Вы находитесь на странице: 1из 9

Anais do IV Colquio Internacional Cidadania Cultural: dilogos de geraes 22, 23 e 24 de setembro de 2009

VOU-ME EMBORA DESTA CASA!, CRNICA DE MOACYR SCLIAR: UMA ANLISE DOS DISCURSOS DOS PERSONAGENS

Jussara Palmeira dos Santos* Adriana de Alcntara Oliveira** Maria de Lourdes Leandro Almeida (Orientadora)*** RESUMO: Este artigo consiste em fazer uma anlise discursiva da crnica Vou-me embora desta casa!, de Moacyr Scliar, com base nos pressupostos tericos da Anlise do Discurso de linha Francesa. Objetivamos demonstrar os conflitos existentes dentro do mbito familiar, mas especificamente na relao entre pais e filho, quando este ainda criana. Para tanto, tomaremos, como ponto de anlise, os discursos constitutivos do dilogo estabelecido entre os personagens da crnica supracitada. Para a fundamentao terica utilizar-se- Fernandes (2007), Orlandi (2007), entre outros. PALAVRAS-CHAVE: Discurso; Formao Discursiva; Ideologia; Leitura.

MOACYR SCLIARS CHRONICLE VOU-ME EMBORA DESTA CASA: A DISCOURSE ANALYSIS OF THE CHARACTERS ABSTRACT: This article consists in doing a discursive analysis of Moacyr Scliars chronicle Vou-me embora desta casa, in the basis of the theoretical presuppositions established by the French discourse analysis. We aim at discussing the conflicts which are present within the family, but particularly those surrounding parents and son, when this is still a child. To do such analysis, we use the characters discourse of the chronicle. For the theoretical use will Fernandes (2007), Orlandi (2007), among others. KEY WORDS: Discourse; Discursive formation; Ideology; reading.

VOU-ME EMBORA DESTA CASA!, CRNICA MOACYR SCLIAR: UN ANLISIS DE LOS DISCURSOS DE LOS PERSONAJES RESUMEN: Este artculo haceremos un anlisis discursivo de la crnica "Vou-me embora desta casa!", de Moacyr Scliar, basada en la teora del anlisis del discurso de lnea francesa. Nuestro objetivo es demostrar los conflictos dentro de la familia, pero especficamente la relacin entre padres e hijos cuando se es joven. Con este fin, tenemos, como punto de anlisis, los discursos que constituyen el dilogo estabelecido entre los personajes de la crnica anterior. Para el uso terico Fernandes (2007), Orlandi (2007), entre otros. PALABRAS CLAVE: Discurso; Formacin Discursiva; Ideologa; Lectura.
Campina Grande, Editora EDUEPB, 2009 ISSN 2176-5901

Anais do IV Colquio Internacional Cidadania Cultural: dilogos de geraes 22, 23 e 24 de setembro de 2009

Introduo

Interpretar os sentidos que esto escondidos nos enunciados/textos uma atividade contnua da Anlise do Discurso (AD). Para tanto, essa disciplina, que surgiu em fins da dcada de sessenta do sculo passado, tem como objeto de anlise o discurso. Este, por sua vez, no entendido como o senso comum, normalmente, a ele se refere, ou seja, no remetido aos pronunciamentos nos quais h uma utilizao da lngua de maneira formalizada, como o caso do discurso poltico. Mas, entende-se discurso como sendo um fenmeno exterior lngua e que precisa desta para se materializar em forma de texto. No presente trabalho, realizamos uma anlise discursiva da crnica Vou-me embora desta casa!, de Moacyr Scliar, objetivando demonstrar que o discurso que perpassa esse texto, proferido pelo sujeito enunciador, evidencia concepes

ideolgicas indicadoras de conflitos entre geraes, uma vez que se refere relao entre pais e filhos, visto que estes so sujeitos sociais e ideologicamente marcados em um dado momento da histria, e que ambos pertencem a geraes distintas. Para fundamentar as discusses aqui suscitadas, tomamos como aporte terico, os estudos de Fernandes (2007) e Orlandi (2007), no que concerne a Anlise do Discurso, e para discutir um pouco sobre o gnero crnica, adotamos os estudos de Moiss (1982) e Neves (1995).

1. O que diz a teoria

1.1 Anlise do Discurso Como j havamos falado, a Anlise do Discurso tem como objeto de estudo o discurso. Este, por sua vez, ora se refere ao discurso como pronunciamentos polticos, nos quais so utilizados recursos de linguagem bastante sofisticados, ora se refere fala de algum. O discurso no a lngua, o texto ou a fala, apesar de precisar desses elementos lingusticos para ter a existncia material. Assim, a noo de discurso que trazemos, segundo Fernandes (2007), se constri a partir de uma exterioridade lngua. Logo, no social que o discurso se realiza e envolve no apenas questes lingusticas, mas tambm aspectos sociais, histricos e ideolgicos penetrados nas palavras quando estas so pronunciadas.
Campina Grande, Editora EDUEPB, 2009 ISSN 2176-5901

Anais do IV Colquio Internacional Cidadania Cultural: dilogos de geraes 22, 23 e 24 de setembro de 2009

De acordo com Fernandes (2007), a noo de sentido faz parte do discurso e compreendida como um efeito de sentidos entre sujeitos se manifestando por meio do uso da linguagem. Os sentidos das palavras so produzidos em decorrncia da ideologia (concepo de mundo de um dado grupo social em um contexto histrico) dos sujeitos em questo, da maneira como compreendem o contexto no qual esto inseridos. Neste sentido, podemos assegurar que os discursos no so fixos, pois se movimentam e ao longo do tempo passam por constantes transformaes sociais e polticas de todo o meio que faz parte da vida humana. Dessa maneira, o discurso visto como palavra em movimento, prtica de linguagem: com o estudo do discurso observa-se o homem falando. (ORLANDI, 2007, p. 15) Diante disso, analisar o discurso requer interpretar os sujeitos falando, observando a produo de sentidos como parte integrante de suas atividades sociais, pois a ideologia dos sujeitos se materializa no discurso e este se materializa pela linguagem em forma de texto, como assim afirma Fernandes (2007). Para a Anlise do Discurso, conforme Orlandi (2007), o sujeito discursivo descentrado, no um ser pautado na individualidade, (...) pois afetado pelo real da lngua e tambm pelo real da histria, no tendo controle sobre o modo como elas o afetam. Isso redunda dizer que o sujeito discursivo funciona pelo inconsciente e pela ideologia (p. 20). Fernandes (2007), comungando com os estudos de Orlandi, afirma que o sujeito discursivo possui existncia em um espao social e ideolgico, em um determinado momento da histria, e a sua voz revela o lugar social expressando tambm um conjunto de outras vozes integrantes daquela realidade social. A partir da produo de sentidos, tem-se a formao discursiva que, para Orlandi (2007), refere-se ao que pode e deve ser dito atravs de uma determinada formao ideolgica, consequentemente, qualquer formao discursiva desvenda as ideologias que a integram. Deste modo, toda formao discursiva revela em seu interior a presena de diferentes discursos, que denominado de interdiscurso e que se caracteriza pelo entrecruzamento de discursos distintos, originados em diferentes momentos da histria e de diversos lugares sociais.

Campina Grande, Editora EDUEPB, 2009 ISSN 2176-5901

Anais do IV Colquio Internacional Cidadania Cultural: dilogos de geraes 22, 23 e 24 de setembro de 2009

1.2 O gnero literrio Crnica Entre as vrias modalidades do gnero literrio narrativo est a crnica. Este gnero, a princpio, era considerado como um relato cronolgico dos fatos sucedidos em qualquer lugar, isto , uma narrao de episdios histricos. Ao longo da histria da literatura, a crnica muitas vezes foi desprestigiada perante os outros gneros narrativos. Para alguns crticos literrios ela vista como um gnero menor. Outros, no a consideram como literatura, e sim jornalismo, ou seja, apenas um registro documental. Ainda existem aqueles que a classificam como gnero de circunstncia, haja vista que a nossa literatura nasceu, pois, de uma circunstncia. Esta atribuda carta escrita de Pero Vaz de Caminha, feita na viagem do descobrimento do Brasil. considerada tambm, de acordo com os estudos de Moiss (1984) como uma juno do jornalismo com a literatura, uma vez que ela oscila entre a reportagem e a literatura entre o relato impessoal, frio e descolorido de um acontecimento trivial e a recriao do cotidiano por meio da fantasia. A crnica se torna um gnero menos efmero medida que o seu escritor, ou seja, o cronista, no s representa o cotidiano de forma simplista, mas quando ele passa a representar a vida, faz uma reflexo sobre o fato, captando no s o circunstancial como tambm o ser humano, e tudo o que est implicado nele. Conforme os estudos de Saramago (1986 apud Neves, 1995), ao cronista compete ser registrador do tempo, o seu particular e aquele em que mais alargadamente vive, ou seja, o papel do cronista dominar o tempo ao p-lo por escrito, distinguindo o tempo interior (pessoal e vivencial) do tempo histrico, mas sempre retratando ambos. Do seu surgimento aos dias atuais, a crnica ganhou prestgio e se consolidou, por volta de 1930, no Brasil. Essa importncia que ela vem adquirindo graas aos excelentes escritores que resolveram se dedicar ao gnero, a citar Moacyr Scliar, o autor da crnica aqui analisada. Portanto, a crnica por retratar aspectos do dia-a-dia, e da constituio do indivduo, pode-se inferir que ela no se constitui como gnero menor enquanto literatura, uma vez que d conta de representar a vida nas suas mincias, de espelhar a realidade para aquele que a l, com uma maior carga de verossimilhana.

Campina Grande, Editora EDUEPB, 2009 ISSN 2176-5901

Anais do IV Colquio Internacional Cidadania Cultural: dilogos de geraes 22, 23 e 24 de setembro de 2009

2.

Pai e filho: dilogo entre duas geraes

Depois de explanarmos um pouco sobre a teoria acerca da Anlise do Discurso e do gnero literrio crnica, partiremos para a anlise do corpus, que se encontra transcrito logo abaixo.

2.2 A crnica

Vou-me embora desta casa! Existe alguma coisa pior do que ter quatro anos e brigar com o pai? (Existe: ser pai e brigar com o filho de quatro anos. Mas isto a criana s descobre depois de muitos anos. Para um garoto de quatro anos, brigar com o pai, ou com a me, significa romper com o mundo. Uma ruptura alis freqente, porque h poucas coisas que um guri goste mais de fazer do que brigar. Ele briga porque quer comer e porque no quer comer; porque quer se vestir ou porque no quer se vestir; e porque no quer tomar banho, no quer dormir, no quer juntar as coisas que deixou espalhadas pelo cho. E porque quer uma lancha com pilhas, e uma bicicleta, e uma nave espacial de verdade. Todas estas coisas geram bate-boca, ao final do qual o garoto diz, ultrajado: Ah, ? Pois ento... Pois ento o qu? Um pas pode ameaar outro com msseis, ou com marines, ou com bloqueio; um adulto diz que vai quebrar a cara do inimigo; mas, um garoto, pode ameaar com qu? Com o nico trunfo que eles tm: Eu vou-me embora desta casa! Ao que, invariavelmente, os pais respondem: vai, vai de uma vez. U, mas no seria o caso deles suplicarem, no meu filho, no vai, no abandona teus velhos pais? Meio incrdulo, o guri repete: Olha que eu vou, hein? Vai, a dura resposta. E a o menino no tem outro jeito: para salvar sua honra (e como tm honra, os garotos de quatro anos!) ele tem de partir. Comea arrumando a mala: numa sacola de plstico, ele coloca os objetos mais necessrios: um revlver de plstico, os homenzinhos do Playmobil (aos quatros anos, o Kit de sobrevivncia notavelmente restrito). Enquanto isto, os pais esto jantando, ou vendo TV, aparentemente indiferentes ao grande passo que vai ser dado. O que s refora a disposio do filho prdigo em potencial: esses a no me merecem, eu vou-me embora mesmo. Mas, para onde? para onde, Jos? Manuel Bandeira podia ir para Pasrgada, onde era amigo do rei; aos quatro anos, contudo, a relao com a realeza muito remota. O guri abre a porta da rua (essas coisas so mais dramticas em casa do que em apartamentos); olha para Campina Grande, Editora EDUEPB, 2009 ISSN 2176-5901

Anais do IV Colquio Internacional Cidadania Cultural: dilogos de geraes 22, 23 e 24 de setembro de 2009

fora; est escuro, est frio, chove. Ele hesita; est agora em territrio de ningum, to diminuto quanto o a sua independncia. Ir ou no ir? Nem Hamlet viveu dilema to cruel. L de dentro vem um grito: Fecha essa porta que est frio! Esta a linha dura (pai ou me). Mas sempre h um mediador pai ou me que negocia um recuo honroso: Est bem, vem para dentro. Vamos esquecer tudo! O garoto resiste, com toda a bravura que ainda lhe resta. Por fim, ele volta, mas sob condies: quando o pai for ao Centro, ele trar um trem eltrico, desde que no seja muito caro, naturalmente. A paz enfim alcanada, o garoto volta para dentro. At a prxima briga. Quando, ento: Eu vou-me embora desta casa!

2.1 Desvendando os discursos do texto

A anlise que faremos da crnica Vou-me embora desta casa!, ser apenas baseada nos estudos da Anlise do Discurso, sem considerarmos aspectos literrios da crnica supracitada, o que no quer dizer que no reconhecemos esses aspectos. A crnica Vou-me embora desta casa! tem como temtica a relao entre pais e filhos, ou melhor, o conflito existente entre estas duas geraes. Ao procedermos leitura do texto vemos que h uma insatisfao de um ser, em relao ao mundo no qual est inserido (casa em que mora). A partir do ttulo Vou-me embora desta casa!, j podemos notar que este traz um discurso j dito. Quem no se lembra do poema Vou-me embora pra Pasrgada, de Manuel Bandeira? Texto esse que o sujeito enunciador tambm ao sentir-se insatisfeito com o mundo no qual vive, cria em seu imaginrio um lugar ideal. O sujeito enunciador da crnica em anlise, na condio de pai, traz em seu discurso os conflitos que teve outrora com o pai, afirmando que para apreender os desentendimentos entre pais e filhos, preciso se encontrar na condio de pai. O que pode ser comprovado a partir do trecho inicial do texto, quando o sujeito comea fazendo uma indagao, e em seguida respondendo a si mesmo: Existe alguma coisa pior do que ter quatro anos e brigar com o pai? (Existe: ser pai e brigar com o filho de quatro anos. Mas isto a criana s descobre muitos anos depois.) (SCLIAR, 1998, p. 12). A partir deste trecho, evidenciamos uma leitura em que h um deslocamento de espao discursivo do sujeito/personagem/pai, pois este, para entender o filho volta ao passado, colocando-se na posio de filho, lembrando-se dos conflitos que tambm tinha com o pai. Assim, podemos levantar a possibilidade de haver discursos
Campina Grande, Editora EDUEPB, 2009 ISSN 2176-5901

Anais do IV Colquio Internacional Cidadania Cultural: dilogos de geraes 22, 23 e 24 de setembro de 2009

que dialogam: o discurso do pai moderno (discurso que est dito no texto) versus o do pai autoritrio (discurso insinuado no texto). Em que o discurso do primeiro pautado na reflexo acerca da relao com filho, se colocando at mesmo no lugar dele para tentar compreend-lo em meio aos conflitos entre eles. E o discurso do pai autoritrio, o de um pai que nunca se colocaria na posio de seu filho, pelo contrrio, o filho que deveria se colocar na posio de pai para refletir sobre as responsabilidades que este assume. Em seguida, o sujeito enunciador diz que, para uma criana de quatro anos, brigar com um dos pais, significa romper com o mundo no qual os pais vivem, pois a criana ir discordar de qualquer coisa que ser imposta por eles, como o horrio da alimentao, o banho, arrumao dos brinquedos, etc. Coisas que consequentemente geraro um bate-boca entre ela e seus pais. Logo, a partir disso vemos o confronto gerado devido ao choque de interesses entre geraes, onde de um lado h uma criana que deseja viver sem regras, e do outro h os pais, adultos que querem que os filhos cumpram com seus deveres. No nos interessa aqui, estabelecer a relao causa/consequncia ou vice-versa dos fatos acorridos, mas sim interpretar o modo como se d a formao discursiva que compe esse dilogo fictcio, constituindo o lugar de tenso dessa narrativa. Interessa-nos analisar como o sujeito discursivo, no papel de pai, se desloca para o lugar do filho. Ou, melhor dizendo, como o sujeito do discurso, nesse espao discursivo, a crnica literria, assume o lugar do sujeito enunciador para narrar os fatos, e, no decorrer, desloca-se para o lugar do pai, dos pais, do filho e o que se diz desse lugar. Assim, podemos perceber que o sujeito enunciador do texto se apropria de discursos que revelam formao ideolgica, isto , modo de pensar sobre o que ser pai e ser filho. Nesta crnica, podemos interpretar que a ideologia que o sujeito enunciador traz do pai no texto, a do adulto que deseja que a criana seja responsvel para assumir as suas responsabilidades enquanto filho, e a possvel ideologia do filho a da criana que quer viver livre de todas as obrigaes impostas por adultos, como seus pais, e que por no querer aceitar imposies feitas por eles, ameaa sair de casa, que a nica coisa que poder realmente afetar os pais. Na crnica, h outras apropriaes do sujeito do discurso como sujeito enunciador (o narrador) de outros discursos (outras vozes) que so citados para mostrar o dilema enfrentado pelo personagem/filho que no tem outro lugar para onde ir depois que decide sair de sua casa, como podemos verificar no seguinte trecho: Mas, para onde? para onde, Jos? Manuel Bandeira podia ir para Pasrgada, onde era amigo do rei; aos quatro anos, contudo, a relao com a realeza muito
Campina Grande, Editora EDUEPB, 2009 ISSN 2176-5901

Anais do IV Colquio Internacional Cidadania Cultural: dilogos de geraes 22, 23 e 24 de setembro de 2009

remota (SCLIAR, 1998, p. 14). Vemos que o sujeito enunciador da narrativa traz a voz do sujeito enunciador do poema Jos, de Carlos Drummond de Andrade e tambm a voz, como j falamos anteriormente, do sujeito enunciador do poema Voume embora pra Pasrgada, vozes estas que esto inseridas na memria constitutiva discursiva do sujeito. O sujeito enunciador parece se revelar um sujeito da narrativa prprio do contexto da narrativa literria: o narrador que conhece e controla seus personagens. Essa possibilidade nos remete aos lugares de sujeitos evidenciados na crnica em questo: lugar de pai (pai de uma criana) e lugar de filho (criana de quatro anos), mostrando assim, relao com conflitos vivida entre eles.

Algumas consideraes Com base nos estudos da Anlise do Discurso, fizemos uma anlise da crnica Vou-me embora desta casa, de Moacyr Scliar, que nos encaminhou para uma possvel leitura desta narrativa, levando-nos a refletir sobre a relao entre pais e filhos, relao esta que revela mundos em tenso, uma vez que se trata de relaes distintas com ideologias distintas. Portanto, a anlise da crnica que realizamos neste trabalho apenas uma interpretao desse gnero discursivo, pois a partir dele, do ponto de vista da Anlise do Discurso, podemos levantar outras possibilidades de interpretaes. Uma vez que, devemos considerar nesses trabalhos de interpretao, segundo Fernandes (2007), a opacidade da linguagem, a sua no transparncia, j que na relao do sujeito com a lngua e com a histria, atravs das palavras j ditas, se produz sentidos com o nodito.

Referncias

FERNANDES, Cleudimar Alves. Anlise do discurso: reflexes introdutrias. 2. ed. So Carlos: Claraluz, 2007. MOISS, Massaud. A crnica. In: A criao literria. So Paulo: Cultrix, 1982 (pp. 101-120).

Campina Grande, Editora EDUEPB, 2009 ISSN 2176-5901

Anais do IV Colquio Internacional Cidadania Cultural: dilogos de geraes 22, 23 e 24 de setembro de 2009

NEVES, Margarida de Souza. Histria da crnica. Crnica da histria. In: REZENDE, Beatriz (org) Cronistas do Rio. Rio de Janeiro: Jos Olimpo: CCBB, 1995 (pp. 17-31). ORLANDI, Eni P. Anlise do discurso: princpios e procedimentos. 7. ed. Campinas, SP: Pontes, 2007. SCLIAR, Moacyr. Vou-me embora desta casa! In: SCLIAR, Moacyr. Um pas chamado infncia. vol. 18. So Paulo: Editora tica, 1998.

Campina Grande, Editora EDUEPB, 2009 ISSN 2176-5901

Вам также может понравиться