Вы находитесь на странице: 1из 5

EMATER - MG

http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Cultura...

Culturas

A Cultura do Arroz Irrigado Nome Produto Data Preo Linha Resenha Cultura do arroz irrigado Informao Tecnolgica Maio -2000 Culturas Informaes resumidas sobre a cultura do arroz irrigado Jos Salvador de Resende Eng. Agr.

Autor(es)

Culturas A Cultura do Arroz Irrigado

Menu Clima Solo Preparo do solo poca de plantio Cultivares Tratamento de sementes Semeadura Calagem e adubao Tratos culturais Manejo de gua Controle de pragas e doenas

Colheita e armazenamento

1 - Clima O arroz desenvolve-se normalmente em temperaturas entre 15 e 33C. O clima classificado, em quente e mido, com estao chuvosa no vero.

1 de 5

10/16/aaaa 11:19

EMATER - MG

http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Cultura...

2 - Solo Na seleo da rea destinada cultura do arroz irrigado, considerar a quantidade de gua disponvel para a irrigao, a declividade e a textura do solo.

3 - Preparo do solo Consiste numa arao a 20-25 centmetros de profundidade e uma ou duas gradagens.

4 - poca de plantio A poca mais adequada para a semeadura do arroz irrigado logo nas primeiras chuvas. (outubro e novembro).

. 5 - Cultivares As cultivares recomendas para Minas Gerais so urucuia e capivari.

2 de 5

10/16/aaaa 11:19

EMATER - MG

http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Cultura...

6 - Tratamento de sementes importante tratar as sementes antes do plantio. Para faz-lo, procure um tcnico.

7 - Semeadura Semeadura direta em covas (manual) : Densidade de 5 a 8 sementes por cova. Espaamento 30 centmetros entre fileiras e 20 centmetros entre covas. Quantidade de sementes : 50 a 60 quilos por hectare. Semeadura direta em linhas ( mecnica): Densidade de 90 a 100 sementes por metro linear de sulco. Espaamento: 30 centmetros entre fileiras. Quantidade de sementes: 100 quilos por hectare. Semeadura a lano ( sementes pr-germinadas): Recomenda-se distribuir de 100 a 120 quilos por hectare de sementes selecionadas. As sementes devero ficar submersas em gua entre 24 e 36 horas.

8 - Calagem e Adubao A adubao e a calagem devem ser realizadas de acordo com os resultados da anlise do solo. Da dosagem recomendada, um tero do nitrognio dever ser aplicado por ocasio da semeadura, juntamente com todo o fsforo e o potssio. Os dois teros restantes aplicados em cobertura, durante a fase de formao do cacho do arroz ( primrdio floral ). Na falta da anlise do solo, usar a seguinte adubao por hectare: 200 quilos de sulfato de amnio, 250 quilos de superfosfato simples, 30 quilos de cloreto de potssio

3 de 5

10/16/aaaa 11:19

EMATER - MG

http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Cultura...

9 - Tratos Culturais Na cultura do arroz irrigado, o perodo crtico de competio de invasoras ocorre, geralmente, durante os primeiros 40 dias aps a semeadura. Os mtodos de controle das ervas daninhas so: manual e qumico ( uso de herbicidas). Procure um tcnico.

10 - Manejo de gua No havendo umidade suficiente no solo para a germinao das sementes, a rea deve ser irrigada logo aps a semeadura, por um perodo no superior a 24 horas. O incio da irrigao dar-se- entre dez e quinze dias aps a emergncia das plntulas. A lmina de gua dever ser aumentada medida do crescimento das plantas, at alcanar uma profundidade de 10 a 15 centmetros. A irrigao necessria at vinte dias aps a emergncia das panculas. A partir desse perodo, deve-se iniciar o corte, o que corresponde a dez a quinze dias antes da colheita.

11 - Controle de pragas e doenas Para o controle de pragas e doenas, usar produtos registrados no Ministrio da Agricultura e cadastrados para a cultura no Estado de Minas Gerais, seguindo rigorosamente as orientaes do fabricante, quanto s dosagens e cuidados na aplicao. Siga as instrues da EMATER-MG: "AGOTXICOS Como usar corretamente e com segurana. Adotar, quando possvel , formas alternativas e mais ecolgicas para controlar pragas e doenas

12 - Colheita e armazenamento O arroz est no ponto de colheita quando 80% da lavoura apresenta panculas pendentes com pelo menos dois teros dos gros j maduros, ou seja, de colorao amarela. A umidade ideal para colheita situa-se entre 18 e 24%. Para o armazenamento do arroz, a umidade deve estar entre 13 e 14%. Antes do produto ser armazenado, deve-se fazer o expurgo . Procure um tcnico.

4 de 5

10/16/aaaa 11:19

EMATER - MG

http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Cultura...

5 de 5

10/16/aaaa 11:19

Вам также может понравиться