Вы находитесь на странице: 1из 4

Instituto Superior de Educao do Rio de janeiro (ISERJ) Curso: Pedagogia Disciplina: Psicologia do desenvlvimento e aprendizagem II Professora: Maria Helena

Quelhas Aluno: Raphael Mozer da Silva Matrcula: 0513200012 Turma: 3141

PERSONALIDADE:
1 - A personalidade o produto das interaes dinmicas das contribuies de vrias causas de desenvolvimento, na medida em que se fundem num sistema integrado. 2 um aconfigurao psicolgica prpria dos membros de uma determonada sociedade, e que se manifesta por um certo estilo de vida.

TRAOS DE PERSONALIDADE:
1 So fromas deiferentes e pessoais de comportamentos das pessoas. 2 um comportamento caracterstico, relativamente permanente, que varia em determinada dimenso de um extremo a outro. 3 um trao ilusrio. Ex.: Aparentemente a pessoa pode ser grosseira porque realmente (base) tmida. 4 Temperamento como a construo fsica caracterstica de cada indivduo e carcter como o contacto da pessoa e do indivduo com o meio fsico e social.

A ORGANIZAO DA PERSONALIDADE

1 Um sistema unificado, relativamente permanente e consistente que possibilita o reconhecimento da prpria individualidade. 2 Possibilidade de se reorganizar. Sofre as interaes das foras do meio, permitindo ao indivduo uma adaptao, um arestruturao frente as mudanas que ocorrem em seu meio, levando a utilizar-se constantementedas energias psquicas e biolgicas nas diversas atividades que orientam seu comportamento. Esta dinmica representa o aspcto plstico da personalidade e se relaciona com os padres de motivao, valores e controle exercido pelo indivduo. 3 A singularidade, o dinamismo e a coeso interna. A 1 diz respeito ao aspecto nico que caracteriza o indivduo; so as qualidades que o tornam distinto dos demais. A 2 se refere ao aspecto de renovao, de contnuas mudanas porque passa o indivduo do nascimento at a morte. a possibilidade de restruturao frente s mudanas que se operam no indivduo e no ambiente em que vivem. A 3 a integrao de todos os componentes da personalidade do indivduo num todo, ao mesmo tempo dinmico e singular.

QUESTES DA PROVA:
1 04 (V) 05 (V) 08 (V)

2 06 Self: conjunto de atitudes e reaes de uma pessoa frente a uma situao social. 07 Atravs da me. 08 O ambiente no coorrige a predisposio gentica. 10 Personalidade base.

3A) Hbitos, crenas e aspctos. B) O talento inato. J nasce com a pessoa. J recebe esta carga gentica antes do nascimento que se desenvolve no ambiente.

VERIFICAO DE LEITURA: PIAGET X VYGOTSKI


1 Piaget privilegia a maturao biolgica; e por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue um asequencia fixa e universal de estgios. Enquanto Vygotski, privilegia o ambiente social; ao salientar o ambiente social em que a criana nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento tambm variar. Neste sentido, para ele no se pode aceitar um viso nica, niversal, de desenvolvimento humano. 2 Piaget acredita que os conhecimentos so elaborados espontaneamente pela criana, de acordo com o estgio de desenvolvimento em que esta se encontra. A viso particular e peculiar (egocntrica) que as crianas mantm sobre o mundo vai, progressivamente, aproximando-se sa viso dos adultos: torna-se socialozada, objetiva. Enquanto Vygotski discorda de que a construo do conhecimento proceda do indivdual para o social. Em seu entender a criana j nasce num mundo social e, desde o nascimento, vai formando uma viso desse mundo atravs da interao com adultos ou crianas experientes. A construo do real ento mediada pelo interpessoal antes de internalizada pela criana. Desta forma, procede-se do social para o indivdual, ao longo do desenvolvimento. 3 Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao deenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interao social. Enquanto Vygotski, ao contrrio, postula que desenvlvimento e aprendizagem so processos que que influenciam reciprocamente, de aprendizagem, mais desenvolvimento. 4 Para Piaget, a o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas uma de suas modo que, quanto mais

formas de expresso. A formao do pensamento depende, basicamente, da coordenao dos esquemas sensorimotores e no da linguagem. Esta s pode ocorrer depois que a criana j alcanou um determinado nvel de habilidades mentais, subordinando-se, pois, aos processos de pensamento. A inguagem possibilita criana evocar um objeto ou acontecimento ausentena comunicao de conceitos. Piaget, todavia, estabeleceu uma clara separao entre as informaes que podem ser passadas por meio da liguagem e os processo que no parecem sofrer qualquer influncia dela. Enquanto para Vygotski, pensamento e linguagem so processos interdependentes, desde o incio da vida. A aquisio da linguagem pela criana modifica suas funes mentais superiores: ela d um aforma definidaao pensamento, possibilita o aparecimento da imaginao, o uso da memria e o planejamento da ao. Assim, a linguagem sistematizaa experincia direta das crianas e por isso adquire uma funo centralno desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele esto em andamento.

Вам также может понравиться