Вы находитесь на странице: 1из 10

ASSINE 0800 703 3000 BATE-PAPO E-MAIL SAC SHOPPING

NDICE PRINCIPAL

Ir direto ao contedo

Cadastre-se | Entrar Revista Doutrina + Peas | Frum | Blogs | Especialistas | Livraria


Buscar

Blog da Equipe | Siga-nos no Twitter Publicidade

MaxPump.com.br

Anncios Google

Revista Artigo

Da distribuio desproporcional de dividendos na sociedade annima


Tatianne Berzoini Junco Elaborado em 03/2006. Pgina 1 de 1 Desativar Realce a A

I Introduo

O presente estudo tem por escopo inicial a anlise da distribuio de dividendos nas sociedades annimas. Sero abordadas, em linhas gerais, as regras, as formas e os limites desta distribuio. Em tpicos seguintes, ser analisada a possibilidade de se proceder distribuio desproporcional de dividendos entre os acionistas, tal como previsto para a sociedade empresria limitada, que permite que os scios deliberem sobre a distribuio desproporcional do lucro da sociedade, independentemente do percentual no capital social de cada um. Por fim, concluindo-se pela impossibilidade da simples deliberao de distribuio desproporcional de dividendos na sociedade annima para acionista com a mesma participao societria, abordaremos alternativas para que os acionistas possam receber valores distintos a ttulo de dividendos, obtendo-se, ao menos, os efeitos da distribuio desproporcional.

II - Da Distribuio de Dividendos nas Sociedades Annimas Os dirigentes das sociedades annimas no podem dispor livremente sobre o saldo positivo dos seus resultados. O lucro da sociedade annima dever ter dois destinos obrigatrios: (i) distribuio aos acionistas dividendos; e (ii) reserva de lucros. Conceituam-se como dividendos, objeto do presente estudo, os lucros distribudos pela sociedade annima aos seus acionistas. Ao dispor a respeito dos dividendos, a Lei n 6.404/76 determinou que: "Art. 202 Os acionistas tm o direito de receber como dividendos obrigatrios, em cada exerccio, a parcela de lucro estabelecida no estatuto, ou, se este for omisso, a importncia determinada de acordo com as seguintes normas: I metade do lucro lquido do exerccio diminudo ou acrescido dos seguintes valores:

Textos relacionados
Atuao do CADE na defesa da concorrncia (Lei n 8.884/93) Responsabilidade civil das instituies financeiras pela cobrana e protesto de duplicatas simuladas transferidas por endosso-mandato A proteo da ordem econmica e a defesa da concorrncia. Aspectos histricos, constitucionais e legais da atuao do CADE A legitimao para tutela jurisdicional coletiva dos investidores no mercado de valores mobilirios (Lei n 7.913/89) Um novo Cdigo Comercial importante?

a) importncia destinada constituio da reserva legal (art. 193); e b) importncia destinada formao da reserva para contingncias (art. 195) e reverso da mesma reserva formada em exerccios anteriores; II o pagamento do dividendo determinado nos termos do inciso I poder ser limitado ao montante do lucro lquido do exerccio que estiver sido realizado, desde que a diferena seja registrada como reserva de lucros a realizar (art. 197);

III os lucros registrados na reserva de lucros a realizar, quando realizados e se no estiverem sido absorvidos por prejuzos em exerccio subseqentes, devero ser acrescidos ao primeiro dividendo declarado aps a realizao. 1 O estatuto poder estabelecer dividendo como porcentagem do lucro ou do capital social, ou fixar outros critrios para determin-lo, desde que sejam regulados com preciso e mincia e no sujeitam os acionistas ao arbtrio dos rgos de administrao ou da maioria." Dessa forma, nos termos do artigo 202 da LSA, a companhia deve, em cada exerccio, distribuir uma parcela do lucro a ttulo de dividendo obrigatrio, de acordo com o critrio previsto no seu estatuto social, que poder ser fixado com base numa porcentagem sobre o lucro, sobre o capital social ou sobre outros critrios, desde que no sujeitem os acionistas ao arbtrio dos rgos de administrao, ou da maioria dos acionistas. No entanto, se o estatuto social for omisso a respeito da matria, prevalecer a regra geral de distribuio obrigatria do equivalente metade do lucro lquido ajustado [01]. E mais, determina o artigo 202, 2 da LSA que, nos casos de omisso do estatuto social, se houver interesse da companhia j existente em introduzir regras estatutrias sobre a distribuio de dividendos em percentual diverso do previsto na LSA, dever ser respeitado o mnimo de 25% do lucro lquido ajustado, nos termos do inciso I do referido artigo. In verbis: "Art. 202 omissis (...) 2 Quando o estatuto for omisso e a assemblia geral deliberar alter-lo para introduzir norma sobre a matria, o dividendo no poder ser inferior a 25% do lucro lquido ajustado nos termos do inciso I deste artigo." Aps esta breve introduo sobre os valores mnimos a serem distribudos aos acionistas a ttulo de dividendos, o presente estudo analisar a possibilidade ou no de se proceder distribuio desproporcional dos dividendos em uma Sociedade Annima cujas aes sejam todas ordinrias.

III Distribuio Desproporcional de Dividendos na LSA Inicialmente, cumpre esclarecer que, diferentemente do que permite o Cdigo Civil [02] - o qual possibilita aos scios da sociedade limitada a distribuio dos lucros de forma desproporcional, independentemente do percentual de cada um dos scios no capital social -, a regra geral na sociedade annima que as aes assegurem dividendos iguais aos acionistas possuidores da mesma classe de ao, ou seja, os dividendos esto plenamente vinculados s aes, como forma de remunerao ao capital investido. A regra de que cada ao da mesma natureza conferir ao seu detentor igual proporo na distribuio do dividendo est estampada no artigo 109 da LSA. "Art. 109. Nem o estatuto social nem a assemblia geral podero privar os acionistas dos direitos de: I participar dos lucros sociais; (...) 1 As aes de cada classe conferiro iguais direitos aos seus titulares. 2 Os meios, processos ou aes que a lei confere ao acionista para assegurar os seus direitos no podem ser elididos pelo estatuto ou pela assemblia geral." Do contedo deste artigo, depreende-se o direito igualitrio entre os acionistas que possuam aes de mesma classe, bem como o impedimento do estatuto ou assemblia geral dispor diversamente sobre a matria. Este tambm o entendimento de Modesto Carvalhosa ao comentar o referido artigo, concluindo pela impossibilidade de o acionista dispor de parcela de dividendo desproporcional sua participao na companhia. Confira: "Com efeito, no pode o acionista dispor e renunciar em abstrato e a priori os direitos essenciais declarados na lei. Pode, no entanto, deixar em determinados momentos, de concretamente exerc-los, como o

caso, v.g., do direito de preferncia (art. 171). O fato de no haver a exercitao da prerrogativa, no entanto, no implica renncia ou disposio, nem pode ser entendido como um consentimento tcito derrogao do direito, que permanecer sempre intangvel. (...) Os direitos de carter passivo, como o de participar dos lucros sociais e do acervo da companhia, quando da sua liquidao, independem, para a sua concretizao, da prpria vontade do acionista. So, alm de irrenunciveis e indisponveis, automaticamente atribuveis ao acionista, no havendo como fugir ao seu exerccio. Visa a norma tutelar o interesse pblico. Qualquer deliberao em contrrio nula, seja a simples deciso da assemblia, seja a modificao estatutria. Tambm ser nula a conveno de renncia ou disposio. E mais, a ao de nulidade, em todas essas hipteses, imprescritvel." [03] Pelo exposto, chega-se concluso da impossibilidade de se proceder distribuio desproporcional de dividendos na sociedade annima, face s disposies contidas na LSA. Contudo, mesmo no sendo possvel a deliberao da distribuio desproporcional do dividendo na sociedade annima, possvel se atingir os mesmos efeitos, atravs da alternativa que passaremos a comentar no tpico seguinte do presente estudo.

IV - Da Alternativa para Distribuio de Dividendos aos acionistas em Valores Distintos. Como visto, em regra, as aes da mesma classe asseguram dividendos em mesmos valores. Entretanto, h classes de aes que propiciam a distribuio de dividendos em valores superiores aos de outros tipos de aes. Com efeito, as aes preferncias conferem aos seus titulares, nos termos do artigo 17 da LSA, dividendos maiores, que podero ser garantidos por um valor fixo ou mnimo. "Art. 17. As preferncias ou vantagens das aes preferenciais podem consistir: I - em prioridade na distribuio de dividendo, fixo ou mnimo; II - em prioridade no reembolso do capital, com prmio ou sem ele; ou III - na acumulao das preferncias e vantagens de que tratam os incisos I e II. (...) 3o Os dividendos, ainda que fixos ou cumulativos, no podero ser distribudos em prejuzo do capital social, salvo quando, em caso de liquidao da companhia, essa vantagem tiver sido expressamente assegurada. 4o Salvo disposio em contrrio no estatuto, o dividendo prioritrio no cumulativo, a ao com dividendo fixo no participa dos lucros remanescentes e a ao com dividendo mnimo participa dos lucros distribudos em igualdade de condies com as ordinrias, depois de a estas assegurado dividendo igual ao mnimo. 5o Salvo no caso de aes com dividendo fixo, o estatuto no pode excluir ou restringir o direito das aes preferenciais de participar dos aumentos de capital decorrentes da capitalizao de reservas ou lucros (art. 169). 6o O estatuto pode conferir s aes preferenciais com prioridade na distribuio de dividendo cumulativo, o direito de receb-lo, no exerccio em que o lucro for insuficiente, conta das reservas de capital de que trata o 1o do art. 182." Pois bem. A regra geral que a ao preferencial com dividendo fixo no participa dos lucros remanescentes e a ao com dividendo mnimo participa dos lucros distribudos em igualdade de condies com as aes ordinrias, depois que estas forem asseguradas com o dividendo igual ao mnimo. Entretanto, estas regras s prevalecem caso o estatuto social no estabelea de forma diversa. O clculo dos

dividendos preferenciais dever estar previsto no estatuto social, sob pena de ser aplicada a regra geral. Vejamos as modalidades de aes preferenciais e as suas caractersticas, que podero estar previstas no estatuto social da sociedade annima, possibilitando a distribuio desproporcional de dividendos maior para um determinado acionista. Para facilitar a explanao, dividiremos nossos comentrios em relao s modalidades de aes preferenciais em tpicos distintos. IV.I - Aes Preferenciais com Dividendo Fixo e Cumulativo As principais caractersticas so: a) garantia de dividendo fixo (teto), podendo ser estipulado pela porcentagem do capital social, do lucro lquido do exerccio e etc; b) no h participao dos lucros remanescentes; c) assegura a acumulao do percentual prioritrio de um exerccio para o outro, quando seu crdito no for integralmente satisfeito, e d) pode ser autorizado pelo estatuto o pagamento de dividendos prioritrios, com o recurso de reservas de capital, nos termos do artigo 17, 6 da LSA. IV.II - Aes Preferenciais com Dividendo Fixo e No-Cumulativo. Neste caso, a principal caracterstica a garantia de dividendo fixo (teto), podendo ser estipulado pela porcentagem do capital social, do lucro lquido do exerccio e etc. Mas no concede direito a participao dos lucros remanescente e no assegura a acumulao do percentual prioritrio de um exerccio para o outro, quando seu crdito no for integralmente satisfeito IV.III - Aes Preferenciais com Dividendo Mnimo e Cumulativo Os detentores das aes preferenciais com dividendo mnimo e cumulativo devem receber distribuio de dividendos com valores distintos em razo dos seguintes direitos: a) garantia de dividendo mnimo (piso), podendo ser estipulado pela porcentagem do capital social, do lucro lquido do exerccio e etc; b) participao dos lucros remanescente; c) assegura a acumulao do percentual prioritrio de um exerccio para o outro, quando seu crdito no for integralmente satisfeito e pode ser autorizado pelo estatuto social o pagamento de dividendos prioritrios, com o recurso de reservas de capital, nos termos do artigo 17, 6 da LSA. IV.IV - Aes Preferenciais com Dividendo Mnimo e No-Cumulativo. J nos casos da aes preferenciais com dividendo mnimo e no-cumulativo, os valores de dividendos diversos dos possuidores de aes ordinrias so possveis pelas seguinte caracterstica: garantia de dividendo mnimo (piso), podendo ser estipulado pela porcentagem do capital social, do lucro lquido do exerccio e etc; No entanto, no h participao dos lucros remanescentes e no assegura a acumulao do percentual prioritrio de um exerccio para o outro, quando seu crdito no for integralmente satisfeito. Dessa forma, por todo o exposto, conclumos que, para viabilizar a alternativa de dividendos maiores a um ou mais acionistas de sociedade annima, ser necessrio inserir previso no estatuto social para converso de parcelas de aes ordinrias em aes preferenciais, ou emisso de novas aes preferenciais, estabelecendo, assim, as vantagens no recebimento de dividendos que sero conferidas aos seus respectivos titulares.

Notas: (1) Lucro Lquido do exerccio (-) parcela do lucro destinado constituio de reserva legal (-) valor destinado formao da reserva para contingncias (+) reverso da reserva para contingncias (-) valor transferido para reserva de lucro a realizar (+) reverso da reserva de lucro a realizar (=) Lucro Lquido Ajustado. (2) Art. 1.007. Salvo estipulao em contrrio, o scio participa dos lucros e das perdas, na proporo das respectivas quotas, mas aquele, cuja contribuio consiste em servios, somente participa dos lucros na proporo da mdia do valor das quotas (3) Comentrios Lei de Sociedade Annimas, 2 Volume, pp. 337/338
0

0
C urtir

Gostei | No gostei

Gostei | No gostei Recomendar para amigos Verso para impresso Assuntos relacionados Sociedade annima Sociedades Direito Comercial E-mails dos Destinatrios (Separados por vrgula) Seu nome Seu e-mail Comentrio

Enviar

Autor

Tatianne Berzoini Junco advogada do escritrio Attie & Ramires Advogados, em So Paulo (SP) Fale com a autora Veja todos os artigos publicados pela autora Seu nome Seu e-mail Assunto Mensagem

Enviar

Informaes sobre o texto

Informaes sobre o texto


Como citar este texto: NBR 6023:2002 ABNT JUNCO, Tatianne Berzoini. Da distribuio desproporcional de dividendos na sociedade annima. Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 1039, 6 maio 2006. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/8294>. Acesso em: 14 jul. 2011.

Livraria Jus Navigandi

Curso de Direito Arbitral Antonio Sodr R$ 138,00 comprar

Gesto da Segurana da Informao Josu das C. Menezes R$ 25,00 comprar

Manual Prtico do Consumidor Jos Gilmar Bertolo R$ 134,00 comprar

Comentrios 0
Comentar Aguarde! Carregando... Para comentar necessrio efetuar o login: 1. E-mail: 2. Senha: 3. 4. Mantenha-me conectado
Entrar Esqueceu sua senha?

No tem cadastro? Caso voc ainda no esteja cadastrado no Jus Navigandi, faa seu cadastro agora mesmo, rpido e gratuito. 1.

2. Comentrio 3. Enviar comentrio Regras de Uso Este texto ainda no recebeu comentrios. Seja o primeiro a comentar!

Procuro InvestidorSocio
Para Expandir em outros Paises Lider no Brasil, Ind maq Sorvetes
www.italianinha.com

Interatividade
0

0
C urtir

0 comentrios Gostei | No gostei Voc gostou? 0 votos Recomendar para amigos Verso para impresso

Livraria Jus Navigandi

Direito Concorrencial Europeu Jos A. Farah L. de Lima R$ 48,00 comprar

O Vereador no Direito Municipal Edson Jacinto da Silva R$ 98,00 comprar

Direito Administrativo - Doutrina e Prtica Luciano Dalvi R$ 108,00 comprar


Formao em Coaching
Seja um NeuroC oach com formao internacional. Inscreva-se:
www.resultscoaches.com.br

Investir em aes fcil


C om o Scio Fcil, a Socopa cuida de seus investimentos!
www.sociofacil.com.br

Anlise de Aes Grtis


Anlise de 500 Aes na Bovespa usando Financas C omputacionais.
www.SferaStockAnalysis.co

private money investors


finding business angels or private investors - private capital
www.private-equity-brazil.com

InTrader | BMF Bovespa


Plataformas, DayTrade, Alavancagem, Rob, Venda Descoberto, Descontos
www.intrader.com.br

Jus Navigandi Fale Conosco Anuncie no Jus Ajuda Privacidade Quem Somos Blog da Equipe Livraria Jus Navigandi. Todos os direitos reservados. Proibida a reproduo total ou parcial sem autorizao.

Вам также может понравиться