Вы находитесь на странице: 1из 2

Conceito O Pilates uma tcnica de reeducao do movimento, composto por exerccios profundamente alicerados na anatomia humana, capaz de restabelecer

r e aumentar a flexibilidade e fora muscular, melhorar a respirao, corrigir a postura e prevenir leses. Este mtodo realiza alongamentos e exerccios fsicos que se utilizam do peso do prprio corpo em sua execuo. Mtodo Para a realizao do mtodo Pilates so necessrios alguns princpios, que so eles: PRINCPIOS DE CONCENTRAO: necessrio concentrar-se nos movimentos corretos, para que no os faa impropriamente. PRINCPIOS DE CENTRALIZAO: os treinamentos bsicos com os exerccios do Mtodo Pilates requerem suporte e controle do tronco em conjunto com movimentos dinmicos das extremidades. Centralizao e equilbrio esto sempre envolvidos. PRINCPIO DA RESPIRAO: Pilates afirmou que antes de qualquer beneficio que possa ser alcanado com o uso do mtodo a pessoa necessita aprender a respirar corretamente. Esclareceu que a respirao correta seria a completa inalao e exalao de ar. Mtodo Pilates (1998) enfatizou o alto ndice de pessoas que apresentam curvatura anormal da coluna. Escreveu sobre a importncia de preservar a curvatura normal para que se mantenha um bom equilbrio do corpo, o que poderia ser obtido com o fortalecimento do centro de fora, flexibilidade e alinhamento postural.

Mtodo Pilates e a Sade


Efeitos benficos dos exerccios do Mtodo Pilates em seu sistema cardiovascular

Com a pratica dos exerccios do Mtodo Pilates, ocorre aumento dos batimentos cardacos, fazendo que a corrente sangunea dirija sangue puro e fresco , ou seja, rico em oxignio, para todas as fibras musculares e importantes veias capilares, aumentando a oferta normal e natural do sangue que ir percorrer o crebro, resultando em estimulo para as funes metais. Adquirir a boa forma fsica no significa ter que realizar sries de exerccios mecanizados e repetidos exaustivamente, mas buscar o prazer e a satisfao em movimentos dinmicos, diferentes, graciosos e divertidos.

No Mtodo Pilates, busca-se o resgate dos movimentos naturais, da flexibilidade, da graa natural e das habilidades da infncia, desenvolvendo a fora muscular com pacincia e capacidades correspondentes s tarefas dirias, resistindo ao cansao corporal. O Mtodo Pilates busca a viso de unidade do homem, de modo que ele no seja visto apenas como um objeto cientifico, um conjunto de rgos, msculos e ossos, uma vez que o homem um ser com sentimentos, pensamentos e aes. Os moviemntos realizados durante uma sesso de Pilates so portadores de um sentido para o aluno, esse se conscientiza das transformaes e benefcios que ocorrem durante cada movimento, quando o instrutor procura transmitir a caracterstica ldica e prazerosa, sem extrapolar os limites naturais dos movimentos. O corpo humano, felizmente, est adaptado para agentar muita negligencia. Mas no devemos, por isso, sobrecarreg-lo alm dos seus limites naturais. Desta forma, desde a Idade Moderna ns precisamos dedicar mais tempo e ateno a importante questo de se adquirir a boa forma fsica.

Вам также может понравиться