mais frequente e vrias definies de disparo no modo (Personalizado). Quando necessrio, pode disparar imagens com definies gravadas anteriormente, rodando simplesmente o disco de modos para . As definies que no esto memorizadas quando o modo de disparo foi alterado ou quando a camera foi desligada (tal como em disparos contnuos ou temporizador) tambm so lembrados.

Alterar para o modo de disparo que deseja gravar e ajustar as definies.


Para alterar algumas das definies gravadas em (outras que no o modo de disparo), selecione . Funes que podem ser gravadas em - Modo de disparo ( , , , ) - itens que podem ser definidos nos modos , , (p. 136) - Definies do menu de Gravao - Localizao do zoom - Localizao do foco manual Disparar e

Menu

(Gravao)

[Gravar Definies].

Consulte Menus e Definies (p. 23).

Selecione [OK] e pressione

Os contedos das definies no influenciam outros modos de disparo. Definies gravadas podem ser repostas (p. 28).

69

Ajustar a Funo de Rotao Automtica


Modo de Disparo Modo de Reproduo A sua camera vem equipada com um sensor de Orientao Inteligente que detecta a orientao da imagem fotografada com a camera na posio vertical e rodando-a automaticamente para a sua posio correta de visualizao no monitor LCD.

Menu (Configurao) [On]/[Off].

[Rotao Auto]

Consulte Menus e Definies (p. 23).

Quando a Rotao Automtica est definida para [On] e o monitor LCD est definido para o modo de exibio detalhada (normal), (lado direito para baixo) ou (lado esquerdo para baixo) ir aparecer no canto superior direito da exibio. Esta funo pode no funcionar corretamente, caso a camera esteja a ser apontada diretamente para cima, ou para baixo. Verifique se a seta est apontada na direo correta e, caso no esteja, defina a funo de rotao automtica para [Off]. Mesmo que a funo de rotao automtica esteja definida no [On], a orientao das imagens descarregadas para um computador depende do software utilizado. Quando a camera estiver na posio vertical para fotografar, o sensor de orientao inteligente assume o lado de cima da imagem para ir para cima, e o lado debaixo da imagem para ir para baixo. Nesse momento, optimizado o balano de brancos, exposio e a focagem para a fotografia vertical. Esta funo funciona, independentemente do estado da funo de rotao automtica ser Ligado/Desligado.

70

Repor a Numerao dos Arquivos


Modo de Disparo Modo de Reproduo s imagens captadas, so automaticamente atribudos nmeros de arquivo. Pode definir a forma como atribudo o nmero ao arquivo.

Menu (Configurao) [Numerao de Arquivos] [On]/[Off].


Consulte Menus e Definies (p. 23).

Funo Repor a Numerao dos Arquivos


On O nmero do arquivo reiniciado para comear (100-0001) cada vez que um carto de memria inserido. A imagens novas gravadas num carto de memria com arquivos existentes atribudo o nmero seguinte disponvel. O nmero de arquivo da ltima imagem captada memorizado para que as imagens gravadas num novo carto de memria comecem a partir do nmero seguinte. Isto conveniente para evitar a duplicao quando manuseia todas as suas imagens juntas num computador.

Disparar

Off

Consulte o Guia de Iniciao ao Software para as estruturas das pastas do carto de memria.

71

Reproduzir / Apagar
Consulte o Manual Bsico do Usurio da Camera (p. 11).

Ampliar Imagens

Pressione o boto de zoom na direo de .


Aparece no monitor e a poro ampliada da imagem aparece. Imagens podem ser ampliadas at 10x.

Localizao Aproximada da rea Ampliada

Utilize o boto na imagem.

ou

para se mover

Se pressionar o boto FUNC./SET durante a exibio ampliada, a camera muda para o modo de imagem avanada e exibido. Pode utilizar o boto ou para avanar para a prxima imagem com o mesmo nvel de ampliao. O modo de imagem avanado cancelado quando pressiona novamente o boto FUNC./SET. Pode alterar o nvel de ampliao com o boto de zoom. Para Cancelar a Exibio Ampliada Pressione o boto de zoom na direco de . (Pode tambm ser cancelada imediatamente pressionando o boto MENU.) Fotogramas de filmes e imagens do ndice de reproduo no podem ser ampliados.

72

Visualizar Imagens em Conjuntos de Nove (ndice de Reproduo)

Pressione o boto de zoom na direco de


Podem ser vistas at nove imagens de uma s vez. Utilize o boto , , ou para alterar a seleo de imagens.

Imagem Selecionada

Filme

A barra de salto exibida se pressionar o boto de zoom no sentido de enquanto estiver no ndice de reproduo, e pode alternar a exibio entre conjuntos de nove imagens. Utilize o boto ou para se mover para o conjunto de 9 imagens anterior ou Barra de Salto seguintes. Mantenha pressionado o boto FUNC./ SET, e pressione o boto ou para saltar para o primeiro, ou ltimo conjunto. Para voltar Reproduo de Imagens Individuais Pressione o boto de zoom no sentido de .

73

Reproduzir / Apagar

Saltar Imagens
Quando tem muitas imagens gravadas no carto de memria, til utilizar as cinco formas de saltar imagens, para encontrar o objeto que procura.
Saltar 10 Imagens Salta sobre 10 imagens de uma s vez. Saltar 100 Imagens Salta sobre 100 imagens de uma s vez. Saltar Data do Disparo Saltar para Filme Salta para a primeira imagem com a data de disparo seguinte. Salta para um filme.

No modo de reproduo de imagens individuais, pressione o boto .


A camera ir passar para o modo de procura com salto. O ecr do exemplo ser ligeiramente diferente, de acordo com a chave de procura.

Localizao da imagem atualmente exibida Nmero de imagens correspondentes procura

Utilize o boto ou para selecionar a chave de procura e pressione o boto ou

Para voltar Reproduo de Imagens Individuais Pressione o boto MENU.

74

Visualizar Filmes
Os filmes no podem ser reproduzidos no modo de ndice de reproduo.

Exiba um filme e pressione


Imagens com os cones filmes.

.
so

Painel de Controle do Filme Nvel de Volume (Ajuste o volume de som ou ) com o boto

Selecione

(Reproduo) e pressione

.
Reproduzir / Apagar

O filme pausa se pressionar o boto FUNC./SET durante a reproduo. Reinicia-se pressionando novamente o boto. Quando a reproduo acaba, o filme pra e o ltimo fotograma exibido. Pressione o boto FUNC./SET para exibir o painel de controle do filme.

Funcionar com o Painel de Controle de Filmes


Termina a reproduo e regressa ao ndice de reproduo individual Imprimir ( exibido um cone quando a impressora ligada. Consulte o Manual do Usurio da Impresso Direta, para mais detalhes.) Reproduzir Reproduo Lenta (Pode utilizar o boto para acelerar a reproduo.) Exibe o primeiro fotograma Fotograma anterior (Recua se mantiver pressionado o boto FUNC./SET.) Prximo fotograma (Avano rpido se o mantiver pressionado o boto FUNC./SET.) Exibe o ltimo fotograma Editar (Altera para o modo de edio de filme) (p.76) para voltar ou o boto

75

Quando reproduz um filme num aparelho de televiso, regule o volume com os comandos da prpria TV. (p. 89). O som no pode ser reproduzido na reproduo lenta.

Editar Filmes
Pode apagar partes de filmes gravados. Filmes com 1 segundo ou mais, antes de serem editados, podem ser editados em incrementos de 1 segundo. Contudo filmes protegidos e filmes com uma durao inferior a 1 segundo, no podem ser editados.

Selecione (Editar) no painel de controle de filmes e pressione .


O painel de edio de filmes e a barra de edio de filmes so exibidos.

Painel de Edio de Filmes

Barra de Edio de Filmes

Utilize o boto ou para selecionar (Cortar Inicio) ou (Cortar Fim), e o boto ou para especificar o ponto de corte ( ).
Para verificar o filme editado temporariamente, selecione (Reproduzir) e pressione o boto FUNC./SET. Selecionando (Sair) cancela a edio e restaura o painel de controle de filmes.

Selecione

(Guardar) e pressione

76

Selecione [Novo Arquivo] ou [Substituir] e pressione o boto .


[Novo Arquivo], grava o filme editado sobre um novo nome de arquivo. Os dados pr-editados no so alterados. Note, se pressionar o boto FUNC./SET enquanto guarda o filme, a gravao cancelada. [Substituir], grava o filme editado sobre o seu nome original. Os dados pr-editados so perdidos. Quando o carto de memria no tem espao suficiente para criar um novo arquivo, s pode ser selecionado [Substituir]. Pode demorar aproximadamente 3 minutos gravar um filme editado. Se a bateria descarregar no meio, as edies de filmes no so guardadas. Quando editar filmes, recomendamos que utilize pilhas alcalinas tamanho AA novas, pilhas tamanho AA de NiNH completamente carregadas (vendidas separadamente), ou o adaptador AC ACK900 (p. 111).

77

Reproduzir / Apagar

Rodar Imagens no Monitor


As imagens podem ser rodadas no ecr, no sentido dos ponteiros do relgio a 90 ou 270.

Original

90

270

Menu

(Reproduo)

Consulte Menus e Definies (p. 23).

Utilize o boto ou para selecionar uma imagem para rodar e pressione o boto para a rodar.
lAlterne entre as diferentes orientaes de 90 / 270 / orientao original cada vez que pressiona o boto FUNC./ SET. Isto tambm pode ser definido no modo de ndice de reproduo. Os filmes no podem ser rodados. Quando as imagens so transferidas para um computador, a orientao das imagens rodadas pela camera vai depender do software que foi utilizado na transferncia das imagens.

78

Anexar Anotaes de Som s Imagens


No modo de reproduo (incluindo reproduo individual de imagens e ndice de reproduo), pode anexar anotaes de som (at 60 segundos) a uma imagem. Os dados de som so gravados no formato WAVE.

Menu

(Reproduo)

Consulte Menus e Definies (p. 23).

2 3

Utilize o boto ou para selecionar uma imagem para anexar uma anotao de som e pressione o boto .
O painel de controle de anotaes de som ser exibido.

Reproduzir / Apagar

Selecione

(Gravar) e pressione o boto

O tempo utilizado e o tempo disponvel so exibidos. Pressionar o boto FUNC./SET pausa a gravao. Podem ser acrescentados at 60 segundos a qualquer imagem.
Painel de gravao de Som

Tempo Utilizado/ Tempo Disponvel Volume (Ajuste com o boto ou

79

Painel de Gravao de Sons


Sair Gravar Pausar Reproduzir Apagar Selecione [Apagar] no ecr de confirmao e pressione o boto FUNC./SET.

No pode anexar anotaes de som a filmes. As anotaes de som de imagens protegidas no podem ser apagadas.

Reproduo Automtica (Apresentao)


Utilize esta caracterstica para reproduzir automaticamente todas as imagens do carto de memria. O monitor exibe cada imagem durante aproximadamente 3 segundos.

Menu

(Reproduo)

Consulte Menus e Definies (p. 23).

Pressione

As seguintes funes esto disponveis durante a reproduo automtica: - Pausar/reiniciar a reproduo automtica: pressione o boto FUNC./SET - Avano rpido/ recuar a apresentao: pressione o boto ou (continue a pressionar o boto para alternar mais rapidamente entre as imagens) - Parar a reproduo automtica: pressione o boto MENU

80

Proteger Imagens
Pode proteger imagens importantes de serem apagadas acidentalmente.

Menu

(Reproduo)

Consulte Menus e Definies (p. 23).

Selecione uma imagem a proteger e pressione o boto .


Pressionando novamente o boto FUNC./SET, cancela a definio. Tambm pode proteger imagens no modo de ndice de reproduo.

Reproduzir / Apagar

cone de Proteo

81

Apagar Todas as Imagens


Note que as imagens apagadas no podem ser recuperadas. Tenha cuidado antes de apagar um arquivo. As imagens protegidas no podem ser apagadas com esta funo.

Menu

(Reproduo)

Consulte Menus e Definies (p. 23).

Selecione [OK] e pressione

Para sair em vez de apagar, selecione [Cancelar]. Deve formatar o carto de memria quando deseja apagar, no apenas as imagens, mas tambm todos os dados contidos no carto (p. 21).

82

Definies de Impresso / Definies de Transferncia


Ajustar as Definies de Impresso DPOF
Pode selecionar as imagens de um carto de memria para impresso e especificar, antecipadamente, o nmero de cpias utilizando a camera. Isto extremamente conveniente para imprimir numa impressora compatvel com a impresso direta, ou para enviar as imagens para laboratrios fotogrficos que tenham um servio com suporte DPOF. O cone pode ser exibido para cartes de memria com definies de impresso ajustadas por uma camera compatvel com DPOF diferente. Estas definies sero sobrepostas por aquelas que definir com a sua camera.

Imagens Individuais

Menu

(Reproduo)

Definies de Impresso/Definies de Transferncia

Consulte Menus e Definies (p. 23).

Selecionando [Reiniciar] cancela todas as definies de impresso das imagens.

83

Selecione imagens para imprimir.


Os mtodos de seleo diferem para as definies de Tipo de Impresso (p. 85). (Standard)/ (Ambos) Selecione uma imagem, pressione o boto FUNC./SET e utilize o boto ou para selecionar o nmero de cpias impressas ( at um mximo de 99). (ndice) Selecione uma imagem, pressione o boto FUNC./SET para selecionar ou retirar a seleo.
Nmero de Cpias

Seleo de ndice de Impresso

Tambm pode selecionar imagens no modo de ndice de reproduo.

Todas as Imagens de um Carto de Memria

Menu

(Reproduo)

Consulte Menus e Definies (p. 23).

Selecione [Marcar] e pressione


Selecionando [Reiniciar] cancela todas a definies de impresso para as imagens. Uma cpia de cada imagem ser definida para imprimir.

3
84

Selecione [OK] e pressione

O resultado de algumas impressoras, ou laboratrios de fotografia, pode no coincidir com as definies de impresso especificadas. As definies de impresso no podem ser definidas para filmes. As imagens so impressas por ordem da mais antiga para a mais recente por data de disparo. Podem ser selecionadas, no mximo 998 imagens. Quando [Tipo Impresso] est definido para [Ambos], o nmero de cpias pode ser definido. Quando definido para [ndice], o nmero de cpias no pode ser definido (s ser impressa uma cpia). No defina a data nas definies de impresso DPOF quando imprimir imagens que tenham tipo imposta a data com a funo [Data de Selo]. Isto pode fazer com que a data seja impressa duas vezes.

Definir o Estilo de Impresso


Selecione o tipo de impresso aps ter selecionado a imagem a imprimir. Pode selecionar as seguintes definies de impresso.
Standard Tipos de Impresso ndice Ambos Data N do Arquivo. Imprime uma imagem por pgina. Imprime as imagens selecionadas num tamanho reduzido, num formato de ndice. Imprime as imagens, tanto no formato standard, como no formato ndice. Adiciona a data impresso. Adiciona o nmero do arquivo impresso.

Definies de Impresso/Definies de Transferncia

Menu

(Reproduo)

Consulte Menus e Definies (p. 23).

85

Selecione [Configurao] e . pressione

Selecione [Tipo Impresso], [Data] ou [Ndo Arquivo] e especifique as definies.


As definies de Data e N de arquivo variam de acordo com o Tipo de Impresso, da seguinte forma. - ndice [Data] e [N Arquivo] podem ser definidos para [On] ao mesmo tempo. - Standard ou Ambos [[Data] e [N Arquivo] podem ser definidos para [On] ao mesmo tempo, contudo, a informao impressa pode variar conforme as impressoras. As datas gravadas em (Modo de Impresso da Data no Postal) (p. 39) so impressas, mesmo quando [Data], est definida para [Off]. As datas so impressas no estilo especificado no menu [Data/Hora] (p. 26, Manual Bsico p. 4).

86

Ajustar as Definies de Transferncia DPOF


Pode utilizar a camera para especificar as definies para as imagens antes de fazer a transferncia para um computador. Consulte Manual de Iniciao ao Software, para instrues sobre como transferir imagens para um computador. As definies utilizadas na camera esto em conformidade com os standards do Formato de Ordem de Impresso Digital (DPOF). A marca pode ser exibida para um carto de memria que tenha definies de impresso definidas por outra camera com definies DPOF. Estas definies sero sobrepostas pelas marcas definidas pela sua camera.

Imagens Individuais

Menu

(Reproduo)

Consulte Menus e Definies (p. 23).

Definies de Impresso/Definies de Transferncia

Selecione [Ordem] e pressione o boto


Selecionando [Reiniciar] cancela todas as definies de ordem de transferncia.

Selecione uma imagem a transferir e pressione .


Pressione novamente o boto FUNC./ SET para retirar a seleo. Tambm pode selecionar imagens no modo de ndice de reproduo.

Seleo de Transferncia

87

Todas as Imagens num Carto de Memria

Menu

(Reproduo)

Consulte Menus e Definies (p. 23).

Selecione [Marcar] e pressione


Selecionando [Reiniciar] cancela todas as definies de ordem de transferncia.

Selecione [OK] e pressione

As imagens so transferidas por ordem, da mais antiga para a mais recente, por data de disparo. Podem ser selecionadas, no mximo, 998 imagens.

88

Visualizar Imagens num Televisor


Pode utilizar um televisor compatvel com vdeo como monitor para disparar ou reproduzir imagens, quando este est ligado camera com o cabo AV fornecido.

1 2

Desligue a camera e o televisor. Ligue o cabo AV sada do terminal A/V da camera.


Abra a tampa do terminal com a ponta da unha sob canto inferior e ligue o cabo AV at ao fim.

Ligue os outros terminais do cabo AV s fichas VDEO IN e UDIO IN do televisor.

VDEO UDIO Amarelo IN

Visualizar Imagens num Televisor

Preto

4 5

Ligue o televisor no modo de vdeo. Ligue a camera.


O sinal de vdeo pode ser alterado (NTSC ou PAL), para se adaptar ao diferentes padres regionais (p. 27). A pre-definio varia de pas para pas. - NTSC: Japo, USA, Canad, Tailndia e outros - PAL: Europa, sia (excluindo Tailndia), Ocenia e outros Se estiver definido um sistema de vdeo incorreto, a imagem final no ser visualizada corretamente.

89

Personalizar a Camera (Definies Minha Camera)


Minha Camera permite-lhe personalizar a imagem e o som inicial, os sons do obturador, de operao e do temporizador. Pode alterar e registar estas definies, permitindo-lhe personalizar a camera de acordo com as suas preferncias.

Alterar as Definies Minha Camera

Menu

(Minha Camera)
Consulte Menus e Definies (p. 23).

Item do Menu.

Selecione os contedos que deseja personalizar.


Selecione [Tema] para ajustar tudo para as mesmas definies.

90

Registar as Definies Minha Camera


Imagens gravadas no carto de memria e novos sons gravados, podem ser adicionados s definies Minha Camera, para o item dos menus e . Pode tambm utilizar o software fornecido, para transferir imagens e sons do seu computador para a camera. necessrio um computador para definir as definies Minha Camera para as definies de fbrica. Utilize o software fornecido (ZoomBrowser EX/ImageBrowser) para adicionar definies de fbrica camera.

Ajuste o boto de Modo para (Reproduo) Menu (Minha Camera) item do Menu a registar.
Consulte Menus e Definies (p. 23).

Selecione pressione

ou

e
Personalizar a camera (Definies Minha Camera)

91

Selecione uma imagem, ou grave um som.


Imagem Inicial Selecione a imagem que deseja registar e pressione o boto FUNC./ SET.

Som Inicial, de Operao, do Temporizador e do Obturador Selecione (Gravar) e pressione o boto FUNC./SET. Aps a gravao, selecione (Registar) e pressione o boto FUNC./SET. - A gravao pra automaticamente quando o tempo excedido. - Para reproduzir, selecione (Reproduzir). - Para sair em vez de registar, pressione (Sair).

Selecione [OK] e pressione


Para cancelar a alterao, selecione [Cancelar].

O seguinte no pode ser registado nas definies Minha Camera. - Filmes - Sons gravados com a funo de anotao de som (p. 79) Quando regista um nova definio Minha Camera, as definies registadas anteriormente so apagadas. Consulte o Guia de Iniciao ao Software fornecido, para mais informaes sobre como criar e acrescentar arquivos s definies Minha Camera.

92

Resoluo de Problemas
Camera
A camera no funciona.
A camera no est ligada. A tampa da slot do carto de memria/bateria est aberta. Baterias colocadas na posio erradas. As baterias no so do tipo correto. Pressione o boto ON/OFF (Manual Bsico p. 5). Confirme que a tampa da slot do carto de memria/bateria est fechada em segurana (Manual Bsico p. 1). Recoloque as baterias na posio correta (Manual Bsico p. 1). Utilize apenas pilhas alcalinas de tamanho AA ou pilhas Canon de NiMH de tamanho AA (Manual Bsico p. 1). Substitua as baterias da camera por 4 novas totalmente carregadas (Manual Bsico p. 1). Utilize o adaptador AC ACK900 (vendido separadamente) (p. 111). Limpe os terminais da bateria com um pano limpo e seco. recoloque as baterias diversas vezes. O mecanismo de orientao da camera no funcionando. No existe nenhuma avaria.

Baterias com voltagem insuficiente. (A mensagem Mude as baterias exibida). Mau contato entre os terminais da camera e das bateria.

Resoluo de Problemas

Sons do interior da camera.


A orientao horizontal/ vertical da camera foi alterada.

93

Quando a Camera est ligada


A mensagem Carto Bloqueado! aparece.
O carto de memria est protegido, com a patilha ajustada para Protegido contra Gravao. A carga da bateria de ltio da camera est fraca. Quando gravar para, apagar de ou formatar o carto de memria, deslize a trava para cima (p. 107).

O menu Data/Hora aparece.


Substitua de uma s vez por uma bateria carregada. ( Manual Bsico p.4).

Monitor LCD
A exibio escurece.
A imagem no monitor LCD escurece com luz solar forte ou luzes brilhantes. Isto no constitui uma avaria e no tem qualquer efeito nas imagens fotografadas. Isto no constitui uma avaria ( os filmes ficam tremidos, mas as imagens fixas no). Trata-se de uma situao normal em aparelhos que possuem CCDs e no constitui uma avaria. A barra vermelha no gravada quando tira a fotografia, mas gravada quando faz filmes. Aumente a velocidade ISO (p. 64) ou ajuste o flash para qualquer definio exceto (flash desligado), ou fixe a camera a algo, tal com um tripa (Manual Bsico p. 7).

A exibio treme.
A exibio treme sob luzes florescentes.

exibida uma barra (encarnada, prpura) no monitor LCD.


O assunto demasiado brilhante.

O cone

aparece.

Provavelmente foi selecionada uma velocidade do obturador baixa devido a luminosidade insuficiente.

94

O cone

aparece.
Estas definies sero sobrepostas por aquelas que definir com a sua camera (p. 83).

Aparece quando utiliza um carto de memria com definies de impresso ou definies de transferncia definidos por outra camera compatvel com DPOF. A camera automaticamente iluminou a imagem do monitor LCD, para tornar mais simples ver, quando fotografa num ambiente escuro (p. 15).

Exibio de rudo/ Movimentos dos assuntos so irregulares.


No afeta a imagem gravada.

Fotografar
A camera no grava.
O boto de modo est definido para (Reproduo). O flash est a carregar. Ajuste o boto de modo para (disparar) (Manual Bsico p. 5). O indicador fica laranja quando estiver completamente carregado. Pode de seguida pressionar o boto disparador (p. 20). Insira um novo carto de memria (Manual Bsico p. 1). Se necessrio, transfira as imagens para um computador e apague-as do carto para libertar espao. Formate o carto de memria (p. 21). Se a reformatao no resultar, os circuitos lgicos do carto de memria podem estar danificados. Contate o servio Help Desk da Canon. Deslize a trava de proteo do carto SD para cima (p. 107). Resoluo de Problemas

Carto de memria cheio.

O carto de memria no est corretamente formatado

Carto SD protegido.

95

Monitor LCD fechado.

Quando o modo de disparo , ou , abra o monitor LCD e dispare. Confirme o tamanho real da imagem no monitor LCD. Utilize o monitor LCD quando fotografar grandes planos (p. 15). Em locais escuros, onde difcil focar, a Luz Auxiliar AF emitida para facilitar a focagem. A Luz Auxiliar AF no funciona se estiver definida para off. Defina-a para [On] para a ativar (p. 24). Tenha cuidado para no obstruir a Luz Auxiliar AF quando a utilizar. Definir o temporizador para (2 segundos) atrasa a libertao do disparador por 2 segundos, permitindo camera parar de tremer, prevenindo assim uma imagem tremida (p. 35). Resultados ainda melhores podem ser obtidos colocando a camera numa superfcie estvel, ou utilizando um trip para fotografar. Fotografe o assunto a uma distancia correta (p. 118). Utilize o bloqueio de focagem, ou o bloqueio AF para fotografar (p. 47). Regule o flash para (flash ligado) (Manual Bsico p. 9). Regule a compensao de exposio para uma definio positiva (+) (p. 54). Utilize o bloqueio AE ou a funo de medio pontual (pp. 49, 53).

Imagem Visualizada no Visor vs. Imagem Gravada


Normalmente, a imagem gravada contm mais da cena do que a visualizada no visor. A Luz Auxiliar AF est definida para [Off].

As fotografias esto manchadas ou desfocadas.

A camera foi deslocada enquanto pressionava o boto disparador.

O assunto est fora da zona de focagem. O assunto difcil de focar.

O assunto em registo est demasiado escuro.


Luz insuficiente para tirar fotografias. O assunto est escuro em contraste com o fundo.

96

O assunto est fora do alcance do flash.

Quando utilizar o flash incorporado, fotografe o assunto a uma distancia correta (p. 119). Aumente a velocidade ISO e fotografe (p. 66). Fotografe o assunto a uma distncia correta quando utilizar o flash incorporado (p. 119). Regule a compensao de exposio para um valor negativo (-) (p. 54). Utilize o bloqueio AE ou a funo de medio pontual (pp. 49, 53). Altere o ngulo para fotografar.

O assunto em registo est demasiado brilhante.


O assunto est demasiado perto tornando o flash muito forte. Assunto brilhante em contraste com o fundo.

Luz brilante Demasiada diretamente para a camera, ou a refletir no assunto. O flash est definido [On].

Ajuste o flash para (flash desligado) (Manual Bsico p. 9). Quanto mais alta a velocidade ISO, mais rudo na imagem. Para tirar imagens limpas, utilize uma velocidade ISO o mais baixa possvel (p. 66). Nos modos , , ,e no modo a velocidade ISO aumenta, e o rudo pode aparecer. Trata-se de um fenmeno que ocorre em cameras digitais e no constitui uma avaria.

A imagem fica esbranquiada. A Imagem tem Rudo.


A velocidade ISO est demasiado elevada.

Resoluo de Problemas

Aparecem pontos brancos na imagem.


A luz do flash refletiu partculas de p, ou insetos no ar. Isto particularmente visvel quando utilizada uma grade angular ou quando aumenta o valor de abertura no modo AE com prioridade abertura.

97

Os olhos aparecem vermelhos.


A luz que refletida nos olhos pode fazer com que estes paream vermelhos, se for utilizado flash em zonas escuras. Utilize o modo (reduo olhos vermelhos automtica) (Manual Bsico p. 9). Para que este modo seja eficaz, a pessoa tem de estar olhando diretamente para a luz de reduo dos olhos vermelhos. Pea para que olhem diretamente para a luz. Resultados ainda melhores podem ser obtidos se aumentar a luminosidade nas definies interiores, ou se se aproximar mais do assunto. O obturador ser ativado por aproximadamente 1 segundo, aps o disparo da luz de reduo de olhos vermelhos, por forma a melhorar o seu efeito. Para alcanar uma boa prestao nos disparos contnuos, recomenda-se a formatao do carto de memria na camera, aps gravar todas as imagens num computador (p. 21).

Os disparos contnuos ficam mais lentos.


A prestao do carto de memria diminuiu.

Gravar imagens para o carto de memria demora muito tempo.


O carto de memria foi formatado em outro dispositivo. Utilize um carto formatado com a sua camera (p. 21).

A objetiva no retrai.
A tampa do carto de memria, ou das baterias, foi aberta com a camera ligada. Primeiro, feche a tampa do carto de memria, ou das baterias, e em seguida desligue a camera (Manual Bsico p. 1).

98

Fazer Filmes
O tempo de gravao pode no ser exibido corretamente, ou a filmagem pode parar inesperadamente.
So utilizados os seguintes tipos de carto de memria. - Cartes de gravao lenta. - Cartes formatados numa camera diferente ou num computador. - Cartes que tenham tido imagens gravadas, que foram apagadas repetidamente. Se o espao disponvel na memria interna da camera se tornar escasso, o smbolo ! ser exibido em vermelho no monitor LCD e a camera pra automaticamente de filmar em pouco tempo. Embora o tempo de gravao no seja exibido corretamente durante a filmagem, o filme ser gravado no carto de memria. O tempo de gravao ser exibido corretamente se formatar o carto de memria com esta camera (excluindo cartes de gravao lenta) (p. 21).

! frequentemente exibido no monitor LCD.


Tente os seguintes procedimentos. - Volte a formatar o carto de memria antes de filmar (p. 21). - Baixe a resoluo ou a taxa de fotogramas (p. 340). - Utilize um carto de memria de alta velocidade (SDC 512MSH, etc.). Resoluo de Problemas Trabalhe com o zoom antes utilizar o modo filme (Manual Bsico p. 8). Note que o zoom digital est disponvel enquanto filme, mas apenas no modo Standard.

O Zoom no Funciona.
O boto de zoom foi pressionado enquanto estava no modo de filme.

99

Reproduzir
No pode reproduzir.
Tentou reproduzir imagens As imagens de computador que em outra camera,ou imagens no podem ser reproduzidas, editadas num computador. sero reproduzidas se forem adicionadas camera usando o software ZoomBrowser EX ou ImageBrowser. O nome do arquivo foi alterado com um computador, ou a localizao do arquivo foi alterada. Defina o nome, ou localizao do arquivo formato/estrutura da camera. (Consulte Guia de Iniciao do Software para mais detalhes).

Filmes no podem ser editados.


Alguns filmes gravados com outras cameras, no podem ser editados.

Filmes no so reproduzidos corretamente.


Filmes gravados com altas resolues e taxa de fotogramas podem parar momentaneamente, se forem lidos num carto de memria de leitura lenta. Pode verificar perda de fotogramas ou interrupes no som quando reproduzir um filme num computador com recursos de sistema insuficientes. Filmes gravados com a definio (Taxa de Fotograma Rpida) e com o sinal de vdeo definido para o formato PAL podem reproduzir com taxas de fotogramas mais baixas do que as utilizadas na gravao, quando reproduzidas num televisor ou vdeo. Pode reproduzir cada fotograma utilizando a reproduo lenta. Carto de memria formatado em outro dispositivo. Para verificar as imagens na taxa de fotogramas original, recomendado reproduzir filmes em cameras com LCD ou num computador.

A leitura de imagens do carto de memria lenta. 100


Utilize um carto de memria formatado com esta camera (p. 21).

Bateria
As baterias gastam-se rapidamente.
As baterias no so do tipo correto. Utilize apenas baterias alcalinas de tamanho AA, ou baterias Canon de NiMH de tamanho AA (Manual Bsico p. 1). Se fotografar em locais frios, aquea as baterias, por exemplo, colocando-as no bolso antes de as utilizar. Limpe os terminais com um tecido seco antes de as utilizar. Recoloque as baterias diversas vezes. As capacidades de carga deve voltar ao normal aps as descarregar e carregar totalmente algumas vezes. Substitua todas as pilhas por 4 novas .

A capacidade das baterias baixam devido temperatura. Os terminais das baterias esto sujos.

Se utilizar baterias Canon de NiMH tamanho AA


As baterias no foram utilizadas durante um ano, as suas capacidades de carga diminuiram. A vida til das baterias chegou ao fim.

Sada no Televisor
Resoluo de Problemas

A imagem no aparece corretamente no televisor.


Definio incorreta de sistema de vdeo. Modo de disparo definido para Corte & Cola. Ajuste o sistema de vdeo para a definio apropriada ao seu televisor: NTSC ou PAL (p. 27. O resultado no exibido no televisor no modo Corte & Cola. Cancele o modo Corte & Cola (Manual Bsico p. 7).

101

Lista de Mensagens
Podem ser exibidas as seguintes mensagens no monitor LCD, durante o disparo ou reproduo. Consulte o Manual do Usurio de Impresso Direta, para as mensagens que so exibidas durante a ligao a uma impressora. Ocupado... A imagem est sendo gravada , ou a ser lida do, carto de memria. Sem Carto de Memria Tentou tirar fotografias, ou reproduzir imagens, sem o carto de memria instalado. Carto Bloqueado! O carto de memria SD est protegido. No Pode Gravar! Tentou tirar fotografias sem ter o carto de memria instalado, ou tentou anexar uma anotao de som a um filme. Erro no Carto de Memria Foi detetada uma anomalia no carto de memria. Carto de Memria Cheio O carto de memria est cheio e no podem ser gravadas mais imagens. No podem ser gravadas definies de imagens, ou anotaes de som. Erro de Nome! O arquivo no pode ser criado porque j existe um arquivo com o mesmo nome no diretorio que a camera est a tentar criar, ou j foi atingido o nmero mximo possvel de arquvos. No menu Configurao defina a opo [Reinicio Automtico]. Aps guardar todas as imagens que pretende no computador, formate o carto de memria. Note que ao formatar, ir apagar todos os dados do carto. Mude as Baterias A carga da bateria insuficiente para a camera funcionar. Substitua as 4 baterias por baterias alcalinas tamanho AA novas, ou por baterias totalmente carregas da Canon de NiMH de tamanho AA.

102

Sem Imagem No existem imagens gravadas no carto de memria. Imagem Demasiado Grande Tentou reproduzir uma imagem, cuja resoluo maior do que 4992 x 3328 pixels, ou um arquivo com tamanho maior. Formato JPEG Incompatvel Tentou reproduzir um arquivo JPEG incompatvel. Dados Corrompidos Tentou reproduzir uma imagem com dados danificados. RAW Tentou reproduzir uma imagem RAW. Imagem no Identificada Tentou reproduzir uma imagem que foi gravada num tipo informao no identificado (gravado num tipo de informao diferente do utilizado por uma camera de outro fabricante, etc.), ou um filme gravado com outra camera. No Consegue Ampliar! Tentou ampliar uma imagem gravada com outra camera ou formato, uma imagem editada num computador, ou um filme. No Consegue Rodar Tentou ampliar uma imagem gravada em outra camera ou formato, uma imagem editada num computador, ou um filme. Formato WAVE Incompatvel. No pode anexar uma anotao de som imagem, uma vez que o tipo de informao de som existente incorreto. No Consegue Registar esta Imagem! Tentou adicionar uma imagem inicial, ou um filme, que foi criado com outra camera. Protegido! Tentou apagar uma imagem, uma anotao de som, ou um filme protegido. Lista de Mensagens

103

Demasiadas Marcas Foram marcadas demasiadas imagens com a definio de impresso, ou definio de transferncia. No pode processar mais. No Consegue Completar! No consegue gravar as definies de impresso ou de transferncia. Imagem no Selecionvel Tentou selecionar as definies de impresso para uma imagem no JPEG. Exx (xx: nmero) Mau funcionamento da camera. Desligue a camera e volte a ligar. Em seguida dispare, ou reproduza. Existe problema, se este cdigo de erro lhe voltar a aparecer. Anote o nmero e contate a Help Desk de apoio ao cliente da Canon. Se for exibido um cdigo de erro, logo aps ter tirado uma fotografia, esta pode no ter sido gravada. Verifique a imagem no modo de reproduo.

104

Anexos
Manuseamento das Baterias
Carga da Bateria
O seguinte cone e mensagem sero exibidos. /A lmpada de estado est verde intermitente. A carga da bateria est fraca. Recarregue-a assim que possvel, para ser utilizada por um perodo alongado. Troque as baterias A carga das baterias insuficiente para fazer funcionar a camera. Substitua a bateria imediatamente.

Precaues no Manuseamento das Baterias


Esta camera utiliza baterias alcalinas de tamanho AA ou baterias Canon de NiMH de tamanho AA (vendidas separadamente). Mesmo sendo possvel utilizar baterias de niquel-cdmio de tamanho AA, as prestaes no so as melhores, no sendo aconselhveis. Como as prestaes das pilhas alcalinas poderem diferir de acordo com a marca, o tempo de funcionamento das baterias pode no ser to longo como o das baterias fornecidas com a camera. Quando utilizar a camera a baixas temperaturas, ou durante longos perodos, recomendamos a utilizao de baterias Canon de NiMH de tamanho AA (vendidas separadamente). O tempo de funcionamento da camera pode reduzir a baixas temperaturas quando utiliza baterias alcalinas. Devido s especificaes, as baterias alcalinas podem expirar mais depressa do que as de NiMH. Nunca misture baterias novas com parcialmente utilizadas. As parcialmente utilizadas podem estourar. No coloque as baterias com os terminais ( e ) trocados. No misture baterias de diferentes tipos ou de diferentes fabricantes.

105

Anexos

Antes de colocar as baterias, limpe-as com um pano seco. Se os terminais das baterias estiverem hmidos, ou sujos com leo da pele ou outro tipo de sujeira, o nmero de imagens gravveis pode reduzir substancialmente, ou o tempo de utilizao. A baixas temperaturas, as prestaes das baterias podem reduzir e o cone de bateria fraca ( ) aparecer mais cedo. Nestas condies, reponhas as prestaes da bateria aquecendo-a no bolso imediatamente antes de a utilizar. No coloque as baterias no bolso juntamente com objetos metlicos tais como chaves. As bateria podem fazer curto circuito. Quando no utilizar a camera por longos perodos de tempo, retire as baterias da camera e guarde-as separadamente. Se as baterias forem deixadas dentro da camera, a camera pode ficar danificada devido a derrames.

Aviso
Nunca utilize baterias danificadas, ou baterias cujo selo exterior esteja completamente, ou parcialmente destrudo, sob o risco destas poderem verter, aquecer ou sobreaquecer. Verifique sempre de antemo o estado das baterias antes de as utilizar. Algumas baterias podem ter ser vendidas com o selo danificado. No utilize baterias com o selo danificado. Nunca utilize baterias que tenham esta aparncia. Baterias cujo selo esteja parcialmente ou totalmente arrancado (folha de isolamento eltrico). Eltrodo positivo plano (Terminal positivo).

Terminal negativo est formado corretamente (sado da base metlica), mas o selo no atinge at extremidade da base de metal.

106

Manuseamento dos Cartes de Memria


Patilha de Proteo
Patilha de Proteo Deslize a trava para baixo (pode proteger imagens e outros dados contidos no carto) Gravar/Apagar Impossvel

Deslize a trava para cima.

Gravar/Apagar Possvel

Precaues de Manuseamento
Os cartes de memria so dispositivos eletrnicos de alta preciso. No os dobre, no os force nem os sujeite a choques ou vibraes. No tente desmontar ou alterar um carto de memria. No permita que sujeiras, gua ou objetos entrem em contato com os terminais situados na parte de trs do carto. No toque nos terminais com as mos nem objetos metlicos. No arranque a etiqueta do carto de memria nem cole por cima outra etiqueta. Quando escrever no carto de memria, utilize uma caneta de ponta macia (por exemplo uma caneta de feltro). No utilize nem guarde os cartes de memria nos seguintes locais. Locais sujeitos a p ou areia Locais muito hmidos ou muito quentes Dado que parte, ou toda a informao gravada no carto de memria, pode ser corrompida, ou apagada devido ao rudo eltrico, electricidade esttica ou mau funcionamento do carto, torna-se importante que faa uma cpia de segurana da informao importante.

107

Anexos

Formatar
Tenha em ateno que ao formatar (inicializar) uma carto de memria, apaga toda a informao, incluindo as imagens protegidas. Recomenda-se a utilizao de cartes de memria que tenham sido formatados na sua camera. O carto fornecido com a camera pode ser utilizado sem ser formatado. Quando a camera estiver a funcionar mal, um carto de memria corrompido pode estar na origem do problema. Voltar a formatar o carto de memria pode solucionar o problema. Quando um carto de memria No-Canon estiver a funcionar mal, voltar a formatar o carto de memria pode solucionar o problema. Cartes de memria formatados com outras cameras, computadores, ou dispositivos perifricos, podem no funcionar corretamente nesta camera. Se isto acontecer, volte a formatar o carto de memria com esta camera. Se a formatao com a camera no funcionar convenientemente, desligue a camera e volte a inserir o carto de memria. De seguida ligue-a e volte a formatar.

108

Utilizar os Kits de Alimentao (Vendido Separadamente)


Utilizar Baterias Recarregveis (Kit de Bateria e Carregador CBK4-200)
Este kit inclui um carregador de baterias e quatro pilhas recarregveis de NiMH de tamanho AA (hidrato de metal de nquel). Carregue as baterias como mostrado em baixo.
tomada de corrente

Indicador de Carga

O indicador de carga pisca enquanto estiver a carregar, e mantmse fixo quando a carga estiver completa. Este carregador apenas pode ser utilizado para carregar as baterias de tamanho AA de NiMH NB-2AH da Canon. No tente carregar qualquer outro tipo de baterias com este carregador. No misture baterias com estados de carga, ou com datas de compra diferentes. Quando recarregar as baterias, recarregue sempre as 4 ao mesmo tempo. No tente recarregar baterias totalmente carregadas, pois ao faz-lo pode reduzir ou danificar o desempenho das baterias. Tambm, no carregue baterias por mais de 24 horas consecutivas. No recarregue baterias em reas fechadas que retenham o calor. Recarregar repetidamente as baterias antes de estarem completamente esgotadas pode causar a perda de capacidade das baterias. No recarregue as baterias at o mostrador LCD exibir a mensagem Mude as Baterias.

109

Anexos

110

Limpe os terminais da bateria corretamente com um pano seco, nas seguintes situaes, porque os terminais podem estar sujos com leo ou outras sujeiras: - Quando o tempo de uso das baterias diminuiu consideravelmente - Se o nmero de imagens gravadas diminuiu consideravelmente - Quando o carregamento as baterias (insira e remova as baterias duas ou trs vezes antes de carregar) - Quando o carregar efetuado em poucos minutos (o indicador do carregador das baterias mantm-se acesso) Pode no conseguir carregar totalmente as baterias devido a certas especificaes, logo a seguir sua compra, ou depois de longos perodos de no utilizao. Se isto acontecer, utilize as baterias at que a sua carga esteja totalmente gasta, antes de voltar a carrega-las. Depois de efetuar este procedimento algumas vezes, a performance da bateria restaurada. Dado que, ao armazenar baterias devidamente carregadas por um longo perodo de tempo (cerca de um ano), pode encurtar o seu ciclo de vida, ou afetar as suas prestaes, recomenda-se que utilize as baterias na camera at que estas fiquem completamente descarregadas e armazene-as numa temperatura normal (0 a 30C) ou menos. Se no utilizar as baterias durante um longo perodo de tempo, carregue-as e descarregueas totalmente na camera pelo menos uma vez por ano antes de as armazenar. Se o tempo de utilizao da bateria for consideravelmente baixo, embora os terminais estejam limpos e o indicador de bateria carregada esteja acesso, possvel que as baterias tenham atingido o seu tempo de vida. Mude para outras baterias nunca utilizadas. Se for comprar novas baterias, procure baterias Canon tamanho AA de NiMH. Deixar as baterias na camera, ou no carregador pode causar danos e provoca a libertao de lquidos da bateria. Remova as baterias da camera ou do carregador e guarde-as num local seco, quando no estiverem a ser utilizadas.

Demora cerca de 4 horas e 10 minutos para o carregador recarregar totalmente as baterias depois de estas terem sido totalmente descarregadas(como determinado pelas condies de teste da Canon). No carregue as baterias em zonas onde as temperaturas no estejam entre 0 a 35. O tempo de carregamento varia de acordo com a temperatura ambiente e com o estado de carga inicial das baterias. O carregador de bateria pode emitir rudo enquanto est a carregar. Isto no constitui uma avaria. Tambm pode utilizar o kit carregador/bateria CBK100. Para o kit carregador/bateria CBK100, utilize baterias Canon de NiMH NB-1AH tamanho AA.

Utilizar o kit de adaptador AC ACK600


recomendvel a utilizao de um kit de adaptador AC ACK9600 (vendido separadamente), quando utilizar a camera por longos perodos de tempo, ou quando ligar a camera a um computador. Desligue a camera antes de ligar ou desligar o adaptador AC.

Ligue o cabo de alimentao ao adaptador de corrente e de seguida, ligue o outro lado do cabo tomada de corrente eltrica. Abra a tampa do terminal e ligue o cabo ao terminal DC IN.

Adaptador Compato de Corrente CA-PS500

111

Anexos

Utilizar Objetivas (Vendidas em Separado)


A camera suporta objetivas (vendidas em separado) Conversor Angular WC-DC58N e Tele-Conversor TC-DC58N. De forma a colocar cada uma destas objetivas, tambm precisa de utilizar um Adaptador de Objetivas de Converso LA-DC582F (vendido em separado). Quando colocar uma objetiva Conversor Angular ou TeleConversor, assegure-se que a rosca encaixa de forma segura. Se ficarem mal fixadas podem soltar-se do adaptador de objetivas causando risco de ferimentos dos vidros partidos. Nunca olhe diretamente para o sol ou para uma fonte de luz forte atravs de uma objetiva de zoom, pois pode resultar em cegueira, ou perda da capacidade visual. Se utilizar o flash enquanto usa estas objetivas, a rea exterior da imagem gravada (especialmente o canto inferior direito) pode tornar-se relativamente escuro. Quando utilizar o tele-conversor, defina a distncia focal para o mximo de telefoto. Nas outras definies de zoom, a imagem ir aparecer como se os cantos tivessem sido cortados. Quando utilizar o Conversor Angular, defina a camera para o mximo de grade angular. Se utilizar o visor para fotografar, uma poro da imagem ir ser bloqueada pela objetiva.

Conversor Grade Angular WC-DC58N


Utilize este conversor para fotografias grade angular. O conversor angular altera a distncia focal da lente do corpo da camera para um fator de 0.7x (o dimetro da espiral 58 mm.).

Tele-Conversor TC-DC58N
Esta objetiva de ampliao com dimetro da espiral de 58 mm usada para fotografias telefoto. A lente altera a distncia focal da lente do corpo da camera para um factor de 1.75x. No possvel fixar um Pra-sol ou filtro no conversor angular, ou no Tele-Conversor.

112

Adaptador de Objetivas de Converso LA-DC58F


Este adaptador (vendido em separado) necessrio para permitir a colocao das objetivas Conversor Angular e Tele-Conversora (dimetro da espiral de 58 mm).

Colocao das objetivas

1 2

Certifique-se que a camera est desligada. Pressione o boto de liberao do anel, mantenha-o pressionado, e rode o anel na direo da seta.
Boto Liberador do anel Anel

Quando a marca na camera estiver alinhada com a marca do anel, levante o anel.

113

Anexos

Alinhe a marca do adaptador de objetivas conversoras com a marca na camera, e rode o adaptador na direo da seta at marca da camera.

Para remover o adaptador de objetivas conversoras, rode o adaptador na direo oposta, mantendo pressionado o boto de libertao do anel.

Coloque a lente no adaptador, e enrosque-a de forma segura rodando-a na direo indicada.

114

Remova completamente toda a poeira e sujeiras da objetiva, antes de a utilizar, com um pincel especial para lentes. A camera pode focar qualquer tipo de sujeira que esteja preso objetiva. Tenha especial ateno quando manusear a objetiva uma vez que fcil suja-la com impresses digitais. Tenha ateno para no deixar a camera cair , ou o adaptador, quando estiver removendo o anel. No deve fotografar imagens no modo , quando utilizar estas objetivas. Embora seja possvel selecionar este modo na camera, o software PhotoStitch no poder juntar as imagens no computador.

Utilizar um Flash de Montagem Externa (Vendido Separadamente)


Flash de Alta Potncia HF-DC1
Este flash serve como suplemento ao flash embutido na camera, quando o assunto est muito afastado, para que este seja iluminado. Utilize os procedimentos seguintes, para fixar a camera e o flash de alta potncia ao suporte. Consulte o manual fornecido com o flash em conjunto com esta explicao.

Entrada para o Trip

Suporte (Fornecido com o flash)

Quando fotografa no modo , o Flash de Alta Potncia no ir disparar. O tempo de carga do flash ser tanto maior, quanto mais fracas estiverem as baterias. Desligue sempre o flash, assim que acabar de o utilizar. Tenha ateno para no tocar na janela do flash ou do sensor com os seus dedos, enquanto o estiver ultilizando. O flash pode disparar, se um outro flash for disparado prximo. O flash de Alta Potncia pode no disparar no exterior durante o dia, ou se no existirem itens refletores. Para disparos contnuos, mesmo que o flash dispare para a primeira fotografia, no dispara para as fotografias subsequentes.

115

Anexos

Aperte os parafusos de ligao de forma segura, assegurando-se que no se soltem. A falha pode levar queda da camera e do flash, danificando-os. Antes de fixar o suporte ao flash, verifique que a bateria de ltio (CR123A ou DL123) est instalada. De forma a iluminar corretamente o assunto, instale o flash de forma a que este fique posicionado ao lado da camera e paralelo ao painel frontal da camera. Pode-se utilizar um trip, mesmo que utilize o flash.

Baterias
Carga muito Limitada Se o tempo de utilizao das baterias diminuir consideravelmente, limpe bem os terminais com um pano seco. Os terminais podem estar sujos com impresses digitais. Utilizao a Baixas Temperaturas (0C ou inferiores) Adquira uma bateria suplementar de ltio (CR123A ou DL123). Recomenda-se que mantenha a bateria suplente quente no seu bolso, antes de a utilizar, e troque-a frequentemente com a bateria do flash. No Utilizar por Longos Perodos Deixar as baterias no Flash de Alta Potncia pode fazer com que estas derramem, danificando o flash. Remova as baterias do flash de Alta Potncia, e guarde-as num local seco e fresco.

116

Manuteno e Cuidados com a Camera


Nunca utilize diluentes, benzina, detergentes sintticos ou gua para limpar a camera. Estas substncias podem deformar, ou danificar o equipamento.

Corpo da camera
Limpe o corpo da camera com um pano macio, ou com um lquido de limpeza da objetiva.

Objetiva
Primeiro utilize um pincel especial de limpeza de objetivas, para remover o p e a sujeiras, e em seguida remova a restante da sujeira limpando cuidadosamente a objetiva com um pano macio. Nunca utilize detergentes sintticos no corpo da camera, nem na objetiva. Se ainda houver sujeira, contate o Servio de Help Desk da Canon, listado nas costas deste manual, ou o Livro do Sistema de Garantia Europeia (EWS).

Visor e Monitor LCD


Utilize um pincel especial de limpeza de objetivas para remover o p e a sujeira. Se necessrio, limpe com um pano macio para remover a sujeira mais difcil. Nunca esfregue, nem carregue com muita fora, no monitor LCD. Estas aes podem danificar, ou causar outros problemas. Anexos

117

Especificaes
Todos os dados so baseados nos testes standard da Canon, sujeitos a alterao sem aviso prvio.

PowerShot A620/A610
(W): Mximo de grade angular (T): Mximo de telefoto Pixels Efetivos da Camera Sensor de Imagem : PowerShot A620: Aprox. 7.1 milhes PowerShot A610: Aprox. 5.0 milhes : PowerShot A620: CCD de 1/1.8-polegadas (Nmero total de pixels: Aprox. 7.4 milhes) PowerShot A610: CCD de 1/1.8-polegadas (Nmero total de pixels: Aprox. 5.3 milhes) : 7.3 (W) 29.2 (T) mm (equivalente ao filme de 35 mm: 35(W)140(T) mm) f/2.8 (W) f/4.1 (T) : Aprox. 4.0x (At aprox. 16x, em combinao com o zoom tico) : Visor com zoom de imagem real : LCD a cores de 2.0-polegadas, de baixa temperatura TFT de silicone poli cristalino, Aprox. 115,000 pixels : Focagem automtica TTL Moldura de focagem: 9-pontos AiAF/1-ponto AF (Moldura de focagem de 1-ponto: qualquer posio est disponvel) : Normal: 45 cm infinito Macro: 1 45 cm (W)/25 45 cm (T) Focagem Manual: 1 cm infinito (W)/25 cm infinito (T) : Obturador Mecnico + Eletrnico

Objetiva

Zoom Digital Visor ptico Monitor LCD

Sistema AF

Distncia Focal (Desde a frente da objetiva) Obturador

118

Velocidades do Obturador

: 15 1/2500 seg. A velocidade do obturador varia com o modo de disparo. Velocidades do obturador lentas de 1.3 seg. ou mais lentas funcionam com reduo de rudo.

Sistema de Medio : Matricial, Pondera ao Centro ou pontual (Centro/Ponto AF) Compensao de Exposio Velocidade ISO : 2.0 unidades em incrementos de 1/3unidade, Mudana de Segurana disponvel : Auto*, equivalente a ISO 50/100/200/400
* A camera define automaticamente a velocidade ideal.

Balano de Brancos : TTL auto, pr-definido (definies disponveis: Luz de dia, nublado, Tungstnio, Florescente, ou Florescente H ou Subaqutico) ou personalizado Flash Incorporado : Auto*, on*, off * Reduo de olhos vermelhos disponvel. Esto disponveis o Bloqueio FE, Sincronizao Lenta, Flash de 2 Cortina e Sada de Flash. : Normal: 45 cm 4.2 m (W), 45 cm 3.0 m (T) Macro: 25 cm 45 cm (W/T) (Quando a sensibilidade estiver definida para AUTO.) : 2.0 unidades em incrementos de 1/3-unidade : Auto Zona Criativa: Programa, Prioridade Velocidade do Obturador, Prioridade Abertura, Manual e Personalizado Zona de Imagem: Retrato, Paisagem, Cena Noturna, Cena Especial1, Minhas Cores, Corte & Cola e Filme2
1 Fotografia Noturna, Crianas e Animais, Interior, 2

Alcance do Flash

Compensao de Exposio do Flash Modos de Disparo

Anexos

Folhagem, Neve, Praia, Fogo de Artifcio, Subaqutico.

Standard, Taxa Rpida de Fotograma, Compato, Minhas Cores.

119

Disparos Contnuos

: PowerShot A620: Aprox. 1.9 disparos/Seg. (Modo Grande / Fino) PowerShot A610: Aprox. 2.4 disparos/Seg. (Modo Grande / Fino) : Ativa o obturador com um atraso de aprox. 2 seg./ aprox. 10 Seg., Temporizador Personalizado : Disponvel (apenas com ligao USB. Programa de software exclusivo fornecido com o kit da camera.) (Apenas PowerShot A620)
Esta camera foi testada com cartes de memria SD de 2GB. Todas as funes do carto de memria no esto garantidas.

Temporizador Disparos Controlados por PC

Suporte de Gravao : Carto de memria SD*/Carto MultiMedia

Formato de Arquivo : Regras de sistema de arquivos para cameras e compatveis com DPOF Tipo de (Imagens Informao fixas) (Filmes) Compresso
Nmero (Imagens de Pixels Fixas) Gravados

: Exif 2.2 (JPEG)*1 : AVI (Dados de imagem: Motion JPEG; Dados de Som: WAVE (mono)) : Superfino, Fino, Normal : PowerShot A620: Grande: 3072 x 2304 pixels Mdio 1: 2592 x 1944 pixels Mdio 2: 2048 x 1536 pixels Mdio 3: 1600 x 1200 pixels Pequeno: 640 x 480 pixels Modo de Impresso Postal: 1600 x 1200 pixels PowerShot A610: Grande: 2592 x 1944 pixels Mdio 1: 2048 x 1536 pixels Mdio 2: 1600 x 1200 pixels Pequeno: 640 x 480 pixels Modo de Impresso Postal: 1600 x 1200 pixels

120

(Filmes)

: Standard, Minhas Cores: 640 x 480 pixels (30 fotogramas/Seg., 15 fotogramas/Seg) 320 x 240 pixels (30 fotogramas/Seg., 15 fotogramas/Seg)
A gravao continua at que o carto de memria esteja cheio* (pode gravar at um mximo de 1GB de uma s vez). Taxa de Fotogramas Rpida: (pode gravar durante 1 min) 320 x 240 pixels (60 fotogramas/Seg.)

Compacto: (pode gravar durante 3 min.) 160 x 120 pixels (15 fotogramas/Seg.)
* Utilizando os cartes SD de alta velocidade (recomendase SDC-512MSH)).

Modos de Reproduo : Individual (exibio de histograma), ndice (9 imagens miniatura), Ampliado (Aprox. 10x (Max.) no monitor LCD, avanado ou reverso atravs das possveis ampliaes das imagens), Procura de Imagens (salta sobre 10 ou 100 imagens, para um filme ou para a prxima data de disparo, ou 9 imagens de uma s vez no ndice de reproduo), Anotaes de som (at 60 Seg.), Apresentaes ou Filmes (possibilidade de reproduo em camera lenta). Impresso Direta Definies Minha Camera Interface

: Compatveis com Canon Direct Print e Bubble Jet


Direct e compatveis com PictBridge

: Imagem inicial, som inicial, som de operao, som do temporizador e som do obturador. : USB 2.0 Alta Velocidade (mini-B), PTP (Protocolo
de Transmisso de imagem) Sada udio/Vdeo (NTSC ou PAL selecionveis, udio mono)

Anexos

Fonte de alimentao : Baterias alcalinas de tamanho AA (includas

com a camera) Baterias NiMH de tamanho AA NB4-200 (vendidas separadamente) Kit adaptador AC Kit ACK600 (Vendido separadamente)

121

Temperatura de Funcionamento Humidade de Funcionamento Dimenses

: 0 40 C : 10 90% : 104.8 x 66.0 x 49.1 mm

(Excluindo salincias)
Peso : Aprox. 235 g (apenas o corpo da camera) *1 Esta camera digital suporta o Exif 2.2 (tambm denominado "Impresso Exif"). A impresso Exif um sistema standard que melhora a comunicao entre as cameras digitais e as impressoras. Ao fazer uma ligao a uma impressora compatvel com o sistema de impresso Exif, so utilizados e optimizados os dados de imagem captados com a camera, proporcionando uma excelente qualidade de impresso.

122

Capacidade da Bateria
Nmero de Imagens Fotografadas Monitor LCD Ligado (Baseado nos standard CIPA) Monitor LCD Desligado Tempo de Reproduo

Baterias Alcalinas tamanho AA (Includas com a camera) Baterias NiMH tamanho AA (NB2AH (totalmente carregadas))

Aprox. 350 imagens

Aprox. 1200 imagens

Aprox. 16 horas 40 minutos Aprox. 16 horas 40 minutos

Aprox. 500 imagens

Aprox. 1500 imagens

Os valores podem variar de acordo com as condies de disparo e definies. Excluindo dados de filmes. A baixas temperaturas, a prestao da bateria pode diminuir e o cone de sinalizao da bateria fraca pode aparecer mais cedo que habitualmente. Nestas circunstncias, para melhorar a prestao da bateria com estas temperaturas, aquea-a num bolso um pouco antes de a utilizar. Critrios de Teste Disparar: Temperatura ambiente (23 C +/- 2C), humidade relativa normal (50% +/- 20%), alternando entre grande angular e telefoto em intervalos de 30 segundos, utilizando o flash uma vez em cada dois disparos e desligando a camera todos os dez disparos. A camera mantida desligada durante tempo suficiente *, de seguida a camera ligada e os testes repetidos. utilizado um carto de memria da Canon.
* At a bateria voltar temperatura normal

Anexos

Reproduzir:Temperatura ambiente (23 C +/- 2C), humidade relativa normal (50% +/- 20%), utilizando a reproduo contnua de 3 segundos por imagem. Consulte Precaues no Manuseamento das Baterias (p. 105).

123

Cartes de Memria e Capacidades Estimadas


PowerShot A620
: Carto includo com a camera
Resoluo (Grande) 3072 x 2304 pixels Compresso SDC-32M 9 15 31 11 20 40 17 32 63 28 51 97 109 168 265 51 SDC-128M SDC-512MSH 40 64 134 49 87 173 76 136 269 121 217 411 460 711 1118 217 156* 251 520 190 339 671 295 529 1041 471 839 1590 1777 2747 4317 839

(Mdio 1) 2592 x 1944 pixels

(Mdio 2) 2048 x 1536 pixels

(Mdio 3) 1600 x 1200 pixels

(Pequeno) 640 x 480 pixels (Modo de Impresso da Data no Postal) 1600 x 1200 pixels

Capaz de disparos contnuos lentos (p. 32). (*Apenas disponvel quando os cartes foram formatados com formatao de baixo nvel). Isto reflete os critrios de disparo standard da Canon. Os resultados reais podem variar de acordo com o assunto e as condies de disparo.

124

PowerShot A610
: Carto includo com a camera
Resoluo (Grande) 2592 x 1944 pixels Compresso SDC-16M 5 9 19 8 15 30 13 24 46 52 80 127 24 SDC-128M SDC-512MSH 49 87 173 76 136 269 121 217 411 460 711 1118 217 190 339 671 295 529 1041 471 839 1590 1777 2747 4317 839

(Mdio 1) 2048 x 1536 pixels

(Mdio 2) 1600 x 1200 pixels

(Pequeno) 640 x 480 pixels (Modo de Impresso da Data no Postal) 1600 x 1200 pixels

Capaz de disparos contnuos lentos (p. 32). Isto reflete os critrios de disparo standard da Canon. Os resultados reais podem variar de acordo com o assunto e as condies de disparo. Anexos

125

Filme
Resoluo Taxa de Fotograma SDM16M 6 seg. 14 seg. 20 seg. 40 seg. SDC32M 14 seg. 30 seg. 42 seg. 1 min. 24 seg. 21 seg. SDC128M 1 min. 4 seg. 2 min. 7 seg. 3 min. 1 seg. 5 min. 55 seg. 1 min. 32 seg. 14 min. 29 seg. SDC512MSH 4 min. 9 seg. 8 min. 14 seg. 11 min. 42 seg. 22 min. 53 seg. 5 min. 59 seg. 55 min. 57 seg.

640 x Standard 480 pixels 320 x 240 pixels

Minhas Cores

Taxa de 320 x Fotogram 240 a Rpida pixels Compacto 160x 120 pixels

10 seg.

1 min. 39 seg.

3 min. 26 seg.

* A durao mxima da gravao de um filme em

:1 min., a 3 min. Os tempos exibidos so os tempos mximos de uma gravao contnua.

126

Dimenso dosArquivos de Imagem (Estimado)


Resoluo PowerShot A620 3072 x 2304 pixels PowerShot A610 2592 x 1944 pixels PowerShot A620 2592 x 1944 pixels PowerShot A610 2048 x 1536 pixels PowerShot A620 2048 x 1536 pixels PowerShot A610 1600 x 1200 pixels PowerShot A620 1600 x 1200 pixels 1600 x 1200 pixels 640 x 480 pixels 3045 KB 2053 KB 2503 KB 1602 KB 1602 KB 1002 KB 1002 KB 1002 KB 249 KB Compresso

1897 KB 1395 KB 1395 KB 893 KB 893 KB 558 KB 558 KB 558 KB 150 KB

902 KB 695 KB 695 KB 445 KB 445 KB 278 KB 278 KB 278 KB 84 KB

Resoluo Standard Minhas Cores Taxa de fotograma Rpida Compacto 640 x 480 pixels 320 x 240 pixels

Taxa de Fotograma

Tamanho do Arquivo 1980 KB/seg. 990 KB/seg. 660 KB/seg. 330 KB/seg.

Anexos

320 x 240 pixels 160 x 120 pixels

1320 KB/seg. 120 KB/seg.

127

Carto de Memria SD
Interface Dimenses Peso Compatvel com os standards dos cartes de memria SD 32.0 x 24.0 x 2.1 mm Aprox. 2 g

Bateria NB-2AH de NiMH (Fornecida com o kit de baterias NiMH NB4-200 ou o kit de carregador de baterias CBK4-200, vendidos separadamente)
Tipo Voltagem Nominal Capacidade tpica Ciclo de Vida Temperaturas de Operao Dimenses Peso Bateria recarregvel tamanho AA de hidrato de metal de nquel 1.2 V DC 2300 mAh (min.: 2150 mAh) Aprox. 300 vezes 0 35C Dimetro: 14.5 mm Comprimento: 50 mm Aprox. 29 g

Carregador de Baterias CB-4AH/CB-4AHE (Fornecido com o kit de baterias e carregador de baterias CBK4200, vendido separadamente)
Rcio de Entrada Rcio de Sada Tempo de Carga Temperatura de Funcionamento Dimenses Peso (apenas o corpo) 100 240 V AC (50/60 Hz), 10 W 565 mA Aprox. 4 horas 50 min. 0 35C 65.0 x 105.0 x 27.5 mm CB-4AH: Aprox. 95 g CB-4AHE: Aprox. 97 g

128

Adaptador Compato de Corrente CA-PS500 (Includo no kit Adaptador AC ACK600, vendido separadamente)
Rcio de Entrada Rcio de Sada Temperatura de Funcionamento Dimenses Peso 100 240 V AC (50/ 60 Hz) 0.16 A (100 V) 0.11 A (240 V) 4.3 V DC, 1.5 A 0 40C 42.6 x 104.4 x 31.4 mm Aprox. 180 g (excluindo o cabo eltrico)

Conversor Angular WC-DC58N (Vendido Separadamente)


Ampliao Aprox. 0.7x (Equivalente a filme de 35mm no mximo de grande angular: aprox. 25 mm) Aprox. 20 cm infinito (no fim de grande angular)*1 Espiral do filtro standard de 58 mm *2 Dimetro: 94.5 mm Comprimento: 54.9 mm Aprox. 275 g

Gama de Focagem (da frente da objetiva) Dimetro da Espiral Dimenses Peso

Tele-Conversor TC-DC58N (Vendido Separadamente)


Ampliao Aprox. 1.75x (Equivalente a filme de 35mm no mximo de telefoto: aprox. 245 mm) Aprox. 1.4 m infinito (no fim de telefoto)*1

Gama de Focagem (da frente da objetiva) Dimetro da Espiral Dimenses Peso

Anexos

Espiral do filtro standard de 58 mm *2 Dimetro: 75 mm Comprimento: 50 mm Aprox. 185 g

*1 Quando montada na PowerShot A620/A610 *2 O Adaptador Conversor de Objetivas LA-DC58F necessrio quando montado na PowerShot A620/A610

129

Adaptador Conversor de Objectivas LA-DC58F (Vendido Separadamente)


Dimetro da Espiral Dimenses Peso Espiral do filtro standard de 58 mm Dimetro: 62 mm Comprimento: 46.1 mm Aprox. 17 g

130

GLOSSRIO
A
Adaptador AC ACK600 .........111 AF ...........................................45 AiAF ........................................45 Ampliar ...................................72 Anotao de Som ...................79 Apagar Imagens Individuais ...Bsico 11 Todas as Imagens ..............82 Manusear ......................... 107 Inserir ....................... Bsico 1 Cena Noturna ............. Bsico 6 Compresso ........................... 30 Corte & Cola .......... 39, Bsico 7 Ala de Pulso .......................... 12

D
Data/Hora ............... 26, Bsico 4 Definies Personalizadas ..... 69 Definies Minha Camera ...... 90 Disparos Contnuos ............... 32 Disparos Contnuos Lentos .... 32

B
Balano de Brancos ...............55 Balano de Brancos Personalizado .........................56 Bateria Capacidade da Bateria .....123 Carregar ...........................109 Manusear .........................105 Instalar ......................Bsico 1 Bloqueio AE ............................49 Bloqueio AF ............................47 Bloqueio FE ............................51 Boto de Estado .....14, Bsico 5 Boto de Modo .......................14 Boto Disparador ....................14 Totalmente ...............Bsico 5 Metade .....................Bsico 5 Boto Imprimir/Transferir .......14, Bsico 14

E
Efeito de Foto ......................... 58 Exposio .............................. 54 Exposio Manual .................. 44

F
Filme Editar ................................. 76 Reproduzir ......................... 75 Disparar ............................. 37 Visualizar ........................... 75 Flash ............................ Bsico 9 Focar Bloqueio ............................. 47 Manual ............................... 48 Focagem Manual ................... 48 FUNC./SET ...................... 14, 22 Funo de Rotao Automtica .. 70

C
Cabo AV .................................89 Cabo de Interface ......Bsico 14, Bsico 19 Carto de Memria Capacidades Estimadas ...124 Formatar ...........................108

G
Grade Angular ............ Bsico 8

131

H
HF-DC1 ................................ 115 Histograma ............................. 19

I
Idioma .................... 27, Bsico 4 Imprimir ...................... Bsico 14 Indicador ................................ 20 ndice de Reproduo ............ 73

L
Linha de Grelha ............... 16, 25 Luz Auxiliar AF ................. 24, 96

Disco ........................ Bsico 6 Funes Disponveis ........136 Zona de Imagem ...... Bsico 6 Modo de Impresso da Data no Postal .....................................33 Moldura AF .......................16, 45 Modos de Medio .................52 Moldura de Medio Pontual AE ...16 Monitor LCD Informao Exibida ............16 Exibio Noturna ...............15 Utilizar o Monitor LCD .......15, Bsico 3

M
Macro ......................... Bsico 10 Manuteno ......................... 117 Mensagens .......................... 102 Menu Menu FUNC. ................ 22, 24 Lista do Menu .................... 24 Menus e Definies ........... 22 Menu Minha Camera ... 23, 27 Menu Reproduo ....... 23, 25 Menu Gravao ........... 23, 24 Menu Gravao, Reproduo, Configurao e Minha Camera .. 23 Menu Configurao ..... 23, 25 Menu Configurao .......... 23, 25 Menu FUNC. .. 22, 24, Bsico 12 Menu Gravao ............... 23, 24 Menu Minha Camera ....... 23, 27 Menu Reproduo ........... 23, 25 MF-Ponto Zoom ............... 24, 48 Minhas Cores ......... 59, Bsico 7 Modo de Cena Especial ... Bsico 7 Modo de Disparo Auto ......................... Bsico 6 Zona Criativa ........... Bsico 8

N
Nmero de Arquivo ..........17, 71

O
Objetiva Adapt. Conv. de Objetivas 113 Teleconversor ..................112 Conversor Grade Angular 112 Ordem de Impresso DPOF Estilo de Impresso ............85 Selecionar Imagens ..........83 Ordem de transferncia DPOF ...87

P
Paisagem ..................... Bsico 6 Poupar Energia .................20, 26 Proteger ..................................81

R
Reduo de Olhos Vermelhos ........ Bsico 9 Reiniciar Tudo ........................28 Reproduo Automtica .........80 Reproduzir .................. Bsico 11 Requisitos do Sistema ... Bsico 17

132

Resoluo .........................29, 30 Resoluo de Problemas .......93 Retrato ..........................Bsico 6 Rever ......................24, Bsico 6 Rodar ......................................78

S
Saltar (Procura de Imagem) ...74 Sem Som ................................25 Sistema de Sada de Vdeo ....89

T
Tamanho da Informao da Imagem (Estimado) ..............127 Temporizador .........................35 Taxa de Fotograma ................30 Telefoto .........................Bsico 8 Terminal DIGITAL ...13, Bsico 19 Transferncia Direta ..... Bsico 22 Transferir Imagens para o Computador ................Bsico 16

U
Unidades de Distncia ............27

V
Velocidade ISO .......................66 Velocidade do Obturador .......41

Z
Zona Criativa ................Bsico 8 Zona de Imagem ..........Bsico 6 Zoom ......................31, Bsico 8 Zoom Digital ............................31

133

Renncia
Embora tenham sido feitos todos os esforos no sentido de garantir que as informaes contidas neste manual esto exatas e completas, nenhuma responsabilidade pode ser aceite por quaisquer erros ou omisses. A Canon reserva o direito de alterar as caractersticas tcnicas do hardware e software aqui descritas, em qualquer altura e sem aviso prvio. Nenhuma parte deste manual pode ser reproduzida, transmitida, transcrita, armazenada num sistema de recuperao, nem traduzida para qualquer idioma, sob qualquer forma ou por qualquer meio, sem a autorizao prvia, por escrito, da Canon. Canon Inc. no se responsabiliza por danos resultantes de dados perdidos ou corrompidos, devido a uma operao incorreta ou avaria da camera fotogrfica, software, cartes de memria SD (cartes SD), computadores pessoais, dispositivos perifricos ou utilizao de cartes SD que no sejam da Canon.

Reconhecimento das Marcas


Canon, PowerShot, PIXMA e SELPHY so marcas comerciais da Canon Inc. Macintosh, Mac OS e QuickTime so marcas comerciais da Apple Computer, Inc., registadas nos Estados Unidos e outros pases. Microsoft e Windows so marcas comerciais registadas, ou marcas comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou outros pases. SD uma marca registada. Os outros nomes e produtos no mencionados acima podem ser marcas comerciais registadas, ou marcas comerciais das respectivas empresas.

Copyright 2005 Canon Inc. Todos os direitos reservados.

135

Funes Disponveis em Cada Modo de Disparo


O quadro abaixo refere-se s definies disponveis para as diversas condies de disparo. No modo , pode disparar com as definies gravadas (p. 69).
Funo Grande Mdio 1 Mdio 2 Mdio 3 Resoluo
(Apenas PowerShot A620 )
1)

Pag. Ref.

p. 29, 30

Pequeno Postal Filme


2)

Super Fino ComFino presso Normal Taxa de Fotogramas Auto Flash On Off Reduo de Olhos Vermelhos Luz Auxiliar AF Sincronizao Lenta Ajuste de Flash +/ (Flash) Sada de Flash Sinc. Flash 1-cortina 2 cortina On Off On Off

* *

* *

* *
4)

*
2)

p. 30

3)

* *

p. 30 Manual Bsico p. 9 Manual Bsico p. 9 p. 24

* *

5)

* * * * * *

* *

* *

p. 24 p. 66 p. 67 p. 67

* * * * * * * *

p. 68 p. 32 p. 35

Disparo nico Disparos Modo de Contnuos Avano 10 seg., 2 seg. Temporizador Personalizado AiAF Moldura Centro AF6) Zona Flexvel

* * * * *

* * * *

p. 35 p. 45 p. 46 p. 47

136

Bloqueio AF

Funo Foco Manual Modo Macro Zoom Digital Mudana de Segurana Compensao Exposio Matricial Mtodo Ponderada de ao Centro Medio Ponto Disparo com Bloqueio AE/Bloqueio FE Balano de Brancos10) Efeito de Foto Velocidade ISO Inverso Ecr. Rotao Auto Data do Selo Linhas de Grelha On Off On Off

1)

Pag. Ref.

* 9)
9)


8)

p. 48 Manual Bsico p. 10
7)

* 9)
12)

p. 31 p. 43 p. 54

* * *

9)

9)

* 9) 10) 9) 9) * *

9)

*
p. 52

p. 49, 51 p. 55 p. 58
13)

11) 9) 9) * *

9)

9)

9)

9)

p. 66 p. 25

p. 70 p. 34 p. 25

* Definio pr-estabelecida Definio disponvel Definio apenas selecionvel para a primeira imagem. (rea Sombreada):A definio retida mesmo quando a camera desligada. Com a exceo das definies da [Data/Hora], [Idioma] e [Sistema de Vdeo], todas as outras definies do menu e alteraes feitas com os botes da camera podem ser repostas para os valores pr-estabelecida numa nica operao (p. 28). (1)As funes seguintes no podem ser definidas no modo . - A definio [Auto] e [On] para o flash - Modo Macro - Funo de Reduo de Olhos Vermelhos - Bloqueio AF - Luz Auxiliar AF - Focagem Manual - Seleo da Moldura AF As funes seguintes no podem ser definidas no modo . - Modo Macro - Seleo da Moldura AF (2)A resoluo e as taxas de fotogramas para o modo (Filme) so as seguintes.

*
Resoluo


Taxa de Fotogramas

(3)A definio de fbrica do flash [Flash off] nos modos e . (4)A definio de fbrica do flash Auto com Reduo de Olhos Vermelhos nos modos , , , , , , e [Flash off] nos modos e . (5)As definies sero fixas em [On] no modo , e [Off] em todos os outros modos. (6)Quando utilizar o zoom digital, este ser definido para [Centro]. (7)A definio de fbrica [On] para o modo e [Off] para os modos , , . Pode ser definido durante o disparo no modo . (8)A compensao de Exposio no est disponvel nos modos e . (9)Definido automaticamente pela camera. (10)No pode ser definido quando o Efeito de Foto est definido nos modos e . (11)O balano de brancos ser definido para [Auto]. (12)O efeito de foto no pode ser definido no modo . (13)ISO [Auto] no pode ser selecionado.

137

NOTAS

_____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________
138

_____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________

NOTAS

139

NOTAS

_____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________
140

Renncia Embora tenham sido feitos todos os esforos no sentido de garantir que as informaes contidas neste manual estejam completas e exatas, nenhuma responsabilidade pode ser aceite por quaisquer erros ou omisses. A Canon Inc. reserva o direito de alterar as caratersticas tcnicas do hardware e software aqui descritas, em qualquer altura e sem aviso prvio. Nenhuma parte deste manual deste manual pode ser reproduzida, transcrita, armazenada num sistema de recuperao nem traduzida para qualquer lingua, sob qualquer forma ou por qualquer meio, sem autorizao prvia, por escrito, da Canon. Canon Inc. no se responsabiliza por danos resultantes de dados perdidos ou corrompidos, devido a uma operao incorreta ou avaria da camera fotogrca, software, cartes CompactFlash TM (Cartes SD), computadores pessoais, dispositivos perifricos ou utilizao de cartes SD que no sejam da Canon.

2005 CANON INC.

Вам также может понравиться