Вы находитесь на странице: 1из 10

Geraes de Direitos

A doutrina classifica os direitos fundamentais como de primeira, segunda e terceira geraes, conforme a evoluo histrica.

Direitos de primeira gerao:


So os denominados direitos individuais clssicos, correspondentes aos direitos civis e polticos. O objetivo assegurar a liberdade do cidado.

Direitos de segunda gerao:


Direitos econmicos, sociais , trabalhistas e culturais.

Direitos de terceira gerao:


Direito de titulari dade coletiva, que se fundamenta no princpio da solidariedade ou da fraternidade. Direito ao meio ambie nte ecologicamente equilibrado, direito do consumidor, etc. Exemplos: Art. 81 (CDC) - A defesa dos interesses e direitos dos consumidores e das vtimas poder ser exercida em juzo individualmente, ou a ttulo coletivo. Pargrafo nico - A defesa coletiva ser exercida quando se tratar de: I - interesses ou direitos difusos, assim entendidos, para efeitos deste Cdigo, os transindividuais, de natureza indivisvel, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstncias de fato; II - interesses ou direitos coletivos, assim entendidos, para efeitos deste Cdigo, os transindividuais, de natureza indivisvel, de que seja titular gru po, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrria por uma relao jurdica base; III - interesses ou direitos individuais homogneos, assim entendidos os decorrentes de origem comum. (Direitos transindividuais so aqueles que transcendem o indivduo, ultrapassando o limite da esfera de direitos e obrigaes de cunho individual . Direitos individuais homogneos so aqueles cuja origem decorre de uma mesma causa. )

Meio ambiente
Definio Art. 3 (Lei 6.938/81): Para os fins previstos nesta lei, entende -se por: I- meio ambiente, o conjunto de condies, leis, influncias e integraes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, ab riga e rege a vida em todas as suas formas; O STF, atravs do voto do Min. C elso de Mello (relator), conceituou o direito ao meio ambiente como um tpico direito de terceira gerao que assiste, de modo subjetivamente indeterminado, a todo o gnero humano, circunstncia essa que justifica a especial obrigao que incumbe ao Estado e prpria coletividade de defend-lo e de preserv -lo em benefcio das presentes e futuras geraes.

Classificao de meio ambiente:


Meio ambiente natural ou fsico
Constitui-se pelo ar, atmosfera, gua, solo, subsolo, fauna, e flora. Corresponde, portanto, aos elementos naturais que so tradicionalmente associados ao meio ambiente. A expresso meio ambiente surgiu para designar tais elementos naturais. Existem inde pendentemente da ao do homem, embora possa sofrer as consequncia daquela.

Meio ambiente artificial


Compreende o espao urbano construdo, abrangendo o conjunto de edificao (espao urbano fechado) e equipamentos pblicos, tais como, ruas, avenidas, p raas e espaos livres em geral. Deriva desse aspecto urbano a necessidade de planejamento e ordenamento do territrio, avaliao de processo de urbanificao e reduo de impactos, para alcanar o equilbrio ambiental nas cidades.

Meio ambiente cultural


Consiste nas intervenes humanas materiais ou imateriais, que possuem valor cultural, referente identidade, ao, memria dos diferentes grupos formadores da nacionalidade ou sociedade brasileira. Abrange, portanto, o patrimnio histrico, artsti co, paisagstico, arqueolgico, ecolgico, etc.

Meio ambiente do trabalho


Compreende a qualidade do ambiente em que o trabalhador exerce a sua atividade profissional. Consiste no espao-meio de desenvolvimento da atividade laboral, como o local hgido, s em periculosidade, com harmonia para o desenvolvimento da produo e respeito dignidade humana.

Direito ambiental
Objetivos:
O direito ambiental consiste no conjunto de princpios e normas jurdicas que buscam regular os efeitos diretos e indiretos da ao humana no meio, no intuito de garantir humanidade, presente e futura, o direito fundamental a um ambiente sadio. Sendo assim, o direito ambiental tem por objetivo o desenvolvimento sustentvel.

Desenvolvimento sustentvel:
Consiste naquele q ue satisfaz as necessidades do presente sem pr em risco a capacidade das geraes futuras de terem suas prprias necessidades satisfeitas.

Princpios
Princpio do ambiente ecologicamente equilibrado como direito fundamental da pessoa humana:
Princpio acolhido por nosso sistema constitucional em razo do Princpio 1 da Declarao de Estocolmo, 1972: Princpio 1- O homem tem o direito fundamental liberdade, igualdade e ao desfrute de condies de vida adequadas, em um meio ambiente de qualidade tal que lhe permita levar uma vida digna, gozar de bem-estar e portador solene de obrigao de proteger e melhorar o meio ambiente, para as geraes presentes e futuras. A esse respeito, as polticas que promovem ou perpetuam o apartheid, a

segregao racial, a discriminao, a opresso colonial e outras formas de opresso e de dominao estrangeira permanecem condenadas e devem ser eliminadas.

Princpio da natureza pblica da proteo ambiental:


Outra decorrncia do caput do art. 225 da CF, que retr ata o meio ambiente como bem de uso comum do povo. Este princpio est firmado no inciso I do art. 2 da Lei n 6.938/1981, recepcionado pelo Constituio de 88, que dispe acerca da ao governamental na manuteno do equilbrio ecolgico, considerando o meio ambiente como patrimnio pblico a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo.

Princpio da informao ( participao):


Todos tm direito a amplo acesso s informaes, dados e estudos relacionados ao meio ambiente, produzidos e/ou guardados nos rgos pblicos, independentemente da comprovao de algum interesse especfico.

O princpio da informao (participao) comporta:


Atuao conjunta e in tegrada do Poder Pblico e da Coletividade (ONGs, Sindi catos, Associaes e tambm a participao popular.

Elementos caracterizadores: - Informao ambiental - Educao ambiental

Princpio da preveno:
Para evitar a ocorrncia de danos que provavelmente sero causados a o meio ambiente por uma determinada obra ou atividade humana, deve -se atuar de forma preventiva. Aplica -se a impactos ambientais j conhecidos e dos quais seja possvel, com segurana, estabelecer um conjunto de nexos de causalidade que seja suficiente par a a identificao dos impactos futuros provveis. Sem informao organizada e sem pesquisa no h preveno. Por isso, divido em cinco itens a aplicao do princpio da preveno: 1) identificao e inventrio das espcies animais e vegetais de um territrio, quanto conservao da natureza e identificao das fontes contaminantes das guas e do mar, quanto ao controle da poluio; 2) identificao e inventrio dos ecossistemas, com a elaborao de um mapa ecolgico; 3) planejamento ambiental e e conmico integrados; 4) ordenamento territorial ambiental para a valorizao das reas de acordo com a sua aptido; e 5) Estudo de Impacto Ambiental. (Paulo Affonso Machado Leme)

Princpio da precauo:
Dada a imprevisibilidade decorrente da incert eza cientfica de determinada obra ou atividade no meio ambiente, deve-se optar por no implement -la. A Declarao do Rio em seu princpio 15 consagra: Com o fim de proteger o meio ambiente, o princpio da precauo dever ser amplamente observado pelos Estados, de acordo com suas capacidades. Quando houver ameaa de danos graves ou irreversveis, a ausncia de certeza cientfica absoluta no ser utilizada como razo para o adiamento de medidas economicamente viveis para prevenir a degradao ambiental. (Portanto, a ausncia de certeza cientfica absoluta no deve servir de pretexto para procrastinar a adoo de medidas capazes de evitar a degradao do meio ambiente ) Caractersticas do princpio da precauo: a) Incerteza do dano ambiental: - A dvida cientfica, expressa com argumentos razoveis, no dispensa a precauo; - Aplica-se o princpio da precauo ainda quando existe a incerteza, no se aguardando que esta se torne certeza.

b) Tipologia do risco ou da ameaa: - O risco ou perigo sero analisados conforme o setor que puder ser atingido pela atividade ou obra projetada. c) Obrigatoriedade do controle do risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente (art. 225, par. 1, V da CF). d) Custo das medidas de preveno (as polticas e medidas adotadas para enfrentar a mudana do clima devem ser eficazes em funo dos custos, de modo a assegurar benefcios mundiais ao menor custo possvel) e) Implementao imediata das medidas de preveno: o no -adiamento. Ex. de princpio da precau o: Lei 9605/98, art. 54, 3 - Incorre nas mesmas penas previstas no pargrafo anterior quem deixar de adotar, quando assim o exigir a autoridade competente, medidas de precauo em caso de risco de dano ambiental grave ou irreversvel. (Paulo Affonso Machado Leme) A jurisprudncia tambm vem se colocando em favor da aplicao do princpio da precauo em algumas situaes em que a incerteza cientfica de existncia potencial de dano ao meio ambiente persiste. Neste sentido, j decidiu a 22 Cmara Cvel do TJRS: EXTRAO DE AREIA. DUNA. VEDAO PELO CONAMA. PRINCPIO DA PRECAUO. H proibio da atividade extrativa em dunas - Resoluo n 303/2002 do CONAMA e art. 21 do Cdigo Estadual do Meio Ambiente - este visa proteo do patrimnio pais agstico, sendo tambm recomendada pelos estudos que levaram s propostas de Zoneamento Econmico -Ecolgico da Zona Costeira do Litoral do Norte do Estado. Eventual modificao da legislao que probe a extrao de areia em dunas, consideradas reas de preservao, sejam ou no vegetadas, no cabe ao Poder Judicirio, mesmo ao efeito de solucionar o caso concreto. O princpio da precauo objetiva a preveno de futuras alteraes no ecossistema e tambm se aplica ao caso, ausente certeza cientfica de inexistncia de danos posteriores. Apelo desprovido. TJRS-22Cm.Cvel-Ap.Cv.70016899833 -rel.Des.Rejane Maria Dias Castro Bins -9.11.2006

Princpio do poluidor-pagador
De acordo com o art. 225, 3 da CF: As condutas consideradas lesivas ao m eio ambiente sujeitaro aos infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, as sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. Estabelece o 1 do art. 14 da Lei n 6.938/81: Art. 14. (...) 1 Sem obstar a apli cao das penalidades previstas neste artigo, o poluidor obrigado, independentemente da existncia de culpa, a indenizar ou reparar o meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade. (...). Impe ao poluidor o dever de arcar com o custo ambienta l que a sua atividade gera, seja de forma preventiva, por meio de investimentos em tecnologia e de outros mecanismos, seja por meio de medidas reparadoras, quando o dano ambiental j ocorreu.

Princpio do usurio-pagador
Consiste na cobrana de um valor econmico pela utilizao de um bem ambiental. Diferentemente do princpio do poluidor -pagador, que possui uma natureza reparatria e punitiva, o princpio do usurio -

pagador tem uma natureza meramente remuneratria pela outorga do direito de uso de um rec urso natural. No h ilicitude.

O meio ambiente na Constituio Federal de 1988


Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo -se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend -lo e preserv- lo para as presentes e futuras geraes. 1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: I - preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; II - preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico; III - definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supress o permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo; IV - exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade; V - controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; VI - promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extin o de espcies ou submetam os animais a crueldade. 2 - Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente, na forma da lei. 3 - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. 4 - A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atl ntica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato -Grossense e a Zona Costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao far -se-, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. 5 - So indisponveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por aes discriminatrias, necessrias proteo dos ecossistemas naturais. 6 - As usinas que operem com reator nuclear devero ter sua localizao definida em lei federal, sem o que no podero ser instaladas

Funo social da propriedade


Art. 5, XXIII - a propriedade atender a sua funo social Art. 184. Compete Unio desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrria, o imvel rural que no esteja cumprindo sua fun o social, mediante prvia e justa indenizao em ttulos da dvida agrria, com clusula de preservao do valor real, resgatveis no prazo de at vinte anos, a partir do segundo ano de sua emisso, e cuja utilizao ser definida em lei. Art. 186. A funo social cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critrios e graus de exigncia estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos: II - utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente;

Portanto, o no cumprimento da funo social da propriedade rural, por si s, com base no inciso II do art. 186, poder ensejar a desapropriao para os fins de reforma agrria, com fulcro no art. 186 e 184. Art. 1.228 (Cdigo Civil). O proprietrio tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reav-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha. 1o O direito de propriedade deve ser exercido em consonncia com as suas finalidades econmicas e sociais e de modo que sejam preservados, de conformidade com o estabelecido em lei especial, a flora, a fauna, as belezas naturais, o equilbrio ecolgico e o patrimnio histrico e artstico, bem como evitada a poluio do ar e das guas.

A ordem econmica
Art. 170. A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados os seguintes princpios: III - funo social da propriedade; VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e servios e de seus processos de elaborao e prestao;

Defesa do meio ambiente pelo cidado


Art. 5 da CF: () LXXIII qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m -f, isento de cus tas judiciais e do nus da sucumbncia;

Competncias Ambientais na Constituio de 1988


` Competncia: Por competncia entende -se a capacidade legitimidade para gerir determinado assunto, quer seja legislando, fiscalizando, materializando atos, exercendo poder de polcia , etc. Em matria ambiental estuda -se a competncia material (administrativa) e a competncia legislativa.

Art. 23 administrativa ; Art. 24 legislativa y A) Competncia Material (administrativa ou executiva): a competncia de praticar a tos materiais (atos de gesto), pode ser exclusiva ou comum. A.1 exclusiva: reservada a uma entidade com excluso das demais. Ex.: Art. 21. Compete Unio: XIX - instituir sistema nacional de gerenciamento de recursos hdricos e definir critrios de outorga de direitos de seu uso; XXIII - explorar os servios e instalaes nucleares de qualquer natureza e exercer monoplio estatal sobre a pesquisa, a lavra, o enriquecimento e reprocessamento, a industrializao e o comrcio de minrios nucleares e seu s derivados, atendidos os seguintes princpios e condies: A.2 comum: competncia atribuda a todos os entes federados, onde todos a exercem, sem excluir-se um ao outro, sendo cumulativa. Ex.: Art. 23. competncia comum da Unio, dos Estados, do Dis trito Federal e dos Municpios: III - proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural, os

monumentos, as paisagens naturais notveis e os stios arqueolgicos; IV - impedir a evaso, a destruio e a descaracteriza o de obras de arte e de outros bens de valor histrico, artstico ou cultural; VI - proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas; VII - preservar as florestas, a fauna e a flora; XI - registrar, acompanhar e fiscalizar as con cesses de direitos de pesquisa e explorao de recursos hdricos e minerais em seus territrios; y B) Competncia Legislativa A.1 exclusiva: reservada a uma entidade com excluso das demais. Ex.: Art. 22. Compete privativamente Unio legislar sobre: XXVI - atividades nucleares de qualquer natureza; A.2 comum: competncia atribuda a todos os entes federados, onde todos a exercem, sem excluir-se um ao outro, sendo cumulativa. Em matria ambiental, a competncia comum, em que a tnica a cooperao entre as vrias unidades polticas para, em conjunto, executarem diversas medidas visando, entre outros aspectos, a proteo de bens de uso comum. Ex.: Art. 24. Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: VI - florestas, caa, pesca, fauna, conservao da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteo do meio ambiente e controle da poluio; VII - proteo ao patrimnio histrico, cultural, artstico, turstico e paisagstico; VIII - responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico; Art. 30. Compete aos Municpios: I - legislar sobre assuntos de interesse local e, II - suplementar a legi slao federal e a estadual no que couber.

Bem ambiental
Conceito
O conceito jurdico de bem ambiental mais amplo do que o conceito econmico, pois abrange todos os recursos naturais essenciais sadia qualidade de vida. Cuida -se do denominado bem de uso comum do povo, o qual transcende o bem pertencente ao particular ou ao Poder Pblico. A qualidade de vida do cidado transformou-se num dos objetivos a ser almejado pelo Poder Pblico do ponto de vista social.

Classificao dos bens


Quanto titularidade: Bem Pblico e Bem Particular
Cdigo Civil de 2002: Art. 98. So pblicos os bens do domnio nacional pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico interno; todos os outros so particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem. Art. 99. So bens pblicos: I - os de uso comum do povo, tais como rios, mares, estradas, ruas e praas; II - os de uso especial, tais como edifcios ou terrenos destinados a servio ou estabelecimento da administrao federal, estadual, territorial ou municipa l, inclusive os de suas autarquias; III - os dominicais, que constituem o patrimnio das pessoas jurdicas de direito pblico, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades.

Pargrafo nico. No dispondo a lei em contrrio, consideram-se dominicais os bens pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico a que se tenha dado estrutura de direito privado. Art. 100. Os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem a sua quali ficao, na forma que a lei determinar. Art. 101. Os bens pblicos dominicais podem ser alienados, observadas as exigncias da lei. Art. 102. Os bens pblicos no esto sujeitos a usucapio. Art. 103. O uso comum dos bens pblicos pode ser gratuito ou r etribudo, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administrao pertencerem.

Constituio de 1988:
Bens transindividuais: nem pblico e nem privado, difuso. Portanto, no se reporta a uma pessoa individualmente, e sim a uma coletivida de de pessoas indefinidas. Assim sendo, o bem ambiental , portanto, um bem que tem como caracterstica constitucional mais relevante ser essencial sadia qualidade de vida, sendo ontologicamente de uso comum do povo, podendo ser desfrutado por toda e qu alquer pessoa dentro dos limites constitucionais.

Bem ambiental
O STF, por meio do voto do ministro Celso de Mello, j decidiu: A defesa da integridade do meio ambiente, quando venha este a constituir objeto de atividade predatria, pode justificar atividade estatal veiculadora de medidas - como a desapropriao -sano, que atinjam o prprio direito de propriedade.

Classificao dos bens ambientais:


Natural (gua, atmosfera, flora, fauna etc.) ; Artificial (espao urbano construdo) ; Cultural (patrimnio artstico, histrico, paisagstico, arqueolgico, arquitetnico, turstico etc.). Todos esses se caracterizam como bens ambientais pela sua natureza de bens de fruio humana coletiva (Jos Afonso da Silva, in Direito ambiental constitucional).

Bem natural ou meio ambiente natural


Existe independentemente da ao do homem, embora, possa sofrer a consequncia daquela. Ar: Uma das grandes preocupaes resulta da poluio do ar, o que implica a alterao de suas caractersticas naturais fato que pode causar danos sade humana, fauna e flora. A poluio do ar encontra larga discusso no ambiente internacional motivando alguns documentos internacionais importantes: Protocolo de Montreal (camada de oznio) e o Protocolo de Quioto (mudanas climticas provocadas pela potencializao do efeito estufa). Solo: A atividade humana de explorao dos recursos naturais tambm interfere no solo. Seu uso indevido importa agresso ao meio ambiente (agricultura predatria, queimadas, desmatamento, minera o, presena de defensivos agrcolas). Principais legislaes: -Cdigo Florestal (Lei n 4.771/1967 ); Cdigo de Minerao (Decreto -lei n 227/1967 ); Lei n 6.766/79 (Ordenao do uso e ocupao do solo ); Resoluo do CONAMA n 23/96 . Fauna e flora: Fauna: conjunto de animais que vivem em determinada regio. Existem dois tipos de fauna: a

terrestre(fauna silvestre e avifauna) e a aqutica(espao ocenico, fluvial e lacustre). Com relao flora, destaque para a gesto integrada dos grandes ecossistemas b rasileiros (biomas) assim considerados: Amaznia brasileira, Mata Atlntica, Serra do Mar, Pantanal Mato -Grossense, Zona Costeira, Cerrado, Caatinga, Domnio das Araucrias, Pampas e Pradarias. Legislao aplicvel Flora: Cdigo Florestal ; Lei dos Crimes Ambientais (Lei n 9.605/1988 ). Fauna: Cdigo de Pesca; Cdigo de Caa; Lei dos Crimes Ambientais (Dos crimes contra a fauna).

Bem ambiental cultural


Consiste nas intervenes humanas, materiais ou imateriais, que possuem valor cultural, referente identidade, ao, memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Ex.: Art. 216 (CF). Constituem patrimnio cultural brasileiro os bens de na tureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referncia identidade, ao, memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I - as formas de expresso; II - os modos de criar, fazer e viver; III - as criaes cientficas, artsticas e tecnolgicas; IV - as obras, objetos, documentos, edificaes e demais espaos destinados s manifestaes artstico-culturais; V - os conjuntos urbanos e stios de valor hist rico, paisagstico, artstico, arqueolgico, paleontolgico, ecolgico e cientfico. 1 - O Poder Pblico, com a colaborao da comunidade, promover e proteger o patrimnio cultural brasileiro, por meio de inventrios, registros, vigilncia, tombam ento e desapropriao, e de outras formas de acautelamento e preservao.

Bem ambiental artificial


Compreende o espao urbano aberto (equipamentos pblicos - ruas, praas) e o espao urbano fechado (conjunto de edificao). A preocupao com a proteo ao ambiente artificial engloba uma perspectiva de ordenao dos espao habitveis para o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade habitao, lazer, trabalho e circulao. Ex.: Art. 182 (CF). A poltica de desenvolvimento urbano, executada pelo Po der Pblico municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e garantir o bem - estar de seus habitantes. Ex.: Estatuto da Cidade (Lei n 10.257/2001 ) Art. 1, Pargrafo ni co: Para todos os efeitos, esta Lei, denominada Estatuto da Cidade, estabelece normas de ordem pblica e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurana e do bem -estar dos cidados, bem como do equilbrio ambi ental. Art. 2o A poltica urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais: I garantia do direito a cidades sustentveis, entendido como o direito terra urbana, moradia, ao saneamento ambiental, infra -estrutura urbana, ao transporte e aos servios pblicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras geraes;

Meio ambiente de trabalho

Compreende a qualidade ambiental em que o trabalh ador possa exercer sua atividade profissional em condies de salubridade e segurana. Ex.: Art. 200 (CF). Ao sistema nico de sade compete, alm de outras atribuies, nos termos da lei: ... VIII - colaborar na proteo do meio ambiente, nele comp reendido o do trabalho. Art. 7 (CF). So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: .... XXII - reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana;

Direito ao judicial (defesa do meio ambiente pelo cidado)


Ao popular ambiental A CF previu no art. 5, LXXIII: Qualquer cidado parte legtim a para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de c ustas judiciais e do nus da sucumbncia. A diferena primordial da tutela jurisdicional subjetiva, via ao popular, das demais de ndole individualista est no fato de que esta ltima funda -se num interesse prprio, e no caso da ao popular o ressarcimento no se faz em prol do indivduo, mas sim indiretamente em favor da coletividade, por se tratar de um bem indivisvel e de conotao social. Ao civil pblica ambiental A CF considerou como funo institucional do MP promover a ao civil p blica para a proteo do meio ambiente (art. 129, III). Na lei da ao civil pblica, o MP, a Unio, os Estados, Municpios, autarquias, empresas pblicas, fundaes, sociedades de economia mista e associaes ambientais so legitimados para propor a a o cautelar e a ao principal. Antes da lei da ACP, a lei de Poltica Nacional do Meio Ambiente havia previsto que: O MP da Unio e dos Estados ter legitimidade para propor ao de responsabilidade civil e criminal, por danos causados ao meio ambiente .

Вам также может понравиться